Вы находитесь на странице: 1из 3

Titulos da Resenha: Como Delinear uma Pesquisa Bibliogrfica e Como Delinear uma Pesquisa Documental Livro: GIL, Antonio

Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo, Atlas, 2008.

Nesta obra o autor recorre a um formato sistemtico e simples para expor e explicar os passos necessrios na elaborao de um projeto de pesquisa. O tema enfocando na obra esclarece a construo de um projeto de pesquisa podendo facilita a compreenso do leitor a respeito da temtica. De forma didtica o Autor distribuiu o assunto em captulos para nortear melhor o leitor. Assim, primeiro capitulo trate-se de: Como encaminhar uma pesquisa? No segundo aborda-se: Como formular um Problema de Pesquisa? No terceiro: Como construir hipteses? J no quarto Capitulo: Como classificar as pesquisas? Nesta resenha ser dando nfase para dois captulos importantes na abra de Gil: os captulos 5 e 6 do livro. Tais captulos destacam como delinear uma pesquisa tanto bibliogrfica quanto a documental No quinto capitulo so apresentados as informaes de como delinear uma pesquisa bibliogrfica, quando so apontadas as etapas necessrias para a realizao deste tipo de pesquisa. A escolha do tema geralmente uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos acadmicos na hora de elaborar de um projeto de pesquisa. Para Gil tais dificuldades encontram-se atreladas a falta de conhecimento do acadmico sobre o tema, alm da ausncia do aprofundamento em qualquer dos temas que tiveram contato ao longo do curso de graduao ou de ps-graduao. O autor ainda pontua o papel do orientador como relevante na orientao e suporte ao acadmico na escolhas de uma tema que vem de acordo com sua curiosidade, interesse e relevncia do tema ao ser pesquisado. No intuito de contribuir para minimizar as dificuldades Gil recomenda algumas indagaes a serem levantadas pelo pesquisador antes da elaborao do tema, tais como: Quais os campos de sua especialidade que mais lhe interessam? Quais os temas que mais o instigam? De tudo o que voc tem estudado o que lhe d mais vontade de aprofundar e pesquisar?

Para Gil (2008) a elaborao do plano provisrio da temtica a ser investigada a segunda etapa que precisa ser respeitada pelo pesquisador. A organizao deste plano deve acontecer de forma ordenada, no entanto sem ser definitivo. Tratando-se de forma cautelar as etapas a serem adotadas para impetrar a meta final. Para o autor, nesta fase o orientador torna-se uma figura fundamental para nortear o orientando na escolha das fontes bibliogrficas, facilitando sua jornada investigativa. Ainda nesta fase, segundo Gil, torna-se imperativo a adoo de apontamentos, quando o acadmico pode recorrer a fichas de anotaes como um instrumento, objetivando o registro de obras examinadas; registros do contedo das obras; registro e comentrio a respeito das obras; ordenao dos registros. Desta forma o trabalho de construo do projeto de pesquisa ter maior consistncia, facilitando a tarefa do pesquisador. A pesquisada documental abordada por Gil (2008) no captulo sexto de sua obra. Para tal autor esta pesquisa apresenta-se etapas semelhantes pesquisa bibliogrfica no que diz respeito s fases de desenvolvimento. Ele pontua ainda que as pesquisas organizadas recorrendo a documentos de natureza quantitativa tende causar descordo entre ambas. Objetivando explicar de forma coerente estas diferenas o autor sugere assuntos a serem analisados. Destaca-se na pesquisa bibliogrfica a construo das hipteses. J a documental alm da construo, abrange testes das hipteses. Enquanto a pesquisa bibliogrfica realizada basicamente com material disponvel em bibliotecas (livros e revistas impressos em papel ou veiculados por meio eletrnico), a documental pode ordenar a consulta aos mais variados tipos de arquivos. (arquivos pblicos e particulares) em vrios formatos como fichas, mapas, formulrios, cadernetas, documentos pessoais, cartas, bilhetes, fotografias, fitas de vdeo e discos. Nos captulos seguintes Gil (2008) particulariza as etapas do planejamento das pesquisas experimental e ex-post facto, esboando um estudo de corte, de levantamento, e estudos de campo, de caso, pesquisa ao, pesquisa participante, dando nfase na importncia em calcular adequadamente o tempo e o custo do projeto. Conclui-se a obra oferecendo sugestes quanto a estruturao do texto, dando um enfoque nos cuidados que um pesquisador deve ter ao redigir um texto. Tendo a preocupao em respeitar as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

Ndia Borges de Araujo Ferreira graduada em Psicologia pela PUC - GO, Ps graduada em Sade Mental UFRJ, Educao Especial e Psicopedagogia UEMA; Mestrado em Cincias da Educao- UA, Doutoranda em Cincias da Educao UP. Psicloga Clnica no Centro de Ateno Psicossocial Infanto Juvenil CAPSij e na Talentos Consultoria; docente da Faculdade Santa Terezinha- FEST.

Вам также может понравиться