Вы находитесь на странице: 1из 3

Como escrever relatrios de Eletrnica - Titulo da Exp.

Luciano de Medeiros , Fulano de Tal, Ciclano Almeida - Turma A,B FACULDADE RADIAL DE CURITIBA e-mail dos componentes da equipe Resumo Este artigo descreve a forma ideal de se escrever um relatrio, na forma de um artigo cientfico tpico, o que ajuda ao aluno a se acostumar a organizar e expor suas idias em forma eficiente e profissional.

I. INTRODUO comum se ver relatrios das aulas prticas de eletrnica escritos de forma inadequada. H um excesso de pginas, apresentao amadorstica, informaes irrelevantes, falta de concluses precisas, grficos mal feitos, falta de comparao entre teoria e prtica, etc. Por outro lado, na vida profissional o engenheiro deve ser capaz de apresentar bem suas idias, e especialmente se enveredar pelas reas de pesquisa, deve ser capaz de escrever artigos tcnicos de boa qualidade. O desenvolvimento destas tcnicas leva algum tempo, e portanto bom que se comece logo. Uma boa forma aproveitar estes relatrios como treinamento. Nas sees seguintes se descreve como escrever um relatrio no formato de um artigo tcnico de qualidade profissional. II. O ASPECTO GERAL Aqui se assume um relatrio escrito em um editor de texto, num computador, o que atualmente prtica universal. No fica excluda a possibilidade de se fazer relatrios manuscritos, entretanto. Neste caso, o formato mais livre, talvez no sendo usadas 2 colunas, mas as recomendaes sobre contedo permanecem as mesmas. Tomando como base um tpico artigo das revistas tcnicas e congressos do IEEE, e outras organizaes, observa-se as seguintes caractersticas:

uma com seu ttulo. Os tipos de fonte a usar nestas sees so como neste artigo. A primeira seo, a introduo, deve descrever tudo o que existe no artigo, talvez incluindo reviso de trabalhos anteriores, se for o caso. As demais sees poderiam ser, no caso de um relatrio, uma sobre a teoria envolvida, outra sobre os resultados experimentais, e outra comparando os resultados experimentais com a teoria. Pode ser includa mais outra seo com resultados de simulao, ou isto pode ser colocado junto da teoria, j que teoria. Finalmente, deve haver uma seo de referncias, onde so citados todos os livros e outras fontes de onde foi extrado o material usado. O tamanho total do artigo/relatrio no dever exceder quatro pginas. No deve tambm ser inferior a duas pginas. III. A TEORIA

Os relatrios devem sempre incluir tudo o que for relevante para o entendimento e explicao terica dos resultados da experincia. Materiais muito bsicos ou inteiramente contidos em livros devem ser apenas referenciados [1], nesta forma. Na seo sobre teoria devem aparecer todas as frmulas e tcnicas usadas no dimensionamento do circuito da experincia, com explicaes do porqu dos procedimentos. Resultados intermedirios ou facilmente dedutveis devem ser omitidos. Frmulas relevantes devem ser mencionadas no texto e ser numeradas, como por exemplo, eq. 1:

Vin (t ) = A cos(t + )
Vcc

(1)

Io +

O artigo escrito em duas colunas, com espaamento simples, com letras de 10 pontos. Na primeira pgina h um ttulo, e dados sobre os autores, ocupando ambas as colunas. As letras do ttulo so maiores, como 18 pontos. No existe capa nem encadernao. O artigo iniciado por um resumo (abstract), e a seguir dividido em sees numeradas, cada

IABC Vee Fig. 1 - Exemplo de figura com esquema de circuito (no caso, um OTA). Componentes e valores mencionados no texto devem ser identificados.

Esquemas parciais ou totais podem aparecer nesta seo. Devem ser feitos de forma a se encaixarem em uma coluna, sempre que possvel. Se necessrio, podem ocupar duas colunas, mas sem interromper o texto. Figuras no devem ficar em folhas separadas, mas integradas no relatrio. Devem ser tratados como figuras, com numerao, referncia no texto, e legenda, como a fig. 1 acima. IV. TABELAS E GRFICOS Tabelas e grficos costumam ser o ponto mais fraco dos relatrios usuais, enquanto que em artigos tcnicos so um aspecto de importncia fundamental. Tabelas com medidas devem aparecer sempre que se mede um nmero pequeno de casos, como tenses e correntes em vrias partes de um circuito, ou valores dos elementos em um circuito. No devem ser usadas quando mostrando dados levantados para se plotar um grfico. Nestes casos o grfico deve ser feito diretamente. Um exemplo de tabela seria a tabela 1 abaixo: V1 = 1 V V5 = 2.2 V I1 = 3 mA V2 = 3 V V6 = 8 V I2 = 7 mA V4 = 5 V V7=9V I3 = 9 mA

Grficos com linhas devem mostrar linhas, no pontos. Grficos com medidas experimentais devem mostrar onde esto os pontos experimentais. A escolha das escalas importante. Existem casos em que as convencionais escalas lineares no so adequadas, e melhor usar escalas logartmicas. Um tpico exemplo o de grficos de resposta em freqncia, que devem sempre ser plotados com escala logartmica no eixo de freqncia e no eixo de mdulo (usando decibis), como na fig. 3.

