Вы находитесь на странице: 1из 14

Unidade

1
Monitoramento e controle de processos

Caldeiras

s caldeiras so empregadas na produo de vapor dgua ou aquecimento de fluidos trmicos. No caso das refinarias de petrleo, em termos prticos, a maior parte do vapor utilizado nos processos gerada em caldeiras, e uma pequena parte gerada em refervedores, com o aproveitamento de calor residual em alguns processos. A energia para a vaporizao pode ser obtida atravs da queima de um combustvel slido, lquido ou gasoso, ou por converso de energia eltrica e at a fisso nuclear, que o caso de usinas termonucleares. As caldeiras eltricas so equipamentos de concepo bastante simples, sendo compostos basicamente por um vaso de presso onde a gua aquecida por eletrodos ou resistncias. So fceis de usar e de automatizar. A eficincia da transformao da energia eltrica em vapor sempre muito elevada, da ordem de 95% a 98%, podendo atingir 99,5% em casos especiais. Sero apresentadas aqui apenas as caldeiras que utilizam o aquecimento por queima de combustveis, com nfase nos equipamentos mais empregados em refinarias.

Classificao das caldeiras


As caldeiras podem ser classificadas conforme qualquer das seguintes caractersticas: finalidade, fonte de aquecimento, contedo nos tubos, princpio de funcionamento, presso de servio, tipo de fornalha etc. As caldeiras que produzem vapor pela queima de combustveis podem ser classificadas em dois grandes grupos, de acordo com o contedo nos tubos: em flamotubulares e aquatubulares.
NA
IP

ETRO

AS

..........

117 B R

..........

SE

CALDEIRAS FLAMOTUBULARES

Neste tipo, os gases quentes da combusto circulam no interior de tubos que atravessam o reservatrio de gua a ser aquecida para produzir vapor. Os tubos so montados como nos permutadores de calor, com um ou mais passes. Existem vrios tipos de caldeiras flamotubulares, dentre os quais se destacam a vertical e a horizontal (Figura 29).
FIGURA 29

CALDEIRA FLAMOTUBULAR Caldeira Escocesa Caldeira Multitubular


SADA DE VAPOR CHAMIN NVEL DE GUA CHAMIN NVEL DE GUA

LAMA

FORNALHA

Vantagens

Construo fcil, com relativamente poucos custos So bastante robustas No exigem tratamento de gua muito cuidadoso Exigem pouca alvenaria Utilizam qualquer tipo de combustvel, lquido, gasoso ou slido
Desvantagens

Presso limitada em torno de 15 atm, devido espessura da chapa dos corpos cilndricos crescer com o dimetro Partida lenta, em funo de se aquecer todo o volume de gua Baixa capacidade e baixa taxa de produo de vapor por unidade de rea de troca de calor Circulao de gua deficiente Dificuldades para instalao de superaquecedores, economizadores e preaquecedores de ar
NA

IP

ETRO

AS

..........

118 B R

..........

SE

Esse tipo de caldeira, geralmente de pequeno porte, ainda muito utilizado em pequenas indstrias, hospitais, hotis etc. em razo do seu baixo valor de investimento e da facilidade de manuteno, se comparada com as caldeiras aquatubulares.
CALDEIRAS AQUATUBULARES

1
Monitoramento e controle de processos

Nas caldeiras aquatubulares a gua a ser aquecida passa no interior de tubos que, por sua vez, so envolvidos pelos gases de combusto.
Vantagens

Maior taxa de produo de vapor por unidade de rea de troca de calor Possibilidade de utilizao de temperaturas superiores a 450C e presses acima de 60 atm Partida rpida em razo do volume reduzido de gua nos tubos A limpeza dos tubos mais simples que na flamotubular e pode ser feita automaticamente A vida til destas caldeiras pode chegar a 30 anos
Desvantagens

Uma caldeira aquatubular pode custar at 50% mais que uma caldeira flamotubular de capacidade equivalente Construo mais complexa Exigem tratamento de gua muito cuidadoso As caldeiras aquatubulares so usadas nos modernos projetos industriais, pois podem produzir grandes quantidades de vapor a elevadas temperaturas. A produo de vapor neste tipo de caldeira atinge at 750 ton/h.
Classificao quanto finalidade

Caldeiras para usinas de fora termoeltrica So projetadas para produzir vapor com alta presso e temperatura, visando ao melhor rendimento na gerao de energia. Caldeiras industriais So projetadas para produzir vapor saturado ou levemente superaquecido, empregado em aquecimento, evaporao e outros. Caldeiras combinadas Utilizadas para as duas finalidades.
NA
IP

ETRO

AS

..........

