Вы находитесь на странице: 1из 38

INSTITUTO DE REABILITAAO ESTTICA E EDUCAAO INTEGRADA ESCOLA TCNICA DE FORMAO PROFISSIONAL IREI CONSELHO DELIBERATIVO DO IREI

MODELO COMENTADO PARA ELABORAO DA MONOGRAFIA REFERENTE AO TCC DOS CURSOS TCNICOS DO IREI

PROF ELAINE GROPP

JOINVILLE 2012

NORMAS GERAIS PARA APRESENTAO DA MONOGRAFIA

1- O modelo nas pginas a seguir deve ser utilizado como base para o desenvolvimento da parte escrita dos trabalhos de TCC do IREI. Este dever ser adaptado ao tipo de pesquisa realizada e s demais particularidades de cada trabalho com a ajuda do orientador especfico. 2- O trabalho dever ser digitado com o uso de um computador em programa prprio para edio de textos. Recomenda-se para tal o Microsoft Office Word. 3- Com relao aos aspectos grficos do texto, solicita-se que se adotem as seguintes regras gerais: a) Uso de folha branca, tamanho A4, utilizada somente no anverso (frente). b) A pgina dever ser configurada com margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. No Microsoft Office Word 2003 isto poder ser feito atravs do menu Arquivo/Configurar pgina... (veja Figura 1). No Microsoft Office Word 2007 e 2010, acessar Layout de pgina/Margens/Margens personalizadas, ajustar as configuraes e selecionar Padro.

FIGURA 11 Tela do Microsoft Office Word que utilizada para definir as margens TELA DO MICROSOFT OFFICE WORD 2003 QUE UTILIZADA Figura PARA DEFINIR AS MARGENS DO DOCUMENTO do documento.

Nota: Os crculos vermelhos foram adicionados pela au tora para indicar os locais que devem ser modificados pelos estudantes.

Fonte: Microsoft Office Word verso 2003.

c) A fonte grfica dever ser do tipo Arial, de cor preta e no tamanho 12 para o texto comum do trabalho, sendo no tamanho 10 para citaes diretas com mais de 3 linhas; notas de rodap; contedo de tabelas e quadros; fontes, legendas e notas aps ilustraes (tabelas, quadros ou figuras no geral). Para formatar a fonte no Microsoft Office Word 2003, ir ao menu Formatar/Fonte... (veja Figura 2). No Microsoft Office Word 2007 e 2010, acessar o menu Incio/Fonte, ajustar as configuraes e selecionar Padro.

FIGURA 2 TELA DO MICROSOFT OFFICE WORD 2003 QUE UTILIZADA PARA FORMATAR A FONTE GRFICA E TORN-LA PADRO PARA TODO O DOCUMENTO

Fonte: Microsoft Office Word verso 2003.

d) O texto geral do trabalho dever ter alinhamento de pargrafo justificado na folha, exceto nas Referncias Bibliogrficas (alinhado somente margem esquerda) e no interior de tabelas e quadros (obedece regras prprias). e) Adotar o recuo de 1,25 cm na primeira linha dos pargrafos.

f) O espaamento entre linhas dever ser de 1,5, enquanto que o espaamento entre pargrafos dever ser regulado para 6 pontos (6 pt) depois (veja Figura 3). Porm, nas Referncias Bibliogrficas dever ser utilizado o espaamento simples entre linhas, deixando-se uma linha em branco entre elas para separ-las. No interior de tabelas ou quadros o espaamento simples tambm poder ser utilizado. Na Figura 3 mostrada a tela do Microsoft Office Word 2003 que utilizada para configurar os pargrafos e alterar os espaamentos. Esta acessada a partir do menu Formatar/Pargrafo.... No Microsoft Office Word 2007 e 2010, acessar o menu Incio/Pargrafo, ajustar as configuraes e selecionar Padro.

FIGURA 3 TELA DO MICROSOFT OFFICE WORD QUE UTILIZADA PARA


Figura 3 Tela do Microsoft Office Word que utilizada para formatar o

FORMATAR O ALINHAMENTO DO TEXTO E OS ESPAAMENTOS ENTRE LINHAS Edo texto e os espaamentos entre linhas e pargrafos. PARGRAFOS alinhamento

Nota: Os crculos vermelhos foram adicionados pela autora para indicar os locais que devem ser modificados pelos estudantes. Fonte: Microsoft Office Word verso 2003.

g) Cuidar para que o espaamento entre as palavras seja nico (utilizar a funo do editor de texto para visualizar as marcas de espaamento e tabulao).

No Microsoft Office Word 2007 e 2010, o cone encontra-se no menu Incio. h) A paginao dever ser feita no canto superior direito da folha, com algarismos arbicos e no mesmo tipo e tamanho da fonte utilizada no restante do trabalho. As pginas, a partir da folha de rosto, so contadas (a capa no contada), mas no so numeradas. i) O nmero da pgina dever aparecer somente a partir da primeira pgina da Introduo do trabalho. O presente documento j foi formatado para mostrar o nmero de pgina somente a partir da Introduo, bastando ao estudante modificar este nmero para adequ-lo ao seu trabalho (veja os itens 3 a 5 abaixo). No entanto, caso o aluno apague sem querer as configuraes (especialmente a quebra de seo que est inserida aps o sumrio), este dever ser capaz de refazer a paginao do documento. Para tal, utilizando o Microsoft Office Word 2003 (as verses 2007 e 2010 no funcionam muito bem neste procedimento), o estudante dever seguir os seguintes passos: 1) Considerar a folha de rosto como pgina 1 e contar as demais existentes at a primeira pgina da Introduo, para obter o nmero que corresponder a esta pgina. 2) Clicar com o mouse na linha seguinte da ltima linha escrita da ltima pgina do Sumrio, ir para o menu Inserir/Quebra.... Na caixa de dilogo que ir aparecer (Figura 4), clicar no item Prxima pgina e dar OK. Isto feito para se inserir uma quebra de seo no texto. A quebra de seo permitir inserir nmero de pgina somente nas em que este nmero deve ficar aparente. 3) Clicar com o mouse em qualquer local da primeira pgina da Introduo do trabalho, ir para o menu Inserir/Nmero de pgina... (Figura 5). Na caixa de dilogo que ir aparecer, clicar em Formatar.... 4) Na caixa de dilogo Formatar nmero de pgina (Figura 6), selecionar o item Iniciar em: e no campo escrever o nmero correspondente a primeira pgina da Introduo (por exemplo: 9). Em seguida, clicar em OK.

