Вы находитесь на странице: 1из 6

Informativo - Ano 1 - n 1 - 15 de janeiro a 15 de maro de 2.

013

ALTO ALEGRE DO PINDAR - Sede Aconteceu - 15/01 - Encontro com gestantes do bairro Novo. O evento contou com a participao de nove gestantes, que compartilharam suas experincias, medos, expectativas e preparao do enxoval e para o parto. - 17/01 - Oficina de bonecas no bairro Novo. Depois que a equipe de Educadores Sociais participou de uma oficina com o professor Srvulo, essa prtica replicada com as crianas, adolescentes e gestantes dos bairros. Participaram 12 (doze) crianas e duas gestantes.

- 16/01 - Oficina cuidados com beb, Casa do Professor; experincia para treinar os jovens que ainda tm certa dificuldade nessa prtica. 23 (vinte e trs) pessoas participaram da atividade. - Oficina de contao de histrias, no bairro Novo. A oficina repete-se nas tardes de frias. 32 (trinta e duas) crianas e adolescentes participaram com bastante entusiasmo. - Encontro de Avaliao e Planejamento, Casa do Professor. o momento de corrigir os rumos metodolgicos das aes e favorecer a formao continuada da equipe. - Participao da Campanha do Dia da Limpeza da Cidade, organizado pela Secretaria da Cultura e Meio Ambiente, nossas parceiras. - 21/01 - Encontro com gestantes do bairro Trizidela. A Agente Comunitria de Sade Poliane Cntia fez uma roda de conversa com as gestantes. - 22/01 - Oficina de permacultura e encontro com as crianas - pintura de tinta de terra no muro do quintal de Sr. Deusdete. Nove crianas e quatro educadoras estiveram presentes. - 22 a 24/01 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com recm-nascidos, com as enfermeiras Janana e Wagna, com a participao de 16 (dezesseis) pessoas. - 23/01 - Teatro com as crianas encenao da pea Maria Vai com as Outras, baseada no livro de mesmo ttulo. Participaram 19 (dezenove) crianas e uma lder comunitria. - 24/01 - Roda de leitura e contao de histrias na Praa Central, com a participao de 13 (treze) crianas.

- 28/01 - Mapeamento dos quintais do bairro Novo. Priorizamos os quintais das gestantes e purperas para conversar melhor sobre a alimentao e condies favorveis produo de hortalias. - 29/01 - Exibio do filme Procurando Nemo. Participaram trs pais, 27 (vinte e sete) crianas e adolescentes e 15 (quinze) Educadores Sociais. - 29 a 31/01 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com recm-nascidos, no povoado de Auzilndia. 18 (dezoito) pessoas estiveram presentes. - 30/01 - Organizao do material e livros recolhidos na campanha do Banco do Livro Casa do Professor. - 31/01 - Oficina de cafun com as gestantes do bairro Novo relaxamento corporal com a terapeuta Jadeane Martins, nossa parceira. - 05 a 07/02 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com recm-nascidos, no povoado do Mineirinho. - 22/02 - Encontro com as gestantes na UBS do bairro Trizidela. 12 (doze) gestantes e sete outros pacientes estiveram presentes. Na oportunidade, realizamos uma roda de conversa sobre o projeto e suas aes no municpio.

- 25/02 - Visita ao Farol da Educao, realizada pela equipe de Educadores Sociais. A visita favorece uma possvel parceria entre o projeto e o Farol. Fomos recepcionados por Ana Maria e pelo paisagista Nando.

- 26/02 - Encontro de avaliao e planejamento Casa do Professor. momento de corrigir os rumos metodolgicos das aes e iniciar a formao continuada da equipe. - Participao da equipe de Educadores Sociais no Encontro Municipal de Educao, realizado no teatro da cidade. Na oportunidade, conversamos sobre o projeto e formas de participao dos parceiros. - 27 a 29/02 - Continuao do levantamento e identificao de gestantes. Acontece - Diariamente - visitas e fixao das placas com identificao de gestantes e purperas. - Coleta de terra para fabricao de tinta e pintura nas casas e muros das comunidades. - Coleta de material reciclvel para realizao de oficinas com as crianas.

- Elaborao de planta baixa e designer do quintal da UBS para prtica de permacultura. - 25/02 - Mobilizao da comunidade em prol da recuperao da escadaria que d acesso aos outros bairros da cidade.

- Catalogao de livros para o Banco do Livro de Altamira. - Todas as sextas-feiras - encontro da equipe para avaliao e planejamento.

