Вы находитесь на странице: 1из 9

ANLISE COMPARATIVA DO RENDIMENTO DE BIODIESEL DE COCO E BIODIESEL DE SOJA UTILIZANDO O PROCESSO DE TRANSESTERIFICAO ALCALINA Carla Jaciara de Sousa Giulianna

Celerino de Moraes Porto Resumo O biodiesel um combustvel alternativo ao diesel do petrleo geralmente obtido atravs da reao de leos vegetais ou gordura animal com um lcool de cadeia curta e na presena de um catalisador pelo processo de transesterificao. Aps a reao necessrio efetuar a purificao por meio de um processo de lavagem para que sejam removidas as impurezas presente no biodiesel a fim de atender as especificaes regulamentadas pela agncia nacional do petrleo, gs natural e biocombustveis (ANP) atravs da resoluo 42. Os experimentos foram realizados utilizando os leos de coco e soja como matria prima, o lcool etanol anidro e catalisador hidrxido de sdio. Depois de produzidos os biodieseis e purificados, as amostras passaram por um mtodo fsico-qumico de separao, a cromatografia gasosa, para obteno dos rendimentos na qual o biodiesel de coco apresentou maior rendimento que o biodiesel produzido a partir do leo de soja. 1. Introduo Visando a atual carncia enrgica do mundo, os estudos e utilizao de fontes de energias renovveis se tornam cada vez mais importante. O biodiesel um combustvel alternativo que substitui parcial ou completamente o diesel convencional. Pode ser produzido atravs de vrios processos, como craqueamento, esterificao e transesterificao, este ltimo utilizado neste trabalho. (SOUZA, 2010) Segundo a Lei n 11.097 da Agencia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustiveis (ANP) de 13 de janeiro de 2005, que define o biodiesel como um combustvel para uso em motores a combusto interna com ignio por compresso, renovvel e biodegradvel, derivado de leos vegetais ou de gorduras animais. Os pases que importavam petrleo foram prejudicados com a crise em 1973, havendo assim a necessidade de criarem outras fontes alternativas de energia para substituir os combustveis derivados de petrleo, diminuindo a dependncia do mesmo. Sabe-se tambm que o petrleo uma fonte energtica finita e que envolve vrias questes polticas e ambientas. O alto consumo do diesel tem conseqncias graves ao meio ambiente, pois sua combusto resulta na emisso de vrios gases poluentes e causadores do efeito estufa aumentando a importncia de sua substituio por biodiesel. A maior parte dos veculos de grande porte utiliza atualmente o diesel, sendo um dos maiores problemas ambientais relacionado a esse combustvel. A queima dele provoca a liberao de gases poluentes na atmosfera como os xidos de nitrognio, o dixido de enxofre, monxido de carbono e material particulado. O Brasil tem a grande vantagem de possuir grandes reas cultivveis possibilitando uma diversidade de cultura de oleaginosas que so as principais fontes de matria prima do biodiesel, alm de absorver os gases emitidos na combusto geram empregos facilitando tambm a incluso social.
1

