Вы находитесь на странице: 1из 13

Universidade Federal de Uberlndia FEELT Faculdade de Engenharia Eltrica Mquinas Sncronas Prof.

Carlos Henrique Salerno

Relatrio Ensaios em Vazio e em Curto Circuito de uma Mquina Sncrona para Obteno de Reatncia Sncrona

Aluno: Alaor Bernardino da Silva Neto Matrcula: 1042051-2

Sumrio

Introduo Terica

Caractersticas de Circuito Aberto e Perdas Rotacionais em Vazio 3 Caracterstica de Curto-Circuito e Perdas de Curto-Circuito 4 Objetivos do Ensaio, Equipamentos Utilizados e Montagem 6 Dados coletados na aula prtica e seus respectivos grficos 8 Clculos Realizados - Reatncia Sncrona 11 Concluses e Consideraes Finais 12 Bibliografia 12

Introduo Terica Caractersticas de Circuito Aberto e Perdas Rotacionais em Vazio Como as caractersticas de magnetizao para uma mquina de corrente contnua, a caracterstica de circuito aberto de uma mquina sncrona um grfico de tenso terminal de armadura em circuito aberto em funo excitao de campo quando a mquina est girando velocidade sncrona, como mostrada pela curva cca na figura 1 logo abaixo. A caracterstica freqentemente traada em termos por unidade, onde a tenso unitria a tenso nominal e a corrente de campo unitria a excitao correspondente tenso nominal na linha de entreferro. Essencialmente, a caracterstica de circuito aberto representa a relao entre a componente espacial fundamental do fluxo de entreferro e a fmm no circuito magntico, quando o enrolamento de campo constitui a nica fonte de fmm. Quando a mquina j existe, a caracterstica de circuito aberto usualmente determinada experimentalmente, acionando-a mecanicamente velocidade sncrona, com os terminais de armadura em aberto, e medindo a tenso terminal correspondente a uma srie de valores de corrente de campo. Se medir a potncia mecnica necessria para mover a mquina sncrona durante o ensaio de circuito aberto, obtm-se as perdas rotacionais em vazio. Estas perdas compreendem atrito, ventilao e perdas no ferro correspondentes ao fluxo na mquina em vazio. As perdas por atrito e ventilao velocidade sncrona so constantes, enquanto as perdas no ferro em circuito aberto so uma funo do fluxo, que aproximadamente proporcional tenso de circuito aberto.

Figura 1 caractersticas de circuito aberto, em termos de volts e ampres de campo (a), e em por unidade (b). Logo aps, a juno das curvas em um s grfico [1].

A potncia mecnica exigida para mover a mquina velocidade sncrona e sem excitao corresponde s perdas por atrito e ventilao. Quando o campo excitado, a potncia mecnica igual a soma das perdas por atrito, ventilao , e no ferro, em circuito aberto. As perdas no ferro em circuito aberto, portanto, podem ser encontradas pela diferena entre estes dois valores de potncia mecnica. Uma curva de perdas no ferro em circuito aberto em funo da tenso de circuito aberto mostrada na figura 2.

Figura 2 Perdas no ferro em um circuito a vazio[1].

Caracterstica de Curto-Circuito e Perdas de Curto-Circuito Se os terminais de armadura de uma mquina sncrona que est sendo acionada como gerador velocidade sncrona so curto-circuitados atravs de ampermetros apropriados, como mostrado na figura 3, e a corrente de campo gradualmente aumentada at que a corrente de armadura atinja um valor mximo seguro (talvez o dobro da corrente nominal), podem ser obtidos a partir dos quais a corrente de armadura de curto-circuito pode ser traada em funo da corrente de campo. Essa relao conhecida como a caracterstica de curto-circuito. Uma caracterstica de circuito aberto cca e uma caracterstica de curto-circuito ccc so mostradas na figura 4.

Figura 3 ligao para ensaio em curto-circuito [1].

Figura 4 caractersticas de circuito aberto e de curto circuito [1].

A relao fasorial entre a tenso de excitao Ef e a corrente de armadura em regime permanente Ia sob condio de curto-circuito polifsico : Ef = Ia (Ra + jXs) (1.1) Como a resistncia menor do que a reatncia sncrona, a corrente de armadura se atrasa tenso de excitao de aproximadamente 90. Conseqentemente, a onda de fmm da reao de armadura est aproximadamente em linha com o eixo dos plos de campo, e em oposio fmm do campo. A reatncia sncrona no saturada pode ser encontrada a partir dos dados de circuito aberto e curto circuito. Numa excitao de campo qualquer, a tenso de excitao para a mesma corrente de campo corresponde ao valor projetado na linha de entreferro. Note-se que dever ser usada a tenso na linha de entreferro, porque a mquina est funcionando em curto-circuito em condio no saturada. Se a tenso por fase correspondente Ef, e a corrente de armadura por fase correspondente Ia, ento, com a resistncia da armadura desconsiderada, o valor no saturado Xs(s) da reatncia sncrona :

