Вы находитесь на странице: 1из 8

ARTIGO ORIGINAL

Borghi AC, Sass AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):751-8.

751

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM DOENA DE ALZHEIMER E DE SEUS CUIDADORES


Ana Carla BORGHIa, Anelize Helena SASSb, Paula Cristina Barros de MATOSc, Maria das Neves DECESAROd, Sonia Silva MARCONe RESUMO O objetivo do estudo foi identificar a qualidade de vida (QV) do cuidador e a do idoso com Doena de Alzheimer (DA). Estudo descritivo-exploratrio realizado em Maring, Paran, junto a 50 idosos e seus respectivos cuidadores. Os dados foram coletados no perodo de novembro de 2010 a janeiro de 2011 com aplicao da Escala de Avaliao da Qualidade de Vida na Doena de Alzheimer. A mdia dos escores totais para pacientes e cuidadores foi respectivamente, 26,36 e 35,04 pontos. Os itens moradia (98%) e famlia (72%) apresentaram maior satisfao para cuidadores e idosos e os itens memria e tarefas (92%) para os cuidadores e lazer (52%) para os idosos alcanaram maiores ndices de insatisfao. Considera-se que a QV do cuidador reflete diretamente no cuidado prestado e, portanto, tambm deve ser considerada no planejamento e implementao da assistncia ao idoso com DA. Descritores: Doena de Alzheimer. Qualidade de vida. Cuidadores.

RESUMEN
El objetivo del estudio fue identificar la calidad de vida (CV) del cuidador y la del anciano con Enfermedad de Alzheimer (EA). Estudio descriptivo-exploratorio realizado en Maring, Paran, Brasil, junto a 50 ancianos y cuidadores. Los datos fueron recogidos en el perodo de noviembre de 2010 a enero de 2011 con aplicacin de la Escala de Evaluacin de la Calidad de Vida en la Enfermedad de Alzheimer. El promedio de los resultados totales para pacientes y cuidadores fue respectivamente, 26,36 y 35,04 puntos. Los tems vivienda (98%) y familia (72%) presentaron mayor satisfaccin de los cuidadores y ancianos y los tems memoria y tareas (92%) a los cuidadores y ocio (52%) a los ancianos alcanzaron mayores ndices de insatisfaccin. Se considera que la CV del cuidador refleja directamente en el cuidado prestado y, por lo tanto, tambin debe ser considerada en el planeamiento e implementacin de la asistencia al anciano con EA.

Descriptores: Enfermedad de Alzheimer. Calidad de vida. Cuidadores. Ttulo: Calidad de vida de los ancianos con enfermedad de Alzheimer y sus cuidadores. ABSTRACT
The objective of the study was to identify the quality of life (QoL) of elders with Alzheimer`s Disease (AD) and of their caregivers. This is a descriptive-exploratory study carried out with 50 elders and caregivers in the city of Maring, state of Paran, Brazil. The data were collected from November, 2010, to January, 2011, with the use of the Quality of Life in Alzheimer's Disease Scale. The average of the total scores for patients and caregivers were 26.36 and 35.04 points, respectively. The fields home (98%) and family (72%) presented greater satisfaction for both caregivers and elders. The fields memory and tasks (92%) for the caregivers, and leisure (52%) for the elders reached larger dissatisfaction indexes. It is considered that the caregiver's QoL reflects directly upon the care and, therefore, it should also be considered in the planning and implementation of care to the elderly with AD.

Descriptors: Alzheimer disease. Quality of life. Caregivers. Title: Quality of life of elders with Alzheimers Disease and of their caregivers.

