Вы находитесь на странице: 1из 9

TANIA CRISTINA DE SOUZA

Karl Popper, e o possvel dialogo entre cincia e metafsica.

Trabalho acadmico apresentado ao Prof. Carlos Alberto de Souza, em cumprimento das exigncias da disciplina de Cincias da Filosofia, 1 Turma de Ps Graduao do curso Religio e Cultura, do Centro Universitrio Assuno- UNIFAI

Centro Universitrio Assuno - UNIFAI So Paulo outubro de 2012

Introduo

O presente trabalho partira da verificao do significado da cincia na viso de Karl Popper, traando assim um dialogo entre cincia, e como a mesma dialogar com a metafsica. Onde dar inicio com o a pergunta: O que Cincia? E partir para abordagem de como essa cincia se relacionar com a metafsica. Veremos dentro da perspectiva do texto o possvel dialogo em entre Cincia e No Cincia.

O que caracteriza a cincia.


A caracterizao da cincia se inicia com os mitos, e com a discutio critica acerca dos mitos.
Ao mesmo tempo, percebi que alguns desses mitos podem desenvolver se e tornar se testveis. Compreendi que, historicamente, todas ou quase todas as teorias cientficas se originaram em mitos; que um mito pode conter importantes antecipaes de teorias cientifica. (Texto conjectura e refutaes, pag. 6) 1.

Karl Popper achava que o principio da verificabilidade ligado ao Circulo de Viena era extremamente rgido, pois exclua muitos enunciados cientfico vlidos. A critica de Popper em relao ao critrio de verificabilidade era a excluso dos enunciados cientficos mais importantes e interessantes de todos. Sendo as leis universais da natureza. No entanto, ele tambm estava convencido de que a nfase sobre a questo da verificabilidade era equivocada por permitir que uma serie de pseudocincia, assumissem um status cientifico, quando na verdade no era nada disso, a critica de Popper alveja a teoria marxista da histria, a psicanlise adleriana e a psicologia individual freudiana, os quais eram capazes de interpretar praticamente tudo como fundamento para suas teorias:
O que considero extremamente impressionante, e ao mesmo tempo to perigoso, a respeito dessas teorias a alegao de que foram verificadas ou comprovadas por uma corrente interminvel de evidencias colhida a partir da observao. E de fato, uma vez que lhe chamem a ateno para determinado aspecto, voc e capaz de enxergar, em todo lugar, exemplos que comprovem esse aspecto2.

Um marxista encontra em tudo que l a evidencia que existe uma luta de classe, um psicanalista e um psiclogo, certamente seria capaz de afirmar que suas teorias se
1 2

Texto

de apoio utilizado em aula. (McGrath, Alister E. (2005) pag. 283

3 comprovam todos os dias por suas observaes clinicas, ambos acreditam que os fatos sempre so comprovados. Isso fez com que Popper comeasse a perceber que essa aparente consistncia era, na verdade, um ponto fraco e que as comprovaes eram superficiais para ter fora de argumentos verdadeiros, embora se apresentassem como ramos da cincia, tinham de fato mais em comum com os mitos primitivos do que com a prpria cincia, que se aproximavam mais da astrologia do que da astronomia. Por volta de 1920, Popper leu um artigo cientifico muito discutido na poca a respeito da teoria da relatividade de Einstein, que o deixou impressionado foi justamente a condio imposta por Einstein como necessria para provar que sua teoria estava incorreta. Einstein afirmava que se o deslocamento da faixa vermelha das linhas do espectro, decorrente do potencial gravitacional, no existisse logo toda a teoria da relatividade seria insustentvel. Einstein estava procurando algo que fosse capaz de refutar sua teoria, e caso as evidencias se confirmasse, ele abandonaria sua teoria. Popper viu nesse principio uma relevncia, As teorias tinham de ser testadas por intermdio da experincia, no que levaria a sua comprovao ou refutao. A teoria da gravitao de Einstein satisfazia nitidamente o critrio da refutabilidade. Mesmo se, naquela poca, nossos instrumentos no nos permitiam ter plena certeza dos resultados dos testes, existia claramente a possibilidade de refutar a teoria.
Certamente devo aceitar um sistema como algo emprico ou cientifico apenas se for possvel test-lo por intermdio da experincia. Essas ponderaes indicam que no a verificabilidade, mas sim a refutabilidade de um sistema que deve ser tomado como critrio de diferenciao... necessrio que exista a possibilidade de que um sistema cientifico emprico possa ser refutado por meio da experincia3.

