Вы находитесь на странице: 1из 18

ADOO DE M F E TRABALHO ESCRAVO Abandono por esperana, adoo de m f e trabalho escravo na relao familiar com filhos de criao.

JANE BERNARDES DA SILVA FRANCO DE QUEIROZ1 Pontifcia Universidade Catlica de Gois Curso de ps graduao em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Janefq@yahoo.com.br Prof .Orientadora : Yanna Deiany Ferreira da Silva - Especialista

RESUMO

O presente artigo pretende analisar, no contexto histrico a adoo de m f e o trabalho escravo dentro da relao do abandono por esperana e o mito do filho de criao. Dispem tambm sobre suas consequncias psicossociais, seus danos matrias, morais e fsicos criana, implicando numa infncia perdida. Adoo de m f e trabalho escravo uma vertente at hoje no mencionada pela doutrina, obviamente no existe leis especificas, mas por analogia no mbito da adoo ilegal e do trabalho infantil possvel resguardar a proteo da criana e do adolescente fazendo valer seus direitos. Entende se que h um plano governamental para erradicao do trabalho escravo, porm se faz necessria agilidade e eficincia, pois o problema delicado revestido de uma subjetividade entre autor e vtima, manipulado pelo falaz discurso de criar o filho de outrem como se seu filho fosse porm com o mago propsito de vantagens na explorao do trabalho infantil domstico. Prope- se sob um olhar crtico demonstrar que a histria sempre se repete mudando apenas o cenrio, mas a essncia a explorao dos desfiliados sociais, mulheres - mes - pobres e suas meninas pardas ou negras. Embora to antiga quanto o homem, a escravido nem sempre teve significados, formas e objetivos iguais, mas decerto sempre apresentou algo em comum no decorrer da sua histria: a motivao econmica, aqui, especificamente a explorao do trabalho infantil e adolescente. Palavras-chave: Adoo de m f, trabalho escravo, abandono por esperana, trabalho infantil, desfiliados sociais.

Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pela Pontifcia Universidade Catlica.

INTRODUO

A presente pesquisa problematiza no contexto atual a relao de trabalho perene, a explorao da mo de obra que transforma em manipulao escravagista, o destino dado s crianas que so entregues s famlias que prometem dar a elas melhores condies de vida, possibilidade de estudo e insero social, dentre tantas outras promessas que induzem mes pauperizadas a abandonar seus filhos por esperana, entregando os a pessoas muitas vezes desconhecidas que as adotam de modo informal como filhos de criao . H nessa relao uma inteno subjetiva, envolta camufladamente no desejo de garantir mo de obra domstica, companhia e cuidados aos idosos membros da famlia adotante. Essas crianas frequentemente so do sexo feminino, vivem em condies de trabalho escravo, muitas vezes caladas pela violncia domstica e ate abusadas sexualmente por membros da famlia. Esse um procedimento antigo, tem razes culturais na prpria colonizao, porm no perdeu sua prtica nos dias atuais. Alguns casos, quando a relao extrapola as condies normais de convivncia no lar adotante e a violncia contra o filho de criao se torna exacerbada, pode at vir a sofrer a interveno judicial do estado. Porm so situaes raras as que os maus tratos vm tona e ganham publicidade, H na maioria os que sofrem calados durante anos, subestimados aos servios diversos. So meninas que crescem e envelhecem servindo geraes, sem saber o que representa a dignidade do salrio a carteira de trabalho assinada e sem qualquer perspectiva de aposentadoria. H em tudo isso, um discurso enquanto prtica social que faz at certo ponto desaparecer as contradies, quando os pais adotados enfatizam a relao entre eles e o filho de criao com dizeres como: Eu crio como meu filho verdadeiro, dou a ele as mesmas condies que dou aos meus filhos biolgicos. Parafraseando Orlandi2, So dizeres, so efeitos de sentidos que so produzidos em condies determinadas e que esto de alguma forma presentes no modo como se diz, deixando vestgios que o analista do discurso tem de aprender; so pistas que ele aprende a seguir [...] A OIT (Organizao Internacional do Trabalho) e a ONU (Organizao das naes unidas), se empenham juntas ao combate do trabalho escravo.

ORLANDI, Eni P. Anlise do Discurso: Princpios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2002.

