Вы находитесь на странице: 1из 6

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
O portugus veio ao Brasil em 1500, em expedio a caminho da ndia. Nos trs primeiros decnios do sculo XVI, o Brasil esteve de lado, embora no de fora das preocupaes do colonizador: algum comrcio se fez, houve pequenas expedies e alguns portugueses ficaram. Em 1530, veio a primeira expedio importante, sob o comando de Martim Afonso de Sousa: sugeriu-se ao rei o estabelecimento do sistema de capitanias. O donatrio deveria investir capital, poderia fazer a doao de terras, teria de defend-las contra o ndio ou o estrangeiro, recebendo em troca suas rendas, fora os direitos da Coroa. Ante o malogro da descentralizao, o portugus mudou o sentido da colonizao e estabeleceu, em 1548, o governogeral. O trao bsico da economia era a ausncia de autonomia do produtor, dependente de outro centro. A colnia existia para a metrpole. Fornecedora de bens primrios, a colnia entregouse agricultura ou atividade extrativa vegetais ou minerais , sendo-lhe, em regra, vedada a indstria. Na formao tnica e cultural, o fator predominante foi o portugus. Os nativos, os ndios, encontravam-se no estgio da Idade da Pedra, contrastando com alguns ncleos encontrados pelos espanhis. A ao indgena para a formao do Brasil pode ser contada na agricultura (tcnicas e espcies), na coleta de resinas e fibras, nos utenslios e instrumentos de caa e pesca. Deles, folclore, magia, lendas e vocabulrio foram, em pequena parte, incorporados. A influncia mxima do negro africano deuse no trabalho, mas tambm na alimentao, no folclore, nas crenas religiosas, na msica e na dana. A presena do negro assinalou fundamente a etnia brasileira, sendo o sculo XIX marcado pelo problema da luta contra a escravido e por certos conflitos tnicos, que se projetam at nossos dias.
Francisco Iglesias. Histria geral e do Brasil. So Paulo: tica, 1989, p. 52-64 (com adaptaes).

53

A expedio de Martim Afonso marcou, a rigor, o efetivo incio da colonizao portuguesa no Brasil.

54

O sistema de capitanias, por suas caractersticas, algumas das quais mencionadas no texto, fixou a tendncia de se promover, no Brasil, a distribuio eqitativa de terras, em glebas de reduzida dimenso, processo que se aprofundaria nos sculos seguintes.

55

No segundo pargrafo do texto, o autor sugere ter sido institudo no Brasil o Pacto Colonial, prprio do mercantilismo, caracterizado pelas relaes de subordinao e dependncia da colnia em relao metrpole.

56

Em decorrncia do rpido esgotamento da minerao, adotou-se, na colnia, a agricultura intensiva voltada para o mercado externo, a cana-de-acar, produzida prioritariamente em So Vicente e, em escala menor, no Nordeste brasileiro.

57

No texto, sugere-se que, salvo algumas excees, as populaes nativas do Brasil que os portugueses encontraram equiparavam-se culturalmente aos incas e aos maias.

58

emprego

de

mo-de-obra

escrava

africana

foi

preponderante ao longo do perodo colonial, e sua abolio formal somente se deu no ocaso do regime monrquico, em fins do sculo XIX.
59

Infere-se do texto que a Lei urea, por si s, no representou resposta ao desafio de incorporar cidadania brasileira o expressivo contingente de libertos africanos e afrodescendentes.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o processo histrico brasileiro do perodo colonial ao sculo XIX, julgue os itens de 51 a 61.
51

60

Na atualidade, a adoo das chamadas polticas afirmativas em relao aos negros brasileiros, ainda que no aceita consensualmente, busca ser uma tentativa de reparao da histrica excluso de que esse segmento foi vtima.

A colonizao do Brasil coincidiu com a denominada Idade Moderna, destacada, na Europa, pelas prticas polticas absolutistas e econmicas mercantilistas. Infere-se do texto que a chegada dos portugueses ao Brasil inseria-se no projeto maior comumente chamado de comrcio oriental, fortemente assentado nas especiarias, de larga aceitao no mercado europeu.
61

52

Pelo destaque dado no texto preponderncia portuguesa na formao tnico-cultural brasileira, conclui-se que o autor desconsidera o fato de o idioma falado no pas resultar de influncias maiores dos indgenas e dos africanos.

