Вы находитесь на странице: 1из 12

ARTICULAO ENTRE PSICOLOGIA E DIREITO

1. As contribuies

do Psiclogo perante o Divrcio, Alienao Parental e a Guarda Compartilhada

1.1.As contribuies do Psiclogo perante o Divrcio

muito difcil explicar para a pessoa que apresenta sintomas emocionais, e tambm para a famlia, que estes sintomas no passam sozinhos. Meu objetivo trazer o conhecimento do que psicologia, quais so suas diferentes linhas, que so os diferentes caminhos teraputicos, e que existe um tipo de tratamento adequado para cada tipo de pessoa e para cada tipo de problema. De acordo com Hyun Sik Kim que desenvolveu uma pesquisa sobre o tema na Universidade de Wisconsin- Madison, crianas com pais divorciados apresentam queda no rendimento em provas de matemtica, mostram problemas com habilidades interpessoais e introspeco durante o perodo de divrcio. J os jovens ficam mais propensos a sentimentos de ansiedade, solido e principalmente baixa autoestima, diz estudo. (fonte: Revista Psique - Ano VI n 67 apud GONALVES, 2011). No entendimento de Gonalves (2001), tal como aponta a pesquisa acima mencionada, realmente necessrio que os pais observem melhor o comportamento de seus filhos no momento do divrcio. Este sim considerado um momento de crise familiar e mesmo que a opo pelo divrcio seja a melhor (no apenas para os pais como para os filhos) importante no esquecer que a relao marido e mulher pode ter acabado, mas a funo materna e paterna no. Mesmo que seu filho no apresente queda no rendimento escolar, com certeza alguma mudana comportamental poder ser observada, afinal, a estrutura familiar se rompeu e todos devem se adequar ao novo arranjo familiar. Um dos problemas que percebo no consultrio como os pais s vezes "mascaram" ou preferem fingir que nada mudou para seus filhos, s porque nenhuma mudana brusca em seu comportamento ocorreu.

De acordo com MORAIS (2012), para a maior parte das crianas a famlia um porto de abrigo inquestionvel e a unio dos pais vista como essencial ao seu bem-estar. De resto, como digo tantas vezes, a qualidade da relao conjugal determinante para o desenvolvimento emocional das crianas. Quanto mais estvel for essa relao, mais seguros tendero a ser os filhos. Mais: essa relao conjugal um modelo que pode condicionar as escolhas que os filhos faro mais tarde, na idade adulta. Ainda que a maior parte das pessoas no pare sistematicamente para fazer uma autoavaliao, quase todos os casais reconhecem esta importncia e, no dia-a-dia, fazem alguns esforos para que, por exemplo, as crianas no sejam expostas a discusses acesas. precisamente porque a maior parte dos pais tem conscincia da importncia desta estabilidade que, quando da possibilidade de um divrcio, o sofrimento e a preocupao com o bem-estar dos filhos podem implicar a dificuldade em tomar decises. E se louvvel que um casal faa uma derradeira tentativa para salvar a sua relao em nome do amor aos filhos recorrendo, por exemplo, terapia conjugal, tambm importante manter a cabea fria e assumir a ruptura quando j no h volta a dar precisamente no sentido de o bem-estar dos filhos ser salvaguardado. Na cabea de alguns pais, irrompem um turbilho de perguntas que teimam em fixarse em suas cabeas, ao ponto de implicarem um bloqueio emocional, que os impede de fazer o que quer que seja. Normalmente, segundo alguns psiclogos, o pedido de ajuda normalmente feito por um dos membros do casal que, aflito, partilha o seu dilema: devo separar-me? Entretanto, no ao psiclogo que compete dar resposta a esta questo, como evidente. a prpria pessoa que, ao longo do processo teraputico, acaba por obter respostas objetivas s perguntas que a atormentam permitindo que as decises importantes possam ser tomadas com segurana, ponderao e sentido de realidade, assevera MORAIS (2012), e continua:
Devo ser clara e assumir que, na maior parte das vezes, estes pedidos de ajuda feitos por um dos progenitores acontecem numa fase em que o vnculo amoroso j foi desfeito. Nesses casos a pessoa que pede ajuda j no se sente ligada ao cnjuge, j no ama e, l no fundo, sabe que no h volta a dar quela relao. Mas sente-se atormentada por sentimentos de culpa e procura, dia aps dia, prolongar a relao conjugal para continuar a proteger os filhos. MORAIS (2012).