(1.2) Se Ef e Ia so expressos em valores por unidade, a reatncia ser, por conseqncia, encontrada em valores por unidade. O mesmo vale se levarse em conta valores em volt por fase. Para o funcionamento em tenso nominal ou perto dela, s vezes supe-se que a mquina equivalente a outra no saturada, cuja caracterstica de magnetizao uma linha reta passando pela origem e o ponto de tenso nominal na caracterstica de circuito aberto. De acordo com esta aproximao, o valor da reatncia sncrona sob tenso nominal : (1.3) A relao de curto circuito definida como a relao entre a corrente de campo para obter tenso nominal em circuito aberto, e a corrente de campo necessria para a corrente nominal de armadura em curto circuito. (1.4) O clculo do Fator de Saturao (Ks): (1.5) Objetivos do Ensaio Realizar os ensaios de circuito aberto e de curto-circuito do gerador sncrono; Traar as curvas de magnetizao e de corrente de curto-circuito; Estimar o valor da impedncia sncrona. Equipamentos Utilizados Bancada (fontes, instrumentos de medio); Motor de corrente contnua; Mquina sncrona, como gerador; Ampermetros; Tacmetro; Reostato de 10 . Montagem O motor de corrente contnua opera e a mquina sncrona atua como gerador.H a necessria para acionar o motor, colocando-o a

velocidade nominal. O MCC ser alimentado pela tenso da rede e fornecer potncia mecnica no seu eixo.

Figura 5 Esquema de ligao de duas mquinas [2].

Aps atingir o sincronismo (1800rpm), os dados sero coletados. No ensaio a vazio sero registrados, para cada valor de corrente de campo, a tenso correspondente, sendo estes dados alocados em uma tabela. J para o ensaio em curto-circuito, outra tabela ser preenchida, onde sero verificadas as correntes de campo e de curto circuito. A relao entre estes valores tende a ser linear.

Figura 6 Diagrama de ligao para ensaios em vazio [2]

Figura 7 Diagrama de ligao para ensaios em curto circuito [2]

Dados coletados na aula prtica e seus respectivos grficos Software utilizado: Microsoft Excel 2007 Tabela Referente aos Dados do Entreferro Valores de Valores de Corrente (A) Tenso (V) 0 0 0,2 20 0,4 40 0,6 60 0,8 80 1 100 1,2 120 1,4 140 1,6 160 1,8 180 2 200 2,2 220 2,4 240 2,6 260 2,8 280 3 300 3,2 320

Tabela Referente ao Ensaio Vazio Valores de Valores de Corrente (A) Tenso (V) 0,25 10 0,3 17 0,4 50 0,5 62 0,6 76 0,8 100 1 120 1,2 140 1,4 160 1,6 180 1,8 195 2 210 2,1 215 2,2 220 2,3 230 2,4 234 2,5 240

Tabela Referente ao Ensaio em Curto Circuito Valores de Valores de Corrente de Corrente de Campo (A) Armadura (A) 0,5 0,5 1 0,95 1,5 1,4 2 1,9 2,5 2,375 3 2,85

Juno dos Grficos

Clculos Realizados - Reatncia Sncrona

Considerando que o reostato utilizado regula a velocidade da mquina de corrente contnua em 1800 rpm; Considerando-se tambm que se utiliza uma mquina sncrona de potncia S=1kVA, sendo a tenso de base igual a 220V Para a dada tenso (220V), tem-se uma corrente de excitao igual a 2,2A. Projetando-se este valor na curva de curto-circuito, encontra-se uma corrente de armadura igual a 2,09A. No ponto de saturao, a tenso de 230V, o que corresponde a uma corrente de excitao de 2,3A, e a uma corrente de armadura igual a 2,185A, tambm a partir da projeo na curva de curto-circuito. O ltimo ponto averiguado no experimento se encontra na rea saturada. O valor de tenso de 240V equivale a uma corrente de excitao de 2,375A. A relao de curto circuito trata-se da relao entre a corrente de excitao (campo) equivalente a tenso nominal, e a corrente de excitao correspondente a corrente nominal (armadura) encontrada. Uma forma de averiguar os clculos se d quando encontramos o valor inverso desta relao de curto circuito. O inverso desta relao dever ser um valor prximo ao valor da reatncia sncrona saturada. O ltimo clculo se refere ao fator de saturao, encontrado diante a relao entre a corrente de campo tenso nominal na saturao, e a corrente de campo desta mesma tenso, caso esta no saturasse (projeo desta na linha de entreferro). Sendo assim, o clculo da reatncia sncrona no saturada :

J para o clculo da reatncia sncrona saturada:

O clculo da Relao de Curto Circuito

O clculo do Fator de Saturao (Ks):

Concluses e Consideraes Finais Assim como para a maioria dos equipamentos ligados a rea de Engenharia Eltrica, os ensaios a vazio e em curto circuito so considerados ensaios primordiais, para que se possam ter concluses quanto a algumas caractersticas de mquina, como por exemplo, as suas perdas por atrito e ventilao, encontradas diante o valor de potencia mecnica referente corrente de excitao causada, diagnosticada diante o ensaio. Algumas caractersticas como as reatncias sncronas saturadas e no saturada sero encontradas diante as curvas levantadas com os dados coletados nestes ensaios. A relao de curto circuito e o fator de saturao tambm podem ser encontrados, a partir destes primeiros resultados. Para este relatrio, os dados foram levantados em laboratrio, a partir do acoplamento entre um motor de corrente contnua e uma mquina sncrona, funcionando como gerador. Diante dos dados coletados, foi utilizado o software Microsoft Excel para a gerao das tabelas e grficos referentes ao ensaio. Uma tabela adicional foi colocada, se referindo curva de entreferro, que apresenta caractersticas lineares. Bibliografia [1] Fitzgerald, A.E., KINGSLEY Jr, C.,KUSKO, A. - Mquinas Eltricas. Ed. Prentice-Hall do Brasil. RJ/ 1975; [2] Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). NBR05052 Mquinas Sncronas Ensaios. Rio de Janeiro, 1984.

Вам также может понравиться