Вы находитесь на странице: 1из 13

86

e-scrita

ISSN 2177-6288

Homens com feies suaves e DNA de bom pai: as avaliaes do homem contemporneo
Lus Adriano de Souza Cezar (UFSM) Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)
Resumo: Com a crise da sua posio hegemnica no sculo XX, o homem passou por um intenso processo de contestaes que implicaram mudanas comportamentais e estticas no ideal de masculinidade ocidental. Para comprovar tais mudanas, recorreu-se Teoria da Avaliatividade de Martin & White (2005). Segundo os estudos de avaliatividade, os falantes/escritores utilizam recursos semntico-discursivos para expressar emoes, julgamentos e avaliaes em trs domnios de interao: atitude, engajamento e gradao. Com base no domnio da atitude, este trabalho tem por objetivos identificar, por meio da linguagem, ndices avaliativos do padro de beleza masculino contemporneo, verificar a rea semntica predominante nessas ocorrncias avaliativas e reconhecer a emergncia de uma nova masculinidade. Nesta pesquisa, de cunho dedutivo/qualitativo, selecionaram-se quatro reportagens publicadas entre 2009 e 2010 nas revistas brasileiras Isto e poca. As ocorrncias de avaliatividade foram classificadas de acordo com o subsistema da atitude. Como resultados, destacam-se as ocorrncias de julgamento e apreciao. Alm disso, tambm se pde constatar que certas escolhas lingusticas, sobretudo, as que se referem a avaliaes comportamentais, colaboram para a emergncia de um novo homem. Palavras-chave: homem contemporneo; Teoria da Avaliatividade; masculinidade.

Men with tender features and a good fathers DNA: assessments to contemporary man

Abstract: With the crisis of its hegemonic position in the twentieth century, the man went through an intense process of disputes that resulted in behavioral and aesthetic changes in the ideal of western masculinity. To prove those changes, was used the Theory of Appraisal of Martin & White (2005). According to the studies of the Appraisal System, the speakers / writers use semantic-discursive resources to express emotions, judgments and evaluations in three areas of interaction: attitude, engagement and graduation. Based on the field of the attitude, this study aims to identify, through language, evaluative indices of the contemporary male beauty standard, verify the semantic preponderant area in those evaluations occurrences and recognize the emergence of a new masculinity. In this research, of a deductive / qualitative character, were selected four reportages published between 2009 and 2010 in the Brazilian magazines Isto and poca. The appraisal occurrences were classified according to the attitude subsystem. As results, were detached the occurrences of judgment and evaluation. In addition, was discovered that certain linguistic choices, especially those relating to behavioral assessments, collaborate for the emergence of a new man. Key words: contemporaneous man; Theory of Appraisal; masculinity.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

87

INTRODUO Com a efervescncia por que passou o movimento feminista logo aps a Segunda Guerra Mundial, impulsionado pelas polticas de identidade e pelas mudanas no mercado de trabalho, e a organizao do movimento gay, a partir da dcada 1960, a masculinidade tornou-se alvo de intensos estudos e debates. A hegemonia do gnero masculino nas culturas ocidentais passou a ser questionada e a emergncia dessas minorias revelou mudanas em relao aceitao social do poder arbitrrio dos homens. Diante dessa nova ordem social, em que o homem viu seu papel de agente hegemnico ser abalado, foi encorajada uma srie de discusses sobre o comportamento masculino e promoveu-se a flexibilizao do modelo tradicional de masculinidade. Na virada do sculo XX para o XXI, o homem abandonou a agressividade e os sentimentos contidos para dar lugar sensibilidade e ateno, sobretudo, quela que outrora havia sido dominada pela sua posio socialmente privilegiada. A partir desse recorte, este trabalho aborda, por meio das anlises de quatro reportagens, questes referentes aparncia e ao comportamento do homem contemporneo. Para realizar tais anlises, ser utilizada a teoria Appraisal System (no Brasil, traduzida como Teoria da Avaliatividade). Esta abordagem foi desenvolvida pelos linguistas Jim Martin e Peter White e surgiu como uma ramificao da Lingustica Sistmico-Funcional de Halliday. A Avaliatividade, conforme White (2004), apresenta tcnicas para analisar como a avaliao e a perspectiva operam em textos e se interessa na funo social dos recursos utilizados pelos falantes/escritores para expressar seus sentimentos e posies. Este artigo pretende identificar, por meio da linguagem, ndices avaliativos do padro de beleza masculino contemporneo. Alm disso, tambm objetiva verificar a rea semntica predominante nessas ocorrncias avaliativas. Por fim, este trabalho foi elaborado com a inteno de reconhecer a emergncia de um novo ideal de masculinidade socialmente aceita. No restante deste artigo, far-se-, inicialmente, um breve percurso sobre as mudanas no masculino. A seguir, a ateno ser voltada para concepes da Lingustica Sistmico-Funcional, a saber: linguagem e suas trs metafunes. Logo aps, ser apresentada a teoria desenvolvida por Jim Martin e Peter White e realizar-see-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

