Вы находитесь на странице: 1из 11

06/04/2011

ENERGIA NA FORMA DE PRESSO


Transformao de energia eltrica em presso;

COMPRESSORES DE AR

resulta da compresso do ar ambiente; Segunda energia na indstria transformadora; Mais cara cerca de 7 a 10 vezes mais que a energia eltrica; Menos racionalizada.

ENERGIA NA FORMA DE PRESSO


Custo aproximado de um sistema de ar comprimido:

FUGAS DE AR COMPRIMIDO E SEU CUSTO


Comum perdas de 40% do ar comprimido produzido!

Forma eficiente de economizar energia

Eliminar ou reduzir as fugas!!!

compressor num perodo de trabalho de 10 anos

FUGAS DE AR COMPRIMIDO E SEU CUSTO


Perodo: 1 hora Consumo eltrico Fuga 1 mm =5 lmpadas x 60w

OBJETIVOS DO AR COMPRIMIDO
O que se pode fazer com ar comprimido?
Pneumtica:
Usa o ar comprimido como transformao de potncia atravs de atuadores lineares (cilindros pneumticos) e/ou atuadores rotativos (motores pneumticos).

06/04/2011

CLASSIFICAO QUANTO S APLICAES


As caractersticas fsicas dos compressores podem variar profundamente em funo dos tipos de aplicaes a que se destinam. Compressores de ar para servios ordinrios; Compressores de ar para servios industriais; Compressores de gs ou de processo; Compressores de refrigerao; Compressores para servios de vcuo.

CLASSIFICAO QUANTO S APLICAES


Compressores de ar para servios ordinrios:
So fabricados em srie, visando baixo custo inicial. Destinam-se normalmente a servios de jateamento, limpeza, pinturas, etc.

CLASSIFICAO QUANTO S APLICAES


Compressores de ar para servios industriais;
Destinam-se s centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. Embora possam chegar a ser mquinas de grande porte e custo aquisitivo e operacional elevados, so oferecidos em padres bsicos pelos fabricantes. Isso possvel porque as condies de operao dessas mquinas costumam variar pouco de um sistema para outro, h exceo talvez da vazo.

CLASSIFICAO QUANTO S APLICAES


Compressores de gs ou de processo;
Podem ser requeridos para as mais variadas condies de operao, de modo que toda a sua sistemtica de especificao, projeto, operao, manuteno, etc.... depende fundamentalmente da aplicao. Incluem-se nessa categoria certos sistemas de compresso de ar com caractersticas anormais. Como exemplo, citamos o soprador de ar do forno das refinarias de petrleo . Trata-se de uma mquina de enorme vazo e potncia, que exige uma concepo anloga a de um compressor de gs.

CLASSIFICAO QUANTO S APLICAES


Compressores de refrigerao;
So mquinas desenvolvidas por certos fabricantes com vistas a essa aplicao. Operam com fluidos bastante especficos e em condies de suco e descarga pouco variveis, possibilitando a produo em srie e at mesmo o fornecimento incluindo todos os demais equipamentos do sistema de refrigerao.

CLASSIFICAO QUANTO S APLICAES


Compressores para servios de vcuo.
So mquinas que trabalham em condies bem peculiares. A presso de suco subatmosfrica, a presso de descarga quase sempre atmosfrica e o fluido de trabalho normalmente e o ar.

06/04/2011

TIPOS DE COMPRESSO
Compresso dinmica
Transformao de energia cintica em presso, ou seja, gasta-se energia para movimentar fortemente o ar captado atmosfera e quando este desacelera a presso aumenta.

TIPOS DE COMPRESSO
Compresso volumtrica
A compresso volumtrica, tambm conhecida por deslocamento positivo ou fluxo intermitente, a que resulta da diminuio de um volume, ou seja, a presso do gs aumenta se o volume, onde est contido, diminuir.

Vdeo 1

ANDARES DE COMPRESSO

ANDARES DE COMPRESSO
Nmero timo de estgios
compressor alternativo (pisto)

A cilindro de alta presso B cilindro de baixa presso P arrefecedor intermdio (intercooler)

Vdeo 2

1 andar de compresso unidades pequenas, potncia mxima de 7,5 kW (10cv) e intervalo de 1-14 psi 2 andares de compresso compressores ditos industriais, potencias superiores a 10 cv, intervalo 6-30 3 andares de compresso 30 a 180 psi 4 andares de compresso 180 a 350 psi

TIPOS DE COMPRESSORES

COMPRESSORES DINMICOS
Os compressores dinmico podem ser divididos em duas classes:
Centrfugos ou radiais Axiais

Na indstria, de um modo geral, operam volta de 20000 rpm, embora velocidades superiores sejam cada vez maiscomuns.

06/04/2011

CENTRFUGOS OU RADIAIS
Compresso processa-se perpendicularmente ao veio motor e a descarga do ar efetua-se segundo a tangente ao raio das ps impulsoras Unidades indicadas para produzirem ar isento de leo.

