Вы находитесь на странице: 1из 11

0313 ENFERMEIRO LNGUA PORTUGUESA

Leia a tirinha abaixo para responder s questes 01 e 02: Leia o texto e responda s questes 03 e 04: Quando me amei de verdade, comecei a perceber como ofensivo tentar forar alguma situao ou algum apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que no o momento ou a pessoa no est preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso ... Respeito.
Charles Chaplin

Ao ler esse pensamento, podemos concluir que: A) A nossa vontade deve prevalecer sempre; B) Devemos estar sempre preparados para a exigncia de quem amamos; C) Respeito no tem nenhuma relao com amor; D) Respeitar algum uma demonstrao de amor; E) Mesmo que no estejamos preparados, devemos fazer qualquer coisa por amor.

De acordo com a concluso da tira, podemos afirmar que Calvin: A) B) C) D) E) Preocupa-se com o futuro do seu pas; Concorda com o fato de no poder votar; Faz uma crtica poltica do pas; No entende nada de poltica; um menino mimado e quer fazer tudo que um adulto faz.

O verbo amar, destacado logo no incio do texto, de acordo com sua transitividade : A) B) C) D) E) Intransitivo; De ligao; Transitivo indireto; Transitivo direto; Transitivo direto e indireto.

ANOTAES

Observe o perodo do terceiro quadrinho. Morfologicamente, a palavra preocupado classificada como: A) B) C) D) E) Advrbio; Adjetivo; Verbo; Substantivo; Conjuno.

Pgina 1 de 11

0313 ENFERMEIRO
Observe o documento para responder s questes 05 e 06:

Cada gnero textual elaborado tendo em vista um propsito comunicativo. O texto que voc leu um documento oficial. De acordo com suas caractersticas, podemos afirmar que se trata de um(a): A) B) C) D) E) Requerimento; Telegrama; Ofcio; Certido; Carta oficial.

A palavra imprudncia, localizada no terceiro pargrafo do texto, acentuada porque : A) B) C) D) E) Oxtona terminada em A; Paroxtona terminada em A; Paroxtona terminada em ditongo crescente; Oxtona terminada em ditongo crescente; Proparoxtona. Pgina 2 de 11

0313 ENFERMEIRO
A msica que voc vai ler do cantor e compositor Lenine, ela servir de base para as questes 07 e 08: Lavadeira do rio A lavadeira do rio, muito lenol pra lavar Fica faltando uma saia quando o sabo se acabar Mas corra pra beira da praia, veja a espuma brilhar Oua o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar Oua o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar O vento soprou, a folha caiu, cad meu amor, que a noite chegou fazendo frio O vento soprou, a folha caiu, cad meu amor, que a noite chegou fazendo frio Oh, Rita, tu sai da janela, deixa esse moo passar Quem no rica e bela no pode se descuidar Ah, Rita, tu sai da janela que as moa desse lugar Nem se demora donzela nem se destina a casar Nem se demora donzela nem se destina a casar O vento soprou, a folha caiu, cad meu amor, que a noite chegou fazendo frio O vento soprou, a folha caiu, cad meu amor, que a noite chegou fazendo frio Ah, lavadeira do rio, muito lenol pra lavar Fica faltando uma saia quando o sabo se acabar Mas corra pra beira da praia, veja a espuma brilhar Oua o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar Oua o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar O vento soprou, a folha caiu, cad meu amor, que a noite chegou fazendo frio O vento soprou, a folha caiu, cad meu amor, que a noite chegou fazendo frio Na msica, a palavra folha, que est presente no refro exerce funo de: A) B) C) D) E) Ncleo do Sujeito; Predicado; Adjetivo; Ncleo do predicado; Sujeito.

Leia a tira, depois responda s questes 09 e 10:

A palavra moral, presente na fala de Mafalda, significa: A) B) C) D) E) Autoridade; Estado de esprito; Domnio; Conjunto de regras de conduta; tica.

H nessa msica, de acordo com a norma culta gramatical, um erro de concordncia observado em: A) Fica faltando uma saia quando o sabo se acabar; B) Oua o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar; C) Quem no rica e bela no pode se descuidar; D) Ah, Rita, tu sai da janela que as moa desse lugar; E) Ah, lavadeira do rio, muito lenol pra lavar.

A palavras para, por ter a funo de unir palavras estabelecendo relaes de sentido, um(a): A) B) C) D) E) Conjuno; Artigo; Preposio; Interjeio; Advrbio.

