Вы находитесь на странице: 1из 60

1

Meninas s querem brilhar

Ficha tcnica do drama de uma garota chamada Alice Ferrie (eu!): TURMA DA LAMA (os lameiros mais insuportveis da escola e do mundo. Lugar de origem: bvio que s poder ser a lama): Mariano: O implicante maior. Toms: O implicante Segundo. Alexandre: O insuportvelsuper. (na infncia eu o odiava, ele me chamava carinhosamente de coelha de Marte. O tempo passou, tudo passa e deixei de ser a coelha de Marte (viva quela inveno da odontologia: os aparelhos!). Alexandre se revelou um garoto fofo, lindo e tudo de bom. Acontece que ele deve sofrer de algum distrbio mental porque depois de me pedir em namoro, depois de viver momentos lindos e vergonhosos (eu tinha vergonha de beij-lo!)... Ele resolveu sumir da minha vida! Acreditem se quiserem: no posso amar um garoto assim! Mas, infelizmente acontece de a gente gostar de algum que faz a gente pirar! AS MELHORES AMIGAS DO MUNDO TODO: Betina: Carinhosa ao extremo, lenta ao extremo. No se sacrifica para ser o que ela no . Entendem? Ela se adora do jeito que . Muito difcil encontrar uma menina que se ama completamente, uma menina que no inveja os peitos de ningum, uma menina que no liga de ter pernas muito finas! Naty: Patricinha, tem a tendncia de encarar o mundo de forma meio histrica. Juro, no sei como conseguimos nos tornar esse trio inseparvel. A Naty sempre foi a menina rica, a menina que tem tudo, a menina quase metida. Quase, nunca foi. meio desesperada, pois quer ser admirada pelos outros. RESULTADO: Ns. Uma torta confeitada de sabores e cores diversas. Somos doces na medida certa. Existe uma parte nossa que adora fazer escndalo por coisas bobas. Sim, temos muito mel e acar, mas tambm somos feitas de chocolate amargo. A vida precisa de muitos sabores e assim que a gente vai crescendo! MELHORES AMIGOS EM MUITOS CASOS: Meu teto: antes de dormir converso tudo com ele. Nos dias tristes ele me escuta sem fazer julgamentos.
2

. Meu blog: ele atura todas as minhas palavras. SONHOS Encontrar algum amor, ser correspondida e viver um grande romance; Fazer uma grande revoluo para a PAZ MUNDIAL; Ser atriz ou cantora; Andar de balo com minhas amigas; Ser biloga; Ser jornalista; Morar num apartamento com minhas amigas; Ser diplomata; Ter uma fazenda com muitos animais; Reservar passagens de foguete para a primeira viagem em volta da terra que vai acontecer no futuro; Vestir roupas de poca com minhas amigas para tirarmos muitas fotos.

Sonho secreto (no pode ser revelado em hiptese alguma) Reconquistar Alexandre. Deletar esse sonho assim que possvel!

O comeo (apenas mais um) Depois de algum tempo em terras glidas do Canad estou exprimida nessa poltrona de avio e vejo algumas nuvens. Quando eu era pequena pensava que poderia deitar e rolar nos flocos de nuvens, pensava que nuvem era feita de algodo-doce. O tempo passa e a gente cresce. Descobrimos que as nuvens no tm sabor, as nuvens so apenas partculas de gua (que sem graa). Descobrimos que os amores podem no ser correspondidos, descobrimos que podemos carregar sonhos mirabolantes, frustraes, mais alguns detalhes como espinhas gigantes na ponta do nariz, menstruaes inconvenientes e meninos lindos que possuem o dom de se transormarem em E.Ts implicantes e bipolares. A gente cresce e continua pertencendo quela famlia que no escolhemos, aquela que a gente tem desde o bero (fazer o qu!). Mas temos a sorte de formar uma outra famlia: no meu caso, minhas melhores amigas Betina e Naty. Para elas tenho coragem de confessar todas as minhas fraquezas, os meus dramas doidos e at os sonhos mais idiotas que meus pais nunca entenderiam. Com elas o mundo pode ficar mais doce, at mais bobo e cor de rosa. Por que no? Em segredo, ainda acreditamos que as nuvens podem ser feitas de algodo-doce. Desde crianas somos inseparveis. Resolvemos desbravar o mundo JUNTAS. Nossa primeira descoberta, por exemplo, foi na infncia. Descobrimos que quando pulamos da cama no podemos voar como o Peter Pan (frustrao total!). E j que no voamos de verdade, voamos em sonhos e pensamentos! Coisas que descobri com minhas amigas:

1. Ir para escola encarar certas pessoas obrigatrio; 2. Ir para escola e aceitar desaforo de meninos desaforados NO OBRIGATRIO. Mas quase sempre aceitamos os desaforos porque podemos ser pateticamente bobas; 3. No ser a mais bonita exige esforo sobrenatural. Afinal, no queremos ter uma trajetria sem graa na carreira escolar; 4. Comer certas coisas fazem aparelhos de dente ficarem sujos; 5. possvel conversar com o teto antes de dormir ainda mais naqueles dias insuportveis e dramticos que ningum te entende. Quem pode te entender mais do que um teto de cimento pintado de branco? Aprendam: tetos nunca julgam; 6. Os meninos mais bonitos podem ser os mais implicantes;

7. Os meninos mais feios se vingam quando se tornam adultos. Eles so rejeitados na escola, no tm necessariamente uma vida social ativa e, por isso, gastam horas estudando muito. Um belo dia, a inteligncia deles se destaca e todos comeam a adimir-los, a que eles se tornam seguros, legais, engraados e divertidos. Quando essa mutao acontece pode ser tarde demais para ns, meninas. Inteligncia atrai! o que dizem mesmo, mas eu vou deixar para gostar de um menino mais inteligente quando eu for mais velha. Infelizmente eu estou com problemas, gostar de um menino da Turma da Lama TRASH! 8. Os meninos mais bonitos e implicantes podem levar uma lio e descobrir que voc a menina mais legal do mundo, descobrir que voc nica, superexclusiva, interessantssima (como diz minha me), que voc espetacular, apesar de toda a conspirao do universo contra voc. Inclusive, esse mesmo menino pode se apaixonar e te pedir em namoro. Isso no magia. Isso ser genial! Haha! (ou ser que isso conto de fada?); 9. As meninas podem ser convencidas apenas pelo fato de elas terem um guardaroupa invejvel, um peito de superadolescente e um cabelo mais comprido e mais invejvel ainda; 11. As meninas podem se orgulhar de serem inteligentes e legais ( mesmo que possa parecer monotono); 12. inevitvel: um dia a gente chora escondida no banheiro. E com tanta descoberta, eu, Betina e Naty j podemos escrever at um livro sobre nossa amizade, sobre nossas descobertas, dramas e tudo que nos deixa afobadas e loucas! Somos apenas meninas cheias de sentimentos. E quando tudo est perdido, descobrimos mais uma coisita importante: 13. Fazer reunies emergenciais entre melhores amiga pode resolver todos os dramas existenciais. Nessas reunies criamos metas para um futuro melhor e pacfico na sociedade escolar.

Sexta, Ainda vejo nuvens pela janelinha. Estou em paz com o mundo e nem estou com tanto medo do avio cair. Conversei muito com meu anjo da guarda antes do aviao decolar. Estou doida para pisar em solo nacional e contar para todos os brasileiros o que Alice Ferrie aprontou no Canad. Ainda no sou uma garota independente como gostaria de ser, meus pais ainda me perseguem. Tudo bem que eles pagam minha escola, comida e tudo mais pela minha sobrevivncia na terra. que eles apostam muito no meu potencial, esto sempre dizendo isso. Querem que eu me transforme numa mulher bem resolvida.Eu confesso que meu maior potencial pensar no Alexandre, nas minhas amigas (em como sensacional conversar com elas sobre o tudo e sobre o nada deitadas no tapete do quarto) e nos meus sonhos imaginrios que raramente acontecem como, por exemplo, acordar mais alta (com 1,70m) com cabelos compridos, ruivos, exticos e sedosos. Talvez meus pais estejam certos. Talvez seja hora de crescer e de mostrar ao mundo o verdadeiro potencial de Alice Ferrie. Cansei de ser uma menina que sofre por coisas idiotas. Preciso sofrer por coisas mais dignas que no sejam meninos. Para que chorar se seus sutis so feios se voc ainda nem tem peito direito? CANSEI de sofrer por coisas banais, afinal daqui a dez anos serei uma mulher, preciso me preparar para esse evento! Essa viagem de avio est mudando minha viso de mundo. Uau! Nossa, quando tempo estive cega? Eu no preciso do Alexandre para ser feliz, eu no preciso invejar o cabelo da Isabela Neves. Preciso pensar em algo grandioso, algo que ocupe meu pensamento com coisas produtivas. Quem sabe se... DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS, meu coracao estava acelarado. Pela primeira vez eu nao estava abalada por causa de um amor nao correspondido. Eu nao pensava no que eu gostaria de ter. EU PENSAVA EM QUEM EU GOSTARIA DE SER! O pensamento veio e anotei tudo: Eu preciso usar meu potencial para salvar o mundo da misria. Posso ajudar os oprimidos que passam fome no mundo, posso organizar uma revoluo que realize algo como a PAZ MUNDIAL! Acho que meus pais vo se orgulhar por isso.
6

Sim, eu devo ter uma misso especial, no toa que entre bilhes de espermatozides eu fui a mais veloz, consegui ultrapasar todos meus concorrentes. A fertilizadora foi eu! Preciso honrar os outros espermatozides que no foram sortudos como fui. Incrvel!

O Alexandre estava impedindo o nascimento de uma revolucionria brilhante: Alice Ferrie.

Sbado um belo dia para chorar quando voc ama um menino e o tal menino no te ama. O negcio NO SE RENDER A ESSE SENTIMENTO! Finalmente em casa! Finalmente no meu quarto. exatamente nesse quadrado mnimo que nascer a maior revoluo de todos os tempos da histria. Vou precisar retirar todos esses posters de celebridades, imagina que ridculo se preparar para uma grande misso sendo assistida pelo amadssmo dolo teen Chay Suadinho?! Acho que o rosto dele no combina muito para as minhas futuras misses! Percebo o quanto eu era infantil. Estou me tornando uma adolescente com muita personalidade e coragem e maturidade. Antes de contar para as meninas do meu mirabolante plano, preciso pesquisar na internet algumas celebridades da PAZ MUNDIAL. Primeiro preciso pesquisar at o que paz mundial. (OBS.: quase no pensei no Alexandre hoje. S entrei no facebook dele trs vezes. Isso um excelente sinal). Seguem as primeiras anotaes de uma revolucionria (momento histrico!): Revolucionrias no so fteis. Elas esto preocupadas em salvar o mundo da tragdia. Revolucionrias no se preocupam com maquiagem. Mas euzinha no serei uma revolucionria desleixada. Usarei s um pouco de brilho labial.

Celebridades revolucionrias: Joana dArc uma grande inspirao porque era apenas uma garota quando saiu em cima de um cavalo guiando uma tropa inteira (4.000 homens!). As garotas no partiam para misses como essa. Em vez de pensar em casamento, Joana dArc queria defender a nao! Uau! Parece que desde menina ela escutava vozes, como se fossem sinais do cu. Essas vozes a guiavam e a protegiam. Joana foi muito respeitada por ter conseguido vencer batalhas. Depois ela virou at santa padroeira da Frana! No para qualquer uma, hein! Robin Hood roubava dos ricos para dar aos pobres. Existem muitos desenhos e filmes que prestam homenagem a esse heri. Mas eu no vou ter coragem de roubar dinheiro de ningum. Nelson Mandela adorado por muitas celebridades do mundo pop. Mas o mais importante que Nelson Mandela foi um revolucionrio por lutar pelas diferenas sociais na frica. L, os negros, mestios e indianos no tinham direitos como os brancos tinham (muito revoltante isso, n!). Ele divulgou a Carta da Liberdade! Nelson foi muito corajoso e bvio que muitas pessoas no gostam de pessoas corajosas que lutam pelos direitos do povo; ento ele foi priso. Ficou trancafiado por 27 anos. Depois acabou saindo da priso e dividiu o prmio Nobel da Paz com outro sujeito de nome bem difcil de escrever. Ainda se tornou o primeiro presidente negro da frica do Sul! (uau, uau!). (Mohandas Karamchand) Gandhi (para os ntimos, simplesmente, Gandhi). Ele foi um revolucionrio que apoiava a revoluo pacfica sem violncia. Seus lemas eram verdade e no-violncia. Que sbio, esse cara! Uma frase dele: O bravo no quem no sente medo, mas quem vence esse medo.

Outros revolucionrios pesquisar depois.

Caractersticas dos revolucionrios:


8

Pensam em primeiro lugar no prximo (item muito difcil. Eu s penso em mim mesma, como nao pensar em mim ja que eu sou o centro de todo eu?); Possuem muita coragem, inteligncia, agilidade, bondade (esse item, eu acho, moleza); Querem fazer a diferena, o objetivo construir um mundo melhor para todos (essa sou eu!) O que um revolucionrio pode fazer: Impedir a guerra (como? como? como?); Oferecer alimento para aqueles que passam fome; Plantar muitas rvores (j uso ECOBAG sacola ecologicamente correta); Defender o ser humano contra a maldade; Montar um acampamento, de preferncia na rua, em frente a algum lugar onde mora algum que comete injustias sociais.

OBS.: quase no penso no Alexandre. OBS. II: preciso arrumar um pster da Joana dArc ou de qualquer outro revolucionrio para colocar no meu quarto. OBS: Preciso mandar fazer um porque nao encontroposter pronto para comprar nas bancas.

Domingo de manh para quem no est com dor de cotovelo (que o meu caso) um excelente dia para tomar decises bombstica, geniais e fabulosas! Hehehe...

