Вы находитесь на странице: 1из 16

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

As 5 caractersticas de Jesus o Bom Pastor (Jo 10.11-14)

Jesus nos conhece intimamente. Ele o infalvel. Jesus quem deu a vida por ns e pelas ovelhas. No o pastor assalariado que d sua vida, muito menos isso que Cristo espera. Quando Joo mais adiante diz que devemos dar a vida por nossos irmos

(1 Jo 3.16), ele no est dizendo para o pastor ou presbtero ser o messias da igreja. Mas nos lembra que foi Cristo quem deu sua vida e devemos imit-lo na compaixo, na solidariedade, no perdo, na pacincia, no amor. A nossa vida dada em prol do prximo. Mas quem nos salva, liberta, purifica somente Cristo. Ele nosso consolador, atravs de seu Esprito. Ele o nosso salvador, atravs de seu sangue.

Definio de pastor:

Pastorear (Poimaino) segundo o Dicionrio de Teologia do Novo Testamento, poimaino significa: apascentar, cuidar do rebanho, tomar conta das ovelhas. Prover pastos para alimentao; nutrir; cuidar do corpo de algum, servir o corpo; suprir o necessrio para as necessidades da alma. No por constrangimento (Anankastos) que no deve ser pela fora ou constrangimento, de forma obrigatria. Espontaneamente (Hekousios) significa: voluntariamente, de boa vontade, de acordo consigo mesmo. Pecar de propsito como oposto a pecados cometidos involuntariamente, e por ignorncia ou fraqueza. No como dominadores (Katakurieuo) tem a idia de: colocar sob o seu domnio, sujeitar-se, subjugar, dominar. Manter em sujeio, domnio sobre, exercer senhorio sobre. Modelo (Typos) modelo aqui um tipo a ser imitado. Marca de uma pancada ou golpe, impresso.

Observe a comparao entre pastores e lobos Pastores e lobos tm algo em comum: ambos se interessam e gostam de ovelhas, vivem perto delas. Assim, muitas vezes, pastores e lobos nos deixam confusos para saber quem quem. Isso porque lobos desenvolveram uma astuta tcnica de se disfarar em ovelhas interessadas no cuidado de outras ovelhas. Parecem ovelhas, mas so lobos. No entanto, no difcil distinguir entre pastores e lobos. Urge a cada um de ns exercitarmos o discernimento para descobrir quem quem. Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens das ovelhas. Pastores gostam de convvio, lobos gostam de reunies. Pastores vivem sombra da cruz, lobos vivem sombra de holofotes. Pastores choram pelas suas ovelhas, lobos fazem suas ovelhas chorar. Pastores tm autoridade espiritual, lobos so autoritrios e dominadores. Pastores tm esposas, lobos tm coadjuvantes. Pastores tm fraquezas, lobos so poderosos. Pastores olham nos olhos, lobos contam cabeas. Pastores apaziguam as ovelhas, lobos intrigam as ovelhas. Pastores tm senso de humor, lobos se levam a srio. Pastores so ensinveis, lobos so donos da verdade. Pastores tm amigos, lobos tm admiradores. Pastores se extasiam com o mistrio, lobos aplicam tcnicas religiosas. Pastores vivem o que pregam, lobos pregam o que no vivem. Pastores vivem de salrios, lobos enriquecem. Pastores ensinam com a vida, lobos pretendem ensinar com discursos. Pastores sabem orar no secreto, lobos s oram em pblico. Pastores vivem para suas ovelhas, lobos se abastecem das ovelhas. Pastores so pessoas humanas reais, lobos so personagens religiosos caricatos. Pastores vo para o plpito, lobos vo para o palco. Pastores so apascentadores, lobos so marqueteiros.