Enfermeira, Bolsista Apoio Tcnico da Fundao Araucria, Grupo de Pesquisa Os saberes e prticas de cuidado de famlias de idosos Kaingang da Terra Indgena Faxinal, PR, Universidade Estadual de Maring (UEM), Maring, Paran, Brasil. b Especialista em Enfermagem Neonatal, Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da UEM, Professora da Fundao Faculdade de Filosofia Cincias e Letras de Mandaguari (FAFIMAN), Maring, Paran, Brasil. c Enfermeira, Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da UEM, Maring, Paran, Brasil. d Doutora em Enfermagem, Docente de Graduao e Ps-Graduao da UEM, Maring, Paran, Brasil. e Doutora em Filosofia da Enfermagem, Docente de Graduao e Ps-Graduao da UEM, Maring, Paran, Brasil.
a

752
INTRODUO

Borghi AC, Sass AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):751-8.

As demncias so, atualmente, as doenas neurodegenerativas mais impactantes na populao acima de 65 anos(1), sendo a Doena de Alzheimer (DA) responsvel por aproximadamente 55% dos casos(2,3). Trata-se de doena cerebral crnicodegenerativa, progressiva e irreversvel, que tem incio insidioso e marcada por perdas graduais da funo cognitiva e distrbios do comportamento e afeto. A doena apresenta manifestaes lentas e evoluo deteriorante, prejudicando o paciente nas atividades de vida diria e no desempenho social, tornando-se cada vez mais dependente de cuidados(4). Diante disso, o idoso depender de cuidados, necessitando que outra pessoa, familiar ou no, assuma o papel de cuid-lo. O cuidador, familiar ou no, a pessoa que oferece assistncia para suprir a incapacidade funcional, temporria ou definitiva. As demandas de cuidados produzidos pela DA comprometem no s a qualidade de vida (QV) do idoso doente como tambm a de seu cuidador(5). Atualmente a definio mais divulgada e conhecida a da Organizao Mundial de Sade (OMS) que descreve QV como a percepo que o indivduo tem de sua posio na vida dentro do contexto de sua cultura e do sistema de valores de onde vive, e em relao a seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes(6). Embora os cuidadores familiares tenham importncia mpar nos casos de doena demencial, estudos nacionais mostram que a maioria deles no possui informaes e nem suporte necessrios para o cuidado. Possuem ainda, pouco conhecimento sobre as caractersticas do processo demencial, seu curso e como lidar com problemas dirios vivenciados com os idosos acometidos pela doena, o que, em virtude do despreparo para o enfrentamento de tal situao, pode ocasionar desgaste fsico e emocional(7,8). Alm disso, para tornar possvel a convivncia com as implicaes causadas pela doena, se faz necessrio um redimensionamento na vida dos membros familiares e isto provoca uma significativa interferncia na QV dos mesmos(9). Devido ao reduzido nmero de publicaes referentes QV de portadores da DA e de seus cuidadores, este estudo pretende contribuir para o planejamento de novas estratgias de assistncia voltadas a essa populao. Desta forma, tem como objetivo caracterizar o perfil dos cuidadores e

os idosos segundo variveis sociodemogrficas e identificar a relao entre a QV do cuidador e a do idoso com Alzheimer, ambos sob tica do cuidador. MTODO Trata-se de um estudo descritivo-exploratrio de abordagem quantitativa, realizado no municpio de Maring, localizado na regio noroeste do Paran. O estudo incluiu a participao dos cuidadores familiares de idosos com o diagnstico de DA. A coleta de dados foi realizada entre novembro de 2010 a janeiro de 2011. A amostra foi intencional, utilizando a tcnica bola de neve(10) dada dificuldade em conseguir acesso aos cuidadores familiares de idosos com o diagnstico de DA. De acordo com esta, o primeiro entrevistado algum que faz parte do crculo de amizade de um dos pesquisadores e esta pessoa indicar outro e assim sucessivamente, at que seja atingido o objetivo do estudo. A pesquisa contou com a participao de 50 cuidadores e os critrios para incluso na mesma foi ser familiar cuidador principal de idoso com DA residente na cidade de Maring, Paran. O contato inicial com o cuidador foi por meio de telefonema, no qual foram informados os objetivos do estudo, e solicitado sua participao do mesmo. Em caso de concordncia, era agendada uma visita domiciliar (VD) conforme a disponibilidade do entrevistado e do pesquisador. Na VD, os objetivos do estudo e o tipo de participao do sujeito na pesquisa foram novamente explicitados, sendo esclarecidas todas as dvidas. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada utilizando dois instrumentos: ficha de caracterizao sociodemogrfica do idoso com DA e de seu cuidador familiar e a escala de avaliao da QV na doena de Alzheimer (QdV-DA). Trata-se de um instrumento adaptado, traduzido e validado para a cultura brasileira para avaliao da QV de cuidadores e de idosos com DA(11), que possui trs verses: uma para o prprio paciente avaliar a sua QV (PQdV-DA), uma para o cuidador avaliar a QV do idoso (CQdV-DA) e outra para o cuidador se autoavaliar (CPQdV-DA). Contudo, devido ao alto grau de comprometimento das funes cognitivas dos pacientes no utilizou a verso na qual o prprio paciente avalia sua QV, somente as outras duas.

