Вы находитесь на странице: 1из 4

A concepo nietzschiana de interpretao como conhecimento perspectivo, e designado cuja idia bsica resume-se nas seguintes palavras: no h fatos,

apenas interpretaes, que no nosso entender, tm significao equivalente ao trecho de Para alm do bem e mal que diz, isso interpretao e no texto. No entanto, o

perspectivismo uma teoria do conhecimento e precisamente aquela que se desenvolve em Nietzsche. So dois princpios, o primeiro se consiste em saber se h algo como uma teoria do conhecimento, e em segundo que medida esta teoria pode se inserir como uma posio forte no debate epistemolgico contemporneo. De modo especial, mas no exclusivamente, no debate filosfico contemporneo, por si s justifica uma tentativa de compreenso do que se quer dizer com o mesmo. Observei que o perspectivismo muitas vezes no fala sobre a mesma coisa. O termo adquiriu como no raro ocorrer, uma pluralidade semntica que parece se confundir com aquilo mesmo que o termo quer significar. O perspectivismo , entre outras coisas, a afirmao de que h uma pluralidade de sentidos, uma polissemia irredutvel, no limite, a uma definio unvoca e no ambgua. devido influncia de Nietzsche que o termo se dissemina pela filosofia e alhures. O perspectivismo se torna um motivo central nas discusses acerca da obra de Nietzsche. Foucault nos ensinou a conceber a tarefa intelectual como resistncia e denncia dos dispositivos e tecnologias de subjetivao dominantes; Scrates nos sugeriu a importncia do filosofar como prtica educativa ligada ao questionamento dos temas que emergem da sociedade e da cultura; Plato tem nos mostrado a importncia da dimenso poltico-pedaggica da prtica filosfica (mesmo que no concordemos com sua proposta sobre como se deveria praticar essa dimenso) e o papel libertador do conhecimento filosfico. Fazemos nossa a tese de Marx que reivindica da Filosofia ser transformadora e no mera interpretao do mundo. G. Deleuze mostra a importncia de uma imagem no dogmtica para o pensamento e da criao de conceitos na filosofia. Deleuze um dos pensadores mais inovadores da contemporaneidade. Acima de tudo Deleuze um terico do fluxo, da pluralidade e do movimento. ele o primeiro a abandonar os conceitos tradicionais de igualdade e representao em favor dos de repetio, proliferao e diferena. a fluidez do seu pensamento que impede a adoo de estratgias totalitaristas.

Ele levanta alguns dos temas abordados por Foucault, nomeadamente o problema das sociedades da disciplina que so substitudas pelas sociedades do controlo. Aquilo que era a disciplina fsica substitudo por sistemas sub-reptcios de controlo. Isto , a humanidade no se encontra enclausurada num espao fsico, mas sim aprisionada pela figura da dvida. Partindo desses estudiosos a filosofia, etimologicamente, desejo por conhecimento, a Teoria do Conhecimento uma disciplina filosfica que anlise e possui seu desenvolvimento ao longo dos perodos, passando pela Idade Mdia, os sistemas de Descartes, Espinoza e Leibnitz. Em Kant, a filosofia retoma o carter de auto-reflexo, auto concepo do esprito, em um retorno a carter platnico. Kant tambm a apresenta como uma reflexo universal do esprito sobre si mesmo. A filosofia sai da esfera meramente terica, para algo prtico, atingindo um fundamento crtico das restantes esferas do valor. Entramos um debate metafsco e fenomenologista. Como produto destas aes intelectuais, surgiram dois novos elementos do conceito essencial da filosofia, a concepo do eu e a concepo do universo, possuindo um carter essencial de relao antagnico. Em uma dinmica do aprofundamento analtico de todos esses sistemas e elementos, nas passagens das diversas etapas temporais e tericas, em observaes e debates multiprismticos, obtm-se agora a definio de filosofia como a auto reflexo do esprito sobre seu comportamento de valor terico prtico e, ao mesmo tempo, uma aspirao ao conhecimento das ltimas conexes entre as coisas, a uma concepo racional do universo. E ainda, evoluindo as conexes elementais, chegamos, em concluso que filosofia uma tentativa do esprito humano para chegar a uma concepo do universo por meio da auto-reflexo sobre as suas funes de valor tericas e prticas, definio esta obtida por processo indutivo. Em suma A teoria do conhecimento, como o nome j diz, uma teoria, isto , uma interpretao e uma explicao fi-losficas do conhecimento humano. Aplicamos esse mtodo, o fenmeno do conhecimento se nos apresenta, nas suas caractersticas fundamentais. Pois no conhecimento defrontam-se conscincia e objeto, sujeito e objeto.

