Вы находитесь на странице: 1из 14

ENGENHARIA ELTRICA PRINCPIOS DE TELECOMUNICAES

Prof. Dr. David Bianchini

NOTAS DE AULA
(No se contente com resumos, v fonte. Construa seu conhecimento.)

Conceitos Bsicos em Telecomunicaes


1.

Conceito Bsico de Sistema Presente no s na engenharia, mas em campos diversos como a biologia, astronomia, e outros, o conceito de sistema [1] est fortemente presente no pensamento cientfico. Foi a partir da dcada de 40 e ao longo da dcada de 50, que Ludwig Von Bertalanffy, bilogo alemo publicou vrios estudos que vieram a constituir a denominada Teoria Geral dos Sistemas. Esta teoria busca a viso do mundo em termos de relao e de integrao. Portanto, o enfoque sistmico fundamentalmente um modo de pensar o mundo, de compreend-lo sob o prisma do holismo, da universalidade e da totalidade. Esta teoria representa uma forma de compreender e interpretar os eventos que ocorrem no Universo. A abordagem clssica, (7) anterior ao pensamento sistmico considerava, de modo geral, trs princpios: reducionismo, pensamento analtico e mecanicismo. Reducionismo: todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais simples; Ex.:fsica estudo dos tomos, qumica estudo das substncias simples, etc. Pensamento Analtico: a anlise consiste na decomposio do todo, tanto quanto possvel, em partes simples, independentes e indivisveis, que so mais facilmente solucionadas ou explicadas. O reducionismo serve-se deste pensamento para explicar as coisas ou tentar compreend-las. Depois da decomposio, as solues/explicaes parciais so agregadas para uma soluo ou explicao do todo. Ou seja, a soluo ou explicao do todo, constitui a soma ou resultante das solues ou explicaes das partes. Mecanicismo: apoiado na relao simples de causa e efeito entre dois fenmenos. Um fenmeno constitui a causa de outro fenmeno ( seu efeito), quando ele necessrio e suficiente para provoc-lo. O ambiente fica totalmente subtrado na explicao do fenmeno. Caracterstica de Sistemas fechados, que nada trocam com o ambiente em que esto inseridos.

Sistema um vocbulo que se refere a uma maneira de organizar a realidade em termos de elementos, partes e variveis. Tais elementos so interdependentes e integrados. Sistema, portanto, o conjunto de partes interdependentes com funo determinada e compreende subsistemas entendidos como conjuntos menores que o integram. Os princpios bsicos da Abordagem Sistmica so: expansionismo, pensamento sinttico e teleologia (7). Expansionismo: todo fenmeno parte de um fenmeno maior. O desempenho depende de como ele se relaciona com o todo maior que o envolve e do qual faz parte. Importante ressaltar que no se nega que cada fenmeno seja constitudo de partes, mas a nfase reside na focalizao do todo do qual o fenmeno faz parte. Pensamento Sinttico: O fenmeno que se pretende explicar parte de um sistema maior. A sua explicao feita em termos do papel que desempenha no sistema maior. A abordagem sistema busca mais juntar as coisas que separa-las. Teleologia: [do grego teleos no fim, final causa + log(o) + ia ] 1.Estudo da finalidade. 2. Doutrina que considera o mundo como um sistema de relaes entre meios e fins 3. Estudo dos fins humanos ( Ferreira, 1986). A causa uma condio necessria, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. A partir desta concepo , os sistemas passam a ser visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades. Em resumo: Um sistema composto de partes identificveis e inter-relacionados, o que ocorrer em uma parte, afetar todo o funcionamento do sistema. Isto significa que um sistema responde como um todo s mudanas em uma de suas partes; Cada sistema parte de um sistema maior e o que ocorrer com um ou mais destes sistemas afeta o funcionamento como um todo do sistema maior; Porque os sistemas so inter-relacionados, o limite entre cada um no rgido e pode ser arbitrariamente estabelecido ou reajustado em qualquer momento dado. Os limites so estabelecidos de acordo com os propsitos de cada um que est trabalhando com um sistema em particular. Desta forma, em acordo com o enfoque apresentado a caracterstica fundamental que emerge do inter-relacionamento entre as partes que o todo algo mais que a somatria das partes que o compe. Considerando a inter-relao das partes, tudo o que ocorrer em uma das partes afetar o sistema como um todo. Alm disso, os sistemas sofrem mudanas e ajustamentos contnuos o que lhes conferem carter de dinamismo. Os sistemas se caracterizam por possurem: Entrada: consiste de informao, matria e energia que entram no sistema; Processamento: o modo de transformao, uma vez que os elementos de entrada vo se inter-relacionar produzindo modificaes;

Retroalimentao: a parcela da sada do sistema que retorna a ele, e capaz de regul-lo; visa comparar a sada com o critrio estabelecido a fim de melhorar o desempenho do processo.

