Вы находитесь на странице: 1из 7

Movimento de Reconceituao Uma breve contextualizao histrica

Um era o grupo de tcnicas assimiladas ao longo dos sculos pela beneficncia e assistncia social: a entrevista, a visita domiciliar, a ajuda material direta e indireta, o aconselhamento, etc. O outro se constitua das tcnicas prprias das trs ou quatro disciplinas que mais influenciaram o servio Social nesses momentos (a sociologia, a medicina e o direito); a pesquisa, a prestao de informaes, os trmites e ainda que hoje nos parea inaudito, vacinar, banhar bebs [...] (traduo da autora) (Pires, 2005 apud Kruse, 1976, pg 52-53)

Em nossa vivncia acadmica, aprendemos que um bom estudo acerca de determinado fato, deve emergir da contextualizao histrica, poltica, econmica, conjuntural e social para melhor compreenso do mesmo. Este trabalho visa, despretensiosamente, explanar a concepo de vrios autores no que tange o perodo de Reconceituao do Servio Social. Para tanto o grupo sentiu a necessidade de apresentar pontos importantes da histria desta profisso no Brasil, antes, durante e aps este movimento, na busca de produzir um contedo baseado no posicionamento dos autores estudados, sem deixar de registrar nossa aprendizagem e compreenso acerca do assunto. Na dcada de 60, os assistentes sociais organizaram vrios encontros nacionais e regionais para por em pauta assuntos de grande interesse para a categoria. Em 1961, no Rio de Janeiro ocorreu o II Congresso Brasileiro, onde o tema central foi Desenvolvimento nacional para o bem-estar social. No ano seguinte A conferncia internacional ocorrida em 1962, ocorrida em Petrpolis enfocou o tema Desenvolvimento de comunidades urbanas e rurais. Estes fatos foram apresentados para mostrar o posicionamento da categoria mediante a iniciativa internacional que neste perodo apoiava as estratgias desenvolvimentistas do pas: Configura-se ento, o que passa a denominar de Movimento de Reconceituao do Servio Social, determinado por uma conjuntura de crise e de dependncia poltico-econmica em relao ao imperialismo norte-americano. (Ozanira, pg.71) Para a autora Sandra Pires, a mola propulsora que impulsionou a aproximao norte-americana, seria a valorizao da profisso desde os meados da dcada de 30 at a dcada de 60. Os profissionais baseavam-se no iderio norte-americano que propunha uma maior racionalidade tcnica: Sob o ponto de vista dos assistentes sociais brasileiros, assim como dos europeus, essa aproximao se justificava pela necessidade de corrigir a fragilidade em termos operativos, do projeto profissional hegemnico de orientao neotomista-crist. (Pires, 2005).

importante salientar que o Servio Social baseou-se na teoria das Cincias Sociais, bem como em outras disciplinas a exemplo a sociologia, medicina e direito: "[...] a interao das preocupaes tcnicas profissionais com as disciplinas vinculadas com as cincias sociais ; ento que a formao recebe de fato o influxo da sociologia ,da psicologia social e da antropologia .e absolutamente inegvel o aspecto positivo da decorrente principalmente se leva-se em conta o fato, consensualmente reconhecido, da ausncia de forte s tradies intelectuais e de investigao na formao profissional (Netto, pg. 126)

"[...]o que conduz a um questionamento no mbito das cincias sociais ,considerando que o movimento de reconceptuao vincula-se historicamente ,com diferentes correntes ideolgicas presentes no campo daquelas disciplinas "(Ozanira p.87)

Estudo das teses configurativas "conhecido o caminho, como notou lcida e desesperadamente o
jovem Lukcs, para o paradoxo; o caminho acabou a viagem apenas comea. (Netto, pg. 308)

Em meados da dcada de 70, um grupo de assistentes sociais comea a pensar sua prtica a partir da vertente instrumental tcnico, na busca de alcanar a eficcia de sua ao. Este perodo denominado por Netto de Processo de Renovao do Servio Social. Podemos citar o encontro de Arax ocorrido em 1967 conhecido por I Seminrio de Teorizao do Servio Social, o que culminou em mais Sete encontros para debater os pontos elencados neste seminrio citado. Segundo Netto, a partir da dcada de 80, sob a influncia crtica da vertente Marxista, a profisso aponta a Perspectiva de Inteno de Ruptura de um profissional engendrado em oriundas perspectivas de atuao. possvel encontrar a inspirao do pensamento de Marx, nas pesquisas e na teoria poltica ideolgica, tendo em vista que o assistente social, pertencente classe assalariada, tambm vai alm, quando percebemos que a categoria se especializou no trabalho coletivo, em vigor na lei 8662/93 e no cdigo de tica atual. E a partir de uma perspectiva dialtica possvel apanhar a intrnseca relao entre os elementos contrrios presentes na continuidade e a ruptura de uma profisso inserida na diviso social e tcnica do trabalho.

