Вы находитесь на странице: 1из 4

Segurana, Risco e Perigo

Eng. Emdio Cndido

Diariamente somos confrontados em casa, no trabalho, nos transportes ou nos locais onde realizamos compras, com informaes sobre guerras, atentados, crimes, acidentes, terramotos, inundaes, intoxicaes, fraudes, etc. A comunicao social aproveita at exausto estes acontecimentos e bombardeianos insistentemente com noticias e imagens sobre eles, amplificando os sentimentos de receio e medo na opinio pblica. A segurana, ou mais concretamente a falta dela, tornou-se uma preocupao central das sociedades modernas.

Definies Apesar do convvio dirio com as situaes referidas anteriormente, se nos pedirem para definirmos o que a segurana, o risco ou o perigo, talvez exista alguma dificuldade e demora na resposta. Os conceitos de perigo, risco e segurana esto relacionados entre si, mas no so sinnimos, como aparentemente poderia parecer. Assim e antes de mais necessrio clarificar tecnicamente estes conceitos fundamentais, recorrendo s seguintes definies: Perigo: situao com o potencial de criar danos, designadamente ferimentos os leses pessoais, danos para a propriedade, instalaes, equipamentos, ambiente ou perdas econmicas. Risco: combinao da probabilidade de potencialmente perigosa e da sua gravidade. Segurana: ausncia de risco no aceitvel. Relacionando os conceitos, pode inferir-se, por exemplo, que uma situao de perigo tem um baixo risco: Se a frequncia de ocorrncia da situao de perigo for baixa ou mdia e as consequncias no forem graves (ex: risco de ferimentos dos passageiros devido a colises de comboios nos topos das gares); Se a frequncia de ocorrncia da situao de perigo for muito baixa e as consequncias severas. (ex: risco de um descarrilamento provocado por um terramoto). ocorrncia de uma situao

Relacionando agora segurana com risco, pode--se afirmar que existe tanto maior ou menor segurana quanto os riscos tiverem, em maior ou menor grau, sido eliminados ou controlados (ex: mais seguro viajar num comboio equipado com sistema de controlo automtico de velocidade (CONVEL), porque os riscos de coliso entre comboios so praticamente eliminados pelo sistema).

Aceitao do risco Tendo sido clarificados os conceitos, importa conhecer quais os factores que levam ou no a aceitar ou tolerar um risco. Existe uma variedade de factores que determinam em que medida as pessoas esto dispostas a assumir riscos durante um determinado perodo de tempo. Segundo alguma literatura, o nvel aceitvel de risco determinado por quatro categorias de factores de motivao (utilidade subjectiva), a saber: 1. Os benefcios expectveis face a comportamentos ou situaes de risco (ex: ganhar tempo por viajar a maior velocidade); 2. Os custos expectveis face a comportamentos ou situaes de risco (ex: os custos de reparaes por acidente, aumento do prmio do seguro); 3. Os benefcios expectveis face a comportamentos ou situaes seguras (ex: bnus no prmio do seguro); 4. Os custos expectveis face a comportamentos ou situaes seguras (ex: incmodo da utilizao do cinto de segurana, viajar a uma velocidade mais baixa e demorar mais tempo). Quanto mais as categorias 1 e 4 forem valorizadas, maior ser o nvel de risco aceitvel, sendo o inverso se forem valorizadas as categorias 2 e 3. O nvel aceitvel de risco para um determinado indivduo, definido como o nvel subjectivo de risco em que algum cr ou acredita que maximiza a diferena entre os benefcios e os custos associados a um comportamento ou situao. Podem existir casos em que um risco deliberadamente perseguido, mas a maioria dos riscos em que as pessoas incorrem so passivamente aceites como consequncia inevitvel de uma determinada escolha. A aceitao passiva do risco tpica das viagens realizadas por meios de transporte pblico. Algum que decida viajar de avio, comboio ou autocarro como passageiro, antes do acto de embarcar assume passivamente o risco associado viagem, pois no ter, objectivamente, nenhum controlo sobre o que ir acontecer a seguir. Convm tambm referir que o nvel aceitvel de risco que percebido por uma pessoa a qualquer momento, deriva essencialmente de trs fontes: a experincia passada (vivncia ou testemunho de acidentes, informao na comunicao social, etc.), a avaliao pessoal da situao imediata (estado do tempo, geometria dos locais, iluminao, etc.) e o grau de confiana nas capacidades potenciais de deciso e controlo da situao.

Os riscos nem sempre so apercebidos pelas pessoas duma forma realista. Por exemplo, devido s potenciais consequncias catastrficas, os riscos de viajar num tnel so apercebidos muito mais intensamente do que os riscos associados a eventos com alta frequncia e de baixa ou mdia consequncia, como os acidentes em passagens de nvel. Este efeito a chamada averso ao risco. A averso ao risco um parmetro que tem que ser tomado em considerao quando se fazem avaliaes de medidas de segurana. Devido a este efeito, por vezes, justifica-se implementar mais medidas de segurana do que aquelas que seriam necessrias tomando s em considerao um clculo meramente analtico do risco.