5) Na caixa de texto Nmero de pgina que voltar a aparecer (Figura 7), modifique se necessrio o campo Posio: para Incio da pgina (cabealho) e o alinhamento para Direita e clique em OK para finalizar. 6) No Microsoft Office Word (2007 e 2010), recomenda-se no apagar a configurao j realizada no texto (especialmente a quebra de seo aps o Sumrio), pois nestas verses do Word o que foi dito para a verso 2003 no funciona adequadamente. Se a formatao inicial no for alterada, pode-se simplesmente alterar o nmero que dever aparecer na primeira pgina da Introduo atravs do menu Inserir/Nmero de pgina/Formatar nmero, somente modifique, se necessrio, o nmero da pgina inicial na caixa iniciar em.

FIGURA 4 CAIXA DE DILOGO DO MICROSOFT OFFICE WORD 2003 QUE UTILIZADA PARA INSERIR QUEBRAS NO TEXTO

Nota: O crculo vermelho foi adicionado pela autora para indicar o local que deve ser selecionado pelos estudantes. Fonte: Microsoft Office Word verso 2003.

FIGURA 5 CAIXA DE DILOGO DO MICROSOFT OFFICE WORD 2003 QUE UTILIZADA PARA FORMATAR E INSERIR A PAGINAO NUM DOCUMENTO

Nota: O crculo vermelho foi adicionado pela autora para indicar o local que devem ser selecionado pelos estudantes. Fonte: Microsoft Office Word verso 2003.

FIGURA 6 CAIXA DE DILOGO DO MICROSOFT OFFICE WORD 2003 QUE UTILIZADA PARA INDICAR O NMERO A SER MOSTRADO NA PRIMEIRA PGINA NUMERADA DO DOCUMENTO

Nota: O crculo vermelho foi adicionado pela autora para indicar o local que devem ser selecionado pelos estudantes. Fonte: Microsoft Office Word verso 2003.

FIGURA 7 CAIXA DE DILOGO DO MICROSOFT OFFICE WORD 2003 QUE UTILIZADA PARA FORMATAR E INSERIR A PAGINAO NUM DOCUMENTO

Nota: Os crculos vermelhos foram adicionados pela autora para indicar os locais que devem ser modificados pelos estudantes. Fonte: Microsoft Office Word verso 2003.

j) Os ttulos das sees (ttulos de captulos) devem ser escritos na primeira linha da pgina e ser separados do texto que os sucede com uma linha em branco. Os ttulos das subsees do trabalho (ttulos secundrios, tercirios, etc) devem ser separados do texto que os precede ou sucede tambm com uma linha em branco. K) Os ttulos das sees e subsees do trabalho devero ser alinhados esquerda da pgina e ser precedidos de um indicador numrico (algarismo arbico) 8eqencial e progressivo. No utilizar nenhuma pontuao grfica aps o nmero e separ-lo do ttulo por um espao ou com uma marca de tabulao. No recebero numerao e devem ser centralizados na pgina, os ttulos referentes aos elementos pr-textuais (que vem antes da Introduo) e os ps-textuais (Referncias Bibliogrficas, Apndices e Anexos). Lembrar que nenhum ttulo recebe ponto final ao fim da sentena. l) O ttulo das subsees dever ficar sempre na mesma pgina em que a primeira linha de seu texto correspondente. m) Recomenda-se o uso de caixa alta (maisculas) e negrito para o destaque dos ttulos das sees (ttulos primrios). No caso das subsees, sugere-se o uso da caixa alta sem negrito. Os ttulos no sumrio devem ser escritos nos mesmos moldes.

n) No caso de ttulos com mais de uma linha, estes devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do ttulo. o) O ttulo de ilustraes deve aparecer na parte superior destas (acima da ilustrao), precedido da palavra designativa (FIGURA, QUADRO, TABELA), seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto (algarismo arbico), travesso e do respectivo ttulo. Ex:

FIGURA 1

FOTOGRAFIA PADRONIZADA DE ANTES DO INCIO DO TRATAMENTO DO CLIENTE X. Y. Z. (CASO 1)

p) Tambm no se utiliza o ponto final aps ttulos de figuras, quadros ou tabelas. q) obrigatrio citar aps a ilustrao a fonte de onde esta foi retirada (exceto quando for produo dos prprios autores). Aps a ilustrao, podem ser ainda apresentadas uma legenda e notas explicativas, quando for o caso. r) A ilustrao deve ser citada no texto que a precede e inserida o mais prximo possvel do trecho a que se refere. s) Se forem utilizadas siglas ou abreviaes no trabalho, na primeira vez em que aparecerem no texto, estas devero ser escritas entre parnteses na sequncia de sua descrio completa. Ex. ... conforme Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) .... t) Utilizar em toda a escrita, sujeito impessoal (terceira pessoa do singular) e verbo no tempo passado (entende-se que no momento da redao da monografia a pesquisa j foi concluda). u) Utilizar vocabulrio polido, tcnico e correto. Cumprir todas as regras de ortografia e gramtica da lngua Portuguesa. v) Apresentar adequadamente no texto as fontes originais das ideias oriundas de outros autores (fazer corretamente as citaes). No utilizar a mesma fonte para mais de 3 pargrafos na seqncia.