Pastores so servos humildes, lobos so chefes orgulhosos. Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento das ofertas. Pastores apontam para Cristo, lobos apontam para si mesmos e para a instituio. Pastores so usados por Deus, lobos usam as ovelhas em nome de Deus. Pastores falam da vida cotidiana, lobos discutem o sexo dos anjos. Pastores se deixam conhecer, lobos se distanciam e ningum chega perto. Pastores sujam os ps nas estradas, lobos vivem em palcios e templos. Pastores alimentam as ovelhas, lobos se alimentam das ovelhas. Pastores buscam a discrio, lobos se autopromovem. Pastores conhecem, vivem e pregam a graa, lobos vivem sem a lei e pregam a lei. Pastores usam as Escrituras como texto, lobos usam as Escrituras como pretexto. Pastores se comprometem com o projeto do Reino, lobos tm projetos pessoais. Pastores vivem uma f encarnada, lobos vivem uma f espiritualizada. Pastores ajudam as ovelhas a se tornarem adultas, lobos perpetuam a infantilizao das ovelhas. Pastores lidam com a complexidade da vida sem respostas prontas, lobos lidam com tcnicas pragmticas com jargo religioso. Pastores confessam seus pecados, lobos expem o pecado dos outros. Pastores pregam o Evangelho, lobos fazem propaganda do Evangelho. Pastores so simples e comuns, lobos so vaidosos e especiais. Pastores tem dons e talentos, lobos tem cargos e ttulos. Pastores so transparentes, lobos tm agendas secretas. Pastores dirigem igrejas-comunidades, lobos dirigem igrejasempresas. Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas. Pastores trabalham em equipe, lobos so prima-donas. Pastores ajudam as ovelhas a seguir livremente a Cristo, lobos

geram ovelhas dependentes e seguidoras deles. Pastores constroem vnculos de interdependncia, lobos aprisionam em vnculos de co-dependncia. Os lobos esto entre ns e oportuno lembrar-nos do aviso de Jesus Cristo: Guardai-vos dos falsos profetas, que vm a vs disfarados em ovelhas, mas interiormente so devoradores (Mateus 7:15). Fonte: Enfoque Gospel

Veja as cinco principais caractersticas do bom pastor:

1.

D a vida pelas ovelhas (v. 11): Em contrapartida, o mercenrio, que somente pensa nos benefcios pessoais, deixa as ovelhas merc do lobo (v. 12). Jesus no como um pastor mercenrio, que foge deixando as ovelhas em perigo (v. 13), mas verdadeiramente se importa com o bem estar de Suas ovelhas (V.10)

O pastor lutar para poupar as ovelhas dos ataques dos animais ferozes, para dar abrigo nas tempestades, e dar proteo contra as parasitas. Logo ao amanhecer ele examina o seu rebanho com os seus olhos e sabe identificar se as ovelhas esto bem, se alguma est doente ou necessita de cuidados especiais. no dormitar aquele que te guarda (Sl121,3b). Mas, apesar dos cuidados do pastor, algumas ovelhas esto insatisfeitas. Sempre esto pensando em pular a cerca, achando que a grama do outro lado mais verde. s vezes, pela sua teimosia, abre buraco na cerca e passa para o outro lado. S a ento que ela vai enxergar que o pasto l ralo, queimado e seco.

Seu sacrifcio na cruz do calvrio no foi algo passivo, mas Ele deliberadamente quis dar a Sua vida pelas Suas ovelhas (Jo 10.17,18), porque Ele se importa com elas, porque Ele as ama. A cruz a mais gloriosa demonstrao do amor de Deus pelo Seu povo, um amor eterno, imensurvel e imerecido. Contudo, a manifestao do Seu amor no algo expresso somente num evento histrico do passado. Deus, em Cristo, tem demonstrado o Seu amor para com o Seu povo atravs de todos os sculos da histria da humanidade. Tanto antes como depois da cruz, Ele quem sempre sustentou e ainda sustenta os Seus, preservando-os e fazendo-os perseverar na f. Hb 7.25 nos diz que Jesus aquele que vive sempre para interceder por ns. Ele no somente o autor (Ef 28), mas tambm o consumador da nossa f (Hb 12.2). Assim como aconteceu com Pedro, a sua intercesso a causa de no desfalecermos na f (Lc 22.32). Ele o nosso Bom Pastor. Ele deu a Sua vida por ns, as Suas ovelhas, e Ele continua nos dando a Sua vida atravs da Sua intercesso, cuidado, proteo e amor. Ningum pode arrebatar as Suas ovelhas da Sua mo (Joo 10.28) e nem da do Seu pai (Jo 10.29), e elas esto seguras ali, eternamente, pois no h quem Lhe possa deter a mo, nem Lhe dizer: Que fazes?. Jesus o Bom Pastor porque Ele garante a salvao e a segurana das Suas ovelhas. Durante todo o captulo 10 vemos o Senhor expondo a Sua bondade em garantir a salvao daqueles que so Seus. Que bendita segurana! A alma atribulada, cansada de seus pecados e atemorizada pelas suas fraquezas, pode muito bem encontrar um porto seguro nessas palavras abenoadoras do nosso Senhor. Aqui vemos e entendemos que a nossa fora vem de Deus, que a nossa perseverana vem de Deus, e que a nossa segurana depende exclusivamente de Deus, e graas a Deus por isso. Aqui ns vemos o motivo pelo qual o pavio que fumega no se apagar (Is 42.3, Mt 12.20), e o porqu o mais dbil e fraco dos santos chegar salvo nas manses celestiais. Deus quem opera em ns tanto o querer como o efetuar segundo a Sua boa vontade (Fp 2.13). Cristo quem salva PERFEITAMENTE os que, por Ele, se chegam a Deus (Hb 7.25). No h motivos para temor, apenas para adorao e humilhao diante de Deus.