Pgina 3 de 11

0313 ENFERMEIRO ATUALIDADES


Recentemente, o prefeito de So Paulo, Gilberto Kassab, capitaneou a criao de um novo partido poltico. A nova legenda denominada: A) B) C) D) E) PSD Partido Socialista Democrtico; PSB Partido Social Brasileiro; PSB Partido Socialista Brasileiro; PSD Partido Social Democrtico; PSB Partido Socialista Democrata. Assinale a alternativa que aponta corretamente o pas onde se situa o vulco Puyehue, cujas cinzas, recentemente, foram responsveis pelo fechamento dos aeroportos de Buenos Aires, Bariloche e Montevidu: A) B) C) D) E) Chile; Argentina; Paraguai; Uruguai; Equador.

Em 07 de novembro de 2011, a Presidente Dilma Rousseff indicou um novo integrante para compor o Supremo Tribunal Federal. Assinale a alternativa que aponta corretamente o nome do novo indicado: A) B) C) D) E) Nancy Andrigui; Rosa Maria Weber; Teori Zavascki; Ellen Gracie; Celso de Mello.

Assinale a alternativa que aponta corretamente o filme que representar o Brasil no Oscar 2012: A) B) C) D) E) Malu de Bicicleta; Mulatas! Um Tufo nos Quadris; Quebrando o Tabu; Trabalhar Cansa; Tropa de Elite 2.

Assinale a alternativa que aponta corretamente o rio onde ser construda a usina hidreltrica de Belo Monte: A) B) C) D) E) Rio Amazonas; Rio Negro; Rio Xingu; Rio Solimes; Rio Guaba.

A chamada camada pr-sal uma faixa que se estende ao longo de 800 quilmetros entre trs bacias sedimentares. Assinale a alternativa que aponta o estado no abrangido pela camada do pr-sal: A) B) C) D) E) Rio de Janeiro; Santa Catarina; Esprito Santo; Cear; So Paulo.

O Senado Federal uma das casas do Congresso Nacional, ao lado da Cmara dos Deputados. Representa a Federao e, por isso, h o mesmo nmero de representantes para cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal, totalizando: A) B) C) D) E) 27 senadores; 54 senadores; 81 senadores; 108 senadores; 135 senadores.

O Acquario Cear, um imenso aqurio que ser o maior equipamento do tipo na Amrica Latina, ser erigido na cidade de Fortaleza no bairro: A) B) C) D) E) Meireles; Aldeota; Praia de Iracema; Barra do Cear; Mucuripe.

Pgina 4 de 11

0313 ENFERMEIRO
Assinale a alternativa que aponta corretamente o atual Presidente do Banco Central do Brasil: A) B) C) D) E) Alexandre Tombini; Delfim Neto; Henrique Meirelles; Jos Eduardo Cardozo; Tarso Genro. Com relao s atividades de enfermagem que o enfermeiro exerce, so consideradas aes privativas a esta categoria: I. Consultoria, auditoria e emisso de parecer sobre matria de enfermagem; II. Prescrio de medicamentos estabelecidos em programas de sade pblica e em rotina aprovada pela instituio de sade; III. Execuo do parto sem distocia; IV. Consulta de Enfermagem; V. Preveno e controle sistemtico de infeco hospitalar e de doenas transmissveis em geral. A alternativa correta : A) B) C) D) E) I e II esto corretas; Somente a II est correta; III e V esto corretas; I e IV esto corretas; Todas esto corretas.

A Presidente da Repblica, Dilma Rousseff, natural de: A) B) C) D) E) Passo Fundo-RS; Porto Alegre-RS; Montes Claros-MG; Belo Horizonte-MG; Rio de Janeiro-RJ.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Sobre a Lei 7.498/86, de 25 de junho de 1986, regulamentada pelo Decreto N 94.406/87, que dispe sobre a regulamentao do exerccio da Enfermagem, responda s questes 21 e 22.