88

o algumas consideraes a respeito do gnero reportagem, a que pertencem os textos selecionados para este trabalho. Feito tudo isso, apresentar-se-o os resultados das anlises das reportagens e discutir-se-o, tendo em vista a fundamentao terica e os objetivos deste estudo, as ocorrncias de avaliatividade presentes nos textos.

AS MUDANAS NO MASCULINO

Na discusso acerca da representao de gneros, o homem sempre foi associado a valores como fora, coragem e virilidade. Esse ideal de masculinidade no Ocidente, conforme Oliveira (2004), resultado de elaboraes culturais que se estabeleceram, sobretudo, no mundo burgus do sculo XIX. De acordo com o autor, a burguesia, alm da bravura e da responsabilidade, cultivou o autocontrole e a conteno das expresses emocionais como atributos de uma masculinidade autntica:
A conteno, a moderao, o autocontrole burgus eram tidos como fundamentais tanto para a vida familiar quanto para os futuros chefes de famlia. Desenvolver o equilbrio e o domnio sobre si prprio era pr-requisito para que se pudesse ter controle e autoridade sobre a famlia, na condio de marido e pai. (OLIVEIRA, 2004, p. 49)

Com tais imperativos culturais, segundo Lima (2008), o homem devia se sobressair por seu poder, seus negcios e sua moralidade. J a mulher se preocuparia com a casa, os filhos e o universo da beleza. Assim, de um lado, criou-se o sexo forte, que saa de casa para trabalhar e sustentar sua famlia, enquanto, de outro, o sexo frgil esperava a volta de seu homem com acar e afeto. Aps a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as inovaes tecnolgicas desse perodo implicaram significativas alteraes no mercado de trabalho. Klanovicz (2009) mostra que um contingente cada vez maior de mulheres passou a perturbar os homens. Isso se deu, provavelmente, porque nos setores de servios, finanas e indstria de informao, amplamente expandidos a partir dessa poca, as distines de gnero no revelam nenhuma importncia, ou seja, tais trabalhos podem ser desempenhados tanto por homens, quanto por mulheres. Desse modo, o aumento da participao feminina no mercado de trabalho contribuiu para o desgaste, no sculo XX, de alguns dos valores associados ao ideal de masculinidade.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

89

Mas no apenas a expanso do mercado de trabalho explica esse desgaste. preciso destacar as polticas de identidade do sculo XX, como o feminismo e o movimento gay, para compreender a crise no papel hegemnico masculino. Louro (2010) considera o final da dcada de 1960 como um momento de efervescncia social e poltica, de contestao e de transformao em que o movimento feminista se expressou por meio de grupos de conscientizao, marchas, protestos pblicos, livros, jornais e revistas.
Tornar visvel aquela que fora ocultada foi o grande objetivo das estudiosas feministas desses primeiros tempos. A segregao social e poltica a que as mulheres foram historicamente conduzidas tivera como consequncia a sua ampla invisibilidade como sujeito (LOURO, 2010, p. 17).