Diversificadas matrias primas foram empregadas na produo do diesel vegetal, onde se incluem os leos de soja, de babau, de amendoim, de algodo, de colza, de girassol, de dend, entre outras. (PARENTE, 2003) No entanto, apesar de energeticamente favorvel e colaborar para o desenvolvimento sustentvel, o uso direto de leos vegetais como combustveis para motores problemtico devido a sua alta viscosidade (aproximadamente 11 a 17 vezes maior que a do leo diesel) e baixa volatilidade. Em virtude das limitaes de reservas de petrleo e grandes impactos ambientais, faz-se necessrio a utilizao de biodiesel de forma a manter o desenvolvimento e conter o aquecimento global. Muitas abordagens diferentes tm sido consideradas para reduzir a viscosidade de leos vegetais. Nesse aspecto, a transesterificao de leos vegetais tem mostrado importncia estratgica para o setor energtico, uma vez que os steres produzidos a partir de leos vegetais e alcois de cadeia curta (biodiesel) esto se tornando um substituto renovvel do leo diesel mineral. O leo vegetal tem se tornado atrativo, pois apresenta vantagens ambientais sobre o diesel, emitindo baixas taxas de monxido de carbono e no liberando enxofre na atmosfera, sendo outra fonte alternativa de energia. Alm das facilidades de cultivos das oleaginosas que sero estudas, coco no Nordeste e soja no Sul do pas, podemos ressaltar tambm a importncia social que o cultivo dessas plantas pode trazer a sociedade. De forma que o plantio pode gerar nova fonte de renda para famlias inteiras e com o crescimento da produo de biodiesel o destino de toda uma colheita j estaria garantido. Neste trabalho ser estuda a produo de biodiesel utilizando o mtodo de transesterificao dos leos vegetais de coco e soja, bem como ser feita uma anlise do rendimento e comparao para verificao da viabilidade de produo dos dois diferentes tipos de biodieseis. 2. Referencial Terico 2.1 Definio A Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis ANP, considerando a Medida Provisria n 214, de 13 de setembro de 2004, define biodiesel como um combustvel para motores a combusto interna com ignio por compresso, renovvel e biodegradvel, derivado de leos vegetais ou de gorduras animais, podendo substituir parcial ou totalmente o leo diesel de origem fssil. A resoluo n 42, datada de 24/11/2004, trata da insero desse novo combustvel na matriz energtica brasileira (BRASIL, 2004). A Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM) definiu biodiesel como um combustvel constitudo de steres de monoalquila de cidos graxos de cadeias longas derivados de leos vegetais ou gordura animal. (MA, 1999) 2.2 Histrico Em 23 de fevereiro de 1892, o engenheiro alemo Rudolph Christian Karl Diesel (maro/1858 a setembro/1913) obteve a patente para o seu motor de auto-ignio. Em 10 de agosto de 1897, na cidade de Augsburg, Alemanha, Rudolph Diesel coloca em funcionamento, de forma eficiente, o primeiro modelo do motor a diesel. (Cmara, 2006)
2

Logo depois em 1898, na Frana Rudolph Diesel apresenta oficialmente o motor diesel, por ocasio da Feira Mundial de Paris, utilizando como combustvel o leo de amendoim. (Cmara, 2006). Dessa maneira observava-se que os leos vegetais eram utilizados em substituio ao leo diesel. Os leos vegetais e gorduras animais j foram estudados como combustveis para motores do ciclo diesel antes mesmo da crise energtica que ocorreu nos anos 70, e nos anos 80 foi ampliado seu interesse. (RAMOS et.al., 2006) As necessidades energticas existentes no mundo so supridas, na sua maioria, por fontes petroqumicas, carvo e gs natural. Estas fontes so finitas e seu uso intenso far com que se esgotem rapidamente. Atualmente, muito se discute sobre a importncia da busca de novas rotas alternativas de energia. (COSTA NETO, 2000). Combustveis, como o leo diesel est presente na economia industrial dos pases em desenvolvimento, sendo usados para o transporte de bens industriais e agrcolas, operao de mquinas agrcolas e outros equipamentos do setor. possvel observar que um crescimento econmico est sempre aliado a um considervel crescimento nos transportes (MEHER et.al., 2006 APUD PIGHINELLI 2007). 2.3 Matria prima Existem diversas fontes de matria prima para a produo de leo vegetal. Ardenghy (2008) apud Carmo (2009) identificou estes diversos potenciais de fornecimento de matria prima, dentre elas: coco, soja, dend, girassol, babau, tucum, caroo de algodo, pequi, semente de gergelim, pinho-manso, buriti, dentre outras. Analisando estas possibilidades, h algumas que so muito utilizadas na indstria de biodiesel brasileira. A tabela 1 mostra estas principais fontes para as usinas de biodiesel e seu rendimento mdio por hectare.

