Вы находитесь на странице: 1из 42

INTRODUO Atualmente vivemos o perodo do processo sincrtico, em que o cumprimento da sentena passou a ser mera fase processual e no mais

um feito autnomo, j que a citao passou a ser dispensada e a liquidao de sentena tornou-se incidente processual, fase do processo. Se for feita uma digresso histrica veremos que as sociedades vm evoluindo e de acordo com tal acontecimento tambm os feitos processuais. Na Roma antiga, o inadimplemento do devedor o tornava escravo do seu credor, que podia vend-lo como se fosse um objeto. Com o passar do tempo, a exigncia do dbito deixou de recair sobre a pessoa fsica do devedor e passou a atingir o patrimnio do devedor e desta forma seria necessrio um novo feito judicial para permitir que o bem do devedor fosse atingido, pois o direito de propriedade era um direito absoluto. Diante desta situao o credor acabava sendo colocado em posio de desvantagem, pois passava por um longo perodo de espera para ver declarado o seu direito com a condenao do devedor e ainda teria de esperar por muito tempo a possibilidade de receber o real valor devido, pois uma nova ao se iniciava com a execuo. Em 1994, na primeira reforma do CPC, a possibilidade de cumprimento imediato da deciso judicial, quanto s obrigaes de fazer e no fazer foi permitida, tornando a deciso executiva lato sensu, ou seja, exigvel nos prprios autos- art. 461 do CPC, sendo possvel ao magistrado utilizar-se de vrios meios coercitivos para garantir a efetividade da deciso. J em 2002, com a nova onda da reforma, tambm foi possvel a exigncia imediata para as obrigaes de entrega de coisa certa e incerta - art. 461 A do CPC, nos mesmos moldes do art. 461 do CPC. Contudo, as regras facilitadoras da exigncia do cumprimento da deciso no chegaram a atingir o principal meio de execuo, qual seja a obrigao de pagar quantia certa. Logo, o credor de dinheiro continuou a ter de esperar pelo trmino de um novo processo e de seus recursos para ver concretizada a possibilidade de recebimento do valor ao qual faz jus. Ocorre que outro fato surgiu, ou seja, em 2004 entrou em vigor a Emenda Constitucional 45 que inseriu o inciso LXXVIII ao artigo 5, que tornou direito fundamental a durao razovel do processo. Em sede de execuo por quantia certa, como atingir a meta constitucional se era necessrio esperar trmino de um novo processo? Diante desta nova realidade foi preciso adequar a execuo por quantia certa ao princpio da durao razovel do processo e ainda torna homognea a forma de execuo por ttulo judicial, haja vista os modelos de cumprimento de sentena das obrigaes de fazer, no fazer e entrega de coisa. Assim, acertadamente, o legislador, em 2005, trouxe a alterao para as obrigaes de pagar quantia certa, tornando exigvel o cumprimento da sentena nos prprios autos como uma fase processual e no como feito autnomo, o que garantiu maior celeridade e efetividade para o cumprimento das decises judiciais. Importante frisar que o cumprimento das obrigaes de pagar trouxe uma

nova realidade jurdica, mas no foi uma novidade processual, haja vista as possibilidades de exigncia das outras modalidades de obrigao. Desta forma o presente trabalho tem por finalidade auxiliar os estudantes e profissionais do direito a compreender os institutos processuais acerca da execuo, bem como suas novas interpretaes.

Unidade I - TEORIA GERAL DA EXECUO Captulo I - Noes Bsicas O CPC traz as normas inerentes execuo forada, j que o devedor se tornou inadimplente, ou seja, deixou de satisfazer um direito. Como ocorre o inadimplemento, surge uma sano executiva, para que, atravs da presena do Estado-Juiz, seja o direito do credor satisfeito. 1- Conceito de Execuo: o conjunto de medidas com as quais o juiz produz a satisfao do direito de uma pessoa custa do patrimnio de outra, quer com o concurso da vontade desta, quer independentemente ou mesmo contra ela. (Cndido Range Dinamarco). OBS: Atualmente a execuo divide-se em: Procedimento por Ttulo Extrajudicial

Procedimento por Ttulo Judicial: Cumprimento de sentena e Execuo (Quantia certa contra devedor solvente). 2 - Modos de Executar ou Tcnicas Executivas 2.1 - Execuo Tradicional: Realizada atravs da constrio de bens (penhora, busca e apreenso), mediante deciso judicial em abstrao vontade do obrigado. 2.2 - Execuo Especfica ou Imediata: Realizada atravs de coero, busca e apreenso, remoo de pessoas ou coisas, multas peridicas. Para a entrega de coisa certa diferente de dinheiro, obrigao de fazer e no fazer. Especfica: Entrega de coisa certa diferente de dinheiro. Imediata: Execuo a continuao do processo de conhecimento para obrigao de fazer e no fazer. 3 - Execuo, Execuo Civil e Execuo Forada 3.1 - Execuo: Ato pelo qual o obrigado, por vontade prpria ou por deciso judicial, cumpre um dever ou obrigao. 3.2 - Execuo Civil:

Medidas propulsoras da efetividade da execuo, porque se destina a fazer com que um preceito contido na lei, contrato ou sentena, produza efeitos. 3.2 - Execuo Forada: Ocorre quando o Estado-Juiz atua sobre os bens e sobre o esprito do obrigado (sobre sua vontade). 4 - Natureza Jurisdicional da Execuo Forada Jurisdio: Funo estatal de, substituindo a atividade das partes, atuar a vontade concreta da lei. Assim, no se pode negar que a execuo tenha natureza jurisdicional, pois temos o Estado substituindo a vontade das partes (executado/obrigado) para satisfazer o direito do exeqente. 5 - Tutela Jurisdicional Executiva A tutela jurisdicional executiva consiste na satisfao do credor e de seu direito. Visa solucionar crise de inadimplemento, que nada mais do que a pretenso de algum a receber um bem e a resistncia do outro, que negada ou no a obrigao, no entrega o bem. Sem o inadimplemento no haveria insatisfao e, desta forma, no existiria a necessidade (interesse de agir) do processo de execuo. 6 - Limites Tutela Jurisdicional Executiva Como a tutela executiva tem a nica finalidade da satisfao do credor, alguns limites foram criados para reduzir a potencialidade satisfativa da execuo forada. a) Limites Polticos: Surgem, do binmio Equilbrio X Valor, pois o crdito deve ser satisfeito sem sacrificar de modo demasiado o devedor. Existem limitaes polticas e naturais. As limitaes polticas referem-se: a pessoa do devedor:

Significa que, ao contrrio da Roma antiga, o devedor no pode responder com o seu prprio corpo pela dvida ( na Roma antiga, o devedor perdia parte de seus membros e depois passava a ser tratado como escravo ).

Exceo: A Constituio Federal prev, em seu Artigo 5, inciso LXVII, que possvel a priso civil do depositrio infiel e do devedor de alimentos. Com relao ao devedor de alimentos, no h discusso quanto possibilidade e a constitucionalidade de sua priso. J em relao ao depositrio infiel, persiste discusso com posicionamentos distintos no STJ e no STF. Para o STJ: Em razo do Pacto de So Jos da Costa Rica, no cabe a priso civil do depositrio infiel, visto ser contrria s normas de tratado internacional, do qual o Brasil signatrio. Para o STF: Cabe a priso civil do depositrio infiel, pois os Tratados Internacionais ingressam no ordenamento jurdico com fora de lei ordinria. Assim, lei ordinria deve obedecer aos preceitos constitucionais; logo, permanece a possibilidade da priso civil do depositrio infiel. Com a Emenda Constitucional n 45/04, foi acrescido ao Artigo 5 da Constituio Federal o pargrafo 3, que afirma que os Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos dos quis o Brasil signatrio e que forem aprovados com o quorum especial, exigido para a Emenda Constitucional, ingressam no ordenamento jurdico como Emenda Constitucional. Ocorre que o Pacto So Jos da Costa Rica ingressou no ordenamento jurdico nacional por volta dos anos 91/92 e o STF entende que a Emenda Constitucional 45/04, alternando a viso constitucional sobre o tema. ao patrimnio do devedor:

Significa que, em nome do Princpio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana, nenhum devedor ou sua famlia pode ser levado condio de miserabilidade para satisfazer o direito de crdito do exeqente. Desta forma, o legislador previu que alguns dos bens do devedor ficam salvo da responsabilidade patrimonial, chamados, assim, de bens impenhorveis, previstos, por exemplo, nos Artigos 649 e 650 do CPC, alm do bem de famlia previsto na Lei n 8009/90. aos meios processuais empregados:

Significa que, dependendo de quem seja o devedor, o legislador fez previso de normas especiais para a execuo. A exemplo, a Fazenda Pblica. b) Limites Naturais: So limites que decorrem das leis fsicas, referentes aos bens ou vontade das pessoas. A exemplo, o perecimento da coisa.