J se criou grupos e comisses para erradicao do trabalho escravo assim como: GERTRAF(Grupo Executivo de Represso ao Trabalho Forado) e CONATRAE(Comisso Nacional para Erradicao do Trabalho Escravo). O conceito de trabalho escravo segundo a OIT3 : Toda forma de trabalho escravo degradante. Mas nem sempre a recproca verdadeira. O que diferencia um conceito do outro a liberdade. Segundo a ONU, h 27 milhes de pessoas no mundo que trabalham em regime anlogo ao de escravido, so jovens e crianas que ajudam a complementar a renda familiar e outros. At o presente momento ningum fez meno adoo de m f e o filho de criao que dentro de um discurso que no existe em si mesmo, mascara uma verdade e ao mesmo tempo articula significados sociais, enquanto o bom gesto da adoo media a prtica da ao entre o sujeito e o contexto scio histrico, visto que pegar filho para criar atravs do discurso das belas promessas, faz parte da colonizao do Brasil. H vrios focos de trabalho escravo no pas, mas nenhum apresenta tanta sutileza como na Adoo de m f. Ainda no houve nenhuma pesquisa, nenhum olhar nesse sentido, pois o problema esta revestido de uma subjetiva relao afetiva entre autor e vtima, composto de aes erguidas no sentido de violao dos direitos das crianas e adolescentes, to logo, um adulto dependente dessa relao que se dimensionou no tempo e no espao afetando alm do sujeito individualizado, nos seus modos de pensar e sentir e comportar-se no mundo. A construo desse trabalho se torna importante quando nos mostra que h antecedentes histricos dentro da problemtica, sua relevncia consideravelmente prtica pois argumenta a importncia de pensar que enquanto h uma luta contra o trabalho escravo bvio e evidente, condies subjetivas de escravido continuam acontecendo a todo momento no pas atravs da explorao de crianas e adolescentes que pelo abandono por esperana so entregues a famlias que muito prometem no discurso do filho de criao. nesta lgica discursiva que se inscrevem e se escrevem as histrias de adoo de m f, isto , esse o cenrio de nossas anlises.

<WWW.oit.org.br/sites/all/forced-labor/brasil/projeto/documento.php> Acesso em 21 ago. 2012.

1. O FENMENO HISTRICO DA ESCRAVIDO

A escravido um fenmeno que vem acompanhando a evoluo da humanidade atravessando sculo ps sculo, exercendo influencia generalizada s diversas formas da sociedade capitalista. Na viso de Karl Marx (1978, p. 135) a escravido tem caractersticas econmicas e desde a antiguidade foram a mquina do mundo antigo. Ciconte Romani4 leciona:
O trabalho forado no um fenmeno novo na histria da humanidade. Ele tem razes profundas no tempo. possvel encontrar formas de escravido nos primrdios da histria e documentao de que ela j ocorria nos perodos Gregos e Romano. Alcanou as pocas medievais e moderna , em perodo prximo, se multiplicam os caos em que o trabalho forado foi utilizado de modo estvel, e institucionalizado.

A explorao do homem percorreu todos os tempos da historia da humanidade, a essa perene condio esto expostas as pessoas excludas, desfiladas socialmente, os desprotegidos, dentre tantos, cabe aqui ressaltar as mulheres, as crianas, povos indgenas, trabalhadores, migrantes e jovens. H nessa relao uma imensurvel ambio decorrente da motivao econmica. O ato de escravizar evolui com o mundo moderno, as transformaes so continuas e rpidas. concludente que as formas atuais de escravido conjugam-se com o mundo globalizado e dentre tantas a servido domstica infantil, nessa atente-se para o expressivo nmero de crianas e adolescentes do sexo feminino impostas ao trabalho escravo.

2 ADOO NO BRASIL

A adoo legal estruturada em nosso pas pressupe ato jurdico pelo qual se estabelece o vinculo de filiao atravs de requerimento judicial. Independe da biologia e da gentica, sendo necessrio o adotante provar sua efetiva disposio, tanto quanto a capacidade fsica, social, psquica e econmica.

CICONTI Enzo Romani, Pierpaolo. Traffico digli esseri umani nell Itlia Del XXI secolo. Roma Reunitti, 2002. p.13.

