Вы находитесь на странице: 1из 23

(Dicas para Uma Vida Melhor) Evangelho no Lar

por Gustavo Ma

Durante os nossos tratamentos de cura na Fraternidade Francisco de Assis, Casa de Bezerra de Menezes, sem ressaltamos a importncia do evangelho no lar como continuidade do tratamento e ajuda para toda a famlia.

Sei que muitos no realizam o que pedimos, contudo, existem aqueles que mesmo sem entender o motivo, utiliz uma hora do seu tempo livre semanal para refletir sobre sua vida luz do evangelho do nosso senhor Jesus cristo.

Vamos tentar explicar, nesse singelo artigo, os motivos que nos levam a indicar o evangelho no lar como uma pr benfica para os pacientes e toda a famlia.

E por que? Por que uma simples leitura pode fazer tanta diferena para um tratamento? Para uma famlia em cr Para ajudar nos casos de obsesso? Depresso?

No existem milagres nos caminhos traados por Deus, basta-nos aprofundar nos acontecimentos e tentar entend sob a tica espiritual para que tudo fique claro.

Quando um irmo enfermo realiza um tratamento de cura em uma casa esprita, de umbanda ou qualquer outro gr

de CARIDADE, ele recebe doses de energias sutis, que so absorvidas aos poucos pelo seu corpo fsico. A cura ento s se

de forma lenta e gradual. Para que esse quantum de energia seja assimilado pela contraparte fsica so necess no foi como o esperado (voltaremos a abordar esse assunto em outra oportunidade).

receptividade e modificao do paciente, e por esse motivo que alguns so curados, enquanto outros reclamam que o ef

Os espritos do senhor, mdicos e instrutores espirituais, continuam o tratamento na casa do paciente, geralme a higiene espiritual adequada. Assim como o mdico no pode realizar uma cirurgia em cima de uma mesa de restaurante , os espritos tambm

durante o sono fsico. Contudo, para que eles possam visitar o enfermo e auxili-lo, necessrio que encontrem sua casa c

podem fazer milagres em uma casa empestada de energias negativas, onde imperam o egosmo , a vaidade e as discusse

O evangelho no lar serve ento como chama de luz que ajuda na limpeza energtica da casa, reunindo a famlia p um debate saudvel e amigo sobre o cdigo moral que deve ser seguido pelo esprito que deseja encontrar a paz.

Quando os familiares se renem para estudar o evangelho, se aproximam deles os guias, protetores, paren amor com aquele grupo.

desencarnados, mentores da famlia e outros espritos que vibram pelo crescimento espiritual de todos que possuem laos

Lembre-se que a reunio de estudo do evangelho no reunio medinica e por isso devem ser evitadas manifesta reunio, trazendo mensagens de cunho pessoal e alimentando a vaidade dos freqentadores.

de espritos, principalmente os de baixa vibrao, que tudo fazem para mistificar o mdium e atrapalhar o bom andamento

Tambm devem ser evitadas conversas pessoais e sem objetivo, anedotas, criticas entre os participantes, ataque outras religies ou grupos que seguem uma filosofia diferente da adotada pelos participantes. O TEOR VIBRATRIO da reunio deve ser de unio, paz e amor!!!

Como um claro de luz, a reunio se torna um ponto de encontro para a famlia encarnada e desencarnada, onde en

criado um clima propcio para ajuda espiritual.

Nesse momento os irmos do espao levam intuies para os familiares, energias positivas para os participante tambm conversam com os obsessores que se encontram ligados a algum participante ou de passagem pela casa.

Como a misericrdia do senhor infinita!!! Uma simples reunio e logo os amigos do espao se voltam para ajudar u famlia em crise ou um irmo enfermo.

Mas para que o evangelho no lar se torne um alento para os familiares necessrio disciplina, amor e vontade reunio deve ser sempre realizada no mesmo horrio, no mesmo dia da semana e ter mais ou menos a mesma durao.

A reunio sempre deve ser iniciada com uma orao. Depois, leia as passagens do evangelho (na ordem ou ao aca conversando e debatendo sobre os pontos mais importantes. Tentem mergulhar nos mais belos ensinamentos vividos cordeiro de DEUS!!!

