Вы находитесь на странице: 1из 17

INSTRUES

I. Este Caderno contm 40 (quarenta) questes objetivas e 01 (uma) prova de redao

II. III. IV.

V. VI. VII. VIII.

IX.

X. XI. XII. XIII.

em Lngua Portuguesa. Caso apresente defeito de impresso ou falta de questo, solicite ao fiscal outro Caderno. Cada questo das provas possui 05 (cinco) alternativas, de (a) a (e), de mltipla escolha, e o candidato dever assinalar apenas uma alternativa como resposta. Verifique se as informaes do Carto de Respostas esto corretas e se correspondem s deste Caderno. O Carto de Respostas apresenta uma coluna para cada questo, e o candidato dever pintar completamente o crculo correspondente alternativa escolhida, conforme o exemplo: . Use caneta esferogrfica azul ou preta, no porosa, fabricada em material transparente, para assinalar a resposta. Os trs ltimos candidatos devero permanecer at o final da prova. O tempo de durao das provas de 4 (quatro) horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento do Carto de Respostas. As bancas de correo das provas de Redao analisaro se o texto desenvolvido pelo candidato atende s proposies solicitadas, observando a coerncia e a coeso, o nvel de argumentao, a capacidade de anlise e sistematizao das ideias, senso crtico e criatividade. Na Redao, o candidato dever revelar capacidade de expresso, domnio do lxico e da estrutura da lngua em seus aspectos fonolgico, morfolgico, semntico, sinttico e estilstico. O candidato poder retirar-se da sala de prova somente 2 (duas) horas decorridas do incio das provas. Ao trmino da prova, o candidato dever, obrigatoriamente, entregar ao fiscal de sala os Cartes de Respostas e este Caderno de Provas. O Caderno de Provas s poder ser levado pelo candidato, trinta minutos antes do trmino das provas. Com relao ao Carto de Respostas, ser anulada a questo cuja alternativa: a. no estiver devidamente assinalada; b. apresentar rabiscos, rasuras ou manchas; c. apresentar mais de uma opo.

CRONOGRAMA
18/09/2012 19 e 20/09/2012 www.unemat.br/vestibular Divulgao do gabarito preliminar. Perodo para interposio de recurso contra o gabarito preliminar, contedo ou formulao de questo. Divulgao do resultado dos recursos contra gabarito, 27/09/2012 contedo ou formulao de questo. Publicao do gabarito oficial. 03/10/2012 04 e 05/10/2012 Divulgao do desempenho preliminar nas provas objetivas. Perodo para interposio de recurso contra o desempenho preliminar nas provas objetivas. Divulgao do resultado do Concurso Vestibular Especfico. Divulgao do resultado Final da 1 fase CFO

14/11/2012

TABELA PERIDICA

QUMICA
QUESTO 01 Densidade uma das propriedades caracterizam as substncias. Por definio, densidade : a. b. c. d. e. proporo entre a massa de uma substncia e o volume da soluo. a proporo entre a massa e o pH. grupo de tomos ligados entre si para formar uma partcula discreta dependente. grupo de tomos ligados entre si para formar uma partcula discreta independente. nmero de Avogrado de uma substncia. que QUESTO 04 Assinale a alternativa correspondente ao mtodo de separao baseado na diferena de densidade e solubilidade: a. b. c. d. e. Coeficiente de solubilidade. Decantao. Evapotranspirao. Catao. Evaporao.

QUESTO 05 Leia atentamente os itens abaixo e considere os seguintes aspectos: I. Quanto maior a tendncia do tomo de perder eltrons, maior ser sua eletronegatividade. II. Quanto maior a tendncia do tomo de ganhar eltrons, maior ser seu carter metlico. III. Nos dois primeiros perodos da Tabela Peridica, a eletronegatividade cresce dos metais alcalinos para os halognios. Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e. Somente I verdadeira. Somente II verdadeira. Somente III verdadeira. Somente I e II so verdadeiras. I, II e III so verdadeiras.