No que tange as concepes acerca da Reconceituao, percebe-se o esforo da profisso em caminhar na perspectiva de sua prtica, sendo que esta no meramente executiva, burocrtica subalterna e paliativa, mas sim "desvela a dimenso poltica". Conclumos que a interveno profissional pode contribuir tanto para uma "nova imagem quanto para "auto-imagem da profisso, tendo como proposta a defesa dos direitos, proporcionando a transformao de uma nova sociedade, por meio dos projetos societrios: "[...]cabe aos profissionais do servio social a superao das limitaes e dos equvocos, num permanente esforo de reconstruo histrica da profisso, sendo esse o verdadeiro significado desse movimento. (Ozanira, pg. 96)

A Auto-imagem do Servio Social se inicia a partir do instante em que se reconhece como trabalhador assalariado, apontando a caracterstica de uma profisso com limitaes. Porm a condio de depender de sua fora de trabalho, no (e nem pode ser) um entrave ao enfrentamento de suas funes mpares, tendo como base terica o reconhecimento do indivduo enquanto cidado portador de direitos, dentro da sociedade que sempre perpassa por transformaes, a luz de sua luta na defesa de direitos norteia como prioridade de sua ao profissional:
A construo dessa nova proposta supe todo um processo de discusso e reviso critica, em nvel terico metodolgico, no sentido de fomentar uma ao articulada com as lutas dos segmentos populares, tendo como perspectiva a transformao social. O conjunto desses e de outros condicionamentos acaba por impulsionar parte significativa dos profissionais que se auto-proclamam marxistas, a uma postura voluntarista que considera o assistente social como agente da transformao, atribuindo equivocadamente incumbncia de transformar a sociedade e o homem. (Pires, 2005)

Compartilhamos com Neto quando este menciona que a "renovao de servio social" um dos fenmenos marcantes da histria da profisso, sob o ponto de que inmeras transformaes que ocorreram entre as dcadas de 60 at 90 e atualmente influenciaram na formao profissional acadmica e tambm na organizao poltica da categoria profissional de assistentes sociais, bem como da sociedade.

Resumo Crtico O movimento de Reconceituao conhecido tambm como Reconceitualizao do Servio Social surge paulatinamente em toda a Amrica Latina em 1930 at a segunda metade de 1960, nos pases com desigualdades sociais. Foi criado para dar resposta aos questionamentos da sociedade ao servio social tradicional, e para atendimento das reais necessidades da Amrica latina, em confronto com governos imperialistas e capitalistas:
Nesse sentido, os autores observam que a ruptura no ocorre de imediato, mas tenta efetivar-se por um processo de construo, a partir de questionamentos e reflexes crticas acerca do contedo terico-metodolgico da prtica profissional, ante as especificidades do contexto social no qual se inscreve (p.85).

Ao fazerem questionamentos sobre a dominao, os profissionais comearam a questionar tambm sua prtica profissional. O movimento na Amrica Latina influenciou o Brasil, mas este movimento em nosso pas foi diferente, considerando a organizao da categoria que buscou a fundamentao para a sua metodologia, teoria, tcnica e operacionalizao, tambm em funo da realidade social com produo mais alargada e mais crtica das desigualdades sociais: O movimento de reconceituao contribuiu fundamentalmente para deslocar o eixo de preocupao do Servio Social da situao particular para uma relao geral [...] e de uma viso psicologizante e puramente interpessoal para uma viso poltica da interao e interveno. (Ozanira, apud Faleiros 132) Foi a partir dos anos 1960 que o conservadorismo e o tradicionalismo do Servio Social passaram a ser questionados considerando a ocorrncia das mudanas polticas econmicas e culturais configuradas no Brasil. Nos anos de 70 e 80 que este movimento realmente emergiu. Um dos fatores da ecloso desse movimento de Reconceituao foi perda de nveis salariais das camadas mdias da qual pertencia o Assistente Social, tendo como reao a sua insero nos sindicatos Ao fazer a articulao com uma das classes iniciou um debate coletivo o que explica a materializao e iniciao poltica da categoria com vis historico. O movimento de reconceituao germinou no interior da categoria, tendo como causa o acirramento das contradies ou aumento das desigualdades sociais, e tambm a inadequao do Servio Social para atendimento destas demandas brasileiras, pois toda a sua fundamentao terica vinha de outros pases e no atendiam a situao brasileira. Os assistentes sociais alm de melhores salrios lutavam tambm contra a carestia e defendiam os moradores das favelas que requisitavam saneamento bsico

dentre outros. Com a reflexo do movimento tambm perceberam que no eram considerados profissionais liberais, mas pertencentes classe trabalhadora:

Concluso O Servio Social foi uma das profisses mais impactadas pelos fatos histricos a partir da ditadura, pois sua ao sempre foi colocada sob a tenso da relao capital versus trabalho. De um lado os dominantes, Estado e Instituies, querendo mais poder e lucro e de outro os trabalhadores, lutando contra a explorao a alienao e a mais valia, deste antagonismo surgiu a questo social, resultantes das lutas no combate as desigualdades e explorao social. neste contexto que impossvel o profissional se manter dentro da neutralidade to difundida no incio da profisso, e assim a categoria pode identificar a ideologia poltica dos dominantes e dominados. Outro grande impacto foi que os profissionais se tornaram mais progressistas, vendendo a sua fora de trabalho, se reconheceram como trabalhadores, e com compromisso de defender os direitos dos trabalhadores: Esse processo desvela o carter contraditrio da prtica profissional, uma vez que remete, sobretudo o espao institucional, necessidade de questionamento das normas institucionais que, via de regra, orienta a clientela para um processo de adaptao social, numa perspectiva de controle e dominao, preconizando a ruptura com esta prtica, tendo em vista os interesses dos setores populares. (Ozanira, pg.87)

