Вы находитесь на странице: 1из 2

EXERCCIOS ATOS ADMINISTRATIVOS

5.

1.

(ESAF/EPPGG/MPOG) O ato administrativo discricionrio tem por limite a) A conscincia do administrador. b) Os costumes administrativos. c) A norma legal. d) Os critrios de convenincia e oportunidade. e) A deciso do juiz quanto ao mrito do ato. (ESAF/Analista de compras Recife) O ato administrativo que contenha vcio insanvel de legalidade, a) Deve ser anulado, com efeito retroativo. b) Pode ser revogado, respeitado o direito adquirido. c) Pode ser anulado, respeitado o direito adquirido. d) Pode ser anulado, com efeito ex nunc. e) Pode ser revogado, com efeito retroativo. (IADES Analista PGDF 2011 adaptado) O direito da Administrao de anular quaisquer atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados. 8. (FCC- Analista TRF 2011) A Administrao Pblica exonerou ad nutum Carlos, sob a alegao de falta de verba. Se, a seguir, nomear outro funcionrio para a mesma vaga, o ato de exonerao ser a) legal, pois praticado sem vcio, e regular porque o cargo estava vago. b) legal, por se tratar de ato discricionrio, pautado por razes de convenincia e oportunidade da Administrao. c) ilegal por vcio quanto ao motivo. d) legal, pois detm mero vcio de objeto,o qual nem sempre acarreta sua invalidao. e) ilegal por vcio de finalidade.

2.

(CESPE Analista PREVIC 2011 adaptado) A respeito dos atos administrativos, julgue os itens seguintes. 1. As certides e os atestados emitidos pela administrao pblica possuem presuno de veracidade, razo pela qual no podem ser anulados de ofcio pelo Poder Judicirio. 2. Com fundamento no atributo da autoexecutoriedade, a administrao pblica pode apreender mercadorias ou interditar estabelecimento comercial sem autorizao prvia do Poder Judicirio. (CESPE Analista PREVIC 2011) Os atos normativos editados pelo Poder Executivo, por sua prpria natureza, esto sujeitos exclusivamente ao controle do Poder Legislativo, no podendo ser invalidados pelo Poder Judicirio. (CESPE Analista MPU 2010) Como conseqncia do princpio da presuno de legalidade, as decises administrativas so de execuo imediata, at mesmo aquelas com possibilidade de gerar obrigaes para o particular. (ESAF/AFC/SFC) O ato administrativo pode apresentar diversos vcios. Tratando-se de vcio relativo ao sujeito, temos que, quando o agente pblico extrapola os limites de sua competncia, ocorre: a) Desvio de poder b) Funo de fato c) Excesso de poder d) Usurpao de funo e) Desvio de finalidade (ESAF/AFC/STN adaptado) Quando o motivo for um aspecto discricionrio do ato administrativo, ainda que expressamente indicado pela administrao pblica para a prtica de determinado ato, no estar passvel de controle pelo poder judicirio.
Seleo e elaborao: Prof. Sidney Amorim

10. (ESAF/PFN) A remoo de ofcio de servidor pblico como punio por algum ato por ele praticado caracteriza vcio quanto ao seguinte elemento do ato administrativo: a) Motivo b) Forma c) Finalidade d) Objeto e) Competncia 11. (ESAF/APO/EPPGG-MPOG adaptado) A auto-executoriedade consiste em atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. 12. (ESAF/TRF) O mrito aspecto do ato administrativo que, particularmente, diz respeito a) convenincia de sua prtica. b) A sua forma legal. c) A sua motivao ftica. d) Ao princpio da legalidade. e) Ao poder vinculado 13. (CESPE/ Analista STM 2010) No mbito do processo administrativo, um rgo e seu titular podem, se no houver algum impedimento legal, delegar parte de sua competncia a outros rgos ou titulares, devendo, tanto o ato de delegao quanto sua eventual revogao, ser publicado em meio oficial. 14. (ESAF/ Fiscal do trabalho 2009) A convalidao de ato administrativo decorre de certos pressupostos. No se inclui entre estes pressupostos: a) No acarretar leso ao interesse pblico. b) No causar prejuzo a terceiros. c) O defeito ter natureza sanvel. d) Juzo de convenincia e oportunidade da autoridade competente. e) Autorizao judicial quando se tratar de matria patrimonial.