No que se refere ao movimento gay, os confrontos de 27 e 28 de junho de 1968 entre gays e policiais em Nova York (episdio conhecido como A Rebelio de Stonewall) representam a formao dos primeiros grupos e frentes de resistncia intolerncia. Organizados, gays e lsbicas passaram a lutar pelo direito de poderem exercer sua sexualidade sem constrangimentos e, por conseguinte, o agente hegemnico, macho e heterossexual, tornou-se alvo de contestaes.
Uma reflexo sobre a masculinidade no pode prescindir de avaliaes quanto s caractersticas e importncia simblicas da homo-orientao, uma vez que tal variante do comportamento e da prtica sexual convencional, socialmente legitimada, pe em xeque aspectos fundamentais do regime de gnero e por conseguinte atinge diretamente o valor da masculinidade, enquanto lugar simblico. No h dvidas, no entanto, de que a visibilidade gay (...) constitui-se num duro golpe visando desestabilizao do ideal moderno de masculinidade. (Oliveira, 2004, p. 171)

Com essas mudanas sociais, o homem perdeu sua primazia. A crise da masculinidade hegemnica, marcada pela fora, robustez e sentimentos contidos, favoreceu a emergncia de novos modelos, como o metrossexual e o neossexual. O primeiro, criado em meados da dcada de 1990, formado pela juno das palavras metropolitano + heterossexual e se caracteriza pela vaidade e pelo consumismo. O segundo, por sua vez, concebido na primeira dcada do sculo XXI, apresenta uma reao futilidade do metrossexual e, segundo a jornalista Claudia Jordo na reportagem dos neossexuais que elas gostam mais (Revista Isto, ed. 2047), o neossexual ligado a antigas tradies romnticas, determinado e viril, mas no o
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

90

macho do tempo de nossas avs. sensvel sem ser sentimentaloide ou choro. E, principalmente, estiloso, embora esteja longe de ser do tipo que divide o espelho e os cremes com elas. Dessa forma, tais denominaes revelam, fundamentalmente, um homem vaidoso e sentimental, atributos que resumem o contraste entre o masculino contemporneo e o que fora forjado pelo ideal burgus.

TEORIA DA AVALIATIVIDADE A Lingustica Sistmico-Funcional, estruturada e desenvolvida pelo linguista britnico M.A.K. Halliday, nas palavras de Cabral & Fuzer (2010), concebe a linguagem como um recurso para fazer e trocar significados, utilizada no meio social de modo que o indivduo possa desempenhar papis sociais. Ainda de acordo com as autoras, a linguagem , ento, um modo de agir, de dar e solicitar bens, servios e informaes. Azeredo (2008) aponta que, para a Lingustica Sistmico-Funcional, uma lngua desempenha trs funes gerais: ideacional, interpessoal e textual. A primeira corresponde funo representativa ou simblica de uma lngua e usada por um indivduo a fim de expressar sua experincia do mundo material ou de seu mundo interior. A interpessoal, conforme Azeredo (2008), define os papis sociocomunicativos que o enunciador atribui a si e espera de seu interlocutor, como os atos de perguntar e responder, pedir e atender, ordenar e obedecer, persuadir e aceitar, convencer e concordar. Por ltimo, a textual refere-se capacidade da lngua de se apresentar como um discurso pertinente e no como meros conjuntos de palavras no dicionrio e de oraes da gramtica. Cabral (2006) mostra que os linguistas Jim Martin e Peter White desenvolveram a teoria Appraisal System, tendo em vista que a linguagem, alm do propsito comunicativo, tambm possibilita a falantes e escritores expressarem sentimentos, atitudes, julgamentos e avaliaes. No Brasil, a princpio, a teoria foi traduzida como Teoria da Valorao ou Teoria da Avaliao; hoje, entretanto, preferese Teoria da Avaliatividade.