Fui conversar com meus pais sobre minha nova meta de vida. Convoquei a famlia toda para uma reunio na sala, inclusive meu irmo. Por mais que ele possa parecer um menino abobado, pode ser que um dia queira ser um seguidor da irm revolucionria Alice Ferrie. Meus pais foram muito legais porque toparam sentar no sof para escutar minhas palavras com muita ateno: Pai e me, chegou o momento eu disse, me preparando para o discurso de uma futura lder da paz. Meus pais estavam distraidos, pensando em outras coisas. Bom, que pena para eles porque um grande momento iria acontecer e eu ia ser a causadora! Ento, pai e me. Eu cansei dessa vida ftil que eu levava. Os meninos s fazem a gente sofrer, e muito! Era difcil revelar meus sentimos mais profundos para meus pais. Mas eu precisava ter coragem, assim comea a vida de uma revolucionria! Alm disso, eu nunca vou ter as roupas que sempre quis ter e cansei de pagar mico por coisas bobas, ficar sofrendo por amor e por celebridades que nem sabem que eu existo! Depois de muito refletir, descobri meu verdadeiro dom! Nasci para ser uma revolucionria pela PAZ MUNDIAL! Meus pais me olhavam ainda desconfiados, mas mesmo assim respeitaram o momento que exigia silncio. Meu irmozinho comeou a bater palmas, confesso que gostei dessa atitude dele. Isso prova que ele tem potencial para ser meu seguidor num futuro, porque agora ele um comedor de melecas e etc. Gostaria de comunicar isso! Ainda no sei se vou seguir os passos de Joana dArc, de Nelson Mandela, Gandhi, ou mesmo Robin Hood, estou vendo ainda. Nesse momento parece que os meus pais estavam de queixo cado. Minha filha, Robin Hood uma lenda maravilhosa, mas roubar no o ideal, mesmo que eu ache importante a gente ajudar os probres! Ai, me, t bom! claro que no vou roubar ningum, estou apenas dando um exemplo! Minha me sempre cortando o clima, nem parece a me de algum to que nem eu. Olha, o que eu quero dizer que sua filha decidiu abraar uma causa muito nobre: a humanidade! Nossa, de onde eu tinha tirado aquelas palavras?
10

Eu acho isso fantstico, minha filha. Finalmente a ficha dela tinha cado. Pois , me, est na hora de me preocupar com o bem-estar do prximo, do mundo! Eu realmente estava me sentindo muito confiante dizendo todas essas palavras. Meu pai, que at ento estava mudo, resolveu dizer alguma coisa: E por onde voc vai comear, minha filha? Essa que a questo, pai, ainda estou planejando. S sei que serei muito importante, e se eu for assim como Joana dArc, serei santa um dia! Alice, minha querida, voc no deve ajudar os outros s para se tornar importante ou s para virar santa. Voc tem que ter uma vontade de dentro, um amor muito grande pela causa. Meu pai como sempre falando o bvio como se eu fosse uma ingnua. E alm disso, Joana dArc foi importante naquele tempo, hoje em dia o mundo precisa de novas guerreiras, e guerreiras no so apenas aquelas que lutam armadas. Novamente, meu pai dizendo o bvio! Eu seeeeeeeeeeei, pai! Ai, eu sei! Nossa, eu ainda nem terminei de falar! Respondi, meio irritada com meu pai. Ento continue disse minha me. Agora no lembro mais o resto do meu discurso. Eu j tenho uma ideia! emendou minha me, toda animadinha. Qual ideia? perguntei, mais ou menos empolgada. O Seu Incio, que trabalha no jardim da casa da nossa vizinha, precisa de algum para ajudar a esposa dele. Minha me estava ficando empolgada. E o que isso tem a ver com esse assunto, me? Alis, como eu posso ajudar a esposa do Seu Incio? Eu estava chocada com a sugesto maluca da minha me! Alice, escuta sua me! A esposa do Incio adulta, mas ela s est aprendendo a ler agora, o Seu Incio est procurando algum para ajudar a esposa no dever que eles passam na escola que ela comeou a frequentar. Ela est com muita dificuldade de aprender, precisa de algum para ajudar na leitura dos textos. Voc est querendo dizer que a minha revoluo vai ser ajudar uma adulta a fazer o dever de casa? Minha me muito sem noo. Eu estou aqui falando da PAZ MUNDIAL e voc fala para eu ler palavrinhas para a esposa do Incio?!

11

Alice Ferrie, ponha-se no devido lugar! Eu realmente no acho engraado quando minha me fala desse jeito. Se a senhorita quer fazer alguma revoluo no mundo ajudando pessoas, precisa primeiro comear na vizinhana! um teste para saber se voc leva jeito para a revoluo. Minha me fica falando em testes s para usar uma antiga psicologia, tipo ela acha que quando me testa eu vou me sentir desafiada e vou fazer o que ela manda, mas eu no estou nem a. Voc ver, vocs vero como realizarei ainda muitos atos heroicos no mundo. Mas se para agradar voc e a vizinhana, eu vou ajudar a esposa do Seu Incio porque eu sou uma pessoa de IMENSO CORAO! Acho que proibido recusar pedidos de me. Fazer o qu! Bom, est certo que meu primeiro ato revolucionrio no l uma coisa muito heroica... no algo digno de filmes, no vou para batalha, no vou atravessar desertos nem serei presa. Mas se para comear assim, eu no ligo. Fiquei to ocupada com esse negcio de revoluo que o dia voou! Nem deu tempo de pensar no Alexandre direito e nem falei com minhas amigas ainda desde que cheguei de frias. No vejo a hora de chegar na escola e contar tudo para as meninas! Quem sabe elas no querem me ajudar nessa minha nova tarefa.

Segunda-feira em TRS PARTES. DEMAIS PARA MIM. PARTE UM: Momentos antes de ir para a escola: dia mundialmente famoso por significar o COMEO DA SEMANA em que TUDO pode acontecer. Esse dia pode ser traumtico ou glorioso. A primeira segunda-feira do ano pode definir nosso destino para sempre! Em casos irrepetveis, pode ser o melhor dia do ano, mas isso muuuito raro, muito difcil ter um amor correspondido logo no primeiro dia de aula. Antes de ir para escola, tentei procurar algum acessrio que demonstrasse look de revolucionria da paz. Sei l, algo que pudesse ser identificado como: p, essa menina a faz alguma coisa muito especial na vida. Algo para que o Alexandre pudesse pensar: perdi a garota dos meus sonhos. Algo para Naty e Betina pensarem: Nossa, essa minha amiga, tenho orgulho dela!

12

BVIO que no encontrei nada que demonstrasse tudo isso. Mas tudo bem, o que vale so meus pensamentos criativos e preciosos. O que tenho na cabea uma revoluo, e apenas com esse pensamento vou contaminar todos da escola sem precisar de acessrios especiais. No estou nem a para minha espinha! AI, QUE FRIO NA BARRIGA, QUE SAUDADE DAS MENINAS, QUANTO SENTIMENTO NUMA MENINA S.

13

PARTE DOIS (ESSE DIA NO TERMINA!) FINALMENTE NA ESCOLA: Frio total na barriga. No fundo, eu estava com muito medo de encontrar as meninas depois de tanto tempo. Sei l, na frias cada uma vai para um lado. E mesmo que a gente converse pela internet, no a mesma coisa! Vai que nossa relao fica abalada?! Vai que a gente n tem mais assunto? BVIO que no ia comentar isso com elas, mas estava muito ansiosa! Vi as meninas e elas estavam me esperando, como sempre, no nosso canto preferido. Quando me viram, vieram correndo em minha direo. Foi uma delcia sentir aquele abrao coletivo novamente. Nada estava diferente, ramos as mesmas, inseparveis e unidas para sempre em nosso destino! Frias no distanciam amigas. Amigaaaa! Betina passou as mos no meu cabelo. Voc est mais linda do que antes! Betina, voc muito educada. Minha amiga sempre to carinhosa. E voc est mais estilosa e hippie como nunca! E Naty, que estilo esse? Voc est to diferente! A Naty estava com um visual to novo, eu nem tinha palavras para definir. Ela estava de cabelos amarrados, usando um culos todo moderninho, estava sem suas pulseiras barulhentas, sem sua correntinha de ouro onde estava minha amiga perua? Alice, amiga! Tanta coisa aconteceu! Tanta coisa para contar! Naty berrava. Pelo menos sua voz era a mesma. Eu posso imaginar... respondi, ainda chocada com a mudana do visual de Naty.

Sentamos juntas em cima de um degrau do ptio. Aquele era nosso degrau de sempre, o pedao de cimento em que desabafamos alegrias e dramas existenciais. Futuramente aquele degrau ser uma calada da fama, teremos nossas mos impressas naquele cho, amigas inseparveis e revolucionrias que fizeram histria na escola! No tive muito tempo para sonhar acordada, as meninas pareciam ter novidades. Ento, Alice. Eu agora sou uma nerd declarada! Disse Naty toda orgulhosa.
14

Hum? E desde quando? Virou gnia de matemtica ou alguma coisa do gnero durante essas frias? eu perguntei. Alice...Alice... Onde voc esteve? Parece mais ingnua... Ser nerd no tem nada a ver com gostar de estudar ou no. Ser nerd a mais nova tendncia. Uma questo de estilo, uma questo de poder... Ai, socorro, minha amiga est mais uma vez sofrendo a sndrome da personalidade. Ns somos o presente e o futuro. Ns, os nerds, fazemos o mundo girar, entendeu? Liga no, Alice, Naty est sendo influenciada... interrompeu Betina fazendo cara de hippie. No estou sendo influenciada. simplesmente uma opo e eu tenho vocao. Estou tentando inventar um aplicativo para a internet, ficarei rica e popular em todo o mundo. Imagina? Mas pode deixar que no vou esquecer vocs, NUNCA! Naty, voc j rica! Eu disse. Minha amiga estava surtando, coitada! To nova e completamente doida. Mas eu quero ser rica por conta prpria, conquistar meu prprio imprio. Virtual, bvio! Em breve moraremos numa manso, ns trs, uma manso azul com portas pintadas de pink! Naty continuava na pirao. Acho que ela comeu muita banana hoje! eu disse olhando para Betina. o seguinte, Alice. Voc lembra da Roberta da nossa sala? O que tem aquela nerd? Essa sim nerd de nascena! Pois , eu no sei o que deu naquela menina, se bem que os neurnios dela sempre foram diferentes, n... Pois , nas frias ela inventou um negcio revolucionrio na internet comentou Betina. Todo mundo s fala disso! A Roberta se tornou uma lenda viva no primeiro dia da escola! Disse Naty com olhos brilhantes. Enquanto eu estava mirabolando uma revoluo universal a Roberta j estava famosa (de verdade!) por ter inventado alguma coisa genial no mundo da informtica? Oh, cus! E que negcio esse que ela inventou? perguntei.

15

assim. Voc baixa o aplicativo que ela inventou. O aplicativo se chama meama e esse aplicativo finge que voc, s que ele finge que voc uma verso melhorada de voc mesma. Entendeu? Disse Naty. No entendi nada! Eu estava perdendo a pacincia! Que loucura! Quantas vezes voc entrou no Facebook e conversou com Alexandre on-line? perguntou Betina. Vrias vezes! Mas isso passado, hoje em dia nem sei o que ele est fazendo da vida! eu declarei com toda a convico de uma revolucionria! Tudo bem, Alice. Mas no passado, voc j conversou com ele e sentiu que escreveu coisas idiotas? perguntou Betina. Quase sempre me sentia uma idiota conversando com ele... Tive que confessar. Se voc abaixa o aplicativo meama voc no vai se sentir uma idiota! Pelo contrrio, voc s vai falar coisas geniais! Esse aplicativo pega o melhor de voc e ainda escreve por voc! Cara, essa menina uma gnia! Definitivamente, Naty estava me cansando! Essa menina uma idiota, isso sim! Ela passa os dias de suas frias sem vida social e resolve inventar um negcio mais idiota ainda que finge ser voc, mas que no voc coisa nenhuma! Olha, Alice, eu baixei o aplicativo e fiz um teste com Naty. Ela conversou comigo pelo computador e disse que nem percebeu que no era eu de to parecido comigo o aplicativo. O aplicativo usava as palavras que eu uso, eu parecia at mais engraada do que j sou, no foi Naty? At a Betina estava encantada com a inveno da Roberta. Gente, o aplicativo perfeito! Eu estou at reconquistando o Toms! Todo dia ele pensa que conversa comigo pela internet, mas na verdade o aplicativo que diz as coisas mais perfeitas do mundo. O Toms est me amando! bvio que ele pensa que sou eu! Nesse momento eu sentei no degrau. Eu no sabia se vomitava ou se fingia um desmaio. At que seria uma boa ser resgata para bem longe daquela escola. O pior que as meninas no paravam de falar! Pois , gente... a Roberta dormiu pobre e nerd e acordou rica, milionria e linda! Ela no tem nem 15 anos de idade e j entrou para a lista das mulheres mais bemsucedidas do mundo s com essa inveno! Esto todos os meninos babando nela
16

agora, a empresa GRAPE j a contratou para trabalhar l em Nova York. A Naty parecia um rob hipnotizado. Pera, pera! Oh, help, help, o que estava acontecendo? O mundo girava rpido demais. E onde est a Roberta? Est ali. As meninas apontaram para uma multido do outro lado do ptio. Ali onde? eu perguntei. que est todo mundo em volta dela querendo fazer amizade, essas coisas. Ela est aproveitando a popularidade dela. Ela no uma deusa? Naty estava eufrica. Naty... acho que voc precisa se tratar! Eu disse revoltada. Ah, grande coisa inventar esse aplicativo! Eu que no vou usar, imagina se eu quero que um aplicativo idiota se passe por minha pessoa, eu sou muito melhor que isso! De repente, avisto Alexandre no meio daquela multido: ele tambm estava tentando falar com Roberta? Eu fui at a lua e voltei. Todos da escola estavam em volta da Roberta, menos eu, Naty e Betina. Gente, vamos para l tambm, precisamos pegar algumas dicas com Roberta, quem sabe ela no quer levar a gente para Nova York tambm. Podemos ser quatro revolucionrias estilosas, vamos aparecer em todas as revistas. Dizem que a Roberta vai ser capa de doze revistas, acreditam nisso? Dizem at que ela vai se emancipar... Que os pais vo assinar um documento dizendo que ela maior de idade, que ela pode fazer o que quiser, inclusive morar sozinha em Nova York. Acreditam nisso? Acreditam nisso? Ai, muita emoo! Naty parecia estar enfeitiada pela onda Roberta. Eu nem entendo de informtica direito... Disse Betina, desapontada. Eu nunca poderia ir para Nova York com vocs para trabalhar na GRAPE. HEEEEI! eu dei um berro to alto que os carros da rua devem ter pensado de onde vem essa sirene?. Est certo que carro no pensa, mas quem se importa? Eu estava fora de mim, minhas amigas tambm e todos da escola. Eu precisava gritar. Dois segundos de silncio. Todos voltaram os rostos para mim. O grupo que estava do outro lado do ptio me reconheceu, algum disse: Ah, s a Alice. mesmo, o outro respondeu e imediatamente voltaram a ateno para Roberta. Alexandre nem me viu, devia estar no meio do bolo que puxava o saco de Roberta. Eu fiquei vermelha de vergonha, raiva, decepo e mais um milho de sentimentos ruins.