Matria - Prima

Dend Amendoim Milho Soja Coco Algodo Mamona Girassol

Rendimento do cultivo (Kg/hectare) 9479 2018 3254 2558 3146 459 643 1342

Contedo do leo Potencial de leo Uso de terra considerado (%) (Kg/hectare) (hectares/ton de leo) 20 1896 0,5 41,5 837 1,2 6,5 211 4,7 18,5 473 2,1 57 1793 0,6 15 69 14,5 46 296 3,4 48 644 1,6

Fonte: Adaptado de Lopes (2008) Tabela1: Relao quantidade de leo por hectare

2.3.1 Coco Macaba No Brasil, o coqueiro tem predominncia de cultivo no litoral do Nordeste, na qual apresenta condies ideais para cultura, pela pluviosidade regular, proximidade do lenol fretico, temperaturas ideais para explorao, efeito benfico da brisa marinha e ventos constantes impedindo ou dificultando o estabelecimento de pragas e doenas. (ARAGO et. al.)

Segundo SZPIZ et al. (1989), a macaba (Acrocomia aculeata) uma matria prima promissora para a obteno de leos vegetais tendo em vista seu alto teor de leo na polpa (60 a 70%, em base seca) e na castanha (40 a 50%, em base seca). 2.3.2 Soja De modo geral, as variedades comerciais apresentam em mdia 16 a 24 % de leo na composio bsica de suas sementes, dependendo claro das condies do clima e do solo. (MARQUES et. al., 2008) De acordo com BiodieselBR a soja amplamente cultivada em vrios pases do mundo. Os principais produtores mundiais so os Estados Unidos, o Brasil, a Argentina e a China. No Brasil, as principais reas produtoras esto nas regies Sul, Sudeste e Centro-oeste do Pas. 3. Metodologia Foram realizados dois experimentos, um para cada tipo de leo para a produo dos biodieseis em escala de bancada, no laboratrio do Centro Universitario CESMAC. 3.1 Obteno do biodiesel A produo dos biodieseis de coco e soja foram realizadas atravs da alcoolize dos leos vegetais em meio bsico, tendo como catalisador o hidrxido de sdio (NaOH), usando o etanol anidro como agente transesterificante segundo a metodologia de Zagonel et. al. (2003). A reao de transesterificao abaixo consiste no deslocamento de um tri-lcool por monolcool de cadeia curta, transformando os triglicerdeos (leos vegetais) em uma mistura de mono-steres de cidos graxos (biodiesel).

Figura 1: Reao global de transesterificao de triglicerdeos (SCHUCHARDT et. al., 2004)

Alm do biodiesel produzido pela reao de transesterificao, obtm-se tambm a glicerina que bastante utilizada em indstrias qumicas e em outros diversos segmentos, como por exemplo, na rea mdico-hospitalar-farmacutica, indstria txtil, indstria de alimentos e bebidas, indstria do papel. E apresenta cerca de 10% do produto formado segundo Rocha (2007). A temperatura e o tipo de catalisador foram escolhidos atravs de estudos realizados anteriormente que analisavam estas variveis e buscavam a otimizao dos processos e melhor rendimento de biodiesel. Os leos foram colocados, separadamente, no bquer mantido sob agitao. Ento, aps atingir a temperatura desejada (70 oC) foi adicionado em cada bquer a mistura lcool e catalisador, estabelecendo esse momento como zero da reao. Aps 2h de tempo reacional o agitador foi desligado. Como produto das reaes obteve-se os steres etlicos e o glicerol, e a mistura foi disponibilizada para os experimentos de purificao e posteriormente anlise dos rendimentos. A Figura 2 expe a produo de um dos tipos de biodieseis.
4

Figura 2: Produo do biodiesel de coco

3.2 Purificao das reaes Ao realizar os experimentos, foi necessrio purificar as amostras dos biodieseis de coco e soja. A purificao foi feita com uma soluo diluda de cido sulfrico (H2SO4) para neutralizar os resduos de catalisador bsico presentes no biodiesel. Foi colocada uma amostra de biodiesel em um funil de decantao, adicionou-se a soluo de cido sulfrico, em seguida, agitou-se e esperou a separao das fases. Ocorrida separao das fases, foram eliminadas as impurezas (fase inferior) e obteve-se o pH do biodiesel. As lavagens foram realizadas em cada amostra de biodiesel at seu pH atingir valor igual a 7. As Figuras 3, 4, 5 e 6 apresentam o processo de purificao.