7 - Princpios Aplicveis Execuo Civil a) Princpio do Devido Processo Legal: o princpio base de todo e qualquer procedimento judicial ou administrativo, em que temos que garantir a correta aplicao das normas processuais a fim de preservar dois princpios corolrios deste, quais seja, ampla defesa e contraditrio artigo 5, LIV da Constituio Federal. b) Princpio do Contraditrio: se d pela garantia de permitir que as partes se manifestem sobre todos os atos processuais praticados e que essa manifestao seja suficiente a influenciar a deciso a ser proferida pelo juiz no caso concreto artigo 5, LV da CF. c) Princpio da Ampla Defesa: o princpio que permite que as partes se utilizem de todas as provas no sentido de demonstrar suas alegaes e ainda se valer dos meios recursais artigo 5, LV da CF. d) Princpio da Efetividade: o princpio que busca dar as decises judiciais os efeitos que so dela esperadas, sendo este um princpio implcito constitucional. e) Princpio da Razovel Durao do processo: foi inserido no artigo 5, LVXXVIII da CF, pois o tempo de julgamento passou a ser uma preocupao do mundo moderno. o princpio que determina que o feito deve tramitar sem interferncias danosas para que a prestao jurisdicional seja dada o mais rpido possvel e desta forma tambm proteger a efetividade. f) Princpio da Adequao e das Formas: Tal princpio significa dizer que, para a execuo ser eficaz, para que satisfaa o credor, deve levar em conta determinadas formas. Situao Patrimonial do Devedor:

Os meios executivos atingem os bens do devedor e no a sua pessoa. Devese saber se o devedor SOLVENTE ou INSOLVENTE, pois variar o procedimento a ser utilizado: se o da Execuo Civil ou da Insolvncia Civil. Natureza da Obrigao:

A obrigao pode ser de dar coisa certa ou incerta; de fazer ou no fazer ou de dar quantia certa. A partir da natureza da obrigao, definido o tipo de procedimento adequado previsto na legislao. g) Princpio da Efetividade da Execuo Forada: baseia-se em dar, sempre que possvel, todo o direito a seu titular.

Na maioria das vezes, esse princpio s garantido atravs de tutela jurisdicional. Na execuo de quantia certa, a efetividade ocorre quando assegurado ao devedor a soma de dinheiro a que faz jus. Na execuo para entrega de coisa certa ou incerta, a efetividade ocorre quando a coisa lhe entregue. Mediante a possibilidade de cumprimento da obrigao, converte-se em perdas e danos. Na execuo das obrigaes de fazer e no fazer, a efetividade ocorre quando o devedor proporciona ao credor o resultado esperado com o cumprimento da obrigao, com a absteno de um comportamento ou com o desfazimento daquilo que foi feito. Mediante a impossibilidade de cumprimento, pode terceiro cumprir a obrigao ou pode haver a converso em perdas e danos. h) Princpio da Execuo Real: Significa dizer que a execuo s atinge o patrimnio do devedor e nunca a sua pessoa (Artigo 591 do CPC). A exceo encontra-se no devedor de alimentos (Artigo 5, inciso LXVII da CF/88). Embora a Constituio faa previso da possibilidade da priso do depositrio infiel, o STF j firmou entendimento de que tal regra no pode mais ser aplicada em nosso ordenamento jurdico, uma vez que o Brasil signatrio, sem ressalvas, do Pacto So Jos da Costa Rica. EMENTA: PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS. PRISO CIVIL. DEPOSITRIO INFIEL OU DESCUMPRIMENTO DE CONTRATO DE ALIENAO FIDUCIRIA. IMPOSSIBILIDADE. ALTERAO DA JURISPRUDNCIA DO STF (INFORMATIVO/STF 531). CONCESSO DA ORDEM. I - O Plenrio desta Corte, na sesso de julgamento de 3 de dezembro do corrente ano, ao julgar os REs 349.703 e 466.343, firmou orientao no sentido de que a priso civil por dvida no Brasil est restrita hiptese de inadimplemento voluntrio e inescusvel de penso alimentcia. II - Ordem concedida. (STF, Rel. Min.Ricardo Lewandowski. HC 92817/SC) i) Princpio da Satisfao do Direito do Credor: Significa o direito do credor de ver-se satisfeito, contudo apenas atinge o patrimnio do devedor, de forma suficiente para o cumprimento da obrigao, incluindo o principal e seus acessrios. O restante do patrimnio do devedor no deve ser atingido (Artigo 659 do CPC). j) Princpio da Utilidade da Execuo: A execuo deve ser til ao credor, ou seja, no pode lhe trazer vantagem desmedida e no pode funcionar como meio de vingana particular (Artigo 659, & 2 do CPC e Artigo 692 do CPC). k) Princpio da Menor Onerosidade: Traz a idia de equilbrio entre os interesses do exeqente e do executado.

O direito, a fim de garantir o Princpio da Dignidade da Pessoa Humana, entende que a execuo no pode ser utilizada para causar a runa, fome, misria do devedor e de sua famlia. Assim, quando a execuo puder ser efetuada de mais de uma forma, dever ser utilizada aquela que menor prejuzo trouxer ao devedor. (Artigo 620 do CPC). l) Princpio do nus da Execuo: A execuo ocorre porque o devedor est em mora ou se tornou inadimplente, fica a cargo deste ressarcir o credor das despesas gastas com o processo de execuo, inclusive honorrios advocatcios, alm de garantir o cumprimento da obrigao (Artigo 651 e 659 do CPC). m) Princpio da Disponibilidade da Execuo: Significa dizer que o credor no est obrigado a executar o ttulo e tampouco est obrigado a levar a execuo forada at as ltimas conseqncias. No Processo de Execuo, a aquiescncia do devedor s necessria se j houver oferecido defesa, ficando a cargo do credor a responsabilidade de arcar com as despesas processuais e honorrios advocatcios (Artigo 569 do CPC). Se oferecidos os embargos de devedor e estes versarem apenas sobre matria processual, sero extintos. Se versarem sobre questo de mrito, a extino depender da anuncia do embargante-devedor. S se aplica ao ttulo extrajudicial. n) Princpio do Ttulo: A ao executria sempre depende da existncia de um ttulo executivo, seja judicial ou extrajudicial. O Professor Arakem de Assis (Manual do Processo de Execuo), afirma que o ttulo executivo o bilhete de ingresso para a execuo. 8 - REQUISITOS NECESSRIOS PARA QUALQUER EXECUO a) Condies da Ao: So as condies necessrias ao regular exerccio do direito de ao. A doutrina afirma que existem trs espcies de condies: Possibilidade Jurdica, Interesse de Agir e Legitimidade. OBS: H quem afirme que, atualmente, apenas duas condies so necessrias ao regular exerccio do direito de ao, quais sejam , legitimidade e interesse de agir. A falta de possibilidade jurdica estaria includa na ausncia de interesse de agir. Possibilidade Jurdica:

determinada por critrio de excluso, ou seja, tudo que no vedado na legislao passvel de requerimento.

a condio executiva em que temos a abstrata possibilidade de obter, em via judicial, o acesso ao bem desejado. impossvel a demanda quando: 1. O resultado que o demandante postula, em tese, for impossvel de ser alcanado. Ex: Priso do devedor fora das excees que a permitem. 2. O meio executivo for inadmissvel. Ex: Penhora de bem pblico. OBS: A impossibilidade executiva est diretamente ligada s limitaes polticas e naturais. Interesse de Agir:

a condio da ao que est ligada diretamente necessidade e adequao. A necessidade a utilidade do provimento jurisdicional pretendido pelo demandante atravs de via prpria. Est ligada ao inadimplemento. A adequao do provimento pleiteado, que na execuo se verifica mediante a existncia do ttulo e a sua espcie. Legitimidade Ad Causam:

a condio que determina se a parte possui ou no qualidade necessria para ocupar o plo ativo ou passivo da relao processual executiva. Nomenclaturas: Autor Credor Exeqente Ru Devedor Executado Espcies de Legitimidade: a) Ativa / Passiva: A ativa refere-se a quem possui as caractersticas necessrias para ocupar o plo ativo da relao processual. A passiva, a quem ocupa o plo passivo da relao processual. b) Ordinria / Extraordinria:

A ordinria se faz presente sempre que algum em nome prprio defende interesse prprio. A extraordinria, quando algum defende em nome prprio interesse alheio. Os casos de legitimidade extraordinria dependem de expressa autorizao legislativa (Artigo 6 do CPC). tambm conhecida como legitimidade anmala ou indireta. Primria / Superveniente:

c)

Ser primria quando o credor / devedor vier descrito no corpo do ttulo executivo; decorre diretamente da obrigao reconhecida ou constituda (Alcides Mendona Lima). Ser superveniente quando o legitimado for estranho formao do ttulo, estranho formao da relao jurdica de direito material ( o caso do sucessor do crdito) e defender direito prprio por fora de transmisso de direito. Hipteses de Legitimidade Ativa na Execuo: a) Artigo 566, inciso I do CPC : Credor Possui legitimidade ativa ordinria primria por excelncia, pois o titular da posio jurdica de vantagem narrada na demanda. previsto no ttulo executivo e defende interesse prprio em nome prprio. Embora seja legitimado, o credor deve ter capacidade para estar em juzo e a falta de capacidade sanada pela assistncia ou pela representao. b) Artigo 566, inciso II do CPC: Ministrio Pblico Possui legitimidade ativa extraordinria, ou seja, defende interesse alheio em nome prprio. OBS: A legitimidade do MP traduzida da seguinte forma (Professor Marcus Destefenni): Sempre que o MP for legitimado extraordinrio para a ao de conhecimento, ser legitimado para a fase executiva da deciso judicial (Artigo 81 do CPC); Em algumas hipteses, a lei confere ao MP a legitimidade para promover a execuo, de forma exclusiva, ou seja, no h legitimidade para a ao de conhecimento. Ex: Ao Popular; Artigo 16 da Lei n 4717/65. ATENO - Diferena Extraordinria: entre Substituio Processual e Legitimidade

