Вы находитесь на странице: 1из 4

COLEGIO ESTADUAL DR GASTO VIDIGAL CURSO:3 ANO ENSINO MEDIO DISCIPLINA : QUIMICA PROFESSORA: VERA LUCIA BARONI

EXERCICIOS DE FIXAO 1. (MACKENZIE-SP) sabendo que o cloro pertence famlia dos halognios, a substncia na qual o cloro apresenta nmero de oxidao mximo : a) Cl2O5. b) HCl. c) Cl2O. d) HClO4. e) Cl2. 2. Considere os compostos de frmulas: NaNO2; H2PO3; Ba2As2O7 Os Nox dos elementos que pertencem ao grupo 15, presentes nesses compostos, so, respectivamente: a) + 1 + 1 e + 2. b) + 2, - 4 e - 5. c) + 3, - 2 e - 5. d) + 3 + 1 e + 3. e) + 3 + 4 e + 5. 3. Os nmeros de oxidao do enxofre nas espcies SO2 e SO42- so, respectivamente: a) zero e + 4. b) + 1 e 4. c) + 2 e + 8. d) + 4 e + 6. e) 4 e 8. 4. Descobertas recentes da medicina indicam a eficincia do xido ntrico, NO, no tratamento de determinado tipo de pneumonia. Sendo facilmente oxidado a NO2, quando preparado em laboratrio, o cido ntrico deve ser recolhido em meio que no contenha oxignio. Os Nox do nitrognio no NO e NO2 so, respectivamente: a) + 3 e + 6. b) + 2 e + 4. c) + 2 e + 2. d) zero e + 4. e) zero e + 2. 5. Assinale a alternativa cuja equao qumica no representa uma reao de oxi-reduo: a) N2 + H2 2NH3. b) Cl2 + NaI NaCl + I2. c) Fe + HCl FeCl2 + H2. d) C2H6O + O2 CO2 + H2O. e) Na2O + HCl NaCl + H2O. 6. Na equao representativa de uma reao de oxi-reduo: Ni + Cu 2+ Ni2+ + Cu a) O on Cu2+ o oxidante porque ele oxidado. b) O on Cu2+ o redutor porque ele reduzido. c) O Ni redutor porque ele oxidado. d) O Ni o oxidante porque ele oxidado. e) O Ni o oxidante e o on Cu2+ o redutor. 7. Na reao de oxi-reduo H2S + I2 S + 2HI, as variaes dos nmeros de oxidao do enxofre e do iodo so, respectivamente: a) +2 para zero e zero para +1. b) zero para +2 e +1 para zero. c) zero para -2 e -1 para zero. d) zero para -1 e -1 para zero. e) 2 para zero e zero para -1. 8. Para uma reao de xido-reduo: a) o agente redutor sofre reduo. b) a substncia que perde o eltron o agente redutor. c) o nmero de oxidao do agente oxidante aumenta. d) o nmero de oxidao do agente redutor diminui. e) a substncia que perde eltron o agente oxidante.

9. O elemento X reage com o elemento Z, conforme o processo: Z3 + X Z1 + X2 Nesse processo: a) Z ganha eltrons de X. b) X ganha eltrons de Z. c) X e Z cedem eltrons. d) X e Z perdem eltrons. e) X e Z cedem e ganham eltrons, respectivamente. 10. Tratando-se o fsforo branco (P4) com soluo aquosa de cido ntrico (HNO3) obtm-se cido fosfrico e monxido de nitrognio, segundo a equao qumica equilibrada. 3 P4 + 20 HNO3 + 8 H2O 12 H3PO4 + 20 NO Os agentes oxidante e redutor dessa reao so, respectivamente: a) P4 e HNO3. b) P4 e H2O. c) HNO3 e P4. d) H2O e HNO3. e) H2O e P4. 11. O ferro galvanizado apresenta-se revestido por uma camada de zinco. Se um objeto desse material for riscado, o ferro ficar exposto s condies do meio ambiente e poder formar o hidrxido ferroso. Nesse caso, o zinco, por ser mais reativo, regenera o ferro, conforme a reao representada abaixo: Fe(OH)2 + Zn Zn(OH)2 + Fe Sobre essa reao pode-se afirmar: a) O ferro sofre oxidao, pois perder eltrons. b) O zinco sofre oxidao, pois perder eltrons. c) O ferro sofre reduo, pois perder eltrons. d) O zinco sofre reduo, pois ganhar eltrons. e) O ferro sofre oxidao, pois ganhar eltrons. 12. Na reao representada pela equao abaixo, conclumos que todas as afirmaes esto corretas, exceto: 2 Na + 2 H2O 2 NaOH + H2 a) O sdio o agente redutor. b) O on hidroxila reduzido. c) O sdio oxidado. d) A gua o agente oxidante. e) O hidrognio reduzido. 13. Em uma reao de oxi-reduo, o agente oxidante: a) perde eltrons. b) sofre oxidao. c) aumenta sua carga positiva. d) sofre reduo. e) passa a ter carga nula. 14. O processo em que um tomo cede eltron a outro denominado transformao de oxi-reduo, que pode ser identificada na situao seguinte: a) Envelhecimento do ouro. b) Formao de ferrugem. c) Conservao de alimentos. d) Dissoluo de comprimidos efervescentes. e) Reao de neutralizao entre um cido e uma base de Arrhenius.

