Вы находитесь на странице: 1из 5

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC CAMPUS CONCRDIA PLANO DE ENSINO CURSO DE PSICOLOGIA 1/2013

LOCAL: UNC Universidade do Contestado Campus Concrdia. CURSO: Psicologia DISCIPLINA: Aprendizagem II CARGA HORRIA: 4 crditos(60h): FASE: 3 PROFESSORA: Liani Maria Hanauer Favretto SEMESTRE: 1 ANO: 2013

ACADMICO: Izaqueu Arajo Silva

SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO BREVE HISTRICO

O presente trabalho visa abordar de forma geral um breve histrico do sistema prisional brasileiro. No que diz respeito histria geral do sistema prisional nos sculos passados em mbito mundial, sabe-se que na Grcia, Prsia, Egito, Babilnia e outros o modelo prisional visava a conteno e tinha por finalidade ser um lugar de custdia e tortura configura-se ento a primeira instituio penal na antiguidade. De acordo com Magnabosco (1998), o Hospcio de San Michel em Roma, denominada como Casa de Correo, sendo destinada inicialmente a encarcerar meninos incorrigveis. Vale ressaltar que durante muito tempo, tanto os sujeitos que apresentavam comportamentos tidos como no aceitveis socialmente, quantos aqueles que cometiam crimes de diversas naturezas compartilhavam do mesmo modelo de recluso. No sculo XIX comeam a surgir os primeiros congressos sobre o tema e a partir do congresso realizado em 1872 em Londres j assumiam carter internacional. Atravs da criao da Comisso Penitenciria Internacional,

transformada em Comisso Penal e Penitenciria elaborada pela ONU as Regras Mnimas. No incio do sculo XX surgem em alguns pases incluindo o Brasil, a Lei de Execuo Penal (LEP).

No Brasil colonial as primeiras normas jurdicas aplicadas foram as Ordenaes Afonsinas, coletnea de leis publicadas em 1446 durante o reinado de D. Afonso V, tais Ordenaes foram a base das que surgiram , pois estas se limitaram a atualiza-las. Por tanto, historicamente as Ordenaes Afonsinas se destaca na histria direito portugus. Atravs da necessidade de atualizao surge as Ordenaes Manuelinas promulgadas por D. Manuel I em 1521, contendo em sua base um teor punitivo por meio da intimidao e terror, posteriormente substitudas pelo Cdigo de Dom Sebastio, sendo que este no obteve xito devido a questes peculiares da poca dando lugar assim denominada Ordenaes Filipinas promulgada por Filipe II no ano de 1603 e mesmo no contendo nelas contradies ntidas, falta de clareza e originalidade se manteve como base do direito portugus at o sculo XIX. Sobre a realidade carcerria no Brasil encontramos na literatura contribuies como a de Pedroso (1997) que sugere o descaso e condies desumanas presentes desde o incio da institucionalizao penal.
[...] A instalao da primeira priso brasileira mencionada na Carta Rgia de 1769, que manda estabelecer uma Casa de Correo no Rio de Janeiro [...] as casas de recolhimento de presos no incio do sculo XIX mostravam condies deprimentes [...] Um relatrio de uma comisso nomeada para visitar as prises [...] apontou para o aspecto maltrapilho e subnutrido dos presos. [...] [...] A primeira meno priso no Brasil foi dada no Livro V das Ordenaes Filipinas do Reino, Cdigo de leis portuguesas que foi implantado no Brasil durante o perodo colonial. O Cdigo decretava a Colnia como presdio de degredados. A pena era aplicada aos alcoviteiros, culpados por ferimentos por arma de fogo, duelo, entrada violenta ou tentativa em casa alheia, resistncia s ordens judiciais, falsificao de documentos, contrabando de pedras e metais preciosos (ORDENAES FILIPINAS, 1870, p. 91).