UnB/CESPE SEPLAG/DF

Cargo 8: Professor de Educao Bsica/rea 1 Componente Curricular: Histria

A poltica dos governadores caracterizou a vida poltica da Primeira Repblica e teve vigncia no perodo que se estendeu de 1898 at a Revoluo de 1930. Sua idia central era o compromisso. As oligarquias estavam continuamente em conflito pelo controle do poder, disputas que se manifestavam especialmente nos momentos de eleio. A ausncia do voto secreto e de uma justia eleitoral favorecia inmeras formas de fraude. Eram as chamadas eleies a bico de pena, em que o resultado final no espelhava os votos dos eleitores, mas os interesses de quem tinha na mo a pena e o tinteiro para escrever as atas eleitorais.
Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A repblica brasileira: pactos e rupturas. In: ngela de Castro Gomes, Dulce Chaves Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A repblica no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: CPDOC, 2002, p. 452-3 (com adaptaes).

Aps quase duas dcadas de democracia, o pas se sentia jovem e ousado, esperanoso e otimista. A instabilidade poltica e a econmica permaneciam as mesmas mas pelo menos, naqueles anos de ouro, pararam de fazer tabelinha: era uma ou outra, quase nunca as duas ao mesmo tempo. Ainda assim, o ovo da serpente estava em gestao e, em menos de uma dcada, a nao se confrontaria outra vez com seus equvocos e descaminhos, com sua alma dbia, suas recadas autoritrias, sua elite irredutvel e seu povo despreparado ou omisso, seus temores e seu desleixo. Mas, dos anos JK ao turbulento reinado populista de Joo Goulart, ao Brasil foi permitido sonhar. A segunda metade dos anos 50 e a primeira parte da dcada de 60 foram muito mais arejadas e auspiciosas do que os 20 anos que vieram antes e os 20 que viriam depois.
Histria do Brasil. So Paulo: Publifolha, 1997, p. 241.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o processo histrico brasileiro nas dcadas iniciais do regime republicano, julgue os itens subseqentes.
62

Tendo o texto como referncia inicial e considerando a experincia histrica brasileira a partir da redemocratizao iniciada em 1946, julgue os itens de 67 a 80.
67

As oligarquias mencionadas no texto eram os grupos polticos que dominavam os estados da federao brasileira na Primeira Repblica.

Em geral, o perodo em que o Brasil foi governado por Juscelino Kubitschek foi marcado pelo desenvolvimentismo e pela crena nas possibilidades de o pas superar sculos de atraso e tornar-se moderno.

63

Apesar das fraudes eleitorais, era comum a alternncia do poder na Primeira Repblica e, no raro, candidatos oposicionistas presidncia venciam os concorrentes indicados pela situao.
68

Infere-se do texto que o contexto histrico nascido com a Constituio liberal de 1946 caracterizou um Brasil imune a crises polticas, realidade apenas interrompida pelo golpe de 1964.

64

Nomes falsos de eleitores, votos de defuntos, somas de votos que favoreciam os chefes locais e atas eleitorais fraudadas compunham, entre outros aspectos, o cenrio das eleies brasileiras na Primeira Repblica.
70 69

No perodo focalizado no texto, o Brasil conheceu indita prosperidade econmica, que, na prtica, eliminou a inflao. Infere-se do texto que o golpe de 1964 resultou da instabilidade que caracterizou o ltimo ano do governo Joo Goulart, sem que nada, at ento, indicasse que tal reviravolta poltica viesse a ocorrer.

65

A Revoluo de 1930, cujo objetivo era extinguir as estruturas viciadas do regime republicano, incorporava em seu iderio o grito de descontentamento do movimento tenentista em face da situao vigente no pas.

71

A construo de Braslia e a conseqente transferncia da capital para o Centro-Oeste integravam o Plano de Metas de JK, deciso que buscava incentivar a interiorizao do desenvolvimento do pas.

66

Os quinze anos da Era Vargas (1930-45) corresponderam ao incio da modernizao econmica e da consolidao das instituies plenamente democrticas no pas.