QUESTO 02 Foram retirados 50 mL de uma soluo estoque de cido actico (CH3COOH) e diludos em gua para 250 mL. 25 mL dessa soluo diluda consumiu 25 mL de uma soluo 0,1 mol/L de NaOH para neutralizar o cido. Qual o teor de cido actico da amostra? (Dados: C=12; O=16; H=1) a. b. c. d. e. 1,3 % 0,4 % 3,0 % 5,7 % 10,1%

QUESTO 03 Numa reao qumica, os reagentes so transformados em produtos. Quando a proporo dos produtos e dos reagentes no mais alterada, significa que foi atingido um equilbrio qumico. Sobre o equilbrio qumico, correto afirmar que: a. b. c. d. e. pode ser analisado somente pelo aspecto qualitativo. pode ser descrito quantitativamente pela sua expresso da lei da ao das massas. no pode ser analisado somente pelo aspecto quantitativo. pode ser descrito qualitativamente pela sua expresso da lei da ao das massas. pode ser descrito quantitativamente pela sua expresso da lei de dissoluo.

QUESTO 06 Analise os compostos abaixo. I. II. III. IV. CH3CH2CHO CH3COOH CH3CH2CH2OH CH3CH2CH2CH3

Assinale a alternativa que os dispe em ordem crescente de pontos de ebulio. a. b. c. d. e. II, IV, III, I. IV, II, III, I. I, II, IV, III. II, III, I, IV. I, IV. II. III.

QUESTO 07 Do hlio, que tem Z = 2 e pertence famlia dos gases nobres, correto afirmar que: a. b. c. d. e. possui camada de valncia completa. da ligao entre seus tomos resultam molculas de frmula H2. est no 2 perodo da tabela peridica. isoeletrnico do H1+, cujo tomo tem Z = 1. no possui camada de valncia.

HISTRIA
QUESTO 11 Em 1888, o historiador Slvio Romero fazia este protesto: uma vergonha para a cincia do Brasil que nada tenhamos consagrado (...) ao estudo das lnguas e das religies africanas. Quando vemos homens, como Bleek [linguista alemo], refugiarem-se dezenas e dezenas de anos nos centros da frica somente para estudar uma lngua e coligir uns mitos, ns, que temos o material em casa, que temos a frica em nossas cozinhas, como a Amrica em nossas selvas, e a Europa em nossos sales, nada havemos produzido neste sentido! uma desgraa
(LOPES, Nei. Histria e cultura africana e afrobrasileira. So Paulo: Barsa Planeta, 2008, p.37).

QUESTO 08 Fazemos uso de vrios produtos qumicos no nosso cotidiano, como por exemplo, leite de magnsio, vinagre, calcreo e soda custica. correto afirmar que estas substncias citadas pertencem, respectivamente, s funes qumicas: a. b. c. d. e. cido, base, sal e base. base, sal ,cido e base. base, cido, sal e base. cido, base, base e sal. sal, cido, sal e base.

Sobre a histria da presena dos negros no Brasil, assinale a alternativa incorreta. a. Constantemente mencionado como pas de populao afrodescendente fora do continente africano, o Brasil ainda bastante carente de informaes sobre a Histria desse lado importante de sua formao. Entre os levantes de escravos que aconteceram at o sculo XIX, so particularmente notveis os episdios que envolveram os quilombos de Palmares, a Revolta dos Mals, na Bahia, e a Balaiada no Maranho. Os negros estiveram presentes em quase todas as aes realizadas no Brasil colonial, apenas no participaram do movimento bandeirista do sculo XVIII. Na Revolta dos Alfaiates, que ocorreu no sculo XVIII na Bahia, os rebeldes eram essencialmente negros e pobres. Na Guerra dos Farrapos, houve a participao de muitos escravos que se alistaram em busca de alforria.

QUESTO 09 No processo de fabricao das bolas de tnis, antes da unio das duas partes da bola, pequenas quantidades de NH4Cl e NaNO2 so colocadas dentro de cada uma das metades. O calor utilizado para selar essas duas partes provoca as seguintes reaes: NH4Cl + NaNO2 NH4NO2 + NaCl NH4NO2 N2 + 2H2O Qual o gs responsvel pela pressurizao da bola? a. b. c. d. e. (NH4)+(NO3) NH4Cl NaCl NaNO2 N2

b.

c.

d.

QUESTO 10 O fermento em p e o sal de fruta tm como principal componente a substncia de frmula NaHCO3, cujo nome : a. b. c. d. e. amonaco. carbonato de sdio. carbureto. bicarbonato de sdio. carbonato bsico de sdio.

e.