O dualismo do sujeito e do objeto pertence essncia do conhecimento. A funo do sujeito apreender o objeto; a funo do objeto ser apreensvel e ser apreendido pelo sujeito. Vista a partir do sujeito, essa apreenso aparece como uma sada do sujeito para alm de sua esfera prpria, co-mo uma invaso da esfera do objeto e como uma apreen-so das determinaes do objeto. Surge no sujeito uma "figura" que contm as determinaes do objeto, uma "imagem" do objeto. Visto a partir do objeto, o conhecimento aparece como um alastramento, no sujeito, das determinaes do objeto. H uma transcendncia do objeto na esfera do su-jeito correspondendo transcendncia do sujeito na esfera do objeto. Pelo contrrio, pode-se falar de uma atividade e de uma espontaneidade do sujei-to no conhecimento. Receptividade com respeito ao objeto e espon-taneidade com respeito imagem do objeto no sujeito po-dem perfeitamente coexistir. Na medida em que determina o sujeito, o objeto mos-tra-se independente do sujeito, para alm dele, transcen-dente.

Todo conhecimento visa ("intenciona") um objeto independente da conscincia cognoscente. Parece existir uma contradio entre a transcendn-cia do objeto em face do sujeito e a correlao constatada h pouco entre sujeito e objeto. O objeto s no separvel da correla-o na medida em que um objeto de conhecimento. A correlao entre sujeito e objeto no em si mesma indis-solvel; s o no interior do conhecimento. A essncia do conhecimento est estreitamente liga-da ao conceito de verdade. S o conhecimento verdadeiro conhecimento efetivo. "Conhecimento noverdadeiro" no propriamente conhecimento, mas erro e engano. O conceito de verdade que obtivemos a partir da con-siderao fenomenolgica do conhecimento pode ser cha-mado conceito transcendente de verdade, vale dizer, ele tem a transcendncia do objeto como pressuposto. Ambos visam, com a verdade, a concordncia do contedo do pensamento com o objeto.

Como dissemos, o conhecimento possui trs elementos principais: sujeito, "imagem" e objeto. Pelo sujeito, o fenmeno do conhe-cimento confina com a esfera psicolgica; pela "imagem", com a esfera lgica; pelo objeto, com a ontolgica. En-quanto processo psicolgico num sujeito, o conhecimen-to objeto da psicologia. A "imagem" do objeto no sujeito uma estrutura lgica e, enquanto tal, objeto da lgica. O ser, porm, objeto

da ontologia. Quando se ignora isso e se encara o problema do conhecimento, de forma unilateral, a partir do objeto, o resultado o ponto de vista do ontologismo. Poder-se-ia pensar que a tarefa da teoria do conheci-mento estaria cumprida, no essencial, com a descrio do fenmeno do conhecimento.

O mtodo fenomenolgico s pode oferecer uma descrio do fenmeno do conhecimento. De acordo com o que foi dito, a descrio do fenmeno do conhecimento tem uma significao apenas prepa-ratria. Distinguimos correspondentemente um conhe-cimento espiritual e um conhecimento sensvel. A fonte e o fundamento do conhecimento humano a razo ou a experincia? Essa a questo sobre a origem do conheci-mento. Somos conduzidos ao problema verdadeiramente cen-tral da teoria do conhecimento quando fixamos o olhar sobre a relao entre sujeito e objeto. Na descrio feno-menolgica caracterizamos essa relao como uma deter-minao do sujeito pelo objeto. Pergunta-se qual das duas interpretaes do conhecimento humano a cor-reta. De forma abreviada, podemos chamar esse problema de questo sobre a essncia do conhecimento humano. At agora, quando falamos em conhecimento, sem-pre pensamos apenas numa apreenso racional do objeto.

Вам также может понравиться