Вы находитесь на странице: 1из 3

Quadrinhos e Alfabetizao: algumas consideraes* Natania Nogueira Gibiteca Escolar E.M.

Judith Lintz Guedes Machado A leitura se faz de formas diversas. Desde bem cedo as crianas aprendem a ler o mundo que a cerca, aprendo suas regras, adaptando-se ao seu modo de agir. O letramento apenas uma das formas de leitura da qual temos necessidade de apreender para melhor conviver (ou mesmo sobreviver) em sociedade. As crianas j so capazes de efetuar formas de leitura avanadas muito antes de iniciar sua alfabetizao. Uma destas formas a leitura de quadrinhos. Os quadrinhos, por no terem necessidade exclusiva do texto, podem ser usados desde a educao infantil como uma forma de pr-alfabetizao. Temos realizado na escola, por meio da gibiteca, muitas experincias com quadrinhos, na educao infantil e no ensino fundamental I. A professora de educao infantil, Marlia Fontes tem levado seus alunos de cinco anos de idade para a gibiteca onde ela deixa-os folhear as histrias em quadrinhos infantis em especial as da Turma da Mnica, que so as mais apreciadas pelas crianas. Ela faz a leitura em voz alta de uma historinha e depois trabalha com eles tirinhas da turma da Mnica, sem bales. Durante a atividade a professora procura estimular as crianas a falar aquilo que esto vendo. Observe a tirinha abaixo. Mesmo sem usar palavras ela passa uma mensagem. Para descobrir esta mensagem os leitores tm que interpretar as imagens.

A leitura da imagem, quadro a quadro, pode ser usada para promover discusses em torno da histria e uma simples tira pode se tornar tema de uma aula, seja em uma turma no-letrada, de educao infantil, seja em uma turma do 9 ano. Ao contrrio do que psiclogos e educadores das dcadas de 50 e 60 afirmavam, ler quadrinhos ajuda a desenvolver o raciocnio das crianas, pois muitas vezes elas so obrigadas a descobrir o que acontece entre um quadro e outro. Olhe a tira abaixo, a ao est omitida entre o quadro dois e o quadro trs. Cabe ao leitor descobrir, interpretar as imagens e tirar suas concluses:

Leitura de quadrinhos uma atividade complexa e que requer o desenvolvimento de vrias habilidades de observao. So poucos os alunos, mesmo de ensino superior que tem competncia para ler quadrinhos, tanto que podemos observar em provas de concurso uma grande dificuldade de interpretao de questes quando elas envolvem imagens. Introduzir quadrinhos durante a alfabetizao pode ser uma estratgia para a formao de leitores mais competentes. Invariavelmente, muitos leitores de quadrinhos acabam se interessando por outras formas de leitura e pela literatura. Leitores de quadrinhos so leitores completos: lem de tudo. Atividades com quadrinhos durante a alfabetizao podem contribuir ainda para o desenvolvimento da escrita. As crianas da educao infantil lem os quadrinhos e depois falam sobre o que lerem, exercitando seu discurso oral. As crianas em alfabetizao lem quadrinhos e escrevem sobre o que leram, aprimorando sua capacidade dissertativa.

O vocabulrio tambm acaba se enriquecendo, uma vez que novas palavras so assimiladas pelos alunos. claro, deve haver critrio no uso dos quadrinhos. A professora deve ler antes de mandar seus alunos lerem. Ela deve ter um objetivo especfico para o trabalho que deseja realiza com quadrinhos. O ato de ler quadrinhos no dever nunca estar dissociado de uma finalidade. Ler pelo simples ato de ler, uma ao recreativa. Usar quadrinhos na sala de aula uma ao didtica.

* Este texto pode ser utilizado livremente, desde que seja citada a fonte e o autor. ** Texto produzido em 19 de outubro de 2009.

Вам также может понравиться