Borghi AC, Sass AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):751-8.

753

Atualmente existem vrios instrumentos que avaliam a QV na demncia, porm a escolha por esta escala se justifica pelo fato de ser a nica traduzida, adaptada e validada para a cultura brasileira e tambm por ter sido elaborada tanto para os idosos com DA como para seus cuidadores, os quais no apresentam necessariamente problemas de sade ou idade acima de 60 anos, sendo ento adequado para qualquer pessoa(12). Ela foi elaborada para explorar domnios identificados como importantes, incluindo funcionamento interpessoal, ambiental, fsico e psicolgico. A escala apresenta linguagem simples, abordando aspectos relacionados memria, relacionamento do paciente com amigos e famlia, preocupaes relativas a finanas, condio fsica, humor e avaliao global da QV(11). A pontuao varia de 13 a 52 pontos, em que pontuaes mais altas predizem melhor QV. Os dados foram tabulados e analisados em planilha do Excel. Para identificar a presena de relao entre a QV do cuidador e a QV do idoso com Alzheimer, ambas sob a tica do cuidador, foi aplicado o teste de correlao linear de Pearson, baseado nos escores finais sobre a QV do idoso e do cuidador. Foi utilizado como referencia para significncia o nvel de 5% (p < 0,05), com intervalo de confiana de 95%, e para identificar a fora da relao (r) encontrada foram considerados os parmetros estatsticos no qual o valor de r pode variar entre -1,00 e 1,00, passando pelo 0,00. Quanto mais prximo de 0,00, menor a evidncia de correlao entre as variveis estudadas e os valores prximos a 1,00 ou -1,00 sugerem alto grau de relacionamento, indicando se a correlao positiva ou negativa. O desenvolvimento do estudo seguiu os preceitos ticos disciplinados pela Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade(13) e o projeto foi apreciado e aprovado pelo Comit Permanente de tica em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual de Maring (parecer n 581/2010). Todos os sujeitos participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, em duas vias. RESULTADOS E DISCUSSO Perfil sociodemogrfico dos idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores familiares A mdia de idade dos idosos com DA em estudo foi de 79,85 anos ( 7,41, x mn =71, x mx =91).

Observa-se na Tabela 1, que a maioria dos idosos era do sexo feminino (66%), vivos (66%), com baixo nvel de instruo (84%). Os cuidadores tinham mdia de idade de 53.83 ( 14.52, x mn =26, x mx =80), possuam mais de quatro anos de estudo (66%), eram em sua maioria, mulheres (82%) e casadas (58%). Tabela 1 Caractersticas sociodemogrfica dos idosos com Doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Maring, PR, 2010-2011.
Variveis Sexo Feminino Masculino Cor da Pele Branca No-Branca Estado Civil Casado/companheiro Vivo Divorciado/separado Solteiro Escolaridade (em anos de estudo) 4 >4 Total Idoso % 66 34 90 10 28 66 1 5 84 16 100 Cuidador n % 41 9 43 7 29 7 2 12 17 33 50 82 18 86 14 58 14 4 24 34 66 100

