Вы находитесь на странице: 1из 86

1

Queda dgua, 1961 (fonte: ESCHER)

Fundamentos da Fsica
Ednaldo Tenrio Barros

Introduo......................................................................................................... 04 Unidade 1 Energia Introduo......................................................................................................... 06 Grandezas Fsicas.............................................................................................. 06 Notao Cientfica............................................................................................. 11 Algarismos Significativos................................................................................... 14 Leis de Newton.................................................................................................. 15 Hidrosttica....................................................................................................... 20 Trabalho e Potncia.......................................................................................... 24 Energia.............................................................................................................. 26 Referncias........................................................................................................ 33 Unidade 2 Calor Introduo......................................................................................................... 35 Conceitos Fundamentais................................................................................... 35 Calor Latente e Mudanas de Fase.................................................................... 42 Termodinmica.................................................................................................. 48 Dilatao trmica............................................................................................... 60 Referncias......................................................................................................... 65

Unidade 3 ptica Introduo......................................................................................................... 67 Conceitos Fundamentais e Espelhos................................................................. 67 Refrao da Luz................................................................................................. 72 Lentes Esfricas................................................................................................. 79 Referncias........................................................................................................ 86

Para uma grande parte dos estudantes das cincias da vida, ainda no so claras as razes pelas quais eles devem estudar Fsica. Hoje, o estudo das cincias biolgicas est se tornando cada vez mais quantitativo em seus aspectos tericos e experimentais, aproximando-se cada vez mais dos mtodos e conceitos desenvolvidos na Fsica. Diante disso, e tambm com uma conseqncia da viso do universo como um todo, faz-se necessria a utilizao de conhecimentos multidisciplinares, contribuindo para que tenhamos uma percepo mais fiel da realidade. O grande Fsico Richard Feynman j chamava a ateno para isso nos anos sessenta: houve uma interessante relao inicial entre a Fsica e a Biologia, em que a Biologia ajudou a Fsica na descoberta da conservao da energia, demonstrada inicialmente por Mayer em conexo com a quantidade de calor cedida e recebida por um ser vivo. Se examinarmos mais detidamente os processos biolgicos dos animais, haver muitos fenmenos fsicos: a circulao do sangue, bombas, presso etc. H nervos: sabemos o que est ocorrendo ao pisarmos em uma pedra afiada e que, de certo modo, a informao segue perna acima. interessante como isso acontece. (...) Sem dvida, os efeitos eltricos associados a esse impulso nervoso podem ser captados com instrumentos eltricos, e, porque h efeitos eltricos, a Fsica teve uma enorme influncia na compreenso destes fenmenos. (FEYNMAN, 1963). Nesta edio da disciplina FUNDAMENTOS DA FSICA, desenvolveremos inicialmente, na unidade 1, o instrumental necessrio para os tpicos seguintes, os quais envolvem notao cientfica, algarismos significativos e sistemas de unidades. Ainda nesta unidade, veremos uma breve discusso das leis de Newton, alm dos conceitos de trabalho e energia e sua conservao. Em seguida, o principio da conservao da energia, ser analisado em conexo com as noes de calor e entropia, na unidade 2. Para a unidade 3, faremos uma anlise dos fundamentos da ptica geomtrica, relacionando-os com suas aplicaes na Biologia e na Medicina.

Energia

1. Introduo
O termo Fsica vem do grego (physis), que significa natureza. Os Fsicos estudam uma vasta gama de fenmenos em diversas escalas de comprimento: das partculas subatmicas das quais toda a matria originada at o comportamento do universo material como um todo (cosmologia). Sendo a fsica uma cincia experimental, o fsico deve ser capaz de lidar com os valores numricos de grandezas e de expressar corretamente os resultados de medidas fsicas. Sir Isaac Newton (Woolsthorpe, 4 de janeiro de 1643 Londres, 31 de maro de 1727) foi um cientista ingls, mais reconhecido como fsico e matemtico, embora tenha sido tambm astrnomo, alquimista, filsofo natural e telogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, considerada uma das mais influentes em Histria da cincia. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitao universal e as trs leis de Newton, que fundamentaram a mecnica clssica e sobre as quais faremos uma breve anlise, pois elas formam a base do conhecimento que estamos prestes a adquirir. O conceito de Energia um dos conceitos essenciais da Fsica. Nascido no sculo XIX pode ser encontrado em todas as disciplinas da Fsica (mecnica, termodinmica, eletromagnetismo, mecnica quntica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Qumica e Biologia. A palavra usada em vrios contextos diferentes. Porm o uso cientfico tem um significado bem definido e preciso, o qual ser explorado nesta unidade, procurando estud-lo em suas estreitas ligaes com o fenmeno da vida.

2. Grandezas Fsicas
Grandeza um atributo de um fenmeno, corpo ou substncia que pode ser percebido qualitativamente e determinado quantitativamente. Grandeza fsica aquela que suscetvel de ser medida. Mas, e o que medir? Medir uma grandeza compar-la com outra, da mesma espcie, denominada unidade. Unidade uma grandeza usada como termo de comparao para grandezas de sua espcie. Padro a representao material de uma unidade. O Sistema Internacional de Unidades SI A necessidade de medir muito antiga e remonta origem das civilizaes. Por longo tempo, cada pas, cada regio teve o seu prprio sistema de medidas, baseado em unidades arbitrrias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, p, polegada, braa, cvado.
6

Isso criava muitos problemas para o comrcio, porque as pessoas de uma regio no estavam familiarizadas com o sistema de medida das outras regies. Imagine a dificuldade em comprar ou vender produtos, cujas quantidades eram expressas em unidades de medida diferentes e que no tinham correspondncia entre si. Em 1789, numa tentativa de resolver o problema, o Governo Republicano Francs pediu Academia de Cincias da Frana que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural". Assim, foi criado o Sistema Mtrico Decimal. Posteriormente, muitos outros pases adotaram o sistema, inclusive o Brasil, aderindo "Conveno do Metro". O Sistema Mtrico Decimal adotou, inicialmente, trs unidades bsicas de medida: o metro, o litro e o quilograma. Entretanto, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico passou a exigir medies cada vez mais precisas e diversificadas. Por isso, em 1960, o sistema mtrico decimal foi substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI, mais complexo e sofisticado, adotado tambm pelo Brasil em 1962 e ratificado pela Resoluo n 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Conmetro, tornando-se de uso obrigatrio em todo o Territrio Nacional. As sete unidades de base do SI, listadas na tabela 1, fornecem as referncias que permitem definir todas as unidades de medida do Sistema Internacional. Com o progresso da cincia e com o aprimoramento dos mtodos de medio, torna-se necessrio revisar e aprimorar periodicamente as suas definies. Quanto mais exatas forem as medies, maior deve ser o cuidado para a realizao das unidades de medida. As sete grandezas de base, que correspondem s sete unidades de base, so: comprimento, massa, tempo, corrente eltrica, temperatura termodinmica, quantidade de substncia e intensidade luminosa. As grandezas de base e as unidades de base se encontram listadas, juntamente com seus smbolos, na tabela 2. (INMETRO, 2009)

Prottipo internacional do quilograma, de platina iridiana, depositado no Pavilho de Breteuil, Svres, em Frana. O prottipo internacional do quilograma o nico padro materializado, ainda em uso, para definir uma unidade de base do SI.

Todas as outras grandezas so descritas como grandezas derivadas e so medidas utilizando unidades derivadas, que so definidas como produtos de potncias de unidades de base. Exemplos de grandezas derivadas e de unidades derivadas esto listadas na tabela 3.

Algumas unidades derivadas recebem nome especial, sendo este simplesmente uma forma compacta de expresso de combinaes de unidades de base que so usadas freqentemente. Existem atualmente 22 nomes especiais para unidades aprovados para uso no SI, das quais algumas esto listados na tabela 4. (INMETRO, 2009)

Para maiores informaes: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/Resumo_SI.pdf


9

A linguagem da cincia

Enganos freqentes.

Utilizao do SI para exprimir os valores das grandezas: o valor de uma grandeza escrito como o produto de um nmero e uma unidade, e o nmero que multiplica a unidade o valor numrico da grandeza, naquela unidade. Deixa-se sempre um espao entre o nmero e a unidade. Nas grandezas adimensionais para as quais a unidade o nmero um (1), a unidade omitida. O valor numrico depende da escolha da unidade, de modo que o mesmo valor de uma grandeza pode ter diferentes valores numricos, quando expresso em diferentes unidades. Os smbolos das grandezas so impressos com letras em itlico (inclinadas) e geralmente so letras nicas do alfabeto latino ou do grego. Tanto letras maisculas como letras minsculas podem ser usadas. Informao adicional sobre a grandeza pode ser acrescentada sob a forma de um subscrito, ou como informao entre parnteses. Os smbolos das unidades so impressos em tipo romano (vertical), independentemente do tipo usado no restante do texto. Eles so entidades matemticas e no abreviaturas. Eles nunca so seguidos por um ponto (exceto no final de uma sentena) nem por um s para formar o plural. obrigatrio o uso da forma correta para os smbolos das unidades, conforme ilustrado pelos exemplos apresentados na publicao completa do SI. Algumas vezes os smbolos das unidades podem ter mais de uma letra. Eles so escritos em letras minsculas, exceto que a primeira letra maiscula quando o nome de uma pessoa. Contudo, quando o nome
10

de uma unidade escrito por extenso, deve comear com letra minscula (exceto no incio de uma sentena), para distinguir o nome da unidade do nome da pessoa.

3. Notao Cientfica
um procedimento matemtico que nos possibilita trabalhar com nmeros muito grandes ou muito pequenos. Exemplos: Nmero de tomos numa dada clula = 2 000 000 000 000 tomos Raio do tomo de hidrognio = 0,000 000 005 cm Regra Geral: Um nmero qualquer pode sempre ser expresso como o produto de um nmero compreendido entre 1 e 10 por uma potncia de 10 adequada. Regra prtica: a. conta-se o nmero de casas que a vrgula deve ser deslocada para a esquerda; este nmero nos fornece o expoente de 10 positivo. 2 000 000 000 000 tomos = 2 x 10 12 tomos b. conta-se o nmero de casas que a vrgula deve ser deslocada para a direita, este nmero nos fornece o expoente de 10 negativo. 0,000 000 005 cm = 5 x 10 -9 cm Lembre-se: a notao cientifica exige que o nmero que multiplica a potncia de 10 seja um nmero que esteja compreendido entre 1 e 10.

11

Operaes com notao cientfica Adio e Subtrao Para somar ou subtrair nmeros escritos em notao cientfica, necessrio que o expoente seja o mesmo. Se no o for temos que transformar uma das potncias para que o seu expoente seja igual ao da outra. Exemplo: (5 . 104) + (7,1 . 102) = (5 . 104) + (0,071 . 104) = (5 + 0,071) . 104 = 5,071 . 104

Multiplicao Multiplicamos os nmeros sem expoente, mantemos a potncia de base 10 e somamos os expoentes de cada uma. Exemplo: Diviso Dividimos os nmeros sem expoente, mantemos a potncia de base 10 e subtramos os expoentes. Exemplo: 6 . 103
____________

(4,3 . 103) . (7 . 102) = (4,3 . 7) . 10(3+2) = 30,1 . 105

= (6/8,2) . 10(3-2) = 0,73 . 101

8,2 . 102 Ordem de Grandeza A Ordem de Grandeza de um nmero a potncia de dez mais prxima deste nmero. Exemplo: Qual a ordem de grandeza da massa da Terra? M = 5 980 000 000 000 000 000 000 000 Kg

12

1 Passo. Passe o nmero para a notao cientfica: x = N.10n M = 5,98 x 1024 kg 2 Passo. Se N > 3,16, faa n + 1. Se N < 3,16, n fica com o mesmo valor. Portanto teremos: O. G. ... 1025 kg

Por que esse estranho valor de 3,16 foi adotado como referncia?
0 +1 2

10

= 100,5

O fato que o ponto mdio entre o intervalo de duas potncias consecutivas, tipo 10 e 101 100,5, pois
0

mas

Mais um exemplo: Nmero de Avogadro = 6.0221367 x 1023 molculas/mol O. G .... 1024 molculas por mol Observao: O conceito de mol est intimamente ligado constante de Avogadro (antigamente chamada de nmero de Avogadro), onde 1 mol tem aproximadamente 6,022 1023 entidades.

13

4. Algarismos Significativos
Definio: algarismos significativos de uma medida so os seus algarismos corretos (a contar do primeiro diferente de zero) e o seu primeiro algarismo duvidoso.