17

O que est acontecendo com vocs? O que est acontecendo? Uma garota descobre esse negcio e, de repente, todos ficam enfeitiados por ela? No fundo eu estava me sentindo humilhada, eu pensava que tinha chegado na escola com uma ideia genial, mas no fundo era tudo uma idiotice. Esse o mundo em que vivemos, Alice. Se a gente no corre atrs, o mundo nos engole... Betina estava reflexiva. O sinal tocou e era hora de enfrentar a realidade. Ver todos da minha sala, inclusive Alexandre e seus companheiros da Lama. Ver a Roberta sentada l na frente com aquela cara de sempre. Mas agora diferente: ela, Roberta, a nova deusa da galera. Ai, que raiva. Meu primeiro dia como revolucionria foi por gua abaixo.

PARTE TRS. ESSE DIA NO TERMINA NUNCA. SOCORRO! Dentro da sala de aula PANE TOTAL

A essa altura, depois de tanta informao, eu sentia meu estmago apertado. Fiquei fazendo fora com o pensamento, quem sabe dessa vez eu no conseguiria desaparecer como naqueles filmes? o poder do pensamento. Poder do pensamento. Alice Ferrie, desaparece, por favor, eu estou falando para Alice Ferrie desaparecer! Fiquei focada nisso, mas o meu pensamento no genial que nem o da Roberta. Eu continuava na sala de aula.
18

Eu estava me preparando para a sesso tortura. Primeira etapa da sesso: Ver o Toms e o Mariano, da Turma da Lama, passando por mim. O outro membro da turma da Lama o Alexandre (sem comentrios. Sufoco total). Por favor, no parem aqui, sumam da minha frente, vo l para o fundo fazer piadinhas, mas no aqui na minha frente. Eu ainda tentava usar a fora do pensamento, mas pelo visto a minha fora do pensamento tem efeito contrrio. Graaande Alice Ferrie! berrou o insuportvel Mariano. Fez muitos bonecos de neve no Canad? Ele riu que nem uma hiena. Virei mestre em arremesso de bolas de neve em pessoas patticas. E voc, se aprimorando na arte de ser insuportvel? Eu tive que me defender. Eu podia escrever um manual sobre o tema, no mesmo? E ele seguiu para os fundos me deixando num vcuo absoluto. Pelo visto eu tinha ido viajar, mas o meu pas era outro. Minha escola estava possuda por acontecimentos terrveis. Minhas melhores amigas tinham surtado, em especial a Naty, os meninos da Lama, que num passado distante tinham sido nossos namorados, voltaram a ser os seres mais insuportveis do planeta, e a Roberta tinha ocupado uma categoria de popularidade em escala mundial. O Toms passou por mim e deu um peteleco na minha orelha. Sem comentrios. Alguns minutos depois eis que surge o magnfico Alexandre, o garoto dos sonhos que foi atacado pela sndrome do fantasminha e, por isso, sumiu da minha vida me deixando arrasada e infeliz. Ei, Alice ele disse com a voz meio baixa. Eu continuei muda olhando para frente. Se eu olhasse nos olhos dele eu podia me perder novamente no labirinto do amor, ou ento no labirinto da fria. Por que ele teve que nascer na mesma poca que eu, por qu? Ei, Alice? Alexandre ainda tentava me cumprimentar. Eu continuei ignorando. Alice Ferrie? ele disse mais alto. Eu fingi que tinha uma mosca rondando meu ouvido e fiquei abanando o ar com minhas mos. Fazendo papel de maluca, mesmo!
19

Isso um sinal para no falar com voc? ele perguntou. Seu descarado, seu coisa mais coisa. Eu pensava, mas tentava demonstrar soberania na minha interpretao. Alice, o que voc est fazendo com as mos? perguntou Betina. Uma mosca, t ouvindo uma mosca no meu ouvido. Vocs no conseguem ouvir essa mosca? respondi. As meninas desabaram de rir e eu CONSEGUI DEIXAR O ALEXANDRE SEM GRAA. Valeu a pena fazer papel de maluca que ouve moscas invisveis. Ah, entendi... J que assim... Alexandre finalmente foi para o fundo da sala de aula. Eu era a menina mais infeliz do mundo. Quase. Eu no pedia dinheiro no sinal, nem era uma rf maltratada e explorada por uma tia malvada, como a Cinderela. Eu era apenas uma garota sufocada por sentimentos confusos e tristes. Depois que Roberta Zigoto entrou na sala de aula eu percebi que alm de triste eu era burra. Depois que Isabela Neves entrou na sala de aula eu percebi que alm de triste e burra eu era feia e despeitada. Alice Ferrie era uma iluso inventada apenas na minha cabea, aquela menina que sempre dava um jeito em tudo virou fumaa. Eu j imaginava a cena: daqui a algumas semanas meus pais me encontrariam no armrio com 182 kilos a mais em volta de 591 embalagens vazias de chocolate branco, nadando em lgrimas amargas e salgadas. Eu viraria uma lenda na escola, minha histria seria contada e repassada entre as geraes, a moral da histria seria: no siga o exemplo de Alice Ferrie, uma menina que no aguentou o tranco e comeu chocolate branco escondida no armrio at explodir.

Tera-feira Os dias precisam seguir. Minha revoluo foi por gua abaixo. Porque existe uma menina chamada Roberta que fez a maior revoluo de todos os tempos: a revoluo tecnolgica. Como eu no pensei nisso antes? Eu estava me imaginando com armaduras sobre um cavalo branco ajudando povos em sofrimento enquanto a Roberta cria um negcio que todo mundo acha o mximo! No fundo eu achei o mximo, mas s no fundo porque A VERDADE QUE ESSE APLICATIVO S UMA FORMA DE USAR UMA MSCARA PARA QUEM NO TEM CORAGEM DE DAR AS CARAS!
20

Est certo que seria muito til se no mundo existisse uma Alice Ferrie (uma verso melhorada. Verso TURBO ALICE FERRIE) para conversar com o Alexandre pelo facebook, por mensagens. Eu confesso que falo muita idiotice quando estou apaixonada. Mas quem no sofre a sndrome dos apaixonados? Ser que foi pelas idiotices que ele me abandonou? Ser que sou idiota? Ai, socorro. Mesmo que eu usasse esse aplicativo, mesmo que o Alexandre se apaixonasse por esse aplicativo com o programa se passando por mim, mesmo assim eu teria que encontr-lo cara a cara algum dia e ele acabaria descobrindo que eu no sou superalice, sou apenas EU. E EU, muitas vezes, falo coisas idiotas. ASSIM COMO ELE, ASSIM COMO QUALQUER UM. De qualquer forma, estou revoltada. Sou apenas uma menina que escreve em um blog e a Roberta deve me achar muito antiquada. A Roberta deve estar arrumando as malas dela para ir morar em Nova York. Ela vai ter um escritrio s para ela (com paredes rosas e amarelas) no ltimo andar de um edifcio de espelhos. o que todo mundo fala na escola. Quando cheguei em casa, tinha bife acebolado, farofa (oba, oba!), arroz e feijo (ok) e brcolis passado no alho (adoooro!). Bafo total, mas no vou beijar nem me aproximar de nenhum menino, quem se importa? Vou me entupir de alho e cebola! Eu estava satisfeita de voltar para essa rotina de chegar em casa, deixar a mochila no quarto e correr para a cozinha para perguntar: o que tem de bom para comer? At que voltar das frias pode ser bom. S que minha felicidade s durou at levar o garfo com farofa minha boca.

Alice, quem Roberta Zigoto? minha me perguntou com toda a cara de pau. Deve ter sado farofa pela minha orelha. Me recuso a falar sobre essa pessoa durante a refeio. Alice, olha como se comporta, menina! No meu trabalho s falam dela, e pelo visto ela est na mesma escola que voc, e pelo clculo de idade cheguei concluso que ela estuda na sua sala. Nossa, me. Voc descobriu o Brasil.

21

Menina, depois que comer voc vai direto para o quarto repensar a forma como trata sua me! Quanto desaforo! Srio, eu estou surtando. Assim que minha me comeou a falar, meus olhos se encheram de gua. Com muito orgulho eu tentei at comer mais um pedao de bife, tentei engolir um dente de alho inteiro para ver se meu sofrimento diminua, mas o choro vinha com mais fora. Tive que levantar por uma fora maior. Ningum me entende, ningum me entende! Levantei com a cara vermelha e fui correndo para o meu quarto. Eu precisava me jogar na cama e abraar meu travesseiro. Assim que sa da cozinha, ouvi meu irmo perguntando para minha me: Me, voc descobriu o Brasil? Srio, minha famlia tem problemas. Com certeza existe alguma coisa de errado. Eu sou um fiasco da humanidade. O que Joana dArc faria nessa situao? Certamente nem ela saberia porque ela vivia em um tempo sem computadores e celulares. A vida deveria ser mais fcil e menos dramtica. Minha me me ama muito e depois de meia hora bateu na porta do meu quarto. bvio que eu fingi que no ouvi. Eu estava chorando, e MUITO! Mes tm o direito de abrir a porta caso voc se recuse a responder seus chamados. Foi extamente isso que ela fez. Alice? O que est acontecendo? Ela sentou na beirada da minha cama. Ahhh, eu tenho pavor quando ela faz isso. um sinal que quer dizer: precisamos conversar seriamente e voc pode se abrir, esse o momento. At que no fundo eu gosto quando ela faz isso. Apesar de odiar. Ningum me entende. Frase de abertura para qualquer dilogo. Como ningum te entende? Se voc falar posso tentar entender. Tom carinhoso. o que as me fazem quando tentam aproximao. Essa Roberta Zigoto inventou o aplicativo meame e agora ela a mxima das mximas no mundo eu disse de cara emburrada. Mas no o mximo que ela seja da sua sala?

22

Ento voc quer que seu seja mais uma na multido? Quer que eu chegue para a Roberta e diga Nooossa, Roberta, que mximo essa sua inveno, estou muito feliz que voc seja da minha sala!. Ai, me, de que mundo voc ? E qual o problema? Me, no possvel conversar com quem tem mais de quarenta anos, ainda mais sendo uma me que nem voc . Alice, voc est fazendo tempestade em copo dgua e, mocinha, est na hora de saber argumentar, conversar sobre seus sentimentos! Ontem mesmo voc queria ser uma revolucionria para ajudar a humanidade, hoje est mal-educada com todos, inclusive sua me! Ai, mes. ISSO MESMO, ME! Ontem eu era uma menina segura, confiante, feliz e tudo o mais! Cheguei na escola toda animada, eu ia fazer alguma revoluo. Ia at chamar as meninas para me ajudarem a dar as aulas de reforo para a esposa do Seu Incio. Eu tinha um filme lindo e planejado na minha cabea, entende? S que esse filme virou um conto de fadas idiota! A Roberta Zigoto foi mais esperta que eu e inventou uma coisa muito mais legal do que ajudar a humanidade. Alis, o negcio que ela inventou vai ajudar a humanidade a ser menos boba, a falar coisas lindas e inteligentes. O mundo vai ser melhor graas a ela! Ufa, falei mesmo! Calma, Alice. Voc no est enxergando direito. Isso que a Roberta inventou apenas uma moda passageira e alm do mais ningum quer um aplicativo que fica se fingindo de gente! As pessoas cansam disso, ningum que ser genial o tempo todo. Se for assim, como a gente vai crescer, como a gente vai sentir frio na barriga? J a sua ideia de fazer algo pelo mundo algo muito lindo, aposto que todos na escola vo te admirar por voc estar ajudando uma adulta a aprender a ler e escrever. Voc precisa ter personalidade, acreditar nos seus ideias... Da minha me comeou a falar de virtudes e eu no conseguia mais prestar ateno naquelas palavras. T bom, me, t bom... obrigada e desculpa se fui grossa na hora do almoo. a melhor maneira de se encerrar um papo srio com a me. Antes de sair, minha me falou uma frase que me fez ficar pensativa. Filha, a inveja no constri grandes personagens. o pior sentimento que algum pode ter.

23

Quando ela saiu do quarto eu j estava mais calma, engoli meu choro, arrotei o alho que comi no almoo e resolvi fazer um quadro dos meus sentimentos e das metas para este ano. PESSOA Me COMO ME SENTI me At que ela foi legal com seus conselhos de me. Roberta Zigoto Inventou o Com inveja. Que meame coisa horrvel! Estou me sentindo pssima com isso! Betina e Naty Acham o mximo Com cimes a existncia da Roberta Zigoto. Alexandre Tentou falar Corao devastado, comigo e eu solitrio e ignorei por puro apaixonado. orgulho. Toms e Alexandre, Me debocharam Argh! TURMA DA LAMA e fizeram hora com a minha cara. Esposa do Seu Precisa da minha til e produtiva. Incio ajuda para o dever da escola. ??? ??? ??? O QUE FEZ Tentou aconselhar. E AGORA? Ainda estou pensando sobre o assunto. Ainda estou surtando. Mas no quero ter inveja. Preciso mostrar que no sou ciumenta nem chata. No sei! E AGORA?

Argh!

Vou ajudar. Pelo menos algum nesse mundo precisa se mim. ???

RESULTADO DO QUADRO: EU me sinto: Ciumenta, invejosa, solitria, apaixonada, devastada e argh. ??? Nossa, que medo, preciso mudar isso URGENTEMENTE. Caso contrrio, eu sou uma perdedora! Os nicos pontos positivos do quadro mostram que eu tambm me sinto: til e produtiva. Pelo menos no sou um caso perdido. Preciso mudar minha trajetria.