w) Somente admitido que no seja indicada a fonte quando os pesquisadores forem os autores originais do texto. Isto geralmente ocorre na: escrita do resumo, apresentao dos objetivos da pesquisa (ltimo pargrafo da introduo), descrio da casustica ou de metodologias desenvolvidas pelos prprios pesquisadores (quando usado um mtodo j descrito na literatura, indicar a fonte), apresentao e discusso dos resultados (se houver comparao dos resultados com os de outros estudos, os autores destes devem ser citados) e na escrita das consideraes finais. x) Evitar pargrafos muito longos ou muito curtos. y) Cumprir as regras metodolgicas bsicas para a escrita de nomes cientficos de plantas, animais, micro-organismos, outros; quando for o caso. 4- Os textos no Modelo escritos em quadros de orientao ou em letra com efeito itlico servem apenas para exemplificao e/ou orientao para o desenvolvimento de cada parte do TCC e, portanto, devero ser apagados ou substitudos pelos textos dos alunos (escrito sem itlico!!!).

INSTITUTO DE REABILITAAO ESTTICA E EDUCAAO INTEGRADA ESCOLA TCNICA DE FORMAO PROFISSIONAL IREI CURSO TCNICO DE .. TURMA....

ESCREVA O TTULO DO TRABALHO (LETRAS TAMANHO 12, MAISCULAS, EM NEGRITO E SEM PONTO FINAL) Subttulo (Se houver, a frase anterior deve terminar por : )

Orientaes: O ttulo deve ser especfico o suficiente e abranger o objetivo do trabalho, incluindo a delimitao de rea, tempo e amostra, quando for o caso. Aps o ttulo no se utiliza ponto final!

NOME DO ALUNO A NOME DO ALUNO B (se houver) Professor Orientador: Nome do Professor Professor co-orientador: Nome do Professor (se houver)

JOINVILLE 2012 (ano da apresentao oral)

NOME DO ALUNO A NOME DO ALUNO B

ESCREVA O TTULO DO TRABALHO (LETRAS TAMANHO 12, MAISCULAS, EM NEGRITO E SEM PONTO FINAL) Subttulo do trabalho (se houver, a frase anterior deve terminar por : )

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso Tcnico de Massoterapia e Esttica Aplicada da Escola Tcnica de Formao Profissional IREI - como requisito parcial obteno do ttulo de Tcnico em Massoterapia e Esttica Aplicada, sob a orientao especfica do Prof. Fulano de Tal e coorientao do Prof. Ciclano de Tal.

JOINVILLE 2012 (ano da apresentao oral)

Orientaes: Este item opcional. Espao para homenagear pessoas queridas na sua vida. No se intitula este item.

Texto Texto Texto

das das das

dedicatrias. Texto Texto das das dedicatrias. dedicatrias.

Texto Texto Texto

das das das

dedicatrias. dedicatrias.

dedicatrias. dedicatrias.

dedicatrias. Texto das dedicatrias.

Orientaes: Este item opcional. Espao para agradecer aos indivduos (familiares, professores, membros da comunidade, participantes do estudo, fornecedores de insumos, entre outros) que direta ou indiretamente colaboraram com a pesquisa.

AGRADECIMENTOS

Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos. Texto de agradecimentos.

Orientaes: Este item opcional. Espao para fazer uma citao cujo contedo o autor considere valoroso ou interessante aos propsitos do estudo. Este texto dever ser escrito em itlico e entre aspas. No se esquecer de apresentar o autor da citao, entre parnteses e com letras maisculas, aps o trmino da mesma.

Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe. Texto da epgrafe (ALBERT EINSTEIN).

RESUMO

Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Texto do resumo. Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3.
Orientaes:

a) b) c)

Este texto deve apresentar de forma concisa o estudo realizado (no deve exceder uma pgina); Deve ter de 150 (mnimo) a 500 palavras (mximo); O resumo deve apresentar uma breve introduo ao tema (salientando-se sua justificativa), o delineamento da pesquisa, os objetivos do trabalho, os mtodos, os resultados (eventualmente discutidos quando pertinente) e a concluso (ou consideraes finais) do estudo. Deve-se utilizar a mesma ordem em que as idias ou fatos so apresentados no texto integral;

d)
e) f)

Os tpicos do resumo no devem ser nomeados nem numerados; Recomenda-se escrever o resumo em um pargrafo nico, sem recuo da primeira linha e com espaamento de linhas simples; Deve ser composto por uma sequncia de frases concisas (evitar a repetio de frases inteiras do original, retirar todas as palavras desnecessrias), porm o texto deve ser compreensvel por si mesmo, sem necessitar de consulta ao original;

g) h)

Deve ser escrito em linguagem afirmativa e objetiva, com verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; Mesmo se houver alguma ideia extrada de outros autores (por exemplo, nas frases referentes introduo ou na discusso dos resultados), o texto do resumo no referenciado;

i)

Caso utilize contraes (smbolos, abreviaes ou siglas) no resumo, na primeira vez em que aparecerem no texto, estas devero ser escritas entre parnteses na sequncia de sua descrio completa. Quando se tratar de contrao de significado amplamente conhecido (ANVISA, ONG, IBGE, outras) ou de uso corrente (Ex: mL, mg, %, n, , , outros), a explicao do termo no ser necessria;

j)

Logo abaixo do resumo indicar as palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto. Como palavras-chave, podem ser utilizados termos nicos (ex: acne, hidratantes, pele) ou compostos (ex: acne roscea, hidratantes corporais, tipos de pele).