6.

7.

3.

4.

9.

15. (IADES/ Analista Jurdico 2010) Assinale a alternativa correta quanto ao tema atos administrativos. a) Ato administrativo o ato jurdico que concretiza o exerccio da funo administrativa. b) A administrao pblica deve usar de sua supremacia de poder pblico para a execuo de ato administrativo. c) Os atos administrativos devem ser classificados apenas em atos discricionrios que possuem todos os seus requisitos definidos em lei. d) A auto-executoriedade torna possvel que a administrao execute imediatamente o ato administrativo, independente de ordem judicial. 16. (CESPE/ Analista CORREIOS 2011) A revogao de ato administrativo privativa da administrao que o praticou e somente produz efeitos prospectivos, visto ser o ato revogado vlido. 17. (ESAF/ Auditor SFC 2009) Decorrente do poder hierrquico na Administrao, afigura-se a questo da competncia administrativa e sua delegao. Sobre o tema correta afirmar, exceto: a) A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo nos caos de delegao e avocao legalmente admitidos. b) Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte de sua competncia a outros rgos e titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. c) A edio de ato de carter normativo no pode ser objeto de delegao. d) A deciso de recursos administrativos pode ser objeto de delegao. e) O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados em meio oficial.

18. (CESPE/ Analista CORREIOS 2011) Em uma situao de deciso, a possibilidade de o agente pblico adotar mais de um comportamento, de acordo com a tica da convenincia e da oportunidade, caracteriza a discricionariedade administrativa. 19. (CESPE/ Procurador Estado-PB 2009) A respeito dos atos administrativos, julgue os itens subsequentes. I. ato perfeito aquele que teve seu ciclo de formao encerrado, por ter esgotado todas as fases necessrias sua produo. II. ato consumado o que j produziu todos os seus efeitos. III. Ato pendente aquele que, embora perfeito, est sujeito a condio ou termo para que comece a produzir efeitos. IV. ato imperfeito o que apresenta aparncia de manifestao de vontade da administrao pblica, mas que no chegou a aperfeioar-se como ato administrativo. Esto certos os itens a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) I, II e III 20. (CESPE/ Analista CORREIOS 2011) A motivao do ato administrativo, isto , da declarao por escrito dos motivos que determinaram a prtica do ato, constitui, em qualquer situao, elemento obrigatrio para a prtica do ato, sob pena de nulidade, que, se declarada, ter efeitos, ex tunc. 21. (CESPE/ Analista CORREIOS 2011) Em regra, o ato administrativo goza da presuno de legitimidade, mas, caso esteja inquinado com mcula insanvel e dele tiverem decorridos efeitos favorveis a seus destinatrios, a administrao ter o direito de anul-lo no prazo decadencial de cinco anos.
Seleo e elaborao: Prof. Sidney Amorim

22. (CESPE/ Analista CORREIOS 2011) Considerando-se a possibilidade de convalidao do ato administrativo eventualmente viciado, correto afirmar que os efeitos da convalidao retroagem data do ato convalidado. 23. (ESAF/ APO / EPPGG MPOG 2009 adaptado) Entre os elementos do ato administrativo, encontra-se a finalidade a qual o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo. 24. (ESAF/ Auditor Fiscal STN 2009) A convenincia e a oportunidade de realizao dos atos constituem o mrito administrativo, presente nos atos vinculados e passvel de controle pelo poder judicirio. 25. (FCC/ Tcnico Adm. SP adaptado) A smula 473 do STF, assim dispe: A administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Da decorre que: a) A revogao dos atos administrativos pela Administrao depende de prvia apreciao judicial. b) Apenas a Administrao pode anular atos administrativos. c) A apreciao judicial de revogao dos atos administrativos se d quanto aos aspectos de convenincia e oportunidade. d) A anulao dos atos administrativos pela Administrao no depende de manifestao judicial, prvia ou posterior. e) No se caracterizam direitos adquiridos a partir de atos administrativos tidos por inconvenientes ou inoportunos.

GABARITO: 1c, 2A, 3F, 4c, 4FV, 6F, 7V, 8c, 9F, 10c, 11V, 12a, 13V, 14e, 15c, 16V, 17d, 18V, 19e, 20F, 21V, 22V, 23F, 24F, 25d.

Вам также может понравиться