Вы находитесь на странице: 1из 17

Arte Barroca

Espao
1Itlia 2 Difunde-se por quase toda a Europa 3Implantada noutros continentes por europeus

Tempo
a)Sc. XVII XVIII b)Sc. XVIII Rocaille ou Rococ
Miguel ngelo : David

Motivo Resposta da Igreja Reforma

Bernini : David

Arte Barroca Caractersticas Gerais


Exuberncia decorativa Ausncia de espaos vazios Movimento Teatralidade Predomnio da emoo e sensao Ostentao e riqueza

Fachada da Igreja de San Borromeo, em Noto, Sicilia Cristo e S.Joo com os Anjos - Rubens O rapto de Prosrpina - Bernini

Arte Barroca - arquitectura


Plantas curvas e elpticas Fachadas onduladas (curvas e contra curvas) Colunas torsas Decorao interior e exterior exuberante 1598-1680 - Bernini acima de tudo um escultor, motivo pelo qual os pormenores das suas obras de arquitectura no sejam to estudados como em Borromini.

1599-1667 Francesco Castelli, vulgo Borromini

San Carlo alle Quattro Fontane


Roma

Praa da Baslica de S.Pedro - Roma

Arte Barroca - escultura


Sujeita s preocupaes da Contra Reforma a arte barroca tem como objectivo essencial provocar o fervor das multides, criar a surpresa, o encantamento, o deslumbramento. A arte tende para o espectculo.
Predomnio da figura humana Movimento e dinamismo Jogos de luz e sombra
Figuras dinmicas Sensao de leveza

Encenao teatral : dramatizao e exacerbao do esprito mstico, religioso: atingir a f mais pela emoo dos sentidos do que pelo pensamento

Bernini
Apolo e Dafne O xtase de Sta Teresa

Arte Barroca - pintura


Predomnio da figura humana Movimento e dinamismo Jogos de luz e sombra (luz e claro escuro como dissoluo das formas) iluso do infinito (pintura) Triunfo do mistrio sobre a clareza, da paixo sobre a razo Formas em expanso rompendo todos os limites

A menina do turbante

Vermeer

A aula de anatomia Rembrandt

A leiteira

Arte Barroca - pintura

O jardim do amor Rubens

Las ninas Velsquez

Rubens

A subida cruz

A descida da cruz

Arte Barroca - pintura

Tecto da Igreja de St. Incio - Andrea Pozzo

Arte Barroca - pintura


Detalhes do tecto da Igreja de St. Incio

sia

Europa

Arte Barroca o Rococ


O rococ um estilo que se desenvolveu principalmente no sul da Alemanha, ustria e Frana, entre 1730 e 1780, caracterizado pelo excesso de curvas caprichosas e pela profuso de elementos decorativos como conchas, laos, flores e folhagens, que buscavam uma elegncia requintada. O nome vem do francs rocaille (concha, cascalho), um dos elementos decorativos mais caractersticos desse estilo. A Kaisersaal do Palcio de Wurzburg

Palcio de Schonbrunn - Viena

Na arquitectura, o rococ adquiriu importncia principalmente no sul da Alemanha e na Frana. As suas principais caractersticas so uma exagerada tendncia para a decorao carregada, tanto nas fachadas quanto nos interiores. As cpulas das igrejas, menores que as das barrocas, multiplicam-se. As paredes ficam mais claras, com tons pastel e o branco. Guarnies douradas de ramos e flores, povoadas de anjinhos, contornam janelas ovais, servindo para quebrar a rigidez das paredes.

Arte Barroca - Portugal


Apogeu no reinado de D. Joo V : grande quantidade de ouro do Brasil talha dourada painis de azulejos
Do sculo XVII at meados do sculo XVIII, o estilo barroco predominou em Portugal, sendo no entanto na ornamentao que este estilo ganha verdadeira expresso no nosso pas. O convento de Mafra, considerado o seu maior exemplo, com a sua magnfica biblioteca de 88 metros de comprimento, mas no podemos deixar de citar o aqueduto das guas Livres, a igreja e escadas do Bom Jesus de Braga, ou o Santurio da Nossa Senhora dos Remdios em Lamego, este dois j ostentam uma mistura de barroco com Rococ (ltima fase deste estilo).

Igreja e Torre dos Clrigo : Porto : sc. XVIII Arquitecto Nicolau Nasoni

Arte Barroca

Solar de Mateus : Vila Real Arquitecto Nicolau Nasoni

Convento / Palcio de Mafra

Os sculos XVII e XVIII correspondem, na arte portuguesa, afirmao de um exuberante Barroco de cariz decorativo, que encontra as suas expresses maiores no azulejo e na talha dourada, artes decorativas que transfiguram os espaos arquitectnicos. Do norte a sul do pas, numerosssimas igrejas foram reformadas e redecoradas, segundo a nova sensibilidade barroca, que nelas deixou uma marca, muitas vezes dominante.

Arte Barroca Talha Dourada


Talha (Dourada) : A sua origem data do sculo XV e prolonga-se at ao incio do sculo XIX, quando entra em decadncia. no perodo do Barroco, entre os sculos XVII e XVIII, que a talha atinge maior esplendor. Esta arte torna-se um meio de propaganda ao servio da religio. Atravs da sua grandiosidade e do brilho reflectido pelo ouro, encaminha o crente para os princpios da Igreja Catlica.

Arte Barroca - Azulejo

A utilizao dos painis de azulejo a azul e branco (tpico do Barroco Portugus) comea a impor-se em finais do sc. XVII.

Esta arte decorativa abordava as mais variadas temticas desde a religiosa, narrativa histrica passando por temas do quotidiano.

Arte Barroca - Rococ em Portugal

A sala do trono Palcio de Queluz

Santurio de Nossa Sr dos Remdios - Lamego Aqueduto das guas Livres - Lisboa

Arte Barroca - Pintura em Portugal

Santo Agostinho Vieira Lusitano

A anunciao Bento Coelho da Silveira

Maria Madalena Josefa dbidos

Вам также может понравиться