Вы находитесь на странице: 1из 22

Edicla Mascarenhas Fernandes

AULA

O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

Apresentar os alunos com deficincias fsicas e aqueles que demandam cuidados especiais com a sade; as causas destas condies fsicas; as propostas para acompanhamento destes alunos, e o processo de escolarizao dos mesmos na perspectiva da Educao Inclusiva. Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: 1. identificar o conceito de deficincia fsica; 2. reconhecer os tipos de deficincia fsica e sua importncia para o processo ensinoaprendizagem; 3. identificar as causas das deficincias fsicas e sua implicao no aprendizado; 4. identificar as adequaes curriculares para o atendimento educacional ao aluno com deficincia fsica na Educao Bsica; 5. identificar a importncia das ajudas tcnicas e tecnologias assistivas para o aluno com deficincia fsica; 6. identificar o conceito de necessidades de cuidados especiais de sade; 7. reconhecer as adequaes necessrias para a garantia dos direitos educao de crianas e jovens com necessidades de cuidados especiais de sade.

21
Meta da aula

objetivos

Pr-requisitos
Para que voc encontre mais facilidade na compreenso desta aula, importante que tenha assimilado os contedos anteriores das unidades em que foram abordados os conceitos de Educao Inclusiva, Necessidade Educacional Especial e as modalidades de atendimento a alunos com estas necessidades, para que possa identific-las no contexto pedaggico do atendimento aos alunos com deficincia fsica.

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

INTRODUO

Quem so os educandos com deficincia fsica? Quando voc pensa no termo deficincia fsica certamente deve vir sua mente uma pessoa em cadeira de rodas, como no smbolo de acessibilidade. Porm, a deficincia fsica representa um espectro de vrias condies. De acordo com o decreto 5.296/2004:
Deficincia fsica alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funo fsica, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputao ou ausncia de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congnita ou adquirida, exceto as deformidades estticas e as que no produzam dificuldades para o desempenho de funes (BRASIL, 2004).

Como podemos observar, a deficincia fsica representa um espectro de condies bastante diferenciadas e, em cada uma delas, as medidas de acessibilidade so fundamentais para o acesso aos bens e servios. A monoplegia refere-se ao acometimento de um membro; a paraplegia ocorre quando apenas um dos membros inferiores afetado e a diplegia refere-se ao acometimento dos dois membros inferiores. Hemiplegia o termo utilizado para o acometimento de um lado do corpo, e tetraplegia o termo que se refere ao acometimento global do corpo. Estes acometimentos podem ser sequelas de traumatismos de parto devido leso por falta de oxignio s clulas nervosas ou traumatismos cranianos e leso medular. Veja, a seguir, o boxe de explicao com definies de diversas deficincias:

Ampliando as condies de deficincias fsicas do decreto 5.296/2004: Paraplegia perda total da funo motora de 2 (dois) membros homlogos, sendo mais comum a dos membros inferiores. Paraparesia perda parcial da funo motora de 2 (dois) membros homlogos, sendo mais comum a dos membros inferiores. Monoplegia perda total da funo motora de 1 (um) membro. Monoparesia perda parcial da funo motora de 1 (um) membro. Triplegia perda total da funo motora de 3 (trs) membros. Triparesia perda parcial da funo motora de 3 (trs) membros. Tetraplegia perda total da funo motora de 4 (quatro) membros. Tetraparesia perda parcial da funo motora de 4 (quatro) membros. Hemiplegia perda total da funo motora de 2 (dois) membros do mesmo lado corporal, direito ou esquerdo, sendo mais comum a perda em um hemicorpo direito ou esquerdo.

108

CEDERJ

Hemiparesia perda parcial da funo motora de 2 (dois) membros do mesmo lado corporal, direito ou esquerdo, sendo mais comum a perda em um hemicorpo direito ou esquerdo. Amputao ausncia adquirida com exciso total ou parcial de membro(s). Paralisia cerebral (encefalopatia crnica da infncia) tendo como consequncia alteraes psicomotoras.

A portaria do Ministrio da Sade 400/2009 define os tipos e caractersticas das ostomias. Veja o boxe de explicao a seguir.

