Вы находитесь на странице: 1из 8

24

Caderno de Orientaes

MDULO 4 Atividade colaborativa de aprendizagem

4 Definindo a metodologia e eixos de ao


4.1 Opo metodolgica
Ao definir a forma como sero atingidos os objetivos do projeto, agora vocs se colocam face dimenso metodolgica, ou seja: COMO FAZER? A opo metodolgica implica a escolha dos procedimentos e recursos mais apropriados para alcanar as metas e os objetivos do projeto. A metodologia define o direcionamento da prtica preventiva a ser realizada e de que forma vocs pretendem encaminhar cada momento da execuo do projeto da escola. Os objetivos especficos sero alcanados a partir de atividades pontuais que iro compor o modo de fazer a interveno preventiva. Nessa etapa de elaborao do projeto, abre-se um leque muito grande de opes de como faz-lo. As aes escolhidas pelo grupo dependero do diagnstico do contexto da escola, dos objetivos definidos, das condies materiais e humanas para sua realizao. Nesse sentido, no h uma receita pronta de como fazer, nem uma frmula de fcil aplicao. A proposta pedaggica do curso apresenta fundamentos para aes preventivas por meio de cinco grandes eixos de ao que organizam intervenes preventivas em diferentes reas de atuao: EIXO 1 Participao juvenil e a formao de multiplicadores. EIXO 2 A integrao da preveno no currculo escolar. EIXO 3 O resgate da autoridade na famlia e na escola. EIXO 4 O fortalecimento da escola na comunidade e como comunidade. EIXO 5 Acolhimento de educandos em situao de risco. Cabe destacar que todos os eixos mencionados seguem a proposta metodolgica das redes sociais, visando o fortalecimento da ESCOLA EM REDE. Esta atividade pode ser desenvolvida mediante diversas intervenes, as quais, por sua vez, envolvem diferentes atores e atividades. Esclarecemos que um trabalho de preveno no se limita necessariamente a esses eixos. Assim, outros eixos podero ser contemplados, tendo em vista as especificidades de cada contexto escolar. Na definio das aes do projeto, importante que vocs optem por um dos eixos a serem trabalhados, delimitando a amplitude do projeto, tornando mais vivel sua execuo e efetividade.

COnstrUinDO O prOjetO De prevenO DO UsO De DrOgAs DA esCOLA

25

Para auxiliar o grupo na escolha da metodologia do projeto de sua escola, discorremos, a seguir, sobre cada um dos cinco eixos de aes preventivas.

4.2 Eixos de ao
EIXO 1: Participao juvenil e a formao de multiplicadores A participao juvenil essencial em todos os projetos de preveno e deve ser estimulada por meio da formao de lideranas e da valorizao das redes sociais dos alunos, como espaos de possibilidades educacionais reflexivas e criativas. Uma atividade muito comum nesta perspectiva so as oficinas de formao de multiplicadores, nas quais os adolescentes se apropriaro de novos conhecimentos sobre drogas e construiro, de forma colaborativa, estratgias de promoo de sade para disseminar entre os colegas, os educadores e a escola como um todo. O ponto de partida de todas as intervenes propostas nesta perspectiva metodolgica a valorizao dos potenciais dos estudantes. Para tanto, preciso investir na formao de multiplicadores, disseminando a cultura da preveno entre os pares. Enxergar e apostar nos alunos como sujeitos multiplicadores de informao e de hbitos positivos de vida e de promoo de sade uma postura fundamental a ser assumida nas diferentes aes do projeto de preveno da escola. As oficinas de formao de multiplicadores devem seguir uma metodologia participativa, criativa e motivadora para a identificao e/ou formao de lideranas juvenis para a preveno de lcool e outras drogas no contexto da promoo de sade na escola. As oficinas tm por objetivo estimular possibilidades reflexivas sobre os fatores de risco e de proteo, identificados em seus diferentes contextos de socializao: famlia, escola, grupos de pares, comunidade, incluindo as comunidades virtuais. Os resultados das oficinas podero ser divulgados para os demais alunos, para os educadores e as famlias, em eventos como feiras de sade, painis de debate entre as turmas, gincanas, enfim, projetos de disseminao de informao cientfica sobre drogas.