As crianas so particularmente sensveis ao nosso estado emocional mas tambm so muito boas a fingir que est tudo bem, imitando os adultos. Esta , de resto, uma resposta habitual que mais no do que um mecanismo de defesa que lhes permite proteger os adultos. Afinal, se os pais no so capazes de enfrentar o problema, as crianas podem muito bem defender este segredo, com os respectivos riscos.

1.2. As contribuies do Psiclogo perante Alienao Parental

Para SELONK (2011), a sndrome da alienao parental, consistente em um processo de programao da criana ou adolescente para odiar outro genitor, mediante campanha de desmoralizao, vem ganhando relevncia no mundo jurdico atual, em especial aps a edio da Lei 12.318/2010. Entretanto, muito do que se esperava com referida lei no foi alcanado, em especial no tocante possibilidade de aplicao da mediao familiar para resoluo das graves conseqncias trazidas pela sndrome da alienao parental. Deve ser aplicada a mediao familiar, inobstante o veto que a legislao sofreu, pois se desvela como a melhor forma de resolver, ou ao menos amenizar, os nefastos efeitos trazidos pela perniciosa prtica da alienao parental. Para o autor, a Sndrome da Alienao Parental um transtorno psicolgico que se caracteriza por um conjunto de sintomas pelos quais o genitor, dominado pelo cnjuge alienador, transforma a conscincia de seus filhos, mediante diferentes formas e estratgias de atuao, com o objetivo de impelir, obstaculizar ou destruir seus vnculos com o outro genitor, denominado cnjuge alienado, sem que existam motivos reais que justifiquem essa condio. Em outras palavras, consiste em um processo de programar uma criana para que se odeie um de seus genitores sem justificativa, de modo que a prpria criana ingressa na trajetria de desmoralizao desse mesmo genitor. Ou seja, o alienador passa a "educar" o filho de tal forma que este cria um dio desmedido contra o outro genitor, seu pai ou me, at fazer com que eles, por vontade prpria, levem a termo esse rechao. O filho, que ama ambos os genitores, levado a se afastar de um deles. Surgem, ento, contradies de sentimentos e destruio do vnculo entre ambos, e, a partir da, desfeito o vnculo com o genitor alienado, passa a acreditar que tudo o que o genitor alienador lhe diz verdade. A mediao familiar uma prtica para restabelecer relaes, quando tudo indica que a famlia est desmantelada por consequncia da dissociao entre o homem e a

mulher, tentando minorar os prejuzos para os filhos. Com a interveno da mediao familiar, possvel compreender que a separao e o divrcio no significam a dissoluo da famlia, mas sua reorganizao. [...]. Em matria de famlia, s consegue avaliar bem o que ocorre quem est passando pelo sentimento, seja de amor, de dio ou indiferena. Por isso, so as partes as nicas que podem interpretar seus afetos: nem o advogado, nem o juiz, nem o mediador podem faz-lo. Por isso, a sociedade civil tem afrontado tanto o direito de famlia. O amor no pode ser interpretado por normas. Inexiste no Brasil legislao que regulamente o instituto da mediao; logo possvel fazer uma anlise desta com um instituto anlogo, qual seja, a arbitragem. Nesse instituto, de acordo com a Lei 9.307/96, somente possvel convencionar a arbitragem para solucionar os conflitos que envolvam direito patrimonial. Por analogia, a mediao no poderia ocorrer para os casos de alienao parental, justamente por tratar de direito fundamental, indisponvel, portanto. Nesse sentido, como mencionado anteriormente, o artigo 9, da Lei 12.318/2010, foi vetado sob o argumento de que a mediao no mbito familiar d vazo ao desrespeito indisponibilidade do direito convivncia familiar, prevista pela Constituio Federal. Porm, vale ressaltar que a mediao no se presta a acobertar ilegalidades. Trata-se to somente de um mtodo de resoluo de conflitos, o que no permite que as aes humanas dele decorrentes se escusem ao cumprimento do direito. Ento, de igual modo, legalmente vedado que o acordo mediado afronte dispositivo constitucional, sob pena de ser considerado invlido. Diante de toda a questo suscitada pela sndrome da alienao parental, urge a necessidade de adoo de medidas que efetivamente surtam resultados, seja na preveno ou na recuperao das vtimas. O pai ou a me que frustra no filho a expectativa de convvio com o outro genitor viola e desrespeita os direitos do menor, abusando de seu poder familiar. Assim, de se atentar que existem sanes judicialmente aplicveis nesses casos, a exemplo da perda ou suspenso do poder familiar, aplicao de multa.
[11]