2.

Tem comunho (intimidade) com as ovelhas (v. 14): Um bom pastor dos tempos do AT e do NT era aquele que se tornava ntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer pessoalmente cada ovelha e de ser reconhecido por elas. Sua voz se tornava inconfundvel para as ovelhas (vs. 3 e 4)

A OVELHA necessita: A. Cuidado. A ovelha de estrutura fsica frgil - facilmente se cansa; viso limitada - s enxerga de 8 a 10 metros; indefesa - necessita sempre da presena do pastor para proteg-la e livr-la dos perigos. Tal como a ovelha, o homem no tem fora em si mesmo.O pecado consumiu-lhe o vigor moral e espiritual. No pode por si mesmo sair do abismo do pecado - depende inteiramente do Bom Pastor. Disse Jesus: "Sem mim nada podeis fazer". B. Orientao. Um co, um gato ou um cavalo, quando se extraviam, sabem perfeitamente achar o caminho de volta. Eles parecem possuir uma bssola interior. Com a ovelha isso no acontece. Diferente de outros animais, a ovelha que se encontra perdida, precisa ser buscada e orientada para retornar ao aprisco. H uma lio aqui: Da mesma forma, toda a alma que se encontra longe da Casa Paterna, necessita de busca e da orientao divina para voltar ao aprisco. Jesus afirmou: "Achando-a, pe-na sobre os ombros, cheio de jbilo. E, indo para casa, rene os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque j achei a minha ovelha perdida". C. Segurana e Proteo. Devido a sua fragilidade, a ovelha no sabe defender-se, e facilmente torna-se presa de animais ferozes. Assim como a ovelha indefesa, o pecador necessita da presena e do poder divino para defender-se dos ataques do inimigo. O diabo representado "como leo que ruge procurando algum para devorar." Quando

a alma se encontra no esconderijo de Deus, ali h segurana e proteo. D. Descanso. Uma das necessidades da ovelha que est perdida descansar, para isto ela precisa de um lugar limpo, onde no haja nada que a incomode. A alma que se encontra longe de Deus carrega o fardo terrvel do pecado, at no mais poder voltar para casa, necessita descansar das torturas que o pecado lhe causou. neste momento que aparece o Pastor das Ovelhas oferecendo descanso e paz fazendo o solene convite: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve." (4)

3.

Livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladres. Os versos 8 em diante contm referncias a salteadores, mercenrios e lobos. Jesus se referiu aos falsos profetas e ao prprio Satans com estes termos. Pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar em encontrar refgio seguro (leia de 7 a 9).

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor d a sua vida pelas ovelhas. [Jo 10.11]; Aos presbteros, que esto entre vs, admoesto eu, que sou tambm presbtero com eles, e testemunha das aflies de Cristo, e participante da glria que se h de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que est entre vs, tendo cuidado dele, no por fora, mas voluntariamente; nem por torpe ganncia, mas de nimo pronto; Nem como tendo domnio sobre a herana de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcanareis a incorruptvel coroa da glria. [1Pe 5.1-4]; Olhai, pois, por vs, e por todo o rebanho sobre que o Esprito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu prprio sangue. [At 20.28].

4.