24

Quarta-feira Tentando dar a volta por cima. Meu nome completo deveria ser Alice Daavoltaporcima. Sempre tentando recomear...! Passei um batom rosa claro na boca e isso demonstra certa vaidade, ou seja: otimismo em relao vida. Gente, preciso praticar o que chamam de autoestima. Na escola as cenas pareciam se repetir. Mas EU no precisava me repetir. Estou disposta a ser uma menina feliz mesmo que eu no v para Nova York trabalhar no escritrio da GRAPE. Vontade de falar palavro de gente adulta. Juro. Mas sou fina e vou me segurar. Quando as meninas surgiram no ptio da escola tentei demontrar tranquilidade, no poderia revelar todo meu turbilho de sentimentos infantis, ciumentos, invejosos e etc. No sou essa bruxa m! E a, como vai minha mais nova melhor amiga nerd? perguntei, dando um longo abrao em Naty. Pelo menos durmo mais, os nerds no se preocupam tanto com a aparncia, ento no preciso demorar para escolher a combinao entre brinco, pulseira e sapato! Naty suspirou. At que vale a pena o sacrifcio de manter essa aparncia nerd. D muito trabalho no ser vaidosa! Logo voc se acostuma, Naty. Precisamos nos adaptar. Afinal, tudo na vida uma questo de escolha! Eu estava muito inspirada mesmo! Nossa, Alice! verdade! Eu ainda no sei se viro nerd ou continuo hippie, quase ningum hippie hoje em dia... Betina parecia perdida no ar. S no consigo me acostumar com o fato de no estar namorando o Alexandre! Eu preciso aceitar isso! Enquanto eu falava os trs meninos da turma da Lama atravessavam o ptio. Eles realmente no so os meninos mais lindos do universo, quase nenhuma menina deu bola pelo fato de eles estarem passando por perto. Menos eu, Naty e Betina. Ficamos ns trs admirando e odiando aqueles meninos implicantes e surreais. Surreais, sim! Meninos que mexem com nossos sentimentos mais profundos. Isso surreal. Gente, vamos falar alguma coisa com eles? eu disse baixinho para as meninas. Voc est doida, Alice?! Esqueceu que ele no quer nada com voc! Naty respondeu.

25

Ah, gente, hoje eu acordei boba. Acho que esqueci o passado, sei l, quero novas emoes, ontem fui to mal-educada com ele, acho que no tem nada demais ir l... Meus olhos babavam de emoo s de olhar para aqule garoto! Eu apoio, Alice! Mas o que a gente fala? Betina sempre apoiando minhas maluquices. Eu tenho conversado com o Toms direto pelo facebook... mas no sou eu, bvio que o aplicativo que a Roberta inventou est fazendo todo o trabalho de se passar por mim! E agora... Se eu for com vocs e falar alguma idiotice? E se ele perceber que sou interessante na internet e boba na vida real? E se ele descobrir que estou usando o aplicativo? Naty parecia que ia surtar! Qual , amiga! Voc muito mais interessante ao vivo, s que ele ainda no percebeu isso porque um menino na puberdade. Infelizmente gostamos de garotos que ainda esto na puberdade. Realmente achava que Naty precisava encarar a realidade. Eu vou l, vocs vm comigo? Fui levantando, indo em direo dos meninos. Meu corao estava acelerado e por um segundo eu quis voltar atrs, mas eu no sou menina que volta atrs. Eu preciso mudar o meu destino e a primeira coisa enfrentar os meninos da turma da Lama. As meninas comearam a me seguir, no fundo a gente queria dar vrios pulinhos de nervoso, de riso, de tudo, mas a essa altura seria demais. A gente daria pulinhos depois. Escondidas no banheiro. O que voc vai falar, Alice? Ai, Meu Deeeeus... Naty dizia baixinho para ningum em volta ouvir. Os meninos estavam a cinco passos da gente. A quatro. Estvamos caminhando em direo a eles. Eles estavam sentados no cho jogando cartas, sei l, devia ser alguma coisa sem graa de meninos da puberdade. Internamente eu estava surtando, o que falaria com eles? Pnico, acende a luz da emergncia! Um passo de distncia do abismo e, nesse momento... , EU RESOLVI PASSAR DIRETO, ignorando a presena deles. Nem cumprimentei nem nada. Como eu no parei, as meninas tambm no pararam. UMA VERGONHA FORA DO COMUM TOMOU CONTA DE MIM, simplesmente eu estava com vergonha de me aproximar dos meninos. Acho que regredi no tempo, no possvel! Seguimos direto e nem olhamos para a cara deles. A Betina fez uma cara pssima de quem estava com dor de barriga, no fundo era o pensamento dela
26

querendo dizer: Ei, a gente no ia falar com os meninos? Nesse momento eu j queria rir da cara da Betina. A Naty tentava disfaradamente arrumar seu cabelo, ela no podia dar na cara que era uma nerd preocupada com seu cabelo. Quando ela percebeu que no paramos para falar com os meninos, ela desarrumou seu cabelo de novo. No fundo ela queria ficar bonita com cara de perua na frente do Toms. A Naty uma pessoa louca, mesmo! Fui andando para o banheiro e as meninas atrs. Finalmente estvamos seguras em ambiente feminino (nem to seguras assim, outras meninas no podiam saber que a gente tinha VERGONHA DE FALAR COM MENINOS, ainda mais os meninos da TURMA DA LAMA). Demos um milho de gargalhadas e quase fizemos xixi nas calas de tanto rir. Apesar de a gente no ter trocado uma palavra com eles, valeu muito a pena ter vivido esse momento com minhas melhores amigas. A alegria compartilhada a melhor COISA DO MUNDO. Quer dizer, a vergonha compartilhada entre amigas pode ser a melhor coisa do mundo! Na sala de aula eu ainda ria sozinha. Nesse fim de semana vamos fazer um REUNIO EMERGENCIAL DA LIGA FEMININA na casa da Naty para decidirmos JUNTAS O NOSSO FUTURO EM RELAO a esses pirralhos que amamos. No podemos passar os dias dessa forma, ou seja: rindo escondidas no banheiro!

Quinta-feira mais um dia exprimido entre quarta e sexta. Os astros preparam alguma supresa para mim! Ser, ser? A esposa do Seu Incio se chama Leandra. H mil anos atrs, quando eu era uma pirralha sem noo, eu era apaixonada por um menino chamado Leandro. Isso no tem nada a ver, afinal a esposa do seu Incio se chama Leandra. Mesmo assim achei engraado. Seria uma mera coincidncia? Seria um sinal nos cus para esquecer o Alexandre e voltar a gostar do Leandro? Por que minha cabea fica voando to longe? Preciso andar com os ps no cho e no na lua! Bom, a Leandra uma senhora adulta que est aprendendo a ler. bvio que tive vontade de perguntar um milho de coisas para ela do tipo Por que a me dela no levou ela para a escola quando era pequena?. Mas eu fiquei com vergonha de perguntar, minha me disse que preciso aprender a ser discreta. A Leandra uma senhora bem legalzinha, apesar de ler com muuuita dificuldade. Para mim to bvio ler qualquer palavra. Eu nem preciso pensar para ler, eu saio lendo e
27

pronto! A Leandra fica horas olhando para as palavras sem entender direito o que significam as letras. A gente tinha que ler um texto que falava de uma menina chamada Emlia que gostava de comer milho. Coisa bem bvia, no mesmo? Nada muito profundo, mas a Lendra empacou na palavra MILHO, a ela olhava para mim, depois olhava para o texto, olhava para mim e eu disse: O texto no est na minha testa, Leandra! Eu sei que no! Eu quase sei isso aqui... Leandra tentava identificar as letras. L com O forma LO, certo? LO, LO! Eu dizia pacientemente para Leandra. L com H com O forma o qu? Eu tentava estimul-la, apesar de quase gritar! Para mim era fcil ler a palavra MILHO, mas para ela parecia uma misso impossvel. Comecei a pensar que ensinar o som do L com H era muito difcil, afinal o H no serve para quase nada. Como explicar que existe uma letra que no serve para nada, mais para enfeitar? Pelo menos eu acho que a existncia do H assim. NULA! Eu queria que o Alexandre fosse um H, um menino nulo! O H no tem som, o H no tem cara de nada, fica s pegando carona nos sons das outras letras. No importa um H em minha vida! Eu viajei LEGAL! Alis, nem lembro como foi aprender a ler! Seria to mais fcil se fosse MLIO em vez de MILHO! Aposto que a Leandra entenderia na hora, ela leria com muito mais facilidade sem a letra H. Leandra voltava a olhar para o texto desapontada. Deve ser muito difcil querer ler e no conseguir. De repente, eu entendi TUDO! Muitas vezes eu no entendo o mundo ao meu redor, eu NO CONSIGO LER O MUNDO E FICO OLHANDO COM CARA DE BOBA PARA AS PESSOAS. Na verdade, no cara de boba, CARA DE DESESPERO! Eu e Leandra somos pessoas desesperadas por respostas. O mundo se assemelha a um milho confuso! Muitas vezes no entendemos porque existe um H no meio do caminho para complicar uma coisa to simples. O Alexandre o menino H na minha vida! Eu quero fingir que ele no existe, mas l est ele! Eu quero ler o que acontece na sua cabea, mas no consigo ler as aes dele. Ele enigmtico como um H. NOSSA, EU ESTOU MUITO INSPIRADA! Ou PIREI DE VEZ?
28

Depois de algum tempo, a Leandra entendeu e conseguiu ler... MILHO! Ah, era s esse agazinho aqui no meio que estava me confundindo! ela riu de si prpria. Esses agazinhos sempre aparecem, mas depois de um tempo a gente aprende a decifr-los, Leandra! fiz a observao com entusiasmo e com ar de revolucionria. Eu realmente me senti bem melhor depois de ter dado minha primeira aula para Leandra. Estou me sentindo IMPORTANTE! Quem aprendeu muito fui eu. Alm disso, quando fazemos algo til para o prximo nos sentimos bem melhor e esquecemos dos nossos problemas. Estou me sentindo nas alturas com o meu primeiro passo RUMO REVOLUO! Minha me est toda orgulhosa de mim e isso prova que no sou uma menina to problemtica e intil quanto eu pensava.

FIM DE SEMANA. FIM DE SEMANA! Ser que o vento soprar ao meu favor? Ser que o vento far uma ventania em minha vida? Nada como um fim de semana. Eu no preciso ficar olhando para Roberta Zigoto nem para os meninos da Lama nem para as professoras nem para ningum. No fim de semana a gente pode escolher que cara a gente quer ver! OBA! Isso quer dizer que s vou encontrar minhas amadssimas prediletas e forever: Betina e Naty. Ainda no conseguimos nenhuma aproximao com os meninos da Lama e talvez isso seja bom porque eles so uns pirralhos que no souberam valorizar nosso amor. A Roberta Zigoto est toda milionria, mas nem para dar uma festinha de comemorao ela se presta. Se eu fosse a nova milionria do pedao, eu daria uma grande e linda festa temtica para toda a escola (menos para os meninos da Lama). Minha me disse que esse meu pensamento um absurdo total e que se eu ficasse milionria, ela no ia deixar eu gastar dinheiro com festas para pessoas que nem ligam para mim. Mas a eu disse que a Roberta vai ser emancipada, ou seja, ela no vai precisar mais pedir autorizao para me e mais ningum porque quem emancipada considerada MAIOR DE IDADE! Minha me perguntou se eu quero me emancipar e eu disse: bvio que no, vou morar embaixo da ponte?

29

Ento minha me me chamou de interesseira e a eu disse que ela que era interesseira porque se eu fosse milionria ela ia ficar tomando conta do meu dinheiro e ia ficar decidindo o que fazer com ele (o dinheiro) e comigo. Ainda bem que meu pai entrou no meio porque eu e minha me estvamos surtando juntas com pensamentos viajantes! Ele sempre diz que eu e minha me somos muito iguais mesmo com a diferena de idade. Creeedo, ser que sou igual minha me?! No vem ao caso ficar falando bobagem nesse espao, no posso gastar tempo com futilidades. Hoje na reunio com as meninas (eu e Betina vamos acampar no quarto da Naty! Yeahhh!) vou fazer a proposta que adiei durante toda a semana, vou perguntar para elas se elas topam fazer alguma revoluo comigo! Essa revoluo ser a salvao porque desse jeito esqueo definitivamente o Alexandre!

AINDA FIM DE SEMANA CASA DE NATY, A AMIGA PERUA QUE SE TRANSFORMOU NUMA NERD.

Por que voc no est vestida de nerd? foi a primeira pergunta que fiz quando vi a Naty estilo toda perua. Ai, gente, em casa eu posso me vestir do jeito que sou, n?! suspirou a Naty fazendo barulho com suas pulseiras, exibindo um lindo cabelo super bem tratado. Em casa eu me sinto vontade usando meu hobby verde. At trouxe ele para usar, pode ser? perguntei. Claro, amiga, mas ele j deve estar ficando curto, n? Voc deve ter esse hobby h uns mil anos! provocou Betina. B, o meu hobby verde tamanho nico adulto, ele era enorme h muito tempo atrs, agora est ficando do tamanho certo! E voc, B, trouxe algum traje para nossa reunio? Claro que trouxe! Trouxe uma saia indiana autntica que ganhei da minha madrinha. A saia est cheia de boas vibraes. Vamos precisar de boas vibraes mesmo porque ultimamente uma onda de azar toma conta de nossas vidas, mas no por muito tempo comentei, com muita confiana.