Entrada

PROCESSAMENTO

SADA

RETROALIMENTAO. Figura 1 - sistema Para encerrar este resumo, lembramos que os sistemas podem ser abertos e fechados. Os sistemas fechados no apresentam intercmbio com o meio que os circundam; no recebem influncia do ambiente e, por outro lado, tambm no o influenciam. J os Sistemas abertos apresentam relaes de intercmbio com o ambiente, atravs de entradas e de sadas, trocando matria e energia regularmente com o meio ambiente. Por meio da retroalimentao os sistemas corrigem continuamente suas funes a partir de propsitos orientados para um determinado fim. Essa uma caracterstica dos sistemas abertos que, atravs desse mecanismo capta as informaes necessrias capaz de repor as perdas e proporcionar sua integrao e organizao e, portanto, crescimento.

2. Sistemas de Telecomunicaes
Derivada de um radical grego "tele" que significa distncia e uma terminao latina "communicatio" que significa comunicao, assim ns podemos conceituar sistemas de telecomunicaes como aquele sistema que permite efetuar a comunicao distncia. interessante acrescentar ainda que a palavra "comunicao" deriva do radical latino "communis" cujo significado comum. Logo a comunicao ser o processo atravs do qual transferimos a informao de um ponto a outro, de modo a partilh-las entre ambos. Segundo a LGT - Lei Geral de Telecomunicaes temos: Telecomunicao a transmisso, emisso ou recepo, por fio, radioeletricidade, meios pticos ou qualquer outro processo eletromagntico, de smbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informaes de qualquer natureza. Ento o sistema que nos interessa [2] pode ser visto de forma simplificada conforme a figura 2 que se segue: Fonte CANAL DESTINATRIO

Figura 2 sistema simplificada A FONTE dispe de alguma informao que deseja transferir a um destinatrio, de forma que esta informao se torne um bem comum (origem do nome comunicao!). Percebemos que fonte e destinatrio so entidades distintas e se encontram fisicamente separadas. Para transferir a informao preciso escolher um canal adequado e algum meio fsico entre um e outro que permita que algum tipo de fenmeno fsico se propague entre eles e transporte esta informao. Chamaremos este fenmeno fsico de sinal, que variando segundo um padro adequado ir representar a informao desejada. Ou seja, o sinal um suporte fsico, alguma forma de energia e a informao1 algo abstrato, associado com a lgica de percepo da variao do sinal. O exemplo mais prximo do cotidiano a comunicao por voz. Paulo quer transmitir uma idia para Laura. Para tanto, utiliza da linguagem falada. A fonte, Paulo que fala, o destinatrio Laura que o ouve. O canal o ar que est entre eles. O sinal a energia de voz que enviada. A informao est na idia que a voz transmite. Vamos a um primeiro problema: a atenuao do sinal de voz muito grande portanto a comunicao desta forma s funciona para pessoas prximas. Em busca da soluo para esse problema inventou-se a telefonia, tpico exemplo de um sistema de telecomunicaes. Agora, o sinal de voz (sinal acstico) ser convertido num sinal eltrico, que por sua vez ser transmitido pelo canal, agora telefnico, e no seu destino ser convertido em sinal de voz novamente (sinal acstico). Esta converso eltrico-acstica permite a cobertura eficiente de grandes distncias, isto por que o sinal eltrico se propaga com muita rapidez, com baixa perda e ainda pode ser amplificado (regenerado) ao longo do caminho. O sistema de telecomunicaes um sistema de comunicaes capaz de cobrir grandes distncias e se caracteriza por empregar uma tecnologia especfica, baseada na propagao de sinais eltricos, exigindo, portanto, equipamentos eltricos e eletrnicos para adaptao dos sinais originais. Em conseqncia o diagrama esquemtico que representa o sistema de telecomunicaes fica conforme a figura 3:

FONTE

EMISSOR DO SINAL

MEIO DE TRANSMISSO

RECEPTOR DO SINAL

DESTINO

RUDO

Figura 3 sistema de comunicaes mais completo


1

Faremos uma abordagem sobre o conceito de informao em aula prxima.

