Вы находитесь на странице: 1из 8

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

4 razes porque tudo vai bem

(2 Re 4.8-37) 8 Sucedeu tambm certo dia que Eliseu foi a Sunm, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, l se dirigia para comer. 9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por ns um santo homem de Deus. 10 Faamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e h de ser que, quando ele vier a ns se recolher ali.

11 Sucedeu que um dia ele chegou ali, recolheu-se quele quarto e se deitou. 12 Ento disse ao seu moo Geazi: Chama esta sunamita. Ele a chamou, e ela se apresentou perante ele. 13 Pois Eliseu havia dito a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se h de fazer por ti? Haver alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao chefe do exrcito? Ao que ela respondera: Eu habito no meio do meu povo. 14 Ento dissera ele: Que se h de fazer, pois por ela? E Geazi dissera: Ora, ela no tem filho, e seu marido velho. 15 Pelo que disse ele: Chama-a. E ele a chamou, e ela se ps porta. 16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano prximo, abraars um filho. Respondeu ela: No, meu senhor, homem de Deus, no mintas tua serva. 17 Mas a mulher concebeu, e deu luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte como Eliseu lhe dissera. 18 Tendo o menino crescido, saiu um dia a ter com seu pai, que estava com os segadores. 19 Disse a seu pai: Minha cabea! minha cabea! Ento ele disse a um moo: Leva-o a sua mae. 20 Este o tomou, e o levou a sua me; e o menino esteve sobre os joelhos dela at o meio-dia, e ento morreu. 21 Ela subiu, deitou-o sobre a cama do homem de Deus e, fechando sobre ele a porta, saiu. 22 Ento chamou a seu marido, e disse: Manda-me, peo-te, um dos moos e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus e volte. 23 Disse ele: Por que queres ir ter com ele hoje? No lua nova nem sbado. E ela disse: Tudo vai bem. 24 Ento ela fez albardar a jumenta, e disse ao seu moo: Guia e anda, e no me detenhas no caminhar, seno quando eu to disser.

25 Partiu pois, e foi ter com o homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a de longe o homem de Deus, disse a Geazi, seu moo: Eis a a sunamita; 26 corre-lhe ao encontro e pergunta-lhe: Vais bem? Vai bem teu marido? Vai bem teu filho? Ela respondeu: Vai bem. 27 Chegando ela ao monte, presena do homem de Deus, apegou- se-lhe aos ps. Chegou-se Geazi para a retirar, porm, o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma est em amargura, e o Senhor mo encobriu, e no mo manifestou. 28 Ento disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? No disse eu: No me enganes? 29 Ao que ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordo na mo, e vai. Se encontrares algum, no o sades; e se algum te saudar, no lhe respondas; e pe o meu bordo sobre o rosto do menino. 30 A me do menino, porm, disse: Vive o senhor, e vive a tua alma, que no te hei de deixar. Ento ele se levantou, e a seguiu. 31 Geazi foi adiante deles, e ps o bordo sobre o rosto do menino; porm no havia nele voz nem sentidos. Pelo que voltou a encontrar-se com Eliseu, e o informou, dizendo: O menino no despertou. 32 Quando Eliseu chegou casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. 33 Ento ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. 34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mos sobre as suas mos, e ficou encurvado sobre ele at que a carne do menino aqueceu. 35 Depois desceu, andou pela casa duma parte para outra, tornou a subir, e se encurvou sobre ele; ento o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.

36 Eliseu chamou a Geazi, e disse: Chama essa sunamita. E ele a chamou. Quando ela se lhe apresentou, disse ele :Toma o teu filho. 37 Ento ela entrou, e prostrou-se a seus ps, inclinando-se terra; e tomando seu filho, saiu.

Vai tudo bem contigo? Voc est feliz com a vida que voc est levando? Voc tem realizando seus sonhos? Essa a vida que voc sempre quis ter? A maioria das pessoas hoje esto insatisfeitas com a elas mesmas.

Vai tudo bem com teu marido? Com tua esposa, seus filhos, seus pais? Enfim como est sua famlia? Ainda tem dialogo? Respeito? Amor entre vocs. Hoje muitas famlias esto acabadas mesmo vivendo juntas.

Vai tudo bem com teu filho, o filho era algo que Deus havia dado pra ela, ento ele estava perguntando assim: como esto as coisas de Deus em sua vida? Voc tem ido igreja? Est desenvolvendo seu ministrio? Esta colocando Deus a frente de tudo ou no?

Havia na cidade de Sunm uma mulher muito rica, de bom corao e que tinha o hbito de receber em sua casa o profeta Eliseu quando, em suas constantes viagens, ele passava pela cidade. A amizade entre o profeta e a famlia da mulher era tal, que ela e seu marido decidiram construir um quarto para que o homem de Deus se hospedasse com mais conforto.

