Вы находитесь на странице: 1из 20

1 DEFINIO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Primeiro bom lembrar que em todo projeto existem suas fases, no caso de uma implementao

ao do SAP R/3 so estas: 1 Preparao do Projeto Trata do planejamento e preparao inicial para o projeto em questo. 2Business Blueprint documentao dos requerimentos dos processos e negocios da empresa 3 Realizao Implementao do negocio e dos requerimentos e processos da empresa, ou resumindo, parametrizao do sistema 4 Preparao Final Preparao dos manuais de treinamento para o usuario final, testes integrados e de interfaces e relatorios da empresa 5 Go Live / Inicio de Produo E a hora em que o sistema entra em operao/produo e suporte continuo ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Definir a estrutura organizacional esta entre as tarefas mais importantes na implantao do SAP e para o seu correto funcionamento a estrutura est entre as trs bases importantes para o modulo de Vendas e Distribuio. A formao da estrutura organizacional deve ser minuciosamente estudada e definida rigorosamente, pois dela sero gerados os documentos de vendas e relatorios de extrema importancia para a empresa. Utilizando se do organograma acima (apenas como um rude exemplo), podemos ter como a definio de "Organizao de Vendas, Canal de Distribuio e Setor de Atividades". Client = Empresa (cnpj) Organizao de Vendas: (no caso a filial) Organizao de vendas 01= Filial (ex: Compania So Paulo) Organizao de vendas 02= Filial (ex: Compania Rio de Janeiro) Canal de Distribuio: (como sera feito a venda/negociao dos produtos desta empresa)

Canal de Distribuio 01: Vendas por Atacado Canal de Distribuio 02: Vendas por Varejo Canal de Distribuio 03: Vendas de Servios Canal de Distribuio 04: Vendas por Ecommerce Setor de Atividades: (o que a empresa vende/fornece) Setor de Atividades 01: Motos Setor de Atividades 01: Carros Setor de Atividades 01: Caminhes Setor de Atividades 01: Servios Ou seja, acima temos definido nossa estrutura organizacional para vendas e distribuio. Onde temos duas filiais para as atividades. Agora no exemplo abaixo iremos definir a estrutura para FORNECIMENTO.

Antes de confirmar uma order, a empresa verifica em qual centro de distribuio de referido deposito ser fornecido o material, se existe estoque e etc... Sintese e definies:

Empresa (FI)

Area de Vendas (SD) Organizao de Vendas Canal de Distribuio Setor de Atividades Centro (MM)

Deposito (MM) Local de Expedio (SD)

Importante: Sem uma a rea de vendas definida impossvel gerar um documento de vendas.

Proximo passo iremos definir a estrutura organizacional.

2 CONFIGURANDO E CRIANDO A ORGANIZAO DE VENDAS

Vamos agora definir a estrutura da organizao de vendas. Com o ambiente SAP logado, acesse o customizing (SPRO) e faa o seguinte caminho: IMG>> Estrutura do empreendimento >> Definio >>Vendas e Distribuio >>Definir, Copiar, Eliminar, Verificar organizao de vendas >> Copiar, Eliminar, Vefiricar organizao de vendas. Voc devera posicionar o cursor em uma linha onde tenha uma organizao de vendas, por padro use a organizao 1000 V no icone "copiar como" Mude a Descrio para sua nova organizao de vendas (anote-a). Desta forma todas as tabelas que constam na organizao 1000 tambm estara na sua nova organizao.

Uma dica importante que, no SAP a maioria dos cenarios so copiados e s ento configurados! Aps os passos acima, basta gravar e caso voc queria visualizar a sua nova organizao de vendas basta clicar no boto "posicionar" e digitar o nome que voc deu para ela. Repare na imagem acima que neste mesmo local que voc ira configurar o "Canal de Distribuio". Criando o Canal de Distribuio: Siga este caminho: IMG >> Estrutura do Empreemdimento >> Definio >> Vendas e Distribuio >> Definir, copiar, eliminar, verificar canal de distribuio >> Copiar, eliminar, verificar o canal de distribuio >> Definir o canal de distribuio. O mesmo procedimento, crie seu canal de distribuio com referncia a uma j existente e relacionada a empresa 1000 No esquea de anotar o seu canal de distribuio. No proximo post iremos criar o nosso Setor de Atividades.