UnB/CESPE SEPLAG/DF

Cargo 8: Professor de Educao Bsica/rea 1 Componente Curricular: Histria

72

Uma das razes para a turbulncia do governo Jango era o clima de exaltao ideolgica da poca, com a crescente polarizao das posies polticas de esquerda e direita.

Nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental, implantados pelo MEC no final da dcada passada, previsto para a rea de histria, nos quatro anos iniciais, o estudo dos seguintes eixos temticos: histria local e do

73

Sem o apoio de lideranas civis, os militares assumiram o controle do pas em 1964 e o mantiveram por cerca de duas dcadas.

cotidiano, desdobrada em dois subitens localidade e comunidades indgenas ; histria das organizaes

populacionais, subdividida em deslocamentos populacionais, organizaes e lutas de grupos sociais e tnicos, e organizao

74

Nos 20 anos que vieram depois do golpe de 1964, houve momentos de exacerbao do autoritarismo, cujo maior exemplo seria a edio do Ato Institucional n. 5, que ampliou os poderes discricionrios do regime.

histrica temporal. Para o ensino da histria, nos anos finais do nvel fundamental, so propostos nos PCN outros dois eixos temticos: histria das relaes sociais, da cultura e do trabalho, subdividida em relaes sociais, natureza e a terra e as relaes de trabalho;

75

Tal como ocorria no Imprio, quando liberais e conservadores se mostravam inimigos inconciliveis, no regime militar vigorou o bipartidarismo, com Arena e MDB, respectivamente, combatendo e apoiando os governos militares.

histria das representaes e das relaes de poder, desdobrada em dois subitens naes, povos, lutas, guerras e revolues; cidadania e cultura no mundo contemporneo. Alm disso, no documento curricular, so estabelecidos os temas transversais: tica, sade, meio ambiente, orientao sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo.
Marcos Silva e Selva Guimares Fonseca. Ensinar histria no sculo XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 58-9 (com adaptaes).

76

A campanha pela volta das eleies presidenciais diretas, as Diretas J!, foi um impressionante movimento de massas que ganhou as ruas e, ainda que no tenha aingido seu objetivo naquele momento, explicitou o esgotamento do regime militar.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos metodolgicos do ensino de histria na educao bsica, julgue os itens seguintes.
81

77

A eleio direta de Tancredo Neves para a presidncia da Repblica assinalou o fim do regime militar.

Os PCN sugerem autonomia e independncia do ensino de Histria, dada a impossibilidade real de integrar os objetos de conhecimento dessa rea s demais disciplinas.

78

Vinte anos depois de promulgada, a Constituio de 1988 sofre crticas, sobretudo quanto ao seu carter sinttico e omisso relativa aos direitos individuais e coletivos.

82

Ao enfatizarem os eixos temticos, os PCN indicam a necessidade de o ensino de histria afastar-se do estudo isolado dos fatos e contextualiz-los no tempo e no espao.

79

O quadro de instabilidade econmica ocorrido no Brasil, entre 1946 e 1964, repetiu-se nos anos finais do regime militar e nos iniciais da nova redemocratizao, com elevada taxa de inflao e dvida externa asfixiante.

83

Os PCN, tal como apresentados no texto, negam a importncia do indivduo na histria.

84

As propostas para o ensino de histria nas duas fases do ensino fundamental so antagnicas e excluem-se

mutuamente.
80

O Plano Real foi a nica tentativa de estancar o processo inflacionrio brasileiro, que atingiu nveis extremos nos anos 1980 e 1990.

85

Em geral, os PCN propem para a educao bsica uma abordagem histrica que favorea o fortalecimento da concepo de cidadania.