Eliseu ficou to bem impressionado com a hospitalidade que recebeu que decidiu oferecer um presente sua anfitri. Ele perguntou se a mulher necessitava de algo, ou de algum favor do Rei, pois como pessoa influente que era, poderia ajudar se houvesse alguma questo para ser resolvida junto corte. Mas como a sunamita fazia tudo de corao, sem desejar nada em troca, ela no quis nenhum presente: "...Eu tenho tudo o que preciso aqui no meio do meu povo". (2 Re 4.13), respondeu ela ao profeta.

Eliseu lembrou-se de que ela no tinha filhos, o que era sinal de maldio para as famlias naquela poca. Ento ele profetizou que dentro de um ano, a mulher daria luz a uma criana. No tempo marcado, o menino nasceu. Ele cresceu e trouxe para aquela famlia toda alegria que uma criana pode levar uma casa.

Um dia, algo terrvel aconteceu: O menino ia encontrar-se com o seu pai, que estava trabalhando no campo, quando passou mal. Ele foi levado at sua me, mas seu estado era muito grave e ele morreu.

Imediatamente, a mulher ps o menino no quarto do profeta, trancou a porta, e foi buscar a ajuda dele. Seu marido, que ainda no sabia da morte do filho, estranhou a movimentao e perguntou: "Por que vais ter com ele hoje? No lua nova, nem sbado. Fica tranqilo, respondeu ela".( Re 4.23) Ao se encontrar com Geazi, ajudante de Eliseu, que lhe perguntou sobre a famlia e o filho ela respondeu: "Vai tudo bem".

Como vai tudo bem? Seu filho estava morto e qualquer me sabe que isto no nada bom. Mas o que sustentava a sunamita era saber que aquele filho foi um presente de Deus e que tudo estava debaixo do controle do Senhor dos Exrcitos. Esta confiana fez com que ela olhasse para alm da amargura de seu corao ferido e contemplasse a vitria que Deus lhe havia reservado.

Toda a me quer ver o seu filho saudvel, com um bom emprego, e uma tima reputao na sociedade. Mas muitas que no alcanaram este objetivo no tm condies de responder com a f da sunamita: "Vai tudo bem", quando lhes perguntam sobre a sua famlia.

Aquela mulher apresentou-se diante de Eliseu e derramou toda a amargura de seu corao: "Pedi eu porventura um filho ao meu senhor? No te disse que no zombasses de mim?". II Reis 4.28. Ela no se importou com os que estavam ao seu redor, seu desejo era ter seu filho vivo e sadio em seus braos. O profeta foi casa da mulher e ali rogou a Deus, que ressuscitou o menino. Neste momento ela louvava a Deus, que contemplou a sua f e atendeu s suas oraes.

Mas porque ela disse est tudo bem?

1. Por que reclamar no vai adiantar e sim piorar e afastar todos a minha volta, pois ningum agenta pessoas assim

2. Est tudo bem, porque eu no preciso mostrar pra todo mundo que eu estou mal, tem gente que faz questo de mostrar pra todos que esto enfrentando lutas, eu tenho que falar s para pessoas certas. E a bblia diz que o senhor me faz andar de cabea erguida em meios aos problemas, Salmo 3

3. Est tudo bem porque eu estou procurando uma sada, ruim estaria se eu estive prostrado, derrubado, trancado em um quarto. Mas como eu estou procurando uma soluo para meu problema eu creio que est tudo bem

4. e por ultimo Est tudo bem porque Deus est comigo e se Deus est comigo eu creio que meu milagre vai acontecer e minha vitoria vai chegar, e todas as minhas dores sero saradas. Mas entenda bem, Deus est com aqueles que esto com ele, hoje mesmo mude algumas atitudes, procure uma igreja se reconcilie com Deus e tudo tambm em sua vida vai estar bem.

Tudo que fala a seu respeito vai se reforando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem. Por muito que no goste da sua aparncia, afirme-se bonito. Por mais pobre que seja, diga a si mesmo e aos outros que prspero". O Universo sempre apoia tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabar manifestando-se na nossa vida como realidade. Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparncia horrvel, que nossos bens materiais so nfimos, a tendncia que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforar. Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenas.

Ei! ai est mais uma prova de que "h mesmo poder de vida e morte em nossas palavras". "A morte e a vida esto no poder da lngua; e aquele que a ama comer do seu fruto" (Pv 18:21).

Quem sabe voc est neste momento num leito de hospital, ou numa penitenciria, ou em outro lugar que a impossibilite de ir a uma igreja receber o milagre que voc tanto almeja, porm posso te afirmar que como Eliseu, que teve que fechar a porta e ficar sozinho com o menino que por sinal estava moribundo, e clamar a Deus, para que o milagre acontecesse; posso te afirmar que voc tambm no est s.

Jesus est contigo, e ele quer ouvir sair da sua boca voc testificar que ele ?o caminho, a verdade, e a vida?, e se voc crer pelos olhos da f, hoje o milagre na tua vida ir acontecer! Amm!!

Вам также может понравиться