Вы находитесь на странице: 1из 4

Trabalho de Microbiologia (Grupo Fermentao)

Cap 2
1-Quais so os fatores que influenciam na multiplicao dos micro-organismos? R: Fatores nutricionais e de energia: fonte de energia, fonte de carbono, fonte de nitrognio, fonte de minerais e para alguns micro-organismos necessrio incorporar aminocidos e vitaminas. 2-Quais so as fontes de energia dos micro-organismos? R:As bactrias fotossintticas utilizam a luz solar como fonte de energia, bactrias autotrficas utilizam substratos inorgnicos e bactrias heterotrficas, fungos e leveduras tem energia proveniente da oxidao de compostos orgnicos . 3-Quais so as condies fsicas do ambiente que influencia na multiplicao dos microorganismos? R:As condies fsicas que influenciam na multiplicao dos microorganismos so: pH, temperatura e oxignio atmosfrico. 4-Qual a importncia do pH do meio estar ente 4 e 5 para a fermentao? R: Esse pH favorece a levedura e inibe o desenvolvimento de muitos tipos de bactrias, o que proporciona uma reao correta do mosto.

Cap 3 5-Os microorganismos se reproduzem rapidamente e possuem frequncia de mutao espontnea elevada. Essas caractersticas podem atrapalhar o sucesso de uma fermentao. Que procedimentos devem ser feitos para evitar que isso ocorra? R: Manuteno dos micro-organismos por longos perodos, inibindo o mximo possvel suas atividades metablicas, interrompendo assim as divises nucleares. 6-O que o processo de liofilizao? Explique a funo deste e ainda suas vantagens e desvantagens. R: o processo que consiste em congelar culturas a baixas temperaturas(-65C), em uma mistura de gelo seco e lcool, a agua solidificada removida tardiamente por sublimao.Sua funo manter as caractersticas genticas do micro-organismo, assim as culturas liofilizadas se mantem por muitos anos. Porm no pode ser usada para todos os tipos de micro-organismos, pois nem todos sobrevivem a liofilizao. um processo indicado para culturas que resistem a dissecao.

7-Qual a funo de uma coleo de cultura? R: Armazena as culturas dos micro-organismos prevenindo eventuais mudanas nas suas caractersticas e tem importante papel no ensino, na pesquisa e na indstria. Cap 4 8-Como preparado o inculo para fermentao? R: feita a partir da supresso de esporos, clulas de bactrias ou leveduras de uma determinada linhagem atravs da adio de gua destilada e esterilizada a ampola contendo a cultura liofilizada.

9- muito importante a escolha de linhagens selecionadas e aclimatadas para realizao da fermentao alcolica, e essas linhagens devem apresentar certos requisitos para a boa eficincia da fermentao. Quais so estes? R: Os critrios utilizados para a escolha de linhagem so velocidade de fermentao, resistncia ao lcool, eficincia de converso, resistncia ao pH e antisspticos e estabilidade gentica. 10-Qual o conceito de produtividade? R: a relao da formao do produto na unidade de tempo. importante para garantir a economia do processo. Cap 5 11-Diferencie fermentao estril e meio estril? R: Fermentao estril significa que apenas o micro-organismo desejado seja detectado no meio de fermentao. Meio estril , por sua vez, tem conotao diversa , pois significa meio livre de todos os micro - organismos . 12- Qual o mtodo de esterilizao mais comum do meio de cultura nos fermentadores? R: Autoclavao. Quando realizada no prprio fermentador, a esterilizao descontnua, sendo necessrio atingir 121 C durante pelo menos 15 minutos por meio de autoclave em cada entrada do reator ou atravs de serpentina instalada no seu interior. 13-Quais so os agentes que podem ser usados para esterilizao? Explique dois. R: Os agentes usados so: alta presso de vapor (autoclavao), pasteurizao, tindalizao, calor seco, produtos qumicos, radiao e filtrao. Pasteurizao - consiste em aquecer o meio entre 65 e 100 C por curto perodo, de modo que as clulas vegetativas sejam destrudas sem afetar os esporos. uma tcnica amplamente utilizada para a preservao do leite. Tindalizao - empregada em meios de cultura quando se deseja evitar que o calor elevado possa resultar na decomposio do meio de cultura. Neste processo, as formas vegetativas so destrudas a 80-100 C.