Acontecer - 12/03 - Segunda mobilizao dos moradores dos arredores para recuperao e conservao das escadarias. Esse era o carto-postal da cidade e precisa ser revitalizado. - 13/03 - Mutiro de limpeza das escadarias e replantio dos canteiros centrais. Convocao geral da populao. - 13 a 15 e 25 a 27/03 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com RN. A primeira oficina ser realizada na Casa do Professor. A outra acontecer em um local a ser definido pela Secretaria de Sade. - 20/03 - Encontro com os Agentes Comunitrios de Sade, Anjos da Guarda e Cuidadores Solidrios para roda de conversa sobre as aes e propostas do projeto. - 21/03 - Roda de conversa com os enfermeiros, coordenadora da Ateno Bsica Sade e Anjos da Guarda, com foco na rede de atendimento a ser efetivada. - 26 a 28/02 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com recm-nascidos, no povoado de Altamira. - 27/03 - Sarau da poesia no teatro da cidade. ITAPECURU MIRIM Aconteceu - 15/01 - Visita do Grupo Amigos do Hospital ao Hospital Adlia Matos da Fonseca. O grupo dedica esse momento s gestantes e purperas, dandolhes recomendaes fundamentais sobre a primeira mamada e cuidados com o coto umbilical. Participam dessa ao duas Cuidadoras por semana.

- Na primeira quinzena de janeiro, nasceram em Itapecuru, dois meninos, filhos de Lucilene, da comunidade rural Bonfim, e Sandra, moradora da sede. Durante a gestao, elas utilizaram a Casa do Meio do Caminho. - 15/01 - Dia do Brincar, no Quilombo Santa Joana. Neste dia, a palavra chave ALEGRIA. Aproveitamos esse momento para trabalhar o respeito, a autoestima e o afeto. - 16/01 - Oficina de contao de histrias no Projeto Ser Criana, na Comunidade Santa Rosa dos Pretos. Essa atividade desperta nas crianas e adolescentes o interesse pela leitura, envolvendo-os em um mundo de fantasias. - 17/01 - Oficina de criatividade. Na oportunidade, as crianas desenharam e desenvolveram toda a sua criatividade. Em seguida, elas comentaram cada um dos desenhos criados transformando esse momento prazeroso em aprendizado. - 18/01 - Passeio ecolgico com as crianas dos projetos Sementinha e Ser Criana. Durante a atividade, elas aprendem coisas novas e valorizam vrias espcies da fauna e flora do Quilombo. - 21/01 - Cozinha Experimental - sopo nutritivo, utilizando legumes e verduras do prprio Quilombo. Alm de apreciar o sabor da sopa, aprendemos a aproveitar melhor os nossos alimentos.

- Reunio com a Secretria de Sade, Secretria Adjunta de Sade, Secretrio da Ateno Bsica, Secretria de Assistncia Social Assistente Social e equipe local do Projeto Cuidando do Futuro. Na oportunidade, apresentamos o projeto para que a nova administrao possa conhecer a proposta. - 22/01 - Dia do Aprendizado - utilizao de pedrinhas para trabalharmos as quatro operaes e oficina de leitura. A atividade foi elaborada, pois percebemos que grande parte de nossas crianas tem dificuldades com as quatro operaes, leitura e escrita.

- 14/02 - Encontro com a comunidade frequentadora da Igreja de So Miguel. Pauta: divulgao da Casa do Meio do Caminho. - 15 a 20 e 27/02 - Mutiro das Cuidadoras para identificao e acompanhamento das gestantes nos bairros onde moram as Cuidadoras Solidrias. - Oficina de tinta de terra no bairro da Torre, na casa da gestante Josiane Maria Santos Souza. Assim, vamos deixar a casa bonita para receber o mais novo morador. - 15/02 - Passeio ecolgico com as crianas dos projetos Ser Criana e Sementinha, no Quilombo Santa Rosa dos Pretos. Descobrimos vrias sementes que ainda no conhecamos. 68 (sessenta e oito) pessoas entre crianas, adolescentes e educadores participaram do passeio.

- 25/01 - Oficina de Jogos Pedaggicos na Casa do Meio do Caminho, em Itapecuru, para auxiliar as Educadoras Sociais do Quilombo no processo de aprendizagem das crianas. " preciso toda uma aldeia para educar uma criana". - 29 e 30/01 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e oficina de Cuidados com recm nascidos, realizada na regional da sade. 20 (vinte) pessoas participaram da oficina. Dessa forma, preparamos os participantes, deixando-os aptos para ensinar a toda a comunidade os cuidados bsicos com um recmnascido. - 01 a 28/02 - Atividades dos projetos Ser Criana e Sementinha, nas comunidades quilombolas Santa Joana e Santa Rosa dos Pretos. - 05/02 - Encontro com vizinhos solidrios para construo de cronogramas de manuteno e cuidados com a Casa do Meio do Caminho.

- 18/02 - Visita das crianas do Projeto Sementinha s casas do Quilombo Santa Joana. Essa foi a oportunidade de aprender com os mais velhos e conhecer as histrias do quilombo e das pessoas que ali vivem. - 19/02 - Dia do Esporte - Dia para discutir o time! Durante essa atividade, os participantes divertiramse e trabalharam em grupo.O ponto forte deste dia foi o bate-papo sobre o autocuidado e a sade. - 20/02 - Mutiro no bairro Roseana Sarney, com as Cuidadoras Solidrias, para identificao de novas gestantes. Neste dia, foram descobertas mais 18 (dezoito) gestantes, que sero cuidadas e tero gestaes seguras e saudveis. Participaram desta atividade 25 (vinte e cinco) crianas.