Operaes com Algarismos Significativos Adio e subtrao Exprime-se a soma dos nmeros fatorando-se a maior potncia de dez; verifica-se, ento, qual desses nmeros tem o algarismo duvidoso de maior ordem; o algarismo duvidoso do resultado da adio e/ou subtrao estar nessa mesma ordem. Exemplos: a) 3,18 104 + 2,14 102 = (3,18 + 0,0214) 104 Observe que os algarismos duvidosos em 3,18 e 0,0214 pertencem a ordens distintas: respectivamente centsimos e dcimos de milsimos. Nesse caso, o resultado da soma ser significativo at a ordem dos centsimos apenas: (3,18 + 0,02) 104 = 3,20 104 b) 2550,0 + 0,75 = 2550,0 + 0,8 = 2550,8 Nesse caso, o resultado da soma ser significativo at a ordem dos dcimos.
14

Multiplicao e Diviso Mantm-se no resultado uma quantidade de algarismos idntica da grandeza com menor nmero de dgitos significativos. Exemplo: 2,3 3, 1416 245 = 1770, 2916 = 1, 7702916 103 = 1,8 103 O nmero 1, 7702916 foi arredondado para 1,8 porque seu terceiro dgito (7) maior do que 5. Regra para arredondamento Como regra geral adiciona-se uma unidade ao ltimo algarismo significativo, se o dgito seguinte a ele for maior ou igual a 5. Mantm-se o ltimo algarismo significativo inalterado se o dgito seguinte a ele for menor que 5. Exemplos: 250,657 => 250,6 0,0648 => 0,1

5. Leis de Newton
Fora Quando o vento sopra na vela de um barco, est "forando-o" para frente. Trata-se de uma interao que podemos representar da seguinte forma:

A flecha indica que o vento aplica uma fora na vela para frente. Seu comprimento indica a intensidade da fora: uma fora maior seria indicada por uma flecha mais comprida. Essa a forma de representar uma quantidade fsica chamada de vetor, o qual representa quantidades fsicas que tm valor, direo e sentido e por isso so chamadas vetoriais. Exemplos: fora, velocidade. Quantidades que so
15

representadas apenas por um valor, como a massa, o comprimento ou a temperatura so chamadas escalares. Para aumentar sua velocidade, o barco precisa sofrer uma fora no mesmo sentido do seu movimento. Uma fora no sentido contrrio faria sua velocidade diminuir. o que aconteceria se, de repente, o vento passasse a soprar para trs. Por trs deste e de outros exemplos esto as leis do movimento, conhecidas como "Leis de Newton". Conhecendo essas leis e as vrias interaes, podemos prever os movimentos e as condies para que os objetos fiquem em equilbrio. (GREF, 2008) Antes de Galileu, a maioria dos pensadores acreditava que um corpo em movimento encontrar-se-ia num estado forado, enquanto que o repouso seria o seu estado natural. A experincia diria parece confirmar essa afirmativa. Quando depositamos um livro sobre uma mesa, fcil constatar seu estado natural de repouso. Se colocarmos o livro em movimento, dando-lhe apenas um rpido empurro, notamos que ele no ir se mover indefinidamente: o livro deslizar sobre a mesa at parar. Ou seja, fcil observar que cessada a fora de empurro da mo, o livro retorna ao seu estado natural de repouso. Logo, para que o livro mantenha-se em movimento retilneo uniforme necessria a ao contnua de uma fora de empurro. Galileu, entretanto, foi contra essa idia de movimento ser um estado necessariamente forado, argumentando que o livro s interrompeu seu deslizamento (vindo a parar) em razo da existncia de atrito com a mesa. Isto , se lanssemos o livro sobre uma mesa menos spera, haveria menos resistncia ao seu deslizamento. Se o seu lanamento ocorresse sobre uma mesa perfeitamente polida, livre de atritos, o livro manter-se-ia em movimento retilneo uniforme indefinidamente, sem a necessidade de estar sendo continuamente empurrado. Em virtude disso, Galileu conclui ser uma tendncia natural dos corpos a manuteno de seu estado de repouso ou de seu estado de movimento retilneo uniforme, promovendo nos corpos uma propriedade denominada inrcia. Inrcia consiste na tendncia natural que possuem em manter velocidade constante. Assim, todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso e todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento retilneo uniforme. Como exemplo, quando o nibus arranca, o passageiro por inrcia tende a permanecer em repouso em relao ao solo terrestre. Se o nibus estivesse em movimento e de repente freasse: o nibus para, o passageiro no. Princpio da Inrcia ou Primeira Lei de Newton Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento em uma linha reta, a menos que ele seja forado a mudar aquele estado por foras imprimidas a ele.

16

Notamos, no enunciado acima, a clara inteno de se definir fora como o agente que altera a velocidade do corpo, vencendo assim a inrcia (A variao de direo e a deformao seriam outros efeitos; o corpo sofre uma modificao em seu formato, sob a ao de uma fora.). Podemos concluir, ento, que um corpo livre de ao de foras, ou com resultante de foras nula, conservar (por inrcia) sua velocidade constante. Princpio Fundamental ou Segunda Lei de Newton A mudana de movimento proporcional fora motora imprimida e produzida na direo da linha reta na qual aquela fora impressa. Como poderamos expressar isso (argh!) matematicamente? F: fora M: massa a: acelerao Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a fora resultante e a acelerao produzida possuem intensidades diretamente proporcionais. Ou seja, quanto mais intensa for a fora resultante, maior ser a acelerao adquirida pelo corpo. A massa de um corpo deve ser vista como uma propriedade da matria que indica a resistncia do corpo alterao de sua velocidade, ou seja, a massa mede a sua inrcia.

F = m.a

A acelerao mede a rapidez com que se muda a velocidade. Na Fsica o (delta) representa variao. Ento estamos dizendo que a acelerao mdia a variao da velocidade dividida pela variao (intervalo) do tempo. (Mais frmulas, argh!) Podemos definir a unidade de fora newton (N) pela segunda lei de Newton, relacionando-a com as unidades internacionais de massa e acelerao. 1 N = 1 kg . 1 m/s2. Ou seja: Um newton (1 N) a intensidade de fora que produziria, numa massa de um quilograma (1 kg), uma acelerao de mdulo um metro por segundo, por segundo (1 m/s2). Exemplo: Acelerao de um carro O que conta no somente a fora motriz que o motor proporciona s rodas, mas tambm as demais foras. Por isso falamos em fora resultante, ou seja, o

v a= t

17

resultado de todas as foras que esto agindo. Numa pista horizontal, por exemplo, teramos as foras:

Na vertical, temos a fora gravitacional (peso), que equilibrada pela fora que o cho faz nos pneus. Veja que a soma das normais traseira e dianteira igual ao peso. Como essas foras esto em sentidos opostos, elas se anulam. Na horizontal, h a fora motriz de 2955 N para frente, mas tambm h um total de 560 N para trs, somando atrito e resistncia. Sobram apenas 2395 N para acelerar o carro. Voc pode encontrar sua acelerao dividindo essa fora resultante pela massa do carro. (GREF, 2008) Lei da Ao e Reao ou Terceira Lei de Newton A toda ao h sempre uma reao oposta e igual, ou, as aes mtuas de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e dirigidas a partes opostas... Fora fruto da interao, ou seja, uma fora atuante em um corpo representa a ao que este corpo recebe de outro corpo. Isaac Newton percebeu que toda ao estava associada a uma reao, isto , em toda interao teramos o nascimento de um par de foras: ao e reao. Ao aplicarmos a terceira lei de Newton, no podemos esquecer que as foras de ao e reao, FAB = - FBA: - possuem mesma intensidade, mesma direo e sentidos opostos; - esto associadas a uma nica interao, ou seja, correspondem s foras trocadas entre apenas dois corpos; - tm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo); - atuam sempre em corpos diferentes, logo, no se equilibram.

18

Exemplos de Interaes:

Peso de um corpo Qualquer corpo prximo superfcie da Terra atrado por ela e adquire uma acelerao cujo valor independe da massa do corpo em questo, denominada acelerao da gravidade g. Se o corpo adquire certa acelerao, isso significa que sobre o mesmo atuou
r

uma fora. No caso, diremos que a Terra atrai o corpo e chamaremos de peso P do corpo fora com que ele atrado pela Terra. De acordo com o 2 princpio, podemos escrever:

F = m.a ,

Portanto:
r

P = m.g
r

O peso P de um corpo varia de local para local, porque o valor da acelerao da gravidade g se altera de local para local, mas sua massa m a mesma em todos os lugares, pois depende apenas do corpo em estudo. Portanto, o campo gravitacional da Terra que faz com que os objetos sejam atrados em direo a ela. Esse campo preenche todo o espao ao redor do planeta e nos mantm sobre ele. Tambm ele que mantm a Lua girando em torno da Terra e segura a atmosfera em nosso planeta. Se no houvesse um campo gravitacional suficientemente forte, a atmosfera se dispersaria pelo espao.

19

6. Hidrosttica

Presso Considere a ao de polimento de um automvel. Suponha que neste trabalho esteja sendo aplicada uma fora F constante, esfregando-se a palma da mo sobre a superfcie do carro. (Figura 1) Imagine, agora, que se deseja eliminar uma mancha bastante pequena existente no veculo. Nesta ao esfregam-se apenas as pontas dos dedos na regio da mancha, a fim de aumentar o poder de remoo da mancha. (figura 2)

Figura B Figura A

Nos dois casos, a fora aplicada F foi a mesma, porm os resultados obtidos no trabalho foram diferentes. Isto acontece por que o efeito do polimento depende no apenas da fora que a mo exerce sobre o carro, mas tambm da rea de aplicao. A grandeza que relaciona a fora F aplicada com a rea A de aplicao denomina-se presso. Presso p, da fora F, sobre a rea A, o quociente entre a fora e a rea sobre a qual ela atua, isto :

p=

F A

Deve-se observar que o valor da presso depende no s do valor da fora exercida, mas tambm da rea A na qual esta fora est distribuda. Assim, se a rea A for muito pequena se poder obter grandes presses, mesmo com pequenas foras. Por este motivo, os objetos de corte (faca, tesoura, enxada, etc.) devem ser bem afiados e os objetos de perfurao (prego, broca, etc.) devem ser pontiagudos. Desta maneira, a rea na qual atua a fora exercida por estes objetos ser muito pequena, acarretando uma grande presso, o que torna mais fcil obter o efeito desejado.

20

Em outros casos, quando desejamos obter pequenas presses devemos fazer com que a fora se distribua sobre grandes reas. Para caminhar na neve, uma pessoa usa sapatos especiais, de grande rea de apoio, para diminuir a presso que a impede de afundar. Presso de uma coluna de lquido ou presso hidrosttica Presso hidrosttica ou presso efetiva (Pef) num ponto de um fluido em equilbrio a presso que o fluido exerce no ponto em questo. Considere-se um copo cilndrico com um lquido at a altura h e um ponto B no fundo; sendo a rea A do fundo, o lquido exerce uma presso no ponto B, dada por:

h B

pb =

P m.g .V .g . A.h.g = = = A A A A

Portanto:

pb = .g .h
Levando-se em conta a presso atmosfrica (patm), a qual atua sobre a superfcie liquida, a presso absoluta (pabs) no fundo do copo calculada por:

pabs = patm + .g .h
Onde a densidade. Se tivermos um corpo de massa m e volume v, definimos sua densidade atravs da relao:

m v

A unidade de densidade no Sistema Internacional de unidades o kg/m3. No entanto, usualmente so utilizados o g/cm3 e o kg/l , que so unidades equivalentes. Por exemplo, a densidade da gua vale: d = 1 000 kg/m3 = 1 kg/l = 1 g/cm3. Medidas de presso: Sendo a presso definida como o quociente entre uma fora e a rea sobre a qual ela atua, suas unidades so: p = N/m2 = 1 pascal ou p = dina/cm2
21

Essas unidades, no entanto, nem sempre so utilizadas. Por exemplo, a calibrao de pneus expressa em lb/pol2 = psi (libra/polegada2); ou a presso atmosfrica dada em atm (atmosferas); existem ainda as unidades dadas em termos da altura de colunas de mercrio e gua. A medida da presso atmosfrica, em termos da altura de uma coluna de mercrio, foi efetuada por Evangelista Torricelli (1608-1647). Por meio de um barmetro de mercrio que consistia em um tubo de vidro contendo mercrio e invertido numa cuba contendo esse lquido, como indica a figura abaixo. O espao acima da coluna contm apenas o vapor de mercrio, cuja presso e praticamente nula quando comparada com a presso atmosfrica. A coluna de mercrio possui uma altura h acima do nvel de referencia (z = 0) e a presso exercida por essa coluna sobre uma seo do tubo ao nvel de referencia igual a presso atmosfrica, isto e, P1 = Patm, devido ao equilbrio do sistema. Como P(h) e aproximadamente nula, a presso no nvel z = 0 Assim,

p1 = Hg .g .h

p atm = Hg .g .h

= 13,6. 103 (kg/m3). 9,8 (m/s2). 0,76 (m) = 1, 013. 105 N/m2 1 atm = 1,013 . 105 Pa = 760 mmHg Isso significa que a presso que a atmosfera exerce sobre uma superfcie ao nvel do mar e igual ao peso, 1,01 x 105 N, de uma coluna de ar de 1 m2 de seo aplicado sobre uma rea de 1 m2. Como o valor da acelerao da gravidade pode ser considerado praticamente constante na extenso da atmosfera, a massa dessa coluna de ar e, aproximadamente, igual a: m x 9,8 m/s2 = 1,01 x 105 N

(OKUNO, CALDAS, CHOW, 1982)

m = 1 x 104 kg

O resultado obtido significa que a presso atmosfrica ao nvel do mar equivale a aplicao da fora peso de 10 toneladas de ar sobre 1 m2. Os seres vivos no so

22

esmagados por essa enorme massa de ar porque o interior dos corpos desses seres exerce uma presso para fora igual a presso exercida pela atmosfera sobre eles.

Principio de Pascal
O princpio de Pascal diz que quando um ponto de um lquido em equilbrio sofre uma variao de presso, todos os outros pontos tambm sofrem a mesma variao: a presso aplicada a um fluido no interior de um recipiente transmitida sem nenhuma diminuio a todos os pontos do fluido e para as paredes do recipiente. Uma aplicao importante desse princpio a prensa hidrulica, que consiste em dois vasos comunicantes, com mbolos de reas diferentes (A1 e A2) sobre as superfcies livres do lquido contido nos vasos. Aplicando-se uma fora F1 sobre o mbolo de rea A1, a presso exercida propagada pelo lquido at o mbolo de rea A2. Portanto teremos que:

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/

A prensa hidrulica um dispositivo que multiplica a intensidade de foras

Principio de Arquimedes
Todo corpo imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ao de uma fora vertical, com sentido ascendente, aplicada pelo fluido. Esta fora denominada empuxo (E), cuja intensidade igual ao peso do lquido deslocado pelo corpo.

Onde d a densidade do fluido e V o volume do fluido deslocado.

