Вы находитесь на странице: 1из 6

Sistema nervoso-como funciona

3 de fevereiro de 2013 13:35

Estmulos externos (5 sentidos)

Estmulos internos (Exaltao do Ph ou da presso do sangue)

Receo
(recetores sensoriais) Deteo de estmulos externos Deteo de estmulos internos

Transmisso (neurnios sensitivos)

Integrao (sistema nervoso central)

Encfalo e medula espinal

Informao interpretada (elabora a resposta)

Nervos efetores em ao (msculos, glndulas)

Correr

Variao da presso sangunea

Mensagem nervosa = impulso nervoso

Cincias Pgina 1

Sistema Nervoso-constituio
3 de fevereiro de 2013 13:59

Sistema nervoso

Central Perifrico

Encfalo Medula Espinal Nervos/gnglios

1. Crebro 2. Cerebelo 3. Bolbo raquidiano

Coordena o equilbrio Coordena os movimentos

Cranianos/raquidianos

Aes involuntrias internas: digesto, respirao e ritmo cardaco Estabelece a comunicao com a medula espinal

1-Medula espinal 2-Nervo Raquidiano 3-Vertebra 4-Disco


4

As membranas que se situam entre o crnio(osso) e o crebro chamam-se meninges, as membranas que se situam entre a medula espinal e as vertebras tambm se chamam meninges.

1-Crebro 2-Bolbo raquidiano 3-Bolbo raquidiano 4-Medula espinal 5-Meninges


2 3 4

Cincias Pgina 2

Sistema Nervoso
3 de fevereiro de 2013 15:31

O sistema nervoso = sistema coordenador

Se a meninge estiver infetada e se a infeo atingir a zona do crebro que vital morremos, a isso chama-se meningite fulminante. A meninge espinal protege a nossa medula espinal e a meninge craniana protege o nosso encfalo. Entre as meninges existe uma espcie de liquido para absorver as vibraes dos impactos. Osso / meninge / liquido / meninge / centro nervoso

Proteo Se a medula se partir, as clulas nervosas no se voltam a reproduzir. Da zona onde se parte a medula espinal para baixo no se sente nem mexe mais. A corrente entre o musculo e o centro nervoso uma corrente eletroqumica (sdio e potssio). Os nervos sensitivos (neurnios) situam-se na raiz dorsal da medula espinal. Os nervos motores (neurnios) situam-se na raiz ventral da medula espinal.

Cincias Pgina 3

Clula Nervosa - neurnio


3 de fevereiro de 2013 16:19

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Axnio Dendrites Ncleo Bainha de mielina Arborizao terminal Sinapse

4
5

Dendrite - Prolongamento do corpo celular, a parte do neurnio que capta o estimulo ou impulso nervoso e o transmite ao corpo celular. Corpo celular (ncleo)- Parte do neurnio. Axnio - Fibra, que faz parte do neurnio que transmite o impulso nervoso do corpo celular arborizao. Bainha de mielina - Camada lpida (de gordura) que envolve o axnio para no haver perda de transmisso ou esta ser mnima. Arborizao terminal - zona final do axnio que transmite o impulso nervoso para outro neurnio (passando para a dendrite de este mesmo) para um centro nervoso ou para um msculo. Sinapse - passagem do impulso nervoso da arborizao terminal para a dendrite de outro neurnio. Estas no se ligam mas esto muito prximas.

Cincias Pgina 4

Coordenao da transmisso da mensagem na medula espinal


3 de fevereiro de 2013 22:41

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Raiz ventral Fibra sensitiva / nervo sensitivo / neurnio sensitivo Raiz dorsal Corpo celular Gnglio Fibra motora / nervo motor / neurnio motor Neurnio de associao Parte cinzenta da medula espinal Parte branca da medula espinal

2 4 5

3 6 7

Musculo 1 9 8

Neurnio de associao - neurnio situado na parte cinzenta da medula espinal que interliga o impulso de um neurnio sensitivo o transforma numa resposta e a passa para um neurnio motor (movimento involuntrio). Neurnio sensitivo - neurnio que se situa na raiz dorsal da medula espinal, capta o estimulo o transforma em impulso nervoso e o transporta at ao centro nervoso (medula espinal). Neurnio motor - neurnio que se situa na raiz ventral da medula espinal, e transporta o impulso nervoso (resposta) do centro nervoso at ao musculo. Gnglio - gnglio que se situa na raiz dorsal da medula espinal a onde se situam os corpos celulares dos neurnios sensitivos. Parte branca da medula espinal - parte exterior da medula espinal com um aspeto branco por causa da substncia mielina que se situa nos neurnios. Parte cinzenta da medula espinal - parte interior da medula espinal que tem o aspeto de um "H" e acinzentada devido falta de mielina nos neurnios de associao.

As estruturas que esto implicadas na realizao de um ato reflexo constituem um arco reflexo: Fibra sensitiva Fibra de associao Fibra motora

Cincias Pgina 5

Coordenao hormonal
3 de fevereiro de 2013 23:47

Glndulas endcrinas (glndulas de secreo interna) - so glndulas que lanam as hormonas que elaboram diretamente no sangue. Estas transportadas pelo sangue vo atuar em determinadas clulas ou rgos, regulando a sua atividade. Estas so essncias nos nossos processos fisiolgicos. Hipotlamo - faz a ligao do sistema nervoso com o sistema hormonal e regula a fome, sede, e o apetite; controla a glndula hipfise. Hipfise - chamada como glndula mestra, produz vrias hormonas entre as quais as hormonas de crescimento e hormonas que vo atuar no sistema reprodutor, tambm atua sobre outras glndulas endcrinas. Tiroide - as hormonas que produz regulam a atividade celular e tem uma importante funo no crescimento. Suprarrenais - produz a hormona adrenalina, quando o corpo no est adaptado ao meio esta descarrega adrenalina para estabilizar a presso sangunea. Pncreas - produz insulina, esta hormona regula a concentrao de glicose no sangue ou glicemia, falta de insulina pode fazer o com que a glicose aumente e estas pessoas sejam diabticas. Testculos - produzem testosterona que promove o desenvolvimento dos carateres sexuais secundrios masculinos. So importantes na reproduo. Ovrios - produzem hormonas sexuais estrognios e progesterona, que intervm na reproduo. Promovem o desenvolvimento dos carateres sexuais secundrios femininos.

Estimulo

Clula Endcrina

Hormonas

Circulao sangunea

Clula-alvo

Resposta fisiolgica

Cincias Pgina 6

Вам также может понравиться