A partir desse ponto, cabe afirmar que Popper apesar de ser um critico ferrenho do positivismo havia aceitado um dos pontos mais primordiais do positivismo lgico, entre eles o papel fundamental o qual se refere experincia do mundo real, no entanto, no ponto que o positivismo afirmava que uma teoria deveria ser comprovada, Popper reafirmava a importncia de a teoria ser refutada (falsificada). Popper tambm defendia a perspectiva de a cincia que se desenvolve pela alterao constante e total de conhecimento, sendo uma das poucas atividades humanas, talvez a nica, em que os erros
3

(McGrath, Alister (2005) pag. 284.

4 so sistematicamente criticados e frequentes vezes corrigidos com o tempo. Ela progride de problemas para problema de complexidade sempre crescente. por isso que podemos dizer que, em cincia, estamos frequentemente aprendendo com os nossos erros, advindo da o progresso cientfico. No entanto, a exigncia de refutabilidade assim como a da verificabilidade demonstrava serem muito mais complexas do que se imaginava a principio.

Como cincia se relaciona com a metafsica.

A exigncia de refutabilidade assim como a da verificabilidade demonstrava serem muito mais complexas do que se imaginava a principio. Popper aparentemente ignorava o apelo terico da observao experimental, tornando assim sua teoria pouco influente, sua abordagem, porm teve grande influncia na filosofia da religio nas dcadas de 1950 e 1960, apresentando uma ligao que veio ser conhecido como debate da refutao defendido por Anthony Flew, em seu estudo da teologia e refutao. Flew defendia a impossibilidade de analisar a validade dos enunciados religiosos, sendo que nada poderia ser extrado de experincia sendo capaz de ser refutado, neste ponto Flew explica suas preocupaes por meio de uma parbola: Dois exploradores encontram uma clareira na selva, Nessa clareira cresciam muitas flores e plantas. Um dos exploradores disse ao outro: Deve haver um jardineiro que cuida desse jardim. O outro discordou: No h nenhum jardineiro. Aps terem montado guarda, foram procura do jardineiro; talvez fosse um jardineiro invisvel. Assim, fizeram vrios testes sensoriais, fizeram ronda com ces, mas nenhum grito foi ouvido, nem os ces latiram. Apesar disso, o explorador que afirmava existir um jardineiro no se convenceu: Mas h um jardineiro, invisvel, intocvel, no suscetvel s descargas eltricas, um jardineiro que no tem odor, nem faz barulho, um jardineiro que vem secretamente cuidar do jardim. Por fim, o explorador que refutava a hiptese do jardineiro no se conteve e desabafou: Em que difere este seu jardineiro invisvel, intocvel, eternamente evasivo, de um jardineiro imaginrio ou at de nenhum jardineiro?.

5 Neste ponto Flew afirmava que era impossvel que enunciados metafsicos fossem abertos refutao, (falsificao).
A possibilidade de falsificao, com o auxlio da observao e dos experimentos, permite o julgamento do contedo emprico de teorias postas e, provisoriamente, define-as como cientficas. Diferentemente da Matemtica e da Lgica, teorias cientficas nos do informaes sobre o mundo fsico; teorias que nunca podem ser submetidas a testes empricos obviamente no podem ser falsificadas e, neste sentido, so metafsicas ou matemticas4.

A preocupao especifica de Popper estava na eliminao da metafsica do meio cientfico. Ele acreditava que atravs da exigncia da testabilidade a teoria fosse passvel de refutao, porem seu critrio se tornou mais difcil do que ele prprio imaginava. Um exemplo conhecido como paradoxo adicional nos ajuda na explicao: Todos os cisnes so brancos impossvel de verificao emprica na totalidade espao-temporal existente, fato este que, se fosse possvel, o justificaria positivamente; porm, podemos falsific-lo a partir da observao de um nico cisne preto; neste caso, o dado de observao pode ser apresentado como um enunciado particular que nega a afirmao do enunciado universal, justificando-o como falso, de maneira negativa. Desta forma, uma nica observao basta para falsificar toda uma teoria. A falsificao transforma-se, nas mos de Popper, em um critrio capaz de determinar o teor de um enunciado universal; um critrio lgico, que permite a refutao emprica de uma proposio cientfica; uma novidade metodolgica e estratgica, porm, no uma novidade lgica, do qual se utiliza. Na proposta de Popper de buscar um mtodo cientfico capaz de oferecer conhecimento certo e seguro, a primeira regra submeter s teorias cientficas ao crivo da lgica; a segunda, buscar permitir sua testabilidade para que, por meio da observao e dos experimentos, possa haver a tentativa de se atestar ou no sua falsidade. Dessa maneira, a Induo ajudaria no papel de separar a Cincia da Metafsica, pois, se a Cincia comea com observaes, assim como se d no mtodo indutivo, possvel determinar se um enunciado particular cientfico ou no a partir do critrio de descrever o mundo
4

(RIBEIRO, Saul, filho (2005.) pag. 59.