IMPORTANTE
Oficinas de formao para adolescentes multiplicadores devem disponibilizar conhecimentos, promover reflexo crtica e desenvolver habilidades para atuar na preveno do uso de drogas. O trabalho educativo, voltado para a formao de multiplicadores, tem mostrado que alguns mtodos e tcnicas so mais efetivos do que outros. As oficinas tm apresentado melhores resultados que palestras feitas para um grande nmero de pessoas. Elas envolvem metodologia participativa, com tcnicas diversificadas, como dinmicas de grupo, vivncias e atividades ldicas (jogos). Como o seu objetivo questionar e modificar crenas, atitudes e comportamentos, elas funcionam melhor com um nmero reduzido de participantes em torno de 15 a 25 pessoas com carga horria definida. Procurem novas contribuies metodolgicas e materiais de apoio para a formao de multiplicadores na biblioteca virtual. Para esse eixo do projeto sero oferecidas cartilhas e materiais pedaggicos da SENAD, indicados na biblioteca vitual.

26

Caderno de Orientaes

EIXO 2: Integrando a preveno no currculo escolar Este eixo de aes preventivas direciona-se ao aproveitamento do espao da sala de aula e do prprio currculo escolar como possibilidade de disseminao da preveno do uso de drogas e da promoo de sade. Caber a cada professor, e, em especial, s coordenaes pedaggicas, discutir e definir um formato interessante de associar a temtica da preveno no seu planejamento. Neste eixo de ao, os educadores realizaro atividades integradas entre as diferentes disciplinas em torno da mesma temtica que pode ser tangencial ao tema das drogas, como por exemplo: viver com sade; lazer sem riscos; hbitos de vida saudveis; melhoria da qualidade de vida. Nesse sentido, todas as disciplinas podero constituir ricos cenrios para a temtica da promoo de sade, a depender da articulao com os contedos curriculares desenvolvidos em sala de aula e entre as reas de conhecimento e na parte diversificada do currculo. Caber ao educador identificar possibilidades de integrao da preveno do uso de drogas no currculo escolar, de forma criativa e motivadora, para os alunos nas diferentes disciplinas: desde a Filosofia como espao reflexivo e de questionamento de valores e de formao pessoal Educao Fsica, como contexto de aprendizagem de cuidados com o corpo, conscincia corporal e de formao de atitudes de equipe, convivncia em grupo, regras e disciplina. No vdeo da unidade 13 (mdulo 4), A aula imita a vida, fica bem ilustrada a possibilidade de integrao na disciplina de Histria. Nos textos didticos da unidade 13 so apresentados exemplos de integrao nas disciplinas de Portugus, de Matemtica, de Geografia, dentre outras. Da mesma forma, vimos que o trabalho da orientao educacional poder desenvolver propostas integradas e coletivas que atuem em parceria na perspectiva da promoo da sade e do desenvolvimento humano. Trata-se da valorizao de espaos de dilogo para a abordagem dos fatores de risco do uso de drogas presentes na vida dos educandos e da prpria escola.
Dilogo

Como nem todos os integrantes da escola tiveram a oportunidade de acompanhar esse curso, socializem os conhecimentos e as reflexes realizadas, aumentando as possibilidades de outros educadores participarem da proposta de preveno do uso de drogas na escola.

IMPORTANTE
Socializar no significa simplesmente divulgar, mas facilitar para que concepes e atitudes de promoo da sade possam ser compartilhadas e internalizadas pela comunidade escolar. Nesse sentido, o projeto que ser elaborado passar a traduzir desejos e a organizar uma determinada maneira de realizar a preveno na escola. Esta perspectiva, por si s, j consiste em uma estratgia efetiva para direcionar um projeto de preveno para a escola: ampliar o nmero de educadores capacitados para aes preventivas. Para capacitar outros educadores que pretendem abordar o tema da preveno do uso de drogas em suas disciplinas, indicado, tambm, construir parcerias com outras instituies governamentais (da rea de sade, por exemplo) ou com universidades que tenham estudos e experincias no trabalho preventivo. Essas parcerias, alm de atividades de capacitao (cursos, oficinas), podero contribuir com aes de superviso na prpria escola. Consultem a biblioteca virtual para enriquecer as pesquisas e atividades do grupo.