Estomia: um procedimento cirrgico que consiste na exteriorizao do sistema (digestrio, respiratrio e urinrio), criando um orifcio externo que se chama estoma. Estomias intestinais (colostomia e ileostomia): so intervenes cirrgicas realizadas, tanto no clon (intestino grosso) como no intestino delgado, e consistem na exteriorizao de um segmento intestinal, atravs da parede abdominal, criando assim uma abertura artificial para a sada do contedo fecal. Estomias urinrias (urostomia): abertura abdominal para a criao de um trajeto de drenagem da urina. So realizadas por diversos mtodos cirrgicos, com o objetivo de preservar a funo renal. Gastrostomia: um procedimento cirrgico que consiste na realizao de uma comunicao do estmago com o meio exterior. Tem indicao para pessoas que dela necessitam como via suplementar de alimentao. Traqueostomia: procedimento cirrgico realizado para criar uma comunicao da luz traqueal com o exterior, com o objetivo de melhorar o fluxo respiratrio.

OS EDUCANDOS COM OSTOMIAS


As pessoas com ostomias foram oficialmente reconhecidas na condio de deficientes fsicas pelo decreto 5.296/2004. A partir deste decreto, passaram a ter direitos a todas as garantias dadas a pessoas com deficincias: prestao de assistncia/LOAS, reserva em concurso pblico e passe especial. H alguns anos, a criana e o jovem com ostomia, devido falta de suportes de sade e educacionais, tinham seu processo de escolarizao comprometido na qualidade.

CEDERJ109

AULA

21

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

A portaria nacional 400, de 18/11/2009, estabeleceu diretrizes para a poltica de ateno sade da pessoa ostomizada, garantindo apoio clnico a esta e a sua famlia e a concesso de equipamentos coletores e adjuvantes ao tratamento (pomadas, cremes etc.). Voc pode estar imaginando de que forma muitas crianas, jovens e adultos sofreram discriminaes antes da garantia destas polticas destinadas aos seus direitos e plena incluso social. Muitas destas conquistas legais ocorreram graas aos movimentos sociais organizados, como a Associao Brasileira de Ostomizados (Abraso).

Para saber sobre esta associao, navegue no site: http://www. abraso.org.br/ e descubra informaes e orientaes. E, se voc tiver um aluno com ostomia ou desejar saber mais sobre o assunto, pode utilizar o material publicado pela Abraso em parceria com a Coordenadoria Nacional de Integrao da Pessoa com Deficincia (Corde), que conta a histria de Alberto, um menino que descobre que, mesmo aps o ostoma, pode ter uma vida normal e participar de atividades com seus colegas de classe. uma publicao de autoria de Doris Held e Arlene Klosfermann, e traduzida por Lila Bomhoff Silveira, voluntria da Abraso. Este material se encontra disponvel em: http://www.abraso.org.br/Cartilha%20Ostomizado%20 Jo%C3%A3o%20Alberto.pdf

EDUCANDOS COM ENCEFALOPATIA CRNICA DA INFNCIA PARALISIA CEREBRAL


Vamos relembrar um pouco seus estudos sobre corpo humano. A imagem a seguir, representa o sistema nervoso central, que formado pelo crebro e a medula espinhal, protegida pela coluna vertebral.

110

CEDERJ

Figura 21.1: Sistema nervoso central.

A paralisia cerebral uma condio caracterizada como deficincia fsica que no implica em perda de rgos, mas em um comprometimento da funo motora por leso cerebral, durante a gestao, no momento do parto ou nos primeiros anos de vida. Da mesma forma que o termo deficincia mental foi substitudo por deficincia intelectual, o termo paralisia cerebral tem sido substitudo por encefalopatia crnica da infncia, no sentido de descaracterizar a ideia de uma paralisia no crebro. As causas da encefalopatia crnica da infncia podem estar vinculadas ao perodo pr-natal, devido a infeces por vrus (como citomegalovrus, rubola, toxoplasmose) e no momento do parto com complicaes, resultando em falta de oxignio para o beb. Nos primeiros dias de vida, as incompatibilidades sanguneas me-beb podem afetar reas importantes do sistema nervoso. A prxima imagem, representa o crebro e suas reas responsveis por funes como a audio e a viso, estudadas nas aulas anteriores, e tambm a funo motora. Observe, no desenho a seguir, o crebro e a rea motora de onde partem os neurnios motores que faro conexo com a placa motora nos msculos.

CEDERJ111

AULA

21

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

Figura 21.2: reas

cerebrais e o crtex motor.

A ilustrao, a seguir, representa a conexo entre o axnio do neurnio motor com a placa motora do msculo.

Figura 21.3: Placa motora demonstrando a conexo do neurnio motor com a fibra muscular.