6 real e poder ser verificado; em consequncia, como a Metafsica especulativa, no parte da observao e, especialmente, no pode ser verificada, completamente eliminada das consideraes argumentativas dos critrios cientficos.
Meu objetivo, tal como o vejo, no o de provocar a derrocada da Metafsica. , antes, o de formular uma caracterizao aceitvel da cincia emprica ou de definir os conceitos cincia emprica e metafsica de maneira tal que, a propsito de determinado sistema de enunciados, possamos dizer se seu estudo mais aprofundado coloca-se ou no no mbito da cincia emprica. Meu critrio de demarcao deve, portanto, ser encarado como proposta para que se consiga um acordo ou se estabelea uma conveno5.

Essa passagem mostra claramente que a inteno original de Popper era traar uma linha de demarcao entre Cincia e no Cincia, por meio de uma construo lgica. Entretanto, com o passar dos anos, os limites da fronteira da Cincia foram ficando menos aparentes, menos delineados, conforme o desenvolvimento e a evoluo de seu processo intelectual. Embora no coloque a Cincia e a Metafsica na mesma categoria devido primeira tem carter emprico segunda permanece no terreno das idias, ocorreu que Popper se preocupou, muito tempo depois, em tratar das possveis relaes entre ambas.

(RIBEIRO, Saul, filho (2005.) pag. 69).

Concluso
Durante o estudo da obra do Popper na busca da caracterizao da Cincia e sua relao com a metafsica conclumos que: A Busca de Popper foi alterada pelo caminho, no inicio ele tratou o principio da verificabilidade ligado ao Circulo de Viena como extremamente rgido e equivocado onde permitia que pseudocincias assumissem um status cientifico, quando na verdade no o era. Popper atacou o marxismo a psicanlise adleriana e a psicologia individual freudiana, por terem respostas para todos os questionamentos dentro de suas teorias. Tendo as consideradas como um ponto fraco e superficial. No entanto nos meados do ano de 1920 o critrio estabelecido por Einstein referente teoria da relatividade o deixou impressionado onde a mesma satisfazia o critrio de possibilidade de refutar a teoria caso ela no fosse aprovada. Nesse processo Popper passava da induo para a verificabilidade. Tendo assim como base que toda teoria para se caracterizar como cincia tinha que se submeter ao principio da refutao, caso a teria no fosse derrubada era seria considerada como cientifica. No entanto, ao se deparar com a metafsica, (teorias no cientificas) a exigncia de refutabilidade e da verificabilidade demonstraram-se mais complexas do que se imaginava a principio. No inicio Popper ignorou o apelo da metafsica, sua preocupao fora eliminar seus enunciados do meio cientfico atravs do critrio da refutabilidade. Neste quesito a pretenso de Popper era traar uma linha de demarcao definida entre Cincia e Metafsica, por meio de uma construo lgica. Todavia, o que vimos depois que, com o passar dos anos, os limites da fronteira da Cincia que ele queria definir foram ficando tnues, menos delineados, conforme o desenvolvimento e a evoluo de seu processo intelectual. Popper no colocou a Cincia e a Metafsica na mesma categoria, pois, enquanto a primeira tem carter emprico segunda permanece 7

8 no terreno das idias, ocorreu que Popper se preocupou, muito tempo depois, em tratar das possveis relaes entre ambas. O que foi observado durante toda a leitura para a elaborao desse trabalho foi que Popper passou por uma transformao na sua forma de pensar mudando a viso que tinha da metafsica incorporando-a aos seus escritos posteriores.

Bibliografia

McGrath, Alister E. - Teologia Sistemtica, Histrica e filosfica: Uma introduo a teologia crist - So Paulo: Shedd Publicaes, 2005. Popper, K. R. - A lgica da pesquisa cientfica - 18 edio, So Paulo: Editora Cultrix, 2001. Popper, K. R. - Conjecturas e Refutaes (O progresso do conhecimento cientifico) texto de apoio utilizado em aula. Ribeiro, S. F. - A Transformao do Papel da Metafsica no Pensamento de Karl Popper - Dissertao de Mestrado - So Paulo, 2005.

Вам также может понравиться