30

Levamos nossas mochilas para o megaquartolindo da Naty e espalhamos nossas roupas, maquiagens, revistas femininas, frutas, biscoitos e chocolates. Era nosso kit de sobrevivncia para nosso retiro emergencial das meninas. Colocamos nossos trajes e sentamos em roda sobre o tapete pink e felpudo de Naty. E agora? perguntou a dona da casa. Devemos recitar algum mantra indiano antes da nossa reunio? S podia ser Betina. E assim ficamos aproximadamente alguns minutos tentando imitar a Betina a cantar um tal de mantra indiano. Foi uma experincia interessante apesar de ficar com vontade de rir o tempo todo. A Betina estava supersria, nossa, que orgulho da minha amiga ZEN! Logo depois j estvamos prontas para comer um trilho de bobagens e falar mal dos meninos da Lama. At hoje no acredito na nossa histria, a gente odiava esse meninos, depois a gente se apaixonou por eles e eles por ns... E agora odiamos novamente? E parece que eles nem ligam! A gente se cruza na escola e nem se cumprimenta! Isso no surreal? Naty ainda tinha o corao bastante ferido porque ela ama muito o Toms. Essa histria pattica demais! E ainda por cima, A GENTE QUE FICA COM VERGONHA DE FALAR COM ELES! Eles deviam estar rastejando atrs da gente! Esse meninos so uns infantis, me passa um chocolate branco, Naty! S chocolate branco para me acalmar mesmo. Alice, no s porque voc est revoltada que precisa encher a cara de chocolate branco! Isso no legal, depois voc pode virar aquelas compulsivas que a gente v no Discovery Home and Healthy. Betina tentava me instruir. Isso mesmo, B! Eu no quero me tornar uma compulsiva, nem uma perdedora, e por isso decidi focar minhas energias na revoluo! Tive que me levantar para o discurso histrico que faria em alguns instantes! Revoluo? Perguntou Naty. Pois bem... J ouviram falar de Joana dArc? De Nelson Mandela? De Gandhi ou Robin Hood? Eu j vi um filme sobre Joana dArc! Naty levantou a mo toda empolgada, ela queria demonstrar que antenada em filmes. Quando cheguei das frias... Nesse momento eu tentava reproduzir uma cena de filme, quando algum vai falar uma coisa muito importante, sabe? Eu cheguei concluso que estava levando uma vida muito idiota. Minha vida se baseava apenas na
31

escola, e uma vida digna no pode se basear apenas na escola... afinal, a escola o lugar onde meninos partem nossos coraes! Comecei a procurar na internet revolucionrios do mundo, pessoas que fizeram algo maior para a nao! Foi a que fiz um arquivo com esses revolucionrios que existiram de verdade, menos o Robin Hood, claaro! As meninas me olhavam e no diziam nem uma palavra. Fiz um minuto de silncio para ver se algum produzia alguma interferncia positiva no meu discurso! Mas elas insistiam em ficar caladas. E a, amigas? Tive que perguntar. Mas o que a gente vai fazer? Voc quer ser uma revolucionria, isso? perguntou Naty. Revolucionrios vivem acampados! Betina estava se empolgando. Nem sempre... eu ia contar para vocs essa semana, mas estava todo mundo to empolgado com esse programa da Roberta que me senti mais uma vez uma idiota total! Eu queria ser uma revolucionria, mas foi ela quem fez uma revoluo! Abaixei a cabea nesse momento. mesmo... Ela um gnio, fez uma grande revoluo na internet, o mundo nunca mais vai ser o mesmo depois do meame. Nada a ver, Naty! Betina tentava me consolar. O que a Roberta inventou apenas um aplicativo bobo. Voc fala isso porque no sabe mexer direito no facebook! disse Naty. Meninas, no vamos brigar! Essa reunio justamente para chegarmos a um acordo Nossa, que voz da sabedoria! O que a Roberta inventou pode ser uma revoluo da era digital. Tudo bem, legal! Mas ser que no futuro ela vai ser lembrada por ter feito uma coisa fantstica para a sociedade? perguntou Betina. Exatamente isso que eu estava pensando, B! O Gandhi foi um pacfico e ser lembrado para sempre pelas sua aes! Ele megafomoso por isso! eu dizia, muito empolgada. Ele era um pacifista. Me corrigiu Betina. Ai, gente, vocs esto viajando! Sou mais inventar alguma coisa para a era digital e ficar rica e famosa. Naty no tinha entrado muito no nosso clima.
32

O negcio no ficar famosa, gente! O legal fazer alguma coisa boa para o mundo! B tinha muita vocao para a revoluo do bem. Olha, a gente comeou a conversar sobre isso e nem falamos sobre meninos! eu berrei de alegria. A Naty, que nem estava curtindo muito o papo, ficou super feliz por se lembrar que nem lembrara dos meninos por alguns minutos. Ai, que saco! Se assim que eu esqueo o Toms, tudo bem... Eu vou participar desse plano com vocs! Ela disse. Mas que tipo de revoluo vamos fazer? Nos abraamos com intensa alegria e partimos para o plano RUMO REVOLUO.

________ Nossa, essa vida de revolucionria nos deixa sem tempo para nada! Deixamos de ser superficiais, deixamos de pensar em meninos infantis, mas no deixamos de ser vaidosas. A Naty topou tirar as olheiras dela cultivadas com muito empenho para se tornar nerd e foi tomar sol com a gente. Providenciamos rodelas de pepinos nos olhos. Essa piscina para ser aproveitada, amiga! eu disse enquanto sentia o sol perfurar os pepinos que estavam sob meus olhos. Pois , mas quando a gente for revolucionria no vai ter isso de piscina, vocs sabem, n? Joana dArc at se vestiu como homem para liderar o exrcito! A gente uma verso mais moderna e fashion da Joana dArc. No precisamos abrir mo completamente do sol continuei. Vocs precisam se lembrar que no somos emancipadas, no vamos poder abandonar nossas casas. Caso contrrio, nossos pais colocam a polcia atrs da gente! Naty at que estava se empolgando. Nossa, imagina que divertido! , mas nada de polcia. Podemos fazer alguma coisa com permisso dos pais. Podemos ser contra o sistema, mas primeiro precisamos entrar no sistema! Sempre quis dizer isso! Ah, ah. Que tal se a gente criar um blog? perguntou Betina.

33

Ai, gente, essa coisa de blog est ultrapassada. No meu blog s entram vocs e blog no tem nada de revolucionrio, o que a gente vai escrever nele? Precisamos fazer uma ao no mundo real! Realmente, continuo escrevendo blog porque amo isso, mas quase ningum entra nele ou deixa comentrio. A gente pode fazer as aes revolucionrias e depois divulgamos num jornalzinho na escola e no bairro sugeriu Betina. ... Parece que minha amigas esto voltando para o tempo dos primatas, quem que liga para papel? HELLOOO! Quanto mais papel, mais rvore morta! Vocs vivem em que planeta? At que Naty estava bem espertinha. Revoluo deve ser algo novo e no velho! J seeeeeei! Bela tacada, Naty! Era isso que eu precisava ouvir! eu disse. Podemos plantar rvores pela cidade, podemos fazer vrias coisas e depois fazer um pequeno jornal de papel para distribuir pessoalmente OLHO NO OLHO, entende? ISSO REVOLUO, est todo mundo ficando sem coragem de se olhar, de se falar, que nem aconteceu na escola. A gente s tem coragem de expor nossas ideias quando no sentimos a respirao, nem o suor, nem o cheiro, nem os tiques do outro. Ai, fiquei sem ar de tanta empolgao! AHHHH, que genial! Vai acabar sendo uma revoluo contra o programa que a Roberta inventou, afinal, tudo que ela inventou para evitar o contato entre pessoas! Betina at se levantou. O engraado que os pepinos no caram no cho e continuaram grudados em seus olhos. Ns somos meninas que gostamos do CARA A CARA, OLHO NO OLHO! Vamos fazer as aes revolucionrias e depois faremos um jornal de papel para distribuir pessoalmente. Demos mil pulos de alegria e camos na piscina.

Sbado noite Notcias bombsticas! Eu nem queria, mas a Naty fez questo de mostrar como funciona o meame. Como voc mesma disse, Alice... Podemos ser contra o sistema, mas precisamos pelo menos conhec-lo um pouco! Como eu ia contestar essa afirmao feita por Naty?!

34

Fiquei impressionada. Eu, Betina e Naty s ficamos olhando: o aplicativo REALMENTE FINGIA QUE ERA A NATY. Isso louco demais. Olha um trecho da conversa: Toms? T on? Perfil atuando por Naty Blz, Naty? Tudo bem... estou assistindo o novo episdio de Walkslow. Perfil falso e falante de Naty. Srio? Eu tambm. Pena que essa a ltima temporada. Toms sendo educado. A gente podia combinar de assistir juntos o ltimo episdio, o que acha? NESSA HORA A GENTE GRITOU. COMO ASSIM? O PERFIL FALSO DE NATY CHAMOU O TOMS PARA ASSISTIR O LTIMO EPISDIO DE WALKSLOW? Quando lemos isso, a Naty se desconetou do programa. Ela estava com as mos trmulas. Imagina o que o Toms ia pensar dela? Ele ia dizer para a escola toda que a Naty uma oferecida! Realmente, precisamos fazer uma revoluo! Esse programa pattico! A Naty ficou brava e vermelha mas depois de cinco minutos comeamos a rir que nem trs bobas! A gente precisava agir, e logo. Comeamos a planejar ideias geniais para colocarmos no nosso jornal! Pensando bem, plantar uma rvore no quintal ridculo para ser notcia de jornal. Imagina a matria: Natlia, Betina e Alice plantam rvores no quintal de casa. Que ridculo!

At a hora de dormir a gente ficou brincando de escrever matrias de jornal. Como nunca tnhamos feito nada de revolucionrio para colocar no jornal, ficamos brincando de fazer matrias com os meninos.

PRIMEIRA MATRIA
35

Meninos com sndrome da idiotice atacam coraes de trs meninas. O segredo deles utilizar a tcnica de ignoramento. Apesar da tcnica, que exige TOTAL IGNORAO, eles resolveram abrir a boca na ltima semana quando se dirigiram a Alice Ferrie, uma garota muito simptica que apenas tenta ser feliz. O primeiro menino atacado pela sndrome mltipla da idiotice se chama Mariano (pode ser reconhecido como o grande chato, idiota-chefe ou outros nomes terrveis). Ele se aproximou de Alice exalando uma atmosfera de intimidao: Brincou muito de fazer boneco de neve durante as frias? a frase mais inteligente que um garoto afetado por essa sndrome consegue dizer. Essa frase demonstra um momento (no muito raro) de estupidez tpica de meninos afetados pela tal sndrome. Mariano j procurado pela Nao das Meninas Desesperadas. Toms, amigo do rapaz e vtima da mesma sndrome, no utilizou a fala, mas fez um movimento que demonstra total desiquilbrio: ele deu um peteleco na mesma Alice, sendo que ela estava descontrada na sala se aula. (Na verdade, ela estava deprimida, mas no quer falar sobre o assunto.) Alexandre, que completa o lamentvel trio, surgiu em seguida e tentou iniciar um contato com a menina que, a essa altura, j estava traumatizada e muito mais deprimida. Alice Ferrie utilizou a estratgia de simular que no era com ela e ainda fingiu que uma mosca a incomodava. Hoje, Alice Ferrie confessa que, por alguns segundos, deve ter sido atacada por idntica sndrome, a da idiotice. Afinal, ela foi bem idota. Felizmente, s foi atacada por alguns segundos. Mariano, Toms e Alexandre continuam soltos na escola utilizando essa tcnica contra meninas do bem como Naty, Betina e Alice. Favor entrar em contato com a Nao das Meninas Desesperadas caso eles apaream. E no se esqueam: IDIOTICE GERA IDIOTICE! FIM!

SEGUNDA MATRIA: Perfil falso de Naty chama Toms para assistir o ltimo episdio de Walkslow. A menina, coitada, est surtando!

36

AH, AH, AH! Que matrias hilrias! Essa foi fcil de escrever! PENSAMENTO ALEATRIO Meus sonhos so os mais lindos. Antes de dormir fiquei imaginando eu e as meninas distribuindo jornais na sada da escola. Que roupa eu devo usar nesse dia to especial? Quando eu estava com pensamentos produtivos, a imagem do Alexandre apareceu na minha cabea. Juro que foi sem querer. A imagem dele se aproximou da minha imagem (sim, eu estava me imaginando tambm)... a imagem dele foi chegando perto de mim e deu um beijo na minha boca. Socoooorro! Estou ficando maluca.

Domingo dia de ficar em casa amando a famlia que se tem! Me, eu e as meninas vamos produzir um jornal. Que ideia tima, filha! E o que vocs vo escrever no jornal? Vamos escrever matrias sobre nossas aes revolucionrias. E que aes revolucionrias? Isso que a gente no sabe... a gente quer plantar umas rvores, ajudar quem precisa, sabe? Ser que eu posso falar sobre minha atitude nobre de dar aula para a Leandra? No pega bem, minha filha. Alis, no pega bem fazer aes legais s para se promover num jornal, n, Alice? Me, mas o negcio divulgar boas aes para que o pessoal tambm sinta vontade de ajudar, me entende? Entendo, querida. Mas no sei se a Leandra vai querer se expor num jornal. A gente precisa pensar sobre isso, conversar com ela... Ah, t... Na minha cabea eu j tinha uma bela forma de me autopromover, minha me est certa, s quero aparecer! Voc de vez em quando visita o abrigo de idosos comigo, tem a Madame Chrie que mora l...

37

Eu fiquei um pouco triste quando minha me falou isso... Lembrei da poca em que fizemos uma festa l e o Alexandre me pediu em namoro... Nossa, foi um tempo to bom. Eu era feliz e no sabia! Senti at uma fincada no corao, sabe? ... acho que podemos fazer uma entrevista com Madame Chrie, ela bem que gosta de aparecer... Vou pensar nisso tudo, me... Sa da sala de cabea baixa. Me deu uma saudade do Alexandre, a gente at que se dava bem. Era to bom conversar com ele... O que o tempo fez com ns dois? De repente, me vejo odiando um menino que eu amava? No corredor encontro com meu irmo que imitava um dinossauro. Nesse momento eu percebi que no podia perder a oportunidade. Vem aqui, meu querido irmo, preciso conversar com voc no meu quarto. Ele veio atrs de mim imitando o bicho pr-histrico. Eu precisava ter algumas conversas semanais com meu mano, afinal, no quero que ele machuque o corao de meninas no futuro. Olha s, daqui a alguns anos voc vai crescer e vai entrar na puberdade. O que puberdade? Puberdade quando os meninos so atacados por um negcio que deixa eles bobos e feios. Meu irmo ficou olhando para mim com uma cara muito sria. Mas voc tem sorte de ter uma irm bem legal. Se voc ouvir meus conselhos, voc no se tornar um pirralho chatinho, t bom? Ele fez que sim com a cabea. Em primeiro lugar, sempre trate uma menina como se ela fosse uma diva. Em segundo, no se comporte como um retardado. Voc precisa ter uma postura diferente, algo que s os meninos dos filmes tm. Voc pode ser um deles basta cuidar da aparncia e de sua educao! O que uma diva? Diva uma garota poderosa, linda e fantstica. Todas as mulheres do mundo devem ser tratadas como divas! Voc uma diva, Alice!
38

Eu abracei meu irmo. Muitas vezes ele se comporta como um retardado, mas at que ele tem potencial para ser um garoto muito legal, diferente de outros que existem por a.