Por outro lado, segundo CUNHA (2001, p.81) o instituto da adoo compe diversas prticas, os 81,9% dos processos de adoo em nosso pas no obedecem exigncia legal, essa uma prtica comum que compem as redes que envolvem o instituto da adoo. Desse modo, pressupe como condio bsica tanto no cdigo de menores quanto no estatuto da criana e do adolescente, a perda e a reformulao do vnculo familiar sob a forma de destituio do poder familiar.

2.1 Filhos De Criao

Sabe-se que muito comum a adoo sob formas de filhos de criao, mesmo no possuindo nenhum vnculo de legalidade, uma prtica frequente, comum entre familiares ou pessoas conhecidas uma das outras que acabam por intermediar o processo desse acolhimento da criana sob a condio de filhos de criao. Assim instrui Marcilio5: [...] A prtica de criar filhos alheios sempre e em todos os tempos foi amplamente difundida e aceita no Brasil. So inclusive raras as famlias brasileiras que mesmo antes de existir o Estatuto da Adoo, no possuam um filho de criao em seu seio [...] Essa forma de adoo em sua reinterao prtica viabiliza o jogo de interesse e de poder contidos nos procedimentos de um discurso falaz da classe hegemnica em relao aos desfilados sociais. Pode se dizer que existem muitos artifcios utilizados envolvendo a adoo ilcita,de modo geral se dispem de forma sutil e subjetiva. Consideravelmente refletem crenas, valores, padres de comportamentos e paradigmas constitudos pela histria de cada povo.

2.2 O QUE ADOO DE M F

A adoo de m f pode ser considerada como mais uma ilicitude abrigada na relao do instituto da adoo. Denomin-la como adoo no representa uma construo do seu real
5

MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criana abandonada na historia do Brasil. SoPaulo: Cortez,1997, p68.

sentido, mas compreensvel e necessrio que esse entendimento se ajuste ao termo m f, fazendo-se entender o ato de subsidiar a atitude dolosa do adotante (pais de criao). Tem subsistido ao tempo, passando despercebida dcada ps dcada a centenas de anos. Traz na sua aparncia filantrpica o elemento doloso quando o adotando faz valer suas promessas, ao seduzir e enganar mulheres mes pobres a abandonarem por esperana suas filhas entregando-as como filhas de criao acreditando que tero melhores oportunidades de vida. Lygia Ayres6 relata em sua obra

[...] Estou desempregada e no tenho condies de ficar com ela. melhor para ela ficar com um casal que tenha dinheiro. Vai ter uma vida melhor, estudar, ter profisso, no precisar de favores [...] Dados extrados de um processo de 1993 do Arquivo Nacional. grande o contingente de crianas que so acolhidas nessa condio ilegal, muitas delas possuem em mdia seis anos de idade, permanecem na relao de adoo de m f como filhos de criao durante muitos anos, na subservincia do trabalho escravo, a maioria realiza atividades domsticas at em perodos noturnos. Adoo de m f , portanto uma modalidade sofismtica que se d dentro de uma prtica histrica marcada pela desigualdade socioeconmica. Tem suas razes nos primrdios da histria social da humanidade, caminha tcita, implcita na prtica das transformaes da realidade. Contudo, independente do passar do tempo, mantm o discurso subjetivo do mito enquanto ato de amor e de solidariedade.

2.3 COMO SE D ESSE TIPO DE ADOO?

A adoo de m f se d quando mes pobres assumem a impossibilidade de criar suas filhas. Tentando preservar a condio de cidadania dessas meninas, as abandonam por esperana, entregando-as outras famlias de situao scio econmica mais favorvel. Acreditam no discurso falaz dos adotandos (pais de criao) cuja promessa de acolher a criana, cuidando dela como se filho fosse, porm na condio de filha de criao. Essas

AYRES, Lygia Santa Maria. Adoo: De menor criana, de criana a filho. Curitiba. Juru, 2009, p. 1.

motivaes podem ser comparadas s motivaes analisadas por pesquisadores da Roda dos Expostos. Passetti7 esclarece:
[...] No sculo XIX, o abandono de crianas na roda dos expostos ou o recolhimento em instituies para meninas pobres eram fatos que revelavam as dificuldades para garantir a sobrevivncia de seus filhos. Viam na misericrdia crist, materializada nas Santas Casas uma possibilidade de sobrevivncia e esperavam que a sorte trouxesse solues para um futuro menos desesperador [...]