Ensina o caminho seguro para suas ovelhas (vs. 27,28): Elas me seguem, diz o Senhor. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete: elas

jamais perecero e ningum poder roub-las de mim. Faa uma leitura do Salmo 23 com seus discpulos e destaque o cuidado pastoral que Deus exerce sobre seu povo: suprindo, conduzindo, protegendo, confortando... 5. CUIDA DE SUAS OVELHAS 1. Em razo dos perigos j mencionados, muitas vezes as ovelhas se viam s voltas com machucados provocados por quedas. s vezes eram infestadas por espinhos, carrapichos ou eram picadas por serpentes e outros animais peonhentos, alm de sofrerem ferimentos ocasionados por ataques de animais ferozes. A ovelha ferida, machucada, sangrando, necessitava de um cuidado especial do pastor! Normalmente era acolhida com carinho at cura completa! 2. nesse contexto que surge Jesus, o Bom Pastor! Quantas vezes, como filhos de Deus somos machucados, feridos e precisamos de um ombro amigo para acalentar-nos, nos dar afago. Embora, muitos irmos sinceros possam nos acolher nos momentos crticos, somente algum especial, Jesus, o Bom Pastor, pode nos dar o alvio imediato e seguro! nos seus braos que encontramos proteo, segurana, carinho! Vejamos como Deus nos promete o ombro amigo, o aconchego, atravs de sua Palavra: a) Sl 42.11, "Por que ests abatida, minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que o meu socorro, e o meu Deus". Pelo teor de suas palavras, o salmista se mostra amargurado, perturbado, abatido, transtornado! Mas, sua confiana no socorro do Senhor, o impulsiona a louv-lo, ainda que seja num futuro prximo e mesmo em meio a tantas contrariedades. H crentes que ao passagem pelas provaes se "encaramujam", trancam-se em si mesmos, retendo o louvor devido a Deus. Nada deve nos impedir de louvar ao Senhor! Paulo nos diz: "Em tudo dai graas", 1 Ts 5.18.

b) Sl 46.1, "Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na angstia". O salmista reconhece, acima de qualquer coisa que Deus o seu refgio e fortaleza para as horas incertas! A palavra "refgio", vem do hebraico "hoxm - machaceh" "abrigo de perigos", "esconderijo" e a palavra "fortaleza" o hebraico "ze - `oz" "lugar alto", "fortificao". Aplicado os significados destas palavras, queremos dizer que estando em Deus, estaremos seguros, protegidos de toda e qualquer ameaa de nossos inimigos, principalmente quando estamos debilitados pelos embates da vida! Ele a nossa fortificao, nosso abrigo seguro! c) Sl 121.1-3, "1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os cus e a terra. 3 No deixar vacilar o teu p; aquele que te guarda no dormitar". Novamente, vemos o salmista em apuros! Necessitava urgentemente de socorro! Certamente, ele sabia que este socorro no poderia ser prestado por homem algum, por melhor amigo que lhe fosse. Seu escape somente poderia chegar pelas vias divinas. Deus iria guard-lo e seus ps seriam firmados na rocha. d) Sl 40.17, "Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu s o meu auxlio e o meu libertador; no te detenhas, Deus meu". A situao no era diferente das situaes anteriores. Sentia-se, o salmista, "pobre", "necessitado". Porm, acima de tudo, sua confiana em Deus, o fazia sentir-se seguro. Tinha certeza de que o cuidado de Deus na hora certa se manifestaria em seu favor! 3. Jesus o Bom Pastor que cuida de uma maneira especial de cada um de ns. Nada melhor expressa este cuidado do Senhor para com aqueles que se mantm fiis, do que as palavras de Pedro: "lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs, 1 Pe 5.7. No devemos viver na ansiedade! Devemos descansar no cuidado divino!

III. COMO BOM PASTOR, JESUS CONHECE SUAS OVELHAS E ELAS TAMBM O CONHECEM

1. Considerando a expresso: "...conheo as minhas ovelhas, e elas me conhecem", Jo 10.14, podemos deduzir que uma das principais caractersticas do pastor de ovelhas, ele conhece suas ovelhas, at mesmo pelos seus prprios nomes. Em contrapartida suas ovelhas tambm o conhecem, e o seguem, "Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz", Jo 10.4. Porm quando um estranho se aproxima, as ovelhas certamente no o reconhecero; fugiro dele ao ouvirem a sua voz, "...mas de modo algum seguiro o estranho, antes fugiro dele, porque no conhecem a voz dos estranhos", Jo 10.5. 2. Este o tipo de relacionamento desenvolvido entre o verdadeiro pastor e suas ovelhas. H como que uma intimidade no tratamento, no cuidado! Pela maneira como o pastor conduz o rebanho, receber reciprocidade, um carinho especial dos animais. Todo animal gosta de ser bem cuidado! Assim tambm acontece no relacionamento de Jesus, o Bom Pastor, com suas ovelhas. Ele no somente nos conhece, mas cuida de ns! Providencia os meios que para levemos uma vida de paz na sua presena! 3. Ao olharmos para a Palavra de Deus podemos ver muitos textos que nos falam sobre o conhecimento que Deus tem de cada um de ns: a) Sl 139.1-4, "1 Senhor, tu me sondas, e me conheces. 2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha lngua, eis que, Senhor, tudo conheces". O presente texto no somente nos mostra o conhecimento de Deus acerca do homem, mas nos mostra um conhecimento detalhista. Deus conhece o meu sentar, levantar; conhece os meus pensamentos, os meus caminhos, sem que eu me expresse! Na verdade, o Senhor penetra a profundezas de meu ser. O verbo "esquadrinhar", vem do hebraico "hrz - zarah" "peneirar", "esparramar", "examinar com mincia". desta forma que Deus nos sonda e nos conhece!