imposio de tratamento psicolgico,

1.3. As contribuies do Psiclogo perante a Guarda Compartilhada

Segundo Costa e Rodrigues ( 2010), a ruptura conjugal cria a famlia monoparental e a

autoridade parental, at ento exercida pelo pai e pela me. Assim, o papel de cuidador/guardio se concentra em um s dos genitores, ficando o outro reduzido a um papel verdadeiramente secundrio (visita, alimentos, fiscalizao). Quer isso dizer que um dos genitores exerce a guarda no mbito da atuao prtica, no cuidado dirio e outro conserva as faculdades potenciais de atuao. Assim, com o crescente nmero de rupturas surgem, tambm, os conflitos em relao guarda de filhos de pais que no mais convivem, fossem casados ou no. Cumpre doutrina e jurisprudncia estabelecer as solues que privilegiem a manuteno dos laos que vinculam os pais a seus filhos, eliminando a dissimetria dos papis parentais que o texto constitucional definitivamente expurgou, como se v pelo artigo 226, 5 [8]. A ruptura escrevem Segundo Costa e Rodrigues( 2010) afeta diretamente a vida dos menores, porque modifica a estrutura da famlia e atinge a organizao de um de seus subsistemas, o parental. Diante de tal situao, se coloca a necessidade de se manter todos os personagens da famlia envolvidos, mesmo aps a ruptura da vida em comum, utilizando-nos de noes de outras disciplinas, como a psicologia, a sociologia, a psiquiatria, a pediatria e os assistentes sociais, tentando, assim, atenuar as conseqncias injustas que essa ruptura provoca. Com a guarda compartilhada busca-se atenuar o impacto negativo da ruptura conjugal, enquanto mantm os dois pais envolvidos an criao dos filhos, validandolhes o papel parental permanente, ininterrupto e conjunto. Dessa forma, os filhos seguem estando a, seguem sendo filhos e os pais seguem sendo pais: portanto, a famlia segue existindo, alquebradas, mas no destruda. Guarda conjunta, ou compartilhada, no se refere apenas tutela fsica ou custdia material, mas todos outros atributos da autoridade parental so exercidos em comum, assim, o genitor que no detm a guarda material no se limitar a supervisionar a educao dos filhos, mas ambos os pais tero efetiva e equivalente autoridade parental para tomarem decises importantes ao bem estar de seus filhos. Na guarda compartilhada, no s as grandes opes sobre o programa geral de educao e orientao (escolha do estabelecimento de ensino, prosseguimento ou interrupo dos estudos, escolha de carreiras profissionais, deciso pelo estudo de uma lngua estrangeira, educao religiosa, artstica, esportiva, lazer, organizao de frias e viagens), mas tambm os atos ordinrios, cotidianos e usuais (compra de

uniformes e material escolar) como se praticam no seio de uma famlia unida pertencem a ambos os genitores. No mundo interno da criana a famlia representa o ns a partir do qual ela se identifica, a manifestao mais precoce de um lao afetivo com outra pessoa.
Nas mais diversas teorias do desenvolvimento humano est apontada a importncia do casal parental para um desenvolvimento harmnico da personalidade. Encontramos referncia identificao que a criana tem com seus genitores, especificamente com o genitor de mesmo sexo. No caso de um menino ele faz de seu pai seu ideal, no caso da menina, sua me ser seu modelo. Encontramos nestas teorias uma importncia similar do papel de pai e do papel de me. (COSTA e RODRIGUES, 2010)