Temos que relacionar tambm ao III congresso a reinsero da classe operria na poltica, portanto a importncia deste movimento para a construo do Projeto tico Poltico do Servio Social. Foi fator tambm da criao de uma nova identidade profissional baseada em uma dinmica profissional crtica, com anlise da realidade, da totalidade, reconhecendo todo cidado como sujeito de direitos, e no de favores, promovendo aes para o favorecimento de toda a sociedade, principalmente quando passou a trabalhar com comunidades. O movimento de reconceituao representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de reviso crtica do Servio Social, foi tambm um saldo qualitativo que foi se estruturando uma profisso interventiva no combate das desigualdades sociais e tambm um marco no processo de politizao e mobilizao de profissionais e estudantes com participao nos sindicatos em todo o pas:

A profisso assume as inquietaes e insatisfaes deste momento histrico e direciona seus questionamentos ao Servio Social tradicional atravs de um amplo movimento, de um processo de reviso global, em diferentes nveis: terico metodolgico, operativo e poltico. Para melhor entendimento do nosso trabalho no poderamos deixar de responder as seguintes perguntas, o que realmente significa a reconceituao, como se constitui e como se caracteriza e qual o seu impacto hoje? De 1960 at hoje se caracteriza movimento de reconceituao. O seu significado foi e principalmente a ruptura com o conservadorismo e o tradicionalismo do servio social. Este movimento se constituiu dos documentos citados na introduo deste trabalho como o de Arax e outros e tambm os congressos principalmente o III, alm de transformaes scio-econmicas, polticas e culturais ocorridas na sociedade. Seu impacto hoje na profisso representa um marco histrico dividindo o servio social em antes e aps a reconceituaao.
Concordamos com Netto quando afirma que a reconceituao s pode ser adequadamente situada se se considerar que se inscreve num processo muito mais amplo de carter mundial(p 6, revista)

A construo do Projeto tico Poltico que uma proposta ideolgica construdo diariamente, constitudo de trs documentos: Diretrizes Curriculares, Cdigo de tica de 1986 e Lei 8.662/92, s foi possvel a partir da reconceituao, pois teve sua gnese na segunda metade da dcada de 1970. Atrelado com a teoria social de Marx, possibilitou nova viso da categoria, para Netto:
A existncia deste Servio Social crtico que hoje implementa o chamado Projeto tico Poltico a prova conclusiva da permanente atualidade da Reconceituao como ponto de partida crtica ao tradicionalismo; a prova de que, 40 anos depois a Reconceituao continua viva. ( p. 18 revista).

Com a reconceituao tornou possvel a formao de profissionais com novos perfis, criticando as vertentes individualistas, procurando embasamento cientfico e tico para sua interveno, alm de uma formao continuada, para respaldar o carter moderno e atuante da profisso, formando uma nova identidade profissional. Representou para o Servio Social o incio de uma nova prxis um novo modo de refletir pensar e agir de maneira a criar vnculos com aes transformadoras que vai muito alm do capital, como a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbtrio e do autoritarismo.

Bibliografia Rigo, Rosngela. A Eroso do Servio Social Tradicional no Brasil publicado 4/12/2008 Consultado em http://www.webartigos.com, dia 08/10/2010

Faleiros, Vicente de Paula. Metodologia e Ideologia do Trabalho Social, Editora Cortez, 10 ed. So Paulo 2007. Pires, Sandra Regina de Abreu. O Instrumental Tcnico na Trajetria Histrica do Servio Social Ps-Movimento de Reconceituao. Consultado dia http://www.ssrevista.uel.br/c-v9n2_sandra.htm dia 12/10/2010. Yazbek, Maria Carmelita. Os fundamentos do Servio Social na Contemporaneidade. (texto escrito para o curso de especializao lato sensu em servio social: Direitos Sociais e Competncias profissionais. CFESSABEPSS 2009 Pesquisado em 08/10/2010. Revista Servio Social e Sociedade n 84 ano XXVI Novembro/2005 artigos de Jos Paulo Neto e Vicente de Paula Faleiros. Silva, Maria Ozanira da Silva e. O Servio Social e o Popular: resgate tericometodolgico do projeto profissional de ruptura Editora Cortez, 6 ed So Paulo 2009. Netto, Jos Paulo.Ditadura e Servio Social: uma anlise do servio social no Brasil ps/64 Editora Cortez, 15 ed So Paulo 2010. Artigo A Reconceituao do Servio Social na Amrica Latina e no Brasil (Joo Antonio Rodrigues e Rosane Aparecida de Souza Martins)

Вам также может понравиться