15.(Puccamp) Nitrito de sdio, NaNO2, empregado como aditivo em alimentos tais como "bacon", salame, presunto,lingia e outros, principalmente com duas finalidades: - evitar o desenvolvimento do 'Clostridium botulinum',causador do botulismo; - propiciar a cor rsea caracterstica desses alimentos, pois participam da seguinte transformao qumica: Mioglobina + NaNO2 mioglobina nitrosa Mioglobina: protena presente na carne, cor vermelha. Mioglobina nitrosa: presente na carne, cor rsea. A concentrao mxima permitida de 0,015 g de NaNO2 por 100 g do alimento. Os nitritos so considerados mutagnicos, pois no organismo humano produzem cido nitroso, que interage com bases nitrogenadas alterando-as,podendo provocar erros de pareamento entre elas. 1. A variao do nmero de oxidao do nitrognio na transformao do nitrito de sdio em cido nitroso a) 4 b) 3 c) 2 d) 1 e) zero.

16. O nitrognio forma vrios xidos binrios apresentando diferentes nmeros de oxidao: NO(gs txico), N2O (gs anestsico - hilariante), NO2 (gs avermelhado, irritante), N2O3 (slido azul) etc.Esses xidos so instveis e se decompem para formar os gases nitrognio (N2) e oxignio (O2). O xido binrio (NO2) um dos principais poluentes ambientais, reagindo com o oznio atmosfrico (O3) -gs azul, instvel - responsvel pela filtrao da radiao ultravioleta emitida pelo Sol. Baseando-se nas estruturas desses xidos, pode-se concluir que a frmula molecular em que o tomo de nitrognio apresenta o menor nmero de oxidao : a) N2O3 b) NO c) N2O d) NO2 17. O cloro, alm de ser usado em piscinas como agente germicida e em lavanderias para alvejamento, pouco solvel em gua (0,7g/100g de H2O); ele reage com gua, dando ons cloreto e hipoclorito, segundo a reao: Cl2 + 2H2O H3O+ + Cl-+ HClO Diante do exposto, julgue os itens. ( ) O estado de oxidao do Cl2 +1. ( ) O estado de oxidao do cloro no HClO +1. ( ) O descoramento de uma substncia colorida por um composto como o HOCl provm da reao dessas duas substncias, formando novos compostos os quais no absorvem mais a luz visvel. ( ) O Cl- tem estado de oxidao -1. 18. Com a diminuio do pH, no h mais proteo da ferragem. No processo de oxidao do ferro, h expanso de volume e consequente fragmentao do concreto. As equaes que podem representar a formao da ferrugem pela ao do CO2 e da gua so: 1) Fe+CO2+H2O FeCO3+H2 2) FeCO3+CO2+H2O Fe(HCO3)2 3) 4Fe(HCO3)2+O2 2(Fe2O3 . 2 H2O)+8CO2 O nmero de oxidao do ferro nos compostos Fe(HCO3)2 e Fe2O3 . 2 H2O , respectivamente, a) +1 e +2 b) +1 e +3 c) +2 e +2 d) +2 e +3 e) +3 e +3
19. (Unicamp) Vestibular, tempo de tenses, de alegrias, de surpresas... Nan e Chu formam

um casal de namorados. Eles esto prestando o Vestibular da Unicamp 2001. J passaram pela primeira fase e agora se preparam para a etapa seguinte. Hoje resolveram rever a matria de Qumica. Arrumaram o material sobre a mesa da sala e iniciaram o estudo: - Ser que estamos preparados para esta prova? - pergunta Nan. - Acho que sim! - responde Chu. - O fato de j sabermos que Qumica no se resume regra de trs e decorao de frmulas nos d uma certa tranqilidade. - Em grande parte graas nossa professora - observa Nan. - Bem, vamos ao estudo! Chu ps o ovo entre duas fatias de po e,comendo-o, escreveu as respostas calmamente,comentando: - Puxa, um acaso ocorrido em 1938 influenciou at este meu lanche. Que legal! Agora a minha vez de perguntar - diz, de repente. -Ali na geladeira h um pacote de lingias. Voc sabia que elas contm nitrito de sdio, uma substncia txica? Bastam 4 gramas para matar uma pessoa; alm disso conhecido carcingeno. Esse sal adicionado em pequenas quantidades para evitar a proliferao da bactria 'CIostridium botulinum', que produz uma toxina muito poderosa:210-6mg da mesma so fatais para uma pessoa,veja s que perigo! Bem, vamos deixar agora os clculos de lado. Pelo que est aqui no livro, uma das maneiras de identificar a presena do nion nitrito adicionar, numa soluo, ons ferro II e um pouco de cido. Nessa reao forma-se NO, alm de ferro III e gua. a) Escreva as semi-reaes de xido-reduo que se referem reao descrita, que ocorre em soluo aquosa. 20. (Fei) Na reao de redox:

H2S + 4Br2 + 4H2O H2SO4 + 8HBr Quanto ao agente oxidante e ao agente redutor,respectivamente, assinale a alternativa correta: a) Br2 (perde eltrons) e H2S (recebe eltrons) b) Br2 (recebe eltrons) e H2S (perde eltrons) c) H2S (perde eltrons) e Br2 (recebe eltrons) d) H2O (recebe eltrons) e H2S (perde eltrons) e) H2S (perde eltrons) e H2O (recebe eltrons)

Вам также может понравиться