23

Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/1999/empuxo/Empuxo-pg-02.htm

O empuxo se deve diferena das presses exercidas pelo fluido nas superfcies inferior e superior do corpo. Sendo as foras aplicadas pelo fluido parte inferior maiores que as exercidas na parte superior, a resultante dessas foras fornece uma fora vertical de baixo para cima, que o empuxo. Sendo dc a densidade do corpo mergulhado no fluido de densidade df: Se dc < df O corpo pode flutuar na superfcie do fluido. Se dc = df O corpo fica em equilbrio no interior do fluido (com o corpo totalmente imerso). Se dc > df O corpo afunda no fluido. Para um peixe manter-se parado dentro da gua, deve ter densidade igual a da gua. Como as densidades dos tecidos e ossos do peixe so pouco maiores que a da gua, alguns possuem um sistema que lhes permite modificar sua densidade. Esse sistema a bexiga natatria que contm gs e est localizada na cavidade abdominal. A variao do volume de gs dessa bolsa permite variar a densidade do peixe de modo a igualar o seu valor ao da gua, possibilitando a permanncia do mesmo, em repouso, em diferentes profundidades. Os peixes que no possuem a bexiga natatria no conseguem permanecer parados em relao gua. Esto sempre em movimento.

7. Trabalho e Potncia
O conceito cientfico de trabalho nem sempre coincide com o que se pensa vulgarmente sobre trabalho (geralmente tido como qualquer esforo do corpo ou da mente). A idia de trabalho, portanto, no est relacionada apenas a uma atividade humana. Animais e mquinas tambm realizam trabalho, substituindo atividades humanas. A Fsica fornece uma forma geral de medir o trabalho de mquinas, ou de qualquer outra coisa.
24

Quanto maior a fora e a distncia percorrida, maior o trabalho. Isso pode ser expresso assim: T: trabalho T = F .d . cos F: fora d: distncia O ltimo termo uma grandeza matemtica chamada co-seno, a qual pode ser obtida numa tabela apropriada, associada ao ngulo que a fora faz com a distncia (Ai, ai, e agora essa...). Se a fora for paralela distncia, no devemos nos preocupar com ela. Logo: T = F. d. Unidade: joule (J) Vemos que se a fora for perpendicular distncia (ngulo de 90), teremos cos 90 = 0. Logo, foras que apenas sustentam ou desviam no esto realizando nenhum trabalho. Da prxima vez que estiver carregando um objeto sem desloc-lo na vertical, lembre-se de que, fisicamente, voc no est trabalhando. O trabalho realizado por uma mquina (ou qualquer outra coisa) est ligado tarefa que ela realiza. Mas, dependendo da mquina, ela pode realizar esse trabalho mais rapidamente ou mais lentamente. Compare como exemplo, uma viagem de avio e uma de nibus. Qual dos veculos mais potente?

T P= t

P: potncia T: trabalho t: tempo

Portanto, potncia uma relao entre trabalho realizado por uma fora e o tempo gasto na sua realizao. Para um mesmo trabalho realizado por duas mquinas, a mais potente aquela mais rpida na realizao do trabalho Unidades: No Sistema Internacional, usa-se o watt como unidade de potncia. Um watt significa 1 joule por segundo. Um quilowatt (kW) so 1000 watts, e um megawatt (MW) vale 1 milho de watts. Cavalo-vapor (cv) e cavalo de fora (HP) so unidades criadas nos primrdios dos estudos sobre mquinas. Seus nomes indicam sua origem: medidas de potncia com cavalos. O cv vale 735 watts e usado muito em automveis, e o HP vale 745,7 watts, sendo empregado comercialmente em motores diversos (barcos, compressores etc.). (GREF, 2008).
25

8. Energia
Embora no se tenha uma definio de energia, podemos dizer que a presena de energia implica a possibilidade de produzir movimento ou a capacidade de realizar trabalho. A energia que uma pessoa armazena ao alimentar-se, por exemplo, possibilita o funcionamento de seus rgos, permite que ela se movimente e mova outros corpos. A energia dos combustveis usados nos automveis tambm possibilita seus movimentos. Da mesma forma, a energia eltrica produzida por uma bateria possibilita o movimento de eltrons em fios condutores. Energia potencial gravitacional

Voc j viu um bate-estaca de construo? Seu princpio de funcionamento muito simples: um motor eleva um bloco muito pesado a certa altura. Quando ele atinge o ponto mais alto, solto sobre a estaca de concreto que se pretende fincar no solo. A cada impacto, a estaca entra um pouco, at que finalmente ela atinge a profundidade desejada.

O exemplo do bate-estaca ir nos fornecer uma frmula geral para calcular a energia potencial gravitacional. Suponha que a estaca tenha uma massa de 200 kg. Qual ser o trabalho realizado para elev-la a 5 metros de altura? Basta usar a frmula: T = F x d. O valor da fora ser igual ao peso do bloco, se a mquina elev-lo com velocidade constante, ou seja, P = m x g. Teremos ento: P = m x g = 200 kg x 10 N/kg = 2.000 N T = F x d = 2.000 N x 5 m = 10.000 J Esse valor corresponde energia que ficou armazenada no bloco, como energia potencial gravitacional. Observe que para calcular essa energia voc acabou multiplicando trs coisas: massa x campo gravitacional x altura. Essa a nossa frmula para a energia potencial gravitacional, que pode ser escrita assim: (GREF, 2007)
26

E p = m.g.h
O corpo possui energia potencial gravitacional, em virtude da posio ocupada por ele em relao a um nvel de referncia. A palavra potencial usada quando estamos falando de um tipo de energia que est acumulada ou armazenada de alguma maneira. No est em uma forma perceptvel como o movimento, o som ou a luz, mas pode vir a se manifestar. Energia potencial elstica Quando voc estica ou comprime algo, tem de consumir energia para realizar esse trabalho. Essa energia que voc "consumiu" fica armazenada no material, desde que ele seja elstico, quer dizer, retorne sua forma original depois de cessada sua ao. Isso devido ao que chamamos de elasticidade dos materiais. Essa energia acumulada se chama Energia Potencial Elstica, e pode ser calculada por uma frmula simples:

K .x 2 Ep = 2
Um corpo possui energia potencial elstica em virtude de uma posio ligada a uma mola comprimida ou esticada. A energia elstica chamada "potencial" porque pode ser armazenada, a exemplo da energia gravitacional. Mas o que significam o x e o K nesta frmula? Imagine, por exemplo, um menino puxando o elstico de um estilingue. Quanto mais o garoto puxa a borracha, maior a fora que ele tem de fazer para mant-la esticada. Esse fato revela uma importante relao entre a fora aplicada e a deformao do elstico. Na medida em que este puxado, seu comprimento aumenta e a fora por ele aplicada tambm aumenta. Podemos estabelecer a seguinte relao:

27

O que pode ser traduzido pela seguinte equao:

Felstica= K.x
Nessa frmula, a letra k representa as propriedades elsticas do objeto, ou seja, se ele se deforma facilmente ou no. Esse valor chamado de constante elstica. Quanto maior for o valor de k, mais rgido ser o objeto. Por exemplo, um colcho de espuma mole possui um valor de constante elstica pequeno, ao passo que um colcho ortopdico tem um grande valor de k. O valor x representa a deformao sofrida pelo objeto. preciso lembrar que a fora ser sempre no sentido oposto ao da deformao: se voc forar um colcho com as mos para baixo ele ir forar suas mos para cima. (GREF, 2008) Energia cintica Qualquer corpo em movimento tem capacidade de realizar trabalho e, portanto, possui energia. Essa energia denominada energia cintica. Em um motor de carro, a energia qumica do combustvel convertida em energia trmica, ou seja, em calor, durante a exploso do combustvel. Essa energia trmica liberada faz com que o ar superaquecido dentro do cilindro do motor do carro empurre o pisto do motor, produzindo movimento, ou seja, energia cintica. Portanto, a energia qumica que estava armazenada no combustvel se transformou em energia trmica, que em parte convertida em energia cintica. A tabela mostra quanto um carro percorre antes de parar em uma brecada numa estrada. Aps ver algo que exija a freada, o motorista leva certo tempo para reagir e o carro percorre alguns metros. Essa distncia ser proporcional ao tempo de reao do motorista e velocidade do carro. Na terceira coluna, est a distncia percorrida aps o acionamento do freio, at o veculo parar. A tabela acima est diretamente ligada ideia de energia cintica. Por qu? Porque ao efetuar uma brecada, o carro est perdendo toda a sua energia cintica, que ser convertida em calor pelo atrito entre os pneus e o asfalto. A fora responsvel por esse trabalho , portanto, uma fora de atrito.
28

O trabalho realizado por ela ser igual ao valor da energia cintica perdida. Se voc olhar na tabela ver que quanto maior a velocidade do veculo, maior a distncia de freada, o que indica que o trabalho foi maior, porque o carro tinha mais energia. Porm, quando a velocidade dobra de valor, a distncia fica quatro vezes maior: 2 x 36 km/h = 72 km/h 4 x 6 metros = 24 metros E quando a velocidade triplica, a distncia fica nove vezes maior e no apenas trs vezes. Observe: 3 x 36 km/h = 108 km/h 9 x 6 metros = 54 metros Isso ocorre porque a energia cintica depende do quadrado da velocidade. A energia cintica depende tambm da massa, j que frear um veculo de grande porte mais difcil do que parar um carro pequeno. Portanto:

m.v 2 Ec = 2
Podemos usar essa frmula para determinar a energia cintica de um carro a vrias velocidades: (GREF, 2007)

29

Conservao da energia mecnica As foras cujo trabalho no depende do caminho so denominadas foras conservativas. J as foras cujo trabalho depende do caminho so denominadas foras dissipativas ou no-conservativas. Um exemplo tpico de fora dissipativa a fora de atrito. De fato, se voc deslocar um corpo sobre uma superfcie, levando-o de um ponto A a outro ponto B, o trabalho realizado pelo atrito ter valores diferentes, conforme o caminho seguido. A soma da energia cintica de um corpo com sua energia potencial, em dado ponto, denominada energia mecnica total do corpo. Quando atuam apenas foras conservativas, se a Ep de um corpo diminuir (ou aumentar), sua Ec aumentar (ou diminuir), de modo que sua energia mecnica total, E, permanea constante, isto , se conserve. por esse motivo que essas foras so denominadas conservativas. (LUZ & ALVARENGA, 2006) Assim,

Ec + E p = E = cons tan te
Transformaes de Energia O que o motor de um carro tem em comum com os msculos de um animal? Se voc respondeu os dois comeam com M, tudo bem, mas no nisso que estvamos pensando... Tanto os msculos dos animais (nos quais estamos includos) quanto os motores de carros, motos e caminhes produzem movimento a partir de uma reao qumica conhecida por combusto. A queima dentro de um motor ocorre por uma reao qumica entre o oxignio do ar e os combustveis. Nos msculos, ocorre um processo semelhante, porm mais lento e com vrias etapas, no qual os acares provenientes da digesto dos alimentos fazem o papel de combustvel. Poderamos resumir essas reaes qumicas da seguinte forma: COMBUSTVEL + OXIGNIO => GS CARBNICO + GUA Porm, algo mais aparece como resultado dessa reao qumica. Nas substncias do combustvel estava armazenada certa quantidade de energia, que liberada durante a reao qumica. Essa energia que ir possibilitar o surgimento do movimento. Podemos dizer que est havendo uma transformao de energia qumica em energia de movimento, que na Fsica chamada de energia cintica.
30

A gravidade tambm armazena energia. Quando uma bomba de gua eleva a gua de um poo at uma caixa dgua, est usando a energia eltrica para efetuar certa tarefa. Mas para onde vai essa energia? Perde-se? No, a energia fica armazenada na forma de energia gravitacional. Quando a torneira aberta, a atrao gravitacional faz a gua se mover e voc pode lavar suas mos. Mas a energia da gua armazenada em lugares altos poderia ser usada para realizar outras tarefas, como, por exemplo, produzir energia eltrica em uma usina hidreltrica. Portanto, a energia eltrica que a usina produz tem origem na energia gravitacional armazenada pela gua, que se transforma em energia cintica, movimentando as turbinas. A energia eltrica transmitida pela rede eltrica para ser convertida em outras formas de energia, como energia trmica em um chuveiro, em cintica em um ventilador, e at novamente em energia gravitacional em uma bomba de gua eltrica. Esses exemplos nos mostram que a energia, de fato, sofre transformaes. Na verdade, ela no pode ser produzida nem eliminada. O que ocorre, na verdade, sua converso de uma forma em outra. Estamos falando de uma lei fundamental da Fsica:

Lei da Conservao da Energia: A energia pode ser transformada de uma forma em outra, mas no pode ser criada nem destruda; a energia total constante.
Esse principio sempre vlido, em qualquer fenmeno que ocorre na natureza. A conservao da Energia mecnica um caso particular do principio geral de conservao de energia. A energia mecnica se conserva quando atuam, no corpo, apenas foras conservativas, e a energia total (considerando-se todas as formas) conserva-se sempre. Exemplo: O carro conta com duas fontes principais de energia: a bateria e o combustvel.

31

A parte eltrica do carro acionada pela bateria, que transforma a energia qumica em energia eltrica. Os faris usam essa energia para gerar luz, que energia eletromagntica na forma radiante. A buzina e os alto falantes geram energia sonora, que uma forma especfica da energia cintica do ar: as ondas sonoras. A partida do carro consome grande energia eltrica, que convertida em energia cintica no chamado motor de arranque. Quando o carro est em movimento, a energia qumica do combustvel transformada em energia trmica, e parte dessa energia se converte em energia cintica. Parte dessa energia cintica usada para recarregar a bateria por meio de um elemento chamado dnamo ou alternador, que transforma energia cintica em energia eltrica. (GREF, 2008)

32

8. Referncias

FEYNMAN, R.P., LEIGHTON, R.B. & SANDS, M., The Feynman Lectures on Physycs, vol I, Addison-Wesley, Reading, Mass., 1963 GREF (Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica). Mecnica. 2a edio revista e ampliada: 2006/2008 (IF-USP e CENP). Internet: http://cenp.edunet.sp.gov.br/fisica/gref/ LUZ, A.M.R., ALVARENGA, B.A., Curso de Fsica, volume 2, So Paulo: Scipione, 2006. OKUNO, E., CALDAS, I.L. & CHOW, C., Fsica para Cincias Biolgicas e Biomdicas, So Paulo: Harper & Row do Brasil, 1982.