112

CEDERJ

recebe a conexo neuronal oriunda desta parte do crebro afetada. Levando-se em conta os membros atingidos pelo comprometimento da inervao neuromuscular, podemos ter: paraplegia, triplegia, quadriplegia, hemiplegia, monoplegia e hemiplegia dupla, conceitos estes que j lhe apresentamos no boxe de explicao. A encefalopatia crnica da infncia geralmente afeta a funo motora do crebro, estando as funes cognitivas e intelectivas preservadas; porm, devido aos transtornos fsicos e de comunicao destas pessoas, imediatamente elas so caracterizadas tambm como deficientes intelectuais. O diagnstico incorreto acarreta prejuzo nos processos de reabilitao e educao. uma das condies mais complexas dentro da conceituao das deficincias fsicas porque, como envolve reas cerebrais responsveis pela motricidade, pode comprometer a funo motora de rgos responsveis pela comunicao, isto , a pessoa possui a cognio e o pensamento acerca do que deseja falar e expressar, porm seu corpo encontra-se impedido de realizar os movimentos articulatrios e vocais para expressar a fala. No processo da escrita, a mesma situao tambm pode ocorrer. O tnus muscular tambm pode estar alterado, apresentando uma hipotonia ou espasticidade, e estas condies dificultam os movimentos de sustentao, equilbrio, postura e preenso. Existem alguns filmes interessantes que retratam bem a condio da pessoa com encefalopatia crnica da infncia, seus impasses e superaes, como o caso do filme Meu p esquerdo, que conta a histria de vida do escritor e pintor Christy Brown. Que tal uma parada para assistir ao filme e depois participar de uma discusso com sua tutoria e colegas de curso?

A ESPINHA BFIDA
A espinha bfida , uma anomalia do sistema nervoso desenvolvida nos primeiros meses de gestao, uma das anomalias mais comuns da medula espinhal, causada pelo fechamento incompleto da coluna vertebral. O tecido nervoso sai pelo orifcio, forma uma protuberncia mole, e a medula fica sem proteo. A medula espinhal faz parte do sistema

CEDERJ113

AULA

leso no crebro pode comprometer diretamente a rea do corpo que

21

Voc pode, ento, compreender, por esta representao, que uma

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

nervoso central. A denominao mielomeningocele significa a protuso da bolsa subcutnea contendo tecido nervoso central, ou seja, a medula espinhal lesada com razes nervosas. Na ilustrao a seguir, do lado esquerdo, observa-se a abertura da medula espinhal e, do lado direito, a bolsa subcutnea na regio lombar de um beb acometido pela doena.

Figura 21.4: Representao da medula espinhal e da rea afetada no beb com a bolsa subcutnea na regio lombar (mielomeningocele).

A espinha bfida uma anormalidade congnita do sistema nervoso adquirida nos primeiros meses de gestao por uma deficincia no momento do fechamento do tubo neural. Acomete 1 entre 100 recmnascidos. Os segmentos da medula cervical (C1 a C8) so responsveis pelo controle dos movimentos dos membros superiores; os segmentos torcicos T1 a T12 controlam a musculatura do trax, do abdmen e dos membros superiores; os segmentos lombares L1 a L5 controlam os movimentos dos membros inferiores; e os sacrais S1 a S5 controlam os membros inferiores, a bexiga e os intestinos. Dependendo da rea acometida com o fechamento do tubo neural, podem ocorrer paralisias nos membros, deformidade, perda de sensibilidade e controle dos esfncteres urinrio e fecal.

114

CEDERJ

H deficincias fsicas de causa gentica, como o nanismo e a acondroplasia, que um tipo de nanismo raro causado por uma desordem gentica. Alm de o indviduo ser pequeno, possui membros e tronco desproporcionais. Podem ocorrer hidrocefalia, deformidades sseas, infeces, problemas respiratrios, complicaes odontolgicas e obesidade. H outras condies como esclerose mltipla, esclerose lateral amiotrfica e o disrafismo, onde h perda de funes. Estas crianas necessitam, alm do acompanhamento de equipe, de fisiatria, fisioterapia e acompanhamento do servio de gentica.

!
As causas das deficincias fsicas podem ter origem gentica, que so aquelas vinculadas a doenas familiares e hereditrias, como nanismo e a osteognese imperfeita. As ambientais so aquelas oriundas de infeces durante o perodo gestacional, acidentes no momento do parto, como falta de oxignio e doenas ou traumatismos adquiridos aps o nascimento, em qualquer etapa da vida, que possam causar danos nas reas motoras do crebro responsveis pela motricidade e/ou diretamente no rgo, ocasionando perda da funo ou amputao de um membro.

