Вы находитесь на странице: 1из 4

Psicologia social A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia.

O seu objeto de estudo o comportamento dos indivduos quando esto em interao. Ela tambm pode ser definida como o condicionamento que os processos mentais impem vida social do homem, ao mesmo tempo que as diversas formas da convivncia social influem na manifestao concreta dos mesmos. Segundo Aroldo Rodrigues, psiclogo brasileiro, a psicologia social o estudo das "manifestaes comportamentais suscitadas pela interao de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interao". A interao social, a interdependncia entre os indivduos e o encontro social so os objetos investigados por essa rea da psicologia. Assim, vamos falar dos principais conceitos da psicologia social a partir do ponto de vista do encontro social: a percepo social, a comunicao, as atitudes, as mudanas de atitudes, o processo de socializao, os grupos sociais e os papis sociais.

Indice 1 Histrico 2 Crticas Psicologia Social 2.1 Uma nova Psicologia Social 3 Bibliografia 4 Ligaes externas

Histrico Em 1895, o cientista social francs Gustave Le Bon (1841-1931) apresentou, em seu pioneiro trabalho sobre a Psicologia das Multides, a proposio bsica para o entendimento de uma psicologia social: sejam quais forem os indivduos que compem um grupo, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seus modos de vida, suas ocupaes, seu carter ou sua inteligncia, o fato de haverem sido transformados num grupo, coloca-os na posse de uma espcie de mente coletiva que os fazem sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria, pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento [9: p. 18]. Essa proposio e os argumentos de Le Bon para justific-la, serviu de parmetro para o estudo sobre Psicologia de Grupo publicado por Sigmund Freud em 1921. A questo terica de Le Bon, com quem Freud dialogou era "massa", no "grupo". Um problema de traduo entre o alemo e o ingls fez com que surgisse o termo "grupo" em Freud, embora no haja evidncias de que o mesmo tenha se preocupado com esta questo. O grupo como objeto de estudos ganhou densidade na psicologia social durante a segunda guerra mundial, com Kurt Lewin, considerado por muitos autores como fundador da psicologia social. A psicologia social brasileira, segundo Hiran Pinel (2005), foi marcada por dois psiclogos bastante antagnicos: Aroldo Rodrigues (positivista e que adotou uma abordagem mais de controle de atitudes atravs, por exemplo, de propagandas etc.) e,

Silvia Lane (marxista e scio-histrica). Lane fez seguidores famosos e muito estudados na atualidade: Ana Bock e outros (mais ligados a Vigotski), como Bader Sawaia (que descreve minuciosamente as artimanhas da excluso e o quanto falso e hipcrita a incluso, encarada como "maquiagem" que cala a voz do oprimido); Wanderley Codo (que estuda grupos minoritrios, sofrimentos e as questes de sade dos professores e professoras); Maria Elisabeth Barros de Barros (que se associa a idias de Foucault, Gilles Deleuze, Flix Guattari entre outros); Carlos Eduardo Ferrao (que se associa com Boaventura Santos e Michel de Certeau); Hiran Pinel (que resgata tanto o existencialismo quanto o marxismo de Paulo Freire) etc. O psiclogo bielo-russo Vigotski - um fervoroso marxista sem perder a qualidade de psiclogo e educador - foi resgatado por Alexander Luria em parceria com Jerome Brunner nos Estados Unidos da Amrica, pas que marcou - e marca - a psicologia brasileira. Em 1962 publicado nos EUA, e aps a sada dos militares do governo brasileiro, tornou-se inevitvel sua publicao no Brasil. Os psiclogos sociais scio-histricos, produzem artigos criticando o Estado e o modo neoliberal de produo que tem um forte impacto na produo de subjetividades. As prticas so mais ativas e menos desenvolvidas em consultrios, e a noo de psicopatologia mudou bastante, reconhecendo como saudveis as tticas e estratgias de enfrentamento da classe proletria.