EXEMPLO DE UM RESUMO DE TRABALHO DE TCC:


RESUMO O consumo de bebidas alcolicas um dos principais problemas de sade pblica no Brasil. Pesquisas tm demonstrado que este vem aumentando entre os jovens. Atravs de um estudo observacional transversal, objetivou-se estimar a prevalncia do consumo excessivo de lcool em estudantes de xxxx da xxx. Para tal, aplicou-se a 125 acadmicos o questionrio padronizado AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test) e um questionrio adicional. A partir da anlise das pontuaes do AUDIT foi possvel classificar os acadmicos como pertencentes ao grupo A (com consumo excessivo) ou B (sem consumo excessivo). Todos foram tambm convidados a realizar exames laboratoriais para avaliao heptica (gama-glutamiltransferase - GGT) e hematolgica (volume corpuscular mdio dos eritrcitos - VCM). A anlise do AUDIT de 119 acadmicos (6 entregaram o questionrio em branco) possibilitou enquadrar 72,3% no GRUPO A e 27,7% no GRUPO B. Dos XX que realizaram os exames laboratoriais, 10 obtiveram resultado elevado de GGT e um apresentou alterao no VCM. Aqueles que apresentaram padro de consumo excessivo identificado pelo AUDIT e/ou alteraes nos testes laboratoriais foram orientados a procurar acompanhamento mdico. Os resultados apontam que h consumo excessivo de lcool entre os estudantes de XXX. Sugere-se que medidas sejam tomadas pela XXXX visando orientar os estudantes sobre os ricos do alcoolismo. Palavras-chave: AUDIT. Alcoolismo. Drogas de abuso.

LISTA DE TABELAS, QUADROS E FIGURAS

Tabela 1Tabela 2-

TTULO DA TABELA CONFORME APARECE NO TEXTO ........... 1 TTULO DA TABELA CONFORME APARECE NO TEXTO ........... 1

Quadro 1-

TTULO DO GRFICO CONFORME APARECE NO TEXTO ......... 1

Quadro 2 - TTULO DO GRFICO CONFORME APARECE NO TEXTO ......... 1

Figura 1Figura 2Figura 3-

TTULO DA FIGURA CONFORME APARECE NO TEXTO ............ 1 TTULO DA FIGURA CONFORME APARECE NO TEXTO ............ 1 TTULO DA FIGURA CONFORME APARECE NO TEXTO ............ 1

Orientaes: S fazer esta lista se tiver mais de 3 tabelas, quadros ou figuras no corpo do trabalho. So consideradas figuras: grficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, outros. Quando houver mais de 3 de um nico tipo (ex: 4 figuras; 5 quadros), fazer lista prpria em pgina exclusiva.

SUMRIO

INTRODUO................................................................................................... 1

2 2.1

REVISO BIBLIOGRFICA ............................................................................. 1 TTULO DO ASSUNTO A SER DESENVOLVIDO ............................................ 1

2.1.1 SUBTTULOS DOS ASSUNTOS (se necessrio).............................................. 1 3 3.1 MTODO E CASUSTICA ................................................................................. 1 DESCRIO DO CASO 1.................................................................................. 1 3.1.1 PROTOCOLO DE TRATAMENTO .................................................................... 1 3.2 DESCRIO DO CASO 2 ................................................................................. 1 3.2.1 PROTOCOLO DE TRATAMENTO .................................................................... 1 3.3 DESCRIO DO CASO 3 ................................................................................. 1 3.3.1 PROTOCOLO DE TRATAMENTO .................................................................... 1 4 RESULTADOS E DISCUSSO.......................................................................... 1 5 CONSIDERAES FINAIS ............................................................................... 1

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................ 1 APNDICES ................................................................................................................. 1 ANEXOS......................................................................................................................... 1

Outras orientaes sobre o sumrio: - Utilizar no sumrio a mesma formatao que foi usada para os ttulos no corpo do trabalho. - Se o PROTOCOLO DE TRATAMENTO for idntico para todos os casos, este no deve ser repetido. Neste caso, melhor apresent-lo num pargrafo do item CASUSTICA (veja pgina com exemplo no corpo do TCC) e eliminar os itens tercirios relativos ao PROTOCOLO DE TRATAMENTO.

INTRODUO

ORIENTAES: Embora aparea no incio do trabalho, a introduo a ltima a ser redigida, pois o autor necessita ter ideia da totalidade do trabalho para escrev-la. Na introduo, o leitor ter o primeiro contato com o trabalho, por isso, ela apresentada de tal forma que conduza motivao para a leitura e capte a ateno do leitor. Neste captulo, mostram-se as razes e justificativas para a realizao do trabalho, a importncia social do tema e sua contribuio para o avano do conhecimento cientfico e/ou o desenvolvimento pessoal ou profissional do estudante. Ao escrever a introduo do trabalho, o autor dever ordenar a informao da seguinte maneira: a) Escrever alguns pargrafos sobre o tema estudado a fim de apresentar o assunto ao leitor (O que foi pesquisado? Qual o assunto do trabalho?). b) Escrever alguns pargrafos apresentando o problema da pesquisa e a justificativa do trabalho (Em que a falta da informao obtida com este estudo poderia estar prejudicando a sociedade? O que levou os pesquisadores a decidirem por este tema e a adotarem a metodologia que adotaram? Qual era a opinio de outros autores sobre o tema na poca que decidiram escolh-lo como foco de pesquisa? Por que este tema mereceu ser pesquisado? Quem ser beneficiado com este estudo? Que contribuio este estudo d a sociedade? Que contribuio este estudo d cincia?). c) No ltimo pargrafo da introduo, apresentar os objetivos do estudo (Qual era a meta do estudo? Que hiptese foi testada?). Na escrita da justificativa importante que o autor apresente o estgio atual do tema. Assim sendo, deve buscar na literatura outros trabalhos semelhantes ao seu ou sobre o mesmo assunto e com resultados conflitantes a ponto de justificar a realizao de novos trabalhos para elucidar o tema. A inexistncia de outros trabalhos semelhantes, especialmente, dos realizados na populao alvo do estudo