A adoo de m f caracteriza-se por trs elementos: em primeiro lugar, a ao de captao dessa criana, em segundo, os meios utilizados, tais como o discurso enganoso das falsas promessas, em terceiro, o fim de explorao. O elemento fundamental dessa definio a sua finalidade, dizer, a explorao, em cuja definio se inclui concretamente o trabalho ou os servios forados, a escravido ou prticas anlogas, a servido e suas diversas formas de explorao infantil nos trabalhos domsticos. Desse modo, pode-se afirmar que h uma desconstruo na relao scio afetiva do adotado gerando danos morais e materiais as vezes irreversveis, quando a adoo se d sob esses paradigmas estabelece-se mais uma condio do trabalho escravo infantil. Como consequncia, qualquer conduta que combine as aes e meios enunciados se realize com qualquer dos fins indiciados deve ser considerada crime.

2.4 QUEM SO AS PESSOAS VITIMADAS NESSA RELAO?

As vtimas dessa relao so os excludos do acesso relao salarial, a no participao no conjunto da sociedade, aqueles que sofrem com a ruptura das relaes sociais. Assim, pode-se afirmar que essa excluso social conduz a condio de no cidado, permutando a excluso pela incluso como pobre. Carvalho8 caracteriza assim o pobre brasileiro:

PASSETTI, Edson. Crianas carentes e Polticas pblicas. IN: DEL. PRIORE, Mary (org). Histria das crianas no Brasil. So Paulo: contexto, 1999. p. 350. 8 CARVALHO, Jose Murilo. Cidadania no Brasil a longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. p.216-217.

[...] A grande populao marginal das grandes cidades, trabalhadores urbanos e rurais sem carteira assinada posseiros, empregadas domsticas, biscateiros, camels, menores abandonados, mendigos. So quase inevitavelmente pardos e negros analfabetos, ou com educao fundamental incompleta [...] so parte da poltica nacional apenas nominalmente. Na prtica ignoram seus direitos civis ou os tm sistematicamente desrespeitados por outros cidados, pelo governo e pela policia. No se sentem protegidos pela sociedade e pelas leis, pois a experincia lhes ensinou que ele quase sempre resulta em prejuzo prprio, para qualific-lo, estariam entre 23% de famlias que recebem at 2 salrios mnimos. Para eles vale apenas o cdigo penal.

Essa situao crescente e medida que a populao aumenta a perspectiva e o nmero de famlias desfiladas tambm cresce. Desse modo tem-se a condio propcia a adoo de m f e o abandono por esperana, pois a precariedade das condies de vida faz com que hbitos e costumes se perpetuem pelos tempos em movimento histrico. No h distino entre etnias, mas predominantemente as vtimas dessa relao so crianas, meninas, pardas ou negras.

3 COMO OCORRE O TRABALHO ESCRAVO NESSA RELAO

A adoo de m f e trabalho escravo pode ser considerada como uma das vertentes da escravido contempornea procedente de abuso direto, porm estruturado em uma sutil relao de usufruto entre famlia acolhedora e o filho de criao. Suas principais caractersticas so: confinamento da criana no mbito domstico onde so desenvolvidas as atividades laborativas da casa, o trabalho apoiado em ameaa real de punio por desobedincia e a coao psicolgica, porm a mais severa seja aquela que implica a violncia fsica ou restrio da liberdade. Muitos no conseguem dar continuidade aos estudos, pois esto sobrecarregadas das atividades dirias no mbito domstico. Mario e Diana Corso9 argumentam assim o cotidiano dessas crianas:
Fazer duma criana um criado, maltrat-la imperdovel porque o abuso perpetrado por quem devia cuidar produz um medo paralisante e cria uma forma psquica quase irreversvel, que estraalha a personalidade. Crianas assim desamparadas se calam, permitem que seu algoz torne-se um carrasco perptuo em suas vidas. Quem tem um machucado desses no se queixa, o terror produz silncio porque no permite que o subjugado forme uma identidade prpria. O medo indispensvel para fabricar um escravo.

Filha de criao. Psicanlise da vida cotidiana. www.marioedaianacorso.com/filha-de-criao.

