Вы находитесь на странице: 1из 4

1/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 00196/12

Origem: Secretaria de Servicos Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande - SESUMA Natureza: Licitao dispensa 1001/2012 Responsvel: Fbio Leite de Almeida Secretrio Municipal Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes DISPENSA DE LICITAO. SESUMA de Campina Grande. Contratao de servios de limpeza urbana. Regularidade. Arquivamento. ACRDO AC2-TC 00425/13 RELATRIO 1. Dados do procedimento: 1.1. rgo/entidade: Secretaria de Servicos Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande. 1.2. Licitao/modalidade: dispensa 1001/2012. 1.3. Objeto: Contratao de Empresa especializada para execuo dos servios de manuteno, conservao e limpeza urbana no Municpio de Campina Grande PB. 1.4. Classificao oramentria/fonte de recursos: 0110. 1.5. Autoridade ratificadora: Fbio Leite de Almeida Secretrio Municipal.

2. Dados do contrato 1002/2012/CJ/SESUMA: Contratada: Ambiental Solues Ltda CNPJ 01.840.291/0001-99. Data: 02/01/2012. Valor: R$ 4.869.024,40. Vigncia:120 (cento e vinte ) dias, a partir da data da emisso da ordem de servio.

2/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 00196/12

Em relatrio inicial s fls.(34/36), a Auditoria dessa Corte de Contas opinou pela notificao do Secretrio de Servios Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande SESUMA, Sr. FBIO LEITE DE ALMEIDA para apresentar os seguintes documentos com o objetivo de instruir o processo de dispensa em epgrafe: 1- Razo da escolha do prestador dos servios; 2- A justificativa do preco licitado; 3- A pesquisa de precos no mercado, com indicacao do ms que serviu de base para a escolha dos precos contratados; 4- Justificativa da cobranca referente ao item Transporte de Resduos Dom. at o aterro separada do item Coleta Manual e Transporte de Resduos Slidos Domiciliares com a descrio dos servicos a serem realizados; 5- A composicao e/ou detalhamento dos precos unitrios contratados; 6- Copia do contrato e sua publicaco. Citado, o Secretrio no apresentou qualquer manifestao ou esclarecimento. Atravs da Resoluo RC2 TC 00107/12 foi assinado prazo para o envio da documentao vindicada pelo Corpo Tcnico. s fls. 48/97 compareceu aos autos o Sr. FBIO LEITE DE ALMEIDA, apresentando defesa e documentos. Aps anlise, a d. Auditoria entendeu que os documentos juntados pelo gestor responsvel sanaram as irregularidades apontadas anteriormente, opinando desta forma pela regularidade da dispensa do processo licitatrio e do contrato dela decorrente. Os autos no tramitaram pelo Ministrio Pblico, sendo agendados para a presente sesso sem intimaes. Na sesso, o Ministrio Pblico opinou pela regularidade do procedimento.

3/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 00196/12

VOTO DO RELATOR A licitao, em sua dupla finalidade, tanto procedimento administrativo tendente a conceder pblica administrao melhores condies (de tcnica e de preo) nos contratos que celebrar, quanto e precipuamente se revela como instituto de concretude do regime democrtico, pois visa, tambm, facultar sociedade a oportunidade de participar dos negcios pblicos. Por ser um procedimento que s garante a eficincia na Administrao, visto que sempre objetiva as propostas mais vantajosas, a licitao, quando no realizada ou realizada em desacordo com a norma jurdica, longe de configurar mera informalidade, constitui sria ameaa aos princpios administrativos da legalidade, impessoalidade e moralidade, alm de profundo desacato ao regime democrtico, pois retira de boa parcela da atividade econmica a faculdade de negociar com a pblica administrao. Cumpre recordar ainda que a licitao procedimento vinculado, formalmente ligado Lei 8.666/93, no comportando discricionariedades em sua realizao, inexigibilidade ou dispensa. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, na dico do art. 37, da Constituio Federal, obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: CF/88. Art.37. (...). XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. Conforme se observa da anlise concretizada pela Unidade Tcnica de Instruo e do parecer oral do Ministrio Pblico foram atendidas todas as exigncias legais pertinentes espcie. Assim, VOTO pela REGULARIDADE do procedimento de dispensa de licitao 1001/2012 e seu contrato 1002/2012/CJ/SESUMA, ora examinados, ordenando-se o arquivamento dos autos.

4/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 00196/12

DECISO DA 2 CMARA DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC 00196/12, referentes dispensa de licitao 1001/2012 e ao contrato 1002/2012/CJ/SESUMA, procedidos pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, sob a responsabilidade do Sr. FBIO LEITE DE ALMEIDA Secretrio Municipal, objetivando a contratao de empresa especializada para execuo dos servios de manuteno, conservao e limpeza urbana no Municpio de Campina Grande PB, ACORDAM os membros da 2 CMARA do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (2CAM/TCE-PB), unanimidade, nesta data, conforme voto do Relator, em JULGAR REGULARES a dispensa de licitao 1001/2012 e o contrato 1002/2012/CJ/SESUMA, ora examinados, ordenando-se o arquivamento dos autos. Registre-se e publique-se. TCE Sala das Sesses da 2 Cmara. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 05 de maro de 2013.

Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho Presidente

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Subprocuradora-Geral Elvira Samara Pereira de Oliveira Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE/PB

Вам также может понравиться