Вы находитесь на странице: 1из 2

NOTRIO SABER

HUGO DE BRITO MACHADO Advogado, Professor Titular de Direito Tributrio da Universidade Federal do Cear e Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5. Regio (Aposentado)

Sempre existiu e sempre existir inevitvel descompasso entre o formal e o substancial. O ttulo que qualifica algum como Doutor, afirma que tal pessoa possui certos conhecimentos em determinada rea do saber humano. Mas tal afirmao verdadeira em sentido formal. Pode ser, e pode no ser verdadeira em sentido material. Por outro lado, se considerarmos apenas as qualificaes afirmadas por esse ttulo, e imaginarmos que os cursos nos quais ofertado foram ministrados, na origem, por quem dele no dispunha, teremos de concluir, em flagrante incoerncia, que os alunos sabem mais do que os professores. Assim, nas instituies de ensino formal buscou-se uma forma para evitar tamanha incoerncia, criando-se o ttulo de notrio saber para qualificar pessoas que, desprovidas do ttulo, so consideradas possuidoras do conhecimento com o mesmo atestado. A expresso notrio saber tem sido utilizada pelas Universidades brasileiras para qualificar o professor que no fez curso de doutorado e que, por isto mesmo, no tem o ttulo de doutor, mas possui conhecimentos equivalentes. Foi o caminho encontrado para formalizar um ttulo capaz de atestar conhecimento adquirido fora do ensino formal. H quem faa distino entre o notrio saber e o notvel saber. Notvel expresso valorativa. Diz a efetiva qualidade positiva do saber de algum em determinada rea do conhecimento. qualidade do saber que merece ateno, respeito e aplauso. Pode at ainda no ter sido notado, nem aplaudido, mas merece ser notado, respeitado e aplaudido. Notvel digno de apreo ou louvor (Novo Aurlio, pg. 1417). J notrio o que pblico, conhecido de todos (Novo Aurlio, pg. 1418). Notrio, portanto, o que notado, conhecido, referido, respeitado e aplaudido, com ou sem merecimento. A palavra notvel implica avaliao de

23/06/2005

Notrio Saber

qualidade, envolve sempre o subjetivismo do avaliador. J a palavra notrio indica algo objetivamente observado e que pode por isto mesmo ser comprovado. possvel que nem exista tanta diferena, porque geralmente o que se faz notrio notvel. Afinal tudo mesmo muito relativo e os conceitos geralmente albergam inevitveis reas de impreciso. Mas indiscutvel, em qualquer caso, que h uma grande diferena entre a verdade real ou material do que se afirma, e a verdade formal, e quanto afirmao de conhecimentos, albergada pelos ttulos, inclusive o de doutor, no diferente. Por isto mesmo se fazem indispensveis as formas de adequao, capazes de viabilizar a aceitao da verdade real sobre o conhecimento de algum em determinado domnio do saber humano, especialmente nas Universidades, para que no se deixe de utilizar o trabalho de pessoas que, no possuindo o ttulo, possuem conhecimento suficiente ao desempenho de certas atividades para cujo exerccio o ttulo exigido. Foi por esta razo que sugerimos Universidade Federal do Cear a outorga do ttulo de notrio saber ao Professor Napoleo Nunes Maia Filho. Quem ler qualquer dos livros de sua autoria ver que se trata de pessoa dotada de saber jurdico no apenas notrio, mas sobretudo notvel. Napoleo Nunes Maia Filho conhece Direito como poucos neste Pas. Merece, portanto, o ttulo de notrio saber, cuja outorga vai em muito ajudar no desenvolvimento de tarefas do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Cear, permitindo ao ilustre Professor o desempenho de atividades privativas dos doutores.

2 23/06/2005

Вам также может понравиться