ATIVIDADE Atende aos Objetivos 1, 2, 3 e 4 1. Voc estudou o conceito de deficincia fsica e verificou que ele bastante abrangente, envolvendo vrias condies que afetam crianas e jovens em idade escolar. Como voc considera que este conhecimento possa auxiliar em sua atividade docente com estes alunos?

RESPOSTA COMENTADA

Voc certamente deve ter respondido que este conhecimento pode lhe auxiliar na reflexo de seu papel como professor e educador, no sentido de possibilitar a estes alunos o acesso ao direito educacional, bem como quanto necessidade de interao com as famlias para melhor conhecer seu(ua) aluno(a), suas necessidades, tratamentos que realiza, seus potenciais.

CEDERJ115

AULA

21

DOENAS FSICAS POR CAUSAS GENTICAS

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

ACESSIBILIDADE E AJUDAS TCNICAS


O decreto 3.298/99, no artigo 99, considera ajudas tcnicas os elementos que permitem compensar uma ou mais limitaes funcionais motoras, sensoriais ou mentais da pessoa portadora de deficincia com o objetivo de permitir-lhe superar as barreiras da comunicao e da mobilidade e de possibilitar sua plena incluso social. No pargrafo nico do inciso V, os elementos de mobilidade, cuidado e higiene pessoal necessrios para facilitar a autonomia e segurana da pessoa portadora de deficincia, e, no inciso IX, as bolsas coletoras para ostomizados. O artigo 20 deste mesmo decreto considera tambm importante, no processo de reabilitao, o provimento de medicamentos que favoream a estabilidade clnica e funcional e auxiliem na limitao da incapacidade, na reeducao funcional e no controle das leses que geram incapacidades. Cabe ao poder pblico prover prteses (de membros), cadeiras de roda, muletas e medicamentos que minimizem a condio de incapacidade. importante destacar que, em relao aos ostomizados, as bolsas coletoras so fundamentais para a garantia da independncia e da autonomia. O mesmo decreto no pargrafo nico do inciso VI, inclui, como ajudas tcnicas, os elementos especiais para facilitar a comunicao, a informao e a sinalizao para a pessoa portadora de deficincia. Atualmente, so utilizadas ajudas tcnicas para jogos e brinquedos, que permitem uma manipulao mnima da criana com alterao motora, mas que oferecem a possibilidade de a criana interferir com uma simples ao no meio ambiente, acionando um carrinho ou uma boneca adaptados. A adaptao de aparelhos domsticos tambm fundamental para a acessibilidade de pessoas com deficincia. Por exemplo, folhear um lbum, compartilhar as pginas de uma histria, acionar e controlar aparelhos de rdio, videocassete, televiso, folhear revistas e livros de histria. H ajudas tcnicas em sistemas especiais com aplicativos para computadores com sintetizadores de voz e outros auxlios que permitem acionar teclas de computadores por meio de mouses adaptados,

116

CEDERJ

tecnologias aumentam a via de relao do usurio com o mundo e sua qualidade de vida. Outra legislao fundamental para a garantia do direito locomoo de pessoas com deficincias o decreto 5.296/2004, de 2 de dezembro de 2004, que estabelece normas e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas com deficincia e mobilidade reduzida. Este decreto define formas de supresso de barreiras fsicas e arquitetnicas em prdios, logradouros pblicos e transportes. Nas fotos a seguir, podemos identificar algumas ajudas tcnicas que podem facilitar a vida independente de pessoas com deficincias, como suportes para mos, abotoadores e adaptaes para teclados de computadores. Ainda no campo das ajudas tcnicas, o Ncleo de Computao Eletrnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveu um software livre, o Microfnix, para facilitar o acesso ao computador para pessoas com deficincias fsicas graves e deficincias motoras. O nome alusivo ao pssaro Fnix, da mitologia, que renasce para mais 500 anos de vida. Para que voc possa conhecer e utilizar este recurso gratuito, acesse o site do Projeto Microfnix: http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/ A seguir, materiais adaptados do banco de dados das oficinas de acessibilidade ao currculo do projeto de extenso Universidade e Diversidade Fernandes (2009).

Figura 21.5: Adaptao para suporte de lpis. CEDERJ117

AULA

ainda, capacetes adaptados que possibilitam acionar o teclado. Estas

21

adaptaes no teclado e outras adaptaes nas mos do usurio, ou,

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

Figura 21.6: Adaptao para suporte de tesoura.