33

Calor

34

1. Introduo
As principais formas de energia encontradas na Terra, com exceo da nuclear, tm sua origem na energia solar. Essa energia utilizada pelas plantas na produo de energia qumica, atravs da fotossntese, estando toda a cadeia alimentar baseada nesse processo. Parte da energia recebida pela Terra convertida em calor. Isso uma amostra da contnua transformao de energia em calor que ocorre no Universo. Mostraremos nesta unidade que todas as coisas recebem e cede calor o tempo todo. Quando esta troca equilibrada, diz-se que elas esto em equilbrio trmico. Quando cedem mais do que recebem, ou vice-versa, porque esto mais quentes ou mais frias que seu ambiente. Faremos um resumo dos principais conceitos relacionados com o calor, alm de tentar mostrar sua presena universal na nossa vida diria.

2. Conceitos Fundamentais
Temperatura As partculas constituintes dos corpos esto em contnuo movimento. Entendese temperatura como sendo uma grandeza que mede o grau de agitao das partculas de um corpo, caracterizando o seu estado trmico. As unidades de temperatura so o kelvin (K) que expressa a temperatura absoluta, e o grau Celsius (C). A relao entre essas dada por
t (C ) = T ( K ) 273,15

So iguais os intervalos em ambas as escalas, ou seja,


t (C ) = T ( K )

A escala Kelvin, proposta por Lord Kelvin, surgiu de discusses sobre temperaturas mximas e mnimas que podem ser atingidas por um corpo. Verificou-se teoricamente que, apesar de no existir um limite superior para a temperatura que um corpo pode alcanar, observa-se um limite natural, quando tentamos abaixar sua temperatura. Estudos realizados em grandes laboratrios mostraram que impossvel obter uma temperatura inferior -273 C. Essa temperatura denominada zero absoluto. Na realidade, o zero absoluto uma temperatura limite, que no pode ser alcanada, tendo-se, entretanto, conseguido valores muito prximos a ela.
35

Calor Quando a temperatura de um corpo aumentada, a energia que ele possui em seu interior, denominada energia interna, tambm aumenta. Se esse corpo colocado em contato com outro, de temperatura mais baixa, haver transferncia de energia do primeiro corpo para o segundo, energia essa que denominada calor. Deve-se observar que o termo calor s deve ser usado para designar a energia em trnsito, isto , enquanto ela est sendo transferida de um corpo para outro, em virtude de uma diferena de temperatura. O que o corpo possui energia interna e quanto maior for a sua temperatura maior a sua energia interna. (LUZ & ALVARENGA, 2006)

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fluxo_de_calor_correto.jpg

Unidade de medida de calor A substncia utilizada como padro para definir a unidade de quantidade de calor, a caloria (cal), foi a gua. Uma caloria a quantidade de calor necessria para que 1 grama de gua pura, sob presso normal, sofra a elevao de temperatura de 1oC. Outra unidade usada principalmente quando se trata de alimentao ou dietas a Caloria alimentar (Cal, com C maisculo) uma unidade de energia usada para determinar o contedo energtico de alimentos. Ela equivale a uma quilocaloria (kcal), ou 1000 calorias (cal, com c minsculo).

Como calor energia, Joule estabeleceu experimentalmente o equivalente mecnico do calor:


1 cal 4,186 J
36

Transmisso de calor Conduo: A conduo um processo de transmisso de calor que ocorre, por exemplo, atravs de uma barra metlica.

Neste processo, os tomos do metal que esto em contato com a fonte trmica recebem calor desta fonte e aumentam sua agitao trmica. Devido a isso, colidem com os tomos vizinhos, transmitindo-lhes agitao trmica. Assim, de partcula para partcula, a energia trmica flui ao longo da barra,aquecendo-a por inteiro. Portanto conduo o processo de transmisso de calor de partcula para partcula. Observe que essa transmisso foi feita pela agitao dos tomos da barra, transferida sucessivamente de um para outro, sem que esses tomos sofressem translao ao longo do corpo. Considere dois ambientes a temperaturas 1 e 2, tais que 2 > 1, separados por uma parede de rea A e espessura e. O fluxo de calor atravs da superfcie A dado pela relao entre a quantidade de calor Q que atravessa a superfcie e o intervalo de tempo t decorrido.

Q t

A experincia mostra que: Em regime estacionrio, o fluxo de calor por conduo num material homogneo diretamente proporcional rea da seo transversal atravessada e diferena de temperatura entre os extremos, e inversamente proporcional espessura da camada considerada. Esse enunciado conhecido como lei de Fourier, e expresso pela equao:

= KA

T2 T1 e

37

A constante de proporcionalidade K depende da natureza do material da parede, sendo denominado, coeficiente de condutibilidade trmica. Seu valor elevado para os bons condutores, como os metais, e baixo para os isolantes trmicos. Conveco: A conveco uma forma de transmisso de calor que ocorre em fluidos, ou seja, em lquidos ou gases, porm, juntamente com transporte de matria. Quando um recipiente, com gua, colocado sobre uma chama, a camada de gua do fundo do recipiente recebe calor da chama por conduo. Consequentemente, o volume dessa camada aumenta e sua densidade diminui, fazendo com que ela se desloque para a parte superior do recipiente e seja substituda por gua mais fria e mais densa proveniente desta regio superior. O processo continua, com uma circulao contnua de corrente de gua mais quente para cima e mais fria para baixo, denominadas correntes de conveco. Em uma geladeira observa-se, tambm, a formao de correntes de conveco. Na parte superior, as camadas de ar, em contato com o congelador, cedem calor a ele por conduo. Por causa disso, o ar desta regio torna-se mais denso e dirige-se para a parte inferior da geladeira, enquanto as camadas de ar dessa parte se deslocam para cima. Essa circulao de ar, causada pela conveco, faz com que a temperatura seja, aproximadamente, a mesma em todos os pontos em seu interior. Radiao ou Irradiao: uma forma de transmisso de calor atravs de ondas eletromagnticas. Dois corpos em temperatura diferentes tendem ao equilbrio trmico, mesmo que entre eles no haja nenhum meio material. Ex.: Sol esquentando a Terra (existe vcuo entre eles). Estufa: Numa estufa, a radiao luminosa do sol atravessa o vidro e absorvida pelos objetos que esto no interior, aquecendo-os. Em seguida, os objetos emitem radiao do infravermelho, mas este barrado pelo vidro. Assim, pelo fato de o vidro ser transparente radiao luminosa e opaco ao infravermelho que as estufas conservam uma temperatura superior do meio externo. (O mesmo fenmeno ocorre quando um automvel, com os vidros fechados, fica exposto ao sol.)

Efeito Estufa: De dia a radiao solar aquece a Terra, que, noite, resfriada pela emisso da radiao do infravermelho. Esse resfriamento prejudicado quando h

38

excesso de gs carbnico (CO2) na atmosfera, pois o CO2 transparente luz, mas opaco ao infravermelho. Nos ltimos anos, a quantidade de gs carbnico na atmosfera tem aumentado consideravelmente em razo da queima de combustveis fsseis (petrleo e carvo). Se essa demanda continuar crescendo no ritmo atual, em meados do sculo XXI a quantidade de CO2 na atmosfera, alm de trazer outras consequncias drsticas, provocar um aumento da temperatura mdia da Terra. Tal aquecimento poder provocar o derretimento de parte do gelo acumulado nos plos e elevar o nvel do mar em algumas dezenas de metros.

A garrafa trmica. O cientista ingls Dewar inventou a garrafa trmica no fim do sculo passado. Ele a utilizava para conservar certos lquidos sem se evaporarem. Hoje em dia, ns usamos as garrafas trmicas para manter frios lquidos frios, e quentes os lquidos quentes. A garrafa trmica um excelente isolante de calor, porque se ope transferncia de calor por conveco, por conduo e por radiao. A garrafa um frasco de parede dupla em que o ar foi praticamente retirado todo do espao entre as paredes (Fig. abaixo). Como h pouco ar nesse espao fechado, o calor no pode ser praticamente perdido por convecao. Tambm, praticamente nenhum calor pode ser conduzido atravs do espao vazio. Pequena quantidade de calor circula pelas paredes finas at o gargalo da garrafa.
Por que h pouca perda de calor por radiao? Porque as paredes da garrafa so prateadas (como os espelhos). Quando a garrafa contm um lquido frio as paredes prateadas refletem as ondas de calor que vm de fora, impedido-as de penetrar. Suponha que ela contenha um lquido quente. Ento a parede prateada interna sendo um mau emissor irradia pouco calor.

39

Capacidade trmica e calor especfico

Suponhamos que ao fornecer certa quantidade de calor Q a um corpo de massa m, sua temperatura varie t . Definimos Capacidade Trmica C de um corpo como sendo a quantidade de calor necessria por unidade de variao da temperatura do corpo:
C= Q t

A capacidade trmica uma caracterstica do corpo e no da substncia.

Unidade usual: cal/C

Quando consideramos a capacidade trmica da unidade de massa, temos o calor especfico c da substncia considerada. Calor especfico uma caracterstica Unidade usual: da substncia e no do corpo. Cal/g.C Portanto, cada substncia possui o seu calor especfico.

c=

C m

Confira a tabela de alguns valores de calor especfico: Substncia gua lcool alumnio chumbo cobre ferro Calor Especfico (cal/g.oC) 1, 000 0, 580 0, 219 0, 031 0, 093 0, 110 Substncia gelo mercrio prata vidro vapor d'gua Calor Especfico (cal/g.oC) 0, 550 0, 033 0, 056 0, 200 0, 480

Calor especfico igual quantidade de calor que deve ser cedida a 1 grama da substncia para provocar nela uma variao de temperatura de 1C.

40

Curiosidade: A brisa martima e a brisa terrestre so devido ao calor especfico da gua e da terra. Por a gua ter um dos maiores calores especficos, ela no s custa a aumentar a temperatura como tambm custa a ceder. O ar ficando mais denso nas proximidades da gua devido a temperatura mais baixa durante o dia (do que a areia da terra) far com que surja a brisa martima. A noite o processo se inverte. Ela tambm que regula a temperatura terrestre.

Equao fundamental da calorimetria Combinando os conceitos de calor especfico e Capacidade Trmica, temos a equao fundamental da Calorimetria:

Q = m.c.t

Onde: Q a quantidade de calor, m massa da substncia, c o seu calor especfico e o ltimo termo variao de temperatura.

Trocas de calor Se vrios corpos, no interior de um recipiente isolado termicamente, trocam calor, os de maior temperatura cedem calor aos de menor temperatura, at que se estabelea o equilbrio trmico. E de acordo com o princpio de conservao temos: Observao: Se tf > ti, o corpo recebe calor, isto , Q > 0. Se tf < ti, o corpo cede calor, isto , Q < 0.

41

3. Calor Latente e Mudanas de Fase


As substncias se apresentam, na natureza, em trs fases (ou estados) diferentes, denominadas fase slida, fase lquida e fase gasosa. A presso e a temperatura a que uma substncia for submetida determinaro a fase na qual ela se encontrar. Quando uma substncia passa de uma fase para outra, dizemos que ela sofreu uma mudana de fase ou uma mudana de estado. Estado slido: Os tomos da substncia se encontram muito prximos uns dos outros e ligados por foras eletromagnticas relativamente grandes. Eles no sofrem translao ao longo do slido, mas se encontram em constante movimento de vibrao (agitao trmica) em torno de uma posio mdia de equilbrio. Em virtude da forte ligao entre os tomos, os slidos possuem algumas caractersticas, tais como o fato de apresentarem forma prpria e de oferecerem certa resistncia a deformaes. Na natureza, quase todos os slidos se apresentam em forma de cristais, isto , os tomos que os constituem so organizados de maneira regular, numa estrutura que se repete ordenadamente ao longo do slido, denominada rede cristalina. A repetio desta estrutura regular faz com que os cristais apresentem uma aparncia externa tambm regular, como no caso do cloreto de sdio. Alguns slidos deixam de apresentar, em sua estrutura interna, a regularidade dos cristais, isto , seus tomos no esto distribudos em uma estrutura regular, sendo denominados slidos amorfos. Um exemplo de slido amorfo o vidro, podendo-se citar ainda, o asfalto, plsticos, a borracha etc. Estado lquido: Os tomos de uma substncia lquida se apresentam mais afastados uns dos outros do que no estado slido e, consequentemente, as foras de ligao entre eles so mais fracas. Assim, o movimento de vibrao dos tomos se faz mais livremente, permitindo que eles sofram pequenas translaes no interior do lquido. por isso que os lquidos podem escoar com certa facilidade, no oferecem resistncia penetrao e tomam a forma do recipiente onde esto colocados. Do mesmo modo que nos slidos amorfos, os tomos, nos lquidos, no esto distribudos ordenadamente. Portanto, quando um cristal se funde passando para o estado lquido, a sua rede cristalina desfeita. Estado gasoso: A separao entre os tomos ou molculas de uma substncia no estado gasoso muito maior do que nos slidos e lquidos, sendo praticamente nula a fora de ligao entre estas partculas. Por esse motivo, elas se movimentam livremente em todas as direes, fazendo com que os gases no apresentem forma
42

definida e ocupem sempre o volume total do recipiente onde esto contidos. (LUZ & ALVARENGA, 2006) Vimos que quando cedemos calor a um corpo, este aumentar sua temperatura, devido a um aumento na energia de agitao de seus tomos. Porm, esse calor pode ser utilizado para fazer com que a fora de ligao entre os tomos seja alterada, podendo acarretar modificaes na organizao e separao destes tomos, ou seja, modificar o estado fsico do corpo. Tal calor denominado calor latente. As mudanas de estado podem ser:

O calor latente de mudana de estado de uma substncia igual quantidade o calor que devemos ceder ou retirar de um grama da substncia para que ela mude de estado.

Q = m.L

Onde L o calor latente da substncia.

A quantidade de calor latente L pode ser positiva ou negativa conforme o corpo receba ou ceda calor. Em nosso curso adotaremos: Calor latente de fuso do gelo (a 0C) Lf = 80cal/g Calor latente de solidificao da gua (a 0C) Ls = -80cal/g Calor latente de vaporizao da gua (a 100C) Lv = 540cal/g Calor latente de condensao do vapor (a 100C) Lc = -540cal/g Fuso e solidificao Podem-se estabelecer leis gerais que descrevem a fuso dos slidos: 1) A uma dada presso, a temperatura na qual ocorre a fuso (ponto de fuso), bem determinada para cada substncia. 2) Durante a fuso, a temperatura do slido permanece constante.