Como os objetivos da Teoria da Valorao surgem da relao existente entre os participantes do evento comunicativo e da manifestao da opinio, do sentimento, do posicionamento do locutor em relao ao outro, aos fatos, aos objetos do
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

91

mundo, ao estado de coisas, Martin e White situam-na como um sistema que tem sua origem dentro da metafuno interpessoal. (Cabral, 2006, p. 6)

De acordo com Vian Jr. (2009), diferentes tipos de avaliao se manifestam a partir do modo como o produtor de um texto se posiciona em relao ao seu leitor ou ao seu interlocutor e da forma como julga o mundo concebido no texto. Alm disso, o autor tambm revela que tais avaliaes evidenciam, em termos lxico-gramaticais, os tipos de atitudes negociadas no texto, bem como a fora dos sentimentos em relao ao objeto de avaliao. O sistema de avaliatividade, segundo White (2004), uma abordagem utilizada para analisar a avaliao e a perspectiva em textos.
A valorao apresenta tcnicas para analisar, de forma sistemtica, como a avaliao e a perspectiva operam em textos completos e em grupos de textos de qualquer registro. A abordagem est interessada nas funes sociais desses recursos, no simplesmente como formas atravs das quais falantes/escritores individuais expressam seus sentimentos e posies, mas como meios que permitem que os indivduos adotem posies de valor determinadas socialmente, e assim se filiem, ou se distanciem, das comunidades de interesse associadas ao contexto comunicacional em questo. (White, 2004, p. 177)

Martin & White (2005) propem um sistema que abrange trs subsistemas: Atitude, Engajamento e Gradao. Cada um deles nas palavras dos autores:
Attitude is concerned with our feelings, including emotional reactions, judgements of behaviour and evaluation of things. Engagement deals with sourcing attitudes and the play of voices around opinions in discourse. Graduation attends to grading phenomena whereby feelings are amplified and categories blurred. (Martin & White, 2005, p. 35)

Considerando os propsitos deste trabalho, dar-se- nfase ao domnio da atitude. Este, por sua vez, divide-se em outros trs subsistemas: Afeto, Julgamento e Apreciao. Conforme Cabral (2006):

Afeto refere-se a sentimentos positivos e negativos que evidenciamos

pela linguagem. Julgamento demonstra posies adotadas em relao ao

comportamento de pessoas. A aprovao ou a reprovao da atitude do outro pode se situar em uma das duas categorias: a estima social e a sano social. O primeiro tipo de julgamento envolve avaliaes que podem levar o indivduo a ser elevado ou rebaixado na estima de sua comunidade. J o segundo refere-se a normas e padres rgidos
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

92

estabelecidos nos grupos, geralmente fixados por legislao, preceitos morais ou religiosos.

Apreciao revela avaliaes sobre objetos, instrumentos, produtos ou

mesmo elementos naturais, sob o ponto de vista da esttica, da composio ou do valor. Gnero Reportagem Na perspectiva de gneros, a lngua destaca-se como um espao de construo discursiva e relaciona-se com os contextos existentes nas diversas esferas sociais. Para Bakhtin (2003), no h como tratar de lngua sem relacion-la com as diversas esferas sociais. Cada uma delas possui seu inesgotvel repertrio de gneros, com diferentes estilos, contedos temticos, composio, funes discursivas e ideolgicas e concepes de autor e destinatrio. Desse modo, Bakhtin (2003, p. 262), ao definir gneros discursivos, mostra que cada esfera do uso da lngua, dentro de determinadas condies de comunicao e com funes especficas, elabora tipos relativamente estveis de enunciados. Com tais consideraes, deve-se observar que os textos selecionados para este artigo pertencem ao gnero reportagem. Segundo Faria & Zanchetta (2002), este gnero do domnio jornalstico busca recuperar e aprofundar as informaes apresentadas no dia a dia. Alm de informar pontualmente sobre um fato, observa as suas razes e o seu desenrolar. A reportagem, ainda de acordo com os autores, um gnero prximo do artigo de opinio, mas o autor precisa respeitar os fatos, no apresentando uma opinio contrria. Sodr & Ferrari (1986) destacam trs modelos de reportagem: tratado.