Regulao do risco A regulao do risco tem caractersticas eminentemente scio-politicas. Na Europa, muitas actividades perigosas so toleradas em troca dos benefcios que essas actividades geram para os indivduos e para a sociedade como um todo, desde que os riscos sejam reduzidos para nveis aceitveis. Para que exista essa tolerncia necessrio um sistema que estabelea quando que os riscos tm de ser adequadamente reduzidos, duma forma aceitvel para todos os interessados, incluindo as pessoas expostas aos riscos, as que geram os riscos e a sociedade em geral. Na Europa existem vrias abordagens sobre a forma de regular o risco, na sociedade em geral e no caminho de ferro em particular. No o intuito deste artigo aprofundar essas abordagens, mas elas no podero deixar de aqui ser referidas. Em Frana est legalmente institudo atravs do Decreto n. 2000-286, de 30 de Maro, relativo segurana da rede ferroviria, o principio GAME Globalement Au Moins Equivalent, que se traduz na seguinte definio: a modificao dum sistema existente, assim como a concepo e a realizao dum novo sistema, devero ser efectuadas de tal modo, que o nvel global de segurana resultante seja pelo menos equivalente ao nvel de segurana dos sistemas existentes que asseguram servios ou funes comparveis. Isto quer dizer que, pela introduo dum sistema novo ou modificao dum existente, em nenhum caso pode resultar uma diminuio do nvel global de segurana existente. Na Inglaterra, a avaliao do risco realizada tomando em linha de conta, no s o risco tcnico como anteriormente se definiu, como tambm as preocupaes da sociedade. As preocupaes da sociedade podem incluir no seu mbito aspectos como, a sobrevalorizao de acidentes com mltiplas mortes, o medo e o impacto negativo que os acidentes geram na confiana pblica, e at na reputao do pas. Nem todos os perigos do a origem a uma preocupao da sociedade, mas os perigos associados energia nuclear, a modificaes genticas, indstria qumica e ao transporte ferrovirio, incluindo o transporte de mercadorias perigosas, por certo esto includos naquela categoria. Neste Pas, o critrio para a tomada de deciso quantos aos riscos, consiste em definir trs categorias de tolerncia:

Inaceitvel quando a actividade que d origem ao risco tem de ser proibida; Tolervel quando os riscos tenham sido reduzidos tanto quanto razoavelmente praticvel (conceito ALARP As Low As Reasonable Practicable); Genericamente aceitvel quando esforos adicionais para reduzir o risco podero ser desproporcionados em relao aos seus benefcios. Na Sua, e na sequncia de grandes desastres qumicos, em 1991 entrou em vigor uma lei para a proteco contra grandes acidentes, que aplicada, por exemplo, no transporte ferrovirio de mercadorias perigosas. Com esta lei obrigatria a avaliao do risco nos itinerrios por onde este transporte se efectua. O critrio de aceitao do risco de natureza quantitativa, sendo definidas num grfico (probabilidade de frequncia/ n. de mortos), trs reas de avaliao do risco: Inaceitvel quando os riscos no so aceitveis e tm de ser implementadas medidas de segurana adicionais, ou se necessrio, criar restries ou proibies de circulao; Transio quando se tm de avaliar os interesses; Aceitvel. Na Holanda tambm existe para o transporte de mercadorias perigosas uma abordagem quantitativa, onde o risco para os indivduos e para a sociedade calculado, de uma forma mais ou menos complexa. Como resultado produzido um mapa da rede ferroviria Mapa do Risco e onde so identificados, para cada itinerrio as mercadorias transportadas e os riscos associados. As metodologias enunciadas so recentes e traduzem uma nova forma de encarar a segurana, que se caracteriza pela utilizao de procedimentos sistmicos, baseados no risco e orientados para a prova ou evidncia do seu controlo. Estas metodologias por seu lado requerem que sejam definidos, normalmente pelas Autoridades do Estado, padres de aceitao do risco. A futura Directiva da Segurana ferroviria, em cujos trabalhos de elaborao o INTF participou e que se encontra na fase final de aprovao, incorpora esta nova forma sistmica de pensar a segurana. Como prova disso pode-se referir que passam a ter aplicao obrigatria alguns dos conceitos da moderna gesto da segurana, como a anlise de risco, a implementao de sistemas de gesto da segurana (nas empresas de transporte e no gestor da infra-estrutura), a definio de objectivos comuns de segurana (que no so mais do que a traduo de nveis aceitveis de risco), a criao de mtodos e de indicadores comuns de segurana.

Вам также может понравиться