43

Isso ocorre porque o calor que fornecido ao slido, para ele se fundir, usado para aumentar a separao entre seus tomos, rompendo a rede cristalina, sem ocasionar variao na agitao trmica destes tomos. Na solidificao, os processos ocorrem em sentido inverso ao da fuso. Desta maneira, se ns retirarmos calor de um lquido, sua temperatura diminui e, quando ela atinge certo valor, inicia-se a solidificao. Vaporizao: Evaporao e Ebulio Ponha um pouco de gua num pires e deixe-a por um dia ou dois. Suas molculas se movem para um lado e para outro, chocando-se umas com as outras. Algumas das molculas se movem mais depressa que as outras e podem ento vencer a camada superficial da gua e escapar. O lquido aos poucos se evapora, isto , transforma-se em vapor. Essas molculas, ento, se movem livremente e rapidamente pelo ar, como molculas de um gs (Fig. A). As molculas do lcool (ou da gasolina) se atraem umas s outras menos fortemente que as da gua, sendo que sua camada superficial mais frgil. Por isso o lcool (ou a gasolina) se evapora mais rapidamente. Verifica-se que, quanto maior for a temperatura de um lquido, maior ser a rapidez com que ele evapora. Evaporao. (A) Molculas de gua passam pela camada superficial e escapam. (B) No vaso fechado as molculas de vapor se acumulam at que elas se condensem com a mesma rapidez com que se evaporam. O espao est ento saturado.

Quando a gua se evapora de um vaso aberto, algumas das molculas do vapor se chocam com molculas do ar, recuam, e tornam a entrar no lquido. O ar se comporta, portanto, como uma coberta que se ope evaporao e a retarda. Porm, em dia mido (grande quantidade de vapor dgua na atmosfera) uma roupa molhada demora mais a secar. Removendo-se o vapor do lquido que vai se formando junto a sua superfcie, a velocidade de evaporao aumenta. Se voc tampa o vaso, o vapor se acumular no espao acima do lquido (Fig. B). O nmero de molculas que voltam para o lquido, isto , que se condensam, aumentar at que as molculas se condensem na mesma proporo das que se evaporem. Assim a quantidade de vapor ser constante; ns dizemos que o espao est saturado. Um espao est saturado de vapor quando ele contm todo o vapor que pode conter na temperatura existente.

44

Alguns slidos evaporam-se. As bolas de naftalina colocadas num armrio, para matar traas, vo aos poucos diminuindo de tamanho at desaparecer. O naftaleno (substncia de que so formadas essas bolas) aos poucos se vai evaporando, ou melhor, sublimando. O gelo seco (bixido de carbono congelado) evapora-se rapidamente. Coloque uma moeda sobre um bloco de gelo seco. O vapor que se escapa do gelo desloca a moeda fazendo-a saltitar irregularmente. O iodo, a cnfora e outros poucos slidos sublimam como o naftaleno. As molculas da maioria dos slidos, no entanto, se atraem to fortemente que no podem escapar facilmente. Experimentalmente, verifica-se que o processo de ebulio obedece a leis semelhantes quelas para a fuso: 1) a uma da dada presso, a temperatura na qual ocorre a ebulio (ponto de ebulio) bem determinada para cada substncia. 2) Durante a ebulio, sua temperatura permanece constante vapor que vai se formando encontra-se mesma temperatura do lquido. A condensao um processo inverso ao da vaporizao, o vapor dever liberar calor para se liquefazer, sendo o calor latente de condensao igual ao calor latente de vaporizao. Influncia da presso Quando uma substncia se funde, de modo geral aumenta de volume. Para uma substncia que tenha esse comportamento, observa-se que um aumento na presso exercida sobre ela acarreta um aumento em sua temperatura de fuso (e, consequentemente, em sua temperatura de solidificao). Algumas poucas substncias, entre elas a gua, diminuem de volume ao se fundirem. Portanto, o volume de uma dada massa de gua aumenta quando ela se transforma em gelo. Um garrafa cheia de gua, colocada em um congelador, parte-se quando a gua se solidifica. Para estas substncias, um aumento na presso acarreta uma diminuio na temperatura de fuso. Para pensar: Regelo Por que a presso do arame funde o gelo abaixo dele? Porque a gua acima do arame se congela novamente?

45

Qualquer substncia, ao se vaporizar, aumenta de volume. Por esse motivo, um aumento na presso acarreta um aumento na temperatura de ebulio, pois uma presso mais elevada tende a dificultar a vaporizao. Esse fato ocorre nas panelas de presso. Em uma panela aberta, com presso de 1 atm, a gua entra em ebulio a 100C e sua temperatura no ultrapassa esse valor. Na panela de presso, os vapores formados e impedidos de escapar ajudam a pressionar a superfcie da gua, podendo a presso total atingir cerca de 2 atm. Com isso, a gua s entrar em ebulio nas proximidades de 120C, fazendo com que os alimentos sejam cozidos mais rapidamente. Naturalmente, uma diminuio na presso provoca um abaixamento na temperatura de ebulio. Em locais situados acima do nvel do mar, onde a presso atmosfrica menor que 1 atm (76cmHg), a gua entra em ebulio a uma temperatura inferior a 100C. No alto do monte Evereste, cuja altitude 8800 m e a presso atmosfrica de cerca de 26 cmHg, a gua entra em ebulio a 72C, o que torna difcil cozinhar no monte Everest sem panela de presso. (ALVARENGA, 2006)

Diagrama de fases um diagrama dividido em trs regies correspondentes aos estados slido, lquido e gasoso. Se forem fornecidos os valores de presso e temperatura em que uma substncia se encontra, o seu diagrama de fases nos permitir determinar se ela slida, lquida ou gasosa. As linhas que aparecem no diagrama de fases que o dividem nas regies S, L e G correspondem aos valores de presso e temperatura nos quais podemos encontrar a substncia, simultaneamente em dois estados. O ponto de encontro dessas trs linhas nos fornece os valores de presso e temperatura nos quais a substncia pode se encontrar, simultaneamente, nos trs estados. Este ponto chamado ponto triplo da substncia. Observe, por exemplo, que uma substncia s pode se sublimar se a presso a que ele estiver submetido for menor que o seu ponto triplo. Ao contrrio do slido e do gs, o lquido estvel numa gama de temperaturas limitada pelo ponto triplo e pelo ponto crtico, onde termina a linha de condensao, ao longo da qual coexistem uma fase lquida e outra gasosa. O ponto crtico um exemplo de transio de fase contnua, isto , que no envolve calor latente.

46

Presso de vapor Quando um gs sofre compresso, ao ser alcanado um determinado valor da presso, percebe-se que comeam a se formar pequenas gotas de lquido no interior do cilindro, isto , naquela presso inicia-se a condensao do gs. Tal presso denominada presso de vapor do gs na temperatura da experincia. A partir da, quando se comprime mais o gs, sua presso no mais varia, mas a quantidade de lquido condensado aumenta gradativamente, at que todo o gs tenha se liquefeito. Quando se repete a experincia com o gs numa temperatura mais elevada, todas as condies anteriores se repetiro, porm o valor da presso no qual o gs comea a se condensar se torna mais elevado. Em outras palavras, a presso de vapor do gs apresenta agora um valor maior. Esse resultado geral: A presso de vapor de um gs tanto maior quanto maior for sua temperatura. Assim quanto maior a temperatura de um gs, maior dever ser a presso que teremos que exercer sobre ele para condens-lo. No entanto, existe um limite superior de temperatura. De fato, se o gs se encontrar nesta temperatura limite ou num valor superior ela, no conseguiremos liquefaz-lo, por maior que seja a presso exercida sobre ele. Esta temperatura corresponde exatamente temperatura crtica tc do gs. Portanto, s possvel liquefazer um gs, por aumento de presso, se ele estiver a uma temperatura inferior sua temperatura crtica. Alguns autores costumam fazer distino entre os termos gs e vapor. Quando uma substncia se encontra no estado gasoso, em temperatura inferior a tc, diz-se que ela vapor, e se sua temperatura for superior a tc, diz-se que ela um gs.

47

4. TERMODINMICA
Sabe-se que quando a temperatura de um corpo aumentada, a energia que ele possui em seu interior, denominada energia interna, tambm aumenta. Se este corpo colocado em contato com outro, de temperatura mais baixa, haver transferncia de energia do primeiro para o segundo, energia esta que denominada calor. Observa-se, no entanto, que a energia interna de um corpo pode aumentar sem que o corpo receba calor, desde que receba alguma outra forma de energia. Quando, por exemplo, enchemos um pneu de bicicleta, utilizando uma bomba, observamos que sua temperatura se eleva, apesar de no ter recebido calor. O aumento da energia interna, neste caso, ocorreu em virtude da transferncia da energia mecnica bomba, ao realizarmos o trabalho de comprimir e puxar o pistom. A palavra sistema usada, na Fsica, para designar um corpo (ou um conjunto de corpos) sobre o qual fixamos nossa ateno a fim de estud-lo. Tudo aquilo que no pertencer ao sistema, isto , o resto do universo, denomina-se vizinhana do sistema. Um sistema pode trocar energia com a sua vizinhana sob a forma de calor ou pela realizao de trabalho.

Trabalho realizado em um sistema Para efeito de simplificao, consideraremos como sistema um gs ideal, encerrado em um cilindro provido de um mbolo (pistom) que pode se deslocar livremente.

Suponha que o gs esteja em um estado inicial i, ocupando um volume Vi. (veja figura). Em virtude da presso do gs, ele exerce uma fora F sobre o pistom que, estando livre, desloca-se de uma altura h. Assim, o gs se expandiu at o estado final f onde o seu volume Vf , e realizou um trabalho T. Se a presso, p, do gs continuar constante, o valor da fora F tambm ser constante durante a expanso e trabalho, T, realizado pelo gs, pode ser facilmente calculado.
48

Para este caso, tendo fora constante e no mesmo sentido do deslocamento, teremos: T = F . h. Mas F = p . A, onde A rea do pistom. Ento: T = p . A . h, e observando que A . h o volume varrido pelo pistom durante a expanso, que igual a variao de volume do gs, isto , V . Logo,

T = p (V f Vi )
Expresso esta que permite calcular o trabalho que um gs realiza, ao sofrer uma variao de volume, sob presso constante. Expanso: Vf > Vi => V > 0 e portanto T > 0, nesse caso dizemos que o trabalho foi realizado pelo sistema. Compresso: Vf < Vi => V < 0 e portanto T < 0, , nesse caso dizemos que o trabalho foi realizado sobre o sistema. Se o volume permanece, no h deslocamento e, como sabemos, nestas condies no h realizao de trabalho. Num diagrama presso x volume, o trabalho realizado pela fora que o gs exerce sobre o mbolo numericamente igual rea sob a curva.

A=T

Energia Interna Representa a soma das diversas formas de energia que os tomos e molculas deste corpo possuem. De maneira geral, em um sistema qualquer, a energia interna deste sistema, representada por U, nada mais do que a energia total existente em seu interior. Quando um sistema vai de um estado inicial i a outro estado final f , ele geralmente troca energia com a vizinhana. Com conseqncia, sua energia interna sofre variaes, passando de valor inicial Ui para um estado final Uf, isto , a energia interna varia de:

U = U f U i

49

1 Lei da Termodinmica (Conservao da Energia)

Consideremos um sistema recebendo certa quantidade de calor Q, como o gs da figura ao lado. Esta energia acrescentada ao interior do sistema e, pelo Principio da Conservao da Energia, tenderia a provocar um aumento U na sua energia interna. Porm, se o sistema, ao mesmo tempo, tiver se expandido, realizando um trabalho T sobre a vizinhana, este trabalho ser feito s expensas da energia do sistema, a qual tenderia a decrescer na mesma medida. Generalizando, quando uma quantidade de calor Q absorvida (Q positivo) ou cedida (Q negativo) por um sistema e um trabalho T realizado por este sistema (T positivo) ou sobre ele (T negativo), a variao da energia interna, U , do sistema dada por:

U = Q T
Aplicaes da primeira Lei da Termodinmica Transformao isotrmica: Como a temperatura do sistema se mantm constante, a variao da energia interna nula. Por exemplo, considere um gs sofrendo uma expanso isotrmica conforme mostra as figuras.

U = Q - T

Como U = 0 0 = Q T Q = T

A quantidade de calor que o gs recebe exatamente igual ao trabalho por ele realizado. A rea sombreada sob a curva numericamente igual ao trabalho realizado.
50

Transformao isomtrica: como o volume do sistema se mantm constante, no h realizao de trabalho. U = Q - Como = 0 U = Q 0 U = Q

Todo o calor trocado com o meio externo transformado em variao da energia interna. Se: Q > 0 U > 0: temperatura aumenta se o sistema recebe calor. Q < 0 U < 0: temperatura diminui se o sistema cede calor.

Transformao isobrica: Numa transformao onde a presso permanece constante, a temperatura e o volume so diretamente proporcionais, ou seja, quando a temperatura aumenta o volume tambm aumenta. Parte do calor que o sistema troca com o meio externo est relacionado com o trabalho realizado e o restante com a variao da energia interna do sistema. Q = U + T

Transformao adiabtica: Nessa transformao, o sistema no troca calor com o meio externo; o trabalho realizado graas variao de energia interna. U = Q - T como Q = 0 U = Q T

T = - U Numa expanso adiabtica, o sistema realiza trabalho sobre o meio e a energia interna diminui. Expanso adiabtica ocorre um abaixamento de temperatura.

Durante a compresso adiabtica, o meio realiza trabalho sobre o sistema e a energia interna aumenta. Ocorre uma elevao de temperatura.