UnB/CESPE SEPLAG/DF

Cargo 8: Professor de Educao Bsica/rea 1 Componente Curricular: Histria

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na histria. A construo da interpretao realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matrias-primas essenciais ao seu trabalho. A propsito da percepo do fato histrico na pesquisa e no ensino de histria, julgue os itens de 86 a 90.
86

O mercado mundial dominado pelo capital mercantil atuou sobre a produo, alargando sua estreita base tcnica e transformando o modo de produo rumo consolidao do capitalismo. Em sntese, as transformaes da estrutura agrria e a conquista do mercado mundial aceleraram o processo histrico

O fato singular, mas se repete com freqncia, conferindo ao historiador a misso primordial de identificao dos padres de repetio factual dos fenmenos histricos. na Inglaterra, conduzindo-o a um momento crtico, pleno de contradies, que se desenlaou na Revoluo Industrial, mas cujas razes fundaram-se na Revoluo Inglesa do sculo XVII.
Jos Jobson Arruda. A grande revoluo inglesa (1640-1789). So Paulo: Hucitec, 1996, p. 185 (com adaptaes).

87

O fato se apresenta tal qual acontecido, cristalino, na narrativa histrica do professor de histria em sua atividade na sala de aula.

88

No ensino, a explicao dos fatos histricos tarefa que deve ser acompanhada por movimento simultneo de interpretao dos grandes processos e fenmenos de maior durao no tempo. Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens de 97 a 101, relativos formao do mundo contemporneo.
97

89

A dimenso factual da histria particularmente sublinhada pela tradicional corrente do positivismo historiogrfico.

A Revoluo Industrial inglesa, matriz de portentoso processo de formao de um mercado mundial capitalista, foi um fenmeno que no se restringiu dimenso econmica, tendo tambm implicaes sociais e polticas

90

As conjunturas factuais possuem dinmicas prprias, errticas, sem conexes com estruturas de longo prazo, que se movem com mais lgica histrica.

propsito

do

conceito

de

longa

durao

de
98

globais. As revolues atlnticas, entre os sculos XVIII e XIX, cujo smbolo poltico mais ntido foi a Revoluo Francesa, marcaram a transio do mundo moderno europeu para o mundo contemporneo.
99

interdisciplinaridade da histria, julgue os itens a seguir.


91

Operacionalmente

estratgico

para

produo

de

conhecimento confivel, o mtodo histrico tem elevada comunicabilidade com as demais cincias sociais.
92

H baixo consenso, nas prticas das comunidades profissionais de historiadores, acerca da pertinncia da longa durao no estudo de histria.

A Revoluo Industrial foi um fato histrico preciso, de curta durao, que modificou, rapidamente, as estruturas das bases produtivas da Europa Ocidental no sculo XVIII.

93

Fernand Braudel, historiador francs das geraes marcadas por vises mais estruturalistas da histria, foi um dos formuladores do conceito de longa durao.

100 Desdobramento social das revolues econmicas e polticas

dos sculos XVIII e XIX, a emergncia de uma classe trabalhadora e urbana nas grandes cidades europias foi um fenmeno com impacto na formao de um conjunto de idias e valores no mundo contemporneo, como as diferentes formas e proposies das idias socialistas.
101 A ampliao do mercado global nos sculos XIX e XX foi

94

A histria, como rea do conhecimento voltada para o desvendar de problemas da sociedade humana no tempo, necessita de categorias analticas voltadas para o entendimento dos tempos mltiplos, do curto ao longo prazo.

95

A aptido experimental do trabalho histrico exige, muitas vezes, conhecimento de tcnicas e cincias correlatas e outras disciplinas que possam colaborar para a elucidao das explicaes na histria.

o desdobramento, sem contradies, de um crescimento positivo e uniforme, gerado pelas estruturas produtivas e de comercializao dos bens capitalistas.

96

A fora do conceito de longa durao prover, por deduo, explicao lgica para cada fato da conjuntura histrica.

UnB/CESPE SEPLAG/DF

Cargo 8: Professor de Educao Bsica/rea 1 Componente Curricular: Histria

Para descrever as relaes internacionais do perodo entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, os analistas no forjaram expresses uniformes, como bipolaridade ou guerra fria, palavras e expresses cunhadas entre 1947 e 1989. A primeira pergunta que convm formular acerca do perodo leva-nos, pois, a questionar a maneira como foi regulamentada a paz ao trmino da Primeira Guerra Mundial; a segunda refere-se ao modo como se deu o desmonte do mundo liberal edificado no sculo XIX; enfim, como se comportaram os atores em um novo contexto internacional.
Amado L. Cervo. A instabilidade internacional (1919-1939). In: Jos Flvio Sombra Saraiva (Org.). Histria das relaes internacionais contemporneas. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 131 (com adaptaes).

