Вы находитесь на странице: 1из 3

SMULAS DO STJ - DIREITO ADMINISTRATIVO

BENS PBLICOS SMULA 103: Incluem-se entre os imveis funcionais que podem ser vendidos os administrados pelas foras armadas e ocupados pelos servidores civis.

DESAPROPRIAO SMULA 408: Nas aes de desapropriao, os juros compensatrios incidentes aps a Medida Provisria 1.577 de 11/06/1997 devem ser fixados em 6% ao ano at 13/09/2001 e a partir de ento, em 12% ao ano, na forma da Smula 318 do Supremo Tribunal Federal. SMULA 354: A invaso do imvel causa de suspenso do processo expropriatrio para fins de reforma agrria. SMULA 141: Os honorrios de advogado em desapropriao direta so calculados sobre a diferena entre a indenizao e a oferta, corrigidas monetariamente. SMULA 131: Nas aes de desapropriao incluem-se no clculo da verba advocatcia as parcelas relativas aos juros compensatrios e moratrios, devidamente corrigidas. SMULA 119: A ao de desapropriao indireta prescreve em vinte anos. SMULA 114: Os juros compensatrios, na desapropriao indireta, incidem a partir da ocupao, calculados sobre o valor da indenizao, corrigido monetariamente. SMULA 113: Os juros compensatrios, na desapropriao direta, incidem a partir da imisso na posse, calculados sobre o valor da indenizao, corrigido monetariamente. SMULA 102: a incidncia dos juros moratrios sobre os compensatrios, nas aes expropriatrias, no constitui anatocismo vedado em lei.

SMULA 70: Os juros moratrios, na desapropriao direta ou indireta, contam-se desde o transito em julgado da sentena. SMULA 69: Na desapropriao direta, os juros compensatrios so devidos desde a antecipada imisso na posse e, na desapropriao indireta, a partir da efetiva ocupao do imvel. SMULA 67: Na desapropriao, cabe a atualizao monetria, ainda que por mais de uma vez, independente do decurso de prazo superior a um ano entre o clculo e o efetivo pagamento da indenizao. SMULA 56: Na desapropriao para instituir servido administrativa so devidos os juros compensatrios pela limitao de uso da propriedade. SMULA 12: Em desapropriao, so cumulveis juros compensatrios e moratrios.

PROCESSO ADMINISTRATIVO SMULA 467: Prescreve em cinco anos, contados do trmino do processo administrativo, a pretenso da Administrao Pblica de promover a execuo da multa por infrao ambiental. SMULA 373: ilegtima a exigncia de depsito prvio para admissibilidade de recurso administrativo. SMULA 343: obrigatria a presena de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar. (cancelada pela supervenincia da smula vinculante n 5 do STF) SMULA 312: No processo administrativo para imposio de multa de trnsito, so necessrias as notificaes da autuao e da aplicao da pena decorrente da infrao. SMULA 127: ilegal condicionar a renovao da licena de veculo ao pagamento de multa, da qual o infrator no foi notificado.

PODER DE CONTROLE E FISCALIZAO SMULA 413: O farmacutico pode acumular a responsabilidade tcnica por uma farmcia e uma drogaria ou por duas drogarias. SMULA 275: O auxiliar de farmcia no pode ser responsvel tcnico por farmcia ou drogaria. SMULA 120: O oficial de farmcia, inscrito no conselho regional de farmcia, pode ser responsvel tcnico por drogaria. SMULA 79: Os bancos comerciais no esto sujeitos a registro nos Conselhos Regionais de Economia.2

PRERROGATIVAS DAS PESSOAS DE DIREITO PBLICO SMULA 178: O INSS no goza de iseno do pagamento de custas e emolumentos, nas aes acidentarias e de benefcios, propostas na Justia Estadual. SMULA 175: Descabe o depsito prvio nas aes rescisrias propostas pelo INSS.

SERVIDORES PBLICOS SMULA 378: Reconhecido o desvio de funo, o servidor faz jus s diferenas salariais decorrentes.

SMULA 346: vedada aos militares temporrios, para aquisio de estabilidade, a contagem em dobro de frias e licenas no-gozadas.

Вам также может понравиться