A famlia, assim, representa a primeira imagem social, de o que uma comunidade, e atravs dela que a criana vai estabelecer seu sentimento de pertencimento. Assim, o poder familiar, ou poder parental, um conjunto incindvel de poderesdeveres, que deve ser altruisticamente exercido vista do integral desenvolvimento dos filhos, at que esses se bastem em si mesmos. Importando primordialmente a proteo do incapaz, seu benefcio essencial. A guarda compartilhada na atual legislao brasileira: A guarda compartilhada um dos meios de assegurar o exerccio da autoridade parental que o pai e a me desejam continuar a exercer na totalidade conjuntamente. Ela nasceu h pouco mais de 20 anos na Inglaterra e de l se transladou para a Europa continental, desenvolvendo-se na Frana. Depois atravessou o Atlntico, encontrando eco no Canad e nos Estados Unidos. Presentemente desenvolveu-se na Argentina e no Uruguai. Na tentativa de alcanar os avanos sociais e efetivar uma medida de proteo aos direitos dos menores, foi publicada a Lei 11.698/08, que entrou em vigor na data de 13 de junho de 2008, conferindo de forma igualitria o exerccio dos direitos e deveres concernentes a ambos os pais. Vantagens e desvantagens do modelo, sob o aspecto psicolgico: A questo da guarda de menores, ressentida do pouco trato tcnico-jurdico, transborda em problemas psicoemocionais. um estgio no ciclo de vida familiar, uma circunstncia desse e seguida de mudanas estruturais. A partir da ruptura conjugal, asseveram as autoras, os filhos passam a um plano secundrio, servindo de objeto de disputa entre os ex-cnjuges. Restam, assim, profundas questes psicolgicas, que, com informaes sobre a preservao, a perpetuao e a transmisso de padres ajudam

no desenvolvimento da famlia ps-divrcio, como um todo, propiciando uma reassociao entre o casal conjugal e parental. O fundamento psicolgico da guarda compartilhada, parte da convico de que a separao e o divrcio acarretam uma srie de perdas para a criana. Assim, a guarda conjunta viria para amenizar este sentimento. Quando as crianas se beneficiam na medida em que reconhecem que tem dois pais envolvidos em sua criao e educao. A guarda compartilhada reflete o maior intercmbio de papis entre o homem e a mulher, aumenta a disponibilidade para os filhos, incentiva o adimplemento da penso alimentcia, aumenta o grau de cooperao, de comunicao e de confiana entre os pais separados na educao dos filhos. Isso lhes permite discutir os detalhes dirios da vida dos filhos, como pressuposto do novo modelo. A guarda compartilhada eleva o grau de satisfao de pais e filhos e elimina os conflitos de lealdade a necessidade de escolher entre seus dois pais. Os filhos querem estar ligados aos dois genitores e ficam profundamente aflitos quando precisam escolher um ou outro, ressalta Edward Teyber, afirmam
RODRIGUES ( 2010 COSTA E

O novo modelo mantm intacta a vida cotidiana dos filhos do divrcio, dando continuidade ao relacionamento prximo e amoroso com os dois genitores, sem exigir dos filhos que optem por um deles. Alm do que, desenvolve nos homens e nas mulheres uma genuna considerao pelo ex-parceiro em seu papel de pai ou de me. Ambos percebem que tm de confiar um no outro como pais. Reforam-se, assim, mutuamente como pais, significando para eles, apesar de separados, continuar a exercer em conjunto o poder parental, como faziam na constncia do casamento. Guarda Compartilhada x Guarda Alternada: Importante destacar a diferena entre guarda compartilhada ou conjunta e guarda alternada. A guarda alternada caracterizase pela alternncia de residncia dos pais, por certos perodos. Assim, a guarda alternada caracteriza-se pela possibilidade de cada um dos pais deter a guarda do filho alternadamente, segundo um ritmo de tempo que pode ser um ano escolar, um ms, uma semana, uma parte da semana, ou uma repartio organizada dia a dia e, conseqentemente, durante esse perodo de tempo deter, de forma exclusiva, a totalidade dos poderes-deveres que integram o poder parental. No termo do perodo, os papis invertem-se. A guarda compartilhada deve ser tomada, antes de tudo, como uma postura, como reflexo de uma mentalidade segundo a qual o pai e a me so igualmente

importantes para os filhos de qualquer idade e, portanto essas relaes devem ser preservadas para a garantia de que o adequado desenvolvimento fisioqumico das crianas ou adolescentes envolvidos venha a ocorrer. Deve-se ter sempre em conta a necessidade de uma avaliao objetiva da aplicabilidade deste tipo de guarda em relao gama de condies e circunstncias que cada caso apresenta, evitando-se a admisso preconcebida e sua falta de operacionalidade.