A substituio processual espcie do gnero legitimao extraordinria e existe quando ocorre uma efetiva substituio do legitimado ordinrio pelo

extraordinrio, nos casos de legitimao extraordinria autnoma e exclusiva ou nas hipteses legitimao autnoma concorrente, em que o legitimado extraordinrio age em razo da omisso do legitimado ordinrio, que no participou do processo como litisconsorte. No se admite a substituio processual e litisconsrcio do legitimado extraordinrio. (Fred Didier Jr. ). OBS: O Artigo 68 do CPP no foi recepcionado pela CF /88. Logo, o Ministrio Pblico no tem legitimidade para propor a demanda indenizatria aos hipossuficientes. A representao cabe a Defensoria Pblica ou aos Advogados (Artigo 129, inciso X e Artigo 133 da Constituio Federal). c) Artigo 567, inciso I do CPC: Esplio, Herdeiros e Sucessores hiptese de legitimao ativa ordinria superveniente, pois as figuras previstas no texto legal so estranhas formao do ttulo executivo e podem ocorrer antes ou depois de iniciada a execuo. O credor dever comprovar esta qualidade, mediante documento hbil. hiptese de sucesso causa mortis. Esplio:

a universalidade jurdica composta pelo patrimnio do de cujus, enquanto no ocorrida a partilha entre sucessores. No pessoa, mas a lei lhe confere capacidade para ser parte. O esplio representado, ativa e passivamente, em juzo por seu inventariante. (Artigo 12, inciso V do CPC) ou, excepcionalmente, pela totalidade de seus herdeiros (Artigo 12, & 1 do CPC). OBS: Por que a qualidade de legitimado conferida ao esplio? R: Porque o direito de ao tambm compe a herana (Artigo 90 e 91 do Cdigo Civil). Contudo, a legitimidade do esplio s se configura at a homologao da partilha, visto que, at esse momento, o monte hereditrio (patrimnio do credor) indivisvel. Herdeiro:

aquele que recebe a massa patrimonial do autor da herana (sucessor universal). Sucessor:

aquele beneficiado no testamento, que recebe bem individualizado (sucessor singular). Com a morte, os herdeiros adquirem a propriedade dos bens, inclusive do ttulo executivo; j os sucessores, s adquirem o direito de exigir a coisa legada. Aps a partilha o herdeiro tem legitimidade, dentro do limite de seu

quinho, de promover a execuo ou nela prosseguir. O sucessor apenas passa a ter a legitimidade aps a entrega da coisa legada. OBS: O Formal de Partilha constitui documento hbil para que o sucessor singular exija a entrega da coisa legada. d) Artigo 567, inciso II do CPC: Cessionrio Cessionrio: aquele que adquire direitos e obrigaes atravs do negcio jurdico. o beneficirio do ato inter vivos (cesso de crdito), seja oneroso, seja gratuito. Possui legitimidade ordinria superveniente para iniciar a execuo ou nela prosseguir, devendo comprovar sua qualidade de cessionrio, exibindo o instrumento de cesso. OBS: Crditos que no podem ser cedidos: personalssima; Crditos Previdencirios, por vedao legal; Crdito Alimentar, por possuir natureza

Por conveno entre as partes.

O devedor deve ter cincia de quem o seu novo credor, para que pague a pessoa correta. e) Artigo 567, inciso III do CPC: Sub-Rogado Possui legitimidade ativa ordinria superveniente, devendo demonstrar a qualidade de credor, comprovando a existncia de sub-rogao. Sub-Rogao: Significa colocar-se no lugar de outro. O credor sub-rogado aquele que paga a dvida de terceiro assumindo todos os direitos, aes, privilgios, garantias do credor antigo contra o devedor principal e seus fiadores. A legitimidade do credor sub-rogado existe tanto para as hipteses de subrogao legal (Artigo 346 do C.C.) quanto para a sub-rogao convencional (Artigo 347 do C.C.) Hipteses de Legitimidade Passiva na Execuo: a) Artigo 568, inciso I do CPC: Devedor Possui legitimidade passiva ordinria primria, por excelncia.

aquela pessoa descrita no ttulo executivo, que assume o cumprimento de determinada prestao. o titular da posio jurdica de desvantagem narrada na demanda. Por fora de lei, deve solver a obrigao (Marcus Destefenni). b) Artigo 568, inciso II do CPC: Esplio, Herdeiros e Sucessores Possuem legitimidade passiva ordinria superveniente (aplica-se a regra da legitimidade ativa). OBS: Pode haver substituio da demanda executiva por habilitao nos autos do inventrio, desde que haja concordncia do inventariante ou herdeiros. Sem a anuncia, instaura-se a execuo, e a penhora feita no rosto dos autos do inventrio. c) Artigo 568, inciso III do CPC: Novo Devedor Possui legitimidade passiva ordinria superveniente, havendo necessidade de demonstrar sua nova qualidade de devedor. A cesso de crdito comum no ordenamento jurdico e no cotidiano das relaes jurdicas, mas a cesso de dvidas no to comum, porque algum est assumindo o lugar de devedor no lugar de outro (Assuno de dvidas). Como no comum, a lei faz previso do consentimento do credor, para que terceiro assuma a condio de devedor, no lugar do devedor originrio. Dessa forma, pretende-se evitar que a execuo seja frustrada (Araken de Assis). d) Artigo 568, inciso IV do CPC: Fiador Judicial aquele que presta, no curso do processo, garantia pessoal ao cumprimento da obrigao de uma das partes (...). O fiador judicial responde pela execuo sem ser o obrigado pela dvida e a execuo contra ele no depende de figurar o seu nome na sentena condenatria. (Humberto Theodoro Jnior). OBS: Qual a natureza da legitimao do Fiador Judicial? H divergncia doutrinria, a saber: 1 Corrente: Para Cndido Rangel Dinamarco, hiptese de legitimidade passiva ordinria, uma vez que, ao prestar fiana, o fiador se torna, como qualquer outro fiador, titular de uma obrigao acessria e subsidiria. Logo, autntico devedor e no mero responsvel. 2 Corrente: Para Araken de Assis, Alexandre Cmara e Humberto Theodoro Jnior,

hiptese de legitimao extraordinria, uma vez que deve ser feita a diferena entre dvida e responsabilidade. A dvida decorrente da relao jurdica de direito material e a responsabilidade, de direito processual. J que o fiador no assumiu a obrigao de cumprir a prestao e mesmo assim tem seus bens sujeitos responsabilidade patrimonial, o caso de legitimidade extraordinria. OBS: E o Fiador Convencional? considerado, pela doutrina, como devedor e possui legitimidade passiva para ocupar o plo passivo da execuo, desde que tenha renunciado ao benefcio de ordem e assumido a condio de devedor solidrio. Se no renunciou o benefcio de ordem, continua tendo legitimidade para ocupar o plo passivo da execuo, porm pode indicar os bens do devedor originrio para a responsabilidade patrimonial. Para Srgio Bermudes, contra o fiador convencional no cabe execuo sem prvia condenao por sentena. e) Artigo 568, inciso V: Responsvel Tributrio Possui legitimidade passiva extraordinria, uma vez que o devedor principal o sujeito passivo da relao jurdica tributria. A lei inclui o responsvel tributrio como legitimado pela execuo, a fim de garantir o interesse pblico. ( Ver Artigo 121, Pargrafo nico do CTN) b) Pressupostos Processuais: So aqueles elementos, requisitos e fatores de admissibilidade do processo regular, cuja presena enseja a emanao do procedimento vlido e eficaz sobre o mrito. Alexandre Cmara Modalidades dos Pressupostos: a) Existncia: Propositura da demanda executiva; juiz regularmente investido de jurisdio (Competncia determinada pela Constituio Federal). b) Validade: Demanda regular; capacidade da parte; inexistncia de fatores externos impeditivos; competncia ( h discusso doutrinria sobre a aceitao da competncia como pressuposto processual). c) Inadimplemento:

a qualidade do devedor que no cumpriu, na forma, lugar e tempo devidos, a obrigao ou o direito. Araken de Assis Artigo 580 do CPC a qualidade do devedor que no satisfaz, espontaneamente, o direito reconhecido pela sentena ou a obrigao, a que a lei atribuir eficcia de ttulo executivo. Marcus Destefenni OBS: Para Cndido Rangel Dinamarco, o inadimplemento no est ligado condio da ao interesse de agir, mas est ligado ao prprio mrito da demanda. Assim, se no configurado o inadimplemento, a demanda no deve ser extinta com base no Artigo 267, inciso IV do CPC, mas com base no Artigo 269, inciso I do mesmo Cdigo, ou seja, a improcedncia do pedido. Para ele, a condio da ao observada pela Teoria da Assero. Trata-se, pois, de corrente minoritria.

OBS: Diferena entre Inadimplemento e Mora Mora o no cumprimento da obrigao pelo modo, lugar ou tempo em que deveria ter sido cumprida, mas, havendo o interesse do credor, h sempre a possibilidade de cumprimento posterior ao momento adequado, seja atravs da sub-rogao, por ato do devedor ou por ato de terceiro. A mora do devedor chamada de Mora Debitoris.

OBS: Obrigao vencida obrigao exigvel. Artigo 581 do CPC: Recusa do Credor Se o devedor cumpre a obrigao, o credor no pode iniciar ou prosseguir na execuo, visto haver uma das condies da ao, qual seja: interesse de agir. Contudo, o credor no est obrigado a receber coisa diversa da acordada, conforme determina o Artigo 313 do Cdigo Civil de 2002. a chamada recusa de prestao diversa, no podendo o credor ficar sujeito mora. OBS: O credor pode recusar o recebimento da prestao diversa, porm se no existir motivo econmico ou jurdico para a recusa da prestao cumprida pelo devedor, o prprio credor estar sujeito mora. chamada de Mora Accipiendi.

Artigo 572 do CPC: Obrigao sujeita a termo ou condio Condio: o evento futuro e incerto Termo: o evento futuro e certo (normalmente ligado a datas). S lcito ao credor cobrar o cumprimento da prestao se demonstrada a ocorrncia do termo ou da condio, pois enquanto no vencido o termo ou a condio, no existe a obrigao vencida e, logo, no exigvel (no se fala em inadimplemento). Assim, estar faltando uma condio da ao: interesse de agir, no requisito necessidade. Se no comprovada a ocorrncia do termo ou da condio, a execuo nula, conforme regra o Artigo 618, inciso III do CPC.