Ao trmino, deve ser feita uma prece de agradecimento. Aconselhamos que uma garrafa de gua seja levada par (fluidoterapia). Por que deve ser realizado no mesmo dia e hora? Por que tantas regras??

local da reunio e que na prece de fechamento seja solicitada a beno da gua, que depois ser bebida por tod

Os amigos do espao no so empregados e por isso precisam se organizar para levar o auxlio para os seus quer reunio. Assim Como no estamos disponveis para ajudar os que esto necessitados durante o trabalho , pois precisamos dedicar para garantir o nosso sustento, os espritos tambm cumprem suas obrigaes no plano espiritual. No incio, quando se est consolidando um grupo ou reunio, podem surgir algumas dificuldades, no entanto, temos acreditar, ter f. Muitas vezes os espritos obsessores esto atuando para dificultar a realizao da reunio. E o que fazer ento??? "Orar e Vigiar", acreditar que se voc est fazendo o certo ento o pai te ajudar.

amigos. Devemos MUDAR nosso pensamento de que ELES tm a OBRIGAO de nos ajudar, j que decidimos realiza

O evangelho utilizado no ser (?) "O evangelho segundo o Espiritismo". Se algum participante no se sentir a vont com o espiritismo, ento utilize as passagens do novo testamento da bblia.

No existe religio nos ensinamentos do cristo Jesus, no existe segregao ou partilha nas mensagens do div

mestre, ele no tinha preferncias, ns que a possumos. Escolha ento a obra que mais se afine com o grupo em quest

Outra excelente opo de estudo so os oito volumes da obra A sabedoria do Evangelho, de Carlos Torres Pastorino em http://www.panorama esprita.com.br). Muitos irmos vo argumentar:"Mas na minha casa somente eu desejo realizar a reunio, o que fao ento??"

livro no mais editado, mas pode ser baixado no seguinte link http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/index.htm

simples: faa a reunio sozinho, seguindo a disciplina do horrio e dia da semana. Voc ver que depois de alg

tempo os outros familiares se interessaro por participar da reunio. As palavras do cristo so verdades imutveis, s aprendizado.

alimento necessrio para que ns, viajantes na carne, possamos terminar sem falhas a nossa maravilhosa jornada

Ningum est desamparado nesse lindo planeta de Deus, ningum!!! Do ladro ao trabalhador, do homem violento contudo, ele no pode se chegar a ns se vivemos fugindo dele.

sbio, do dspota ao santo, do pobre ao rico, do esprita ao budista, todos somos ovelhas de um pastor que puro am

Se a ovelha arredia, afasta-se do rebanho e se embrenha em lugares perigosos, fica longe dos olhos tenros do div pastor, que tudo faz para salv-la ... Tudo que est ao seu alcance.

O mundo no dor, o mundo no s sofrimento. O evangelho no lar e suas palavras amorosas de carinho e espera devem ser interpretadas pela famlia terrena, retirando de l o roteiro seguro para se chegar angelitude. Ele veio, mostrou o que deveria ser feito e se tornou o caminho, a verdade e a vida.

Faam a reunio uma vez por semana, mas no para conseguir bens materiais, ou curas milagrosas, e sim p

ganharem a paz, o amor e a solidariedade entre os que moram na mesma residncia e at fora dela. Obtenham ento vida terrena. Jesus cristo nos deixou sua paz, seu amor, de forma nica!!!

tesouros da vida maior, aqueles que no podero ser tomados e que sero o escudo e a espada contra as adversidades

Que hoje possamos sentir o seu amor, de forma mais intensa do que nunca, porque ele ama a todos, mesmo os que que deixaram de acreditar NELE!!! Ele no nos chama para ser apstolos e largar tudo em favor do evangelho, somente nos solicita um espao para oua suas palavras, sentindo ento seu infinito amor.