Ou seja, no recebem salrios nem os mesmos benefcios dos filhos verdadeiros, no tem carteira de trabalho assinada nem direito sucessrio. comum serem constrangidas, sofrerem violncia domstica, maus tratos, muitas so vtimas de abuso sexual por membros da prpria famlia. Visualiza-se que h na servido domstica imposta, uma extrema carga horria de trabalho de natureza involuntria, dada sua investidura coercitiva. Propicia severas condies aos danos materiais, psicolgicos, morais e fsicos, pois muitas dessas meninas so abusadas, exploradas e at humilhadas. Nas palavras de Renato Mendes10
Crianas que trabalham mais cedo do que deveriam, correm srios riscos de sade e podem ter seqelas. Quatro milhes de crianas e adolescentes ainda trabalham no Brasil. Entre aqueles com 5.9 anos, esto 8%, isso representa em nmeros absolutos 123 mil crianas nessa faixa etria trabalhando. Trs acidentes graves de trabalho envolvem esses brasileirinhos a cada dia.

Desse modo, permanecem presas as famlias que as acolheram realizam servios de uma dona de casa e silenciam sobre tudo. Levam prematuramente uma vida de adulto trabalhando muitas horas dirias em condies prejudiciais sua sade em troca de habitao, alimentao, roupas e educao. Esta a face oculta da relao adoo de m f e trabalho escravo. No s implica uma infncia perdida, como interfere gravemente no desenvolvimento natural da criana, extensa a violao de seus direitos.

4 POSICIONAMENTO DOUTRINRIO SOBRE O TEMA

A doutrina no possui referenciais especficos sobre adoo de m f e trabalho escravo, o que se encontra em algumas bibliografias diz sobre filhos de criao e direito de famlia. Dentro desse aspecto, entende-se por analogia, a destinao de crianas explorao do trabalho domstico quando este se d pela adoo de m f. Sabe-se que adoo de m-f, abandono por esperana e trabalho escravo, apesar de ser um assunto assentado na antiguidade, est no presente trabalho sendo apresentado como uma nova vertente do trabalho escravo contemporneo, ainda no manifesto pela legislao
10

MENDES, Renato. Coordenador do Combate ao Trabalho Infantil da OIT no Brasil. O <globo.com/economia> acesso em 22/06/2012.

nem pelas comisses de erradicao do trabalho infantil. Representa outro vis envolvendo as prticas desumanas, contra a infncia. Em consideraes semelhantes segundo um relatrio das naes unidas em 1997, o trabalho domstico infantil se tornou uma das exploraes mais difundida e a menos pesquisada. Assim esclarece Carlos Nina11:
No Brasil a existncia do fenmeno da escravido contempornea foi reconhecida de modo oficial, embora suas diversas facetas no sejam bem compreendidas pela sociedade e, tampouco, motive debates acadmicos frequentes. A literatura sobre o tema no pas limitada.

Porm, as transformaes no quadro scio econmico e poltico brasileiro, e a expanso da pobreza, o desemprego, a desestruturao familiar tem representado uma alerta aos legisladores e aos doutrinadores a refletirem sobre novas formas de se pensar esse contexto e suas consequncias. fundamental contribuir para a conscientizao da sociedade atravs de novos entendimentos sobre as armadilhas da adoo ilegal, explorao de crianas dadas como filhos de criao, o abuso direto e o usufruto desses menores. Prtica comum entre a classe hegemnica e os desfiliados, vtimas da ruptura do elo societal.

5 O QUE SE TEM NA LEI PARA GARANTIR A PROTEO AS VTIMAS DESSA RELAO?

A sustentao legal que garante a proteo s vitimas dessa relao, no possui uma legislao especfica a Adoo de m-f e trabalho escravo, os dispositivos legais devem ser considerados de modo analgico. Uns so adequados a garantia de medida de proteo, outros nem tem aplicabilidade direta. Mas a legislao brasileira vem reconhecendo a necessidade de se adequar ao constante avano da humanidade, dos problemas sociais e das inovaes que ele nos traz. Assim pode-se notar como leis protetivas:

11

NINA, Carlos Homero Vieira. Escravido ontem e hoje. Aspectos jurdicos e econmicos. Carlos Homero Vieira Nina, Braslia, 2010. p.184.

10

BRASIL, Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988.

BRASIL, Braslia, DF. Lei n 8.069 de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criana e Adolescente. Dispe sobre normas de proteo a integridade da criana e adolescente.

BRASIL, Cdigo Penal. Decreto lei n 2848 de 07 de Dezembro de 1940. Senado Federal.