COnstrUinDO O prOjetO De prevenO DO UsO De DrOgAs DA esCOLA

27

EIXO 3: O resgate da autoridade na famlia e na escola Neste eixo, o projeto vai investir em uma parceria que fundamental para a escola na abordagem do tema da drogadio: a famlia. Por sua vez, a famlia precisa encontrar na escola espao para dialogar sobre o tema e receber as orientaes de que necessita. Para tanto, importante que sejam construdos espaos de dilogo entre pais e professores sobre o tema. So aes desejveis, neste eixo, todas as iniciativas que promovam melhor aproximao da escola com as famlias, tais como: encontros, debates, reunies, festividades compartilhadas. Cabe destacar a necessidade de mudana da cultura de muitas escolas de chamar as famlias apenas para atividades avaliativas dos alunos ou devido a problemas de comportamento deles. A proposta da escola em rede resgata a parceria escola-famlia como um potencial para a escola avanar em suas prprias metas educativas em vrias dimenses e, em especial, no resgate da autoridade, que um tema tangencial ao tema da preveno do uso de drogas. Para tanto, os encontros e reunies com as famlias devem se valorizados e investidos por ambos os lados. A escola deve contar com a participao das famlias na prpria concepo e organizao dos eventos, com sensibilidade para as demandas e potenciais dos pais contriburem de diferentes formas. Da mesma forma, poder compartilhar com eles suas demandas, integrando as famlias ao processo educativo dos alunos como um todo, e no apenas o aprendizado das matrias curriculares. Sugerimos que, tambm com os pais, o tema da preveno do uso de drogas seja abordado no contexto de temticas mais amplas como: promoo de sade, lazer saudvel, dilogo pais-filhos, adolescncia, entre outros. Os temas devem ter sempre um contedo positivo relacionado educao e promoo de sade. Os encontros podem ser em pequenos grupos para facilitar a comunicao e favorecer um clima de confiana para as trocas necessrias. Grandes eventos, como conferncias em palco de auditrios, no so adequados para avanar neste sentido. medida que os educadores se sentem mais preparados, se tornaro mais competentes para a coordenao de grupos, com habilidade de escuta e de dilogo, assumindo as atividades prenventivas, em vez de deleg-las apenas a convidados externos. A coordenao pedaggica e a orientao educacional, juntamente com a direo da escola, tm papel fundamental nesta proposta de trabalho com as famlias. No se trata de trazer solues para elas, mas de oferecer espaos para compartilharem e construrem juntas possveis respostas s questes que so comuns famlia e escola, no cotidiano de cada uma junto ao aluno/filho. A experincia tem nos mostrado que o simples fato de reunir os pais para dialogarem sobre suas inquietudes no processo educativo dos filhos resulta extremamente rico, tendo em vista que eles se tranquilizam ao compartilhar situaes comuns e passam a construir solues coletivamente. Nos tempos atuais, em que os pais vivenciam muitas situaes novas e no h como ter receitas prontas , a melhor forma de ajud-los promover contextos para um dilogo franco destes com a escola e deles entre si. A preveno do uso de drogas se realiza quando os pais no esto mais ss e contam tambm com uma rede de parceiros para compartilhar suas inquietudes e gratificaes na educao dos filhos. Quando os laos se fortalecem, as vulnerabilidades se reduzem, e dentre elas, os riscos do uso de drogas. Busquem outras contribuies para o resgate da autoridade na famlia e na escola na biblioteca virtual no Espao da Turma.