Figura 21.7: Adaptao engrossando lpis.

Figura 21.8: Pranchas para comunicao.

118

CEDERJ

Figura 21.9: Suporte para figuras confeccionado com pasta de PVC.

Figura 21.10: Teclado com colmeia adaptada.

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ALUNOS COM DEFICINCIAS FSICAS NA EDUCAO BSICA


Ao receber um aluno com deficincia fsica, importante que o gestor avalie as condies de acessibilidade da escola. Algumas adequaes razoveis podem ser realizadas, como verificar qual a sala de aula que oferece maior acessibilidade. Atualmente, as escolas precisam se preparar para oferecer um ambiente acessvel a todos, com rampas ou elevadores de acesso, banheiros com circulao para cadeiras de rodas. Enfim, uma rota de acesso a todos os ambientes de forma indiscriminada: biblioteca, sala de leitura,

CEDERJ119

AULA

21

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

quadra de esporte, sala de informtica e teatros, que devero estar acessveis a todos. A acessibilidade fsica necessria para todos os que fazem parte do contexto local, seja para uma criana, um idoso, uma gestante, algum com a perna quebrada ou uma pessoa com deficincia fsica que necessite de muletas, andador ou cadeira de rodas de forma permanente. O aluno com deficincia fsica, dependendo das reas e funes corporais afetadas, necessitar de apoio paralelo de diversas aes e atendimentos nas reas de sade, como fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e neurologia. Atualmente, o Ministrio de Sade possui centros credenciados em todos os estados para fazer a concesso de prteses e rteses aos usurios do Sistema nico de Sade. Os profissionais de educao devem orientar as famlias a procurarem estes direitos que j esto garantidos. importante que o atendimento educacional seja oferecido, o mais precocemente possvel, em parceria com as aes da sade. Na Educao Infantil, na Creche e na Pr-Escola, a criana ter oportunidade de participar de um ambiente com outras crianas, compartilhando jogos e brincadeiras que desenvolvero seu potencial motor, cognitivo e a linguagem. Algumas adaptaes podero ser necessrias para que a criana possa manter a postura sentada, com tapetes, velcros e espumas. Tem sido muito comum o uso de adaptao feita com reciclagem de calas jeans com as pernas recheadas de espuma para acomodao da criana. Para aquelas que ainda no verbalizam, pode-se utilizar cdigos para a comunicao por meio de pranchas com objetos, desenhos ou smbolos facilitadores da comunicao. O intercmbio com o professor da sala de recursos pode auxiliar o professor da classe de Educao Infantil. Nas sries iniciais do Ensino Fundamental, o aluno poder necessitar de um planejamento educacional individualizado, objetivando organizaes de adequaes curriculares. Alunos com deficincia fsica, com dificuldade motora para escrita, podero necessitar de cadernos maiores com pautas mais largas. As folhas de exerccios podero ser presas s carteiras para facilitar a manipulao da criana. Outros alunos que possuem alteraes no tnus muscular podero necessitar de lpis mais grossos adaptados. Alguns alunos podero necessitar de uso constante do computador para a escrita e devero usar mouse e teclados adaptados, ou ainda a bancada poder ser adequada ao seu padro fsico.

120

CEDERJ

cia fsica leve as cpias para casa. Os alunos podero ser estimulados a gravarem as aulas. Na segunda etapa do Ensino Fundamental, novas adequaes podero ser necessrias nas disciplinas do currculo, sempre considerando o aspecto interdisciplinar envolvendo o professor da Educao Especial e os demais professores da unidade escolar. Em aulas que envolvam laboratrios, artes, dana, msica, o aluno dever ter sua participao garantida. Solicitar, neste momento, o intercmbio com associaes como Pintores com Boca e Ps e Guerreiros da Incluso para palestras um diferenciador positivo para o currculo de todos os alunos. A avaliao tambm pode e deve ser diferenciada. Sempre que se fizer necessrio, pode ser realizada oralmente ou por computador utilizando, recursos de acessibilidade, sempre de forma processual, considerando os objetivos propostos para o(a) aluno(a) no plano de educao individualizado. Nesse sentido, as adequaes e ajudas tcnicas so fundamentais e esta concepo deve acompanhar todo o ciclo de estudos deste aluno. No Ensino Mdio e no Ensino Superior, todas as aes de suporte e apoios destinados a estes alunos continuam tendo sempre como meta a eliminao de barreiras fsicas e as adequaes de materiais. Por exemplo, as bibliotecas de escolas e universidades nem sempre esto organizadas de forma que um aluno em cadeira de rodas ou usurio de muletas e andador possa percorr-la com facilidade e acessar o banco de dados em arquivos ou em meio eletrnico. Alguns destes alunos tero necessidade de utilizar carteiras escolares adaptadas para que no tenham suas condies fsicas agravadas por m postura corporal.