BRASIL, Decreto lei n 5.452 de 01 de maio de 1943, CLT, Consolidao das leis do Trabalho.

BRASIL, Braslia, DF CONATRAE, Decreto de 31 de julho de 2003. Comisso Nacional para erradicao do trabalho escravo.

BRASIL, Braslia, DF. CONAETI, Portaria n 365 de 12 de setembro de 2002. Comisso de erradicao do trabalho infantil.

BRASIL, Braslia, DF. GERTRAF, Decreto 1538, de 27 de junho de 1995. Grupo Executivo de represso ao Trabalho Forado e da outras providncias.

BRASIL, Braslia, DF. SITI, Sistema de informao sobre focos de trabalho infantil no Brasil.

BRASIL, Braslia DF, Lei 11.542, de 12 de Novembro de 2007. Institui o dia Nacional de combate ao trabalho infantil.

BRASIL, Braslia, DF. Decreto 6.481, de 12 de junho de 2008. Dispe sobre as piores formas de trabalho infantil.

BRASIL, Braslia, DF. Decreto 5.593, de 01 de dezembro de 2005. Regulamenta a contratao de aprendizes e d outras providncias. 11

BRASIL, Braslia, DF. Decreto 4.134 de 15 de fevereiro de 2002. Idade mnima de admisso do emprego.

BRASIL, Braslia, DF. Decreto 3597, de 12 de setembro de 2000. Dispe sobre a proibio das piores condies de trabalho infantil e ao imediata para sua eliminao.

BRASIL, Braslia, DF. Decreto 179, de 14 de dezembro de 1999. Aprova os textos da conveno 138 e da recomendao 146 da OIT sobre a idade mnima de admisso ao emprego, adotadas em junho de 1973 em Genebra.

BRASIL, Braslia, DF. Instruo normativa 77, de 03 de julho de 2009. Dispe sobre a atuao da inspeo e do trabalho no combate ao trabalho infantil, e a proteo e ao trabalhador adolescente.

BRASIL, Braslia, DF. Instruo normativa 54 de 20 de dezembro de 2009. Dispe sobre grupos especiais mveis de combate ao trabalho infantil e proteo ao adolescente trabalhador e das delegacias regionais do trabalho.

SO JOSE DA COSTA RICA, Pacto So Jose da Costa Rica, 22 de novembro de 1969. Ratificada pelo Brasil em 25 de setembro de 1992. Conveno americana de Direitos Humanos.

ESTADOS UNIDOS, ONU. Protocolo facultativo da conveno dos direitos das crianas. Assinado pelo Brasil em 28 de fevereiro de 2012. Viabiliza que denncias feitas pelas prprias crianas e adolescentes cheguem aos fruns internacionais.

BRASIL, OIT. Fundada em 1919, Agencia Especializada das Naes Unidas que busca a promoo da justia social e o reconhecimento internacional dos direitos humanos e trabalhistas. (No Brasil mantm representao desde 1950).

12

O Brasil signatrio dos mais importantes tratados sobre o trabalho forado e formas anlogas a escravido. Mesmo as medidas brasileiras tenham sido consideradas como um exemplo pela OIT, o pas no consegue se libertar das prticas da escravido contempornea. Por outro lado, ainda em muitos casos a legislao faz entender que a analogia no socorre a todas as circunstncias do ilcito temtico.

6 QUAIS AS DIRETRIZES DE REPARAO SO APRESENTADAS PELA LEGISLAO ATUAL?

No que se referem ao trabalho infantil, estabelecido na adoo de m f e trabalho escravo, as diretrizes de reparao apresentadas pela administrao governamental e asseguradas em lei, so declaraes de atuao tmida e eficcia inexpressiva, diante da gravidade emergencial do problema. No Brasil esto sendo criados alguns programas paliativos, que de modo insuficiente reparam os danos e em pouco cobem o trabalho escravo de crianas e adolescentes, so esses programas: Alm da bolsa escola, na qual os pais recebem uma quantia em dinheiro por cada criana mantida na escola, faz parte do programa bolsa famlia criado para apoiar as famlias mais pobres e garantir a elas o direito alimentao e o acesso a educao e a sade, visa incluso social. H tambm o PETI (programa de erradicao do trabalho infantil), o programa oferece a bolsa cidad, com o objetivo de recriar condies mnimas para que a famlia possa prover suas necessidades bsicas, e, complementar sua renda. Crianas e adolescentes retirados do trabalho precoce so inseridos nos programas PETI Esporte e Cultura, poltica de sade, bolsa famlia e poltica de educao. Compe tambm o PETI Frum Nacional de Preveno de Erradicao do trabalho infantil. O MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego) integrado ao PETI mantendo termos de cooperao tcnica, tem feito um enfrentamento ao trabalho infantil atravs de aes de rotina, com auditoria fiscal que permitem revelar e mapear os focos desse trabalho. Mas o trabalho infantil domstico, dar-se por meio de orientao ao pblico, plantes fiscais e aes de sensibilizao e encaminhamento de denncias aos rgos competentes. Por outro lado o MPT (Ministrio Pblico do Trabalho) tem como objetivo assegurar a garantia ao direito fundamental do no trabalho antes da idade mnima, bem como a 13