O bloco do emissor do sinal engloba todos os equipamentos que tratam do sinal original at compor o sinal eltrico que vai ser enviado pelo meio de transmisso. O bloco receptor tem funo inversa, isto , capta o sinal transmitido pelo meio e trata-o de modo a entreg-lo ao destinatrio, de modo adequado. Observamos ainda um bloco denominado como rudo, que corresponde a todo sinal esprio, indesejado, que contamina e a energia til que se propaga. conveniente ressaltar que o conceito bsico do sistema de comunicaes o de uma entidade essencialmente unidirecional, permitindo o fluxo de informao de uma fonte at um destinatrio. Este meio de transmisso ser conhecido por ns como Canal de Comunicao.

3. Conceitos Importantes:
A entidade que engloba tanto a fonte quanto o destinatrio identificada como um terminal de comunicaes. Ou seja, um terminal capaz de enviar e receber informao. Ao unirmos um canal de ida e um canal de volta, retorno, a fim de que os terminais se comuniquem entre si, estamos estabelecendo o conceito de circuito. 3.1 Tipo de Circuitos: 1. Quanto utilizao podemos encontrar circuitos de uso privado e de uso pblico. Os primeiros so definidos como todo aquele que serve exclusivamente a um determinado nmero de terminais de caracterstica essencialmente particular. Por exemplo circuitos que ligam a Bolsa de Valores com as diversas Corretoras. Os de uso pblico so os destinados aos usurios que utilizam terminais pertencentes a uma concessionria de servios pblicos de telecomunicaes. Por exemplo circuitos da rede nacional de telefonia. 2. Circuitos quanto a Topologia. Do ponto e vista de topologia, o circuito mais simples o que liga diretamente dois ns terminais, sendo referido como circuito ponto a - ponto. Ponto A Antena de emisso ponto B antena de recepo
Rdio Receptor.

Rdio emissor

figura 4 ponto a ponto via rdio enlace

Figura 5 Tambm uma figura de rdio enlace

Vamos analisar agora a necessidade de um terminal se comunicar com dois outros terminais. Por exemplo, observe que ao utilizar linhas fsicas na figura 6 e na figura 7 ser preciso um n intermedirio, sendo ento passvel de ocorrer duas possibilidades: distribuio e comutao. C E A B F D Figura 6 e figura 7 - A,C, D,E,G,H : operam como n terminal H G

Observemos as duas figuras e embora paream iguais, possvel de se ter duas lgicas operando. Assim enquanto B opera como um n intermedirio de distribuio o sinal de A alcana C e D, ambos simultaneamente; F por sua vez ao funcionar como um n intermedirio de comutao, o sinal chegar a G ou H, mas no em ambos simultaneamente . Em geral neste segundo caso pode ser denominado centro de comutao ou central de comutao.

No primeiro caso, a fonte A pode enviar o sinal simultaneamente para os terminais C e para D, logo o n intermedirio estar distribuindo (alguns usam o termo derivando) o sinal. O circuito referido denomina-se circuito multiponto. Agora se no n intermedirio se toma uma deciso, de modo que o sinal vindo de E possa ser enviado ou para o terminal B ou para o terminal C, o n intermedirio estar operando como um n de comutao. Neste caso a ligao se efetua, naquele momento, apenas entre dois ns terminais e, por isso, referido como circuito ponto a - ponto comutado, ou simplesmente como, circuito comutado.

O circuito multiponto pode ser montado com o uso de rdio, o exemplo tpico sendo os esquemas de rdio-difuso e tele-difuso (TV). Como a energia irradiada afeta todo o espao, temos um esquema de distribuio. possvel ainda especificar um pouco mais definindo Multiponto Srie, quando um nico circuito interliga permanentemente, diversos terminais e Multiponto Paralelo, quando vrios circuitos interligam permanentemente entre si, diversos terminais. Conforme figuras que se seguem: Multipontos: A B C D ............ E