QUESTO 12 No dia 07 de maro de 1808, o Rio de Janeiro parou para ver a chegada da Corte portuguesa. O desembarque da nobreza na Amrica impressionou moradores da Colnia, que viam nas roupas e nos ornamentos dos recmchegados um luxo inacessvel (SILVA, C. B. O
domnio das roupas. Revista de Histria da Biblioteca Nacional. 06 jun. 2011).

QUESTO 13 A 23 de julho de 1840, por meio de uma medida constitucional, dom Pedro de Alcntara, com 14 anos e sete meses de idade, teve sua maioridade antecipada. Foi coroado como D. Pedro II e assumiu o trono e o governo do Brasil. Sobre o perodo de reinado de D. Pedro II, correto afirmar que: a. b. c. o Brasil se envolveu em trs conflitos armados com pases fronteirios da regio Platina. foi assinado o tratado de Methuen com os ingleses, conhecido como tratado de panos e vinhos. ocorreu a Revolta de Beckman no Maranho, uma regio pobre sustentada principalmente na explorao das drogas do serto e na pequena lavoura. o Brasil recebeu a misso artstica francesa que retratou as paisagens e os costumes brasileiros, tendo como principal representao Jean-Baptiste Debret. foi criada a Guarda Nacional, institudo o Cdigo de Processo Criminal e elaborado o Ato Adicional Constituio de 1824.

Sobre o cotidiano da nobreza portuguesa no Brasil, analise as afirmativas.


I.

II.

III.

IV.

Uma vez instalada no Brasil, a monarquia abusou da pompa como forma de se afirmar, tentando afastar as ameaas que vinham dos ideais da Revoluo Francesa. As festas da monarquia no eram ocasies apenas para divertimento, mas, principalmente, para a apresentao sociedade, como forma de alcanar distino, prestgio e reconhecimento. A chegada da Corte ao Brasil tambm ampliou o comrcio de roupas por causa da abertura dos portos s naes amigas. A Corte era a principal frequentadora das casas comerciais especializadas em moda no Brasil. Essas casas vendiam principalmente produtos franceses como chapus, luvas, vestidos e joias.

d.

e.

Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e. Somente I verdadeira. Somente II e III so verdadeiras. Somente I, II, III so verdadeiras. Somente II e IV so verdadeiras. Somente I e IV so verdadeiras.

QUESTO 14 O governo perdeu sua base de apoio poltico e social a partir do momento em que adotou uma poltica econmica austera e uma poltica externa independente. Na rea econmica, o governo se deparou com uma crise financeira aguda devido a intensa inflao, dficit na balana comercial e crescimento da dvida externa. O governo adotou medidas drsticas, restringindo o crdito, congelando os salrios e incentivando as exportaes. O ministro das relaes exteriores, Afonso Arinos, encarregouse de mudar os rumos da poltica externa brasileira e o Brasil comeou a se aproximar dos pases socialistas. O texto refere-se ao governo de: a. b. c. d. e. Jnio Quadros Juscelino Kubitschek Joo Goulart Getlio Vargas Eurico Gaspar Dutra

QUESTO 15 O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco portugus, porm, com o tempo, foi assumindo caractersticas prprias. A grande produo artstica barroca no Brasil ocorreu nas cidades aurferas de Minas Gerais. O escultor do conjunto de esculturas do Santurio do Bom Jesus de Matosinhos o principal representante do barroco mineiro. O escultor a que o texto se refere : a. b. c. d. e. Manuel da Costa Atade Antnio Francisco Lisboa Mestre Valentim Gregrio de Matos Guerra Francisco Xavier de Brito QUESTO 17 Noventa milhes em ao Pra frente Brasil do meu corao. Todos juntos vamos, Pra frente Brasil, Salve a seleo. A famosa cano, hino do tricampeonato brasileiro na Copa de 1970, tambm embalou um momento importante da nossa histria. Qual foi? a. b. c. d. e. Campanha O Petrleo Nosso. O Queremismo Getlio no Poder. Marcha para Oeste Criao de Braslia. O Plano Cruzado Combate inflao. Milagre Brasileiro: crescimento econmico durante a ditadura militar.