n 33 17 45 5 14 33 1 2 42 8 50

A maioria dos idosos apresentou tempo de diagnstico inferior a cinco anos (70%) e famlias constituda de no mximo trs pessoas (70%). Por sua vez, os cuidadores, em sua maioria, ocupavam a posio de filhas (60%) ou cnjuges do doente (16%), exerciam outras atividades alm do cuidar (38 %) e 56% eram aposentados. O grupo de cuidadores apresentou perfil tpico descrito na literatura tanto no mbito nacional quanto internacional: mulheres, casadas, geralmente filhas ou esposas, com idade mdia de 50 anos, residentes no mesmo domiclio e com dedicao exclusiva ao cuidado do familiar doente(3). Tal achado enfatiza que as mulheres desempenham esta atividade obedecendo a normas culturais em que cabe a ela a organizao da vida familiar, o cuidado dos filhos e o cuidado necessrios s atividades de vida diria dos demenciados(14). Diferente dos achados em outros estudos(15,16), nesta pesquisa verificou-se que a maioria dos cui-

754

Borghi AC, Sass AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):751-8.

dadores possua alto nvel de escolaridade, tendo 30% (n = 15) concludo o ensino superior. Esta diferena pode ser atribuda s caractersticas da populao participante e ao mtodo escolhido para coleta de dados, em que se utilizou a tcnica bola de neve, na qual um cuidador indicava outro e dessa forma, pessoas com grau de instruo semelhante pertenciam ao mesmo circulo de amizade. A mdia de tempo como cuidador foi de 4,63 anos, com o mnimo de 15 dias e o mximo de 12 anos. Dos cuidadores, 34 (68%) se dedicavam ao portador de DA em tempo integral e 16 (32%) parcialmente, visto que tinham que trabalhar e tambm pelo fato de seus entes apresentarem relativa autonomia, apenas com alguns problemas de memria. Assim, pode-se inferir que a dedicao exclusiva por parte do cuidador se d nos casos mais graves da DA. Como todos os cuidadores eram familiares residentes no mesmo domiclio dos idosos com DA, os dados referentes renda familiar foram calculados realizando a juno da renda do idoso com a do cuidador. Os dados revelaram que a maior parte (62%) das pessoas estudadas vive com renda a cinco salrios mnimos, fato que gerou questionamentos acerca das condies de vida e acesso ao servio pblico de sade das famlias menos favo-

recidas economicamente. Assim, supondo que estas famlias enfrentam maiores dificuldades para cuidar de seu familiar e ter acesso aos servios de sade e ainda, considerando que no existe um servio formal de suporte aos cuidadores na rede pblica de sade, faz-se necessrio que os profissionais desta rea viabilizem propostas de interveno que valorizem as condies de vida e de acesso aos servios de assistncia e que as mesmas sejam condizentes com as necessidades especficas desta populao. A carga financeira da DA representa mais um fator estressante na gama de tarefas do cuidador, j que ele passa a administrar as questes financeiras do idoso alm das suas. Por esta razo que, frequentemente os cuidadores contabilizam sua renda em conjunto com a dos idosos como medida de facilitar o manejo dos recursos(7). Qualidade de vida dos idosos com DA e cuidadores, segundo o relato dos cuidadores familiares Os resultados obtidos por meio da QdV-DA na verso CQdV-DA e CPdV-DA so apresentados, em frequncia e porcentagem, nas Tabela 2 e 3.

