Вы находитесь на странице: 1из 5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eltrica


ENG04475 Microprocessadores I

Projeto: Sistema de controle para elevador de cargas com movimento vertical e horizontal

Nome: Alessandro Girardi Nome: Antnio Soares Azzalini Nome: Cesar Eduardo Butzge

Porto Alegre, 19 de Outubro de 2012.

Resumo: A ideia principal do projeto fazer o controle de um elevador de carga que deve transportar cargas de um setor a outro dentro de uma empresa. O usurio deve inserir informaes sobre o destino do elevador, fazer o carregamento sem exceder a carga mxima permitida e travar a porta da cabine de carga. Feito isso, o elevador deve ser acionado para comear o transporte. A empresa ter 3 setores atendidos pelo sistema de transporte, sendo um definido como ponto de origem, de onde devem partir ou chegar as cargas. Nos pontos de interesse, sensores sero os responsveis pelo envio da informao ao controlador. Teremos um sensor para informar que o elevador chegou ao cho em cada setor, um sensor para informar que o elevador chegou na altura dos trilhos horizontais em cada setor e sensores de posicionamento horizontal, que indicar em que ponto do trilho horizontal a carga deve descer.

Fluxograma:

Incio

no Est na origem?

Volta para origem

sim L instruo de destino

Porta fechada? sim

no

Peso < limite? sim

no

Boto de inicio? sim

no

Liga motor de subida

Chegou na altura?

no

sim

Desliga motor de subida

Liga motor do trilho

Posio horizon.?

no

sim Desliga motor do trilho

Liga motor descida

Chegou no cho? no

sim Desliga motor descida

sim

Atividade finalizada

no

Hardware: Pretendemos fazer a implementao do sistema utilizando o Microcontrolador 8051. No temos nenhum kit pronto, ento estamos considerando fazer a montagem em protoboard. Para os sensores utilizaremos chaves que informaro valor 0 ou 1 ao sistema de controle, o que corresponder ao estado do sensor correspondente. Para a observao da operao, utilizaremos leds que indicaro qual motor est ligado e em qual modo de funcionamento (subida/descida ou para frente/trs). Para informar qual o destino da carga, tambm utilizaremos chaves que fornecero valor 0 ou 1, cujo valor vai ser interpretado pelo microcontrolador.

Etapas do projeto: - Adequao da ideia, verificando possveis mudanas necessrias no funcionamento do sistema. - Escrever o funcionamento na linguagem de programao assembler, j observando como ser definido o funcionamento a partir da interface do microcontrolador. - Simulaes para verificar o funcionamento e possveis falhas. - Montagem em hardware do dispositivo de controle.

Вам также может понравиться