profissionalizao. Empenham-se em projetos de atuao concentradas com o objetivo de identificar averiguar e combater focos de explorao do trabalho de crianas e adolescentes. A COORDINFNCIA (coordenadoria nacional de combate explorao do trabalho de crianas e adolescentes). Foi criada pela portaria PGT 299, de 10 de novembro de 2000. Visa promover, supervisionar e coordenar aes contra as variadas formas de explorao do trabalho de crianas e adolescentes, dando tratamento coordenado no mbito do Parquet trabalhista. Quanto a CLT (Consolidao das Leis do trabalho), com intuito protetivo traz no capitulo IV, Da Proteo do Trabalho do Menor, conceitos, condies e a proibio do trabalho realizado por menores, com exceo da condio de aprendiz. Apesar de existir legislao que proba oficialmente esse tipo de trabalho, e mesmo os pais sendo oficialmente responsveis pelos filhos, no hbito dos juzes puni-los. Ainda a ao da justia aplica-se mais a quem contrata menor. Ministrio Pblico Federal denuncia12:
O Ministrio Pblico Federal (MPF) de Gois denunciou nesta quarta feira , dia 11 de Janeiro de 2012 , em ao penal justia Federal a Pastora W.F.M.B , por ter mantido em sua casa durante 19 meses em Goinia , uma criana Xavante de 14 anos , em condies anlogas de escrava .

Mario e Diana Corso13 cita:


Nem filhos, nem trabalhadores, talvez fosse melhor cham-los de criados. Essa prtica seria considerada em vias de extino, no fosse a revelao de uma verso trgica desse costume: A recente denuncia de uma empresaria de Goinia que submetia uma menina de 12 anos, sua filha de criao, a torturas e trabalho escravo.Seis outras vitimas se somaram a ela, contando com maus tratos infringidos pela mesma mulher. Ela afirmou que a amarrava, amordaava e feria a menina para educ-las.

No caso da adoo de m f imbuda da escravizao do menor em detrimento da servido domstica, no h conhecimento de nenhum projeto de lei especfico ou qualquer projeto direcionado exclusivamente a essas meninas vtimas de tal crime.

12

MINISTRIO PBLICO FEDERAL DE GOIS. Disponvel em <HTTP://www.estadao.com.br> acesso em: 08 ago. 2012. 13 Filha de criao. Psicanlise da vida cotidiana, <www.marioedianacorso.com/filhade_criacao> acesso em:23/06/2012.

14

Essas diretrizes de reparao em pouco ou nada auxiliam a classe pobre, contudo as condies oferecidas pelas polticas pblicas aprofundam-se na misria e na desordem da violncia social.