Artigo 582 do CPC: Contraprestao devida pelo exequente Ocorre quando h obrigao para ambas as partes no ttulo nico. As partes so, ao mesmo tempo, devedoras e credoras entre si. Arake n de Assis No Direito Civil, a chamada Exceo do Contrato no Cumprido (Exception non Adimpleti Contractus), ou seja, s lcita a cobrana por aquele que j cumpriu a sua parte na obrigao. Se o exequente assumiu a obrigao no mesmo ttulo em que outra pessoa executada de outra obrigao, s ser lcita a execuo se aquele que executa j cumpriu sua prestao, sob pena de falta de interesse de agir: necessidade.

OBS: O Artigo 582, Pargrafo nico do CPC diz que, se o executado no quiser se opor execuo e cumprir de imediato a obrigao, poder faz-lo atravs de depsito de bem ou da prestao (coisa e dinheiro), ficando o processo suspenso e sendo permitido ao exequente receber o bem aps a comprovao do cumprimento da sua parcela da obrigao. d) Ttulo Executivo

1- Conceito:

1.1- Teoria do Ato : Corrente Minoritria

um ato ou fato jurdico indicado em lei como portador do efeito de tornar adequada a tutela executiva em relao ao direito a que se refere. Rangel Dinamarco 1.2- Teoria do Documento : Corrente Majoritria o documento a que a lei atribui eficcia executiva. Araken de Assis Cndido

OBS: Ato jurdico a conduta humana voluntria, capaz de produzir, nas esferas de direitos das pessoas, os efeitos programados por aquele que o produziu. Fato jurdico o acontecimento da natureza ou da conduta humana em que a lei agrega os efeitos. OBS: Eficcia jurdica a aptido para produzir o efeito e fazer incidir sobre o devedor a responsabilidade patrimonial (sujeio de seu patrimnio para a satisfao do direito de crdito). 2- Funo: Completar a condio da ao (interesse de agir), no tocante adequao, possibilitando o exequente propor a demanda executiva (Artigo 580 do CPC).

OBS: Aplica-se o Princpio da Tipicidade, ou seja, o Ttulo Executivo sempre previsto em lei. 3- Classificao do Ttulo Executivo: 3.1- Ttulo Executivo Judicial:

aquele formado atravs de um processo, mesmo que no seja judicial. Encontra-se previsto no Artigo 475-N do CPC, que possui rol taxativo.

3.2- Ttulo Executivo Extrajudicial: formado fora do processo e pode ser:

a) Particular: aquele que surge de negcio jurdico privado celebrado entre as partes. b) Pblico: constitudo atravs de documento oficial, emanado pelo Poder Pblico. Encontra-se previsto no Artigo 585 do CPC e apresenta rol enumerativo. 4- Requisitos do Ttulo Executivo: Obrigaes previstas no Ttulo 4.1- Substanciais: Artigo 586 e 618, inciso I do CPC. a) Certeza: Significa que o ttulo deve apresentar obrigao perfeitamente identificada em seus elementos, ou seja, a obrigao deve demonstrar quem so seus sujeitos (ativo e passivo), a sua natureza e seu objeto. b) Exigibilidade: Ocorre quando comprovado o vencimento da obrigao, sem o seu cumprimento. c) Liquidez: a possibilidade de se determinar o valor devido (Quantum Debeatur), ou a coisa ou a obrigao (An Debeatur) devida, em sua quantidade ou generalidade.

OBS: O Ttulo Executivo Extrajudicial sempre dever apresentar os trs requisitos supracitados, sob pena de nulidade da execuo (Artigo 618, inciso I do CPC). O Ttulo Executivo Judicial poder apresentar liquidez postergada, ou seja, a liquidez do ttulo poder ser aferida em momento posterior, qual seja, liquidao de sentena.

4.2- Formais: a) Forma prevista em lei: O ttulo Executivo dever ser confeccionado conforme previso legal. Em havendo Lei Especial que regulamente a matria, esta dever ser observada.

Ex: Cheque, Nota Promissria, Escritura Pblica... b) Escrito: O Ttulo Executivo sempre previsto na forma de documento.

OBS: Para Teori Zavascki, existe a espcie de Ttulo Misto, que so aqueles que a norma jurdica individualizada tem seus elementos integrativos representados por documentao: em parte de origem extrajudicial e em parte com certificado judicial.

Ex: Execuo da obrigao sujeita a termo ou condio; que composta por sentena a respeito da relao obrigacional e por prova extrajudicial da ocorrncia do termo ou da condio; cesso de crdito constitudo em sentena. OBS: O contrato de locao verbal no ttulo hbil a dar ensejo demanda executiva. Neste caso, ser necessria a propositura de demanda de conhecimento. c) Original:

Quando se tratar de ttulo executivo extrajudicial, na forma do Artigo 614, inciso I do CPC. A doutrina e a jurisprudncia admitem que a execuo seja instruda com a cpia do ttulo, sempre que no causar prejuzo para a defesa do executado ou no importe em insegurana jurdica ( Ver Artigo 365, Caput do CPC). 5- Modalidades de Ttulo Executivo Judicial: Artigo 475-N do CPC

a) Artigo 475-N, inciso I do CPC: Sentena Cvel Aquela que impe ao vencido o cumprimento de uma prestao de dar, fazer ou no fazer. OBS: A doutrina e a jurisprudncia majoritria entendem que a expresso sentena, foi utilizada pelo legislador em sentido amplo, ou seja, inclui a deciso interlocutria e o acrdo condenatrio, este ltimo em razo da sua caracterstica de substantividade da sentena de primeiro grau. OBS: Em pese alguns entendimentos em sentido contrrio, a doutrina vem afirmando que a sentena meramente declaratria no considerada ttulo

executivo judicial, pois no impe o cumprimento de uma obrigao. Neste sentido a deciso do STJ, no Agravo Regimental nos Embargos de Declarao do Recurso Especial 796343/PE, cujo acrdo da lavra do Min. Celso Lomingi: AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. DIREITO J RECONHECIDO EM ACRDO TRANSITADO EM JULGADO. EFICCIA EXECUTIVA DE SENTENA DECLARATRIA. PROSSEGUIMENTO DA EXECUO DA OBRIGAO DE FAZER. 1. possvel executar sentena declaratria com contedo nitidamente condenatrio, como o caso dos autos, em que foi reconhecido aos servidores o direito percepo e incorporao da gratificao de raio-x. Isto por ser desnecessrio iniciar-se uma nova ao de conhecimento para rediscutir um direito que j foi proclamado em ao anterior. Tal procedimento seria no s intil, mas, principalmente, afrontoso aos princpios da economia e celeridade processual e prpria Jurisdio. 2. Nego provimento ao agravo regimental.

b) Artigo 475-N, inciso II do CPC: Sentena Penal Condenatria O Artigo 91, inciso I do Cdigo Penal, diz que torna certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime. efeito secundrio da sentena penal condenatria, que deve ter transitado em julgado (sentena irrecorrvel). Para a doutrina ttulo executivo ilquido, isto , a sentena penal levada a conhecimento do juzo cvel, a fim de apurar o quantum indenizatrio (mediante liquidao de sentena), para depois ser possvel a prtica de atos executivos. OBS: Reviso Criminal: ao autnoma de impugnao, que visa desconstituir a coisa julgada e que pode ser proposta a qualquer tempo. ao exclusiva da defesa. Se a reviso criminal for proposta antes ou no curso da execuo e se o pedido for julgado procedente, a execuo deve ser extinta por falta de ttulo executivo. A sentena meramente declaratria, Alexandre Cmara e Cndido Dinamarco. no admite execuo, segundo

Com posicionamento contrrio, Ernani Fidelis e Fred Didier Jnior, afirmam ser as sentenas mandamentais so executveis. Para a primeira corrente, a sentena mandamental espcie de sentena condenatria. Se a reviso criminal proposta aps a execuo, deve-se observar que:

a) Se for julgada procedente, para reconhecer fato que no exclui a responsabilidade civil, a exemplo, a prescrio, no h repetio de indbito em favor do executado. b) Se for julgada procedente para reconhecer fato que exclui a responsabilidade civil, a exemplo, a negativa de autoria ou a legtima defesa, h a repetio de indbito em favor do executado.