O Sistema Prisional Brasileiro atual, surgido da ideologia de acabar com as torturas pblicas cruis outrora aplicadas para os que cometiam crimes, sistema este que visava aes corretivas, com propsitos de reeducao e reintegrao social, desde sua origem no conseguiu suprir tais demandas se tornando em uma escola do crime, somando-se ainda degradante estrutura dos ambientes fsicos, superlotados e supervisionados por profissionais sem capacitao adequada reflete por fim na situao atual de um sistema com graves conflitos internos e externos refletindo na sociedade por meio do

aumento espantoso da criminalidade e da sensao de impotncia dos setores competentes. Dentro desse contexto urge a necessidade de aes reformadoras para melhor ajustamento do sistema prisional. Atualmente existem em alguns pontos do Brasil nossas formas de compreender o sistema prisional sendo colocadas em prtica. No Paran, uma nova experincia de administrao tem sido

desenvolvida visando aes de reintegrao social por meio de trabalho e profissionalizao para os apenados, alm do beneficio reduo de pena para os que se enquadra nos critrios estabelecidos, isso acontece graas a inaugurao da Priso Industrial de Guarapuva, um modelo pioneiro inaugurado em 12 de novembro de 1999. Outro olhar sobre os sistema prisional se tornou possvel graas a aes desenvolvidas pela APAC Associao de Proteo e Assistncia aos Condenados, surgida da necessidade de suprir a deficincia do Estado em relao recuperao dos apenados, criou o Mtodo APAC e funciona em estgios. De acordo com Silva (2012) tais estgios seguem trs fases:
a) estgio inicial: os presos do regime fechado passam a cumprir pena no Estgio Inicial, que consiste em uma etapa nica, mas com estgios que se distinguem pela separao da cela e pelos estmulos criados. Em tudo, para prosseguir, o preso deve reunir mritos. Conquistar. No estgio inicial d-se o contato com o Mtodo. A entidade levanta as causas do crime, trava conhecimento com a famlia do recuperando. Efetua-se uma proposta de recuperao. O preso requer a assistncia da APAC, ou seja, no obrigado a aceitar o tratamento oferecido. b) primeiro estgio: em regime fechado, o primeiro estgio, logo depois do estgio inicial, visa desenvolver o senso de

responsabilidade do preso, com representantes de cela, trabalhos na ala do presdio, participao no Conselho de Sinceridade e Solidariedade, alfabetizao e Jornada de Libertao com Cristo. Numa etapa mais avanada, pode obter autorizao para participar de atividades socializadoras. c) segundo estgio: hoje consagrado como regime semi-aberto, onde os presos ajudam nos servios burocrticos da prpria APAC, que instalou no local sua Secretaria Administrativa. Essa colaborao se estendeu Delegacia de Polcia, ao Frum e ao prprio presdio.

Esse

regime

intermedirio

permite

melhor

conhecimento

da

personalidade do preso. Entendem ser fundamental deslig-lo das amarras que o ligavam ao presdio. Uma reintegrao lenta, mas segura, como treinamento para a liberdade, a receita ideal.

Os resultados so positivos e visveis em relao aos modelos vigentes, a APAC tem uma viso humanizada em relao aos apenados e suas aes refletem isso. Diante de tudo que foi abordado at o presente momento, surge o seguinte questionamento. Qual a importncia e possibilidades de atuao dos psiclogos nesse contexto? Levando em considerao o adoecimento psquico decorrentes do atendimento desumano dispensados para os apenados e seus familiares de significativa relevncia que o psiclogo esteja presente promovendo

assistncia psicologica para ambos. Concebo de igual importncia a participao de tal profissional na construo e/ou elaborao de polticas pblicas que visem um sistema penitencirio mais humanizado e coerente com o que garante a Constituio dos Direitos Humanos. O psiclogo em seu fazer profissional encontra mltiplas problemticas nesse campo de atuao. Seu papel vai alm do envolvimento na construo de tais polticas. Ele no deve ignorar sua funo mediadora na reintegrao dos sujeitos apenados.

REFERNCIA

DULLIUS, A. A., HARTMANN J. A. M.. Anlise do sistema prisional brasileiro. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id =10878&revista_caderno=3>. Acesso em: 9 de mar de 2013. FREITAS, Jos A. M. O Sistema Prisional Brasileiro e a Psicologia. Disponvel em: <http://www.advogado.adv.br/estudantesdireito/federal/ufrn/josealeixonmoreira defreitas/sistemaprisional.htm>. Acesso em: 8 de mar de 2013. PEDROSO, R. C. Utopias penitencirias, projetos jurdicos e realidade carcerria no Brasil. Revista de Histria, Departamento de Histria da Universidade de So Paulo, no. 136, p. 120-137, 1. Semestre de 1997.

SILVA, Luzia Gomes da. Anlise histrica do sistema penitencirio: subsdios para a busca de alternativas humanizao do sistema prisional. Contedo Jurdico, Brasilia-DF: 24 nov. 2012. Disponvel em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.40751&seo=1>. Acesso em: 10 mar. 2013.

Вам также может понравиться