Reportagem de fatos: apresenta um relato objetivo dos acontecimentos,

e os fatos so narrados numa ordem sucessiva de informaes relevantes. Reportagem de ao: apresenta as informaes mais relevantes e depois

narra os acontecimentos at chegar a um clmax. Reportagem documental: apresenta um tema polmico ou atual de

modo objetivo, acompanhado de citaes que complementam e esclarecem o assunto

Aps essa breve apresentao das caractersticas e dos modelos do gnero reportagem, possvel compreender que os textos escolhidos para este trabalho, sendo
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

93

que tratam de temas capazes de acenderem incontveis discusses, na classificao de Sodr & Ferrari (1986), pertencem ao modelo: reportagem documental.

METODOLOGIA

Nesta pesquisa, de cunho dedutivo/qualitativo, selecionaram-se as reportagens Agora elas querem homens de rostos delicados (revista Isto, abril de 2010); dos neossexuais que elas gostam mais (revista Isto, fevereiro de 2009); Eles se renderam plstica (revista poca, novembro de 2009) e Eles se renderam ao botox (revista Isto, janeiro de 2010). Para realizar as anlises dessas reportagens, foi utilizada a Teoria da Avaliatividade. Esta abordagem, para White (2004), prope agrupar os recursos utilizados por falantes/escritores para expressar seus sentimentos e emoes em trs domnios de interao: a atitude, o engajamento e a gradao. Inicialmente, identificaram-se as ocorrncias de avaliatividade. Depois, foram separadas as avaliaes referentes ao subsistema da atitude, que se divide em outros trs subsistemas: o afeto, avaliaes ligadas emoo do falante/escritor; o julgamento, campo de significados pelo qual construmos nossas posies em relao ao comportamento humano e a apreciao, significados utilizados para realizar avaliaes que se referem a qualidades estticas. A seguir, deu-se prioridade s ocorrncias de apreciao e julgamento, j que estas permitiam o cumprimento dos objetivos deste trabalho. Por fim, discutiram-se, considerando a fundamentao terica e os propsitos do estudo, as ocorrncias de avaliatividade selecionadas nos textos e a importncia dessas para identificar caractersticas estticas e comportamentais do homem contemporneo.

AVALIAES DO HOMEM CONTEMPORNEO

Passa-se, neste ponto do texto, apresentao dos resultados obtidos com as anlises das reportagens selecionadas.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

94

Considerando que este trabalho visa ao levantamento das avaliaes referentes ao comportamento e aparncia do homem contemporneo, no foram levadas em considerao as ocorrncias de Afeto, mas apenas as de Julgamento e Apreciao. Primeiramente, so mostrados os resultados quantitativos das anlises, logo aps, ganham destaque as discusses acerca das avaliaes do homem contemporneo. Em nmeros de ocorrncias de avaliatividade, as reportagens: dos neossexuais que elas gostam mais (T1); Eles se renderam ao botox (T2); Eles se renderam plstica (T3) e Agora elas querem homens de rostos delicados (T4) ficaram de acordo com a tabela a seguir: Ocorrncias de Avaliatividade

Textos T1 T2 T3 T4

Total 24 12 20 25

Julgamento 23 5 14 17

Apreciao 1 7 6 8

Com esses resultados, deve-se, primeiramente, observar que todas as ocorrncias de Julgamento so por estima social, isto , aquelas avaliaes que, segundo Martin (2004, p.187), podem levar o indivduo a ser elevado ou rebaixado na estima de sua comunidade, mas que no possuem implicaes legais ou morais. Tal constatao revela o destaque que se d, nas reportagens, s caractersticas comportamentais do novo homem. Abaixo, em negrito, alguns exemplos desses julgamentos por estima social.