Tabela 2 Distribuio das frequncias das percepes de qualidade de vida (QV) dos idosos com doena de Alzheimer segundo o cuidador, medidas por meio do CQdV-DA. Maring, PR, 2010-2011.
Percepo do cuidador em relao ao idoso Dimenses da QV 1. Sade fsica 2. Disposio 3. Humor 4. Moradia 5. Memria 6. Famlia 7. Casamento 8. Amigos 9. Voc em geral 10. Tarefas 11. Lazer 12. Dinheiro 13. A vida em geral Ruim/1 n 12 31 22 32 3 7 18 6 38 37 5 9 % 24 62 44 64 6 14 36 12 76 74 10 18 Regular/2 n 13 8 13 1 14 11 3 17 16 8 8 19 19 % 26 16 26 2 28 22 6 34 32 16 16 38 38 n 15 8 13 32 4 22 4 14 20 3 5 21 16 Bom/3 % 30 16 26 64 8 44 8 28 40 6 10 42 32 Excelente/4 n 10 3 2 17 14 1 8 1 5 6 % 20 6 4 34 28 2 16 2 10 12

Das 13 dimenses testadas pela escala de QV dos idosos na verso CQdV-DA, foi possvel verificar que os cuidadores avaliaram nove delas co-

mo negativas (ruim e regular) e quatro positivas (bom e excelente). Pode-se observar que os itens com maior insatisfao foram memria e capaci-

Borghi AC, Sass AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):751-8.

755

dades de fazer tarefas (92%), seguido de capacidades para atividades de lazer (90%). Com a progresso da demncia, alm da perda da memria e das atividades da vida diria instrumentais, como administrar finanas e medicamentos, o cuidador tem um aumento das responsabilidades em tarefas bsicas, como as relacionadas com o cuidado pessoal de higiene, e alimentao(17), esta observao corrobora nossos resultados. Alm disso, estudos mostram que cuidar de um idoso com dependncia pode acarretar sobrecarga fsica e emocional vida do cuidador, podendo interferir no cuidado prestado ao paciente(18). Em relao aos itens positivos, a moradia (98%) e a famlia (72%) foram os de maior satisfa-

o, diferente de outros estudos de avaliao da QV, os quais mostravam que a maior satisfao correspondia s relaes sociais, como famlia, casamento e amigos(15,16). Como pode ser observado nesse estudo, 33 (66%) idosos eram vivos o que difere o resultado do escore casamento. Quanto s amizades, a participao social reduz com o passar da idade, pois nesta fase as limitaes prprias do processo de envelhecimento esto presentes de forma mais contundente, fazendo com que eles passem maior tempo junto famlia(19). Alm disso, as limitaes da DA influenciam sua relao com os amigos, e neste estudo 35 (70%) cuidadores consideraram este item insatisfatrio.

Tabela 3 Distribuio das frequncias das percepes de qualidade de vida (QV) dos cuidadores de idosos com doena de Alzheimer, medidas por meio do CPdV-DA. Maring, PR, 2010-2011.
Percepo do cuidador sobre sua prpria QV Dimenses da QV 1. Sade fsica 2. Disposio 3. Humor 4. Moradia 5. Memria 6. Famlia 7. Casamento 8. Amigos 9. Voc em geral 10. Tarefas 11. Lazer 12. Dinheiro 13. A vida em geral Ruim/1 n 3 6 5 3 2 5 1 2 12 1 % 6 12 10 6 4 10 2 4 24 1 Regular/2 n 12 9 18 1 17 8 7 17 6 7 17 22 7 % 24 18 36 2 34 16 14 34 12 14 34 44 14 n 29 28 20 33 26 27 13 20 38 30 14 26 34 Bom/3 % 58 56 40 66 52 54 26 40 76 60 28 52 68 Excelente/4 n 6 7 7 16 4 15 7 8 5 11 7 1 9 % 12 14 14 32 8 30 14 16 10 22 14 2 18