b) Jo 13.18, "No falo de todos vs; eu conheo aqueles que escolhi; mas para que se cumprisse a escritura: O que comia do meu po, levantou contra mim o seu calcanhar". Aqui, Jesus demonstra conhecer a trama da traio; muito antes dela ocorrer, o Senhor conhecia o que se passava no corao do traidor Judas Iscariotes. Enquanto ele maquinava entreglo aos religiosos, nada escapava aos olhos de Jesus! Jo 13.10-11, "10 Declarou-lhe Jesus: Quem j se banhou no necessita de lavar seno os ps; quanto ao mais, est todo limpo. Ora, vs estais limpos, mas no todos. 11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos". Veja a expresso: "...ele sabia quem era o traidor", o que demonstra o controle que o Mestre tinha daquela situao. c) Ap 2.19, "Conheo as tuas obras, e o teu amor, e a tua f, e o teu servio, e a tua perseverana, e sei que as tuas ltimas obras so mais numerosas que as primeiras". Como Igreja de Cristo, tambm estamos sendo observados! O Senhor declara conhecer as obras, o amor, a f, a perseverana, da Igreja de Tiatira. Sabia at mesmo de sua tolerncia para com uma falsa profetiza, que agindo em seu meio, estava induzindo os filhos de Deus ao pecado, v. 20, "Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostiturem e a comerem das coisas sacrificadas a dolos". Como Igreja de Deus, devemos ser conscientes de que nossos passos esto sendo observados pelo Senhor da Igreja! 4. Da mesma forma que o Senhor nos conhece, precisamos tambm conhec-lo, assim como as ovelhas conhecem o seu pastor. Osias nos fala de um conhecimento progressivo de Deus, "Conheamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua sada, como a alva, certa; e ele a ns vir como a chuva, como a chuva serdia que rega a terra", Os 6.3. No somente devemos conhecer a Deus, mas tambm progredir neste conhecimento! Jamais conheceremos completamente a Deus enquanto estivermos neste mundo. Porm h uma promessa de que um dia o conheceremos como ele , "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda no manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como , o veremos", 1 Jo 3.2. O verbo "ver" da expresso: "...porque assim como ,

o veremos", vem do grego "optanomaioptanomai", que significa "permitir ver o interior da pessoa, o seu ego". 5. Sabendo que o Senhor nos conhece profundamente, precisamos agir de maneira a no desagrad-lo, cientes de que ele vigia nossas aes. Mas tambm, ao mesmo tempo, busquemos conhec-lo atravs de sua Palavra e de uma intimidade com seu Esprito Santo.

AS CARACTERSTICAS DO PASTOR: O que um pastor Nas Escrituras do Novo Testamento, o pastor visto como o administrador do rebanho de Cristo (1Pedro 5.1-8). Sua funo conduzir os santos ao Senhor Jesus, dispensando a estes os meios da graa. Obrigaes do pastor A principal obrigao do pastor apascentar e guardar cada uma das ovelhas que lhe confiou o Sumo Pastor. O ofcio pastoral inclui duas coisas bsicas: a orao intercessria e a ministrao da Palavra de Deus (Atos 6.4). Deve o pastor, por conseguinte, agir em relao s ovelhas tanto como sacerdote quanto como profeta. sacerdote quando as apresenta a Deus em orao; e quando lhes fala a Palavra de Deus profeta. O pastor deve apascentar e guardar cada uma das ovelhas que lhe confiou o Sumo Pastor