Se a reviso criminal for proposta aps o prazo de dois anos, em que seria cabvel a propositura de ao rescisria, os efeitos da sentena penal condenatria produzir efeitos da coisa soberanamente julgada para fins civis, logo no se fala em repetio de indbito em favor do executado, por questo de segurana jurdica. c) Artigo 475-N, inciso III do CPC: Sentena Homologatria de Transao e Conciliao

Homologao de transao: o ato judicial que homologa negcio jurdico celebrado entre as partes do processo como meio de autocomposio do conflito de interesses existente entre eles, quando j existente demanda judicial. Homologao de Conciliao: a forma de autocomposio do conflito alcanada em audincia, em que o acordo celebrado imponha cumprimento de prestao pelas partes ou por uma delas. d) Artigo 475-N, inciso IV do CPC: Sentena Arbitral deciso proferida por rbitro, quando a soluo do conflito que tenha sido levado ao juzo arbitral. O Artigo 31 da Lei n 9307/96, equiparou a sentena arbitral eficcia da sentena judicial, j que no necessita de homologao pelo Judicirio, garantindo o acesso justia, conforme Artigo 18 da Lei de Arbitragem. e) Artigo 475-N, inciso V do CPC: Acordo Extrajudicial Homologado espcie de autocomposio do conflito, em que as partes celebram acordo antes da propositura de demanda judicial e levam a conhecimento do Poder Judicirio o teor da sua manifestao de vontade.

f) Artigo 475-N, inciso VI do CPC: Sentena Estrangeira Homologada pelo STJ Para que a sentena estrangeira possa produzir efeitos em territrio nacional, necessria a emisso de ato por parte do Poder Judicirio Brasileiro. Necessrio, ainda, que a sentena estrangeira seja condenatria. O STJ no far juzo de mrito acerca do contedo da sentena estrangeira, mas apenas Juzo de Delibao, em que verificar se o processo obedeceu sua regularidade formal e se a sentena estrangeira respeita nosso ordenamento jurdico, os bons costumes e a ordem pblica.

g) Artigo 475-N, inciso VII do CPC: Formal e Certido de Partilha O ttulo executivo refere-se ao ato estatal da adjudicao do quinho sucessrio, j que fato jurdico. Produz efeitos apenas para inventariante, herdeiros e legatrios. Se o bem estiver de posse de terceiro, necessria a propositura de ao de conhecimento. OBS: No admite a modalidade das obrigaes de fazer e no fazer. 6- Modalidades de Ttulo Executivo Extrajudicial : Artigo 585 do CPC a) Artigo 585, inciso I do CPC: Letra de Cmbio, Nota promissria, Duplicata, Debnture e Cheque. So ttulos de crdito que do ensejo execuo cambial, devendo ser observada a forma de constituio do ttulo executivo de acordo com a legislao especial. Outro requisito que deve ser observado o prazo prescricional para a propositura da execuo, previsto em legislao extravagante.

b) Artigo 585, inciso II do CPC: Instrumento Pblico, Instrumento Particular e Transao Extrajudicial Referendada. o ato de reconhecimento da existncia de obrigao de qualquer natureza e direito. OBS: O analfabeto e o impossibilitado de assinar, apenas podem utilizar a forma de

Instrumento Pblico. OBS: Dependendo do Instrumento Particular, a jurisprudncia vem admitindo a mitigao da obrigatoriedade de testemunhas na apresentao do ttulo executivo.

c) Artigo 585, inciso III do CPC: Contratos de Penhor, Hipoteca, Anticrese, Cauo e Seguro de Vida A exceo do ltimo, so contratos que envolvem direito real de garantia, que visam a garantir a responsabilidade patrimonial. Anticrese: o direito real sobre coisa alheia, em que o credor recebe a coisa, ficando autorizado a perceber frutos e imput-los no pagamento da dvida. OBS: O Seguro DPVAT, regulado pelo Decreto Lei n 814/69 e para a doutrina majoritria, no est includo no rol do Artigo 585 do CPC, uma vez que deriva de mandamento legisferante e no de documento hbil propositura de ao de execuo. O Professor Araken de Assis, de forma minoritria, afirma que o Seguro DPVAT pode ser objeto de ao de execuo, por tratar-se de seguro obrigatrio de vida e de acidentes pessoais.

OBS: A nova redao dada pela Lei n 11382/06, que suprimiu o Seguro de Vida e Acidentes Pessoais, tem sido objeto de crtica da doutrina (J. E. Carreira Alvim), uma vez que os contratos de seguro so escritos e apresentam a segurana jurdica necessria e esperada do ttulo executivo. d) Artigo 585, inciso IV do CPC: Crdito decorrente de Foro e Laudmio Foro: a contraprestao anual devida ao proprietrio do imvel cedido em enfiteuse, que deve ser paga pelo enfiteuta (aquele que adquire o domnio til do bem). Laudmio: Valor devido em razo da transferncia dos direitos de enfiteuta a outrem. O Novo Cdigo Civil proibiu a criao de novas enfiteuses e subordinou as j existentes ao Cdigo Civil de 1916, at sua extino por completo. e) Artigo 585, inciso V do CPC: Crdito decorrente de aluguel de imvel, encargos e acessrios.

O ttulo executivo o documento comprobatrio do aluguel, ou seja, o contrato de locao por escrito. Se a locao verbal, no cabe ao de execuo, mas de conhecimento. OBS: As despesas de condomnio s podem incluir as modalidades ordinrias, pois as extraordinrias ficam a cargo do proprietrio do bem. OBS: O contrato s documento hbil demanda executiva quando o sujeito ativo for locador e o sujeito passivo, locatrio. O condomnio necessita de ao de conhecimento, pelo rito sumrio, conforme reza o Artigo 275, inciso II, alnea b do CPC, para cobrar o dbito de cotas condominiais.

f) Artigo 585, inciso VI do CPC: Crditos dos Serventurios da Justia Os serventurios podem ser permanentes e eventuais. O texto da lei faz referncia, apenas, ao serventurio auxiliar da justia eventual. OBS: A doutrina critica a classificao desse crdito como extrajudicial, uma vez que formalizado mediante deciso judicial, homologa o valor dos honorrios periciais. Logo, se formado mediante deciso judicial, deveria sujeitar-se s regras de cumprimento de sentena e no de execuo forada por ttulo extrajudicial.(J. E. Carreira Alvim)

g) Artigo 585, inciso VII do CPC: Dvida Ativa A inscrio da dvida ativa, com a emisso da competente certido, d ensejo execuo fiscal, que seguir os moldes da Lei n 6830/80 LEF. A dvida ativa constitui-se na cobrana feita pela pessoa jurdica de Direito Pblico e suas autarquias em face do particular, tendo por objeto dvida fiscal. h) Artigo 585, inciso VIII do CPC: Demais Ttulos Todos os documentos a que a lei atribuir eficcia executiva; a exemplo, deciso do Tribunal de Contas.

9- LITISCONSRCIO NA EXECUO

9.1- Conceito de Litisconsrcio: a pluralidade de partes, seja no plo ativo, seja no plo passivo da

demanda.

9.2- Espcies de Litisconsrcio: 9.2.1- Litisconsrcio Ativo, Passivo e Misto: O ativo ocorre quando h pluralidade no plo ativo; o passivo, quando h pluralidade de rus (executados e o misto, quando em ambos os plos da demanda h pluralidade de partes. 9.2.2- Litisconsrcio Necessrio e Facultativo: O necessrio existe quando for obrigatria a pluralidade de partes em razo de lei ou em decorrncia da natureza da obrigao; o facultativo, ocorre quando a lei permite que as partes escolham formar ou no o litisconsrcio. 9.2..3- Litisconsrcio comum (simples) e Qualificado (Assistencial): O comum ocorre quando no h possibilidade do contedo da sentena ser igual a todos os litisconsortes; o qualificado, possui a possibilidade do contedo da deciso ser o mesmo para todos os litisconsortes. OBS: Regras do Litisconsrcio na Execuo: A doutrina admite litisconsrcio em qualquer plo da demanda executiva, desde que exista crdito ou dbito comum; A regra que o litisconsrcio na execuo seja facultativo; O litisconsrcio ser passivo e necessrio quando houver concurso universal de devedores na insolvncia civil. mais comum o litisconsrcio necessrio passivo, quando a penhora atingir bem de pessoa casada. 10- INTERVENO DE TERCEIROS NA EXECUO 10.1- Conceito de Terceiro: aquele que estranho demanda. No demandante, no demandado. No faz parte da relao jurdica discutida. 10.2- Conceito de Interveno de Terceiro: Ocorre quando o terceiro, de qualquer forma, passa a ser parte do processo, ou seja, passa a participar da relao jurdica processual.

10.3- Espcies de Interveno de Terceiros: Pode ser Voluntria, ocorrendo quando o terceiro, de livre ingressa na relao processual. vontade,

Ser Forada, quando o terceiro chamado a manifestar-se na relao jurdica processual, independente de sua vontade. 10.4- Modalidades de Interveno de Terceiros: 10.4.1- Denunciao Lide: Visa garantir direito de regresso, conforme Artigo 70 e seguintes do CPC. 10.4.2- Nomeao autoria: Visa corrigir o plo passivo da demanda. Depende da dupla aceitao (Autor e Nomeado), para ser possvel. Encontra-se sedimentada nos Artigos 62 e 63 do CPC. 10.4.3- Chamamento ao Processo: o modo pelo qual se traz o co-devedor a participar da demanda, conforme Artigo 77 e seguintes do CPC. 10.4.4- Oposio: Ocorre quando o terceiro se diz titular do direito ou da coisa em litgio. Encontra-se formalizada no Artigo 56 e segmentos do CPC. 10.4.5- Recurso de Terceiro: Ocorre quando o terceiro no participou da demanda de conhecimento, mas foi por ela atingido, conforme reza o Artigo 499 do CPC. 10.4.6- Assistncia: Ocorre quando o terceiro que tem interesse jurdico na relao, auxilia uma das partes a sair vencedora da demanda e encontra-se fundamentado no Artigo 50 e segmentos do CPC.

OBS: Qual espcie de Interveno de Terceiros aceita na Execuo? Em regra, nas formas de Interveno de Terceiros, quando o terceiro admitido na demanda, passa ele a buscar uma deciso de mrito para si.

Contudo, a Assistncia ( que no classificada pelo CPC como Interveno de Terceiros) a nica modalidade em que o terceiro no busca deciso de mrito para si, j que no fala em nome prprio, buscando apenas auxiliar uma das partes. Assim, para a doutrina majoritria (Araken de Assis, Alexandre Cmara, Cndido Rangel Dinamarco, Marcus Desteffeni), apenas a assistncia permitida na Execuo, visto nesta, tambm, no haver deciso de mrito, contendo apenas deciso que reconhece direito de crdito j existente, promovendo, assim, meio de cumprimento da obrigao. Para o Professor Humberto Theodoro Jnior (posio minoritria), a assistncia apenas permitida na execuo se houver defesa do executado mediante embargos do devedor, pois este tem natureza jurdica de ao autnoma de impugnao (ao de conhecimento), que permite a participao de um terceiro juridicamente interessado em auxiliar uma das partes. 11- COMPETNCIA NA EXECUO 11.1- Conceito: o conjunto de limites dentro dos quais cada rgo judicirio pode exercer a jurisdio. a distribuio lgica da competncia. Pelegrini 11.2- Critrios de Fixao da Competncia: Ada

Critrios Relativos (interesse particular): Valor da Causa e Territorial. Critrios Absolutos (interesse pblico): Em razo da matria, em razo da pessoa e funcional.