Ele ligado a antigas tradies romnticas, determinado e viril, mas no o macho do tempo de nossas avs. sensvel sem ser sentimentaloide ou choro. E, principalmente, estiloso, embora esteja longe de ser do tipo que divide o espelho - e os cremes - com elas. Este o retrato do homem ideal (...) ( dos neossexuais que elas gostam mais) (...) Como as mulheres, tambm querem eliminar rugas, corrigir alteraes no nariz ou no formato do rosto e, claro, ganhar uma expresso mais jovial e saudvel. (Eles se renderam ao botox) Eles querem ficar bonitos (...) pagam sem pestanejar, no suportam sentir dor e, sobretudo, no querem marcas que denunciem que se renderam ao bisturi. (Eles se renderam plstica)

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

95

H uma tendncia, minoritria ainda, de as mulheres quererem homens mais delicados, gentis, companheiros, romnticos. Mais parecidos com elas, enfim. (Agora elas querem homens de rostos delicados)

Tais ocorrncias mostram um novo tipo de masculino que emerge na atualidade: um homem que revela maior sensibilidade, no poupa esforos para melhorar a sua aparncia e procura mudar seu comportamento a fim de atender s exigncias femininas. Alm disso, as avaliaes ainda destacam uma flexibilizao dos preceitos daquilo que se esperava de uma masculinidade autntica. Isso est perfeitamente resumido pelo cirurgio plstico Ivo Pitanguy na reportagem Eles se renderam plstica: Estar bem com a prpria imagem condio para a felicidade, um blsamo na existncia que era negado aos homens por questo de preconceito. Nas quatro reportagens analisadas, alm dos julgamentos por estima social, tambm foram considerados significados que apontam para o subsistema da Apreciao. Esses significados revelam alguns traos estticos do novo homem. Em negrito, as ocorrncias:

(...) E, principalmente, estiloso, embora esteja longe de ser do tipo que divide o espelho - e os cremes - com elas. ( dos neossexuais que elas gostam mais) (...) ganhar uma expresso mais jovial e saudvel. E eles querem uma aparncia mais receptiva. (Eles Se Renderam ao Botox) (...) ficar com uma aparncia melhor (bonito jamais!) por conta de um novo relacionamento. Alguns mdicos suspeitam que o relacionamento (e a necessidade de parecer mais jovem) j seja a razo principal por trs das cirurgias. (Eles se renderam plstica) Agora elas querem homens de rostos delicados (...) um novo tipo emerge na preferncia feminina: aquele com traos finos e delicados, que transparece sensibilidade (...) (...) categoria dos homens com cara de sensveis. (...) suas moradoras gostam de homens com feies suaves. Mas gosto mesmo de homens com cara de beb (...) (Agora elas querem homens de rostos delicados)

Os exemplos acima mostram que no s o comportamento masculino tem sofrido mudanas, mas tambm a aparncia. Esses ndices avaliativos de apreciao apontam para um padro de beleza em que se enfatizam: a sensibilidade e a delicadeza dos traos e o aspecto jovial e saudvel. Desse modo, o homem contemporneo objetiva

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

96

transparecer, atravs de seu rosto e de seu corpo, primordialmente, suavidade e juventude. Dessa forma, considerando as ocorrncias de julgamento por estima social e de apreciao presentes nos textos escolhidos para as anlises, possvel compreender a ascenso de um novo tipo de masculinidade socialmente aceita. O atual comportamento do homem tem se afastado do seu antigo posicionamento hegemnico, desgastado, no sculo XX, pelas mudanas no mercado de trabalho e pelas polticas de identidade. E as caractersticas estticas do masculino contemporneo visam manifestar essa guinada comportamental.