Fig. 3. Tpico grfico de resposta em freqncia, curva de mdulo.

Tabela 1: Medidas no circuito montado.

No caso acima, as tenses e correntes teriam que estar identificadas em uma figura correspondente. Note que as unidades so colocadas separadas dos valores, j que so palavras separadas. O mesmo naturalmente vale para texto normal. 1 mA correto, enquanto 1mA errado.

Na construo de grficos com escalas no lineares, importante escolher adequadamente os pontos experimentais a tomar, para que estes apaream uniformemente distribudos nas curvas experimentais. O caso mais tpico o das escalas logartmicas, onde os pontos devem ser tomados com espaamento geometricamente uniforme, ou seja, por exemplo em um grfico de resposta em freqncia, cada freqncia deve ser a anterior multiplicada por um fator, e no a anterior com um fator somado a ela.

Fig. 2. Exemplo de um grfico de formas de onda.

Fig. 4. Exemplo de comparao entre resultados experimentais (pontos interligados) e uma curva terica.

Grficos tambm devem ser encaixados em uma coluna sempre que possvel. Quando muito extendidos para 2 colunas. No devem ser sobrecarregados com muitas curvas, legendas inteis (como menus de simuladores), grades densas, etc. Devem sempre ter escalas e legendas, como na figura 2.

J que o objetivo de muitas experincias verificar que a teoria permite prever como um circuito vai se comportar, sempre importante apresentar resultados experimentais, nestes casos, acompanhados da previso terica. Um grfico mostrando medidas experimentais junto com as curvas tericas a forma padro de apresentar estes resultados. Como na fig. 4.

O aspecto de curvas assim fica melhor se for usada uma imagem baseada em vetores em vez de um bitmap. H muitos programas de computador que permitem a gerao destas figuras a partir de tabelas de pontos. A interligao dos pontos experimentais com retas, como na fig. 4, s um auxlio visualizao. Melhor seria interpolar as ligaes com curvas suaves em vez de retas. Graficos e tabelas devem sempre ter legendas, dizendo exatamente o que respresentam. V. COMENTRIOS E CONCLUSES Esta a parte mais importante do relatrio. No adianta apenas descrever o que foi feito sem mencionar as concluses tiradas da experincia, ou colocar um comentrio padro, tipo a experincia foi til para melhorar o entendimento do assunto. Todos os fenmenos observados devem ser mencionados, e, sempre que possvel, explicados adequadamente. A observao de pequenos detalhes (como: o que causa este pequeno pico de tenso nesta forma de onda?) o que faz a diferena entre um relatrio apenas regular e um realmente bom, e o que faz a distino entre uma experincia realizada mecanicamente e uma experincia que realmente ensina alguma coisa. Os resultados medidos devem sempre ser comparados com o que pode ser previsto pela teoria, dado o grau de aproximao desta com a realidade sendo considerado. Afinal de contas, num curso de engenharia espera-se que os estudantes possam explicar os fenmenos observados luz da teoria corrente, e no apenas observ-los. As comparaes so usualmente feitas atravs de tabelas e grficos, onde so comparadas as medidas experimentais com as previses tericas. importante que os alunos tenham a previso terica dos resultados conhecida antes da realizao da experincia, para que erros experimentais e tericos grosseiros sejam imediatamente observados durante a prtica experimental. A teoria permite tambm prever quais os aspectos mais importantes a observar na experincia. Um bom trabalho preparatrio essencial para um bom aproveitamento do tempo de laboratrio, que tem tendido a ficar mais curto para cada disciplina, com a incluso de aulas de laboratrio de outras disciplinas no currculo.

verdade, e em muitos casos fazer funcionar um circuito em um simulador um problema bastante diferente, e mais trabalhoso, do que faz-lo funcionar na prtica. O uso correto de simuladores para confirmar se projetos esto corretos antes da montagem prtica, especialmente no caso de circuitos no triviais, ou quando a construo prtica seja muito mais complexa que a simulao. O uso de simuladores para ajustar valores de componentes experimentalmente uma distoro de seu uso, e deve ser evitada, sempre que um procedimento analtico de projeto for possvel. Um uso similar, mas mais vlido, o de experimentar variaes de um projeto que j se tem como correto. importante lembrar sempre que componentes colocados em simuladores usuais so ideais, absolutamente precisos, todos do mesmo tipo so rigorosamente iguais, e no h interferncias externas no circuito. Isto no ocorre na prtica, e pode levar a significantes discrepncias com a experincia. O uso de resultados simulados para representar a previso terica do resultado de um experimento vlido, mas previses retiradas diretamente da teoria devem ser sempre consideradas. Resultados simulados podem incluir fatores usualmente ignorados no projeto terico idealizado, caso em que realmente adicionam alguma coisa ao experimento. VII. REFERNCIAS A ltima parte do relatrio deve ser uma citao das referncias usadas no relatrio. As referncias devem ser referenciadas no texto como [1], e listadas nesta seo na forma: [1] Autor do livro, Ttulo do Livro, Editora do livro, local, ano, pginas. Podem ser citados aida artigos, notas de aula, stios no www, programas de computador utilizados, etc.

VI. SOBRE SIMULAES muito comum que os alunos se acostumem a usar simuladores de circuitos, e achem que seu uso essencial no projeto de circuitos. Isto nem sempre

Вам также может понравиться