em projeto (considerando espao geogrfico e tempo histrico) tambm pode ser apresentada como uma justificativa para a realizao do estudo. Poder ainda aparecer na justificativa em que grau este trabalho poder contribuir para o avano profissional do autor, pois o avano pessoal poder ser de grande importncia na qualidade do trabalho que este profissional desenvolver no futuro. O ltimo pargrafo da introduo deve apresentar os objetivos gerais do trabalho. Nos objetivos, o autor dever descrever o(s) propsito(s) do estudo, isto , as metas que pretendeu alcanar com o desenvolvimento da pesquisa. Os objetivos devem ser claros, precisos e bem formulados. O texto deve ser escrito no tempo passado e utilizando-se um verbo de ao no infinitivo (Ex: os objetivos desta pesquisa foram comparar..., objetivou-se aplicar..., A pesquisa foi realizada com o objetivo de diferenciar..., A fim de se avaliar a eficcia do tratamento tal, objetivou-se verificar a ao de...). Alguns outros exemplos de verbos que podem ser utilizados so: demonstrar, enumerar, classificar, analisar. Deve-se cuidar para que o verbo escolhido indique exatamente o que se pretende realizar, ou seja, no devem ser utilizados verbos que expressam uma ao de compreenso vaga ou muito subjetiva, como, por exemplo, observar, estudar, conhecer, entender, compreender.

Outras orientaes sobre a introduo: Referenciar todos os pargrafos cujo texto no seja de propriedade intelectual do autor da presente pesquisa. Evitar apresentar idias prprias em texto no referenciado, salvo na redao dos objetivos.

10

2 2.1

REVISO BIBLIOGRFICA ASSUNTO A SER DESENVOLVIDO (TTULO)

ORIENTAES: Nesta etapa do trabalho, o estudante dever apresentar o tema ao leitor. Para redigir a REVISO, o pesquisador dever consultar todas as referncias bibliogrficas que encontrar sobre o assunto pesquisado, analisar criticamente cada texto (e fonte) e realizar a citao somente dos que apresentarem inequvoco valor cientfico. Todos os pargrafos da reviso devero ser referenciados conforme as normas ABNT para citaes (NBR 10520). Os textos escolhidos devero ser lidos e as ideias principais resumidas em pargrafos na REVISO (citao indireta). No se aconselha cpia integral de pedaos de texto (citao direta) em trabalhos cientficos da rea da sade. Esta forma de citao s deve ser utilizada nos casos onde interessante transcrever a ideia exatamente como esta est na fonte consultada (por ex: transcrio de uma lei ou de parte de uma entrevista escrita).

DICAS PARA FAZER CITAES NO TEXTO

CITAO DIRETA: Transcrio textual de parte da obra do autor consultado. Este tipo de citao desaconselhvel para trabalhos na rea da Sade, mas pode ser utilizada em alguns casos.

Citaes com at 3 linhas: transcrever o trecho entre aspas:

Dermatite de contato uma erupo cutnea que se desenvolve em um local onde a pele esteve em contato direto com um irritante ou um alrgeno (BAUMANN, 2004, p. 36).

11

Conforme Baumann (2004, p. 36) a dermatite de contato uma erupo cutnea que se desenvolve em um local onde a pele esteve em contato direto com um irritante ou um alrgeno.

Citaes com mais de 3 linhas: transcrever o trecho com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (10) e sem as aspas:

Dermatite de contato uma erupo cutnea que se desenvolve em um local onde a pele esteve em contato direto com um irritante ou um alrgeno. A dermatite de contato por irritante (DCI) a forma mais comum e no exige a ocorrncia de uma resposta imune (BAUMANN & SILVA, 2004, p. 36).

Conforme Baumann e Silva (2004, p. 36) a dermatite de contato uma erupo cutnea que se desenvolve em um local onde a pele esteve em contato direto com um irritante ou um alrgeno. A dermatite de contato por irritante (DCI) a forma mais comum [...].

CITAO INDIRETA: texto baseado na obra do autor consultado. Considerada a forma mais adequada para produo cientfica na rea da Sade:

A erupo cutnea denominada dermatite de contato provocada pela exposio da pele a substncias irritantes ou alergenas (BAUMANN et al., 2004).

Conforme Baumann e col. (2004), a exposio da pele a substncias irritantes pode ser uma das principais causas do desenvolvimento da dermatite de contato.

OUTROS EXEMPLOS DE CITAES INDIRETAS:

12

Autores includos na sentena: Conforme Silva (2002), a acne ... De acordo com Souza e Furtado (2010), no possvel tratar a celulite... Segundo Freitas e col. (2008), o melhor tratamento ... Os resultados obtidos por Varella e col. (2007) e por Simes e col. (2011) indicaram que... Em desacordo ao que foi proposto por Guimares (2009), Carvalho e col. (2010) e Pereira e col. (2011), o presente estudo demonstrou que....

Autores indicados aps o trmino da sentena ou do pargrafo: O uso de plantas medicinais remonta ao incio da civilizao (STASI, 2008; FURTADO e SOUZA, 2010; SILVA et al., 2011). A berinjela possui entre seus constituintes os flavonides (CORREA, 2010), os sais minerais (SIMES et al., 2011) e algumas enzimas (SANTOS et al., 2011). A berinjela possui entre seus constituintes os flavonides, sais minerais e algumas enzimas (CORREA, 2010; SANTOS et al., 2011 e SIMES et al., 2011).

OUTRAS ORIENTAES: Quando se encontram ideias semelhantes ou complementares em fontes com autores diferentes, pode-se criar um pargrafo agrupando estas ideias e ao final citar todos os autores consultados em ordem cronolgica (do mais antigo para o mais atual) ou alfabtica (se as publicaes forem todas do mesmo ano). No aconselhvel o uso de citaes de fontes muito antigas (com mais de 5 anos), pois as mesmas podem estar desatualizadas.