AXIAIS
Compresso nesta unidade processa-se paralelamente ao veio motor, da a designao de axial. O caudal (vazo volumtrica) mnimo em jogo de tal forma elevado (900 m3/min) que dificilmente se destina produo de ar comprimido, pelo menos, para a dimenso no nosso tecido industrial.

Vdeo 3

Vdeo 4

COMPRESSORES VOLUMTRICOS
Os compressores volumtricos classificam-se em:
Alternativos (pisto ou mbolo) Rotativos

Alternativos
Compressores de efeito simples

Condies de trabalho, por exemplo 6 m3/min a 35 bar, 50 m3/min a 200 bar ou 90 l/s a 1000 bar, a nica soluo tecnolgica actual continua, ainda, no recurso ao compressor alternativo.

Compressores de efeito duplo

Vdeo 5

ROTATIVOS
Tipos de compressores rotativos:
Roots Palhetas Espiral Parafuso Dentes

ROOTS
Consiste num corpo de seco elptica (oval) contendo dois rotores simtricos (impulsores) em forma de oito, rodando em sentidos opostos e cujos lbulos engrenam, isto , a parte convexa de um penetra na cncava do outro, sincronizados por engrenagens exteriores. O espao por onde o ar passa no lubrificado, dando origem a ar comprimido isento de leo.

06/04/2011

ROOTS

PALHETAS
A reduo de volume existe porque medida que o ar admitido atmosfera transportado por bolsas formadas entre palhetas, esses espaos (bolsas mveis) so gradualmente reduzidos quando o rotor se move no sentido dos ponteiros de um relgio.

Baixa eficincia deste tipo de compressor em comparao com uma unidade alternativa

Vdeo 6

PALHETAS
Presso mxima de ar comprimido: 10 bar. Compressores no possuem vlvulas e tanto podem ser arrefecidos por ar como por gua. Fornecimento uniforme de ar livre de qualquer pulsao. Para evitar o atrito entre o estator e as palhetas, a unidade lubrificada e, portanto, a pelcula de leo existente entre as peas mveis e o corpo fixo garante que no haja contacto metlico.

ESPIRAL
Principio de funcionamento inovador e de extrema simplicidade: compreende uma espiral fixa e outra orbitante e a compresso do ar processa-se pela interao destas duas espiras. O processo de compresso repete-se continuamente, gerando um caudal de ar isento de pulsaes.

ESPIRAL
Concepo verdadeiramente revolucionria ainda que usado para caudais pequenos (2,7 a 6,7 l/s e presses at10 bar) e, naturalmente, para pequenas potncias (1,5 2,2e 3,7 kW). Produo de ar comprimido isento de leo destinado a aplicaes altamente exigentes.

PARAFUSO
Funcionamento: dois rotores que giram dentro de um bloco fixo, entre uma abertura de admisso (entrada) e uma de descarga (sada). O ar vai ocupar os espaos vazios entre dois lbulos adjacentes. medida que os parafusos giram, o gs vai sendo conduzido para espaos menores, ou seja, est sendo comprimido por reduo direta do seu volume.

Vdeo 7

06/04/2011

PARAFUSO

DENTES
Este tipo de compressores distingue-se dos helicoidais porque os elementos bsicos de compresso tm a forma de dentes. Tal como os de parafuso possuem um rotor macho e um rotor fmea que rodam em sentidos opostos e no h contato metlico entre eles, visto existirem engrenagens que os afastam, com tolerncias muito rigorosas e simultaneamente os sincronizam.

Vdeo 8

DENTES

ROTATIVOS X ALTERNATIVOS
A sistemtica descontinuidade na descarga de ar comprimido, a partir de uma unidade alternativa, origina pulsao, a qual, no raras vezes, se transforma em ressonncia. O compressor alternativo (ao contrrio do rotativo) no foi projetado para trabalhar a 100 % de carga durante 24 horas por dia e 365 dias por ano. Temperatura elevada do ar no final da compresso no compressor alternativo.
Vdeo 9

ROTATIVOS X ALTERNATIVOS
Unidades de compressores rotativos de parafuso (lubrificado) at potncias de 250 kW (340 hp) so arrefecidos por ar enquanto para esta ordem de grandeza energtica se revela impossvel para a tecnologia de pisto. Unidades alternativas de 75 kW (100 hp) e 7 bar ainda podem ser arrefecidas por ar, mas a partir desta potncia necessrio usar gua.

ROTATIVOS X ALTERNATIVOS
Custos de manuteno e o nmero de horas de imobilizao anual muito superiores para o compressor alternativo. Tecnologia alternativa possui maior nmero de peas ou rgos em movimento que exigem inspees regulares.

06/04/2011

ROTATIVOS X ALTERNATIVOS
Um compressor alternativo ao fim de 8000 horas de servio necessita de se abrir e inspecionar as suas peas que demora cerca de uma semana enquanto que um compressor rotativo de parafuso a manuteno pode ser feita s ao fim de 30000 a 40000 horas e a reparao demora cerca de 3 dias.