Domingo noite No quarto. Quando a gente no quer estar curtindo com a famlia. Muitas vezes eu preciso ficar sozinha. Refletindo. Sonhando. Enlouquecendo! Frase de Gandhi: Voc nunca sabe que resultados viro da sua ao. Mas se voc no fizer nada, no existiro resultados. Isso que mestre! No adianta ficar revoltada, no adianta mesmo. E at que estou aprendendo muito lendo sobre os revolucionrios. Sabe, se a vida no est do jeito que a gente quer, precisamos tomar atitudes para ser feliz. Esse projeto do jornal est me deixando muito feliz, o mundo d voltas e eu decidi que no quero enlouquecer. Pelo menos est resgistrado na minha histria esse amor fracassado. Dizem que na vida de uma mulher muitos amores podem fracassar e j estou sofrendo s de pensar no prximo garoto que vai partir meu corao. Nem sei quem ser esse garoto, mas estou com raiva dele antes de conhec-lo. CALMA, ALICE! Use o pensamento positivo. Pensamento positivo. Pensamento positivo. Mensagem nova no celular. OBA! (Ser que o Alexandre dizendo que me ama perdidamente?) (Ser que meu futuro amor que um dia vai me amar e que vai me fazer sofrer depois?) Mensagem da Naty: AMIGAS, meu pai comprou um terreno onde funcionava uma fbrica, ele quer fazer um reflorestamento na rea. Isso quer dizer que temos um megaterreno para plantar rvores. J temos a primeira pgina do nosso jornal. Beijos. (Nossa, estou com TPM profunda, estava com vontade de gritar e arrancar meus cabelos, mas com essa notcia fiquei at mais calma, e vocs?)

39

Oba! Oba! Vamos plantar rvores! Nunca imaginava ficar to feliz com uma mensagem que no foi enviada por um menino.

Segunda-feira Quando chegamos na escola, estvamos to animadas sobre nossos objetivos que nem falamos sobre os meninos. A Naty estava meio desorientada por causa do Toms. Ela queria sumir. Tentamos tocar nossa vida profissional sem pensar nos dilemas amorosos. Gente, precisamos pensar numa roupa legal para plantar as rvores. Vamos tirar fotos para colocar no jornal e eu no quero parecer uma ameba! Naty, a gente vai plantar rvores, vai ficar brega se a gente ficar produzida na foto falei para Naty. E alm disso, voc uma nerd, se esqueceu? Ah, sabe... t cansada de ser nerd. Acho que hoje meu ltimo dia como nerd! T de saco cheio! T revoltada! Preciso das minhas pulseiras! Eu tambm sinto falta das suas pulseiras e do cheirinho da sua maquiagem declarou Betina. Meninas, voltando ao trabalho, estava pensando em fazer uma entrevista com Madame Chrie. A gente pode fazer uma visita no asilo e estimular as pessoas a tambm irem l, assim como ns fazemos! Perfeito, perfeito! Realmente, ns somos DEMAIS! Nem percebemos que nesse momento os meninos da Lama se aproximavam! Nem percebemos quando eles estavam do nosso lado. Pnico total! A gente nem pde se preparar para esse instante! E a, meninas? Era a voz do insuportvel Mariano. Ficamos roxas de vergonha! No somos to descoladas como pensamos. E a, tudo TEMO! Melhor impossvel! Somos como um bom vinho, melhoramos com o tempo! Onde eu estava com a cabea? E para mostrar isso, estamos montando um jornal! Ficaram todos desconcertados, pela minha frase maluca, pela cara de dedorientada da Naty... O Toms comeou a rir demonstrando ser um idiota TOTAL! Jornal? Que coisa moderna! ele fez esse infeliz comentrio.
40

Pois saiba que um jornal REVOLUCIONRIO! algo indito! eu berrei, com muita raiva. Ah, ? Finalmente o Alexandre pronunciou essas vogais, sim... E o que ele queria dizer com essas trs letras, Ah, ?? Ele estava debochando ou mostrando interesse. ! No podemos revelar o contedo agora, mas fiquem sabem que mais interessante do que essa nova moda inventada pela Roberta Zigoto! Vamos esperar para ver... disse Mariano. E vocs? O que andam fazendo da vida? A Naty fez essa pergunta. Os meninos se olharam. Tamo por a respondeu o Toms. Ser que entre os dois estava rolando um dilogo subliminar? Que caras de pau! Como conseguem conversar e fingir que no existe uma relao quase ntima na internet? Ah, ento t comentou a Betina, querendo falar qualquer coisa s para no continuarmos naquele silncio estranho. Ento t disse o Mariano. O sinal tocou. Hora de entrar para a sala de aula. Antes a gente teve que passar no banheiro para abafar nossos gritos e pulos. Como sempre, nosso dilogo foi pattico, no conseguimos mostrar superioridade como gostaramos. Uma conversa vazia, boba, que demonstra como nossas vidas no so to emocionantes assim quando o assunto : MENINOS.

Tera-feira Dia de plantar rvores! Cara, plantar rvore um negcio muito complicado. No to simples e potico. O pai da Naty levou ns trs para o tal terreno gigantesco. O bom de ter uma amiga rica que quando a gente chegou l j tinha um ninho de minirvores. Quer dizer, mudas de rvore. Tinha tambm homens trabalhadores para nos ajudar. Depois descobrimos que a gente que era ajudante dos homens trabalhadores. Mas isso no importa. O que importa que minha me est berrando comigo at agora porque no passei protetor solar e, alm disso, no usei um chapu horroroso que ela me deu. Quem trabalha no campo usa chapu, Alice! Ela ficou buzinando isso na minha cabea. Levei o chapu, mas no quis adotar o look camponesa para tirar as fotos. Estou que nem um pimento
41

e um pequeno calo nasceu na minha mo. Ns esquecemos que para plantar uma rvore preciso fazer um buraco e para fazer esse buraco precisa ter fora para usar uma ferramenta que se chama esquecionome. A primeira rvore demorou aproximadamente quarenta minutos para ser plantada. Dei at um nome para ela: Joana (homenagem Joana dArc, bvio!). Na segunda rvore, eu j estava meio cansada e nem dei nome para a coitada, eu no queria perder muito tempo. No total plantamos juntas 15 rvores; cada uma plantou cinco. O trabalho foi penoso e estou muito orgulhosa. Eu realmente acho que desperdiar papel uma afronta! Alm de matar um ser vivo, alm do ar que fica ruim sem as vores, as pessoas precisam entender que plantar rvore no uma brincadeira fcil e boba. Precisamos respeitar os plantadores de rvores e todas as pessoas que trabalham duramente no campo colhendo os alimentos. Esse pessoal muito forte e guerreiro. Eu realmente j penso e falo como uma revolucionria! Bom, deixamos para tirar as fotos no final. Ento nem precisa dizer que fiquei parecendo a menina tomato. A Naty levou uma roupa extra para a sesso das fotos. Nossa amiga voltou a ser uma tpica pati. Betina estava usando um colar feito de cip para combinar com a rvore. (Srio... onde Betina consegue arrumar esses troos?) Nem minha roupa nem o meu rosto saram bem na foto porque o vermelho do meu rosto se destacou profundamente. Mas no vou ligar para essa futilidade, o importante fazer boas aes. Da prxima vez vou usar protetor, prometo!

EM CASA, TRABALHANDO PARA O JORNAL: Ttulo da matria: Melhores amigas se renem para ajudar a construir um mundo melhor Decidimos que esse ser o ttulo da matria do jornal. Fazemos questo de colocar a frase MELHORES AMIGAS. O jornal nosso, ento escrevemos do jeito que queremos e essa a melhor parte. EU AMO ESCREVER e estou muito apaixonada por essa ideia. Matria do jornal: Na ltima semana, as melhores amigas de infncia (melhores amigas para sempre) se reuniram numa propriedade que num passado remoto abrigou uma fbrica de tecidos. Quase no havia rvores por l, apenas uma terra feia, sem vida, e sem ar fresco. As melhores amigas, preocupadas com o futuro, dedicaram toda sua tarde plantando rvores. Plantar rvores uma tarefa que exige muita fora, e embaixo de sol forte
42

mais difcil ainda. Mas meninas que se preocupam com o mundo no desanimam! Aos poucos, o terreno est ganhando centenas de rvores plantadas por outros trabalhadores ilustres! Minha gente, rasgar papel tarefa fcil. Agora queremos saber o que voc, nosso leitor, est fazendo para construir um mundo bom de se viver nele! Apresentao do jornal. O termo profissional EDITORIAL. Querida leitora ou leitor: (meninas na frente, apreciamos a educao!) Esse no apenas um jornal feito de papel, um espao de ideias! um jornal de meninas que resolveram sair da monotomia, um jornal feito por amigas que acreditam em aes humanas! Temos nossas obrigaes escolares, nossas famlias e nossos amigos, nossos dias so agitados, com muitas obrigaes, nossos pais e professores vivem nos exigindo um milho de coisas. A vida estava boa, mas sentamos que alguma coisa faltava! Somos to novas, temos tantas ideias, por que no aproveitar para fazer algo novo e divertido? A gente fica tanto tempo na internet... Percebemos que na escola as pessoas no se olham muito na cara, mas quando chegam em casa ficam trocando mensagens com quem nem tm coragem de dizer OI. Isso no uma maluquice?! Por isso o jornal! A gente resolveu que queria distribuir o jornal olhando nos olhos de cada pessoa. Queremos que vocs faam o mesmo... Leiam o jornal e o repassem para algum! Conversem, olhem mais nos olhos uns dos outros! Precisamos aprender a ser mais humanos! As matrias so todas focadas em aes que fizemos no ltimo ms. Por incrvel que parea, nossas aes no se resumem apenas em festas, acessrios, dolos, meninos, TPM e etc. Acreditem se quiserem, mas somos meninas que desejam fazer MUITAS COISAS POR UM MUNDO MELHOR. Acabamos nos divertindo bastante, e claro, aprendemos como revelador pensar no prximo. Nesse meio tempo, esquecemos at alguns problemas que no podem ser revelados neste espao. A gente gosta muito de falar e conversar. Se deixar, a gente continua escrevendo nossas ideias! Por isso, vamos encerrar por aqui, desejando uma boa leitura a todas e todos! Gostaramos de convocar ideias de matrias, sugestes e reclamaes. Finalizamos com a frase do nosso mestre e revolucionrio Gandhi, que tambm foi citada pela modelo linda, magra, loira e revolucionria Gisele Bndchen em uma entrevista: Devemos ser a transformao que queremos para o mundo. Com carinho, Alice, Betina e Naty

43

Quarta-feira Nossa, que vida mais produtiva! O jornal est quase pronto. A gente falou tanto que as pessoas precisam olhar mais nos olhos uns dos outros, mas estamos com muita vergonha de distribuir os jornais. Essa vida de jornalista e de empresria complicada! Nunca imaginei ser uma pessoa to ASSIM QUE NEM EU (muito revolucionria) em plena juventude! Sou praticamente uma mulher bem resolvida, como dizem as revistas da minha me. DETALHE MUITO IMPORTANTE: Hoje fiquei reparando meu rosto no espelho e fato que meu bigode no para de crescer! JURO, uma penugem loira. SEGREDO DA NAO: Alice Ferrie tem um bigodo e, alm disso, continuo parecendo um TOMATO. Minha me fica dizendo que normal ter essa penugem que protege nossa pele, mas Deus no podia dar um jeito de criar o ser humano do tipo mulher sem bigodes? Isso uma injustia. Quero ir no salo fazer o buo, isto , depilar esse bigode, mas bvio que minha me no deixou ela disse que se eu depilar vai crescer bigode de pelo grosso. Realmente, essa situao um horror! Que vergonha da minha aparncia!

Quinta-feira Eu adoro quintas emocionantes. BOMBA! NOTCIA BOMBSTICA! AHHHHH! Ahh! Ahh! O Alexandre me mandou uma mensagem. Repito: O Alexandre mandou uma mensagem em plena sala de aula. Eu estava prestando ateno no que a professora dizia. Ela falava sobre o feudalismo. Gente, o feudalismo foi uma coisa triste, porque o feudo era um pedao de terra grande e os donos eram os senhores feudais e eles mandavam nos servos, os pobres trabalhadores. Nossa, eu estava muito comovida e revoltada com essa histria, j me imaginava sendo uma revolucionria nesse tempo. MAS, DE REPENTE, MEU CELULAR VIBROU. proibido usar celular na sala de aula, mas bvio que eu no ia esperar o recreio para ler a mensagem. Quando o celular vibra significa que algum ser humano quer se comunicar comigo. Pode ser uma notcia muito importante!

44

A mensagem era assim: Alice, precisa de alguma ajuda no jornal? Fiquei interessado. CONGELEI. Ele est interessado? Ele est interessado em qu? Interessado em me amar, interessado no jornal, interessado em participar da minha vida? Interessado em ser meu amigo? Interessado em brincar com meus sentimentos? Essa frase fiquei interessado pode significar um zilho de coisas! Na mesma hora me tornei uma FORA DA LEI e escrevi uma mensagem para as meninas sem me importar: O Alexandre se manifestou. Ele perguntou se eu preciso de alguma ajuda no jornal porque ficou interessado. Estou tremendo. Naty escreveu: Ele est te usando. Ele louco, bipolar, muito tpico para meninos como ele, um lama! Betina respondeu: Nossa, ele est interessado em voc! Esquece o passado, aceita a ajuda!