1. Emita o bom pastor (Anda como Cristo andou); 2. Alimenta as ovelhas (Ensinando a sua palavra); 3. Conduz as ovelhas Porta (Jesus Cristo) (Conduzi-los salvao); 4. Vai a frente delas, ( um exemplo para o rebanho); 5. Fortalece a fraca, (Cura a enferma, liga a ferida);

6. Protege o seu rebanho (Dos ataques de Satans); 7. Procura a perdida e a desgarrada (No se cansa de busclas); 8. As ovelhas ouvem a sua voz (Ele tem intimidade com as suas ovelhas). J os falsos pastores: OS FALSOS PASTORES: O LADRO VEIO A ROUBAR MATAR DESTRUIR: Ex. Prticos. 1. O Alfredo meu colega de escola morto por Over-dose; 2. O Jos Pedro, (Envelhecido prematuro causado pelo lcool); 3. A reportagem da televiso; (A artria horta de um fumador morto). O LADRO: (Satans) Roubou ao homem: Sua imortalidade; Sua liberdade; Sua Comunho santa com Deus. O MERCENRIO: As suas caractersticas: No apascenta as ovelhas; No ama as ovelhas; No as protege, quando v vir o inimigo foge;

Pensamento: Ele age apenas por interesse prprio, ele no conhece ao Senhor da palavra, ele procura enriquecer a custa do rebanho, sua mensagem superficial, e interesseira, ela no fomenta o arrependimento, no confronta ningum com o pecado inclusive essa palavra no existe em seu dicionrio! O LOBO: II Pedro 2 1 E TAMBM houve entre o povo falsos profetas, como entre vs haver tambm falsos doutores, que introduziro

encobertamente heresias de perdio, e negaro o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdio. 2 E muitos seguiro as suas dissolues, pelos quais ser blasfemado o caminho da verdade. 3 E por avareza faro de vs negcio com palavras fingidas; sobre os quais j de largo tempo no ser tardia a sentena, e a sua perdio no dormita.

O sermo de Jesus a respeito do Bom Pastor retrata-o como o verdadeiro Pastor e Governante do seu povo, contrastando com todos os falsos pastores. Jesus diz - Eu sou a porta- Quem entrar por meio de Cristo ser "salvo", isto , ter vida eterna e abundante, tudo quanto necessita para ser liberto do pecado, da culpa e da condenao. Jesus a nica porta da salvao, no h salvao seno por Ele. Jesus declara que Ele o bom Pastor prometido nas profecias. (1) Esta metfora de Jesus como o Bom Pastor ilustra o cuidado terno e devotado que Ele tem por seu povo. como se Ele dissesse: "Eu sou, para com todos aqueles que crem em mim, o que um bom pastor para as suas ovelhas: cuidadoso, vigilante e amoroso". (2) A caracterstica de Cristo como o Bom Pastor que Ele morreu por suas ovelhas. isso que de modo mpar, ressalta a Cristo como Pastor, a morte de Cristo na cruz que salva suas ovelhas. Cristo aqui chamado o "Bom Pastor". Em Hebreus cap.13 vers. 20 - Ele chamado o grande Pastor das ovelhas. Em 1 Pedro cap.5 vers.4 - "o Supremo Pastor" .3) O Ministro do evangelho que ocupa esta posio apenas como meio de vida ou de obter honrarias o "mercenrio" referido nos vers. 12 e 13 . O verdadeiro pastor cuida das suas ovelhas. O falso pastor pensa em primeiro lugar em si mesmo e na sua posio diante dos homens. O conhecimento que Deus tem dos seus filhos e seu amor por eles incluem sua afeio pessoal, fidelidade e cuidado providencial constante. O

crente est guardado nas palmas das suas mos. Em Isaias cap .49 vers.16 - O crente nunca est esquecido por Deus. Nunca h um s momento em que os olhos de Deus deixam de vigiar o crente para o seu bem.

Este estudo bblico nos serve de alerta para muitos que se intitulam pastores. Procure saber se estas cinco caractersticas se encaixam perfeitamente com o seu perfil; procure observar se a sua vida tem sido colocada a servio do sumo pastor que entregou espontaneamente a sua vida para nos salvar dos nossos pecados. Era Deus, mas despiu-se de sua glria e achado na forma de homem, se humilhou perante eles e se submeteu cruz como vergonha desprezo e ignomnia s por nos amar. Que Deus nos ajude a sermos imitadores Cristo como filhos amados. Amm!

Вам также может понравиться