Quando tiverem se modificado, transformado o ambiente da sua casa pelos divinos ensinamentos, multipliquem

bnos levando aos coraes abandonados da f o caminho do reencontro com o cristo. No guardem silncio sobr libertar dos sofrimentos e das dores do mundo.

caminho, porque ele veio aqui para que todos conhecessem o seu nome, mostrando ento o caminho do puro amor para

Aqui fecho esse humilde artigo, orando para que todos consigam viver de forma ascendente os ensinamentos cordeiro, porque at hoje o seu amor suaviza as dores do mundo. Paz, Amor e Solidariedade para todos.

Perguntas Respondidas
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 14/03/2007

Sou mae de 4 crianas. Minha casa est muito conturbaDA. As crianas muito agitadas e irritadas.J estou fazendo o tratamento espiritual.Mas est muito difcil. Como fazer um culto no lar com este ambiente?Nao podera atrair espiritos inferiores?Quem vai estar nos dando um suporte espiritual para eventuais visitas indesejveis?
Resposta:

Ol, que o Cristo esteja sempre contigo! Querida irm, nada na vida acontece de uma hora para a outra. A natureza o mais belo exemplo de como tudo acontece devagar, em um ritmo quase imperceptvel. A mudana do padro vibratrio de uma casa e sua respectiva reunio de Evangelho no diferente, acontece aos poucos, de acordo com o nvel de compromisso e seriedade que os participantes se comprometem a ter, ou seja, as reunies devem realizadas semanalmente, no mesmo horrio e de corao aberto. A sua proteo e da sua famlia realizada pelos amigos espirituais que do outro lado da vida se comprometem a fazer o

que estiver ao seu alcance para ajud-los. Com a reunio eles encontram um ponto de apoio para realizar to nobre tarefa. Se voc est passando pelo tratamento do nosso grupo, recebe tambm a assistncia e o carinho dos instrutores espirituais responsveis pelo tratamento. No se preocupe com proteo contra os que te querem mal, porque se no seu corao brilha o sol do Evangelho, se tuas palavras esto impregnadas de F e se buscas somente o Amor, nada poder te prejudicar. Lembre-se de orar todos os dias, vigiando sempre o seu pensamento e as suas emoes, porque assim sua casa se tornar um templo de paz e sua vida um exemplo.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 11/04/2007

Comeamos o evangelho no lar as crianas esto gostando e participando.Posso colocar algum incenso para limpeza do ambiente? Ns temos lido o evangelho e alguns livros espiritas kardecistas aleatoriamente.No sei mais o que dizer nas reunies. As minhas filhas adolescentes riem muito durante o culto.Mas todos tem participado.Existe algum livro interessante para as idades de minhas filhas?6,9,18 e 21 ano,que possamos ler durante nosso culto.Nosso mentor espiritual o esprito amigo de JOs Grosso. Obrigada por tudo.Muita luz e paz. Monique
Resposta:

Como foi falado pelo querido amigo preto-velho, os incensos s funcionam para melhorar ou piorar o aroma. Se voc ler o meu artigo sobre limpeza de ambiente ver que falamos sobre isso e indicamos vrias formas de "limpar energeticamente" o ambiente. Consultei uma amiga para responder sua dvida em relao as crianas. Ela indicou os livros abaixo: . O Evangelho da Meninada - Tem uma linguagem simples e ilustraes. . Histrias que Jesus Contou - So as parbolas em forma de historinhas para crianas. . E, Para o Resto da Vida... - So historinhas com fundo moral. Excelente tambm para o Evangelho no Lar. Muito usado na evangelizao. Os trs livros podem ser encontrados na livraria saraiva.
Assunto: EVANGELHO NO LAR Pergunta: Data : 13/05/2007

TENHO SEMORE ABERTO O EVANGELHO AO LADO DA CAMA.QUERO FAZER O EVANGELHO NO LAR, COMO DEVO INICIAR, PEO A PROTEO DO AMIGO ESPERITUAL, OU TEM QUE SER ALGUM ESPIRITO ESPECIFICO PARA ISTO? COMO SABER QUEM DEVO MENTALIZAR OU COMO CONDUZIR O EVANGELHO? FAREI JUNTO COM MEU MARIDO. AGRADEO A ORIENTAO. DIANA.
Resposta:

Voc no deve chamar por espritos para realizar o Evangelho no Lar, aquele que a auxilia se aproximar automaticamente. Sempre ore para Deus, Jesus e busque a paz. Ore pelos que sofrem, pelos que voc ama e por aqueles que no se afiniza. No chame por ningum no Evangelho no Lar, seno acabar atraindo espritos obsessores ou brincalhes. Siga as instrues do artigo que tudo dar certo.