QUESTO 16 Na dcada de 1950, em transmisso ao vivo pela TV, muitos americanos ficaram chocados ao ver Elvis Presley rebolando e tocando uma msica que para os adultos parecia ser coisa do demnio, mas que para os jovens era apenas Rockn Roll. O surgimento deste ritmo musical nos Estados Unidos da Amrica pode ser explicado pelas mudanas que ocorreram no mundo no ps-guerra (1945-1960). Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. a. b. Essas mudanas foram determinadas pelo maior conflito que existiu nesse perodo: a guerra fria entre os EUA e a URSS. As maiores mudanas nessa poca foram de cunho poltico: os jovens adotavam posturas revolucionrias de esquerda, e assim nasceu o Rockn Roll. As maiores mudanas nessa poca foram de cunho social: jovens empregados e independentes desejavam um mundo diferente do de seus pais. As maiores mudanas nessa poca foram de cunho econmico: a falta de emprego e de oportunidades levou os jovens para a rebeldia, e assim nasceu o Rockn Roll. As maiores mudanas nessa poca foram de cunho cultural: os jovens que no desejavam lutar no Vietn criaram o Rockn Roll como forma de resistncia.

c.

d.

e.

QUESTO 18 Ao terminar a Primeira Guerra Mundial (1918), a Europa encontrava-se enfraquecida e abalada por fortes movimentos sociais. Particularmente, dois movimentos chamavam ateno dos polticos de ento: um na Itlia e outro na Rssia. Assinale a alternativa que indica os movimentos ocorridos, respectivamente, na Itlia e na Rssia. a. b. c. d. e. Fascismo e Bolchevismo. Nazismo e Comunismo. Comunismo e Bolchevismo. Fascismo e Nazismo. Comunismo e Fascismo.

QUESTO 19 A descoberta e a conquista da Amrica teve como marco divisrio o Tratado de Tordesilhas (1494), que praticamente dividiu o mundo entre apoiadores da Espanha e de Portugal. Alguns pases recusaram-se a reconhecer tal diviso, entre eles, a Holanda. Assinale a alternativa que se refere s aes holandesas contra as potncias ibricas. a. b. c. d. e. Colonizao do Sul dos Estados Unidos, onde fundaram os atuais Estados da Virgnia e Carolina do Sul. Ocupao da Bacia do Prata no sculo XVII. Tomada do Rio de Janeiro, no sculo XVI, e do Maranho no sculo seguinte. Conquista e colonizao da Jamaica. Conquista e colonizao do Nordeste do Brasil.

LNGUA PORTUGUESA
Com base no texto responda s questes 21 e22. O intelecto s precisa de uma fasca, mesmo que fraca, para acender o fogo da curiosidade e abrir uma clareira acolhedora que dar incio ao interminvel processo de enriquecimento do mundo interior. Qualquer livro pode ser essa fasca. Quem ama os livros nunca vai sentir falta de um amigo fiel, de um conselheiro ntegro ou de uma companhia divertida. Aprendendo e pensando o leitor assduo basta a si mesmo em qualquer tempo, seja qual for sua sorte na vida, escreveu Isaac Barrow, matemtico e telogo ingls do sculo XVII. A leitura o prazer mais duradouro, aquele que resiste quando todos os demais acabaram.
Fonte: Os brasileiros esto lendo mais. In Revista Veja. Edio 2258 ano 45 n 9, de 29 de fevereiro de 2012, p. 15.

QUESTO 20 No incio do sculo XVIII, os bandeirantes encontraram as primeiras jazidas de ouro de Mato Grosso, nas margens do Rio Coxip. A notcia do achado foi dada em 1719, por Pascoal Moreira Cabral, cuja esttua, em tamanho natural, est exposta no Museu Paulista. A respeito da atividade mineradora em Mato Grosso no perodo colonial correto afirmar que: a. b. o ouro de aluvio foi a principal fonte de riqueza, no s de Cuiab, mas tambm de Chapada dos Guimares, at o sculo XX. para assegurar o controle das minas de Cuiab, a Coroa Portuguesa determinou que apenas pessoas ligadas Coroa pudessem explorar as minas. a minerao impulsionou o estabelecimento de ncleos populacionais e tambm outras atividades econmicas, como a agricultura e o comrcio de gneros e de escravos. a corrida para a explorao das minas favoreceu a abertura de estradas, principal via de comunicao utilizada pelos paulistas. a grande produo de diamantes na regio do Guapor foi o que motivou a escolha de Vila Bela da Santssima Trindade como a primeira capital de Mato Grosso.