CEDERJ121

AULA

copiar em carbono as atividades do dia para que o aluno com deficin-

21

O professor poder solicitar o apoio de um colega de classe para

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

Figura 21.11: Modelo de carteira adaptada, com adaptao de tamanho e, plano inclinado que possibilita maior conforto ao aluno usurio de cadeira de rodas.

Se voc desejar saber mais informaes sobre os Pintores com Boca e Ps e os Guerreiros da Incluso acesse o site e o blog a seguir. http://www.apbp.com.br/artistas.asp http://guerreirosdainclusao.wordpress.com/

ATIVIDADE Atende aos Objetivos 4 e 5 2. Joana professora do 4 ano do Ensino Fundamental e, durante o conselho de classe final do ano letivo, a orientadora pedaggica lhe informa que, no prximo ano, receber uma aluna usuria de cadeira de rodas. A escola possui uma sala de leitura, uma pequena quadra para educao fsica e uma sala de recursos. Se voc fosse a professora Joana que atitudes voc tomaria?

122

CEDERJ

Voc deve ter respondido que pensaria em iniciar um plano de aes ainda este ano, porque esperar o incio do prximo ano letivo seria perder muito tempo. Voc poderia solicitar um encontro com a orientadora pedaggica para saber mais sobre a aluna, pois voc aprendeu que a deficincia fsica pode ter vrias causas e atingir diversos rgos. Por exemplo, a aluna pode ter a motricidade das pernas comprometidas, ou ser que h alterao tambm em membros superiores ou fala? Cada uma destas informaes necessria para o seu plano de ao e a organizao de materiais acessveis. Promover uma reunio antecipada com a famlia para conhecer acerca das necessidades da aluna, seus tratamentos clnicos e seus pontos positivos na aprendizagem outra providncia. Promover um encontro com a futura aluna tambm pode ser considerado para que ela inicie um processo de confiana com voc. Reunir-se com a professora de sala de recursos e saber que apoios esto disponveis e quais precisaro ser implementados. Haver necessidade de construo de suportes, adaptaes, adequaes fsicas para que sua aluna tambm possa se beneficiar dos espaos de aprendizagem da escola? Todas estas aes podem e devem ser consideradas para o bom desempenho pedaggico de sua aluna no prximo ano.

O QUE SO NECESSIDADES ESPECIAIS DE CUIDADOS DE SADE?


Esta terminologia ainda pouco utilizada na literatura nacional da Educao Especial brasileira, mas vem aumentando, nos ltimos vinte anos, no campo da sade infanto-juvenil, a necessidade de aproximao com a educao para aquelas crianas em situao de vulnerabilidade de sade por doenas crnicas e/ou infecciosas. Segundo Smith (2008), h dois grupos: o de crianas e jovens com doenas crnicas e/ou o de crianas com doenas infecciosas. Todas as crianas podem ter episdios de doenas durante a infncia, mas, para a maior parte delas, so de curta durao. No entanto, h um grupo pequeno que possui doenas crnicas que podem durar anos ou toda a vida. Estas crianas e jovens podem no se sentir bem para fixar sua ateno nos contedos, podem ter faltas excessivas devido a longos perodos de internao e/ou restrio de cuidados mdicos no lar.
CEDERJ123

AULA

RESPOSTA COMENTADA

21

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

A fibrose cstica ou mucovicidose uma doena gentica ligada ao cromossomo 7, que causa uma disfuno progressiva das glndulas excrinas, que so aquelas que secretam no meio externo (glndulas sudorparas, salivares, do tecido pulmonar). Esta condio faz com que a pessoa apresente infeces respiratrias recorrentes e alteraes gastrointestinais.