CONCLUSO

O presente estudo identificou questes jurdicas e econmicas relevantes na adoo de m f e trabalho escravo na atualidade. Foi possvel entender que o tema presente faz parte de um fenmeno histrico cultural ligado as relaes de poder da sociedade capitalista. Sedimentado pelo costume representa uma categoria de relacionamento econmico expresso na resignao da pobreza. conclusivo referente aos aspectos jurdicos, que o estabelecimento de legislaes e dispositivos estatais no promovem o fim da escravido. At porque, eles j existem e a sociedade continua penalizada com o fenmeno da escravido. visto a prioridade impar na busca de um crescimento econmico do pas, empenhado com as questes da criana e do adolescente. essencial melhorar os indicadores de bem estar econmico e social da famlia brasileira, combinar crescimento com distribuio de renda favorece a mitigao do fenmeno da adoo de m f, abandono por esperana e trabalho escravo. A pesquisa revela quantitativas diretrizes de reparao retidas em projetos de restrita divulgao e com prticas insuficientes diante da amplitude do problema. Previne-se o trabalho domstico de crianas uma das formas de explorao mais difcil de serem combatidas, as famlias acolhedoras encaram esse gesto como uma espcie de ajuda social, dissimulada no cuidar como se filho fosse. Desse modo considera-se que a estrutura angular do problema, o estudo nos esclarece: A investigao mostrou o arcabouo do Ncleo Duro, ou seja, formas invisveis, difceis de serem captadas dentro dessa relao. O trabalho domstico infantil subsidiado pela adoo de m f uma forma invisvel na concepo do Ncleo Duro, de difcil acesso do Ministrio Pblico, essa situao negativa tem respaldo legal na Constituio Brasileira; artigo 5, XI, a casa asilo inviolvel, considerando a exceo; salvo em flagrante delito ou desastre ou para prestar

15

socorro. A interveno do Ministrio Pblico continua dependente de denncia da populao que s ocorre quando a violncia deixa marcas. evidente: A existncia do fenmeno da Adoo de M F e o trabalho escravo percorre a histria da humanidade, ainda, a literatura no pas rarssima e no h motivao ao debate acadmico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AYRES, Lygia Santa Maria. Adoo: de menor a criana, de criana a filho. Curitiba: Juru, 2009. BARTHES. Roland. Mitologias. Rio de Janeiro. Bertrand, Brasil, 2001. CARVALHO, Jose Murilo. Cidadania no Brasil ao longo do caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. CASTEL, Robert. As metamorfoses da questo social. Petrpolis: Vozes, 1998. CICONTE, Enzo; Romani Dierpaolo. Traffico Digliesseri umani nell Italia Del XX secolo. Roma: Reunitti, 2002. CUNHA, Sandra M. Amarras e Armadilha da Instituio da adoo. Monografia (especializao em psicologia jurdica). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2001. DAHER, Marluce Pestana. Adoo nuncupativa. Jus navegandi. Teresina, ano 6, n 52, Nov. 2001. DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das famlias. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2007. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE, Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Centro de Documentao e Informao, Coordenao de publicaes. Braslia. 2004.

16

FILHA DE CRIAO. Psicanlise da vida cotidiana. www.marioedianacorso.com/filha-decriacao. FINLEY, Moses I. Escravido Antiga e Ideologia moderna. Tradio de Norberto Luiz Guarinello. Rio de Janeiro: Graal, 1991. FUSTEL, de Coulanges. Numa Denis, 1880-1889. A cidade antiga. Traduo de Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. So Paulo. Hermes, 1975. LENGELL, Tardy, Maurice. La Esclavitud Moderna. Traduzido por Jose Miguel Marcn. Barcelona: Edition Bellaterra, 2002. MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e criana abandonada na historia do Brasil. So Paulo: Cortez, 1997. MARTINS, Srgio Pinto. Comentrios CLT. So Paulo, Atlas. 2008. MARX, Karl. Teoria da mais Valia: Os fisiocratas: Reflexes acerca da formao e distribuio das riquezas: Turgot. So Paulo. Global, 1978 NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. So Paulo, Saraiva, 2008. NINA, Carlos Homero Vieira. Escravido, Ontem e hoje: Aspectos jurdicos e econmicos. Carlos Homero Vieira Nina, Braslia, 2010. OIT, Organizao Internacional do Trabalho. El Costo de La Coacin. Informe global con arreglo de al seguimento de La Declaracin de La OIT relativa a los principios y direchos fundamentales en el tabajo OIT, 2005. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Uma aliana global contra o trabalho forado Relatrio do seguimento da Declarao da OIT sobre princpios e direitos do trabalho 2005. Brasil: OIT, 2005 PASSETTI, Edson. Crianas carentes e polticas pblicas. IN: DEL PRIORE, Mary (org). Historia da criana no Brasil. So Paulo: Contexto, 1999.

17

VIANNA, Guaraci de Campos. Direito Infanto Juvenil: Teoria, prtica e aspectos multidisciplinares. Rio de Janeiro. Freitas Barros, 2004. OIT, www.oit.org.br/sites/all/foced-labour/brasil/projeto/documento.php.

18

Вам также может понравиться