51

Transformao Cclica: Denomina-se transformao cclica ou ciclo de um sistema o conjunto de transformaes sofridas pelo sistema de tal forma que seus estados final e inicial so iguais. Num diagrama p x V uma transformao cclica representada por uma curva fechada. A rea interna do ciclo numericamente igual ao trabalho total trocado com o meio exterior.

Quando o ciclo percorrido no sentido horrio, o sistema recebe calor e realiza trabalho; e no sentido anti-horrio o sistema cede calor e recebe trabalho. Como a temperatura final igual temperatura inicial, a energia interna do sistema no varia, havendo uma igualdade entre o calor e o trabalho trocados em cada ciclo, isto , em uma transformao cclica existe equivalncia entre o calor Q trocado pelo gs e trabalho T. Como U = 0 Q = T

52

Segunda Lei da Termodinmica 1 Situao

2 Situao

Os dois exemplos aqui mencionados, assim como outros tantos, seriam perfeitamente viveis pela 1 lei da termodinmica. Nos dois casos h conservao da energia! O que faz com que estes eventos no sejam observados?
53

A Segunda Lei da Termodinmica adiciona certas restries, quanto ao comportamento e ao modo de utilizao das transformaes energticas.

O enunciado de Clausius impossvel realizar um processo cujo nico efeito seja transferir calor de um corpo mais frio para um corpo mais quente.

O enunciado de Clausius no implica que no se possa transferir calor de um corpo mais frio para um corpo mais quente. Podemos expandir um gs ideal isotermicamente a T1 e depois comprimi-lo adiabticamente at T2 > T1 de forma que Ttotal = 0. Porm observa-se que h mudana do estado final do gs ideal. A completa transferncia de calor de um corpo para o outro no o nico efeito.

O enunciado de Kelvin-Plank impossvel realizar um processo cujo nico efeito seja remover calor de um reservatrio trmico e produzir uma quantidade equivalente de trabalho

O enunciado de Kelvin no implica que no se possa transformar calor completamente em energia mecnica. Na expanso isotrmica de um gs ideal tem-se: Q = T. Mas o estado final do sistema no o mesmo que o inicial pois h variao da presso do gs. A completa transformao de calor em trabalho no o nico efeito.

54

Mquinas trmicas Mquina trmica todo dispositivo que converte continuamente calor em trabalho til, utilizando um fluido, dito fluido de trabalho, e que realiza ciclos, isto , retorna periodicamente s condies iniciais. Uma mquina trmica ideal (M) funcionaria como em (a) da figura abaixo. Todo o calor Q1 de uma fonte quente (exemplo: a combusto de uma substncia) seria transformado em trabalho T.

O rendimento de uma mquina trmica definido como a razo entre o trabalho que dela pode ser aproveitado e a quantidade de calor recebido da fonte quente.

T Q1

Assim, T = Q1 e teramos rendimento (ou eficincia) = 1 ou 100 %. Mas claro que isso nunca ocorre, de acordo com o enunciado de Kelvin-Plank. Uma mquina real opera como em (b) da mesma figura. H sempre uma parcela de calor Q2 que trocada com uma fonte fria (o prprio ambiente na maioria dos casos). O trabalho realizado pela mquina trmica igual diferena entre o calor recebido (retirado) e o calor rejeitado.

T = Q1 Q2
Logo o rendimento de uma mquina trmica, ser dado por:

Q1 Q2 Q1

=1

Q2 Q1
55

A mquina trmica operando em ciclos retira uma determinada quantidade de calor da fonte quente, transformando parte desse calor em trabalho. A parte restante rejeitada fonte fria. Numa mquina frigorfica, ou refrigerador, ou bomba de calor, o fluido de trabalho realiza um ciclo de sentido contrrio, retirando calor Q2 de uma fonte fria e cedendo calor Q1 a uma fonte quente. Obviamente essa passagem de calor de uma fonte fria para uma fonte quente no espontnea, visto que se realiza custa de um trabalho externo; portanto no viola a segunda lei da termodinmica. A geladeira domstica, por exemplo, uma mquina frigorfica na qual a fonte fria o congelador, a fonte quente o meio ambiente e o trabalho realizado pelo compressor.

Ciclo de Carnot Dize-se que um gs executa um ciclo termodinmico quando ele submetido a sucesses repetitivas de transformaes termodinmicas. Na prtica, os ciclos termodinmicos so usados para produzir trabalho (motores, turbinas), aquecimento ou refrigerao. Observar que no necessrio que a mesma massa de gs execute cada ciclo. A caracterstica bsica a repetio dos estados termodinmicos. Exemplo: num equipamento de refrigerao (circuito fechado), a mesma massa de gs retorna para o incio de cada ciclo, mas em um motor de combusto interna ela renovada a cada ciclo. O cientista Sadi Carnot idealizou uma mquina trmica que proporcionaria um rendimento mximo. O Ciclo de Carnot consiste de duas transformaes adiabticas alternadas com duas transformaes isotrmicas, sendo que todas elas seriam reversveis. O ciclo de Carnot considerado o ciclo bsico da Termodinmica por ser o mais eficiente. tambm perfeitamente reversvel, isto , se trabalho for fornecido, ele funciona como bomba de calor ou refrigerador. Notar, entretanto, que o ciclo de Carnot uma operao ideal, no pode ser usado em mquinas prticas. Um processo real, para ser prximo do isotrmico, precisaria ser to lento que o seu uso seria invivel. Pode-se traar o ciclo de Carnot em um diagrama p x v conforme figura ao lado. Cada trecho do ciclo tem sua curva caracterstica (isotrmica ou adiabtica).

56

Analisam-se agora as relaes entre calor, trabalho e outras variveis para cada trecho do ciclo. Partindo de A, o gs realiza uma expanso isotrmica AB, recebendo calor de Q1 (fonte quente). A seguir, ocorre a expanso adiabtica BC, durante a qual no h troca de calor. A compresso isotrmica CD se verifica temperatura T2 da fonte fria, e nesta etapa o gs rejeita a quantidade Q2 que no foi transformada em trabalho. A compresso adiabtica DA se completa sem a troca de calor. Reforando o enunciado de Planck, Carnot demonstrou que as quantidades de calor Q1 e Q2 seriam proporcionais s temperaturas T1 e T2 : Q Q 2 T2 = , e como o rendimento dado por : = 1 2 , teremos: Q1 T1 Q1

=1

T2 T1

Ento para o Ciclo de Carnot temos que o rendimento funo exclusiva das temperaturas absolutas das fontes quentes e fria. Este o rendimento mximo de uma mquina trmica, e como nunca podemos ter T1 = 0 e |T2| > |T1| constatamos que uma mquina trmica jamais ter rendimento 1 (100%), ou seja, no poderemos transformar todo o calor fornecido em trabalho. O caos e a ordem A vida em grandes metrpoles como So Paulo, Tquio, Nova York e Paris apresenta uma srie de vantagens que tornam essas cidades especiais. Nelas encontramos muitos dos atributos que consideramos sinnimos de progresso, como facilidades de acesso aos bens de consumo, oportunidades de trabalho, lazer, servios, educao, sade, etc.
57

Por outro lado, em algumas delas, devido grandiosidade dessas cidades e aos milhes de cidados que ali moram, existem muito mais problemas do que benefcios. Seus habitantes sabem como so complicados o trnsito, a segurana pblica, a poluio, os problemas ambientais, a habitao etc. Sem dvida, so desafios que exigem muito esforo no s dos governantes, mas tambm de todas as pessoas que vivem nesses lugares. Essas cidades convivem ao mesmo tempo com a ordem e o caos, com a pobreza e a riqueza, com a beleza e a feira. A tendncia das coisas a se desordenarem espontaneamente uma caracterstica fundamental da natureza. Para que ocorra a organizao, necessria alguma ao que restabelea a ordem. o que acontece nas grandes cidades: despoluir um rio, melhorar a condio de vida dos seus habitantes e diminuir a violncia, por exemplo, so tarefas que exigem muito trabalho e no acontecem espontaneamente. Se no houver qualquer ao nesse sentido, a tendncia que prevalea a desorganizao. Em nosso cotidiano percebemos que mais fcil deixarmos as coisas desorganizadas do que em ordem. Quando espalhamos objetos pela casa, temos muito trabalho para colocarmos as coisas em ordem. Organizar sempre mais difcil que bagunar. A ordem tem seu preo. Entropia A existncia da ordem/desordem est relacionada com uma caracterstica fundamental da natureza que denominamos entropia. A entropia est relacionada com a quantidade de informao necessria para caracterizar um sistema. Dessa forma, quanto maior a entropia, mais informaes so necessrias para descrevermos um sistema. Para facilitar a compreenso desse conceito, podemos fazer uma analogia com algo bastante comum: cartas de baralho. Se inicialmente tivermos o baralho com as cartas organizadas de acordo com a sua seqncia e naipes, o nosso sistema (baralho) contm certo grau de informao. Rapidamente descobrimos qual a regra que est organizando as cartas. Por outro lado, quando embaralhamos as cartas, bastam apenas alguns movimentos para que a seqncia inicial seja desfeita, ou seja, as cartas ficam mais desorganizadas. Para recoloc-las na ordem inicial, necessitaremos de muito mais informaes a respeito da posio da carta (teremos que descobrir onde est o 5 de

58

copas para coloc-lo aps o 4 de copas). As cartas embaralhadas apresentam, ento, uma entropia maior do que a das cartas organizadas. A tendncia do aumento da entropia est relacionada com uma das mais importantes leis da fsica: A segunda lei da termodinmica. Essa lei mostra que, toda vez que realizamos algum trabalho, parte da energia empregada perdida para o ambiente, ou seja, no se transforma em trabalho til. Ao organizarmos as cartas, gastamos energia e, conseqentemente, liberamos algum calor para o meio ambiente. A energia liberada ajudar a desorganizar as molculas de ar ao nosso redor, aumentando a entropia ao nosso redor. Dessa forma, para diminuir a entropia de um determinado lugar necessrio aumentar a entropia em outro. Embate constante A manuteno da vida um embate constante contra a entropia. A luta contra a desorganizao travada a cada momento por ns. Desde o momento da nossa concepo, a partir da fecundao do vulo pelo espermatozide, nosso organismo vai se desenvolvendo e ficando mais complexo. Partimos de uma nica clula e chegamos fase adulta com trilhes delas, especializadas para determinadas funes. A vida , de fato, um evento muito especial e, at o momento, sabemos que ela ocorreu em um nico lugar do universo o nosso planeta. Entretanto, com o passar do tempo, nosso organismo no consegue mais vencer essa batalha. Comeamos a sentir os efeitos do tempo e envelhecer. Nosso corpo j no consegue manter pele com a mesma elasticidade, os cabelos caem e nossos rgos no funcionam mais adequadamente. Em um determinado momento, ocorre uma falha fatal e morremos. Como a manuteno da vida uma luta pela organizao, quando esta cessa, imediatamente o corpo comea a se deteriorar e rapidamente perde todas as caractersticas que levaram muitos anos para se estabelecer. As informaes acumuladas ao longo de anos, registradas em nosso crebro a partir de configuraes especficas dos neurnios, sero perdidas e no podero ser novamente recuperadas com a completa deteriorao do nosso crebro. A entropia nos mostra que a ordem que encontramos na natureza fruto da ao de foras fundamentais que, ao interagirem com a matria, permitem que esta se organize. Desde a formao do nosso planeta, h cerca de cinco bilhes de anos, a vida somente conseguiu se desenvolver s custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma til, ou seja, capaz de manter a organizao.

59

Para tal, pagamos um preo alto: grande parte dessa energia perdida, principalmente na forma de calor. Dessa forma, para que existamos, pagamos o preo de aumentar a desorganizao do nosso planeta. Quando o Sol no puder mais fornecer essa energia, dentro de mais cinco bilhes de anos, no existir mais vida na Terra. Com certeza a espcie humana j ter sido extinta muito antes disso. O universo tambm no resistir ao embate contra o aumento da entropia. Em uma escala inimaginvel de tempo de 10 100 anos (10 seguido de 100 zeros!), se o universo continuar a sua expanso, que j dura aproximadamente 15 bilhes de anos, tudo o que conhecemos estar absolutamente disperso. A entropia finalmente vencer. Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/55440

DILATAO TRMICA

Dilatao dos slidos Se analisarmos a estrutura interna de um slido, poderemos entender porque ocorre a dilatao. Os tomos que constituem o slido se distribuem ordenadamente, dando origem a uma estrutura denominada rede cristalina do slido. A ligao entre esses tomos se faz por meio de foras eltricas, que atuam como se existissem pequenas molas unindo um tomo a outro. Esses tomos esto em constante vibrao em torno de uma posio mdia, de equilbrio. Quando a temperatura do slido aumentada, h um aumento na agitao de seus tomos, fazendo com que eles, ao vibrar, afastem-se mais da posio de equilbrio. Entretanto, a fora que se manifesta entre os tomos atua como se a mola fosse mais dura para ser comprimida do que para ser distendida. Em conseqncia, a distncia mdia entre os tomos torna-se maior, ocasionando a dilatao do slido.

60

Para pensar:

Aps um incndio numa floresta, o Por que ocorre esta dilatao que aconteceu com esses trilhos? desigual numa lmina bimetlica? Os msicos geralmente deixam para afinar seus instrumentos no local da apresentao. A que voc atribui essa medida? Dilatao dos lquidos Como os lquidos no apresentam forma prpria, ao estudar a dilatao dos lquidos tem de se levar em conta a dilatao do recipiente slido que o contm. De maneira geral, os lquidos dilatam-se sempre mais que os slidos ao serem igualmente aquecidos. No aquecimento de um lquido contido num recipiente, o lquido ir, ao dilatarse juntamente com o recipiente, ocupar parte da dilatao sofrida pelo recipiente, alm de mostrar uma dilatao prpria, chamada dilatao aparente. A dilatao aparente aquela diretamente observada e a dilatao real aquela que o lquido sofre realmente. Consideremos um recipiente totalmente cheio de um lquido temperatura inicial t0. Aumentando a temperatura do conjunto (recipiente + lquido) at uma temperatura t, nota-se um extravasamento do lquido, pois este se dilata mais que o recipiente.