119 B R

..........

SE

FIGURA 30

CALDEIRAS AQUATUBULARES Caldeira com tambor longitudinal

FORNALHA

VAPOR

GUA

ESPELHOS

CIRCULAO DE GASES

CIRCULAO DE GUA

Elementos principais de uma caldeira aquatubular


CMARA DE COMBUSTO

Regio onde se d a queima do combustvel, gerando o gs de queima aquecido.


NA

IP

ETRO

AS

..........

120 B R

..........

SE

TUBULO DE VAPOR

Tambor horizontal localizado na parte superior da caldeira, onde gua e vapor esto em equilbrio na temperatura de saturao correspondente presso do mesmo.
TUBULO DE GUA

1
Monitoramento e controle de processos

Tambor horizontal localizado na parte inferior da caldeira, normalmente com dimenses menores do que o anterior, ficando sempre cheio dgua.
FEIXE DE TUBOS

formado pelos tubos que interligam os tambores de vapor e de gua. A disposio do feixe de tubos em torno do forno constitui as chamadas paredes de gua. Essas paredes (laterais, frontais, teto e fundo) geram um espao vazio envolvendo a cmara de combusto.
ISOLAMENTO E REFRATRIOS

Isolam a cmara de combusto dos elementos estruturais, irradiando o calor no absorvido pelos tubos de volta para dentro da cmara, o que evita perdas de calor para o exterior e protege a carcaa metlica.
ESTRUTURA E CARCAA METLICA

A estrutura e a carcaa de chapas metlicas, que envolvem a caldeira, sustentam o isolamento e os refratrios, alm de todos os internos, garantindo a estanqueidade. Formam tambm chicanas para direcionamento do fluxo de gases de combusto. As chicanas podem ser apenas paredes de refratrios.
SADAS DE GASES E CHAMINS

Promovem a exausto dos gases de combusto provenientes do interior da caldeira, regulando a tiragem necessria.
Classificao quanto tiragem

Natural O fluxo de gases conseguido unicamente pela ao da chamin devido diferena de densidades ao longo da mesma, provocada pela diferena de temperatura entre os gases de combusto e o ar que entra.
NA
IP

ETRO

AS

..........

121 B R

..........

SE

Mecnica forada O fluxo dos gases obtido atravs da instalao de um ventilador na linha de ar de combusto, forando-o a entrar na cmara de combusto. A presso na cmara de combusto deste tipo de equipamento normalmente positiva. Mecnica induzida O fluxo dos gases obtido atravs da instalao de um ventilador na sada de gases, induzindo, assim, os gases a percorrerem o gerador de vapor. Mecnica balanceada Instalam-se dois ventiladores: o de tiragem forada vence as perdas de carga at a entrada da cmara de combusto, e o de tiragem induzida vence o restante das perdas de carga.

QUEIMADOR

Em linhas gerais, as caldeiras aquatubulares possuem queimadores para leo, para gs, ou ambos. A admisso de ar pode ser primria e/ou secundria. O maarico a gs recebe o gs, promove a mistura com o ar e o direciona para a cmara de combusto. O maarico a leo atomiza o leo e direciona a mistura. O leo deve ser atomizado para permitir uma queima completa e controlada. O atomizador pode ser mecnico (como um aspersor), ou com vapor, formado por dois tubos concntricos que conduzem o leo e o vapor para a cmara atomizadora, onde o vapor promove a disperso do leo. Para ambos temos os bicos, que orientam as misturas combustveis e distribuem o formato da chama.

Princpios bsicos de funcionamento da caldeira aquatubular


Os tubos que conectam o tubulo superior ao inferior so expostos radiao da queima e/ou ao calor dos gases de combusto. Devido ao seu encaminhamento no percurso entre os tubules, alguns trechos de tubo recebem mais calor que outros. Nos tubos mais aquecidos, uma parte da gua em contato com a parede dos tubos evapora e sobe. O efeito da diferena entre a densidade da gua no tubo mais aquecido e a densidade da gua no tubo menos aquecido (termosifo), mais o prprio movimento ascendente do vapor, fazem com que a gua circule, indo para o tubulo
NA

IP

ETRO

AS

..........

122 B R

..........

