Вы находитесь на странице: 1из 4

Apostila sistema de informao Prof.

Eduardo Peixoto 2 CAPTULO Processamento de dados Processamento: um conjunto de atividades que, atuando sobre entes iniciais, geram outros entes como resultados, ou os mesmos, sob outra forma, chamados finais. Ento: Processamento de dados: Conjunto de operaes lgicas e aritmticas que so aplicadas, de forma automtica, sobre os conjuntos de dados, com auxilio de equipamento informtico. um conjunto de operaes que so aplicadas sobre determinadas informaes para transform-las em outras, ou gerar novas informaes. O que um computador? Computador: um equipamento eletrnico, capaz de tomar decises lgicas e fazer clculos, controlados por um conjunto de instrues, cujo principal objetivo processar dados. Qualquer processamento se realiza seguindo o esquema:

Bits e Bytes Os computadores "entendem" impulsos eltricos, positivos ou negativos, que so representados por 1 ou 0. A cada impulso eltrico damos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma nica unidade forma um byte. Nos computadores, representar 256 nmeros binrios suficiente para que possamos lidar a contento com eles. Por isso, os bytes possuem 8 bits. s fazer os clculos: como um bit representa dois tipos de valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que igual a 256.

Os bytes representam todas as letras (maisculas e minsculas), sinais de pontuao, acentos, caracteres especiais e at informaes que no podemos ver, mas que servem para comandar o computador e que podem inclusive ser enviados pelo teclado ou por outro dispositivo de entrada de dados e instrues. Para que isso acontea, os computadores utilizam uma tabela que combina nmeros binrios com smbolos: a tabela ASCII (AmericanStandard Code for Information Interchange). Nesta tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal. A partir da, foram criados vrios termos para facilitar a compreenso humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulao de dados nos computadores. No que se refere aos bits e bytes, tem-se as seguintes medidas: 1 Byte 1 kilobyte (KB ou Kbytes) 1 megabyte (MB ou Mbytes) 1 gigabyte (GB ou Gbytes) 1 terabyte (TB ou Tbytes) 1 petabyte (PB ou Pbytes) 1 exabyte (EB ou Ebytes) 1 zettabyte (ou Zbytes) 1 yottabyte (ou Ybytes) 8 bits 1024 bytes 1024 kilobytes 1024 megabytes 1024 gigabytes 1024 terabytes 1024 petabytes 1024 exabytes 1024 zettabytes

Na transmisso de dados entre computadores, geralmente usa-se medies relacionadas a bits e no a bytes. Assim, h tambm os seguintes termos: 1 kilobit (Kb ou Kbit) = 1024 bits 1 megabit (Mb ou Mbit) = 1024 Kilobits 1 gigabit (Gb ou Gbit) = 1024 Megabits 1 terabit (Ou Tbit) = 1024 Gigabits E assim por diante. Voc j deve ter percebido que, quando a medio baseada em bytes, a letra 'b' da sigla maiscula (como em GB). Quando a medio feita em bits, o 'b' da sigla fica em minsculo (como em Gb). Hardware a palavra usada para definir a parte fsica de um equipamento. Alm do computador, formado por placas, discos, microprocessadores e outros, incluem-se nesta definio as impressoras, monitores de vdeo, scanners, mouses, entre outros.

Software So os programas que do vida e funo aos computadores. Os programas so escritos em linguagem digital e comandam todo o funcionamento do computador. Sem um software de sistema de qualquer tipo, um computador ficaria indiferente ao mundo em geral, e para com os humanos em particular. Hardware O hardware do computador divido em trs partes: - CPU - Memrias - Perifricos MICROPROCESSADOR ( C.P.U. Unidade Central de Processamento) O Microprocessador, ou C.P.U., o crebro do computador. As informaes internas, quando esto sendo executadas, passam pelo Microprocessador. Ele o responsvel por processar estas informaes. Tudo o que acontece dentro d mquina passa pelo Microprocessador, e ele atua como um "Gerente" interno. Quando voc vai comprar um computador a primeira parte a ser observada no ato da compra qual o tipo de Microprocessador est instalado na mquina. O mdulo que controla e coordena tudo dentro de um computador a unidade central de processamento, ou CPU. na CPU que as atividades reais da computao so executadas. Trabalhando a partir dos cdigos de instruo (buscar da memria e executar alternadamente), a CPU faz todos os clculos especificados por um programa. Pode ento armazenar os resultados de sua operao na memria ou envilos a qualquer outra parte dentro ou fora do computador. Como todos os microcomputadores, o PC possui uma CPU implementada quase que inteiramente num nico circuito integrado ( chip ), conhecido por microprocessador. Os trs maiores fabricantes de processadores do mercado atual so: AMD, Intel e VIA. Ex.: Athlon, Semprom, Phenom, Core 2 Duo, Dual Core, Pentium D, Celeron D, Pentium 4, Xeon, Opteron, Turion, Centrino, etc. Memrias Como Funcionam

Da mesma forma que o crebro humano, o computador tambm possui uma memria onde so armazenadas as informaes enquanto ele est ligado. A menor unidade utilizvel para representao de informaes em um computador o Bit, que assume os valores0 ou 1. Essa representao, dita binria, est relacionada com o fato da informao ser armazenada fisicamente no computador na forma de uma polaridade eltrica (positivo ou negativo) ou magntica (norte ou sul nos ims). Como um nico bit insuficiente para representar informaes mais complexas, eles so agrupados e combinados. Num primeiro agrupamento, eles so reunidos em conjuntos de oito, recebendo a denominao de Byte (8 bits). Um byte pode representar 256 caracteres diferentes (28). Quando nos referimos s informaes armazenadas em um computador utilizamos, portanto, o termo byte, que corresponde a um caractere. Tendo em vista que a unidade byte consideravelmente pequena quando indicamos valores mais extensos, utilizamos mltiplos do byte: kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, etc. So dois os tipos de memrias utilizadas pelo computador: - Memria Principal - Memria Auxiliar - Memria Principal Comunicam diretamente com o processador e armazenam temporariamente (RAM e Cache) ou permanentemente (ROM) pequenas quantidades de informao. Devido ao seu carisma fundamental, este tipo de memria foi designado MEMRIA PRINCIPAL, CENTRAL ou PRIMRIA. A memria principal constituda por trs tipos de memrias distintos: - Memria RAM - Memria ROM - Memria Cache Memria RAM (Random Access Memory) As memrias RAM(Random-Access Memory - Memria de Acesso Aleatrio) constituem uma das partes mais importantes dos computadores, pois so nelas que o processador armazena os dados com os quais est lidando. Esse tipo de memria tem um processo de gravao de dados extremamente rpido, se comparado aos vrios tipos de memria ROM. No entanto, as informaes gravadas se perdem quando no h mais energia eltrica, isto , quando o computador desligado, sendo, portanto, um tipo de memria voltil.

Вам также может понравиться