QUESTO 21 De acordo com a afirmao de Isaac Barrow: a. b. c. d. e. o leitor deve romper com os amigos fiis. o livro um companheiro desleal e divertido. o livro muda a sorte da pessoa. no necessrio ler, apenas amar os livros. a assiduidade na leitura faz com que o leitor se baste.

QUESTO 22 O texto identifica Isaac Barrow como matemtico e telogo ingls do sculo XVII. Isso significa que Barrow, alm de matemtico, era: a. b. c. d. e. estudioso de imagens medievais. membro de seita ocultista. mgico e adivinho. estudioso de assuntos relativos s divindades. meteorologista dedicado s causas da natureza.

c.

d.

e.

De acordo com o texto, responda s questes de 23 a 26.

Brasil? O que isso? A Funai j identificou 32 povos indgenas isolados no pas. Podem existir ainda outros 50 grupos na Amaznia. H indcios de sua existncia ou indivduos foram avistados, mas eles no tm contato com a sociedade nacional e outros grupos indgenas. Pouco se sabe sobre eles. A Funai especula que parte das tribos seja nmade e opta por no procur-las assim espera preservar seus hbitos. Os ndios so, ao todo, 817 mil, 0,4% da populao brasileira. Entre os mais prximos da sociedade o nomadismo est desaparecendo. [...].
Fonte: Brasil? O que isso?. In Revista Superinteressante. Edio 302 Maro de 2012, p. 74.

QUESTO 23 Analise as afirmaes. A totalidade da populao indgena isolada no pas de 32 povos. II. Estima-se que a populao indgena isolada constituda de 82 povos, sendo que destes, 50 ainda no foram identificados pela Funai. III. A populao indgena isolada, que vive na Amaznia, no tem contato com a sociedade nacional e com outros ndios. IV. Os ndios nmades representam 0,4% da populao brasileira.
I.

QUESTO 25 No fragmento A Funai especula que parte das tribos seja nmade e opta por no procur-las, a palavra em destaque designa: a. b. c. d. e. ndios sem habitao fixa, que se deslocam constantemente. ndios que se perderam de suas tribos e vivem isolados. ndios isolados do Estado do Amazonas. ndios que perderam seus hbitos culturais e sua lngua. ndios que vivem mais prximos da sociedade, porm isolados.

Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e. Apenas a I correta. Apenas a I e II so corretas. Apenas a II e III so corretas. Apenas a I e IV so corretas. Apenas a II e IV so corretas.

QUESTO 26 Na frase: H indcios de sua existncia ou indivduos foram avistados, mas eles no tm contato com a sociedade nacional e outros grupos indgenas, a palavra mas pode ser substituda, sem prejuzo de sentido, por: a. b. c. d. e. portanto. pois. assim. ento. contudo.

QUESTO 24 O ttulo da reportagem expressa um questionamento O que Brasil? De acordo com o texto, essa pergunta s poderia ser feita: a. b. c. d. e. pela Funai. pelos povos indgenas isolados no pas. pela populao indgena brasileira. pela sociedade nacional. pelos povos nmades.

QUESTO 27 Analise o texto. Era uma senhora franzina, de pouco mais de um metro e meio. Aparentava alhear-se do mundo, mas tinha no rosto as marcas da vivncia e nos olhinhos midos as da sagacidade. De acordo com a organizao, o texto parte de uma: a. b. c. d. e. narrativa, pois predominam verbos de ao. dissertao, pois se trata de parte de um ensaio que articula ideias e pontos de vista. pardia, pois apresenta um vis crtico, visando ao cmico e ao satrico. descrio, pois predominam verbos de situao e expresses qualificativas. argumentao, pois expressa uma opinio ou tese do autor.

QUESTO 29 Ontem, ontem tinha ag, hoje no tem. Hoje, ontem tinha ag, e hoje, como ontem, tambm tem
(Millr Fernandes. Veja de 04-04-2012, p.145)

Sobre o texto, assinale a alternativa incorreta. a. b. c. d. e. Trata-se de um jogo de palavras espirituoso a que se denomina trocadilho. As palavras ontem e hoje esto funcionando ora como sujeitos, ora como adjuntos adverbiais de tempo. A sentena exemplifica a funo metalingustica da comunicao: o uso da lngua para falar da lngua. Os sentidos se constroem atravs de antteses oposio de termos e de tempos. O tom irnico da sentena traduz-se em crtica s sucessivas mudanas semnticas da lngua.