SE

FIGURA 31

ARRANJOS COMUNS DAS CALDEIRAS AQUATUBULARES


SADA DE VAPOR SADA DE VAPOR ALIMENTAO

FORNALHA

ALIMENTAO

TAMBOR DE LAMA

TAMBOR DE LAMA CALOR

SADA DE VAPOR

ALIMENTAO

SADA DE VAPOR

ALIMENTAO

CALOR CALOR TAMBOR DE LAMA TAMBOR DE LAMA

Classificao quanto circulao de gua

Circulao natural A circulao de gua atravs dos elementos tubulares conseguida pela diferena de densidades. Circulao forada A circulao de gua conseguida pela instalao de uma bomba no circuito. So normalmente caldeiras de alta presso, onde a circulao natural reduzida devido a pequenas diferenas entre a densidade do vapor saturado e do lquido saturado.
NA
IP

ETRO

AS

..........

123 B R

..........

Monitoramento e controle de processos

superior pelos tubos mais aquecidos (tubos geradores) e descendo pelos tubos menos aquecidos (tubos vertedores). A circulao da gua facilita a liberao do vapor e aumenta a eficincia da troca trmica nos tubos. O vapor saturado coletado pelo tubulo vai para a tubulao de sada e mais gua admitida para manter os tubos cheios e o nvel de gua no tubulo. Observe a Figura 31.

SE

Outros componentes importantes das caldeiras aquatubulares


SUPERAQUECEDOR

Em refinarias se usa vapor tanto para aplicao direta no processo, aquecimento, purga, entre outros, quanto para acionar mquinas. Os equipamentos de acionamento a vapor so projetados para operar com vapor superaquecido. Para superaquecer o vapor das caldeiras, so usados os superaquecedores, destinados a elevar a temperatura do vapor saturado sem aumentar, no entanto, sua presso. O superaquecedor consiste em dois tubos coletores ligados por um feixe tubular reto ou curvo. O coletor de entrada recebe o vapor saturado do tubulo superior, que superaquecido no feixe tubular e vai para o coletor de sada. So localizados perto ou logo acima dos espaos ocupados pelos tubos geradores de calor e utilizam como fonte de calor os gases de combusto.
Classificao quanto ligao com o gerador de vapor

Integral Quando parte integrante da caldeira Independente Quando a fonte de calor proveniente de outra fornalha
Classificao quanto transferncia de calor

De radiao A superfcie de superaquecimento fica exposta diretamente s chamas De conveco protegido da radiao pelos feixes de tubos da caldeira, e a transferncia de calor se d apenas com os gases de combusto Algumas caldeiras posicionam o superaquecedor em um encaminhamento dos gases de exausto, que pode ser desviado (by-pass). O desvio feito por superfcies basculantes (damper), que funcionam como uma vlvula. Com isso pode-se variar o fluxo de gases e, conseqentemente, o fluxo de calor e o grau de superaquecimento do vapor.
ECONOMIZADOR

O economizador tambm um equipamento tubular em forma de serpentina (como radiadores), que tem a finalidade de absorver o calor dos gaNA

IP

ETRO

AS

..........

124 B R

..........

SE

FIGURA 32

CALDEIRA AQUATUBULAR TRS TAMBORES


SADA DE VAPOR

1
Monitoramento e controle de processos

PAREDE DE GUA

VENTILADOR DE ALIMENTAO DA FORNALHA

ses de combusto, para aquecer a gua de alimentao da caldeira. Deste modo, outra parcela do calor remanescente nos gases de combusto aproveitada, resultando em maior economia para o sistema.
PREAQUECEDOR DE AR

Equipamento tubular que aproveita o calor dos gases de combusto para aquecer o ar necessrio para a queima. A instalao ou no de um preaquecedor e o seu dimensionamento dependem de fatores econmicos e tcnicos. O preaquecedor de ar acelera a combusto em todas as cargas, melhora a combusto em baixas cargas e aumenta a eficincia. O preaquecedor que aquece o ar para temperaturas acima de 150C proporciona uma economia de 5% a 10% de combustvel.
FIGURA 33

CORTE DE UMA CALDEIRA AQUATUBULAR


TAMBOR DE VAPOR

TUBOS GERADORES DE VAPOR

PAREDE REFRATRIA TAMBOR DE LAMA FORNALHA BOCA DE INSPEO

NA

IP

ETRO

AS

..........

125 B R

..........