Assunto: Evangelho no lar Pergunta:

Data : 04/07/2007

J venho fazendo o ev no lar a vrios anos ;fao s pos moro sozinha com Deus, abrooev leio e reflito mas, nunca esplano, quer dizer;APENAS EM PENSAMENTO.T CERTA ?desde j aqui fica o meu muito obrigada, Zilda. 04/07/2007
Resposta:

Nosso Querido Francisco de Assis gostava de pregar ao ar livre, muitas vezes perto de animais, peixes, envolvido nas refrescantes vibraes da Natureza . Vrios apstolos tambm assim faziam, dada sua necessidade de exortar o amor incondicional ao Cristo. Se voc realiza o Evangelho no Lar com regularidade e pontualidade ser sempre assistida por espritos amigos e, se assim quiser pode falar mentalmente ou em voz alta, o que preferir. Para eles no h diferena. Em algumas reunies so levados espritos que precisam de palavras amigas, dado o baixo estado vibratrio que ainda se encontram. Faa o que o seu corao mandar. As duas formas so vlidas para realizao do Evangelho no Lar, que deve ser disciplinado no dia da semana e pontualidade, tendo na regularidade a fora para manuteno vibratria da reunio e dos seus participantes.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 08/10/2007

Bom dia, estou realizando o evangelho no lar c/ minha companheira e meus dois filhos. Como sei se estou fazendo certo, isto , tenho dificuldades em explicar o texto escolhido, no consigo me expressar direito com as palavras e acabo me sentindo insegura. Sabe quando voce no tem o dom da palavra? Eu sou assim, a tenho a impresso que no estou fazendo da maneira certa. Obrigada
Resposta:

O evangelho literatura para a Alma, poema para o corao. importante ler a passagem uma ou mais vezes para que todos tenham acesso ao contedo exato do texto, depois comeam os comentrios. Existem vrias formas de resolver o seu problema. A primeira voc ler o texto vrias vezes nos dias anteriores reunio, parando para refletir nos ensinamentos. Voc acabar entendendo um pouco mais sobre o assunto e ter maior facilidade para falar, j que leu vrias vezes e refletiu sobre o asssunto. Voc tambm pode fazer o grupo do Evangelho participar dos comentrios, no sendo o nico a falar, pode-se comear com as leituras e deixar que as crianas faam as perguntas, assim comeam os dilogos e as coisas vo acontecendo sem voc ficar preocupado com o que falar. Lembre-se que a palavra de Jesus s pode ser falada com carinho e verdade por aquele que busca viver seus ensinamentos. Se voc s deseja falar, suas vibraes sero frias e superficiais, no entanto, se voc busca a verdade com o corao, ento suas palavras ficam carregadas de um magnetismo irresistvel. Paulo de Tarso um exemplo a ser seguido na pregao da palavra do Mestre. A leitura antecipada importante para voc entender melhor o ensinamento e tambm buscar a vivncia diria dos ensinamentos do Mestre Nazareno.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 21/10/2007

eu moro com minha filha ,vou voltar a fazer o evangelho no lar,mas acontece que trabalho e o melhor horario para mim e pela manh,e quando eu estiver de planto no trabalho,o que fao?nesse dia deixo de fazer o evangelho?gostaria de ser orienta na forma que devo prceder.que o Devino mestre abene a todos.
Resposta:

Temos que ser rigorosos com os horrios das reunies para que se mantenha a vibrao e a frequncia de espritos amigos, contudo, no podemos ser radicais. Se no pode realizar a reunio por causa do emprego ento faa sempre no mesmo horrio alternativo, assim os espritos amigos sabero que se voc trabalhar voc realizar a reunio naquele horrio.
Assunto: mudana de domicilio Pergunta: Data : 30/01/2008