11.3- Competncia no Processo de Execuo: POR TTULO JUDICIAL: 1- Artigo 475-P, inciso I do CPC: Tribunais Os Tribunais apresentam dois tipos de competncia, a saber: a) Competncia Originria: Para as demandas que devem ser propostas diretamente no segundo grau

de jurisdio. b) Competncia Recursal: Para apreciao de matrias j decididas em primeiro grau de jurisdio.

A norma do Artigo 475-P, inciso I do CPC, determina a competncia ao JUZO DA CAUSA em que foi formada a relao processual. Assim, leva a critrio absoluto, em razo das atribuies do juzo (Critrio Funcional) e a sua no observncia leva incompetncia absoluta.

2- Artigo 475-P, inciso II do CPC: Juzo de Primeiro Grau de Jurisdio A norma determina a competncia ao JUZO DA CAUSA em que foi formada a relao jurdica processual. Assim, leva a critrio absoluto, em razo das atribuies do juzo (critrio funcional) e a sua no observncia leva incompetncia absoluta. OBS: O Artigo 475-P, Pargrafo nico do CPC, trouxe uma forma de mitigao da regra prevista no Artigo 475-P, inciso II do CPC. Pelo primeiro, cabvel a fixao da competncia levando em considerao o local em que se encontram os bens ou o local em que se encontra o executado. Assim, criou uma hiptese de critrio relativo (territorial), em relao ao segundo supracitado. 3- Artigo 475-P, inciso III do CPC: Juzo Cvel, quando o ttulo for Sentena Penal Condenatria, Sentena Arbitral e Sentena Estrangeira. 3.1- Sentena Penal Condenatria transitada em julgado: O lesado utiliza a sentena penal para fins indenizatrios, em que o juzo cvel ser competente apenas para determinar o quantum indenizatrio mediante liquidao de sentena. A sentena penal condenatria cria a certeza do dever de indenizar. A competncia ser do juzo cvel que julgaria a ao indenizatria (ao de conhecimento), caso tivesse sido proposta. Assim, o critrio de competncia o critrio geral previsto para a ao de conhecimento: critrio territorial. Se houver incompetncia, esta ser relativa, argida por exceo de incompetncia relativa.

OBS: Atualmente, o legislador efetuou alterao no artigo 387, IV do Cdigo de Processo Penal, permitindo ao juiz criminal fixar incio de indenizao no corpo da sentena penal condenatria. O legislador teve a inteno de promover a celeridade processual evitando que maiores discusses em torno da condenao criminal sejam levadas a conhecimento do juzo cvel com a propositura de nova demanda. Entretanto, tal alterao legislativa trouxe algumas repercusses no juzo cvel, que serviram de fonte para uma palestra promovida pela Escola de Magistratura do Rio de Janeiro em maio de 2009, em foram palestrantes os professores Alexandre Cmara e Geraldo Prado, que abordaram os seguintes aspectos da alterao legislativa defendendo a inconstitucionalidade do novo artigo 387, IV do CPP: a) Inicialmente o direito brasileiro adotou a diviso jurisdicional, em que a jurisdio civil no se confunde com a penal e com a administrativa e com a competncia do juzo criminal para fixar indenizao tal regra foi quebrada. b) Em segundo lugar temos que o ofendido no possui legitimidade ativa no juzo criminal, j que em regra o autor da ao penal o Ministrio Pblico. Assim, o Ministrio Pblico deveria ser investido de legitimidade ativa extraordinria para formular o pedido de condenao do ru ao pagamento de indenizao em benefcio do ofendido, sob pena da deciso condenatria que fixa indenizao sem pedido ofender os princpio do contraditrio e da ampla defesa. c) Por fim, em termos de processo civil o professor Alexandre Cmara afirma que haver ofensa aos limites subjetivos da coisa julgada, haja vista que o ofendido no participa do feito penal e se submeter a coisa julgada penal. d) Segundo o professor Geraldo Prado a nova regra do CPP trar ofensa ao sistema acusatrio, pois o mesmo juiz que ter a preocupao de garantir as regras protetivas e a ampla defesa ao acusado penal dever buscar e determinar o processo no sentido de verificar a existncia de dano ao ofendido. OBS: Em que pese os argumentos acima, o artigo 387, IV do CPP continua em vigor e assim permanecer a te que sobrevenha deciso do STF no sentido de sua inconstitucionalidade. Defendendo a constitucionalidade do aritgo, temos o texto do Professor Daniel Hertel afirmando que a regra trouxe celeridade ao processo de um modo geral e que a competncia do juzo cvel no est abalada, pois o juzo penal apenas pode fixar o incio de indenizao podendo o ofendido (credor) buscar a complementao da indenizao diretamente no juzo cvel como sempre foi. Admitida a possibilidade de busca de complementao da indenizao est ser objeto de liquidao por artigos no juzo cvel antes de ser possvel a prtica de atos de execuo, pois ser necessrio a prova de fato novo, qual seja, a continuidade do prejuzo ou o prejuzo no apurado no juzo criminal. 3.2- Sentena Arbitral: A utilizao do procedimento arbitral depende de prvia manifestao de vontade das partes. Uma vez decidida a demanda pelo rbitro eleito, as partes devem se submeter ao cumprimento da referida deciso, sem que haja manifestao do Poder Judicirio. A sentena arbitral s levada a conhecimento do Poder Judicirio em hiptese de no cumprimento voluntrio da sentena arbitral, ou seja, para fins de execuo, ou nas hipteses de nulidade (Artigos 18, 31, 32 e 33 da Lei n

9307/96). No sendo cumprida voluntariamente a deciso arbitral, esta levada a conhecimento do Poder Judicirio para fins de execuo e ser competente o juzo cvel que teria competncia para conhecer da demanda originariamente, caso ela tivesse sido proposta perante o Poder Judicirio. O critrio estabelecido o territorial. 3.3- Sentena Estrangeira: aquela proferida por rgo do Poder Judicirio, estranho ao territrio nacional. S produz efeitos no territrio nacional, aps homologao do STJ. Uma vez homologada pelo STJ, a deciso deve ser cumprida e a competncia da justia prevista pela Lei Maior, em seu Artigo 109, inciso X, segunda parte, ou seja, a competncia da Justia Federal de primeira instncia e, em regra, leva em considerao o domiclio do ru. Logo, a competncia de foro determinada pelo critrio territorial.

OBS: Para Greco Filho, a execuo dos ttulos extrajudiciais estrangeiros no depende de homologao pelo STJ. Para que tenham eficcia executiva, basta que satisfaam os requisitos formais do pas de origem e que escolham o Brasil como local de cumprimento da obrigao. A execuo, neste caso, da Justia Comum. Observa, pois, o critrio territorial.

POR TTULO EXTRAJUDICIAL: 1- Artigo 576 do CPC: Indica que a competncia ser determinada pelas regras do processo de conhecimento. Em regra, estabelecida pelo critrio territorial e, por este motivo, prorrogvel, se no argida a incompetncia por via de exceo. ORDEM: Foro de Eleio; Local do Cumprimento da Obrigao; Domiclio do executado.

2- Artigo 578 do CPC: Competncia para a execuo Fiscal. A execuo Fiscal a demanda proposta pelo fisco em face do particular em razo de dbito fiscal. A execuo Fiscal regulada pela Lei n 6830/80 (LEF) e, subsidiariamente, pelo CPC. Como a LEF no faz previso de competncia, deve ser utilizado o CPC, que faz previso de critrio territorial, ou seja, o domiclio do executado. OBS: A competncia de justia ser determinada de acordo com o exeqente. Ex: Para a Unio, Empresa Pblica Federal, Autarquia Federal, a competncia de justia a da Justia Federal. 12- RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL E FRAUDES

12.1- Conceito: a situao que permite a sujeio do patrimnio do devedor s medidas executivas. Alex andre Cmara 12.2- Diferena entre Dvida e Responsabilidade: 12.2.1- Dvida: o dever jurdico de realizar a prestao, objeto da relao obrigacional. o dever principal que pertence ao direito substancial (material). 12.2.2- Responsabilidade: a possibilidade de sujeio patrimonial do devedor ou de terceiro que no adquiriu a dvida, mas adquiriu a coisa litigiosa, ou est na posse do bem do devedor ou mantm relao com o devedor (scio, cnjuge, fiador). CPC. elemento que pertence ao Direito Processual, conforme Artigo 592 do

A responsabilidade pode ser primria, aquela prevista ao devedor; ou secundria; prevista ao terceiro responsvel (Artigo 592 do CPC). OBS: Pode haver dvida sem responsabilidade e vice-versa.