EQUIPAMENTOS DE UM SISTEMA DE AR COMPRIMIDO

Vdeo 10

QUANTIDADE DE COMPRESSORES
Assim que a vazo total do sistema for definida, estabelea um fator entre 20% e 50% para futuras ampliaes e selecione dois compressores que, somados, atendam essa vazo. Um terceiro compressor, da mesma capacidade, pode ser adicionado ao sistema como stand by.

QUANTIDADE DE COMPRESSORES
Em conjunto, os trs compressores podem ser programados para operar num sistema de rodzio, proporcionando o mesmo nvel de utilizao para todos

QUANTIDADE DE COMPRESSORES

RESFRIADOR
Sua funo reduzir a temperatura do ar que deixa o compressor para nveis prximos da temperatura ambiente. Com isso, obtm-se uma grande condensao dos contaminantes gasosos, especialmente do vapor dgua.

Vdeo 10

06/04/2011

RESFRIADOR

PURGADORES
Um purgador deve ser instalado em conjunto com o separador de condensados para garantir a eliminao desta contaminao lqida para a atmosfera, com perda mnima de ar comprimido. Os purgadores so pequenos aparatos destinados a efetuar a drenagem dos contaminantes lqidos do sistema de ar comprimido para o meio ambiente.

PURGADORES

SECADORES
Sua funo eliminar a umidade do fluxo de ar. Um secador deve estar apto a fornecer o ar comprimido com o Ponto de Orvalho especificado pelo usurio. Ponto de Orvalho a temperatura na qual o vapor comea a condensar. H dois conceitos principais de secadores de ar comprimido:
por refrigerao (Ponto de Orvalho padro +3 C); por adsoro (Ponto de Orvalho comum de 40C).

SECADORES

FILTROS
O filtro de ar comprimido aparece geralmente em trs posies diferentes:
Antes do secador de ar; Depois do secador de ar; Junto ao ponto de uso.

06/04/2011

PR-FILTROS
A funo do filtro instalado antes do secador (pr-filtro) separar o restante da contaminao slida e lqida (~30%) no totalmente eliminada pelo separador de condensado do resfriador, protegendo os trocadores de calor do secador contra o excesso de leo oriundo do compressor de ar, o que poderia impregn-los, prejudicando sua eficincia.

PS-FILTROS
O filtro instalado aps o secador (ps-filtro) deve ser responsvel pela eliminao da umidade residual no removida pelo separador mecnico de condensados do secador por refrigerao, alm da conteno dos slidos no retidos no pr-filtro. Na prtica, o ps-filtro instalado aps o secador por refrigerao retm apenas partculas slidas.

FILTROS NO PONTO
Os filtros instalados no ponto de uso so utilizados para evitar que os contaminantes presentes ao longo da tubulao de ar comprimido atinjam a aplicao final do mesmo. Se o sistema no possui qualquer tipo de tratamento de ar comprimido, os filtros instalados no ponto de uso so ainda mais recomendados.

RESERVATRIOS DE AR
Recomenda-se dividi-lo em dois reservatrios menores, de igual capacidade, sendo o primeiro instalado logo aps o compressor de ar e antes do pr-filtro e o segundo logo aps o ps-filtro. Finalmente, um aspecto fundamental na seleo de reservatrios de ar comprimido a segurana. Um reservatrio deve sempre atender as normas nacionais e internacionais (NR-13, ASME, etc.), possuir instalados seus acessrios mnimos obrigatrios (manmetro e vlvula de segurana) e receber uma proteo anti-corrosiva interna e externa de acordo com sua exposio oxidao.

RESERVATRIOS DE AR

RESERVATRIOS DE AR
Para compressores de pisto:
Volume do reservatrio = 20% da vazo total do sistema medida em m/min. Exemplo: Vazo total = 5 m/min Volume do reserv. = 20% x 5 m/min = 1,0 m

Para compressores rotativos:


Volume do reservatrio = 10% da vazo total do sistema medida em m/min. Exemplo: Vazo total = 5 m/min Volume do reserv. = 10% x 5 m/min = 0,5 m

06/04/2011

DISTRIBUIO DE AR COMPRIMIDO
Uma rede de ar comprimido corretamente dimensionada garante uma baixa perda de carga (queda de presso) entre a gerao e o consumo, resultando num suprimento de ar adequado aos usurios, alm de uma significativa economia de energia.

DISTRIBUIO DE AR COMPRIMIDO

DISTRIBUIO DE AR COMPRIMIDO

DISTRIBUIO DE AR COMPRIMIDO

MATERIAIS PARA TUBULAO


Com relao aos materiais da tubulao, d preferncia aos resistentes oxidao, como ao galvanizado, ao inoxidvel, alumnio, cobre e plsticos de engenharia. Utilize tambm conexes de raio longo para minimizar a perda de carga.

DESDA DE CARGA

10

06/04/2011

DESDA DE CARGA

11

Вам также может понравиться