Doenas crnicas e infecciosas como asma, diabete, defeitos cardacos congnitos, cncer e

fibrose cstica,

anemia falciforme,

HIV/AIDS e hepatite B, dentre outras, necessitam de cuidados especiais em centros de atendimento especficos, hospitais que demandam uma alterao da rotina de vida da criana e do jovem e que devem ser considerados no ambiente escolar. Algumas destas crianas e jovens passam parte do ano letivo em processo de internao. Devido s necessidades especiais de sade, podem surgir diversas barreiras para a aprendizagem devido fadiga, ausncia s aulas, falta de concentrao, fraqueza muscular e perda da condio fsica. Os professores podem ajudar os alunos, organizando adequaes curriculares, reorganizando o tempo escolar, mantendo atitudes positivas para encorajar os alunos, mantendo planejamento com os pais, revendo a complexidade de tarefas. Os alunos podem desenvolver tarefas domiciliares com apoio de um professor de sala de recursos ou da equipe de orientao pedaggica e educacional da escola nas etapas de tratamento em que necessitem se manter no lar.

anemia falciforme
O nosso sangue formado de clulas vermelhas chamadas hemcias. As hemcias so clulas redondas repletas de um pigmento chamado hemoglobina, que d a cor vermelha ao sangue. Essa hemoglobina chama-se A, de adulto. A hemoglobina e o ferro so responsveis por levar o oxignio do pulmo para todo o corpo, para que todos os rgos funcionem bem. Vocs j ouviram falar muitas vezes em anemia. A anemia a diminuio da hemoglobina no sangue. Na maioria das vezes, essa diminuio ocorre por falta de ferro no sangue, razo pela qual os rgos no recebem a quantidade suficiente de oxignio e no podem desempenhar bem suas funes. A hemoglobina A e o ferro tm uma funo muito importante. Se uma pessoa no tem uma alimentao adequada ou tem verminose ou perda de sangue por doena, ela pode ter anemia por falta de ferro. Mas existe um outro tipo de anemia, com nome de anemia falciforme. uma anemia que acontece porque algumas pessoas no tm a hemoglobina A e, no seu lugar, produzem outra hemoglobina diferente daquela, chamada hemoglobina S. A hemoglobina S no exerce a funo de oxigenar o corpo de forma satisfatria, razo pela qual tais pessoas tm sempre uma anemia que no se corrige nem com alimentao nem com ferro. Nessas pessoas, as hemcias, em vez de redondas, tomam a forma de meia lua ou foice. Essas clulas afoiadas tm muita dificuldade de passar pelas veias, que levam o sangue para os rgos, ocasionando seu entupimento e muitas dores, principalmente nos ossos. Esta anemia afeta primordialmente a populao negra (BRASIL, 2007).
Fonte: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0206_M.pdf

124

CEDERJ

O Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, e a resoluo de 13 de outubro de 1995, do Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, ressaltam o direito destes de desfrutarem de formas de recreao e de educao, bem como acompanhamento do currculo escolar durante sua permanncia hospitalar. A classe hospitalar um atendimento pedaggico que se diferencia de formas de recreao. A pedagogia no contexto hospitalar recente. Porm, temos algumas instituies pioneiras nesta modalidade como o caso da classe hospitalar do Hospital Municipal Jesus, no Rio de Janeiro, que possui mais de cinquenta anos. A Lei n 8.080 do Sistema nico de Sade prope a sade como direito integralidade para todos. O Programa Nacional de Humanizao da Sade pretende uma nova cultura de humanizao da rede hospitalar. Neste sentido, novos espaos cartogrficos surgem, sendo a pedagogia uma das categorias profissionais que devem estar presentes neste sistema. A categoria do pedagogo hospitalar est presente no Cdigo Brasileiro de Ocupao Profissional, sob o nmero 251.520. Segundo Ceccim (1997):
O atendimento pedaggico educacional no ambiente hospitalar deve ser entendido como uma escuta pedaggica s necessidades e interesses da criana, buscando atend-las o mais adequadamente possvel nesses aspectos. O apoio pedaggico agrega assistncia aspectos de valorizao da autoestima atravs de recursos que reduzem uma certa desvalia do adoecimento e suas consequncias. A criana deve saber que, mesmo afastada temporariamente de sua classe, de sua escola, de seus professores, no ser to diferente dos outros no seu retorno (p. 93).

Cabe ao pedagogo da classe hospitalar desenvolver atividades curriculares flexveis, que possam atender ao nvel de desenvolvimento escolar e cognitivo de crianas e jovens em situao de internao escolar. Cabe a este profissional manter intercmbio com os profissionais de sade assistentes de seus alunos das enfermarias, manter contato com o acompanhante da criana e do jovem sob seu acompanhamento e, sempre que possvel, com a escola em que este aluno encontra-se matriculado. Atualmente, muitos hospitais peditricos mantm intercmbio com secretarias de educao para que possam implantar classes hospitalares.
CEDERJ125

AULA

CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO PEDAGGICO HOSPITALAR

21

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade

Figura 21.12: Criana com escalpe no brao para receber medicamento durante o processo de internao, o que no a impede de estar na sala da classe hospitalar desenvolvendo atividade aps leitura do livro Sopa de letrinhas, de Teresa Noronha, da editora Moderna.