Dentre as infraes ticas e disciplinares, constantes no Cdigo de tica do profissional de enfermagem, considerada conforme a sua natureza, uma infrao leve aquela que: A) Possibilite fraqueza passageira de membro, sentido ou funo em qualquer pessoa; B) Possibilite risco de vida; C) Possibilite deformidade perseverante; D) Atinja a integridade fsica ou moral de qualquer indivduo, sem provocar debilidade; E) No h alternativa correta.
ANOTAES

Sobre o exerccio da profisso, marque a alternativa incorreta: A) livre o exerccio da Enfermagem em todo o territrio nacional, observadas as disposies desta Lei; B) O pessoal que se encontra executando tarefas de Enfermagem, em virtude de carncia de recursos humanos de nvel mdio nesta rea, sem possuir formao especfica regulada em lei, ser autorizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, a exercer atividades elementares de Enfermagem; C) A Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdio na rea onde ocorre o exerccio; D) A Enfermagem exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Tcnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitao; E) A Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Nacional de Sade com jurisdio na rea onde ocorre o exerccio.

Pgina 5 de 11

0313 ENFERMEIRO
Conforme a Lei 8.080, de 19/09/90, Lei Orgnica da Sade (LOS), que regulamenta em todo o territrio nacional, as aes do SUS, responda s questes 24 e 25: No Brasil, dados do Ministrio da Sade (2011) apontam para uma prevalncia de sfilis entre parturientes de cerca de 1,6%, superando em quatro vezes a prevalncia de gestantes portadoras de HIV. Ainda, no perodo de 2005 a 2010, foram notificados 29,5 mil casos de sfilis em gestantes, no pas. Visando a eliminao da sfilis congnita, o Sistema nico de Sade (SUS) iniciou neste ano um processo de treinamento de profissionais para a realizao de teste rpido para diagnstico da sfilis em parturientes. Sobre a sfilis, no correto afirmar: A) Trata-se de uma doena infecciosa causada pela bactria Treponema pallidum e pode se manifestar de forma temporria, em trs estgios; B) VDRL um teste para diagnstico de sfilis; C) No atinge a pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso; D) A transmisso pode ocorrer atravs da relao sexual sem uso de preservativo e transfuso de sangue contaminado; E) A sfilis congnita pode provocar graves danos como o aborto, malformaes fetais e elevada morbimortalidade para o recm-nascido acometido.

Marque a opo a seguir em que no conste um dos objetivos do SUS. A) Identificao dos fatores condicionantes e determinantes de sade; B) Delimitao do campo de atuao da prtica privada, de carter suplementar; C) Publicao dos fatores condicionantes e determinantes de sade; D) Elaborao de polticas econmicas e sociais voltadas a assegurar o acesso universal s aes e servios de sade; E) Subsdio s pessoas, com integrao das aes assistenciais e das atividades preventivas.

So consideradas aes a serem executadas no mbito de atuao do Sistema nico de Sade (SUS) algumas das apresentadas a seguir, exceto uma. Indique-a. A) B) C) D) E) Sade do trabalhador; Vigilncia epidemiolgica; Vigilncia sanitria; Assistncia previdenciria; Assistncia teraputica farmacutica.

integral,

inclusive

A dengue representa atualmente um srio problema de sade pblica no mundo. Est presente especialmente em pases de clima tropical, em virtude das condies do ambiente que favorecem a reproduo do mosquito vetor, o Aedes aegypti. Sobre a dengue, possvel afirmar: I. Somente casos confirmados de dengue devem ser notificados Vigilncia Epidemiolgica; II. A primeira manifestao na dengue a febre, geralmente alta (39 C a 40C) de incio repentino, associada cefalia, adinamia, mialgias e dor retroorbitria; III. Na primeira manifestao da dengue sempre esto presentes exantemas e prurido; IV. Em todas as apresentaes clnicas da dengue pode haver manifestaes hemorrgicas, como epistaxe, metrorragia, melena e hematria; V. Durante o exame fsico deve ser realizada a prova do lao, obrigatoriamente, em todos os casos suspeitos de dengue. A alternativa correta : A) B) C) D) E) II, III e IV; II, IV e V; Somente a I; IV e V; Somente a II.

ANOTAES

Pgina 6 de 11

0313 ENFERMEIRO
Segundo o Ministrio da Sade, so conhecidos alguns sinais clnicos que indicam o agravamento da dengue. So sinais de alarme, com exceo de: A) B) C) D) E) Dor abdominal intensa e contnua; Vmitos persistentes; Hipotenso postural; Aumento da diurese; Hemorragias intensas. So exemplos de derrames cavitrios, exceto: A) B) C) D) E) Lquor entre as membranas aracnide e pia-mter; Derrame pleural; Ascite; Derrame Pericrdico; AVC hemorrgico.