3 CRIANDO O SETOR DE ATIVIDADE

Setor de Atividades

O Setor de Atividades representa no SAP a linha de produtos que a empresa trabalha, como por exemplo, motos, caminhes, carros e servios. Neste cenrio possivel que o setor represente um grupo de produtos e voc pode determinar por exemplo configurar situaes de preos com um determinado cliente. Criando um SETOR DE ATIVIDADES: Siga este caminho: IMG >> Estrutura do empreendimento >> Definio >> Logistica Geral >> Definir, copiar, eliminar, verificar setor de atividades >> Definir Setor de Atividades. Agora crie o seu setor de atividades usando como copia o setor "10" (veiculos). De um novo nome para o seu setor, use de preferncia algo como "Z ou Y". Feito isto, grave e pronto, seu Setor de Atividades esta criado. No esquea de anotar o seu setor de atividades!

Proximo passo criar o "Escritorio de Vendas"

Siga este caminho: IMG >> Estrutura do Empreendimento >> Definio >> Vendas e distribuio >> Atualizar escritorio de vendas. Selecione o Escritorio de vendas "1000" , criando assim o seu novo escritorio com referencia a este. Clique no boto salvar e anote o nome do seu setor de atividades. Criaremos agora o "GRUPO DE VENDEDORES" Siga este caminho: IMG >> Estrutura do Empreendimento >> Definio >> Vendas e distribuio >> Atualizar grupos de vendedores. Desta vez voc ira criar sem utiliar copia, para isso clique em "Entradas Novas", de um nome e descrio para seu grupo e clique em salva. No proximo post iremos "Atribuir a Estrutura Organizacional de Vendas"

04 ATRIBUIO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Veremos agora como atribuir a estrutura organizacional. Este passo simples porm deve ser configurado cautelosamente, pois agora que voc ir montar a sua estrutura (empresa/cliente/mandante). Uma dica para ser um bom consultor no gravar os comandos e sim o caminho para a parametrizao, note abaixo que para atribuir a estrutura e formar uma area de vendas, os caminhos so praticamente no mesmo local do customizing, veja figura abaixo:

1 Passo: Vamos atribuir a Organizao de Vendas que criamos a Empresa. No Caso usarei como teste: Organizao de Vendas: TT01 (copia de org 1000) Canal de Distrituio: TT (copia de canal 10) Setor de Atividades: Z1 Copia de setor 10 ) Caminho para esta transao: IMG>>Estrutura do empreendimento>>Atribuio>>vendas e distribuio>>Atribuir organizao de vendas a empresa. Iremos associar a empresa standart do SAP (1000) a nossa organizao de vendas. Provavelmente ter outras organizaes associadas, porm o que estamos utilizando agora a que criamos.

Utilize o bota POSICIONAR para encontrar sua organizao de vendas, no meu caso, irei usar a TT01. Aps salvar iremos atribuir o Canal de Distribuio a nossa Organizao de vendas. Faremos o seguinte caminho: IMG>>Estrutura do Empreendimento>>Atribuio>>Vendas e distribuio>>Atribuir canal de distribuio a organizao de vendas. Utilize o bota POSICIONAR para encontrar sua organizao de vendas, no meu caso, irei usar o Canal de distribuio TT. IMPORTANTE: Caso voc no consiga localizar seu Canal de distribuio pelo boto POSICIONAR, basta clicar em ENTRADAS NOVAS, e ali fazer as atribuies como na imagem abaixo:

Feito esta atribuio, salve e agora vamos atribuir o Setor de Atividades Organizao de Vendas.

Faa o caminho: IMG>>Estrutura do empreendimento>>Atribuio>>Vendas e distribuio>>Atribuir setor de atividades organizao de vendas.

Utilize o boto POSICIONAR e caso no encontre seu setor de atividades, utilize o mesmo esquema

acima e v em ENTRADAS NOVAS. 5 FORMANDO A REA DE VENDAS (SAP)

Neste passo, iremos forma a nossa area de vendas criada para nossa empresa, importante ter criado todos os passos anteriores para concluirmos esta etapa. Siga o caminho:

IMG>>Estrutura do Empreendimento>>Atribuio>>Vendas e Distribuio>>Formar Area de Vendas. Voc deve selecionar sua organizao de vendas a partir do boto "Posicionar", e caso no a encontre, siga o procedimento de "Entradas Novas". Feito isso, salve esta atribuio e est finalizado esta parametrizao.