Em relao sua prpria QV os cuidadores , consideraram positivos doze itens da escala, destacando-se moradia (98%), voc em geral e a vida em geral (86%). A nica avaliao negativa foi referente capacidade para atividades de lazer, pois 58% dos entrevistados se mostraram insatisfeitos. Este dado possivelmente est relacionado sobrecarga que limita o cotidiano do familiar e altera a rotina que antes inclua programas de lazer. As demandas de cuidados produzidas pela DA e pelas necessidades de sade do idoso passam a influenciar o cotidiano do cuidador, transformando seu contexto de vida(7). A literatura mostra que pessoas que possuem atividades sociais e de lazer apresentam um nvel

de QV mais elevado e que cuidadores de idosos doentes so prejudicados nesse aspecto. Cuidadores sobrecarregados e desgastados tm sua QV ameaada devido ao estresse, advindo da responsabilidade de cuidar, apresentando, em muitas situaes, sentimentos de impotncia, problemas de sade, cansao e irritabilidade(7,18). Vale destacar que o item casamento, foi avaliado por apenas 29 cuidadores, visto que os demais idosos eram solteiros ou divorciados. Notase que desses, 40% consideravam sua relao positiva. A presena de um companheiro pode trazer benefcios, tais como minimizar sentimentos de solido e aumentar a percepo de apoio(20).

756

Borghi AC, Sass AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):751-8.

O aspecto moradia foi o item que alcanou melhor satisfao. Este dado contesta o que tem sido descrito na literatura, na qual dimenses como famlia e casamento so melhores avaliadas pelos cuidadores, devido tendncia de subestimarem essas dimenses, pois esses so membros da famlia, e se consideravam bons para com seus idosos(15,16). Contudo, o fato da maioria dos doentes corresidirem com seus cuidadores, pode ter levado a esse resultado, pois os familiares consideravam suas residncias satisfatrias e confortveis para ambos. Observou-se, em termos gerais, que a mdia dos escores de QV dos idosos foi de 26,36 pon-

tos ( 5,60, xmn =17, xmx =43) e dos cuidadores de 35,04 pontos ( 6,08, xmn =18, xmx =46). Portanto, na opinio dos cuidadores eles tm melhor QV do que os idosos, embora ambos apresentem baixo escore de QV. No entanto, ao aplicar o teste de correlao linear de Pearson apresentado na Figura 1, foi possvel identificar que a QV do cuidador acompanha a QV do idoso, com coeficiente r= (+)356 e p=0,01. Estes valores indicam a presena de relao moderada, positiva e proporcional entre as variveis, demonstrando que, sob a tica do cuidador, a baixa QV atribuda a ele acompanha a QV atribuda ao idoso, e vice-versa.

45
Escore total da qualidade de vida do idoso com DA (pontos)

40 35 30 25 20 15 10 20 30 40 50
Escore total da qualidade de vida do cuidador familiar (pontos)

Figura 1 Correlao entre a qualidade de vida do cuidador e a qualidade de vida do idoso com doena de Alzheimer (DA) sob a tica do cuidador. Maring, PR, 2010-2011.

A QV do cuidador esta relacionada com a QV do idoso, pois o cuidador quem tem mais possibilidade de expor o idoso a condies que altere positiva ou negativamente as diversas dimenses da QV estudadas. tambm o cuidador quem est mais prximo do idoso, e assim, o responsvel por proporcionar ao mesmo, momentos de distrao, alimentao saudvel, interao com outras pessoas e cuidados relativos administrao de medicamentos, entre outros. A relao encontrada pode ser influenciada pelo fato de somente o cuidador ter participado como respondente do questionrio, sendo que sua avaliao em relao a QV dele e a do idoso so ana-

lisados na mesma percepo/tica de realidade e de experincia vivida diante da doena de Alzheimer. Assim, preciso considerar que o cuidador e o idoso compartilham de uma mesma experincia, porm esta pode ser vivenciada de maneiras diferentes por cada um deles. CONSIDERAES FINAIS O estudo indicou que os cuidadores familiares de pacientes com DA se mostraram insatisfeitos apenas com um item da escala capacidade de realizar atividades de lazer o que possivelmente est relacionado ao cotidiano do familiar, que li-

Borghi AC, Sass AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):751-8.