Figura 3: Primeira lavagem do biodiesel de coco

Figura 4: Segunda lavagem do biodiesel de coco

Figura 5: Primeira lavagem do biodiesel de soja

Figura 6: Segunda lavagem do biodiesel de soja

3.3 Anlise dos rendimentos Foram colhidas amostras para anlise dos rendimentos atravs da cromatografia gasosa realizadas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) por tcnicos responsveis pelo laboratrio utilizado. Aps serem verificados os rendimentos, foi construdo um grfico de Pareto para melhor visualizao e a constatao de qual dos dois leos mais vivel segundo os resultados obtidos. 3.4 Cromatografia gasosa A converso dos leos em biodieseis foi determinada por cromatografia gasosa, utilizando o cromatgrafo VARIAN, modelo CP-3800 com detector FID. A amostra analisada foi preparada a partir da mistura de 0,15 mL de cada biodiesel previamente purificados, com 1 mL de soluco padro (tricaprilina mais hexano em dessecador). Uma alquota de 1bL da amostra foi ento injetada no cromatgrafo, com o auxlio de uma seringa de vidro de 10 bL. De acordo com Lopes (2008), o clculo do rendimento em steres foi efetuado com base nas massas e nas reas sob os picos correspondentes aos steres etlicos e ao padro interno, atravs da equao 1:

Onde: mP e o peso do padro interno (0,08 g), Ab e a soma das reas dos picos referentes aos steres contidos na amostra (picos detectados entre 8 min e 13 min), F e o fator de resposta (0,78), Ap e a rea do pico referente ao padro interno (Tricaprilina mais hexano - pico detectado entre 15 min e 18,5 min, e mb e o peso da amostra (0,15 g). As anlises de converso foram feitas em duplicata, sendo em seguida calculada a converso media de cada experimento.
6

4. Resultados e discusso Ao serem realizadas as reaes de produo, purificao e obtidos os rendimentos por cromatografia gasosa, os resultados so mostrados na Tabela 2:

Experimento Temperatura de reao (oC) 1 2


Fonte: Dados da pesquisa

Tipo de catalisador alcalino NaOH NaOH

Rendimento de reao (%) 97,5 81

70 70

Tabela 2: Resultados dos rendimentos dos biodieseis.

O experimento 1 corresponde a reao do biodiesel de coco e o experimento 2 com a reao do biodiesel de soja, ambos produzidos com temperatura 70C e catalisador hidrxido de sdio. Para melhor visualizao dos resultados obtidos, foi feito o diagrama de Pareto:

97,5 %

81 %

20

40

60

80

100

rendimento das reaes Biodiesel de Soja Fonte: Dados da pesquisa Figura 7: Diagrama de Pareto Biodiesel de Coco

Analisando o diagrama de Pareto, pode-se perceber nitidamente que a reao do biodiesel de coco obteve-se um maior rendimento que a reao do biodiesel de soja. 5. Concluso Os estudos realizados mostraram a importncia da pesquisa e utilizao de diversas matrias primas na produo de um combustvel renovvel na busca de alternativas energticas. Dentre as matrias primas que foram utilizadas, o coco e a soja mostraram fontes promissoras para produo de biodiesel, pois apresentam vantagens como a quantidade de leo existente
7