28

Caderno de Orientaes

EIXO 4: O fortalecimento da escola na comunidade e como comunidade Um eixo importante que pode constituir-se no projeto de preveno da escola o investimento no fortalecimento da rede interna e externa, assim referenciados: a escola como comunidade e a escola na comunidade. Sabemos que, para a escola assumir seu compromisso nas polticas intersetoriais, ela precisa fortalecer-se tanto interna como externamente. A escola na comunidade No caso da preveno do uso de drogas, destacam-se, por exemplo, as parcerias com programas de promoo de sade que podem ser articuladas, tanto no mbito das secretarias estaduais e/ou municipais de educao bsica, como no mbito das secretarias estaduais e/ou municipais de sade. Nesse sentido, procurem conhecer as equipes dos Programas Sade nas Escolas (PSE) e Estratgias Sade da Famlia (ESF). No mbito da ateno terciria, procurem se articular com as equipes dos Centros de Ateno Psicossocial lcool e Drogas (CAPS-ad) e outras instituies voltadas para o atendimento de casos de abuso e/ou dependncia de lcool e outras drogas. Lembrem-se de que outras parcerias, vinculadas a reas de polticas pblicas, podero ser fortalecidas, com base nas necessidades da comunidade escolar. Se optarem por este eixo de ao, sugerimos que faam uso de um instrumento indito que foi construdo no decorrer de uma pesquisa-interveno, realizada no contexto de momentos presenciais deste curso de preveno do uso de drogas, junto a uma escola pblica da cidade de Goinia. Trata-se do Mapa da Rede da Escola. Consultem o instrumento de apoio Mapa da Rede Social da Escola, na biblioteca virtual, que orientar o grupo a representar a rede social da escola em termos de parceiros prximos, distantes e potenciais com os quais a escola poder contar e mobilizar. A escola como comunidade Sendo a escola, aps a famlia, o primeiro lugar onde se aprende a viver coletivamente, fundamental que ela represente um espao de convivncia saudvel para todos os seus atores. Face s exigncias da sociedade atual que recaem sobre a escola e das quais ela no pode declinar, o caminho ser o fortalecimento interno das equipes e da instituio como tal. As escolas podem estar vulnerabilizadas por fatores externos (como violncias, trfico e uso de drogas), mas tambm pode ocorrer que a escola fique fragilizada por questes internas de seu funcionamento e gesto (dificuldade de entendimento e cumprimento de regras, conflitos entre os atores da comunidade escolar, entre outros). Essas dificuldades podem levar busca de solues paliativas e no educativas, o que em muitos casos pode levar ao estabelecimento de parceria to somente com a segurana pblica, por exemplo. O enfrentamento das crises escolares demanda seu fortalecimento interno, visando o encontro de alternativas pedaggicas e salutares. Acreditamos que a escola s pode proteger e promover sade e preveno se ela mesma se sentir protegida e saudvel em seu funcionamento interno e institucional. Consideramos que a proteo da escola conquistada por meio de sua abertura para a comunidade na busca de redes de apoio, e no se fechando em si mesma. Consultem os seguintes textos: Pedagogia institucional para o trabalho reflexivo da escola sobre si mesma. E a sade da escola, como vai? Cuidado com o cuidador: educadores como alvo de polticas de promoo da sade.

COnstrUinDO O prOjetO De prevenO DO UsO De DrOgAs DA esCOLA

29

EIXO 5: Acolhimento de adolescentes em situao de risco provvel que vocs identifiquem estudantes de sua escola que estejam vivenciando situaes de risco, inclusive pelo uso de substncias psicoativas. Pode ser que alguns deles j tenham conversado com vocs sobre isso e tenham revelado o que esto vivenciando. Esta iniciativa de um educando confidenciar a um (a) professor (a) sua experincia com o uso de lcool e outras drogas, por exemplo representa a manifestao de confiana da parte dele, pode ser um pedido de ajuda e propicia o estabelecimento de vnculo com um adulto que pode exercer um papel muito importante nesse momento. nesse contexto que o termo acolhimento se aplica. Acolhimento um conceito muito usado na rea de sade e significa apreender, compreender e atender as demandas da pessoa, dispensando-lhe a devida ateno, com o encaminhamento de aes direcionadas para a sua resolutividade. Assim, acolhimento envolve escuta e pode repercutir em estabelecimento de vinculao entre duas pessoas: profissional de sade-paciente; professor-aluno; pai-filho. importante lembrar que, quando atuamos em preveno, no eliminamos demandas relativas a outros contextos, ou seja, quando o uso de substncias j est ocorrendo. De alguma forma, os temas esto interligados, pois aes preventivas podem revelar situaes de uso, precisando, portanto, de outras aes. Muitas vezes, no se trata de encaminhar o aluno para um servio de sade, mas sim de propiciar escuta, acolhendo suas questes, revelaes e anseios, fornecendo apoio e encorajamento. Posturas punitivas no vo ajudar e tendem a levar ao afastamento e ruptura do sentimento de confiana. Muitos de vocs j devem ter noo de como fazer um acolhimento. Como j foi apresentado no Mdulo 3, os estudantes em situao de risco, em muitos casos, sofrem com a excluso: so excludos por estarem, de algum modo, envolvidos com o uso de lcool e outras drogas. importante considerar que o ambiente escolar, devido a diferentes situaes, pode se tornar aversivo. Nesses casos, alguns alunos podem assumir uma conduta arredia e terem dificuldade em se comunicar. Falam por atos (transgridem, drogam-se) em vez de se comunicarem por palavras ou se comunicam de uma forma inadequada (com agresso, com silncio, com ironia). A aproximao com eles deve ser feita de forma cuidadosa, amorosa, sem ansiedade e presso e, sobretudo, sem preconceitos e pr-julgamentos. Por exemplo: em uma escola, a professora de Portugus, aps ouvir um jovem apresentar seu currculo (transgresses e medidas judiciais recebidas), lhe disse Mas eu estou vendo diante de mim o meu aluno e tenho certeza de que voc ser um excelente aluno. Aps esta conversa, ele se vinculou ao trabalho (ler um livro e realizar uma pea teatral) e turma. Agora, procurem lembrar-se em que situaes vocs conseguiram este tipo de aproximao, vejam quais os resultados que obtiveram e busquem refletir sobre isso. Pensem em outras formas de continuar se aproximando desses estudantes, para que eles possam comear a se expressar e buscar ajuda sempre que necessrio. H diferentes possibilidades e aes de acolhimento dos alunos em situao de risco pelo envolvimento com drogas no contexto da escola. Para enriquecer essa reflexo, consultem textos e vdeos sobre essa temtica na biblioteca virtual, indicados pelo seu tutor. Para ajud-los, o curso oferece dois instrumentos para a prtica do acolhimento. Consultem os instrumentos na biblioteca virtual: Termmetro de risco e de proteo destinado a um trabalho coletivo em sala de aula. Entrevista de acolhimento destinada a uma abordagem individual.