QUESTO 28 Na construo de um texto, observar o paralelismo (sinttico, morfolgico ou semntico) consiste em dispor os termos ou expresses numa sequncia lgica e harmnica, mantendo a coeso entre eles. Analise os perodos e assinale o que no apresenta paralelismo sinttico. a. b. c. d. e. saudvel o hbito de tomar muito lquido, seja no vero e no inverno, quando cai a umidade do ar. Por um lado, gostei da festa, porque me diverti; por outro, no gostei, porque o cardpio estava horrvel. Quanto mais pessoas eu conheo em Cceres, mais me agrada morar nesta cidade. A prtica da corrupo sempre funesta, tanto nos altos escales do governo, quanto nas reparties pblicas mais singelas. Quer chova a cntaros, quer faa sol de estalar mamona, amanh iremos pescar.

QUESTO 30 O racismo brasileiro isso: assassinato direto e indireto, maus tratos, falta de polticas pblicas, desleixo, naturalizao da desgraa, criminalizao da pobreza.
(Revista Caros Amigos. Fevereiro de 2012).

No texto, a definio dada ao racismo apresenta forte tendncia argumentativa contra essa prtica condenvel. Assinale a alternativa que indica o recurso argumentativo. a. b. c. d. e. Periodizao de eventos discriminatrios. Enumerao de fatos e condutas negativas. Apresentao de dados oficiais e estatsticos. Uso de linguagem jornalstica. Utilizao de termos tcnicos sobre o assunto.

LITERATURA
Leia o fragmento do romance O Cortio, de Alusio Azevedo, e responda s questes 31 e 32. Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. [...] O rumor crescia, condensando-se; o zum-zum de todos os dias acentuava-se, j se no destacavam vozes dispersas, mas um s rudo compacto que enchia todo o cortio. Comeavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discusses e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; j se no falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentao sangunea, naquela gula viosa de plantas rasteiras que mergulham os ps vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfao de respirar sobre a terra. (AZEVEDO [1890],
2010, p. 36 e 37)

QUESTO 32 Refletindo o sobre o fragmento, correto afirmar que: a. b. c. a libido e a virilidade sexual no tm importncia na obra, pois as personagens no exercitam esse aspecto. o comportamento das personagens muito subjetivo e no ditado pelo meio em que elas vivem. repetidamente as personagens sofrem um processo de zoomorfizao, ou seja, a animalizao do comportamento humano, que vai ao encontro dos preceitos do romance naturalista. diferentemente de outras obras, em O cortio Azevedo no d grande importncia ao agrupamento humano, valorizando muito mais a subjetividade dentro de um determinado grupo. as relaes amorosas em O cortio seguem a regra do sentimento idealizado e inatingvel, descartando o desejo carnal entre as personagens.

d.

e.

QUESTO 31 Assinale a alternativa que corresponde a uma leitura incorreta do fragmento citado. a. b. c. O determinismo explorado por Azevedo pode ser verificado na utilizao de metforas e de elementos descritivos. O texto apresenta um dinamismo na narrativa, destacando a utilizao dos sentidos de viso, olfato e audio. Alusio Azevedo enfatiza aspectos animalescos nas personagens, mas tambm demonstra a alegria de viver e o prazer de existir dos seres que habitam o cortio. A apresentao dos aspectos introspectivos das personagens tem o objetivo de estabelecer correspondncias entre o mundo real (fsico) e o espiritual (metafsico). A fora do coletivo enfatizada no texto. O cortio apresentado tal qual uma personagem, acordando vagarosamente, como se fosse uma grande colmia humana.

QUESTO 33 Leia o fragmento de Memrias pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis. Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moiss, que tambm contou a sua morte, no a ps no introito, mas no cabo: diferena radical entre este livro e o Pentateuco. (ASSIS [1881],
2010, p. 17).

d.

e.

Definindo-se como um defunto autor, correto afirmar que o narrador: a. b. c. d. e. escreveu suas memrias antes de sua morte. escreveu a prpria morte. descreveu a sua morte aps o nascimento. pde ressuscitar na sua obra aps a morte. em vida, pde obter o reconhecimento de sua obra.