em sua polpa e a facilidade de cultivo, trazendo outros benefcios para o meio ambiente e a sociedade. A partir os resultados obtidos com a cromatografia gasosa foi possvel perceber que o biodiesel de coco tem rendimento superior que o biodiesel produzido atravs do leo de soja, isso se deve a elevada concentrao de leo contido em sua polpa. Alm de todas as vantagens trazidas para o meio ambiente, como a reduo da emisso de gases poluentes, o Nordeste seria grande beneficiado, pois possui abundncia em terras cultivveis de coco macaba. Pode-ser dizer que, ao contrrio de vrios processos industriais, inclusive do petrleo, a produo de biodiesel no gera resduos txicos ou que necessitem ser armazenados por longos perodos de forma a no poluir o meio ambiente. 6. Referncias
ARAGO, W.M., TUPINAMBA, E.A., ANGELO, P.C.S., RIBEIRO, F.E. Seleo de cultivares de coqueiro para diferentesecossistemas do Brasil In: QUEIROZ M.A.; GOEDERT C.O.; RAMOS, S.R.R. Recursos Genticos e Melhoramento de plantas para o Nordeste Brasileiro. Braslia: Embrapa - SPI, 1999. p.1-24. disponvel em <http://www.ceinfo.cnpat.embrapa.br/arquivos/artigo_2560.pdf> Recursos Genticos e Melhoramento de Plantas para o Nordeste Brasileiro 12 de Setembro de 2011. BRASIL, 2004. Medida provisria n 214. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/2004/Mpv/214.htm> Acesso em: 12 de Setembro de 2011. CARMO,B.B.T.; ALBERTIM,M.R.; PONTES,H.L.; DUTRA,NG.S., Potencialidade de Fornecimento de matria-prima para Produo de Biodiesel e a Oportunidade do Nordeste. In: ALBERTIN.M., Desafio da cadeia produtiva do Biodiesel para o Nordeste. Fortaleza: Premius, p. 20-21, 2009. CMARA, G. M. de S.; Biodiesel Brasil: estado atual da arte. 2006. http://www.cib.org.br/pdf/biodiesel_brasil.pdf>; acesso em 10 de Setembro de 2011. Disponvel em <

COSTA NETO, P. R; ROSSI, L. F. S.; ZAGONEL, G. F.; RAMOS, L. P. (2000), Produo de biocombustveis alternativo ao leo diesel atravs da transesterificao de leo de soja usado em frituras. Qumica Nova, v. 23, p. 531-537. LOPES, A.C. de O., Estudo das variveis de processo na produo e na purificao do biodiesel de soja via etlica. Macei, agosto de 2008, p 56. Dissertao de Mestrado em Engenharia Qumicada Universidade Federal de Alagoas. MA, F. e HANNA, M.A ,Biodiesel production: a review. Bioresource Technology. v. 70, p. 1-15. 1999 MARQUES, M. C.; ROCHA, J. E. S. ; HAMAWAKI, O. T. Avaliao do teor de leo de cultivares de soja da UFU visando a produo de biodiesel. Horizonte Cientfico , v. 1, p. 01-22, 2008. Disponvel em <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/viewFile/3951/2942>. Acesso em: 12 de Setembro de 2011. PARENTE, E. J. de S. et al. Biodiesel: uma aventura tecnolgica num pais engraado. Fortaleza-CE: Unigrfica, p. 66, 2003. PIGHNELLI, A. L., Extrao mecnica de leos de amendoim e de girassol para produo de biodiesel via catalise bsica. Campinas julho, 2007. Monografia de Mestrado Engenharia Agrcola. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Agrcola. Disponvel em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000425121>. Acesso em: 30 de Julho de 2011. RAMOS,L.P.; KNOTHE, G.; VAN GERPEN,J.; KRAHL,J., Manual de Biodiesel. So Paulo, SP, Editora Blucher, p.340, 2006. ROCHA, J. E da. Biodiesel: O fruto to bom quanto a semente. (2007). Disponvel em < http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/fruto-bom-quanto-semente-02-08-07.htm>; acesso em 14 de Novembro de 2011. SCHUCHARDT, U.; SERCHELI, R.; VARGAS, R.M. Transesterification of vegetable oils: a Review. Journal of the Brazilian Chemical Society, v.9, n. 1, pp. 199-210. 2004. Soja. Disponivel em: <http://www.biodieselbr.com/plantas/soja/soja.htm>. Acesso em: 12 de Setembro de 2011

SOUZA, G. Impactos da Adio de Biodiesel no Motor Ciclo Diesel. Trabalho de graduao; Araatuba. . p. 9. Faculdade de Tecnologia de Araatuba, 2010. SZPIZ, R.R., LAGO, R.C.A., JABLONKA, F.H.; PEREIRA, D.A. leos de macaba: uma alternativa para a oleoqumica. Comunicado Tcnico, Embrapa CTAA, v. 14, pg. 1-10, 1989. ZAGONEL, G. F.; PERALTA-ZAMORA, P. G.; RAMOS, L. P., Estudo de otimizao da reao de transesterificao etlica do leo de soja degomado. Cincia e Engenharia, v. 12, n. 1, p. 35-42, 2003.

Вам также может понравиться