Figura 8 - Multiponto srie A C D E Figura 9 multiponto paralelo. 3. Circuitos quanto Transmisso: Aqui teremos as seguintes possibilidades; quando um circuito transmite exclusivamente para um outro terminal, ser denominado como circuito de transmisso direta. Quando um terminal transmitir simultaneamente para diversos terminais teremos a transmisso por difuso (Neste caso o terminal transmissor chamado de centro emissor). Aqui podemos encontrar ainda a difuso centralizada, tipo estao de TV; a difuso descentralizada como a que acontece na rdio comunicao; a transmisso por concentrao, como a telefonia rural e a transmisso por comando, quando existe uma disciplina para transmisso dos terminais. 3. Circuitos quanto ao modo de Operao: Quando ao modo de operao o circuito pode ser visto como Simplex (1), quando a informao transmitida em um nico sentido; Duplex (2), quando se transmite nos dois sentidos, simultaneamente e Half-duplex (Semiduplex) (3) quando se transmite nos dois sentidos no simultaneamente. (a) (b) (c) Figura 10 (a) simplex, (b) half-duplex (c) full duplex. B

4. Circuitos quanto Abrangncia Geogrfica: Neste podemos enquadr-los quando a interligao ocorrer dentro de uma mesma rea como circuitos urbanos; entre diferentes reas, circuitos interurbanos e por fim denomin-los inter-estatuais e internacionais conforme o alcance.

5. Quanto ao tipo de transmisso: Quando o sinal transmitido submetido a uma base de tempo (clock) de referncia na origem e recuperado no destino, a partir da base de tempo de referncia do mesmo, que trabalha sincronizadamente com a sua origem, ele denominado circuito sncrono. A outra possibilidade, circuito assncrono, corresponde a no existncia desse sincronismo, sendo aplicado sinais delimitadores de incio e fim de informao nas pores transmitidas.

Por fim vamos enfatizar [3] visualizando na figura abaixo a unio dos conceitos de canal e circuito:

Fonte

canal

destinatrio

Destinatrio Terminal

canal circuito Figura 11 - circuito

fonte terminal

5. Conceito de Rede
Na prtica encontramos vrios terminais que querem conversar entre si. Em telecomunicaes precisamos ainda conceituar Rede. Uma Rede corresponde ao conjunto de facilidades que permite a vrios terminais se comunicarem entre si, ou seja: Rede de telecomunicaes, segundo a LGT, o conjunto operacional contnuo de circuitos e equipamentos, incluindo funes de transmisso, comutao, multiplexao ou quaisquer outras indispensveis operao de servio de telecomunicaes. A implantao e o funcionamento das redes de telecomunicao objetiva o suporte prestao de servios de interesse coletivo, no regime pblico ou privado. A classificao de uma rede de comunicaes pode ser feita de diversas formas. Uma [4] Rede pode ser vista quanto :

1. Ao objetivo do Servio: Rede Telefnica, Rede Telegrfica, Rede Telex, Rede de Comunicao de Dados, etc., 2. Forma da Rede, topologia: Rede em estrela, Rede em Malha, Rede Mista, Rede Hierrquica. 3. Ao Destino; Rede Pblica, Rede Privada. 4. Sistema de Comutao: Rede de Comutao de circuitos, Rede de Comutao Armazenada, Rede de Comutao de Pacotes, Rede de Comutao de Mensagens, etc. 5. Tipo de Sinais Utilizados: Rede Analgica, Rede Digital.

4.1 Topologia da Rede

A especificao de como a Rede tem a ver com os pontos servidos e com a capacidade destes pontos se interligarem entre si. Observe que a capacidade de interligao tem a ver com a possibilidade de transporte de sinais de um ponto a outro. Para melhor visualizar a estrutura de uma rede ns precisaremos do conceito de topologia. A Topologia da Rede nos d uma descrio geomtrica (ou geogrfica) simplificada de sua composio, onde o que interessa explicitar as possibilidades de transporte de sinal de um ponto a outro, abstraindo-se a especificao fsica de seus componentes. Podemos encontrar redes em Estrela, em Malha, em rvore ou Hierrquica ou ainda Mista. Os elementos bsicos da topologia de uma rede so os ns e os enlaces (alguns autores usam arco) . Um n um ponto onde o sinal entra na rede, sai da rede (n terminal) ou direcionado na rede (n intermedirio). O n misto oferece ambas as possibilidades. O enlace o caminho que o sinal segue entre dois ns consecutivos.