QUESTO 34 Sobre o Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, correto afirmar que: a. b. c. d. e. um romance renascentista que faz profundas crticas sociais. seu texto barroco rebuscado voltado para reflexes sobre sociedade e religio. um texto que se insere no Humanismo e tem reflexes antropocntricas. o seu estilo, marcado pela valorizao do campo e das coisas simples, tpico do Arcadismo. possui personagens trovadorescas construdas a partir do cotidiano da sociedade portuguesa.

QUESTO 37 Leia abaixo o fragmento do prefcio de Paulo Rnai, escrito para a edio de Sagarana de 2001, lanada pela editora Nova Fronteira. A vida retrada do valento arrependido que, depois de ter sido deixado como morto pelos capangas do adversrio, levou anos a restaurar a sade do corpo e a amansar o esprito sedento de vingana inspira ao leitor uma inquietao crescente. Treme-se por esta alma perdida e reencontrada, que por fim s escapar tentao da desforra por outro ato louco de valentia que o redime, mas ao mesmo tempo o aniquila. (p.18) A qual conto da obra Rnai se refere? a. b. c. d. e. Corpo fechado A hora e vez de Augusto Matraga Duelo Sarapalha A volta do marido prdigo

QUESTO 35 Escritor que se dedicou a problematizar e a questionar a funo da literatura, Machado de Assis, em Memrias pstumas de Brs Cubas, inova na estrutura, na temtica e na linguagem. Isto posto, assinale a alternativa incorreta. a. b. c. d. e. Na estrutura revela um modo peculiar de escrita, buscando inspiraes no autor portugus Camilo Castelo Branco. Na temtica investe na complexidade dos indivduos. Cria suas personagens sem nenhuma idealizao romntica. Sua linguagem personalista e cida se estabelece no conjunto das caractersticas realistas. Critica, com voracidade e ironia, a sociedade na qual estava inserido.

QUESTO 38 Sobre o romance A cidade e as serras, de Ea de Queirs, publicado em 1901, correto afirmar que: a. b. o romance conta a histria de um padre que rompe com o celibato e acaba engravidando sua amante. o enredo se desenrola atravs de uma narrativa que se volta principalmente para a crtica ao casamento e sociedade lisboeta do comeo do sculo XX. a obra se concentra nos relacionamentos amorosos no concretizados da personagem Jacinto. Utilizando-se dos preceitos do romantismo, o autor busca a idealizao do amor, o bucolismo e a fuga da realidade. o narrador se concentra na crtica aos que vivem no campo, enfatizando a beleza e as possibilidades tecnolgicas da cidade grande. a obra apresenta a personagem Jacinto que inicialmente no gosta da vida campesina e se adere ao desenvolvimento tecnolgico da cidade. No final, opta por regressar vida do campo e a transforma por meio da aplicao dos seus conhecimentos cientficos.

QUESTO 36 Analisando a obra Memrias de um sargento de milcias, de Manuel Antnio de Almeida, no que tange ao poder judicirio, incorreto afirmar que: a. b. c. d. e. no tempo do rei, o respeito que tinham os meirinhos era influenciado pelas suas condies fsicas. o romance cita o canto dos meirinhos, que era um local, no Rio de Janeiro, onde os meirinhos se reuniam. no tempo do rei, os meirinhos, nomeados pelo prprio rei, eram bastante considerados. os desembargadores exerciam funes diferenciadas dos trabalhos executados pelos meirinhos. meirinhos e desembargadores exerciam as mesmas funes, compondo o judicirio.

c.

d.

e.

QUESTO 39 Conversa de bois um dos contos que integram a obra Sagarana. Do seu enredo como um todo, correto afirmar que: a. b. a viagem toda muito serena e tranquila e nada de extraordinrio acontece com os bois ou com os carreiros. os bois, puxando o carro, fazem uma viagem que comea com o transporte de uma carga de rapadura e um defunto e termina com dois. nesse conto a objetividade de Guimares Rosa muito exercitada. Deixando de utilizar a linguagem potica, o autor direto e seco na sua escrita. Buscap, irmo de Tiozinho, uma das personagens fundamentais no desenrolar do conto. o defunto, que ia junto com as rapaduras, j estava ali h muito tempo e era pai de seu Agenor.

c.

d. e.