13

2.1.1 SUBTTULOS

Utilizar quando quiser abordar com mais profundidade um assunto dentro de um tema mais amplo. Os subttulos servem para organizar o texto, mas devem ser utilizados com parcimnia, ou seja, na medida certa. O excesso de subttulos torna o texto confuso e prejudica a compreenso do todo.

14

MTODO E CASUSTICA

ORIENTAES: Neste item, dever ser indicado como as informaes foram obtidas e trabalhadas no estudo. Ter em mente que esta descrio dever permitir a reproduo fiel do trabalho por outros pesquisadores. Nesta sesso o autor dever detalhar: a) O delineamento da pesquisa ou tipo de estudo que foi realizado (Ex.: Realizou-se um estudo observacional tipo relato de caso; Trata-se de um relato de caso). b) Onde foi feita a pesquisa: citar cidade, nome e localizao da clnica ou do local onde os experimentos foram executados. Ter em mente que o local deve ser apropriado e estar legalmente autorizado (alvar sanitrio) para a execuo dos procedimentos previstos. Deve tambm ser indicado o nome do responsvel tcnico ou supervisor que acompanhou os estudantes na execuo dos procedimentos (legalmente, estes s podem atuar sob a superviso de um profissional j formado); c) Quando foi feita a pesquisa: citar data de incio e fim da coleta de dados ou da realizao dos procedimentos. Em alguns tipos de estudos, basta citar o ms ou o ano. (Ex.: a pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2011, de janeiro a maro de 2010, entre os dias 22/06/2011 e 30/07/2011, do dia 10/02 a 05/04/2011). d) A populao alvo do estudo (descrio do conjunto completo de pessoas com determinada caracterstica, tambm chamado de universo de estudo) e a amostra (subconjunto do total). A descrio da amostra (tambm chamada de n da pesquisa) deve incluir: o nmero de indivduos participantes, suas caractersticas clnicas (Ex.: com doena tal em grau x), demogrficas (Ex.: sexo, idade, etnia), temporais (Ex.: que realizaram tratamento Y no perodo tal), geogrficas (Ex.: provenientes do local Z), dentre outros. e) Critrios ticos adotados na pesquisa: indicar que a pesquisa s foi realizada aps os participantes formalizarem sua concordncia atravs da assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

15

f) Como foi realizada a pesquisa (descrio detalhada dos mtodos, recursos, equipamentos, produtos comerciais, modo de preparo de insumos caseiros, protocolos de atendimento, outros). No caso de produtos comerciais, apresentar a marca, lote, composio (evidenciar princpios ativos e mecanismo de ao). No caso de uso de matria prima vegetal ou animal, indicar nome cientfico da espcie (ex: Vitis vinifera L.) e a variedade (ex: uva escura da variedade Nigara), forma de obteno (ex: comprada em supermercado, colhida da horta X no perodo da manh, outros), as quantidades utilizadas (ex: No preparo do creme de uva, utilizou-se 100 mg da uva moda tal em 200 mL de leite de cabra da marca tal); g) Como a ocorrncia do fenmeno observado foi provada ou o fenmeno foi medido (ex: fotos padronizadas dos momentos antes e depois do tratamento, medida da circunferncia da cintura, respostas dos indivduos a questionrios de satisfao, testes laboratoriais, outros);

MODELO PARA REDAO:

Este trabalho constitui-se de uma pesquisa do tipo relato de caso, que foi realizada entre os meses de tal a tal de 2011, na clnica de esttica TAL (ou em sala de procedimento adequada para realizao de protocolos de massoterapia e esttica), localizada na cidade de Joinville/SC. Este estudo foi supervisionado pelo fisioterapeuta (citar a profisso do supervisor ou do orientador) FULANO DE TAL, responsvel pela clnica (ou pelo local onde foi realizado o estudo). Participaram do estudo, aps assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Modelo no Apndice A), X indivduos, sendo Y mulheres e W homens. Todos os indivduos apresentavam quadro de acne generalizada (citar o problema principal que foi comum a todos). No item casustica (mais adiante), so apresentadas as caractersticas individuais de cada caso. Os indivduos foram tratados com creme caseiro a base de mel (marca TAL) e sementes de uva escura variedade Merlot (citar nome cientfico da uva utilizada aqui).

16

creme

utilizado

foi

preparado

moendo-se

20

gros

de

uva

(aproximadamente xx mg), dos quais extraiu-se a semente, que foi adicionada e em seguida misturada a 50 mg de mel... (descreva o procedimento de forma que este possa ser repetido por qualquer pessoa no futuro). Os princpios ativos responsveis pela ao so.... (descrever quais so e como agem). OBSERVAO IMPORTANTE: se foi utilizado um produto comercial na pesquisa (creme, loo cosmtica, etc) como objeto de estudo (ex: para ver se o creme tal funciona ou no), citar no trabalho as especificaes deste produto (tipo, constituio, princpios ativos e sua ao), mas no citar a marca (exceto se houver autorizao do fabricante para a realizao do trabalho). Se o produto for coadjuvante de um tratamento, mas no for o objeto do estudo (ex: a pesquisa esta avaliando se a massagem feita de um jeito d resultados melhores que a feita de outro jeito, mas para realizar ambos os procedimentos escolheu-se o gel da marca tal como deslizante), deve-se citar as especificaes do produto (tipo, constituio, princpios ativos e sua ao), a marca e o lote utilizado. O efeito (reduo da acne... descrever o efeito ou resultado que era esperado) foi analisado observando-se fotos padronizadas do rosto dos clientes (ou do local x do cliente...) do momento antes e depois do tratamento.... Explicar como o efeito foi medido, avaliado ou verificado pelos pesquisadores!!! Se usar foto, descrever como esta foi feita, marca da mquina fotogrfica, lente utilizada, recursos utilizados (citar as regulagens da cmera utilizadas), iluminao do local (solar, artificial? Cuidar para ser padro nas fotos do antes e do depois!!!!). OBS: inclinao da mquina na hora da foto altera o resultado, melhor sempre utilizar trip ou um apoio; a distncia entre a mquina e o objeto fotografado tambm deve ser padronizada; o fundo utilizado deve ser sempre o mesmo.