06 ATRIBUIO ESCRITRIO DE VENDAS E GRUPO DE VENDEDORES (SAP)

Note na imagem que no mesmo caminho onde se atribui a organizao de vendas, canal de distribuio e etc, possivl tambm atribuir escritorio de vendas e grupo de vendedores. Caso voc tenha criado o escritorio e algum grupo de vendedores, faa tambm esta parametrizao.

07 ATRIBUINDO ORGANIZAO DE VENDAS AO CENTRO (SAP)

Assim como a definio do mandante (empresa) feita pela equipe de FI a definio do Centro geralmente criada pela equipe de MM, cabe ao consultor funcional de Sales and Distribution, parametrizar a funcionalidade e atribuio da organizao de vendas ao centro. Como o ambiente para teste, no iremos criar um centro e neste caso vamos usar o centro 1000. Siga o caminho: IMG>>Estrutura do Empreendimento>>Atribuio>>Vendas e Distribuio>>Atribuir Organizao de Vendas>>Canal de Distribuio>>Centro. Use o boto "posicionar" caso no encontre a chave com sua organizao de vendas, v em "entradas novas" e informe os dados da sua area de vendas.

8 ATRIBUIO DA CLASSIFICAO CONTBIL DA DIVISO Devemos definir e atribuir uma classificao contbil de uma unidade organizacional de FI para nossa unidade organizacional. 1 Definir a regra que ser utilizada:

IMG>>Estrutura do Empreendimento>>Atribuio>>Vendas e Distribuio>>Classificao Contabil da Diviso>>Definir regras por area de vendas. Iremos definir a regra "002" Determinao de Diviso com Base na Area de Vendas (TVTA) Posicione sua area de vendas e informe o codigo 002 como regra. 2 Atribuindo a diviso por area de venda IMG>>Estrutura do Empreendimento>>Atribuio>>Vendas e Distribuio>>Classificao Contabil da Diviso>>Atribuir diviso por area de vendas. Posicione sua area de vendas e coloque 8000 como a diviso.

9 CONSULTANDO DADOS DE UMA TABELA (Transao SE16 e SE16N) possivel consultar os dados de uma determinada tabela sem ter que usar um programa ABAP atravs das transaes SE16 e SE16N, nelas so possiveis exibir os dados e todos os valores dos campos relacionados aos textos. Quando uma tabela possui permisso para se fazer uma manuteno um atributo para definio da tabela, podendo assim criar, modificar e eliminar alguns dados. Estas transaes podem ser acessadas pelo atalho, digitando /nSE16 ou /nSE16n ou pelo caminho: SAP Easy Access>>Ferramentas>>ABAP Workbench>>Sintese A transao SE16N a verso atual da SE16 com funcionalidades identicas porm layout modificado.

10 TRANSAO SM30 Atualizando a viso das tabelas Caso voc queria consultar ou atualizar dados de alguma tabela poder usar a transao SM30 onde possivel tambm encontrar o caminha para o customizing. No mundo SAP pratica que se usem as transaes SE16 e SE16N para consultar dados funcionais e a SM30 para tabelas de customizing.

11 TRANSAO VA01 Criando uma Ordem de Venda (SAP)

Veremos abaixo como funcioa a sintese de um processo de vendas e distribuio criando uma ordem de vendas standard. Voc poder acessar: SAP Easy Access>>Menu SAP>>Logistica>>Vendas e Distribuio>>Venda>>Ordem>>Criar ou digitar no menu de atalho a transao VA01 Observao: VA01 > Cria a Ordem VA02 > Modifica Ordem VA03 > Exibir Ordem Criando a Ordem de Vendas Tipo de Ordem de Vendas: TT Organizao de vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividades: 00 Emissor da Ordem: 2300 N Pedido cliente: Teste SD01 Material: 1400-100

Quantidade: 10 Para finalizar salve e anote o numero da ordem de venda gerada.