Em uma unidade de internao clnica foi prescrito a um paciente 500 ml de SG a 12%. No entanto, a unidade no dispunha deste produto, possuindo apenas ampolas de 10 ml de glicose a 50% e frascos de 500 ml de SG a 5%. Quantas ampolas de glicose a 50%, completas, devero ser adicionadas ao frasco de SG? A) B) C) D) E) 4 ampolas; 5 ampolas; 6 ampolas; 7 ampolas; 9 ampolas.

F.M.J, 25 anos, masculino, internado em unidade de clnica mdica para tratamento de doena viral aguda. Apresentando: PA= 80x65 mmHg, pele fria e pegajosa, cianose, pulso rpido e fino, enchimento capilar lento (5 segundos) e oligria. Podemos afirmar que o paciente referido apresenta sinais especficos de: A) B) C) D) E) Desidratao; Gastroenterite; Choque; Diabetes Mellitus; Crise convulsiva.

Uma soluo medicamentosa infundida com um gotejamento de 20 gotas por minuto, em 24 horas. A partir desta situao, marque as alternativas com V para verdadeiro ou F para falso. ( ) O total de ml infundidos de soluo medicamentosa, em 24 horas, de 1.440,0 ml; ( ) O total de ml administrados da soluo referida por minuto de 2ml; ( ) Caso a infuso fosse efetuada, utilizando equipo em microgotas, o volume total administrado seria diferente daquele com infuso em gotas; ( ) Transformando a quantidade de gotas infundidas desta soluo, em 24 horas, para microgotas teramos o valor de 28.400,0 microgotas. A sequncia correta : A) B) C) D) E) F, V, V, F; F, F, V, V; F, V, F, V; V, F, F, V; V, V, F, F.

Conforme o Protocolo de verificao dos sinais vitais do Ministrio da Sade, associe as colunas a seguir de acordo com as informaes correspondentes. 1. Hipotermia; 2. Estado febril; 3. Febre; 4. Hiperpirexia; ( ( ( ( ) 37,8 a 39 C; ) Abaixo de 36C; ) 39,1 a 42C; ) 37,5 a 37,7C

A sequncia correta : A) B) C) D) E) 2, 1, 4, 3; 3, 4, 2, 1; 4, 2, 3, 1; 3, 1, 4, 2; 3, 1, 2, 4.

Pgina 7 de 11

0313 ENFERMEIRO
Abaixo so citados alguns pontos de verificao do pulso em um ser humano. Indique a opo em que no consta um local de verificao de pulso arterial. A) B) C) D) E) Poplteo; Jugular; Pedioso dorsal; Carotdeo; Radial. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), considerado um caso de hansenase a pessoa que apresenta leses de pele com alterao de sensibilidade, espessamento de nervos perifricos e baciloscopia positiva para bacilo de Hansen. Sobre a hansenase, marque a opo com as informaes corretas. I. So classificados como Paucibacilar (PB) os casos novos em que esto presentes mais de 5 leses de pele; II. O tratamento para hansenase deve ser realizado em regime ambulatorial, atravs da administrao de medicamentos (poliquimioterapia); III. A poliquiomioterapia no promove a cura da doena, mas ameniza os sintomas; IV. O seguimento dos casos se faz atravs do comparecimento mensal do paciente unidade de sade, para dose supervisionada; V. O tratamento estar concludo com 6 doses supervisionadas, em at nove meses; VI. Na 6 dose, os pacientes devero ser submetidos a uma srie de avaliaes: dermatolgica, neurolgica e do grau de incapacidade fsica, recebendo, desta forma, alta por cura. A) B) C) D) E) II e V; I e VI; I, II, III e V; II, IV, V e VI; Somente o item V.

Um adulto procura uma unidade bsica de sade, pois tem percebido alteraes em seu organismo. atendido, ento por uma enfermeira, a qual realiza sua anamnese. Segundo o paciente, este tem apresentado nos ltimos dias nuseas, febre, mal-estar, hipocolia fecal, colria e ictercia. Afirma ainda, ser usurio de drogas injetveis, no sabendo ao certo se j havia compartilhado ou no as agulhas das seringas por ele utilizadas. Qual a doena mais provvel neste caso e qual(is) exame(s) laboratorial(is) mais especfico(s) para diagnostic-la? A) B) C) D) E) Febre amarela, hemograma completo; Dengue, hemograma completo; Hepatite B, HBsAg e Anti-HBc Total; Hepatite B, ALT/TGP e ALT/TGO; Hepatite B, somente Anti-HBc IgG.