2. Articulao das contribuies do profissional de Psicologia com o

Direito

O Direito de Famlia, com o advento da Constituio Federal de 1988, adquiriu pela sua prpria constitucionalizao e ante a sua maior abrangncia, abrigando novas entidades familiares, maiores atenes e exigncias de uma abordagem multidisciplinar. No h negar a extrema importncia do auxlio e da interveno desse profissional, a consolidar mais das vezes, o carter de obrigatoridade, no Juzo de Famlia, a tanto que essa atuao tem sido institucionalizada na estrutura judiciria mediante a instalao de servios psicossociais forenses, como serventias de quadros prprios, aparelhadas para as suas atribuies especficas. A prtica tem revelado o quanto significativo se apresenta o desfecho judicial sob a moldura da interveno do psiclogo jurdico, que enriquece o processo com a avaliao tcnica do caso. Assim, quando o casal tem o tecido afetivo rompido por razes inmeras, subjetivas, a verdade do litgio judicial no tem, a rigor, uma preciso absoluta. Existem verses que se tornam averses, porque o fato determinante dessa ruptura est em funo das verses que se apresentam, e muitas vezes no se poder saber se aquela causa que apresentada como a que provocou a separao ser, a rigor, a sua prpria conseqncia. E nessa sensao de perda, os prprios cnjuges (ou conviventes ) no sabem responder as causas que os levaram a esse rompimento da sociedade conjugal (ou da unio estvel). Talvez os filhos saibam responder melhor, mas no o faro, porque as

grandes dores so mudas, e o juiz se coloca numa situao difcil de saber superar essa perplexidade, para definir se aquela ruptura do casamento (ou da unio estvel) decorreu de situaes pelas quais os prprios cnjuges (ou conviventes) no contriburam de forma deliberada. Segundo ALVES (2002):
pondervel registrar que a noo fundamental de "interesse da criana", constante do art. 3 da Conveno Internacional dos Direitos da Criana, adotada pela Assemblia Geral das Naes Unidas (26.01.1990), havida como considerao primordial em todas as decises que lhe concerne, inclusive pelos tribunais, o que leva inarredvel concluso da imperativa avaliao psicolgica dos impactos que o processo litigioso de separao dos pais tem em face dos filhos, a tanto que defende-se, ademais, a necessria ouvida destes ltimos em tais processos que, reconhecidamente, lhe interessam.

Alinhadas essas intervenes, foroso reconhecer que uma moderna viso jurdico-social do Direito de Famlia, ante as suas multifaetadas questes, exige o prestigiamento do setor tcnico, atravs de uma necessria atuao multidisciplinar, onde pontifica o psiclogo jurdico com a elaborao de percias psicolgicas. E mais do que isso, aponta-se para uma desenvoltura profissional transcendente ao prprio momento do litgio, certo que o concurso do psiclogo jurdico em rea de mediao e de preveno litigiosa revela-se, por identidade de razes, mais urgente e oportuno. Os profissionais da rea psicossocial em Direito de Famlia esto

oportunizando uma viso jurdica mais avanada e reconstrutiva do prprio Direito familiar, na medida em que desvendam a alma humana, objeto maior do desate jurisdicional. A Psicologia, por meio de estudos sobre o comportamento humano, oferece grandes contribuies aos operadores do direito na aplicao das leis. A Psicologia denominada de forense no mbito jurdico, presta grande papel na interpretao dos problemas de psicologia normal e patolgica. Os casos mais interpretados pela Psicologia Forense prestando fulcro justia so:

Como lidar com as doenas mentais em face da lei; demonstrar a periculosidade do indivduo; correlacionar a paixo e a emoo nos crimes passionais; em alguns raros casos, empregar a tcnica do hipnotismo buscando solucionar crimes obscuros; projetar a interpretao psicanaltica

do crime; lecionar a relao existente entre a delinquncia neurtica e o sentimento de culpa, entre outros. (RIBEIRO, 2012)

A Psicologia, por meio de um bom uso da tcnica, capaz de diagnosticar sinais evidentes em um infrator, percebendo, tambm, sintomas reveladores da mentira, tais como:
defeito nas associaes verbais; reflexo psicogalvnico (reduo da secreo de saliva e aumento da secreo do suor); ritmo respiratrio acelerado ou exageradamente ofegante; e a exploso de arritmias cardacas em formato de taquicardia (ritmo acelerado). (RIBEIRO, 2012)