Eu perguntei: O que respondo para ele? Vocs esto malucas, cada uma acha uma coisa. Betina quer que eu convide o Al para ajudar no jornal! Naty disse: De jeito nenhum! Ele no pode, o jornal nosso, das meninas! Betina respondeu: Gente, a aula at que estava interessante, mas agora no consigo prestar ateno em nada do que a Dona Corujinha diz! Eu: Ahahaha. Ah, e Naty, vc n pode ficar dando lio de moral pq convidou o Toms para assistir Walkslow. Naty: Aaaaaaah, que insuportvel vc! Betina:
45

Ahahaha. verdade! Estvamos realmente numa bolha, eu e minhas amigas trocando mensagens confidenciais sobre o que eu poderia dizer para o Alexandre. Eu poderia estar liderando uma revoluo com 98.989.898 pessoas montada num cavalo, mas se eu recebesse uma mensagem do Alexandre certamente iria parar TUDO s para checar meu celular. Para TUDO, que o Alexandre me mandou uma mensagem, minha gente! Acontece que eu no estava liderando uma revoluo e a professora que apelidamos de Dona Corujinha (fazer o qu se ela parece uma corujinha?!) chegou perto da Betina e perguntou: Posso saber o que a senhorita est fazendo? Eu estou coando minhas mos. Betina no poderia inventar uma desculpa melhor?! Mas voc precisa coas suas mos debaixo da carteira e ainda olhando para elas? Alis, Betina, desde quando coceira nas mos causa risos? porque dizem que coceira nas mos atrai dinheiro, ento, nesse caso, eu achei muito engraado o fato das minhas mos estarem coando. um sinal de que vou ficar rica! No tanto quando a Roberta Zigoto, n?! Betina s piora a situao. Pois saiba que seu riso est atrapalhando o andamento da aula. indelicado expor sua colega de sala, a Roberta, dessa forma! A Dona Corujinha tinha virado uma fera. De repente, estava todo mundo olhando e rindo da cara da Betina. Acho melhor voc coar as mos na sala da diretoria. E no esquea de levar seu celular e dizer para a diretora que suas mos estavam coando por causa das mensagens que estava trocando na sala de aula! Tudo bem... Betina se levantou e foi caminhando para fora da sala de aula. Nesse momento eu fiquei me sentindo muito mal pela Betina que levou a culpa sozinha. Coitada, ela estava at prestando ateno na sala de aula/ Dona... Professora! Imagina, se eu falasse Dona Corujinha... Foi por pouco! A culpa foi minha. Eu que enviei uma mensagem para Betina. Vou para a diretoria com ela. Tinha acabado de arruinar tudo. Olhei para Alexandre disfaradamente e ele estava com uma cara vermelha. Na certa ele j sabia que encaminhei a mensagem que ele me enviou para as meninas. Eu tambm sou culpada, enviei a mensagem para Alice que enviou para Betina. A Naty se levantou para se juntar a mim e Betina.
46

Poderia ser um momento glorioso, j que fomos cmplices: amigas inseparveis agem dessa forma. Mas eu tinha acabado de queimar completamente meu filme com o Alexandre.

CONCLUSO 1: Levei uma pr-advertncia. A diretora deu um sermo de mil horas. Disse que precisamos usar a tecnologia com mais responsabilidade e tudo o mais. Eu concordei com tudo que ela disse. Quem que vai discordar da diretora? Mas, definitivamente, ela no entende que eu sou apaixonada pelo Alexandre e que ele enviou uma mensagem e que encaminhar para as meninas era uma situao de EMERGNCIA!

CONCLUSO 2: Eu e as meninas estamos cada vez mais unidas. Nossa amizade se fortalece numa situao assim. Depois que samos da diretoria, nos abraamos muito. (E, claro, rimos disfaradamento com a emoo de compartilharmos JUNTAS a sala da autoridade maior!) LTIMA CONCLUSO: Ir para escola vermelha que nem tomato pode dar sorte, mas em poucos minutos essa sorte se transforma em uma ida diretoria e o filme queimado com aquele garoto que voc ama.

PAUSA PARA REFLEXO: Se a gente for pensar bem profundamente, o Alexandre o culpado por tudo. Eu estava no sossego de quem presta ateno na aula, de quem sonha por um mundo melhor quando, de repente, chega essa mensagem que mudou o rumo da minha vida. Ele bem que poderia ter se levantado no momento do conflito para dizer: Dona Corujinha, o culpado sou eu! Enviei uma mensagem para Alice porque na verdade estou louco por ela, no pude me conter e precisava escrever para ela. Gostaria de aproveitar o momento para me declarar. Alice Ferrie, quer namorar comigo? Dessa vez, tudo ser diferente. Te tratarei como voc merece. Alice, voc incrvel. Nesse momento ele viria na minha direo. A Dona Corujinha e todos os alunos estariam de queixo cado. Ningum iria interromper essa cena mgica. Finalmente, o Alexandre se aproximaria de mim e: ME DARIA UM BEIJO NA BOCA!

47

Fiquei sonhando com isso. BVIO que se trata de um sonho. Ele no assumiu a culpa nem se declarou porque estava roxo de raiva por eu ter consultado minhas amigas sobre o que responder para ele. A Betina est desorientada porque acha que vai ganhar um apelido depois de ter falado que estava coando as mos. Chegamos concluso que o apelido dela deve ser... Coceirinha! Ah, ah, ah! Esta semana est muito tensa. Muito tensa.

Outro pensamento perdido: Alto teor de solido.

Sexta-feira Voc precisa dizer alguma coisa para ele Naty disse assim que cheguei na escola. Dizer o qu, dizer o qu? Estou muito confusa! Estou com vergonha de responder a mensagem respondi. Vai l agora! disse Betina, ou melhor, Senhora Coceirinha! Voc nem est parecendo a Alice Ferrie! berrou Naty em meus ouvidos. Seja mulher! claro que voc no precisa dizer que ele pode ajudar em nosso jornal, isso uma coisa entre ns. Mas voc pode agradecer a ajuda! Mesmo que ele seja um insuportvel lameiro. Olha, eu vou at fazer isso! Mas voc precisa virar mulher tambm e conversar com o Toms! respondi. Assim que gosto de ver minhas amigas, colocando os pingos nos is! comentou Betina. Como assim, conversar com o Toms? Eu no tenho nada para falar com ele cara a cara! T louca? Naty estava furiosa. Voc vive trocando mensagem fofa com ele pela internet, e da ltima vez at convidou ele para assistir o ltimo episdio do seriado! Eu tive que soltar um risinho. Mas no fui eu que convidei aquele idiota! Foi o meu perfil idiota! disse Naty.
48

Mas por isso mesmo, voc tem que ir l e dizer TUDO. Dizer que aquela no era voc e que voc voc, no aquela! expliquei. H? Ah, vai, voc entendeu o que eu quis dizer! Voc ainda est sendo falsa porque na vida real fica chamando ele de idiota, mas fica toda fofinha quando est on! escancarei. Voc tambm chama o Alexandre de idiota, mas apaixonada por ele! E eu s falo mal do Toms porque na vida real ele no d nenhum sinal que gosta de mim. Isso me machuca! respondeu Naty. Precisamos parar de ser assim... eu disse baixinho. Eu falo mal dele porque ele me deixa insegura, sabe... mas eu queria resolver isso de vez! No quero lanar um jornal superrevolucionrio e ao mesmo tempo ser uma menina medrosa que no consegue nem responder a mensagem do Alexandre! E eu no posso ser duas caras... No aguento viver mais assim... confessou Naty. mesmo, gente! Vocs precisam ir l! Eu estou mandando boas vibraes daqui. Est na hora de vocs assumirem quem vocs so! Betina realmente manda boas vibraes de qualquer lugar! Mas a gente vai falar com eles agora? perguntou Naty? Seria to mais fcil mandar uma mensagem para eles dizendo tudo! AAAIII, Naty! Vamos l agora! gritei. Pelo menos EU vou falar com o Alexandre. T bom, eu vou, eu vou. Ai, que cena ridcula! berrou Naty. Betina, quem sabe voc pode ir l e distrair o Mariano enquanto a gente conversa com eles? No quero o Mariano de ouvido em p no que vou falar. J basta a escola inteira vendo essa nossa movimentao! Movimentao de quem diz as coisas na cara! Movimentao de quem sincera! eu disse empolgada, mas com muito frio na barriga. O que a gente no faz por amigas, n? Vou l, chamar o Mariano para dar uma volta comigo no bosque perto do parquinho Betina falou. Camos na risada com o plano de Betina, no fundo era para disfarar nosso nervosismo. Os meninos estavam sentados no cho jogando aquele jogo de cartas indefinido. No sei a graa de ficar trocando cartas de papel com nmeros.
49

MENINOS! Eu acho que assustei Toms, Mariano e Alexandre com meu grito. MENINAS! O Mariano berrou, tentando me imitar. Engraadinho voc... Vem aqui comigo, Mariano. Betina to descarada e corajosa! Quero te mostrar uma coisa l no bosque. Na verdade, ela fogo mesmo! At Mariano ficou sem graa com essa intimao de Betina. Ele ficou mudo e vermelho, se levantou e seguiu Betina sem dizer uma palavra. Enquanto iam em direo ao bosque, ela olhou para trs e deu um sorrisinho. Hilrio!

Sbado De manh cedo. Ainda estou na cama encontrando foras para levantar. As lembranas do dia anterior me invadem, eu sempre penso que poderia ter sido diferente, e se eu dissesse isso?, se olhasse mais nos olhos dele? E se eu fosse mais descolada? E o pior pensamento de todos : Eu devia ter ficado na minha, eu no devia ter procurado ele, que boba eu sou! Mas estou orgulhosa de ter enfrentado a situao. Depois que Betina saiu com Mariano, foi a minha vez de ter falado que queria conversar pessoalmente com Alexandre. Os meninos ficaram com cara de bobo! De repente, ns trs aparecemos para dizer coisas srias que precisam ser resolvidas sem ningum por perto. Alexandre se levantou: Podemos conversar enquanto andamos? Claro. Eu sentia meu corao nas mos, nas pernas, na cabea, no corpo todo. Tudo saltando e tremendo. A Naty ficou sentada onde o Alexandre estivera para ter a conversa dela em particular com Toms. Eu e Alexandre seguimos pelo ptio. Que vergonha, gente. Fomos andando para perto do parquinho, mas do lado oposto ao que Betina e Mariano estavam. Essa parte da escola mais reservada (ai, ser que um beijo rolaria? Eu pensava em tudo!). Ento? Alexandre perguntou.

50

Ento... eu devia estar com uma cara amassada e rosa. Voc me mandou uma mensagem dizendo que estava interessado... Fora, coragem, Alice! Eu fiquei interessado no jornal ele disse, com muita tranquilidade, como se fosse um menino menos idiota, mais maduro, nem parecia um membro da Turma da Lama. Ficou? Vocs falaram que ia ser um jornal diferente... queria escrever um artigo. Artigo? mesmo? Que artigo? Eu quero fazer alguma coisa diferente, sei l... Nossa, eu amo esse garoto! Mas foi por isso que resolvemos fazer o jornal! Essa semana plantamos rvores, j temos a primeira notcia do jornal. P, ento, eu vi uma menina no youtube... Meu corao gelou. Ela se chama Severn Suzuki, e falou umas coisas que mexeram comigo. Corao parado. Ela falou que se a gente no fizer alguma coisa agora, vamos nos destruir. Srio? Quer dizer, tooodo mundo j sabe disso, n? bvio, n! Eu disse, toda atrapalhada. Voc sabia, por exemplo, que muitos comsticos so txicos e possuem veneno? No sabia. Voc sabia que o sistema na maior parte das vezes faz voc se sentir feia e infeliz? Isso eu sei, mais ou menos... eu queria comprar muitas coisas, mas no tenho dinheiro como a Roberta Zigoto. O sistema muito injusto! Alexandre riu de mim. Voc est rindo de mim? perguntei, quase brava. O sistema s quer que voc compre coisas sem parar, voc compra para se sentir mais feliz. Muitas coisas so teis, mas outras no, eles te fazem comprar e comprar, queremos sempre o mais novo e o mais moderno. A mdia te engana, Alice! No legal ter coisas novas e modernas? respondi com outra pergunta. Claro que ! Mas o ser humano est ficando doido, s pensamos em consumir e, enquanto isso, o mundo vai ficando pior, ainda tem muita gente vivendo na misria, animais sendo extintos... como Severn Suzuki diz! Ele estava revoltado.

51

Eu estava muito confusa com o papo do Alexandre. verdade. Eu uso ecobag, sabe? Aquelas sacolas ecolgicas comentei, tentando fazer uma mdia. J um comeo, mas precisamos fazer uma revoluo maior! Eu acho que o jornal pode ser uma boa ideia, gostei dessa estratgia de entregar pessoalmente, sair desse mundo virtual um pouco. Pois ... Minha cabea fazia crculos. Ele falava tanta coisa complicada e eu no tinha nada inteligente para dizer. Ento? ele perguntou, empolgado. O qu? Eu estava desnorteada. Posso participar? U, claro! Como eu poderia dizer no depois desse discurso? A gente faz um artigo e depois mandamos para voc. A gente quem? Ser que ele ia escrever um artigo junto com Toms e Mariano? Eu e Ana. Ser que eu podia desmaiar? Como assim, Ana? Voc e a Ana? Pode, claro, mas assim... quem Ana? Ana minha prima mais velha que est morando l em casa. Ela que est me abrindo o olho sobre essas coisas todas. Ah, t... quantos anos ela tem? 17. Nossa, meninas de 17 anos exercem poderes sobre meninos em fase de puberdade! Ah, que legal. Pois ... Depois procura o vdeo da Severn Suzuki no youtube. Ela foda! Desde quando o Alexandre usava essa palavra? Devia ser coisa dessa tal prima Ana de 17 anos. Vou procurar a Severn, pode deixar. Ai, que raiva desse menino! Mas que bom, voc no est chateado comigo... Eu estava me referindo mensagem que ele me enviou e que eu encaminhei para as menias.
52

Tem algum motivo para estar chateado? No, nenhum! E voc? ele perguntou. Eu, o qu? Voc estava meio irritada comigo, n? Nada! porque me ignorou aquele dia na sala de aula... Mas, que bom. Eu gosto muito de voc. Eu tambm. Aaaaai, que vergonha. Agora somos amigos, n? Amigos de infncia! S voc mesmo, Alice. T bom... amiga de infncia! O sinal tocou, eu olhei para o outro lado do parque e vi Mariano e Betina conversando, e nesse segundo e meio que os observei fui testemunha de nada mais e nada menos do que um beijo rolando solto entre os dois. Minha boca caiu no cho. Eu olhei para o cho com vontade de chorar e rir ao mesmo tempo. Como quis mostrar MATURIDADE, no comentei com o Alexandre a cena que surpreendi. Uma hora ele fica sabendo. Precisava focar na minha conversa com ele! (Gente, mas eu estava to passada!) Alice, vamos indo para a sala? Hum-hum... Perdi a capacidade de me expressar. Sabe que eu pensei por um momento... que voc quisesse voltar a namorar comigo... Alexandre disse essa frase numa naturalidade, disse essa frase quando j estvamos bem no meio do ptio. Jura? Viagem da sua cabea! Voc meu amigo de infncia. Continuei andando e ele sorriu. POIN, POIN, trepidava minha cabea. Ainda estou digerindo esse dilogo. GLUPT, ROIN, IUIU, GRAAUU, ARRRR: assim esto meu estmago e todo meu pensamento.
53

Sbado tarde

SRIO. QUE CONVERSA MAIS SURREAL. QUANDO EU TIVE O MOMENTO DE DIZER A VERDADE EU FIQUEI CALADA. QUE TIPO DE PESSOA SOU EU? E quem essa Ana? Aposto que deve ser uma menina fantstica com lindas tranas ruivas (assim que eu imagino!). Outra fantstica a tal da Severn Suzuki que faz um discurso lindo na internet pedindo para os homens pararem de poluir e destruir o planeta. O discurso uma coisa fora do comum, supertocante e dramtico. Ela conquista todos com suas palavras. Uma verdadeira revolucionria de 12 anos de idade (hoje ela tem mais de 20 anos). (No discurso, o cabelo de Severn estava at beeem despenteado, mas ningum comentou isso!)