61

A dilatao anmala da gua. Quando voc aquece a maioria dos lquidos, seus volumes aumentam; a gua, porm, constitui uma exceo. Aquea um pouco de gua gelada num pequeno frasco fechado com um tubo estreito, capilar, passando pela rlha para ver o nvel da gua no tubo. fcilmente a gua se contrair. Quando sua temperatura atingir 4C, ela se dilatar como os outros lquidos . A gua tem a densidade mxima a 4C. A dilatao anmala da gua. Aquecida desde 0, a gua primeiro se contrai, depois se dilata. O lcool, como muitos outros lquidos, sempre se dilata quando aquecido. Os gases, a presso constante, dilatam-se mais que os lquidos. O fato de que gua mais densa a 4C do que na temperatura de congelamento muito importante. Quando um lago est parcialmente congelado, a temperatura da gua mais densa, isto , a da que fica no fundo do lago de 4C. A gua mais fria, menos densa, fica na superfcie onde se congela primeiro (Figura abaixo). Se a gua mais fria fosse para o fundo no haveria congelamento do lago at que toda a gua estivesse a 0C.

62

Apndice: Termmetros e Escalas Termomtricas Termmetro um aparelho que permite medir a temperatura dos corpos.

Uma escala termomtrica corresponde a um conjunto de valores numricos onde cada um desses valores est associado a uma temperatura. Para a graduao da escala Celsius foram escolhidos, para pontos fixos, dois fenmenos que se reproduzem sempre nas mesmas condies: a fuso do gelo e a ebulio da gua, ambos sob presso normal.

1 . Ponto Fixo: corresponde temperatura de fuso do gelo, chamado ponto do gelo. 2 . Ponto Fixo: corresponde temperatura de ebulio da gua, chamado ponto de vapor. O intervalo de 0C a 100C dividido em 100 partes iguais e cada uma das divises corresponde a 1C. A escala Kelvin adota como zero de sua escala a temperatura do zero absoluto e um intervalo unitrio igual ao intervalo de 1C. Na escala Fahrenheit o intervalo de 32F a 212F dividido em 180 partes. A escala Fahrenheit usada, geralmente, nos pases de lngua inglesa. A escala Kelvin chamada escala absoluta de temperatura, muito utilizada em comunicaes cientficas. Zero absoluto A escala Kelvin, proposta por Lord Kelvin, surgiu de discusses sobre temperaturas mximas e mnimas que podem ser atingidas por um corpo. Verificou-se teoricamente que, apesar de no existir um limite superior para a temperatura que um corpo pode alcanar, observa-se um limite natural, quando tentamos abaixar sua
63

temperatura. Estudos realizados em grandes laboratrios mostraram que impossvel obter uma temperatura inferior -273 C. Essa temperatura denominada zero absoluto. Na realidade, o zero absoluto uma temperatura limite, que no pode ser alcanada, tendo-se, entretanto, conseguido valores muito prximos a ela. Relaes entre as escalas Supondo que a grandeza termomtrica seja a mesma, podemos relacionar as temperaturas assinaladas pelas escalas termomtricas da seguinte forma:

tC 0 t 32 T 273 = = F 100 0 373 273 212 32

Portanto:

t C T 273 t F 32 = = 5 5 9
Entre as escalas Celsius e Kelvin:

tC T 273 t F 32 = = 100 100 180


Variao de temperatura

T = t c + 273

Note-se que as escalas Celsius e Kelvin so divididas em 100 partes, portanto uma certa variao de temperatura numa escala ser igual variao na outra. J a Escala Fahrenheit dividida em 180 partes e no corresponde mesma variao nas outras duas escalas. Podemos ento construir uma relao de converso de variaes:

t C T t F = = 5 5 9
64

5.

Referncias

LUZ, A.M.R., ALVARENGA, B.A., Curso de Fsica, volume 2, So Paulo: Scipione, 2006. GREF (Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica). Mecnica. 2a edio revista e ampliada: 2006/2008 (IF-USP e CENP). Internet: http://cenp.edunet.sp.gov.br/fisica/gref/

65

ptica

66

1. Introduo
Como parte da fsica, a ptica o estudo de fenmenos ligados luz e viso. A viso responsvel por grande parte das informaes que recebemos. Nossos olhos so sensveis luz, como nossos ouvidos ao som, ou nossa pele ao calor e ao toque. Se nenhuma fonte emitir o som, nada h que os ouvidos escutem. Da mesma forma, as coisas tm de ser iluminadas ou luminosas, para que as enxerguemos, ou seja, devem emitir ou refletir a luz para ser vistas. A ptica permite compreender muitos instrumentos, nos quais lmpadas, telas, lentes e espelhos so partes essenciais, entender a natureza das cores, nas figuras impressas, nas fotos, na tela de TV e, antes de qualquer coisa, a ptica permite compreender a viso. Em todos esses casos estamos olhando apenas para o que acontece com a trajetria da luz ao atravessar algum meio material, como uma lente ou a sua reflexo na superfcie de um espelho. Esse tipo de comportamento da luz nos leva a um dos ramos da ptica, denominado de ptica geomtrica, que nos permitir descrever, alm desses casos, o caminho da luz no interior de microscpios, projetores de slides, periscpios, lunetas e outros instrumentos pticos, ou seja, estuda as leis que descrevem o comportamento geomtrico da luz nos fenmenos pticos. Na ptica fsica a luz considerada uma forma de energia que interage com a matria. (GREF, 2008) Nesta unidade resumiremos os principais resultados da ptica geomtrica, procurando entender os fenmenos da reflexo e refrao da luz e suas aplicaes no estudo de espelhos e lentes, para finalmente culminarmos com o estudo do olho humano.

2. Conceitos fundamentais e espelhos


Raio de luz Raio de luz uma linha orientada que representa a direo e o sentido de propagao da luz. Ao conjunto de raios de luz provenientes de uma mesma fonte damos o nome de feixe luminoso, que pode ser dividido em divergente (a), convergente (b) e paralelo (c).

67

Independncia e reversibilidade dos raios luminosos Uma importante propriedade da luz a independncia que se observa na propagao dos raios ou feixes luminosos. Aps dois feixes se cruzarem, eles seguem as mesmas trajetrias que iriam seguir se no tivessem se cruzado, isto , um feixe no interfere no outro. A trajetria seguida pelo raio de luz, num sentido, a mesma quando o raio troca o sentido de percurso. Velocidade da luz Durante muito tempo, pensou-se que a luz se transmitia instantaneamente de um ponto a outro. Entretanto, experincias cuidadosas, realizadas durante os sculos XVIII e XIX, vieram mostrar que, na realidade, a velocidade da propagao da luz muito grande, mas no infinita. Esse valor desempenha papel muito importante no desenvolvimento da Fsica. Baseando-se em medidas atuais, o valor da velocidade da luz no vcuo (que normalmente representado por c) pode ser considerado como sendo c = 3,00 x 108 m/s, isto , c = 300 000 Km/s. Para se ter uma ideia do significado desse valor, pode-se observar que, se um objeto possusse esta velocidade, ele poderia dar cerca de sete voltas e meia ao redor da Terra em apenas um segundo. Alis, devemos ressaltar que, de acordo a Teoria da Relatividade de Einstein, esse valor representa um limite superior para a velocidade dos corpos, isto , nenhum objeto material pode alcanar uma velocidade igual ou superior velocidade da luz. A velocidade da luz foi medida, tambm, em vrios meios materiais, encontrando-se sempre um valor inferior a c. Por exemplo, na gua, a luz se propaga com uma velocidade v = 220 000 Km/s e, no diamante, com v = 120 000 Km/s. (LUZ & ALVARENGA, 2006) Propagao retilnea da luz Observando os corpos que nos rodeiam, verificamos que alguns deles emitem luz, isto , so fontes de luz, tais como o Sol, uma lmpada acesa, a chama de uma vela
68

etc. Outros no emitem luz, mas podem ser vistos porque so iluminados pela luz provenientes de alguma fonte. Um dos fatos que podemos observar facilmente sobre o comportamento da luz que, quando a luz se propaga em um meio homogneo, a sua propagao retilnea. Isto pode ser constatado quando a luz do sol passa atravs da fresta de uma janela, penetrando em um quarto escurecido. Sabendo que a luz se propaga em linha reta, podemos determinar o tamanho e aposio da sombra de um objeto sobre um anteparo. Sombra e penumbra: Eclipses do Sol e da Lua Denominamos eclipse a qualquer obscurecimento total ou parcial da luz de um astro por outro. Existem vrios tipos de eclipses embora, geralmente, usamos esse termo, para nos referir aos eclipses do Sol pela Lua ou da Lua pela Terra. Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpe entre o Sol e a Terra, impedindo a visibilidade do Sol para uma pequena regio terrestre, o que s pode ocorrer em uma Lua Nova.

Eclipse total do Sol: a Lua se interpe entre a Terra e o Sol.

J os eclipses lunares ocorrem quando a Lua adentra ao cone de sombra da Terra. Estando, portanto, oposta ao Sol, os eclipses lunares s podem se dar por ocasio de uma Lua Cheia.

Eclipse total da Lua: a Lua entra no cone de sombra da Terra. 69

Reflexo da luz Fenmeno ptico que ocorre quando a luz, ao incidir em uma superfcie que separa dois meios, volta ao meio original. Reflexo difusa Efetua-se em todas as direes, como a reflexo produzida por todos os corpos que no apresentam uma superfcie polida como um espelho (esta pgina que voc est lendo, por exemplo). Reflexo especular Ocorre quando um feixe incide numa superfcie polida e volta regularmente para o meio original; por exemplo, se o feixe incidente paralelo, o refletido tambm paralelo. A reflexo especular permite a formao de imagens.

As Leis Da Reflexo

1. O raio incidente, a normal superfcie refletora no ponto de incidncia e o raio refletido pertencem a um mesmo plano. 2. O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo.

70

Espelho Plano Qualquer superfcie lisa e plana que reflita especularmente a luz. Propriedades Dos Espelhos Planos 1. O objeto e a imagem so simtricos em relao ao espelho.

Fig. 1

Fig. 2

2. A imagem virtual, ou seja, forma-se atrs do espelho, na interseo dos prolongamentos dos raios refletidos. (Fig. 1) 3. As imagens formadas num espelho plano so enantiomorfas, ou seja, existe uma inverso direita para a esquerda e vice-versa. (Fig. 2) 4. O objeto e a imagem possuem o mesmo tamanho, e, em caso de movimento relativo ao espelho, possuiro iguais velocidades.

Campo visual

Campo Visual de um espelho plano a regio do espao que pode ser vista por um observador atravs de um espelho. Para determinarmos o Campo Visual, basta tomar o ponto O, simtrico de O, e uni-lo s extremidades do espelho plano E.

Associao de espelhos planos Um espelho plano fornece apenas uma imagem de cada objeto. Porm se colocarmos o objeto entre dois espelhos que formam um ngulo entre si, notaremos
71

mais de duas imagens em geral. O nmero de imagens resultado de reflexes sucessivas nos dois espelhos, e aumenta a medida que o ngulo diminui. De maneira geral, determina-se o nmero de imagens n utilizando-se a expresso matemtica:

360 n= 1

onde o ngulo formado entre os espelhos.

3. Refrao da luz
A velocidade de uma dada luz monocromtica assume valores diferentes em diferentes meios de propagao tais como: vcuo, ar, gua, vidro, etc. A luz sofre refrao quando passa de um meio para outro, modificando sua velocidade. Em geral, a refrao acompanhada por um desvio na trajetria da luz, conseqncia da mudana de velocidade. O nico caso de refrao no qual a luz no sofre desvio quando incide perpendicularmente superfcie S de separao dos meios.

Os dois meios de propagao, A e B, e a superfcie de separao S constituem o que chamamos de dioptro. Nos dioptros reais, o raio de luz incidente na superfcie S divide-se em dois raios, um refratado e outro refletido. Tambm ocorre em S o fenmeno da absoro da luz, onde parcela da energia luminosa transformada em energia trmica, por exemplo.

72

As leis da refrao 1 Lei: O raio de luz incidente RI, a reta normal N e o raio de luz refratado RR esto situados num mesmo plano (coplanares) Como mostra a figura, os ngulos 1e 2 no so iguais entre si e pode-se verificar experimentalmente que, aumentando-se 1 , o ngulo 2 , tambm aumenta. 2 Lei ou Lei de Snell: constante a relao entre os senos dos ngulos de incidncia e refrao. Durante muitos sculos tentou-se descobrir uma relao entre esses ngulos. Finalmente, em 1620, o matemtico holands Snell, analisando um grande nmero de medidas de ngulos de incidncia e de refrao, chegou concluso de que havia uma relao constante entre os senos destes ngulos. Em outras palavras, Snell descobriu que, quando a luz se refrata ao passar de um meio (1) para um meio (2), tem-se:

sen 1 = Constante sen 2

Esta constante caracterstica dos dois meios e, portanto, para cada par de meios ela tem um valor diferente. O sen uma grandeza matemtica associada ao ngulo .

Consideremos um caso particular importante no qual um raio luminoso, propagando-se no vcuo, sofre refrao ao penetrar em outro meio material qualquer. (LUZ & ALVARENGA, 2006)

Neste caso, teremos:

sen 1 c = , em que c a velocidade da luz no vcuo e v a sen 2 v


velocidade da luz no meio em questo. c O quociente muito importante no estudo da refrao e se v denomina ndice de refrao do meio. Ou seja:

n=

c v
73

Observe que n um nmero puro (sem unidades). Seu valor maior do que um para qualquer meio material, uma vez que a velocidade da luz no vcuo (3 x 108 m/s) maior do que em qualquer meio. Para o ar, podemos considerar n = 1 , pois a velocidade da luz aproximadamente igual a 3 x 108 m/s. No estudo do movimento ondulatrio, mostra-se que:

sen 1 v1 = , onde v1 velocidade da luz no meio (1) e v 2 a velocidade da luz no sen 2 v 2


meio (2).
1 1 Vamos escrev-la da seguinte maneira: v sen 1 = v sen 2 . 1 2 Multiplicando ambos os membros dessa igualdade por c , temos: c c c c sen 1 = sen 2 , mas n1 (ndice de refrao do meio 1) e v v1 v2 v1 2

n 2 (ndice de refrao do meio 2). Ento:

n1 sen 1 = n 2 sen 2
Essa equao uma das formas mais comuns de apresentar a Lei de Snell, e descrever matematicamente o fenmeno da refrao. Observao1: Quando a luz passa de um meio menos refringente (menor ndice de refrao) para um meio mais refringente (maior ndice de refrao), o raio de luz se aproxima da normal e a velocidade de propagao diminui. Reciprocamente, quando a luz passa de um meio mais refringente para um meio menos refringente, o raio de luz se afasta da normal e a velocidade de propagao da luz aumenta.