- 20/02 - Roda de brincadeiras. O dia foi emocionante e cheio de troca de afeto e cafun!

- 25/02 - Oficinas de remdios naturais na Casa do Meio do Caminho. Na oportunidade, discutimos sobre sade, autoestima e autocuidados. - 26/02 - Bate-papo com idosos, benzedeiras e parteiras e oficina de Cuidados com RN. Assim, trocamos experincias e aprendizados, transformando-os em aliados para a reduo da mortalidade infantil. 14 (quatorze) pessoas participaram da ao, sendo sete gestantes, uma purpera e seis Educadores e Cuidadores. - 26 e 27/02 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com RN, com durao de 16 (dezesseis) horas. A oficina foi dividida em dois dias. A ideia formar a aldeia, para garantir e assegurar o nosso objetivo de reduzir a mortalidade infantil. - 28/02 - Construo da horta do projeto e localizao de um espao para encontros da comunidade Santa Joana. - 28/02 - Oficina de carto de tinta de terra, realizada na Casa do Meio do Caminho. Dessa forma, podemos montar o kit com a planta e o cofrinho que ser entregue a cada me na sada do hospital com seu beb - para cada nova vida, uma rvore. - 01/03 - Produo dos cofos, na comunidade Santa Joana, para colocar as mudas entregues s purperas que receberem alta no Hospital Adlia Matos da Fonseca. - 04/03 - Atividades dos Amigos do Hospital com gestantes e purperas, proporcionando momentos de dilogo e cuidados. - 05/03 - Oficina de beleza no projeto Ser Criana do Quilombo Santa Joana. O objetivo dessa ao ampliar a autoestima e o autocuidado dos participantes. - 05 e 06/03 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com RN. Mais equipes so formadas para ajudar no cuidado e assistncia das gestantes, purperas e recm-nascidos.

- 21/02 - Coleta de sementes para a produo de mudas entregues s gestantes e seus bebs que receberem alta no Hospital Adlia Matos da Fonseca. - 21/02 - Encontro com os fiis da Igreja de So Miguel. A cada dia, mais gente convidada a fazer parte das rodas do Projeto Cuidando do Futuro. 20 (vinte) pessoas participaram desse encontro. - 21/02 - Oficina de carto de tinta de terra. Os cartes, feitos pela equipe de Itapecuru, acompanharo as mudas de rvores que sero doadas s gestantes e seus bebs assim que sarem da maternidade. As mudas so colocadas em cofo e preparadas pelas crianas dos projetos Sementinha e Ser Criana, juntamente com a equipe da comunidade Santa Rosa dos Pretos. 11 (onze) pessoas participaram da oficina. - 22/02 - Atividades com as gestantes do Quilombo Santa Rosa dos Pretos. O objetivo garantir que 100% das gestantes daquela localidade tenham um pr-natal de qualidade, reduzindo assim a mortalidade infantil. Quatro gestantes estiveram presentes. - 22/02 - Passeio ecolgico. O objetivo foi conhecer os ecossistemas do quilombo e pensar em como cuidar de cada um deles.

- 07/03 - Ornamentao no ponto de encontro das crianas e adolescentes dos projetos Ser Criana e Sementinha, na Ramada - Quilombo Santa Rosa dos Pretos. O local est ainda mais bonito e agradvel. - 08/03 - Encontro com as gestantes do Quilombo Santa Rosa dos Pretos. Assim, podemos garantir um pr-natal completo a todas as gestantes. Acontece - 11/03 - Atividade da Cozinha Experimental. Novas receitas e novos conhecimentos! - Teras-feiras - Reunio de equipe no Quilombo Santa Joana. - Quartas-Feiras - Reunio de equipe no Quilombo Santa Rosa dos Pretos. - Quintas-feiras - Reunio de equipe na Casa do Meio do Caminho em Itapecuru Mirim.

Acontecer - 12/03 - Dia do Esporte, no Quilombo Santa Joana. Momento de brincar, pular, correr, aprender, conviver e ser feliz. - 13/03 - Contao de histrias. A atividade leva as crianas dos projetos Ser Criana e Sementinha a conhecer o mundo da imaginao, encontrando-se com a Me Dgua, Curupira, duendes e seres encantados, que existem dentro dos livros e no imaginrio do Quilombo Santa Rosa dos Pretos. - 14/03 - Horta e plantio. Valorizamos as plantas e cuidamos da terra do Quilombo Santa Joana.

Este informativo contou com a contribuio de Eliane Luiz de A. Oliveira, Vnia Lcia Coutinho, Helbert S. Rodrigues, Gleidiane O. Santos, Doralice B. Mota, Diana Ribeiro e Simone Ceclia M. da Mata.

Вам также может понравиться