Crticas Psicologia Social Hoje em dia, a teoria da psicologia social tem recebido inmeras crticas. Apontamos agora as principais: a) Baseia-se num mtodo descritivo, ou seja, um mtodo que se prope a descrever aquilo que observvel, fatual. uma psicologia que organiza e d nome aos processos observveis dos encontros sociais. b) Tem seu desenvolvimento comprometido com os objetivos da sociedade norte-americana do ps-guerra, que precisava de conhecimentos e de instrumentos que possibilitassem a interveno na realidade, de forma a obter resultados imediatos, com a inteno de recuperar a nao, garantindo o aumento da produtividade econmica. No para menos que os temas mais desenvolvidos foram a comunicao persuasiva, a mudana de atitudes, a dinmica grupal etc, voltados sempre para a procura de "frmulas de ajustamento e adequao de comportamentos individuais ao contexto social". c) Parte de uma noo estreita do social. Este considerado apenas como a relao entre pessoas a interao pessoal -, e no como um conjunto de produes humanas capazes de, ao mesmo tempo em que vo construindo a realidade social, construir tambm o indivduo. Esta concepo ser a referncia para a construo de uma nova psicologia social. Uma nova Psicologia Social Com uma posio mais crtica em relao realidade social e contribuio da cincia para a transformao da sociedade, vem sendo desenvolvida uma nova psicologia social, buscando a superao das limitaes apontadas anteriormente, A psicologia social mantm-se aqui como uma rea de conhecimento da psicologia, que

procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenmeno psquico. O que quer dizer isso? A subjetividade humana, isto , esse mundo interno que possumos e suas expresses, so construdas nas relaes sociais, ou seja, surge do contato entre os homens e dos homens com a Natureza. Assim, a psicologia social, como rea de conhecimento, passa a estudar o psiquismo humano, objeto da psicologia, buscando compreender como se d a construo deste mundo interno a partir das relaes sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo passa a ser visto, no como fator de influncia para o desenvolvimento da subjetividade, mas como fator constitutivo. Numa concepo como essa, o comportamento deixa de ser "o objeto de estudo", para ser uma das expresses do mundo psquico e fonte importante de dados para compreenso da subjetividade, pois ele se encontra no nvel do emprico e pode ser observado; no entanto, essa nova psicologia social pretende ir alm do que observvel, ou seja, alm do comportamento, buscando compreender o mundo invisvel do homem. Alm disso, essa psicologia social abandona por completo a diferena entre comportamento em situao de interao ou no interao. Aqui o homem um ser social por natureza. Entende-se aqui cada indivduo aprende a ser um homem nas relaes com os outros homens, quando se apropria da realidade criada pelas geraes anteriores, apropriao essa que se d pelo manuseio dos instrumentos e aprendizado da cultura humana. O homem como ser social, como um ser de relaes sociais, est em permanente movimento. Estamos sempre nos transformando, apesar de aparentemente nos mantermos iguais. Isso porque nosso mundo interno se alimenta dos contedos que vm do mundo externo e, como nossa relao com esse mundo externo no cessa, estamos sempre como que fazendo a "digesto" desses alimentos e, portanto, sempre em movimento, em processo de transformao. Ora, se estamos em permanente movimento, no podemos ter um conjunto terico onde os conceitos paralisam nosso objeto de estudo. Se nos limitarmos a falar das atitudes, da percepo, dos papis sociais e acreditarmos que com isso compreendemos o homem, no estaremos percebendo que, ao desempenhar esse papel, ao perceber o outro e ao desenvolver ou falar sobre sua atitude, o homem estar em movimento, Por isso, nossa metodologia e nosso corpo terico devem ser capazes de captar esse homem em movimento. E, superando esse conceitual da antiga psicologia social, a nova ir propr, como conceitos bsicos de anlise, a atividade, a conscincia e a identidade, que so as propriedades ou caractersticas essenciais dos homens e expressam o movimento humano. Esses conceitos e concepes foram e vm sendo desenvolvidos por vrios autores soviticos que produziram at a dcada de 1960: Silvia Lane e Antnio Ciampa, que so brasileiros e trabalham ativamente na PUC-SP.

Bibliografia LANE, S. e BURIHON, B. (Orgs.) Novas veredas em psicologia social. So Paulo: Brasiliense, 1995. LANE, S. T. M e CODO, W. (orgs). Psicologia social: o homem em movimento. So Paulo: Brasiliense, 1984.

McDAVID, J. W. e HARARI, H. Psicologia e comportamento social. Rio de Janeiro: Intercincia, 1980 BOCK, A.M.; FURTADO, O. e TEIXEIRA, M.L. Psicologias : uma introduo ao estudo da psicologia. So Paulo, Saraiva, 2002.

Вам также может понравиться