12 EXIBINDO UMA ORDEM DE VENDAS (VA03)

Vamos agora exibir a ordem de vendas que criamos e em seguida analisar alguns dados que sero importantes no decorrer dos estudos de sales and distribution. No campo de atalho do SAP digite a transao que exibe a ordem de vendas, no caso VA03 ou utilize o caminho: SAP Easy Access>>Menu SAP>>Logistica>>Vendas e Distribuio>>Venda>>Ordem>>Exibir Coloque o numero da sua ordem de vendas recentemente criada. Ir aparecer a tela de exibio de sua ordem de vendas, analise alguns campos para que voc possa ir se familiarizando-se e procure por: Condio de pagamento Centro fornecedor Preo liquido do item Preo liquido da Ordem Verifique tambm a Data da Remessa, note que uma data s podera ser atendida caso o sistema

confirme a quantidade suficiente em estoque, caso contrario o SAP no gera a remessa. Verifique agora o "Status Global" do processo. No cabealho na aba STATUS possivel visualisar todo status referente ao item como por exemplo: STATUS GLOBAL DA ORDEM: PENDENTE STATUS GLOBAL DO ITEM: PENDENTE Tanto o status da ordem como de item esto pendentes devido a ordem no ter fatura e remessa.

13 CRIAO DA REMESSA DA ORDEM (VL01N)

Aps criar a ordem de vendas necessrio tambm gerar a remessa (entrega). Antes voc precisar saber qual o local de expedio que esta definido para isso exiba novamente a ordem e clicando duas vezes no material voc acessar "Detalhes do Item". Na aba "Expedio" verifique qual o local de expedio da ordem. Agora o passo ser criar a REMESSA que feita pela transao VL01N. Preencha o local de expedio, no caso o 1000 e o numero da ordem de vendas, no campo DATA preencha com alguns dias para frente. Clique no boto GRAVAR e anote o numero da sua remessa.

14 FLUXO DE DOCUMENTOS (SAP)

O sistema SAP possui uma ferramente de grande importncia para ns, consultores e usuarios, trata-se do "Fluxo de Documentos", que est no mdulo de vendas e distribuio e facilita com que analisamos de qualquer ponto do processo de vendas os documentos relacionados. O Fluxo de documentos pode ser encontrado atravs do boto na interface ou no cabealho do item em "sintese". Para que voc possa conhecer esta facilidade do SAP, exiba sua remessa criada anteriormente ou qualquer outra e clique no boto "Fluxo de Documentos"

Note na imagem que o status da Ordem est CONCLUIDO pois j possui uma remessa criada, porm o fornecimentos consta em pendente pois no foi realizado o picking e no foi dado saida na mercadoria. Se a ordem estiver com qualquer pendncia, ser possivel visualizar no Fluxo de Documentos.

15 EXIBINDO ESTOQUE MATERIAIS (Transao MMBE)

A transao MMBE possivel consultar o estoque de materias de um determinado centro. Na caixa de atalho digite MMBE e em seguida consulte um material desejado e o centro onde ele esta armazenado, usarei o material 1400-100 e centro 1000 como exemplo. Clique no boto "Executar" ou utilize a tecla F8 Note que "Utilizao Livre" a quantidade de estoque que possue o centro e respectivamente em qual deposito o material esta armazenado.

16 CRIANDO PICKING

Atravs da transao VL02N podemos efetuar o Picking da mercadoria, podemos selecionar a quantidade que ser entregue ao cliente. Selecionando a remessa v em "Funes Subsequentes" >> "Criar Ordem de Transporte", surgir uma mensagem de mudana de funo, confirme clicando em ok. Em seguida o sistema ir pedir para confirmar a ordem de transferencia e ir fornecer o numero da remessa. Ao clicar em "Enter" a posio de WM ir ser confirmada, salve em seguida.

17 REGISTRANDO SADA DE MERCADORIA (SAP)

Aps realizar o picking necessario dar saida de mercadoria. Tambm atravs da transao VL02N, voc ver o boto "Registrar SM", basta clicar e salvar. Obs: Sempre antes de registrar a saida util que se observe o Fluxo de Documentos para constatar se h alguma pendencia no documento.

FONTE: http://funcionalsd.blogspot.com/search/label/17%20-%20Registrando

%20saida%20de%20mercadorias%20%28SAP%29

Вам также может понравиться