QUESTO 40 Sobre as personagens da pea Auto da compadecida, de Ariano Suassuna, incorreto afirmar que: a. o Diabo uma construo alegrica de muita importncia, mantendo um grande contraste com Manuel e com a Compadecida. a moral social, comprometida com o sistema econmico, uma das crticas feitas pelo autor atravs da construo de algumas personagens. Joo Grilo, a personagem protagonista, um tpico heri clssico. Suas principais virtudes so a coragem e a grandeza. os fortes traos na composio do Padre e do Bispo tm o objetivo de demonstrar como so maus sacerdotes. a Compadecida acaba sendo a melhor defensora de Joo Grilo, no enxergando maldade nos seus atos em vida.

b.

c. d. e.

PROPOSTA DE REDAO
Partindo do pressuposto de que, na vida em sociedade, os problemas sociais dizem respeito a todos os cidados, voc deve se incomodar com a situao de miserabilidade em que vivem milhes de brasileiros, sem as mnimas condies de vida digna. Com base na leitura dos textos abaixo e nos conhecimentos que voc produziu no decorrer de sua formao, redija um texto dissertativo em que voc reflita sobre a seguinte questo: A misria resiste no Brasil. Manifeste sua opinio sobre o problema e aponte propostas de soluo para ele.

Texto 01 No tenho um caminho novo, o que tenho de novo o jeito de caminhar.


(Thiago de Mello)

Texto 02 Art. 3. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I. construir uma sociedade livre, justa e solidria; II. garantir o desenvolvimento nacional; III. erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.
(Constituio da Repblica Federativa do Brasil)

Texto 03 Classes tm opinies diferentes quanto causa da pobreza no Brasil Desemprego e educao de m qualidade, segundo a populao brasileira, so as maiores causas da pobreza no pas. o que diz a pesquisa Percepo sobre pobreza: causas e solues, divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada) em dezembro de 2011. Desemprego a causa mais apontada (43,8%) entre aqueles cuja renda per capita atinge at quatro salrios mnimos, enquanto que educao aparece como principal causa (38,5%) na opinio dos que possuem renda acima de cinco salrios. Quando apresentados em conjunto, os resultados da pesquisa apontam desemprego em primeiro lugar (29,4%), seguido de educao (18,4%), corrupo (16,8%) e m distribuio de renda (12%) como as razes apontadas. Corrupo a segunda causa mais apontada pelos de classe mdia/alta, e fica em terceiro lugar na lista de resposta dos mais pobres. Mas se discordam quanto aos motivos, as diferentes classes concordam numa coisa: o problema de ordem estrutural. Segundo a pesquisa, apenas 2,8% da populao mencionaram, espontaneamente, causas relacionadas a problemas individuais (preguia/comodismo) e, somente, 3,9% mencionaram as drogas. Dessa percepo, continua o texto, pode-se depreender que a sada da pobreza no depende apenas de esforos individuais. A soluo apontada pela maioria pesquisada para o fim da pobreza foi o crescimento econmico, que geraria mais empregos (31,4%) e melhores salrios (16,1%). Aqui, a educao volta a aparecer: 23,3% da populao acham que o caminho para sair da pobreza o acesso educao de qualidade. Alm de apresentar as causas e possveis solues imaginadas para a pobreza, a pesquisa, dividida em sete sees, traz um ranking dos principais problemas do Brasil segundo a populao. So eles: violncia e insegurana, sade, corrupo, desemprego e educao. Pobreza e fome apenas o sexto problema do ranking, citadas por 6,1% dos entrevistados.
(Monique Lopes Revista Com Cincia Fevereiro de 2012)

INSTRUES
O rascunho da redao deve ser feito no espao indicado. A redao final deve ser escrita tinta, no Carto de Resposta destinado verso definitiva da Redao, em at 30 linhas. A redao com at 10 (dez) linhas escritas ser considerada insuficiente e receber nota zero. A redao que fugir ao tema ou que no atender ao tipo dissertativo-argumentativo receber nota zero. A redao que apresentar cpia dos textos motivadores ou do Caderno de Questes ter a cpia desconsiderada para efeito de correo. Texto com a identificao ou assinatura do candidato receber nota zero.

Вам также может понравиться