3.1

DESCRIO DO CASO 1

Trata-se de Mulher (M. R. S.), com xxx anos, casada (citar se for pertinente), sedentria ... (citar os dados e informaes que possui da paciente). Aps realizao de avaliao fsica, verificou-se que ela apresentava xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Observou-se ainda que a mesma no tinha

17

contraindicao para a realizao do tratamento esttico ou massoteraputico que lhe foi indicado.

3.1.1 PROTOCOLO DE TRATAMENTO

O protocolo adotado no tratamento da cliente M. R. S. encontra-se descrito no quadro 1. O tratamento iniciou no dia 12/11/2011 e finalizou no dia 30/11/2011, totalizando 4 sesses realizadas com 1 hora de durao cada. No dia 25/11/2011, a paciente faltou na sesso

Quadro 1 - PROTOCOLO DE TRATAMENTO DA CLIENTE M. R. S.


DATA Procedimento x (descreva) Procedimento y (descreva) Procedimento z (descreva) Procedimento k (descreva)

12/11/2011 18/11/2011 22/11/2011 25/11/2011 30/05/2011

X -X -X

X X X -X

X X --X

X ---X

Nota: o trao indica que o procedimento no foi realizado.

SEGUIR O MESMO ESQUEMA PARA OS DEMAIS PARTICIPANTES DO ESTUDO

18

RESULTADOS E DISCUSSO

ORIENTAES Redigir aqui os resultados encontrados, a evoluo clnica dos casos analisados e outras informaes interessantes obtidas na pesquisa. Relatar e analisar os dados obtidos na mesma ordem em que foram relatados na seo de Mtodo e Casustica. O texto deve sempre ser escrito na terceira pessoa do singular. Por mais pessoais que tenham sido os resultados obtidos, no devem ser empregadas construes como "procuramos demonstrar que..." ou "meus resultados sugerem que...". Os resultados podem ser apresentados em tabelas, quadros ou figuras, desde que de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT. Para discutir os resultados, o pesquisador deve apresentar (com texto impessoal!!!) sua opinio sobre as razes que levaram a obteno dos resultados, ou seja, tentar explicar ou sugerir motivos de, por exemplo: por que no cliente x o tratamento pareceu ser mais eficaz que no cliente y?, por que o indivduo que fez uma sesso de massagem a mais teve um resultado mais satisfatrio?, por que na pessoa com grau de alterao maior da doena x os resultados pareceram ser mais pronunciados, por que o tratamento no surtiu o efeito esperado, o que poderia explicar o fato de o efeito ter sido diferente do observado em outros estudos, em que os mtodos da pesquisa poderiam ser melhorados para se obter resultados mais conclusivos, entre outros. extremamente recomendvel que se discutam os resultados encontrados, comparando-os com os de outros estudos semelhantes (citar normalmente as referncias utilizadas nas frases oriundas de outros autores). Nesta seo, tambm podem ser colocadas as dificuldades tcnicas encontradas e as formas como se contornaram os problemas. No utilize neste captulo frases como: diferena foi significativa (s pode ser utilizada se fizer anlise estatstica), os resultados comprovam ou inferem que (1,2,3 casos no comprovam absolutamente NADA, pois a amostra muito pequena

19

e inferncia s possvel com estatstica. Prefira: os resultados sugerem, aparentemente indicam, parecem apontar). OBS: Em pesquisa, no existe resultado bom ou ruim. A no ocorrncia do efeito esperado um resultado to importante quanto a sua ocorrncia!!!! Jamais manipule os resultados para que estes se adquem aos seus interesses, pois alm de desonesto, pode ser perigoso!!!! Por outro lado, cabe ao leitor a deciso sobre o impacto dos resultados do trabalho redigido. Deve-se evitar o uso de termos muito enfticos, como "sensacional" ou "espetacular", ou superlativos, como "preciosssimo" ou "importantssimo". Da mesma forma, no se deve empregar letras maisculas com a finalidade de se destacar determinadas palavras. Se os resultados do trabalho no forem satisfatrios, no ser uma redao tendenciosa que os tornar mais valiosos.

20

CONSIDERAES FINAIS

ORIENTAES Apresentar a recapitulao sinttica dos resultados obtidos. importante que se incluam recomendaes e/ou sugestes para trabalhos futuros, assim como, o ponto de vista do autor do trabalho sobre a importncia dos resultados obtidos. Aqui tambm podero ser ressaltadas as limitaes do trabalho em funo dos obstculos que no puderam ser superados.

21

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ORIENTAES Constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. As referncias so apresentadas em ordem alfabtica pelo sobrenome do autor. Utilizar a NBR 6023:2002 como base para a redao deste item. Cuidar com a padronizao das referncias, e com a pontuao das frases (pontos, vrgulas, espaos, etc). Lembrar que aqui o espaamento entre linhas e pargrafos simples (no 1,5!!!) e deve-se pular uma linha para separar as referncias entre si. O alinhamento aqui no justificado (alinhar o texto esquerda!!!). O uso de sites de internet como fonte ser permitido desde que as pginas utilizadas apresentem o autor e o texto tenha o mnimo de rigor cientfico (textos com bibliografia, de autores qualificados). Sugere-se como fonte de pesquisa: pginas de internet de rgos federais, universidades, institutos de pesquisa, revistas cientficas, rgos de divulgao de informao acadmica para determinados profissionais (Ex: Associao Brasileira de Dermatologia, Associao Brasileira de Cosmetologia, entre outras). No utilize fontes suspeitas do ponto vista cientfico como o wikepedia, blogs, sites comerciais de produtos ou de empresas, sites populares ou de comunidades virtuais, dentre outros. Uma boa fonte de busca de textos cientficos na internet o Google Acadmico (abra a pgina do GOOGLE, na aba superior clique em mais... e no menu de opes clique em Acadmico). OBS: Todas as referncias citadas no texto devem estar apresentadas aqui, ento recomendvel que confiram antes de encaminhar o trabalho para a avaliao da banca (alguns avaliadores pegam pesado neste quesito!!!).