12.3- Bens Presentes e Bens Futuros: Artigo 591 do CPC H duas correntes doutrinrias, a saber: 1 Corrente: Para Humberto Theodoro Jnior, bens presentes so aqueles que fazem parte do patrimnio do devedor no momento em que adquire a obrigao e bens futuros so aqueles adquiridos aps contrair a obrigao. corrente minoritria. 2 Corrente: Cndido Rangel Dinamarco, Araken de Assis e Alexandre Cmara, afirmam que bens presentes so aqueles que fazem parte do patrimnio do devedor no momento em que instaurada a demanda executiva e bens futuros so aqueles adquiridos no curso do processo. corrente majoritria. 12.4- Fraudes: 12.4.1- Fraude contra Credores ou Fraude Pauliana: a diminuio do patrimnio do devedor at torn-lo insolvente, ou seja, o devedor passa a no ter mais bens suficientes para garantir o cumprimento da obrigao. Alexandre Cmara 12.4.1.1- Requisitos: Dano Eventus Damini Diminuio Patrimonial Elemento Objetivo Fraude Concilium Fraudis Vontade de causar o dano Elemento Subjetivo Atos fraudulentos, que podem ser: a) Atos gratuitos: Presuno absoluta de fraude. b) Atos onerosos: preciso que o devedor tenha, ao menos, potencial conhecimento de que seu ato o tornar insolvente.

O adquirente deve ter conhecimento (efetivo ou presumido) de que o devedor tornar-se- insolvente. 12.4.1.2- Conseqncias: O ato praticado vlido entre devedor e adquirente e ineficaz contra o credor (Inoponibilidade).

OBS: Ineficcia Absoluta ou Relativa? Absoluta: Ocorre quando o ato vlido s produz efeito se presente fator extrnseco. Ex: Testamento de pessoa viva. Relativa: Ocorre quando o ato vlido apto a produzir efeitos normais, contudo no produz efeitos contra terceiro estranho ao ato praticado. o caso da Inoponibilidade.

OBS: A regra que apenas os bens presentes e futuros fiquem sujeitos responsabilidade patrimonial. Contudo, se ocorreu a fraude contra credores, o bem que deixar o patrimnio do devedor antes da propositura da demanda, poder ficar sujeito constrio judicial. a possibilidade de Responsabilidade Patrimonial Sob Bens Passados , desde que tenha sido intentada a Ao Pauliana (demanda destinada a atacar o ato praticado com a finalidade de desconstitu-lo. 12.4.2- Fraude de Execuo: a modalidade de fraude na alienao ou onerao de bens, em que no h necessidade de requisito subjetivo. Depende de expressa previso legal.

12.4.2.1- Requisito: Dano Eventus Damini Diminuio Patrimonial

12.4.2.2- Conseqncias: devedor. O ato vlido entre devedor e adquirente, porm ineficaz contra o

12.4.2.3- Hipteses de ocorrncia: 12.4.2.3.1- Artigo 593, inciso I do CPC: Demanda fundada em direito real Tem por finalidade evitar que o demandado original se retire do processo e ingresse terceiro em seu lugar. inerente ao direito real o direito de seqela, isto , de perseguir o bem em poder de quem quer que esteja na posse.

OBS: O bem ser perseguido mesmo que o devedor tenha outro em seu patrimnio; isto significa que pode haver a fraude de execuo mesmo que o devedor seja solvente.

12.4.2.3.2- Artigo 593, inciso II do CPC: Existncia de demanda A mera existncia de demanda, capaz de tornar o devedor insolvente. Poder a demanda ser de conhecimento ou executiva. OBS: Diz-se que na fraude de execuo a ineficcia originria, ou seja, pode ser verificada nos prprios autos da execuo, independentemente de sentena declaratria em prprios autos. Assim, o bem alienado continua sujeito responsabilidade patrimonial. O requisito a existncia de demanda em curso e que haja alienao do bem do devedor que prejudique o credor, por no serem suficientes para o adimplemento da obrigao (Marcus Destefenni). OBS: Ponto marcante de Fraude de Execuo: A existncia de demanda (litispendncia): propositura da demanda antes da citao (o credor deve demonstrar que o adquirente tinha cincia. Citao vlida: a fraude se configura de pleno direito (Posicionamento de Araken de Assis: apenas nesta hiptese se configura a fraude).

12.4.3- Alienao de bem penhorado: a modalidade de alienao fraudulenta de bem praticada pelo devedor, aps a constrio judicial do bem. Penhora: o ato de apreenso judicial, que tem por finalidade determinar os bens sujeitos execuo. No tem o condo de retirar o bem da esfera do patrimnio do devedor, mas apenas constitui um gravame sob o bem, que limita o direito de disposio. 12.4.3.1- Conseqncias: O ato vlido entre devedor e adquirente, porm ineficaz em relao ao credor.

13- EXECUO PROVISRIA 13.1- Conceito: a execuo fundada em deciso judicial pendente de julgamento de recurso recebido s no efeito devolutivo (Artigo 475- I, & 1 c/c o Artigo 475- O, ambos do CPC). a execuo que ainda no possui valor de caso julgado. Arake n de Assis OBS: Diferena entre Execuo Definitiva e Execuo Provisria Execuo Definitiva: aquela fundada em ttulo executivo judicial transitado em julgado ou em ttulo extrajudicial (Artigo 587 do CPC). A execuo pendente de ao rescisria considerada, pela doutrina majoritria, como DEFINITIVA, contudo cabvel tutela antecipatria cautelar para suspender o curso da execuo. Execuo Provisria:

Deve ser entendida como a possibilidade de os atos executivos voltados satisfao do exequente terem incio embora ainda pendente de soluo, no EstadoJuiz, alguma medida voltada ao contraste do prprio ttulo executivo ou dos atos executivos praticados com base nele. Trata-se da autorizao para que um ttulo executivo surta efeitos concretos mesmo enquanto existem recursos pendentes de exame perante as instncias superiores. (Artigos 475-I, &1, 521 e 587 do CPC). Scarpinella Bueno 13.2- Natureza Jurdica da Execuo provisria: forma de antecipar a atividade executiva (Pontes de Miranda): incidente processual. Cssio

13.3- Procedimento: a) Artigo 475-O, incisos I e II do CPC: A execuo provisria inicia-se com o requerimento da parte exequente, correndo por sua conta e risco, ou seja, em caso de reforma (inclusive a anulao) da deciso que embasa a execuo, responde pelos prejuzos causados ao devedor. OBS: A responsabilidade objetiva, isto , no se apura a existncia de dolo ou culpa do exequente. Basta que estejam presentes os requisitos de dano e nexo de causalidade. Vejamos abaixo a deciso proferida pelo Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul, nos autos do Agravo de Instrumento 70030843726, da lavra do Des. Leo Lima: EMENTA: PROCESSUAL CIVIL. EXECUO PROVISRIA. LEVANTAMENTO DE VALOR. O art. 497, do CPC estabelece que a interposio de recurso especial no impede a execuo da sentena. E, pelos arts. 475-I, 1 e 475-O, do CPC, possvel a execuo provisria da sentena, a qual correr por iniciativa, conta e responsabilidade do exeqente. O art. 475-O, 2, inc. II, possibilita a dispensa da cauo "nos casos de execuo provisria em que penda agravo de instrumento junto ao Supremo Tribunal Federal ou ao Superior Tribunal de Justia (art. 544), salvo quando da dispensa possa manifestamente resultar risco de grave dano, de difcil ou incerta reparao. Diante disso, no havendo, no caso, bice ao levantamento, pelo credor, do valor penhorado. AGRAVO PROVIDO DE PLANO. (Agravo de Instrumento N 70030843726, Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Leo Lima, Julgado em 02/07/2009)

OBS: A apurao dos eventuais prejuzos experimentados pelo devedor em fase de execuo provisria feita nos mesmos autos, atravs de liquidao por arbitramento. Sofre crtica da doutrina, visto alguns entenderem que deve haver postulao da reparao do prejuzo em autos prprios, pois exige a prtica de novos atos processuais. OBS: Se a deciso for anulada ou reformada apenas em parte, somente os termos no atingidos podem ser objetos de execuo provisria (Artigo 475-O, & 1 do CPC).

b) Artigo 475-O, inciso III do CPC: Cauo O exequente deve prestar cauo para garantir possvel leso ao executado em caso de reforma ou anulao da deciso que fundamenta a execuo provisria. OBS: A Cauo (garantia) pode ser real ou fidejussria, sendo determinada pelo magistrado e devendo a mesma ser suficiente. Se o magistrado no se sentir apto a determinar o tipo de cauo, pode ser determinada a realizao de percia.

OBS: Artigo 475-O, 2 do CPC: Dispensa da Cauo A cauo pode ser dispensada quando: Houver Estado de Necessidade: Alimentos, at mnimos. salrio de 60 salrios

Deciso fundada em Ato Ilcito cometido pelo devedor, at o limite de 60 salrios mnimos. (Natureza de Alimentos decorrentes da Responsabilidade Civil) Deciso que dependa de anlise de Agravo de Instrumento a ser julgado pelo Tribunal Superior, tem a finalidade de viabilizar a execuo em hiptese remota de reforma/anulao da deciso, desde que no cause dano irreparvel ou de difcil reparao. c) Artigo 475-O, &3 do CPC: Documentos que instruem a Execuo Provisria (Carta de Sentena) d) Natureza da deciso: Possui natureza de Deciso Interlocutria.