Em casos de doenas diarricas agudas em crianas, so descritos a seguir cuidados de sade, visando preveno e o tratamento. Marque a opo que contm um procedimento no recomendado mediante este processo de adoecimento. A) Hidratao atravs do sal de reidratao oral (SRO), de acordo com as perdas; B) Inicialmente, a criana de at 12 meses deve receber de 50 a 100 ml e aquelas acima de 12 meses, de 100 a 200 ml de SRO; C) Alterar a alimentao habitual, evitando a ingesto de leite materno, em crianas lactentes; D) A hidratao parenteral indicada quando h alterao do nvel de conscincia, vmitos persistentes, perda de peso significativa; E) Orientar a famlia da criana a utilizar gua filtrada, realizar higiene adequada, pessoal ou alimentar, destino adequado de lixo e dejetos.

Em casos de contactantes familiares de portadores de hansenase, quando indicada a administrao da vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guerrin): A) Somente em crianas menores de 1 ano; B) Nos contatos intradomiciliares que apresentem sintomas de hansenase; C) Nos contatos intradomiciliares, mesmo sem sintomas da hansenase, que apresentem ou no uma nica cicatriz vacinal de BCG e em crianas menores de um ano no vacinadas; D) Nos contatos intradomiciliares, mesmo sem sintomas da hansenase, que apresentem duas cicatrizes vacinais de BCG; E) No deve ser indicada, pois pode desencadear a hansenase em quem est assintomtico.

Pgina 8 de 11

0313 ENFERMEIRO
Em um ambiente hospitalar necessria a utilizao de medidas que evitem a transmisso de doenas infecciosas. Em casos de tuberculose pulmonar, indica-se a utilizao de precaues baseadas na transmisso do agente patognico atravs de aerossis. Abaixo, so descritas algumas destas medidas de precauo, consideradas como de isolamento respiratrio, exceto: A) Isolamento em quarto privativo ou com pessoa semelhantemente infectada, incluindo ventilao com presso negativa e pelo menos seis trocas de ar por hora; B) As portas do quarto devem ter vedao perfeita e estar sempre fechadas; C) Profissionais que entram em contato direto com o paciente infectado devem usar mscara com elevada capacidade de filtrao do ar (N95); D) Utilizao obrigatria de avental e luvas; E) O paciente ao ser transportado para reas externas ao quarto deve ser orientado a utilizar mscara. Com relao oxigenoterapia, indique a alternativa correta. A) O oxignio, em grandes concentraes, pode se tornar txico para os pulmes; B) Na oxigenoterapia so administradas quantidades de oxignio iguais quelas presentes na atmosfera; C) O umidificador importante para garantir uma temperatura adequada ao ar inalado; D) A concentrao de oxignio a ser administrada representada pela saturao de oxignio (SaO2) em dados percentuais; E) Em caso de uso de mscara de CPAP, esta responsvel por manter uma presso negativa dentro da via area, conservando os alvolos inflados.

Locais para avaliao dos sons cardacos, exceto: A) B) C) D) E) rea mitral; rea tricspide; rea diafragmtica; rea pulmnica; rea artica.

Pacientes dispnicos podem apresentar um processo de melhora em sua respirao a partir do sentar-se ou levantar-se. Desta forma, a posio ereta faz com que os rgos cavitrios fiquem distantes do diafragma, proporcionando maior espao para os pulmes se expandirem e consequentemente, captando mais ar a cada respirao. Este evento recebe o nome de: A) B) C) D) E) Apnia; Ortopnia; Estertores; Dispepsia; Eupnia.

Como proceder, primeiramente, em um caso de intoxicao por ingesto de substncia cida: A) B) C) D) E) Induzir o paciente ao vmito; Realizar clister; Realizar sondagem gstrica; Administrar solues oleosas no trato gastrointestinal; Administrar carvo ativado.

ANOTAES

So considerados sinais e sintomas da Diabetes Mellitus: A) Polidpsia, polifagia, poliria e glicemia de jejum igual a 110 mg/dl; B) Perda de peso, poliria, polidpsia, hlito cetnico, glicemia de jejum igual a 90 mg/dl; C) Febre baixa, ictercia, anria; D) Glicemia de jejum igual ou maior a 126 mg/dl, polidpisia, poliria, polifagia, perda de peso inexplicvel; E) Aumento de peso, cefalia intensa, polaciria, disria, glicemia de jejum igual a 200 mg/dl.