757

mitado devido doena e a sobrecarga consequente da mesma e tambm pela falta de diviso da tarefa de cuidar. Se no houver na famlia uma pessoa que possa substituir e trocar com o cuidador primrio, a tarefa de cuidar se torna muito mais desgastante. Neste sentido, ressaltada a importncia de um trabalho de interveno, que valorize e envolva outros familiares no cuidado ao idoso com DA. Desta forma, ser possvel conscientiz-los sobre a importncia do apoio, direitos, deveres e principalmente da condio da pessoa que assume sozinha todas as responsabilidades relacionadas com o cuidado, favorecendo assim que outros membros familiares se disponham a ajudar nesta tarefa, o que sem dvidas poder contribuir para a melhoria do cuidado prestado ao idoso e nas condies de vida de seu cuidador principal. Embora tenha sido encontrado apenas um item desfavorvel QV, os fatores positivos no podem ser ignorados, pois a maioria dos estudos enfoca os aspectos negativos e deixam de valorizar queles que podem ser teis no desenvolvimento de estratgias especficas de enfrentamento. Tal achado tambm pode estar relacionado aos padres de referncia utilizados pelos pesquisados. J em relao QV dos idosos, os cuidadores consideraram desfavorveis nove itens (memria, capacidades de realizar tarefas, capacidade para atividades de lazer, sade fsica, disposio, humor, amigos, casamento e a vida em geral). Foi observada uma tendncia do cuidador em perceber a QV do idoso pior que a dele prprio e notou-se que as percepes positivas em relao a QV dos doentes de Alzheimer valorizavam aspectos como famlia, moradia e dinheiro, pois os cuidadores eram membros da famlia, residiam juntos e se consideravam bons para com seus idosos tanto nos cuidados como na situao financeira em que viviam. Diante dos resultados, conclui-se pela necessidade de uma assistncia que beneficie no s o doente, mas tambm o cuidador, uma vez que este estando com uma QV satisfatria garantir melhor assistncia ao idoso e consequentemente uma melhoria em sua QV. O cuidador fundamental para a pessoa idosa no enfrentamento da dependncia que a DA impe. Portanto, aes dos profissionais voltadas ao bem-estar deste grupo podem ajud-los a vencer as dificuldades inerentes a esse processo. Este estudo possui a limitao de no ter sido possvel averiguar a QV do idoso sob sua prpria avaliao, o que possibilitaria a comparao entre

percepo da QV atribuda a ele por seu cuidador e sua prpria percepo. Desta forma, sugerem-se novas investigaes abordando tambm idosos com DA que tenham condies cognitivas para participar, maior nmero de participantes, utilizao de outros instrumentos para avaliar a QV, relao entre a qualidade de vida do cuidador familiar e o grau de dependncia do paciente, alm de fatores subjetivos relacionados ao processo de cuidar. Os resultados provenientes de tais pesquisas poderiam nortear novas abordagens e servirem de base para o planejamento de programas voltados s necessidades principais dessa populao, a fim de tornar a QV tanto dos idosos como dos cuidadores mais satisfatria. REFERNCIAS
1 Paula JA, Roque FP, Arajo FS. Qualidade de vida em cuidadores de idosos portadores de demncia de Alzheimer. J Bras Psiquiatr. 2008;57(4):283-7. 2 Falco DVS, Maluschke JSNFB. Cuidar de familiares idosos com a doena de Alzheimer: uma reflexo sobre aspectos psicossociais. Psicol Estud. 2009;14 (4):777-86. 3 Pavarini SCI, Melo LC, Silva VM, Orlandi FS, Mendiondo MSZ, Filizola CLA, et al. Cuidando de idosos com Alzheimer: a vivncia de cuidadores familiares. Rev Eletrnica Enferm. 2008;10(3):580-90. 4 Almeida KS, Leite MT, Hildebrandt LM. Cuidadores familiares de pessoas portadoras de Doena de Alzheimer: reviso da literatura. Rev Eletrnica Enferm. 2009;11(2):403-12. 5 Pinto MF, Barbosa DA, Ferreti CEL, Souza LF, Fram DS, Belasco AGS. Qualidade de vida de cuidadores de idosos com doena de Alzheimer. Acta Paul Enferm. 2009;22(5):652-7. 6 Campos MO, Neto JFR. Qualidade de vida, um instrumento para promoo da sade. Rev Baiana Sade Pblica. 2008;32(2):232-40. 7 Inouye K, Pedrazzani ES, Pavarini SCI, Toyoda CY. Perceived quality of life of elderly patients with dementia and family caregivers: evaluation and correlation. Rev Latino-Am Enfermagem. 2009;17(2):187-93. 8 Garrido R, Menezes PR. Impacto em cuidadores de idosos com demncia atendidos em um servio psicogeritrico. Rev Sade Pblica. 2004;38(2):835-41.