A psicologia, clinicamente, objetivando descobrir a raiz do problema, tenta construir o percurso de vida do indivduo infrator e todos os meios psicolgicos que o possam ter conduzido criminalidade. O perito em psicologia, em determinados casos, tem uma funo de suma importncia para o desencadear dos fatos e do processo. Exemplo maior ocorre nos crimes de delinquncia essencial, provocados pelo sentimento de rejeio afetiva social, tambm conhecida como complexo de inferioridade. trabalho da Psicologia Forense - tambm chamada de Psicologia Judiciria O - ,

tambm auxilia na elaborao de leis, normas e condutas judiciais, favorecendo aos juristas a compreenso das faculdades e inclinaes humanas. Doutrinariamente, sua atuao consiste em ministrar lies de conhecimento psicolgico a servio do Direito, revelando, desta forma, as causas de desordens mentais, contribuindo assim para uma pena mais justa diante do ato criminoso. A articulao entre Psicologia e Direto to estreita, que se faz necessrio o perito formado nesta rea, alm de civis e dominar os conhecimentos que dizem respeito s leis criminais. psicologia em si, imperioso dominar, tambm, os conhecimentos referentes s leis

CONSIDERAES FINAIS Partindo da premissa de que separao e divrcio so dois dos mais dolorosos eventos que passamos na vida, alguns profissionais sugerem algumas tcnicas para ajudar a lidar com o estresse do Divrcio:

Busque juntar apoio, passando pela mediao, pois isso pode conduzir uma melhor comunicao e menos confrontos com o seu ex-parceiro (a);ao invs de se retirar socialmente e se isolar com vergonha ou culpa pelo ocorrido, busque cercar-se de amigos; lembre-se de como eles so importantes na prestao de apoio, na perspectiva positiva de enfrentamento e na ajuda prtica;saiba como dar e receber equilbrio. Voc no tem que ser perfeito ou se culpar;no abater-se sobre o que voc deveria ter feito. Pare de falar com a negativa e autoculpa; voc no pode mudar o passado, para tentar aprender as lies que o presente oferece, em seguida, centre-se num futuro positivo. No se preocupe com o que outras pessoas possam pensar; se h algo que muito doloroso para olhar neste momento ou intil para voc agora que voc est sozinho, deixe isso pra depois; determine o que mais importante a fazer agora e coloque o resto numa ordem de prioridades. Desta forma as tarefas e as responsabilidades sero melhor administradas e voc estar mais propensa a resolv-las de forma menos estressante;se voc teve que voltar para a casa da sua me e estava fora de trabalho por algum tempo, voc provavelmente ter de voltar a ativa e talvez tenha que aprimorar uma formao e novas habilidades para o trabalho. Isso possvel e ser extremamente til pra voc se ocupar; tratar do seu prprio dinheiro uma atitude satisfatria e cria independncia;Voc tambm conseguir estabelecer um exemplo positivo para os seus filhos;no negue sua raiva, mas no deixe que isso drene a sua energia por ficar presa no ressentimento.

REFRNCIAS ALVES, Jones Figueirdo. Psicologia aplicada ao Direito de Famlia. < Disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/2740/psicologia-aplicada-aodireito-de-familia>. Postado em: em 01/2002. Acesso em: 04.12.2012. MORAIS, Claudia. O divrcio pode ser benfico para as crianas? < Disponvel em: http://www.apsicologa.com/2012/06/o-divorcio-pode-ser-benefico-paraas.html> Acesso em: Acesso em: 04.12.2012. GONALVES, Lory. O divrcio e suas consequncias para as crianas/ adolescentes.Postado em: 18 de julho de 2011. Disponvel em: <
http://www.psicologianasuavida.com.br/2011/07/o-divorcio-e-suas-consequenciaspara-as.html > Acesso em: 07.12.2012.

LEVY, Laura Affonso da Costa e RODRIGUES, Maiana. Guarda Compartilhada: uma abordagem completa. Postado em 22.07.2010.

Disponvel em: < http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4382>. Acesso em 06.12.2012. RIBEIRO, Roberto Victor Pereira: Psicologia no Direito. Disponvel em <http://www.abdir.com.br/doutrina/ver.asp?art_id=&categoria= Filosofia do Direito > Acesso em :3 de dezembro de 2012. SELONK , Rafael.Sndrome da alienao parental e a mediao como caminho possvel. Postado em dezembro 2011. Disponvel em: <
http://jus.com.br/revista/texto/20756/sindrome-da-alienacao-parental-e-a-mediacaocomo-caminho-possivel > Acesso em: 07.12.2012.

Вам также может понравиться