O Alexandre se transformou em outro garoto! Ele agora est mudado, pensando no mundo, pensando no sistema, no consumo e em todas essas palavras que adolescentes falam! Eu me senti uma ingnua ao lado dele. Agora posso finalmente dizer que tenho um amor platnico por algum interessante! Pelo menos meus sentimentos de paixo e loucura no so para um idiota qualquer. Mesmo que ele no queira nada comigo, mesmo que eu tenha perdido a oportunidade de dizer tudo o que queria. Ah, cansei mesmo disso. VOU SEGUIR MINHA VIDA, VOU SEGUIR COM O JORNAL E O QUE TIVER QUE SER SER. A Betina beijou o Mariano justamente por ser uma menina que vive o presente do momento. Isso muito profundo e til na vida! Ela pode se apaixonar, mas no fica enlouquecida, sabe? Eu perguntei para ela se vai rolar namoro, mas ela disse que no est preocupada com isso agora, o que tiver que ser ser, ela me respondeu. Betina nossa gurua! A Naty, assim como eu, est com dor no corpo inteiro. Isso dor de paixo mal resolvida, claro! Ela disse para o Toms que estava usando o meame para conversar com ele pelo babybook e pelo celular. Ele riu da cara dela, juro. Ele riu da cara dela e disse que j imaginava porque ela nem gostava de sries de TV, mas que estava tudo resolvido. (Como assim, tudo resolvido?)
54

E por que voc legal comigo na internet e na vida real me ignora? Naty ainda teve coragem de perguntar isso bem na cara dele! Porque eu tambm estava usando o meame para conversar com voc! Descarado, descarado! Na verdade, os dois. Ai, que coisa mais idiota! Naty disse, rindo de desespero. Aquela fofisse toda do Toms era inventada! Que coisa mais idiota era a gente conversando pela internet usando o meame! R! Ele deu uma risada que nem um menino tpico da turma da Lama. Eu estava me divertindo e querendo ver at onde isso ia dar... Ento voc continua um grosso e mal-educado? Aquilo tudo era fingimento? Continuo do jeito que sempre fui! O Toms disse na maior cara de pau. Um grosso e mal-educado? Naty perguntou novamente para constatar. Isso mesmo! Ai, que alvio! Ento posso falar mal de voc vontade sem ficar com peso na conscincia? Claro que pode! Voc sempre fez isso mesmo... por que parar? Ufa, obrigada. Agora deixa eu ir porque tenho coisas mais interessantes para fazer do que conversar com voc! Naty falou essa frase calmamente e foi indo em direo sala de aula. No recreio, ficamos rindo. Esse o casal no-casal mais maluco que j vi na face da Terra. As meninas nem ficaram bravas de eu ter deixado o Alexandre enviar o artigo para nosso jornal. Claro que elas entenderam a situao delicada que vivi nos meus minutos de desespero durante aquela... Agora ainda tem uma Ana no nosso jornal que nem conhecemos, mas pelo menos pode ser que ela acrescente algum contedo interessante. Meninas, estou com uma ideia mirabolante! O Alexandre e essa tal de Ana at me inspiraram. A Naty estava toda empolgadinha. Parece que ela estava feliz por ter recebido a carta branca para falar mal do Toms!

55

Ah, no! No vem colocar Alexandre e Ana como casal, por favor! J basta minha humilhao! Eles so primos, t? proibido usar esses nomes juntos um do lado do outro! Alexandre uma coisa e Ana outra, t?! eu berrei. Meninos da idade do Alexandre amam meninas de 17 anos disse Betina. No precisa buzinar na minha cabea o que bvio! respondi. Deixa eu e meu amor platnico em paz, por favor. Me deixem viver isso, eu preciso, at esquecer ou encontrar outro caminho. Mas, por favor, no falem esses nomes juntos como se fosse um casal. Cheguei a ficar at sem ar. Caaalma, Alice, no endoida, no! Voc vai viver seu amor platnico, assim como eu vou viver meu amor platnico pelo Toms! No tem problema! A nica bem resolvida aqui, que no tem amor platnico e que ainda beija na escola, a Betina! Mas eu vivo o presente, j disse! afirmou Betina com soberania. T bom, a gente j sabe disso, Betina, no precisa repetir. Ela uma gnia do relacionamento, mas no precisa ficar jogando na cara, n?! Ento, mas voltaaaaaaaaando ao assunto dessa tal de Ana. Ento... eu queria dizer que ela e... voc sabe quem... me inspiraram num novo estilo para adotar! Mais uma crise de personalidade de Naty. Camos na gargalhada sem-fim. Gargalhadas de amigas inseparveis FOREVER. Naty ia deixar de ser patricinha para ser uma revolucionria que vai contra o excesso de consumo e que usa roupas ecologicamente corretas que no foram feitas por trabalhadores explorados.

Segunda-feira Sem desespero dessa vez.

Eu ainda continuo sendo uma menina neurtica e dramtica. Continuo com pelos de bigode que s eu enxergo. Ainda possuo uma paixo platnica pelo Alexandre. No sei qual a dele, nem qual a minha! At sei a minha (amor, amor!), mas j que no sei o que passa na cabea dele, resolvi que o melhor me comportar como melhor amiga de infncia. Quem sabe de uma amizade no nasce um romance avassalador?! At hoje aquela ltima conversa fica ecoando na minha cabea. Por enquanto, suspiro pelos cantos, sonhando acordada, imaginando o dia em que ele me abraar. Ele se afasta

56

um pouquinho e depois de me olhar por alguns segundos, gentilmente tirar com suas mos os fios de cabelo que esto nos meus olhos para dizer: Fica comigo. Fica s comigo, Alice Ferrie. A eu desmaio. E pronto. Enquanto isso, me contento com essa LINDA AMIZADE COLORIDA (eu que acho isso). Acreditem! Ser melhor amiga de infncia do menino por quem voc apaixonada tem muitos fatores positivos! Hehe. Mas o nosso papo s sobre revoluo: Mensagem do Alexandre (uh, uh!): Alice, no compre roupas da XXXX, eles exploram trabalhadores menores de idade! Minha resposta: Que abuso! No tenho previso de quando vou comprar roupa, mas valeu! Na prxima edio vamos fazer uma matria sobre isso. A galera precisa se alertar! E voc, se for usar batom, use com moderao, eles possuem chumbo, sabia? Mensagem do Alexandre: Ah, ah! Engraada voc, pode deixar que no dia em que me vestir de mulher vou lembrar disso. Mas, srio, ouvi falar que esse negcio do chumbo lenda.

Minha mensagem: Voc se veste de mulher? Mensagem do Alexandre: Alice! Claro que no, voc j ouviu falar da expresso senso de humor? Minha mensagem: Ah, ah! Claaaro... eu estava brincando! Mas, srio? Cada um fala uma coisa, ento, dessa histria de batom com chumbo. muita informao! Mensagem do Alexandre: , a gente pode perguntar na escola para algum professor... Procura no youtube Story of Bottled Water. Tambm pode ser matria do prximo jornal.
57

Minha mensagem: Estou indo ver agora. Mensagem do Alexandre: Depois me fala o que achou.

Gente, olha s. Estou amando esse momento.

OBS.: Betina continua dando beijinhos em Mariano escondida no bosque do parquinho.

E assim seguimos a vida... SIM! Sou uma sonhadora romntica. Tenho amigas maravilhosas e uma famlia estranha que amo loucamente. Tudo muito bizarro. Mas a verdade. A Roberta Zigoto ainda uma milionria que revolucionou o mundo dos aplicativos. Muita gente continua puxando o saco dela. Mas essa histria dela ser emancipada e que ainda ia viver em Nova York era lenda. A escola povoada por lendas. (Eu quase virei uma lenda quando pensei em me esconder no armrio com mais de 100 barras de chocolate branco. Ainda bem que isso no aconteceu!) Uma coisa era verdade sobre a Roberta Zigoto: ela foi capa de duas revistas, pasmem! O ruim disso que, bvio, ns meninas ficamos com um pouco de inveja dela ser uma coisa que sempre sonhamos. Quem no quer ser capa de revista? Mas chorar e reclamar para qu?! O lado bom dessa histria toda que nossa escola est sendo superelogiada pelo ensino. Roberta Zigoto continua sendo inteligente, sentada l na frente prestando ateno na aula e, para falar a verdade, nem sei se a vida dela to emocionante quanto a minha: uma menina normal que busca emoo em tudo! Minha emoo, eu juro, real. No que a minha vida seja melhor que a dela. A vida dela -TE-MA, mas a minha tambm , querida!
58

Tenho uma aluna maravilhosa, a Leandra. Daqui a pouco ela nem vai mais precisar de mim, j est lendo palavras como MILHO, MULHER, MOLHADO e at MALHAO entre tantas outras. Eu estou to feliz com isso... No imaginava que ajudar algum poderia ser to legal. E olha, nem tenho vontade de ficar espalhando por a o tanto que sou genial e maravilhosa por dar aulas de leitura para uma adulta que est aprendendo a ler! Inclusive estou tendo a ideia de dar aula de redao para a Leandra e para qualquer mulher e menina que queira escrever sobres dramas existenciais, espinhas gigantes, sentimentos malucos, bigodes escondidos, paixes platnicas, injustias sociais, a revolta das sem peito contra as que usam suti tamanho grande... enfim, assunto o que no falta! Muitas ideias na cabea e um teclado (ou lpis e papel) na mo. TODA ESCRITORA QUE SE PREZA USA UM BLOQUINHO PARA ANOTAR INSPIRAES MARAVILHOSAS! possvel fazer anotaes no celular, mas no a mesma coisa. O bloquinho pode ser colorido, no bloquinho a gente faz coraozinho e depois rabisca de raiva. O bloquinho da escritora acumula aventuras desenhadas e escritas. Na escola est todo mundo adorando o jornal DAS MENINAS. Vocs tm noo do que pegar um pacote com centenas de jornais que voc e duas melhores amigas produziram e escreveram? Voc vai abrindo o jornal e vai vendo seu nome, das suas amigas... (da Ana e daquela pessoa, afe!) uma sensao REAL de que voc fez algo REAL. Entrega para cada aluno e professor, v todo mundo lendo na hora do recreio (a gente se escondeu no banheiro, por nervosismo) e depois at a Roberta Zigoto chega perto da gente e diz que a gente um grupo do feminismo. Geeente, s a Roberta mesmo! Ns j fomos at no asilo onde mora a Madame Chrie entregar o jornal para todos os velhinhos caduquinhos (mas fofos). Ela disse que estamos fazendo algo muito importante para a posteridade e que quando a gente for velha vamos lembrar disso com muito orgulho. Mas no hora de pensar em velhice! O mais mximo de tudo que agitamos nossa escola e nosso bairro!

Pois , esto dizendo que fazemos parte do novo grupo de feministas da escola. R! Mas no somos feministas, nem sabemos como isso funciona! Somos apenas meninas romnticas que acreditam em direitos iguais, acreditamos num mundo unido e vibrante, recheado de boas notcias, de arte colorida, de abraos, de draminhas bobos que podem ser superados com muitas gargalhadas! Ai, estou inspirada mesmo. Muitas coisas mudaram por causa do artigo de Alexandre e Ana. O maior passo que dei: no pedi para minha me comprar caderno novo. Eu simplesmente estou usando

59

um que ela nunca tinha usado, estava novinho. S no tem aquela capa fashion, com aplicaes de purpurina, sabe? Ela ficou to feliz com essa minha atitude. Ver o sorriso da minha me por uma deciso to simples foi um presento para mim! Ser que estou ficando muito emotiva, ou muito imatura?! Na escola eu at exibi um pouco meu caderno, que tem cara de antigo. Mas BVIO que ainda sonho com looks encantados que saem da televiso. O Alexandre (suspiro, suspiro) estava certo: eles querem fazer a gente comprar tudo como se a gente precisasse de certas coisas para ser feliz. E por incrvel que parea: EU ESTOU FELIZ DO JEITO QUE ESTOU. EU SOU FELIZ DO JEITO QUE SOU.

A minha imaginao, a minha mente (muitas vezes louca), o maior bem que posso ter, E ISSO NO SE COMPRA NEM SE VENDE. Se CONSTRI. Eh, eh! Minha mente se expande com o tempo, daqui a pouco consigo mover objetos com ela! Ser? O jornal fez muito sucesso e semana que vem toda a escola vai plantar rvores no terreno do pai da Naty. Vai ser um megaevento. Depois a gente vai fazer um piquenique histrico. Vai ser a matria de capa do jornal. Ns somos maravilhosas. GEEEENTE, at parece que sou uma menina bem resolvida. At que Alice Ferrie tem vocao para ser feliz. Voc tem?

60

Вам также может понравиться