Pgina 9 de 11

0313 ENFERMEIRO
L.M.S, 62 anos, diabtico h 15 anos. atendido por um enfermeiro de uma unidade bsica de sade, que realiza o exame fsico de seus ps. Segundo avaliao de enfermagem, o referido paciente apresenta lcera ativa em p direito, com envolvimento superficial. Leso de 1 centmetro de largura e 0,2 centmetros de profundidade. No apresentava indcios de infeco ou sintomas sistmicos. Como deve ser conduzido o tratamento, de forma mais adequada, nesta situao: A) Paciente deve ser encaminhado internao hospitalar imediatamente para realizar desbridamento cirrgico; B) Educao ao paciente quanto ao uso de calados adequados, avaliao vascular no invasiva; C) Cuidados ambulatoriais de 2 a 3 vezes por semana, at a cicatrizao da lcera. Acompanhamento frequente para prevenir recorrncias, alm de orientaes de sade quanto utilizao de calados com proteo; D) Nesta situao cabe enfermagem apenas encaminhar o caso a um especialista; E) Nenhuma das alternativas contm a resposta. O puerprio, tambm conhecido como ps-parto, caracterizado por um perodo em que ocorrem manifestaes involutivas e de recuperao da genitlia materna aps o parto. Encontra-se classificado em trs momentos (imediato, tardio e remoto). Acerca dos momentos do puerprio, marque a opo correta. A) considerado ps-parto imediato, somente as 12 horas posteriores ao parto; B) Ps-parto imediato o perodo contado a partir do 1 ao 10 dia aps o parto; C) Ps-parto tardio o perodo contado aps um ano da realizao do parto; D) Ps-parto remoto o perodo contado do 10 ao 45 dia aps o parto; E) Ps-parto tardio o perodo contado aps 3 horas da realizao do parto.

A toxemia gravdica uma das doenas mais preocupantes para a Obstetrcia, em virtude dos riscos de complicaes, podendo provocar bito materno e fetal. Sobre esta doena, marque a alternativa que rene as informaes corretas. A) Atinge apenas mulheres com histria prvia de hipertenso; B) caracterizada pela presena de hipertenso arterial, edema e proteinria; C) Sua forma mais grave, chamada de pr-eclmpsia, ocorre mediante o surgimento de convulses; D) A coleo de urina por 24 horas um mtodo essencial para avaliao da proteinria na gravidez; E) Esto corretas as alternativas b e d.
ANOTAES

O exame plvico representa uma inspeo fsica da vagina e crvice uterina, sendo frequente a coleta de amostra das secrees cervicais para a realizao do teste Papanicolau. Qual destas orientaes a seguir no necessria para a preparao de uma mulher ao exame de preveno ginecolgico? A) Orientar a mulher a no ter relao sexual nas 48 horas que antecedem o exame; B) Caso tenha iniciado tratamento de reposio hormonal h uma semana, remarcar o exame; C) Caso haja menstruao, remarcar o exame; D) Evitar duchas vaginais nas 24 horas que antecedem o exame; E) Orientar a mulher a comunicar sobre a utilizao e qual o tipo de contraceptivo.

Pgina 10 de 11

0313 ENFERMEIRO
ANOTAES

Para a desinfeco de objetos hospitalares so utilizados procedimentos fsicos ou qumicos, que destroem a maioria das formas microbianas. Sobre os mtodos de desinfeco assinale a alternativa correta: A) Os desinfetantes de alto nvel so usados para os instrumentos de uso no invasivo, considerados acrticos; B) Os desinfetantes de nvel intermedirio so utilizados em instrumentos semi-crticos, como superfcie ou objetos limpos, com risco improvvel de contaminao por esporos bacterianos ou microorganismos resistentes; C) O xido de etileno, um desinfetante de baixo nvel, utilizado para tratar instrumentos, como manguitos de presso arterial; D) A desinfeco a partir do calor mido (75C a 100C) capaz de destruir esporos bacterianos; E) O lcool a 70% considerado um desinfetante de alto nvel.

Das doenas a seguir mencionadas, qual aquela advinda da relao do homem com seu ambiente de trabalho? A) B) C) D) E) Glomerulonefrite; Angina; Pneumoconiose; Pertussis; Marasmo.

Pgina 11 de 11

Вам также может понравиться