A TICA DOS CORPOS

A crise da posio hegemnica do homem no sculo XX levou-o a estabelecer uma srie de mudanas em seu comportamento. Com isso, na dcada de 1990, ganhou destaque o termo metrossexual, que se refere queles homens extremamente preocupados com a beleza e o consumo. J no incio do sculo XXI, outro termo foi cunhado: neossexual. Este, por sua vez, representa uma reao aos excessos do metrossexual, mas no deixa de apresentar inovaes em relao ao modelo do macho insensvel, machista e dominador que imperava at meados do sculo passado. Atualmente, emerge um ideal de masculinidade em que o homem deve unir a sensibilidade nas aes a um aspecto jovial e saudvel. Desse modo, pode-se compreender que a aparncia tornou-se ndice de comportamento. Ao homem contemporneo cabe a tarefa de, com um corpo novo, expressar uma nova atitude. Ou seja, instituiu-se a tica dos corpos, em que o aspecto fsico deve encarnar o sucesso, a produtividade, a compreenso, a delicadeza, o romantismo e o companheirismo exigidos do desgastado sexo forte. Para comprovar essa mistura entre aparncia e personalidade, um trecho da reportagem Agora elas querem homens de rostos delicados (revista Isto, abril de 2010), na qual uma das entrevistadas, Lase Beatriz Trindade da Silva Queiroz, que gosta de homens com cara de beb (descrio presente no texto), conta como se apaixonou pelo marido, Igor Thiago Borges Queiroz e Silva:

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

97

Gostei do jeito dele de cara, muito fofinho, muito educado e sempre calmo, conta. Do primeiro beijo ainda na adolescncia at a troca de alianas, em novembro passado, Lase sempre teve a certeza de que Igor, hoje mdico residente em infectologia, tinha DNA de bom pai. Por fim, com inspirao dessa mesma reportagem da revista Isto, resume-se: homem contemporneo, quase uma embalagem com rtulo autoexplicativo!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZEREDO, Jos Carlos de. Fundamentos de gramtica do portugus. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed, 2008. BAKTHIN, Mikhail. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003. CABRAL, Sara Regina Scotta. Uma introduo teoria da valorao. 2006. ____; FUZER, Cristiane (orgs). Introduo gramtica sistmico-funcional em lngua portuguesa. Santa Maria: Editora UFSM, 2010. FARIA, Maria Alice de Oliveira; ZANCHETTA, Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2002. KLANOVICZ, Luciana Rosar Fornazari. Corpos masculinos na revista O Cruzeiro (1946-1955). Histria Unisinos. v. 13, n. 2, p. 168-179, 2009 LOURO, Guacira Lopes. Gnero, sexualidade e educao: uma perspectiva psestruturalista. Petrpolis: VOZES, 2010. MARTIN, Jim; WHITE, Peter. The language of evaluation: Appraisal in English. London: Palgrave Macmillan, 2005. OLIVEIRA, Pedro Paulo de. A construo social da masculinidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. REVISTA POCA. Eles se renderam plstica. 16 de novembro de 2009, nmero 600. REVISTA ISTO. dos neossexuais que elas gostam mais. 04 de fevereiro de 2009, ano 33, nmero 2047. ____. Eles se renderam ao botox. 15 de janeiro de 2010, ano 34, nmero 2097. ____. Agora elas querem homens de rostos delicados. 14 de abril de 2010, ano 34, nmero 2109 SODR, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Tcnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalstica. So Paulo: Summus, 1986.
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

98

WHITE, Peter. Valorao: a linguagem da avaliao e da perspectiva. Traduo: Dbora de Carvalho Figueiredo. Linguagem em (Dis)curso. v.4, nmero especial, p. 177-205, 2004.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, Nmero 4, Jan.- Abr. 2011

Вам также может понравиться