Вы находитесь на странице: 1из 2

Histria do Brasil com empreendedores, de Jorge Caldeira.

Editora Mameluco, 336 pginas

Por Mary Del Priore

Apresentado, em geral, como "jornalista", "escritor", "ensasta" ou qualquer outra frmula que o afaste da disciplina histrica, Jorge Caldeira , contra tudo e contra todos, um dos mais prolficos e criativos historiadores brasileiros. Dono de uma pena gil, capaz de pesquisas alentadas e hoje, se beneficiando do conhecimento adquirido na realizao de uma obra importante - "Mau, Empresrio do Imprio", "A nao mercantilista", "O banqueiro do serto", entre outros - ele surpreende com um livro que para muitos h de cheirar a enxofre: "Histria do Brasil com empreendedores". Na melhor tradio anglo-sax o ttulo revela o assunto de que trata: os atores centrais no so mitos. Mas figuras garimpadas atravs de documentos e que comprovam a existncia de gente que, ao longo da chamada Colonizao, foi capaz de criar riqueza por conta prpria, abastecer o mercado interno, fomentar o consumo de produtos os mais variados - de arroz a couro, de cativos a manufaturados. Enfim, de gente que foi capaz de tornar a Colnia mais rica do que a metrpole. Autnticos empreendedores - palavra, que como demonstra Caldeira, j est presente na carta de Pero Vaz de Caminha e nos dicionrios oitocentistas - eles deram um dinamismo nunca dantes estudado a nossa economia, tornando-a mais forte do que a de Portugal. Extraordinrio: eram homens livres e, mais importante, mestios. Totalizavam 62% da populao.

E por que o cheiro de enxofre? Pois durante dcadas, ai do jovem pesquisador ou historiador graduado que no se curvasse ao que Caldeira chama de "ideologia corporativa": a crena de que a colnia era absolutamente dependente da metrpole. De que toda sua riqueza seguia para Portugal. De que a explorao em benefcio exclusivo da metrpole lanou o Brasil num ciclo de violncia, pobreza e maus resultados econmicos que "explicariam" sua situao at os dias de hoje. Dividido em duas partes, primeiramente o livro desconstri dois pensadores antagnicos, Caio Prado Jnior e Oliveira Vianna, demonstrando por meio de uma anlise arguta que o primeiro, um marxista, bebe nas fontes do segundo, um conservador! O revolucionrio se apropriou das teses do reacionrio. Sempre apoiado em abundante documentao, inclusive no arquivo pessoal de Caio Prado, Caldeira revela simetrias e apropriaes para a construo do conceito de "latifndio agroexportador", idia original de Oliveira Vianna. Reelaborado por Prado Jnior, o conceito centrava fogo na tese de que a economia resultava da relao de uma pequena elite branca com uma imensa populao de escravos. E que tal relao de explorao resultaria em produo carreada direta e exclusivamente para os cofres lusitanos. Nada no meio...

Pois sobre o "meio" que ele assesta as lentes de aumento, na segunda parte do livro: Construo. O ttulo no gratuito, pois a partir da que, graas a inmeros exemplos extrados de documentos de poca, ele d rosto aos personagens annimos que edificaram o

pas. E no s lhes d nomes, descreve os endereos e as atividades, mas explica as formas pelas quais os contratos comerciais eram celebrados: os adiantamentos financeiros, conhecidos como "armao", a introduo de uma escala no trabalho escravo para a manufatura mais eficiente de produtos, os dotes de casamento, a confiana entre parceiros comerciais sacramentada pelo "fio do bigode". E mais, ele revela como tais "produtores independentes, donos de seus meios de produo, capazes de produzir por conta prpria," realizavam negcios de Norte a Sul e acumularam capital com capacidade para financiar tanto o crescimento interno quanto de dominar negcios em dois continentes: traficantes de escravos que o digam! Mereceram at choradeira das autoridades portuguesas, queixosas da concorrncia. E isso porque aqui se estabeleceu uma economia baseada numa rede contratual entre agentes livres e independentes, com fora suficiente para vencer barreiras, levando seus resultados em direo diversa daquela pretendida pelas autoridades. Esses agentes foram "empreendedores".

Caldeira demonstra que Brasil no dependia de Portugal como quiseram autores da dcada de 70. Nada de "sentido da colonizao" apenas voltado para "fora" ou de "mercado interno nfimo" como martelaram tantos. Tal explicao no tinha qualquer sentido histrico. S ideolgico. Ele comprova que, ao contrrio, a Colnia cresceu mais do que o mercado metropolitano, mesmo numa realidade de monoplio comercial, subordinao poltica e presses culturais destinados a fazer dela a parte explorada do Imprio.

Viagem apaixonante pelas mos de um grande e competente pesquisador, Histria do Brasil com empreendedores descortina novos horizontes de estudo, apresenta atores histricos desconhecidos, alm de instigar a abordagem original da documentao. Trabalho rigoroso de pesquisa e reflexo, o livro h de encontrar eco entre acadmicos cujas indagaes tambm se aproximaram da mesma tese - a da acumulao interna - e que tiveram que enfrentar o antagonismo da "ideologia corporativa": Alcir Lenharo, Maria Odila Silva Dias, Joo Fragoso, entre outros. A cada novo livro, Jorge Caldeira se supera e comprova que aos eptetos j conhecidos, pode acrescentar o de historiador. E acrescento: dos melhores!

MARY DEL PRIORE historiadora, scia do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro.

Вам также может понравиться