Observao2: Se n1 e n 2 so, respectivamente, os ndices de refrao absolutos dos meios 1 e 2 para uma dada luz monocromtica, ento definimos o ndice de refrao
74

relativo do meio 1 em relao ao meio 2, n1, 2 como sendo a razo dos ndices de refrao absolutos do meio 1 e 2: n n1, 2 = 1 n2 Tabela de ndices de refrao Gelo 1,21 Rutilo Sal de cozinha 1,54 Vidro Quartzo 1,54 lcool Etlico Zircnio 1,92 gua Diamante 2,42 Glicerina Bissulfeto de carbono 1,63

2,80 1,50 1,36 1,33 1,47

Exerccio Resolvido: Na figura a seguir, est esquematizado um aparato experimental que utilizado para estudar o aumento do nmero de bactrias numa soluo lquida (meio de cultura), atravs de medidas de ngulos de refrao. Um feixe de luz monocromtico I, produzido por um laser, incide do ar para a soluo, fazendo um ngulo i = 60 com a normal superfcie lquida. A densidade absoluta inicial da soluo, quando as bactrias so colocadas nela, apresenta certo valor mnimo i, dado em g/cm. Para esse valor da densidade absoluta, o ngulo de refrao medido r = 45. O ndice de refrao da soluo, ns, varia em funo da densidade absoluta de acordo com a expresso Dados: C = 1,19 nar = 1 sen 60 = , sen 45 =

Com base na expresso para ns acima, e na Lei de Snell, calcule a densidade absoluta inicial i da soluo.

75

Soluo: Sabemos que a Lei de Snell n1. sen1 = n2.sen2 , relaciona os ndices de refrao dos meios 1 e 2, com os senos dos ngulos de incidncia i e refrao r, que para esse caso poder ser escrita: nar . seni = ns . senr Podemos ento calcular o ndice de refrao da soluo ns, como a seguir: nar . sen60 = ns . sen45 1. = ns .

Agora podemos calcular a densidade pela frmula dada no texto da questo: 1,22 = 1,19. = 1,22/1,19 = 1,02

Elevando os dois lados da equao ao quadrado, teremos: = 1,04 g/cm3 Este o valor da densidade inicial i da soluo na qual as bactrias esto.

Reflexo total

Consideremos dois meios (1) e (2), tais que n1 > n2, como a gua (meio 1) e o ar (meio 2). Um objeto luminoso O, situado no meio (1), emite um raio OA que, ao passar pelo meio (2), refrata-se, afastando-se da normal, pois n1 > n2. J sabemos pela Lei de Snell que, quanto maior for o ngulo de incidncia, maior ser o ngulo de refrao.
76

Ento, um raio como OB, depois de refratado, afastar-se- mais da normal do que AO. Como o ngulo de refrao se mantm sempre maior do que a incidncia (n1 > n2), um determinado raio incidente OC apresentar um raio refratado tangente superfcie de separao dos dois meios, isto , o ngulo de refrao correspondente a este raio de 90. O ngulo de incidncia o raio que se refrata desta maneira denominado ngulo limite, L, como podemos ver na figura acima. Qualquer outro raio luminoso que parta de O e cujo ngulo de incidncia seja maior do que L, como o raio OD, no emergir no meio (2). Verifica-se que esse raio totalmente refletido na superfcie de separao dos dois meios, voltando a se propagar no meio (1). Esse fenmeno denominado reflexo total porque, nessas condies, a totalidade de luz incidente refletida, o que no acontece nem mesmo nos melhores espelhos, os quais, ao refletirem a luz, absorvem uma pequena frao do feixe incidente. (LUZ & ALVARENGA, 2006) Usando a lei de Snell, n1 sen 1 = n 2 sen 2 , podemos obter uma expresso que nos permite calcular o valor do ngulo limite L. De acordo com a figura acima, para o raio OC, temos 1 = L e 2 = 90 , logo o valor do ngulo limite L dado por:

n1 senL = n2 sen90

Ou:

senL =

n2 n1

Aplicaes da reflexo total A fibra tica usada nos sistemas de comunicao e na medicina para examinar internamente o corpo humano. constituda de um fio muito fino de quartzo (1/10 mm de dimetro, aproximadamente). Quando um feixe de luz penetra em uma fibra tica, sofre mltiplas reflexes totais nas paredes internas, fazendo com que a luz seja conduzida ao longo de uma trajetria qualquer. Um prisma de vidro, como o da figura abaixo, cuja seo um tringulo retngulo issceles, usado para refletir totalmente a luz, substituindo os espelhos em alguns instrumentos ticos. A figura mostra, em corte, como isto ocorre: a luz penetra perpendicularmente face AB, encontra a face BC com um ngulo de incidncia de 45, sofrendo reflexo total nesta face e saindo perpendicularmente face AC. Podemos entender por que o raio luminoso se refletiu totalmente em BC, n2 calculando o ngulo limite entre o vidro e o ar. Na equao senL = , temos n2 = 1,0 n1 (ar) e n1 = 1,5 (vidro).
77

Assim, senL =

1,0 = 0,67 L = 42 1,5

Ento, como o ngulo de incidncia na face BC (45) superior ao valor do ngulo limite (42), o raio luminoso totalmente refletido nesta face. No caso do diamante o ndice de refrao muito maior do que no vidro. Conseqentemente, o ngulo limite entre o diamante e o ar (24) bem menor do que o do vidro (42).

Esse fato faz com que grande parte da luz que penetra em uma das faces do diamante seja totalmente refletida nas demais, retornando, ento, primeira face e emergindo atravs dela. Por esse motivo, o diamante apresenta os eu brilho caracterstico, que o torna de grande valor. A reflexo total tambm explica a miragem. Quando o dia est muito quente no deserto ou em uma estrada asfaltada, o ar prximo ao asfalto ou estrada apresenta densidade menor que nas camadas superiores. A luz, ao incidir sobre um objeto, sofre refraes sucessivas e quando chega s camadas de ar prximas s superfcies do asfalto ou do areia, sofre reflexo total, fazendo com que estas superfcies funcionem como espelhos. Voc j deve ter observado essa formao de imagem na estrada; voc tem a impresso que tem uma poa d'gua na estrada.

78

4. Lentes esfricas
Podemos defini-las como sendo um meio transparente e homogneo limitado por duas superfcies curvas, ou por uma curva e outra plana. A lente ser denominada esfrica, quando pelo menos uma de suas faces o for.

Elementos geomtricos de uma lente C1 e C2 => Centros de Curvatura; R1 e R2 => Raios de Curvatura; V1 e V2 => Vrtices; e => Espessura da lente; e.p. => Eixo ptico principal. Observao: Uma lente delgada quando a espessura (e) for desprezvel em relao aos raios de curvatura. (e << R). Classificao das lentes 1. Classificao quanto s faces: Os nomes das lentes seguem a conveno que devemos citar em primeiro lugar a face de maior raio de curvatura.

2. Classificao quanto ao Comportamento ptico: Os raios luminosos que incidem numa lente podem ser desviados, convergindo para o eixo principal ou divergindo dele. Isso depende da forma das lentes e do ndice de refrao do meio onde se encontram.
79

Nessas figuras, consideramos que as lentes so de vidro e esto imersas no ar (nvidro > nar), que o caso mais comum na prtica. Nessas condies, as lentes de bordos finos so convergentes e as lentes de bordos grossos so divergentes. Se o ndice de refrao da lente for menor que o do meio em que ela est: as de bordas finas so divergentes; as de bordas grossas, convergentes. Tipos de focos Vamos considerar neste estudo, lentes delgadas e raios de luz dentro das condies de Gauss. Condies de Gauss: lentes com abertura menor que 10 e raios incidentes prximos ao eixo principal.

Foco principal objeto F de uma lente o ponto do eixo principal ao qual ela conjuga raios emergentes paralelos ao eixo principal. Isto , uma imagem imprpria. Foco principal imagem F de uma lente o ponto do eixo principal que ela conjuga a raios incidentes paralelos ao eixo principal, isto , a um objeto imprprio. Observe que os focos principais so reais na lente convergente, isto , definidos pelo cruzamento efetivo de raios luminosos e virtuais na lente divergente, pois definidos pelo prolongamento do cruzamento dos raios.

80

Raios notveis Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal emerge numa direo que passa pelo foco imagem.

Todo raio que incide sob o foco objeto emerge paralelo ao eixo principal.

Todo raio que incide no centro ptico atravessa a lente sem sofrer desvio.

Construo de imagens 1 Exemplo O objeto AB da figura encontra-se em frente a uma lente convergente cujos focos, esto localizados em F e F. A distncia do objeto lente maior do que o dobro de sua distncia focal.

Traamos, a partir do ponto A, os dois raios principais. Os raios refratados se encontram em A, onde se forma a imagem AB real, invertida e menor que o objeto. 2 Exemplo Considere o objeto AB em qualquer posio diante de uma lente divergente, como na figura.

81

Nesse caso, observe que os raios refratados no se cruzam. Seus prolongamentos cortam-se no ponto A, onde o observador ver a imagem AB virtual, direita e menor que o objeto. Numa lente divergente, a imagem ter sempre essas caractersticas. Determinao analtica da imagem As equaes que utilizaremos para a determinao da posio e tamanho da imagem so anlogas s utilizadas no estudo de espelhos esfricos.

Equao de Gauss

Equao do Aumento Linear Transversal

1 1 1 = + f p p'
F => distncia focal; p => posio do objeto; p=> posio da imagem; Convenes de sinais Objeto Imagem Lente Altura da Imagem: o > 0

A=

i p' = o p

A=> aumento linear transversal; o => altura do objeto; i => altura da imagem;

Real => p > 0 Real => p > 0 Convergente => R > 0 e f > 0 Direita => i > 0

Virtual => p < 0 Virtual => p< 0 Divergente => R < 0 e f < 0 Invertida => i < 0

82

Exerccio Resolvido: (UESP) Sabe-se que a imagem de um objeto real, formada por uma lente delgada, trs vezes maior que o objeto e forma-se a 120 cm da lente. Nessas circunstncias qual a distncia focal da lente? Soluo: Pela equao do aumento linear transversal, na qual temos que i altura da imagem e o a altura do objeto, alm disso, p a distncia do objeto lente e p a distncia da imagem lente: i p' A= = o p Verifica-se que sendo a imagem invertida, ento o aumento A = - 3, ento: A = - p / p - 3 = - 120 / p

p = 120 / 3 = 40 cm Da equao de Gauss, 1/f = 1/p + 1/p 1/f = 3 + 1 / 120 1/f = 4/120 1/f = 1/40 + 1/120 f = 30 cm

f = 120 / 4

Vergncia (ou convergncia) de uma lente Verifica-se que quanto menor a distncia focal de uma lente, mais ela converge ou diverge um feixe de luz. Essa potncia da lente de convergir ou divergir a luz caracterizada por uma grandeza denominada vergncia que comumente chamada de grau dos culos. A vergncia V de uma lente de distncia focal f definida como:

V=

1 f

Se f medido em metros (m), a unidade de V m-1, que recebe o nome de dioptria (di) (no popular grau dos culos). 1 di = 1 m-1

MICROSCPIO COMPOSTO um instrumento de observao constitudo essencialmente por um tubo, tendo em cada extremidade uma lente convergente. Trata-se de uma associao de duas lentes separadas de uma distncia d. A lente prxima do objeto denominada de
83

objetiva (distncia focal da ordem de milmetros); e a outra, onde fica o globo ocular do observador, denominada ocular (distncia focal da ordem de centmetros).

A objetiva fornece uma imagem (i1) real, invertida e maior que o objeto. Essa imagem o objeto real para a ocular, que funciona como lupa e, portanto, fornece para o observador uma imagem final (i2) virtual, invertida e maior em relao ao objeto. Concluindo, o microscpio composto fornece uma imagem final duplamente ampliada, o que permite uma tima observao de objetos de pequenas dimenses. O aumento linear transversal (A) do microscpio composto dado pelo produto dos aumentos lineares transversais da objetiva (Aob.) e da ocular (Aoc.).

A = Aobjetiva . Aocular
Em resumo, a ocular atua como uma lupa, ampliando a imagem fornecida pela objetiva, que j era ampliada em relao ao objeto.

84

Apndice: Frmula dos fabricantes de lentes A distncia focal f de uma lente (e sua vergncia V) pode ser determinada a partir dos ndices de refrao dos meios e dos raios de curvatura de suas faces, a partir da denominada frmula dos fabricantes de lentes, proposta pelo astrnomo ingls Edmond Halley:

1 1 n2 1 = 1 + n R f 1 1 R 2
Na frmula acima n2 o ndice de refrao da lente n1 o ndice de refrao do meio que a envolve. Para os raios de curvatura R1 e R2, deve-se usar a seguinte conveno de sinais: Face convexa => raio positivo Face cncava => raio negativo Quando uma das faces da lente plana, seu raio pode ser considerado infinitamente grande, e frmula anterior se torna:

1 1 n2 = 1 R f n1

Onde R o raio da face curva.

85

5. Referncias

LUZ, A.M.R., ALVARENGA, B.A., Curso de Fsica, volume 2, So Paulo: Scipione, 2006. GREF (Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica). Mecnica. 2a edio revista e ampliada: 2006/2008 (IF-USP e CENP). Internet: http://cenp.edunet.sp.gov.br/fisica/gref/

86

Вам также может понравиться