SE

SOPRADOR DE FULIGEM Durante a operao da caldeira, verificam-se depsitos nos tubos de fuligem resultante da queima do combustvel. Esta fuligem tem de ser retirada, pois atua como um isolante. O soprador de fuligem consiste basicamente em um tubo perfurado ligado a um fornecimento de vapor, que pode ser estacionrio ou movimentar-se entre os tubos. Na caldeira so instalados vrios sopradores estrategicamente distribudos entre as fileiras de tubos, para a remoo dos depsitos de fuligem. Esta limpeza deve ser efetuada com periodicidade diria com a caldeira em operao. Observe a Figura 34.
SOPRADOR DE FULIGEM
FIGURA 34

INTERNOS DO TUBULO DE VAPOR

Tm a finalidade de secar o vapor, retendo as partculas lquidas ou slidas arrastadas. Podem ser usados dois tipos (ou ambos): Separadores de vapor So constitudos de chapas corrugadas, dispostas ao longo do tubulo, formando chicanas, por onde o vapor saturado deve passar antes de atingir os tubos de sada. Ciclones Como cones invertidos, foram o fluxo de vapor a um movimento giratrio ascendente e por centrifugao separam as partculas pesadas, que descem. Veja a Figura 35 na pgina ao lado.

Causas de deteriorao de caldeiras


As principais causas de deteriorao das caldeiras so:
SUPERAQUECIMENTO

a elevao da temperatura, normalmente localizada, dos materiais acima dos limites de projeto. Pode se dar por deposio nas paredes dos tubos, incidncia de chama provocada por mal funcionamento dos queimadores, circulao deficiente de gua e deteriorao do refratrio, entre outras.
NA

IP

ETRO

AS

..........

126 B R

..........

SE

FIGURA 35

CALDEIRA COM TAMBOR TRANSVERSAL


SADA DE GASES FEIXE TUBULAR

1
Monitoramento e controle de processos

TUBULAO DE VAPOR

CAIXA TUBULAR

CORROSO

D-se internamente nos tubos devido a deficincias no tratamento da gua e presena de gases dissolvidos. Pode ser reduzida a limites seguros pelo tratamento eficiente e desaerao da gua. D-se externamente aos tubos devido formao de cidos sulfuroso e sulfrico pela condensao de vapor dgua na presena de produtos de combusto de enxofre. A taxa de corroso aumenta, medida que a temperatura for reduzida. Com o aumento do teor de enxofre, o ponto de orvalho do gs tambm aumenta, agravando assim as condies de corroso. Os economizadores esto mais sujeitos a esta corroso devido baixa temperatura da gua de alimentao na entrada. A corroso externa pode ser reduzida a limites seguros com a limpeza freqente dos tubos e com a manuteno da temperatura de sada dos gases acima dos limites de condensao do vapor dgua e mantendo a temperatura da gua de alimentao acima de certos valores mnimos.
DETERIORAO MECNICA

o aparecimento de trincas que podem levar ruptura, devido fadiga trmica, fluncia, choques trmicos, exploses na cmara de combusto etc.
NA
IP

ETRO

AS

..........

127 B R

..........

SE

gua de alimentao para caldeiras


A alimentao de caldeiras impe a escolha de uma gua cujas caractersticas sejam compatveis com as especificaes do equipamento, sendo sempre uma gua de maior pureza, quanto maior for a presso de trabalho da caldeira. A gua considerada ideal para alimentao de caldeiras aquela que no deposita nenhuma substncia incrustante, no corri os metais da caldeira e seus acessrios e no ocasiona arraste ou espuma. Evidentemente guas com tais caractersticas so de difcil obteno, sem que antes haja um pr-tratamento que permita reduzir as impurezas a um nvel compatvel, de modo a no prejudicar o funcionamento da caldeira.
Tratamentos usuais

Desmineralizao da gua por meio de resinas catinicas e aninicas Desaerao mecnica da gua por intermdio de desaeradores trabalhando com vapor em contracorrente Desaerao qumica da gua usando sulfito de sdio catalisado ou hidrazina Correo do pH da gua para a faixa alcalina, a fim de evitar corroso cida e acelerar a formao do filme de xido de ferro protetor Tratamento do vapor condensado para neutralizar cido carbnico e eliminar ataque ao ferro pelo cobre e nquel Em caldeiras de baixa presso, com temperaturas inferiores a 200C, pode-se eliminar a desmineralizao e desaerao em muitos casos, no dispensando, todavia, o uso de gua clarificada

NA

IP

ETRO

AS

..........

128 B R

..........

SE

RESUMO

CALDEIRAS
As caldeiras so empregadas na produo de vapor dgua ou aquecimento de fluidos trmicos. A energia obtida atravs de combustveis slidos, lquidos ou gasosos, energia eltrica (e at a fisso nuclear).