14-Para que servem os testes de esterilidade? E defina assepsia? R: Para detectar o crescimento de contaminantes esperados em determinadas fermentaes. Assepsia: um procedimento que torna o ambiente desfavorvel ao micro-organismo, prevenindo ou retardando o seu crescimento, em vez de destru-lo pela esterilizao. 15- Qual a tcnica mais eficaz para a eliminao dos esporos? R:Os mtodos que podem ser utilizados para esterilizao so: alta presso de vapor, calor seco, produtos qumicos, radiao e filtrao. Sendo o mtodo mais eficaz para a eliminao dos esporos a alta presso de vapor, dependendo do volume do meio e de outros fatores, como pH e presena de material slido em suspenso. Cap. 6, 7 e 8 16-O que a tcnica de fermentao em frascos agitados possibilita avaliar? R:Esta tcnica permite avaliar rapidamente, com poucas quantidades de nutrientes, o desempenho de uma linhagem, bem como facilita a pesquisa de componentes do meio e condies ambientes que favoream o crescimento do micro-organismo. 17-Qual a importncia da aerao e agitao? R:So fundamentais para fornecer oxignio aos micro-organismos para que possam exercer suas atividades metablicas e tambm para mant-los em suspenso. 18- A unidade de fermentao deve contar em todos os setores com equipamentos e utilidades necessrios para o desempenho satisfatrio de um processo de um estudo exploratrio, piloto e at a fabricao industrial. Sendo assim, cite 3 setores que esta unidade deve dispor. R:A unidade deve conter: - Sala de coleo de culturas, que fornece as linhagens-estoques para o preparo do inculo que deve ser utilizado para iniciar a fermentao; -Sala dos fermentadores, incluindo os reatores para a multiplicao do inculo; -Laboratrio de controle das fermentaes para anlise de rotina, como pH, concentrao de acares e massa seca;

Cap 9 19-Quais so as diferentes tcnicas de fermentao? R: Basicamente, distinguem-se duas tcnicas: as que usam substratos slidos, que so preferidas pelos japoneses, principalmente para produo de enzimas; e as de fermentao em meio lquido, que so as mais empregadas no Ocidente. 20-Quais as vantagens e desvantagens da tcnica de fermentao em substrato slido? R: A tcnica de fermentao em substrato slido apresenta as seguintes vantagens: os equipamentos utilizados podem ser simples e baratos; o substrato de custo baixo; a demanda de energia baixa; o rendimento pode ser bem maior do que em meio lquido, entre outras. O

excesso de calor exige um resfriamento com ventiladores e o processo deve ser realizado por pessoas treinadas uma vez que a temperatura e umidade devem estar em condies adequadas. 21-Como funciona o mtodo de fermentao em substrato lquido? R: O processo de fermentao lquida o processo mais comum utilizado industrialmente para a maioria dos produtos de fermentao como antibiticos, vitaminas e aminocidos. Este processo pode ser contnuo, ou descontnuo. A fermentao contnua realizada ao se adicionar, continuamente, o meio esterilizado que contm o substrato, enquanto os produtos da reao so removidos continuamente. 22-Quais so as trs fases da fermentao alcolica? R: So as fases preliminar, tumultuosa e final. A fase preliminar caracterizada pela multiplicao da levedura e por uma ligeira elevao da temperatura. Quando o desprendimento de gs carbnico se torna evidente e volumoso, inicia-se a fase tumultuosa, caracterizada pelo aumento da temperatura e do teor alcolico e pela efervescncia do mosto em agitao. Quando o aspecto do vinho se torna mais calmo, a fermentao entra na fase final. A temperatura tambm diminui e o consumo de acar atinge o mximo nesta fase, que pode durar de 4 a 6 horas. 23- Quais substratos podem ser utilizados para a produo do lcool? R: Como substrato diretamente fermentescvel podem ser utilizados o melao e o caldo de cana ou de sorgo-sacarino e indiretamente fermentescvel podem ser utilizados as matrias primas amilceas ou celulsicas ou o soro do leite e resduo do queijo, rico em lactose, que podem ser fermentados por algumas espcies de leveduras. 24-O etanol separado da mistura lquida pelo processo de destilao-retificao, recolhendo-se o lcool como principal constituinte. Como isto conseguido? R: Isto se consegue selecionando as condies de temperatura e presso timas, de maneira tal que uma fase lquida e uma fase de vapor coexistam e assim se obtenha diferena na concentrao relativa das substncias a serem separadas nas duas fases. 25- Defina subprodutos e produtos secundrios de fermentao alcolica. R: Subentende-se por subprodutos aqueles que se formam diretamente pela ao fermentativa das leveduras (CO2 ,leo fsel e leveduras). Os produtos secundrios (cido actico, ltico, etc.) no provm da fermentao de leveduras, mas das reaes qumicas ou da matria prima, ou ainda podem ser provenientes da atividade de bactrias contaminantes.

Вам также может понравиться