Voc j deve ter ouvido falar do filme Patch Adams O amor contagioso, baseado na histria real de um mdico que utiliza meios bastante inusitados para tratar seus pacientes. uma boa oportunidade para uma pausa nos estudos e uma excelente reflexo sobre a forma como a pedagogia poder fazer a diferena quando se implantam classes hospitalares nas enfermarias peditricas. Assista ao filme. A seguir vamos ao frum de debates ou a um seminrio sobre o tema.

ATIVIDADE Atende aos Objetivos 6 e 7 3. Esta uma atividade de campo. Sua cidade deve ter um hospital. No importa se ele da rede pblica ou privada. Descubra se h enfermarias peditricas e se existe algum trabalho pedaggico voltado para crianas e jovens em situao de internao. Depois responda s questes: Qual o tempo mdio de internao? E que atividades so desenvolvidas durante esse perodo de internao?

126

CEDERJ

Que timo que possa ter visitado ou procurado informaes acerca da ateno destinada aos direitos de crianas e jovens que se encontram em momento de internao em enfermarias peditricas. Espero que voc tenha encontrado boas prticas em sua cidade. Se ainda no existem, quem sabe ser um campo de trabalho que se encontra aberto para voc que se interessou por esta rea. Boa sorte.

CONCLUSO
A deficincia fsica uma das reas de necessidades educacionais especiais que abrange um grupo de condies clnicas que podem afetar diversas funes e rgos do corpo humano, alm de influenciar na qualidade de vida da pessoa. Portanto, o intercmbio entre as aes de educao e sade so fundamentais para um pleno desenvolvimento deste aluno. Novas adequaes devem ser incorporadas s prticas pedaggicas para garantirem o sucesso acadmico desse aluno.

ATIVIDADE FINAL
Atende ao Objetivo 7

Joo leciona na Educao Infantil em uma creche da rede municipal. Este ano, ele tem, em sua turma, um aluno de quatro anos que s agora comeou a andar e ainda no pronuncia palavras corretamente devido falta de oxignio na hora do nascimento, o que provocou leso na rea motora do crebro. Seu aluno frequenta outro turno de escolaridade, com sala de recursos em escola prxima creche e atendimentos em fonoaudiologia e fisioterapia em uma unidade de sade. Que adequaes curriculares o professor Joo poder organizar para seu aluno?

RESPOSTA COMENTADA

Voc deve ter respondido que o professor Joo poder organizar um plano individualizado para seu aluno aps contato com a famlia e tambm com o professor de

CEDERJ127

AULA

RESPOSTA COMENTADA

21

MDULO 5

Educao Especial | O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficincia fsica e educandos com necessidades de cuidados especiais de sade sala de recursos e os terapeutas que o acompanham. Uma entrevista com a famlia poder elucidar as necessidades do aluno. O professor poder confeccionar alguns sistemas de apoio, adaptando materiais para que seu aluno possa se sentir confortvel. Estimular cognitivamente e combinar formas para que seu aluno interaja na comunicao, por meio de fotos, figuras. Verificar se o aluno necessita de adaptaes em materiais, como lpis, talheres etc. Estimular a interao com os colegas de classe em todos os momentos do planejamento dirio.

RESUMO

O conceito de deficincia fsica pode ser definido como uma alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano e que, de acordo com o nmero de membros afetados e a parte do corpo, poder ser denominada monoplegia, tetraplegia, hemiplegia etc. importante identificar os alunos que podem apresentar necessidades especiais em cuidados de sade. So aqueles que apresentam doenas crnicas e/ou infecciosas que ocasionam impossibilidade de frequncia regular escola. O conceito de ajudas tcnicas, como recursos para adaptao e acessibilidade a estes alunos outro dado importante no trabalho escolar.

INFORMAO SOBRE A PRXIMA AULA


Na prxima aula, voc estudar os processos de ensino e aprendizagem para alunos com transtornos globais de desenvolvimento; aprender a identificar quem so estes educandos, suas peculiaridades e os suportes necessrios para o processo de incluso destes alunos.

128

CEDERJ

Вам также может понравиться