e) Proibio de Execuo Provisria: defeso a execuo provisria contra a Fazenda Pblica (Artigo 100 da Constituio Federal). Entretanto, o Tribunal de Justia do Rio de Janeiro j proferiu deciso no sentido de que cabvel a execuo provisria em face da Fazenda Pblica com limitao apenas da expedio do Precatrio antes do Trnsito em Julgado da deciso condenatria. AGRAVO DE INSTRUMENTOPedido de expedio de precatrio indeferido.Deciso proferida em sede de embargos execuo no transitada em julgado. Possibilidade de execuo provisria contra a Fazenda Pblica. Impossibilidade de expedio de precatrio antes do trnsito em julgado.Inteligncia do artigo 100, 1, da Carta Magna, com a redao determinada pela EC 30/2000.Manuteno da deciso guerreada. Deciso monocrtica, com fulcro no artigo 557 do Cdigo de Processo Civil, negando segui-mento ao recurso (Agravo de Instrumento, Des, Sergio Lcio Cruz autos nmero 2009.002.23030) 14- LIQUIDAO DE SENTENA Artigos 475-A e 475-H do CPC 14.1- Conceito: o instrumento pelo qual busca-se a liquidez de obrigao prevista em Ttulo Executivo Judicial, quando no momento da execuo no era possvel determinar a sua liquidez. Arak en de Assis OBS: Para o prof. Cssio Scarpinella Bueno, em sua obra Curso Sistematizado de Direito Processual Civil, vol. 3, afirma que qualquer ttulo executivo, judicial ou extrajudicial, pode ser passvel de liquidao e que portanto a nomenclatura usual de liquidao de sentena est errnea, sendo o mais correto apenas LIQUIDAO 14.2- Natureza Jurdica: fase cognitiva anterior a prtica de atos de execuo. Leva a instaurao de um incidente resolvido por deciso interlocutria. Tanto fase cognitiva do cumprimento da deciso condenatria de pagar quantia certa que a Lei 11.232/05 transferiu a liquidao para o Livro I do CPP e revogou as regras existncia acerca da matria do Livro de execuo. Nos dizeres da Lei e da doutrina, basta a intimao do executado, na pessoa do seu advogado (art. 475 A, 1 do CPC), que dispensa novo instrumento de procurao e dispensa a regra do artigo 38 do CPC, pois a permisso de intimao da prpria lei, sendo certo que para Cssio Sacarpinella Bueno a intimao exigvel apenas para as liquidaes por artigos e por arbitramento. OBS: Em regra o que caracteriza a liquidao como fase processual dispensa e nova citao do devedor para responder aos termos da liquidao. Entretanto, a depender da modalidade do ttulo executivo, principalmente o judicial, ser necessria a citao do devedor, pois a liquidao ser a primeira fase processual,

sendo necessrio garantir-se o contraditrio e a ampla defesa, p.ex. sentena arbitral, sentena penal condenatria, sentena estrangeira homologada art. 475, II, IV e VI do CPC. OBS: Para Cssio Scarpinella Bueno, no cabe indagaes acerca da natureza jurdica da liquidao, se ao, se incidente processual, se processo ou se procedimento. Na realidade a natureza de fase processual cognitiva, em que se busca encontrar o valor da obrigao a ser cumprida, dentro do esteio do contraditrio. 14.3- Princpio da Fidelidade do Provimento: Significa dizer que na fase de liquidao defeso alterao do julgado, ou seja, no cabe a qualquer das partes a discusso do mrito novamente (Artigo 475G do CPC). 14.4- Liquidao provisria art. 475 A, 2 do CPC. aquela que deve ser entendida como a possibilidade de o interessado dar inicio fase de liquidao mesmo quando a deciso liquidanda, isto , a deciso que reconhece o direito aplicvel espcie mas no o quantifica, pender de julgamento de recurso dela interposto. (Cssio Scarpinella Bueno) OBS: A liquidao provisria deve ser apresentada diretamente ao juiz da causa e, portanto, neste momento no se pode aplicar a regra do artigo 475 P, pargrafo nico do CPC, sendo a competncia funcional e, portanto, absoluta. A liquidao provisria deve ser instruda com todos os documentos pertinentes, ou seja, por todos aqueles que se mostrem necessrios ao seu regular desenvolvimento, equiparando-se a uma carta de sentena, pois os autos estaro no tribunal e a liquidao ser requerida perante o primeiro grau de jurisdio usar como equiparao o art. 475 O, 3 do CPC OBS: Na viso do prof. Cssio Scarpinella Bueno a liquidao provisria pode ser iniciada ainda que seja impossvel a execuo provisria, ou seja, mesmo que o recurso tenha o chamado efeito suspensivo. Isto porque a fase de liquidao garante a celeridade, efetividade e no traz qualquer prejuzo ao devedor. Assim, se ao final da liquidao no houver o julgamento do recurso, fica vedado ao credor dar incio a execuo, e sendo o recurso julgado a favor do devedor, o credor fica responsvel pelas custas da execuo provisria. 14.5- Deciso que julga a Liquidao: A lei 1132/05 revogou expressamente o artigo 520, III do CPC e ainda que no tivesse revogado, sendo a liquidao uma fase processual cognitiva, penas pode ser resolvida por deciso interlocutria. Este posicionamento legal e da maioria da doutrina. Contudo, para aqueles que continuam a afirmar que a liquidao uma ao com a nica finalidade de prestao jurisdicional de determinao do valor a ser liquidado, a deciso teria natureza de sentena. Para a posio acima, h um problema, pois o legislador afirmou categoricamente que o recurso cabvel da deciso da liquidao o AGRAVO DE INSTRUMENTO, que s cabvel nas decises interlocutrias artigo 475- H do CPC. 14.6- Espcies de Liquidao:

14.6.1- Liquidao por Clculos: Artigo 475-B do CPC Faz-se possvel quando a liquidao depender apenas de clculos aritmticos, isto , a obrigao devida apenas pecuniria. Para Alexandre Cmara, no constitui espcie autnoma de liquidao. Tal entendimento no o melhor, haja vista que houve a revogao do artigo 604 do CPC pela Lei 11.232/05, que inseriu a regra de liquidao por clculos no artigo 475 B do CPC. A referida alterao foi reclamada pela doutrina majoritria, uma vez que nem sempre era fcil ao credor promover os meio para a elaborao do clculo e muitas das vezes havia discusso ferrenha acerca do valor apresentando pelo credor ou do fator de correo monetria e no havia qualquer procedimento a ser seguido. 14.6.1.1- Procedimento: O exequente formula requerimento em juzo acompanhado de partilha de dbito, sendo o executado intimado a se manifestar sobre os clculos, na pessoa de seu advogado (Artigo 475-A, & 1 do CPC). OBS: No se faz necessrio que o advogado tenha poderes especiais para receber intimaes, na forma do Artigo 38 do CPC, uma vez que a autorizao decorre da lei.

OBS: Documento em poder de Terceiros ou do devedor: Artigo 475-B, 2 do CPC Se a liquidao depender exclusivamente desse documento, o juiz, a requerimento da parte, determinar que o documento seja apresentado no prazo mximo de 30 dias. Se no forem apresentados os documentos, reputam-se verdadeiros os clculos apresentados pelo exequente, salvo prova de que a apresentao no ocorreu por justo motivo: presuno relativa de veracidade dos clculos. No entanto, aplica-se a presuno, e uma vez preclusa a possibilidade de impugnao da deciso que a aplicou, o valor obtido fica coberto pela coisa julgada trata-se de deciso interlocutria de mrito; agravvel, pois. Por conta disso, ser impossvel ao devedor discutir esse valor em eventual impugnao execuo. Fredie Didier Jnior OBS: Para C. Scarpinella Bueno a soluo contraditria: se o exeqente depene do documento que est com o terceiro como ser possvel apresentar a memria de clculo? Assim, seria necessrio aplicar para o executado a mesma regra prevista

para o terceiro, qual seja, a regra da exibio incidental de documentos (artigo 362 do CPC), com possibilidade de busca e apreenso, fora policial e ainda a responsabilizao por crime de desobedincia. Regra: As despesas para a formulao da planilha de dbito so do exequente. Exceo: Os clculos sero formulados por contador judicial em casos de gratuidade de justia, falta de condio financeira ou excesso aparente. Na hiptese de excesso, se o exequente discordar dos clculos do contador judicial, a execuo prosseguir de acordo com o valor inicialmente apresentado, contudo a penhora ficar limitada ao valor encontrado pelo perito. 14.6.2- Liquidao por Artigos: Artigo 475- E e F do CPC possvel essa forma de liquidao toda vez que no foi considerado na sentena exatamente porque a sentena no o fixou; no quer dizer necessariamente fato superveniente. Pode ser anterior a sentena, mas novo no processo, porque no serviu de fundamentao para a sentena. (Vicente Greco Filho). 14.6.2.1- Procedimento: O exequente formular requerimento quando se tratar de ttulo judicial, previsto no Artigo 475-N, incisos I, III, V e VII do CPC. Nos demais casos, necessria a propositura de demanda executria, com fase inicial de liquidao; neste caso, o executado dever ser citado. Prosseguir sob o rito comum ordinrio ou sumrio e deve desenvolverse com base no contraditrio sobre o fato novo alegado. OBS: Natureza da Deciso: Para Araken de Assis, sentena, uma vez que se submete ao procedimento comum. Para Alexandre Cmara e Vicente Greco Filho, deciso interlocutria recorrvel por agravo, por fora do Artigo 475-H do CPC. , pois, posicionamento majoritrio. 14.6.3. Por Arbitramento art. 475 C do CPC. a forma de liquidao necessria sempre que o valor a ser apurado depender de percia. 14.6.3.1 Procedimento: O exeqente formula requerimento quando se tratar de ttulo judicial previsto no

art. 475 N, I, III, V e VII do CPC. Nos demais casos necessria a propositura de demanda executria, com fase inicial de liquidao neste caso o executado dever ser citado. nomeado perito, que tem o prazo a ser fixado pelo juiz para apresentar o laudo. As partes devem ser intimadas a se manifestar sobre o laudo pericial pelo prazo de 10 dias art. 475 D do CPC. Se houver necessidade de esclarecimentos do Sr. Perito poder ser designada audincia de instruo e julgamento art. 475 D, pargrafo nico do CPC. OBS.: Se o juiz no nomear perito, entende-se que a liquidao foi rejeitada e cabe o recurso de agravo de instrumento, na forma do art. 475. H do CPC

Вам также может понравиться