30
Dilogo

Caderno de Orientaes

Discutam com integrantes da comunidade escolar as atividades a serem desenvolvidas e colham sugestes para a viabilizao das que foram sugeridas.

4.3 Produto da atividade colaborativa de aprendizagem 4


O produto esperado da atividade 4 um texto contendo o projeto de preveno do uso de drogas. Lembrem-se de que vocs j fizeram grande parte do projeto nas atividades colaborativas de aprendizagem de 1 a 4. A seguir, apresentamos um roteiro que poder ajud-los a sistematizar esse projeto. Vocs devero postar o projeto num texto de at 12 pginas, em formato A4, fonte Times New Roman 12, espaamento 1,5. Ateno para o formato da postagem do resultado dessa atividade.
Dilogo

Este ser um momento privilegiado para divulgarem e socializarem o projeto com os diferentes grupos da sua escola, contribuindo para seu aprimoramento e legitimao. Registrem a experincia e as consideraes da comunidade escolar, especialmente as atividades de socializao e reviso do projeto no decorrer de sua elaborao. Esses registros sero subsdios para a organizao do relatrio, atividade principal do mdulo 5. Sugerimos que utilizem o Caderno de Anotaes do Espao Nossa Escola. Revisem o projeto aproveitando as sugestes do grupo e as consideraes avaliativas realizadas pelo tutor para aperfeioarem a proposta de preveno elaborada. Agora, para sistematizar o projeto, sugerimos o roteiro apresentado a seguir. 4.3.1 Roteiro para a sistematizao do projeto Capa A capa deve conter um cabealho com nome do curso, nome da escola, ttulo do projeto, nome dos cursistas e do tutor, apoio institucional (se for o caso), endereo completo da escola e data de concluso do projeto. Introduo A introduo deve contemplar principalmente os tpicos: (1) conhecendo o educando e identificando a rede social da escola; (2) contextualizando a escola: o uso de drogas e fatores de risco e proteo do contexto escolar. Caso o grupo de cursistas queira adicionar outros tpicos, poder faz-lo. A introduo pode conter ainda uma justificativa apresentando argumentos tcnicos e tericos que embasaro o projeto de preveno da escola. Aspectos tericos Devero contemplar tambm o referencial terico escolhido e sistematizado na atividade colaborativa 3, denominada Definindo referenciais tericos do projeto de preveno do uso de drogas na escola. Objetivos O objetivo geral e os objetivos especficos do projeto, definidos na atividade colaborativa 3, devem estar condizentes com as atividades que se pretende desenvolver.

Anotaes

Reviso

COnstrUinDO O prOjetO De prevenO DO UsO De DrOgAs DA esCOLA

31

Metodologia Neste tpico, deve ser inserido o que foi elaborado na atividade colaborativa 4, denominada Definindo a metodologia e as aes preventivas. Para melhor estruturar as atividades, devem-se incluir os recursos humanos, fsicos e materiais, custos financeiros e cronograma do projeto, conforme contedo da unidade 16. Referncias bibliogrficas Relacionem todos os livros e textos lidos, identificando o autor, a obra, a editora e o ano de publicao, conforme as normas da ABNT. Anexos Apresentem, anexados ao projeto, os instrumentos que subsidiaram a sua elaborao, como fotos de atividades e/ou outros materiais produzidos que julguem relevantes.

Вам также может понравиться