1
1 CLASSIFICAO
QUANTO FINALIDADE
Caldeiras para usinas de fora termoeltrica Vapor superaquecido Caldeiras industriais Vapor saturado ou levemente superaquecido Caldeiras combinadas Utilizadas para as duas finalidades

1
Monitoramento e controle de processos

2 CLASSIFICAO
DAS CALDEIRAS
Caldeiras flamotubulares Caldeiras aquatubulares

3 CALDEIRAS
FLAMOTUBULARES
Os gases quentes da combusto circulam no interior de tubos que atravessam o reservatrio de gua a ser aquecida para produzir vapor. Os tipos que mais se destacam so os verticais e os horizontais
VANTAGENS

5 CALDEIRAS
AQUATUBULARES
A gua a ser aquecida passa no interior de tubos que, por sua vez, so envolvidos pelos gases de combusto.
VANTAGENS

Construo fcil, poucos custos, robustas, no exigem tratamento de gua muito cuidadoso, pouca alvenaria, utilizam qualquer tipo de combustvel
DESVANTAGENS

Maior taxa de produo de vapor, temperaturas e presses altas, partida relativamente rpida, limpeza dos tubos mais simples, vida til podendo chegar a 30 anos
DESVANTAGENS

ATEN0
As caldeiras aquatubulares possuem queimadores para leo, para gs, ou ambos

Presso limitada, partida lenta, baixa capacidade, baixa taxa de produo de vapor, circulao de gua deficiente, dificuldade para instalao de acessrios

Alto custo, construo mais complexa, tratamento de gua muito cuidadoso

4 ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UMA CALDEIRA AQUATUBULAR


CMARA DE COMBUSTO ISOLAMENTO E REFRATRIOS

Onde se d a queima do combustvel


TUBULO DE VAPOR

Isolam a cmara de combusto, evitando perdas de calor para o exterior e protegendo a carcaa metlica
ESTRUTURA E CARCAA METLICA

Onde gua e vapor esto em equilbrio na temperatura de saturao correspondente presso do mesmo
TUBULO DE GUA

CLASSIFICAO QUANTO TIRAGEM Tiragem natural Tiragem mecnica forada Tiragem mecnica induzida Tiragem mecnica balanceada

Reservatrio dgua
FEIXE DE TUBOS

Envolve a caldeira, sustenta o isolamento, os refratrios e todos os internos, garantindo a estanqueidade


SADAS DE GASES E CHAMINS

Tubos que interligam os tambores de vapor e de gua

Exausto dos gases de combusto (tiragem)

NA

IP

ETRO

AS

..........

129 B R

..........

SE

RESUMO

CALDEIRAS

2
9 CLASSIFICAO
QUANTO CIRCULAO DE GUA
Natural ou forada (bomba)

6 PRINCPIOS

BSICOS DE FUNCIONAMENTO DA CALDEIRA AQUATUBULAR


Os tubos so expostos radiao da queima e/ou ao calor dos gases de combusto. Alguns trechos de tubo recebem mais calor que outros. Nos mais aquecidos, uma parte da gua evapora e sobe. A diferena de densidades entre os tubos (termosifo) e o movimento ascendente do vapor fazem com que a gua circule, facilitando a liberao do vapor e a eficincia da troca trmica nos tubos. O vapor saturado vai para a tubulao de sada e mais gua admitida

1 TRATAMENTOS 0
USUAIS
Desmineralizao Desaerao mecnica Tratamento do vapor condensado Desaerao qumica Correo do pH

7 OUTROS

COMPONENTES IMPORTANTES DAS CALDEIRAS AQUATUBULARES


Destinado a elevar a temperatura do vapor saturado sem aumentar sua presso, integrais ou independentes, de radiao ou conveco

PRINCIPAIS CAUSAS DE DETERIORAO DE CALDEIRAS Superaquecimento Corroso Deteriorao mecnica

SUPERAQUECEDOR

MUITA ATENO

ECONOMIZADOR

Tome Nota

Absorve calor dos gases de combusto para aquecer a gua de alimentao


PREAQUECEDOR DE AR

Aproveita calor dos gases de combusto para aquecer o ar necessrio para a queima
SOPRADOR DE FULIGEM

Retira a fuligem acumulada nos tubos por jatos de vapor


INTERNOS DO TUBULO DE VAPOR

Retiram umidade do vapor. Separadores de vapor de chapas corrugadas ou ciclones

8 GUA DE ALIMENTAO
PARA CALDEIRAS
A gua ideal para alimentao de caldeiras no deposita substncia incrustante, no corri os metais da caldeira e de seus acessrios e no ocasiona arraste ou espuma

NA

IP

ETRO

AS

..........

130 B R

..........

SE

Вам также может понравиться