Figura 12 topologia em malha Na figura 1 observamos ns e enlaces de uma Rede de Telecomunicaes, numa topologia em Malha. Em seguida observamos na fig.13 a topologia em rvore ou Hierrquica e na fig. 14 topologia em Estrela:

Figura 13

Figura 14

4.2 Otimizando os caminhos, rotas.


Para enviarmos o sinal de um ponto a outro, da fonte ao destinatrio, naturalmente buscamos estabelecer enlaces que sigam sempre que possvel trechos comuns de caminho de forma a compartilhar a mesma infra-estrutura de recursos , tais como o mesmo duto, prdios de estao, torre, fontes de energia, etc. No entanto, ainda preciso otimizar o emprego dos meios de transmisso. Existem aqui dois procedimentos clssicos para este desiderato: a multiplexao e a concentrao. O primeiro deles, a multiplexao2, permite que um mesmo meio possa ser compartilhado por vrios canais.

Canal 1 Canal 2 Mux Canal n

meio comum Mux

canal 1 canal 2

canal n Figura 15 - multiplex

J a concentrao um outro recurso, aplicvel apenas para o caso em que a fonte fica ativa durante curtos intervalos de tempo . Por exemplo, em mdia, um assinante da rede telefnica s usa o telefone alguns minutos por dia, sendo ento possvel, alocar um canal de uso comum para a fonte apenas quanto ela est ativa, economizando em nmero de canais.

Tcnicas de multiplexao ser objetivo de estudos especficos frente.

10

Feixe de canais entrante

Canal 1 Canal A Canal B

canal 1

Canal 2

canal 2

Concentrador Canal n Canal M

separador canal n

Feixe de canais comuns Informao da lgica de conexo Figura 16 concentrador O feixe de canais de uso comum pode ser bem menor que o feixe de canais entrantes. Apenas quando um certo canal fica ativo preciso efetuar a sua conexo com um dos canais comuns.

Podamos incluir aqui o conceito de Estao de Telecomunicaes que, segundo a LGT, consiste no conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessrios realizao de telecomunicao, seus acessrios e perifricos e, quando necessrio, as instalaes que os obrigam e complementam, inclusive terminais portteis.

4.3 Operao da Rede


Com relao operao existe uma enorme variedade, no apenas de servio para servio, como ainda, dentro de um mesmo servio pode apresentar vrias modalidades. Contudo podemos reconhecer a existncia de dois aspectos essenciais: a- o estabelecimento das condies de acesso na rede, de um ponto a outro, na comunicao desejada; b- o controle de fluxo de sinais pela rede, de modo a garantir que os sinais possam ser escoados e no sejam perdidos nem superpostos com outros.

11

No que se refere ao estabelecimento das condies de acesso, evidente que o acesso s ser possvel se a topologia garantir conectividade, isto , se for possvel achar um caminho que saindo de um n terminal chegue at o outro n terminal, passando por enlaces e ns disponveis na rede. Entretanto, mesmo que exista um caminho factvel na topologia, a conexo s ser possvel se a ligao for permitida na rede. H ainda outros dois pontos que devemos considerar. Primeiro, uma vez que a rede ter vrios terminais ligados a ela, ou seja preciso haver uma identificao precisa para individualizar os pontos de origem e destino da comunicao. O esquema usualmente adotado neste sentido o de adoo de um cdigo numrico ou alfanumrico de identificao. E segundo, que pode haver mais de um caminho possvel na rede e preciso selecionar um deles para efetuar a conexo. Geralmente se adota um algoritmo de economicidade, buscando, por exemplo, o caminho mais curto disponvel. Este procedimento de seleo referido como encaminhamento ou roteamento pela rede. Supondo o possvel acesso, preciso estar atento para quando existe apenas uma fonte emissora de sinais, ou quando cada fonte possui um canal especfico (conseguido por separao no espao, separao em freqncia ou separao no tempo) nestes casos a questo trivial, porque estas fontes podem enviar seu sinal quando desejarem. Mas um problema surge quando um mesmo canal for compartilhado por mais de uma fonte. Neste caso necessrio estabelecer uma disciplina operacional para que apenas uma fonte use, de cada vez, o canal de uso comum. H ento duas filosofias gerais a serem adotadas neste caso:

5. SERVIOS DE TELECOMUNICAES
Segundo a LGT Lei Geral de Telecomunicaes, Servio de telecomunicaes o conjunto de atividades que possibilitam a oferta de telecomunicao. Consultando ANATEL nos podemos obter informaes dos diversos servios que so atualmente oferecidos. De modo sucinto, temos: O Servio de Distribuio de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS uma das modalidades de servios especiais, regulamentados pelo decreto n 2196, de 08 de abril de 1997, que utiliza a faixa de microondas para transmitir sinais a serem recebidos em pontos determinados dentro da rea de prestao do servio.