111 O mundo que nasceu ao final de 1945 era indito, marcado

por novas formas de hierarquia e pelo peso da bipolaridade estratgica dirigida pelos EUA e a URSS.
112 Entre as Conferncias de Yalta e Potsdam, o mundo se

desenhou mais duro ante a lgica das reas de influncia e da exploso de duas bombas atmicas no Japo pelos norte-americanos. Com relao ao mundo aps a Segunda Guerra Mundial, com nfase nas dcadas de 60 e 70 do sculo XX, julgue os seguintes itens.
113 A crise energtica e a elevao das taxas de juros do dlar

Com relao ao perodo entre guerras (1919-1939) mencionado no texto, julgue os itens subseqentes.
102 O perodo em questo foi turbulento, de paz frustrada, ante

levaram a situaes complicadas para pases endividados no sistema internacional e sujeitos a condies de vulnerabilidade energtica, como o Brasil.
114 A Revoluo Cubana foi fato poltico com implicaes

as ameaas internacionais que cresceram aos longo de 20 anos, especialmente geradas por ameaas polticas e estratgicas, nacionalismos exacerbados e egosmos econmicos.
103 A regulamentao da paz, promovida pelo Tratado de

modestas para o equilbrio da hegemonia norte-americana na Amrica Latina.


115 Os fundamentos histricos que haviam levado a Europa, um

Versalhes, garantiu certa previsibilidade internacional para as relaes internacionais intra-europias.


104 O novo sistema internacional advindo do fim da Primeira

sculo antes, a construir uma verdadeira sociedade internacional, pesaram naquele continente nos anos 70, diante das iniciativas inditas de integrao econmica.
116 No sculo passado, colnias portuguesas na frica, j

Guerra produziu certa anarquia no sistema de Estados e insegurana nas relaes entre a Europa ocidental e a Europa para alm dos Urais.
105 O mundo liberal constitudo poltica e economicamente nos

independentes nos anos 60, alcanaram, nos anos 70, um novo status internacional de lderes do desenvolvimento africano.
117 A dcada de 70 foi marcada por crise do capitalismo

sculos anteriores, com marcante exuberncia no sculo XIX, no resistiu s crises do capitalismo do perodo entre guerras e crise do ordenamento internacional do sistema de relaes internacionais. Com relao Segunda Guerra Mundial e ao seu imediato psguerra, julgue os itens de 106 a 112.
106 A derrota francesa, nos primeiros anos da Segunda Guerra

financeiro e das bolsas de valores, com impactos semelhantes queles gerados pela crise do capitalismo por volta de 1930. Com relao ao tema do Terceiro Mundo, julgue os itens a seguir.
118 O conceito de Terceiro Mundo evidencia os termos da

Mundial, expressou a ruptura de uma velha ordem internacional do sculo XIX, baseada na sociedade internacional de matriz europia.
107 A Inglaterra, com seu poderio naval, manteve, durante a

igualdade jurdica e econmica dos pases do Sul, todos perifricos e marcados pelos mesmos padres de subdesenvolvimento econmico e social.
119 A frente dos povos ditos atrasados economicamente permitiu

guerra, o peso econmico da City londrina e seu poder internacional herdado do velho imprio do sculo XIX.
108 A rapidez do armistcio francs levou Stalin a reforar os

que o sistema multilateral acomodasse reivindicaes de elevao dos padres econmicos de tais pases em torno de negociaes como aquelas conhecidas como o Dilogo Norte-Sul.
120 O peso do Terceiro Mundo, suas heranas e vises, no

espaos de influncia sovitica na Europa, particularmente no leste daquele continente.


109 Em dezembro de 1941, os Estados Unidos da Amrica

(EUA) uniram duas guerras paralelas, a da sia e a da Europa, em uma s.


110 Os pases latino-americanos se alinharam aos EUA e aos

mundo atual da globalizao, foi relativamente amenizado mas igualmente renovado por novos conceitos como as novas coalizes internacionais e os grupos flexveis como o G20 e o IBAS.

chamados aliados na luta contra o nazifascismo na Europa.

Вам также может понравиться