Вы находитесь на странице: 1из 2

Mtodo Estatstico

uma tcnica metodolgica de coleta, anlise, interpretao minuciosa que visa estruturar e organizar as fases de um levantamento, classificao de dados, documentos e informaes precisas em estudo de fenmenos naturais, econmicos e sociais. Funo desse mtodo a representao, explicao das observaes quantitativas e numricas relativa a fatores oriundos das cincias sociais com padro cultural e comportamental em condies ambientais e climticas, fsicas, psicolgicas e econmicas. As aplicaes do pensamento estatstico esto voltadas as todas as aras da cincia, principalmente as necessidades do estado, a formulao de polticas pblicas que fornecem, por exemplo: dados demogrficos e econmicos; So exemplos de pesquisas conhecidas e recorrentes do cotidiano obtidas atravs dos mtodos estatsticos: as realizadas periodicamente pelo IBGE, As institutos particulares como o IBOPE, As que medem o ndice de criminalidade, o aumento da inflao e o aumento do produto interno bruto PIB.

Conceitos Bsicos
Voc j ouviu a palavra Estatstica? O que voc lembra quando escuta esta palavra? O que voc lembra quando ouve a palavra probabilidade? Se voc respondeu nmeros, grficos, tabelas, contas, ento acertou em parte, pois a Estatstica muito mais que isso. Alm de fornecer mtodos para gerar tabelas e grficos e produzir resultados por meio de contas, a Estatstica tambm dispe de mtodos para coletar dados e auxiliar na anlise destes. Lembra das pesquisas eleitorais que frequentemente so feitas antes das eleies para prefeito, vereadores, presidente e deputados? Nestas so aplicados os mtodos estatsticos, isto , primeiramente a pesquisa planejada: quantos indivduos sero entrevistados, como sero selecionados, onde e quando ocorrer a pesquisa? Depois os dados so processados, gerando tabelas, grficos e medidas escritivas. No final estes dados so analisados por meio de testes estatsticos e ento divulgados. Ento, a Estatstica fornece mtodos para a coleta, organizao, anlise e interpretao de dados.

Estatstica: um conjunto de tcnicas para a coleta, organizao, anlise e interpretao de dados.

Aplicao dos Mtodos Estatsticos


A Estatstica aplicada em diversas reas do conhecimento. Aqueles que se valerem dos mtodos estatsticos estaro mais preparados para organizar e analisar os dados em sua atuao profissional, como tambm nas informaes que so divulgadas dia-a-dia nos meios de comunicao. Na rea das Cincias Humanas e Sociais podemos fazer uma pesquisa de opinio para conhecer a satisfao dos clientes de uma empresa em relao aos servios prestados ou a opinio dos habitantes de um municpio sobre as prioridades de investimento pblico ou ainda para acompanhar o valor da cesta bsica. No domnio das Cincias da Sade, fazemos pesquisa para saber a prevalncia de diabetes na populao ou para saber que tratamento mais eficaz para a hipertenso. Nas Cincias Biolgicas podemos fazer pesquisa para projetar a populao de determinadas espcies em determinado local. No mbito das Cincias Agrrias podemos fazer pesquisa para determinar a quantidade adequada de adubo em uma plantao. Na Engenharia podemos realizar uma pesquisa para saber a resistncia de uma

coluna de concreto. Esses so alguns exemplos da grande aplicao que a Estatstica tem em todas as reas do conhecimento. Muitas vezes utilizamos o conhecimento dos mtodos estatsticos para compreender melhor os dados que so disponibilizados nos meios de comunicao, como a TMI (Taxa de Mortalidade Infantil), INPC (ndice Nacional de Preos ao Consumidor) e tantos outros.

Mtodo estatstico
O mtodo estatstico o mais enfatizado recentemente. Neste, conceitos estatsticos modernos so utilizados como guia no planejamento dos experimentos e na interpretao dos resultados experimentais. O desenvolvimento de funes de distribuio, o clculo das medidas de posio (mdia, mediana, etc.) e de disperso (desvio-padro, erro da mdia), o uso de teste adequado das hipteses estatsticas, a tomada de deciso dessas hipteses em termos probabilsticos, a produo de esquemas experimentais para assegurar maior exatido e preciso nas observaes, a metodologia para a anlise da relao funcional entre as observaes (variveis, dependentes representando os fenmenos estudados) e a varivel ou variveis independentes (representando as variveis possivelmente causais), a estimao dos parmetros dos modelos estudados (que explicam os fenmenos). Na verdade, os mtodos estatsticos possibilitam o tratamento dos dados atravs de tcnicas matemticas. Convm assinalar que o mtodo estatstico no em si, um mtodo completo e sim a ferramenta para ser usada em complemento ao mtodo cientfico e experimental. Seu poder analtico tal que muitos acreditam que a pesquisa agrcola e, principalmente, os experimentos de campo em que as concluses so tomadas sem a ajuda dos mtodos estatsticos, so falhas, podendo levar a resultados enganosos. O ponto de vista atual o de que os mtodos estatsticos devem ser considerados como uma ferramenta complementar do mtodo cientfico, para ser usada se, quando e onde for necessria. Como outras ferramentas, pode ser bem ou mal utilizada, dependendo da capacitao dos que a empregam (estatsticos e pesquisadores). Bem utilizado um eficientssimo processo de anlise que possibilita a tomada de decises racionais, baseadas em um valor probabilstico.

Mtodo Estatstico mtodo que admite todas as causas presentes variando-as, dada
impossibilidade de manter as causas constantes, registrando estas variaes e procurando determinar que influncias caibam a cada uma delas.

Exemplo: acompanhamento estatstico de chuvas em uma determinada cidade. As chuvas


nunca so de iguais intensidades, durao, locais de incidncia, e pocas de chuvas.

Вам также может понравиться