O Servio Telefnico Fixo Comutado (STFC) o servio de telecomunicaes que, por meio de transmisso de voz e de outros sinais, destina-se comunicao entre pontos fixos determinados, utilizando processos de telefonia. So modalidades do Servio Telefnico Fixo Comutado destinado ao uso do pblico em geral: o servio local, o servio de longa distncia nacional e o servio de longa distncia internacional.

12

Servio mvel celular o servio de telecomunicaes mvel terrestre, aberto correspondncia pblica, que utiliza sistema de Radiocomunicaes com tcnica celular, interconectado rede pblica de telecomunicaes, e acessado por meio de terminais portteis, transportveis ou veiculares, de uso individual.

O Servio de Rede de Transporte de Telecomunicaes destinado a transportar sinais de voz, telegrficos, dados ou qualquer outra forma de sinais de telecomunicaes entre pontos fixos. Servios compreendidos na prestao do Servio de Rede de Transporte de Telecomunicaes (ver as especificidades por empresa nos Termos e Atos de Autorizao) 1.Servio Especial de Repetio de Sinais de TV e Vdeo 2.Servio Especial de Repetio de Sinais de udio 3.Servio por Linha Dedicada 3.1. Servio por Linha Dedicada para Sinais Analgicos 3.2. Servio por Linha Dedicada para Sinais Digitais 3.3. Servio por Linha Dedicada para Telegrafia 3.4. Servio por Linha Dedicada Internacional 3.4.1.Servio por Linha Dedicada Internacional para Sinais Analgicos 3.4.2. Servio por Linha Dedicada Internacional para Sinais Digitais 3.4.3. Servio por Linha Dedicada Internacional para Telegrafia 4.Servio de Rede Comutada por Pacote 5.Servio de Rede Comutada por Circuito 6.Servio de Comunicao de Textos Telex

O Servio Limitado Privado uma sub-modalidade de Servio Limitado telefnico, telegrfico, de transmisso de dados ou de qualquer outra forma de telecomunicaes, de interesse restrito, destinado uso prprio do executante, seja este uma pessoa natural (fsica) ou jurdica. Esse servio est vinculado Superintendncia de Servios Privados e consequentemente Gerncia Geral de Servios Privados de Telecomunicaes.

O Servio de Distribuio de Sinais de Televiso e de udio por Assinatura via Satlite uma das modalidades de servios especiais regulamentados pelo decreto n. 2.196 de 08/04/97, que tem como objetivo a distribuio de sinais de televiso ou de udio, bem como de ambos, atravs de satlites, a assinantes localizados na rea de prestao de servio.

Os Servios Pblico-Restritos so servios de telecomunicaes destinados ao uso de passageiros dos navios, aeronaves, veculos em movimento ou ao uso do pblico em localidades ainda no atendidas pelo Servio Pblico de Telecomunicaes.

13

Exerccios e Pesquisa 1. 2. 3. 4. O que eram as Recomendaes CCITT ? Qual a finalidade da UIT Unio Internacional de Telecomunicaes ? Qual o papel da ANATEL no Brasil? Por que no modelo abaixo o autor Simon Hykin coloca o termo estimate of messagem signal no ponto antes do usurio final ? Qual o pensamento do grupo a respeito?

Source of information

transmsitter

Receiver

User of Information

message signal
channel

estimate of message signal

Communication System Bibliografia:

[1] USE. Metodologia de Pesquisa uma introduo. Campinas: USEIC, 1997. [2] EMBRATEL. Bsico de Comunicaes Digitais 1 . 3a ed. Rio de Janeiro. DDH, 1992. [3] EMBRATEL. Bsico de Telecomunicaes . Rio de Janeiro. DDH, 1993. [4] CARVALHO, Francisco Teodoro Assis Carvalho, NETO Vicente Soares Neto. Telecomunicaes, tecnologia de centrais telefnicas. So Paulo: rica, 1999 [5] www.anatel.gov.br. consulta feita em novembro 2001. [6] RNT. Projeto da Lei Geral das Telecomunicaes. Ano 18. n o 210 A fevereiro 1997 ISSN 0102-3446. So Paulo [7] CARVALHO, Jos Oscar F. SOCALSCHI. Braslio. Teoria Geral dos Sistemas. Campinas. Instituto de Informtica: 1998. [8] MEDEIROS, Jlio Csar de Oliveira. Princpios de telecomunicaes - teoria e prtica. So Paulo: rica, 2004.

14

Вам также может понравиться