REGRAS E EXEMPLOS DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS LIVROS, MANUAIS, GUIAS, ENCICLOPDIAS, DICIONRIOS, TRABALHOS ACADEMICOS (MONOGRAFIAS, TESES, DISSERTAOES)

22

AUTORES. Ttulo. Edio. Local: Editora, ano publicao. FONSECA, A. F.; PRISTA, L. N. Manual de teraputica dermatolgica e cosmetologia. 1. ed. So Paulo: Roca, 2000. PRUNIRAS, M. (Diretor). Manual de cosmetologia dermatolgica. 2. ed. So Paulo: Andrei, 1994. NEVES, D. P. (Coord). Parasitologia Humana. 11. ed. So Paulo: Atheneu, 2010. ARTIGOS EM PERIDICOS AUTORES. Ttulo do artigo. Nome da Revista, Local (?), volume, nmero, pgina inicial-final, ano da publicao. ABRAHAM, L. S.; MOREIRA, A. M.; MOURA, L. H.; DIAS, M. F. R. G.; ADDOR, F. A. S. Tratamentos estticos e cuidados dos cabelos: uma viso mdica (parte 2). Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 1, n. 4, p. 178-185, 2009. SINGLETON, V. L.; ROSSI, J. A. Colorimetry of total phenolics with phosphomolybdic-phosphotungstic acid reagents. Am. J. Enol. Vitic., n. 16, p. 144158, 1965. LEGISLAO JURISDIO (se norma, cabealho da entidade). Ttulo (com numerao, data e dados da publicao). Onde foi publicado (Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Cdigo Civil, Coleo de Leis da Repblica Federativa do Brasil), Local da publicao (Cidade, Estado), volume, nmero, seo, pgina inicial-final, data da publicao. BRASIL, Congresso Nacional. Cdigo de Defesa do Consumidor: Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, publicada em 12 set. 1990, retificada em 10 jan. 2007. DOCUMENTO EM MEIO ELETRONICO (INTERNET)

23

ACRESCENTAR AO FINAL DA REFERNCIA O ENDEREO ELETRNICO E A DATA DE ACESSO. LIVRO ON LINE: FONSECA, A. F.; PRISTA, L. N. Manual de teraputica dermatolgica e cosmetologia. 1. ed. So Paulo: Roca, 2000. Disponvel em: <http://www.livrosonline.com.br>. Acesso em: 10 fev. 2002. ARTIGO ON LINE: ABRAHAM, L. S.; MOREIRA, A. M.; MOURA, L. H.; DIAS, M. F. R. G.; ADDOR, F. A. S. Tratamentos estticos e cuidados dos cabelos: uma viso mdica (parte 2). Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 1, n. 4, p. 178-185, 2009. Disponvel em: <http://www.surgicalcosmetic.org.br/public/artigo.aspx?id=40>. Acesso em: 20 out. 2010. TEXTO ON LINE: OLIVEIRA, E.; SANVITTO, G.; GUS, P.; ZELMANOWICZ, R. U. Acne. ABC da Sade. Disponvel em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?8>. Acesso em: 18 jul. 2010.

24

APNDICES
ORIENTAES Produo do autor. Fotos (ou outras figuras), tabelas ou quadros muito grandes para serem colocados no texto podem ser apresentados aqui.

APNDICE A - MODELO DE TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Eu, _______________________________________________________, consinto total e livremente participar do estudo intitulado:

atravs

do

presente,

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Foi-me apresentado e tomei conhecimento do contedo bsico deste trabalho, o qual consiste na XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXX (descrever os objetivos ou metas do trabalho). Fui informado(a) que os riscos de minha participao neste estudo consistem na possibilidade de ocorrer .... (descreva os possveis riscos). Enquanto, os benefcios que terei com este estudo sero (descrever os benefcios). Sei tambm que as informaes obtidas atravs de minha participao nesta pesquisa no podero ser utilizadas para qualquer outro fim que no os explicitados no Projeto deste estudo, dos quais j estou ciente. Terei ainda, direito total e irrestrito ao anonimato, sendo que meus dados pessoais no podero ser divulgados em nenhum momento pelos pesquisadores. Tambm me foi explicitado que no terei custos, nem remunerao de qualquer natureza para participar do trabalho. No fui coagido ou obrigado, em hiptese nenhuma, a concordar com a participao neste estudo e poderei retirar o meu consentimento a qualquer tempo, sem que isso me traga qualquer dano. Ateno: Sei que minha participao em qualquer tipo de pesquisa voluntria e que qualquer material biolgico que venha a ser retirado de meu corpo no poder ser utilizado para fins genticos. Se tiver dvidas, poderei procurar o Prof. FULANO DE TAL (se tiver orientador, caso no tenha, colocar o nome do(s) aluno(s) nos fones (41) xxxx-xxxx e (41) xxxx-xxxx. Joinville, _____/____/_____.

ASS do aluno 1 Nome do aluno 1 RG e CPF do aluno 1

ASS do aluno 2 Nome do aluno 2 RG e CPF do aluno 2

ASS do participante Nome do participante RG e CPF do participante

ASS do OE Nome do OE RG e CPF do OE

25

ANEXOS ORIENTAES Item opcional. Informao no produzida pelo autor, grande demais para ser colocada no texto, porm importante o suficiente para constar no trabalho. Todo anexo deve conter a fonte!!!

Вам также может понравиться