758

Borghi AC, Sass AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doena de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):751-8.

9 Caldas CP. Envelhecimento com dependncia: responsabilidades e demandas da famlia. Cad Sade Pblica. 2003;19(3):733-81. 10 Patton MQ. Qualitative evaluation and research methods. 2 ed. Newbury Park: Sage; 1990. 11 Novelli MMPC. Validao da escala de qualidade de vida (QdV-DA) para pacientes com doena de Alzheimer e seus respectivos cuidadores familiares [tese]. So Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de So Paulo; 2006. 12 Inouye K, Pedrazzani ES, Pavarini SCI. Octogenrios e cuidadores: perfil scio-demogrfico e correlao da varivel qualidade de vida. Texto Contexto Enferm. 2008;17(2):350-7. 13 Ministrio da Sade (BR), Conselho Nacional de Sade. Resoluo 196, de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Braslia (DF); 1996. 14 Garrido R, Menezes PR. Impacto em cuidadores de idosos com demncia atendidos em um servio de psicogeriatria. Rev Sade Pblica. 2004;38(6):83541.

15 Inouye K, Pedrazzani ES, Pavarini SCI, Toyoda CY. Percepo de qualidade de vida do idoso com demncia e seu cuidador familiar: avaliao e correlao. Rev Latino-Am Enfermagem. 2009;17(2):187-93. 16 Inouye K, Pedrazzani ES, Pavarini SCI, Toyoda CY. Qualidade de vida do idoso com doena de Alzheimer: estudo comparativo do relato do paciente e do cuidador. Rev Latino-Am Enfermagem. 2010;18(1):26-32. 17 Haley WE. The family caregivers role in Alzheimers disease. Neurology. 1997;48(5 Suppl 6):25-9. 18 Santos AA, Pavarini SCI. Perfil dos cuidadores de idosos com alteraes cognitivas em diferentes contextos de vulnerabilidade social. Rev Gacha Enferm. 2010;31(1):115-22. 19 Faller JW, Melo WA, Versa GLGS, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos cadastrados na estratgia sade da famlia de Foz do Iguau-PR. Esc Anna Nery. 2010;14(4):803-10. 20 Amendola F, Oliveira MAC, Alvarenga MRM. Qualidade de vida dos cuidadores de pacientes dependentes no Programa de Sade da Famlia. Texto Contexto Enferm. 2008;17(2):266-72.

Endereo da autora / Direccin del autor / Authors address: Ana Carla Borghi Rua Bragana, 43, ap. 406, Zona 7 87020-220, Maring, PR E-mail: anacarla.borghi@gmail.com

Recebido em: 20/07/2011 Aprovado em: 25/11/2011

Вам также может понравиться