Ol, Gostaria de dar inicio ao Evangelho no Lar, mas uma duvida surgiu. Minha me colocaou a venda nossa casa e ainda este ano vou me casar, saindo ento da nossa casa atual. Como agimos perante as mudanas de domicilio? Grata Aline
Resposta:

Ol, No existe problema algum, inicie o Evangelho onde se encontra e depois que mudar realize na sua nova casa, alis, ser de grande ajuda para limpar o ambiente espiritual do novo domiclio.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 22/02/2008

Uma pessoa faz regularmente o Evangelho no Lar, da surgem as seguintes situaes: o filho passa mal e precisa ser levado ao pronto socorro naquele dia e hora, ou a familia sair 30 dias de frias, ou pegou transito e chegou muito atrasada, enfim, situaes desse tipo... Como proceder nestas situaes, o que fazer ??
Resposta:

Eu falo sobre isso no artigo. Voc deve perseverar, incialmente as coisas podem dar errado mas voc deve vencer pelo cansao, a pacincia o escudo do sbio e a f sua espada. Podem ocorrer problemas mas aos poucos as coisas vo se acertando. Ore, Acredite, voc vai conseguir.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 22/02/2008

EU GOSTARIA DE FAZER O EVANGELHO NO LAR, MAS NEM MESA TENHO, SOMOS TRS PESSOAS,EU, MEU ESPOSO E UMA FILHA DE 16 ANOS,COMO INICIAR?
Resposta:

Jesus ensinava ao ar livre, sem mesa ou qualquer mvel. Voc pode ler o evangelho onde quiser, basta que rena as pessoas em nome do nosso senhor Jesus Cristo.
Assunto: EVANGELHO NO LAR Pergunta: Data : 04/03/2008

OL ME CHAMO CEIA TENHO 21 ANOS E SOU ESPIRITA DESDE MEUS 9 ANOS DE IDADE,NA MINHA CASA O EVANGELHO NO LAR REALIZADO TODAS A QUINTAS FEIRAS AS 5:00 HORAS DA TARDE MAIS INFELIZMENTE NEM SEMPRE SE CONSEGUE REUNIR TODOS POR CONTA DO TRABALHO TEM ALGUM PROBLEMA NESSE CASO. DESDE J DEIXO OS MEUS PARABNS PELO SITE QUE MARAVILHOSO,E PELAS EXPLICAES. QUE A PAZ E A LUZ DO MESTRE OS ILUMINE SEMPRE!
Resposta:

Ol, No h problema algum, todos temos compromissos e problemas, o importante manter a reunio, sempre no mesmo

dia e hora. Se existir um horrio melhor para todos, que seja possvel reunir todos prefervel mudar para esse horrio.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 03/04/2008

todos em minha casa nao aceitam e nao entende o espiritismo meu marido nao aceita nem ouvir falar por isso sinto alguma dificuldade de realizar o evangalho com todos os meus familiares , sera que posso faze-lo sozinha
Resposta:

Sim, nesse caso faa sozinha, muitas vezes pelo seu exemplo e mudana interior voc modificar esse panorama. O Evangelho no Lar no precisa ser esprita, voc pode comprar a Bibla e estudar o Novo Testamento, estudando a mensagem sublime do Mestre.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 09/05/2008

Tenho interesse em iniciar o Evangelho no Lar, qual a durao mdia da reunio?


Resposta:

Isso depende um pouco da quantidade de pessoas, contudo, no existe uma regra para definir o tempo da reunio. interessante voc abrir a reunio com uma prece e solicitar que os amigos espirituais estejam presentes, protegendo e inspirando. O mais importante da reunio, e onde no se deve ter nenhuma pressa na interpretao do texto, no necessrio uma leitura extensa, mas muito interessante meditar sobre o trecho lido. Existem grupos onde cada participante comenta e outros onde um orientador fala e os que tem dvida fazem perguntas, tudo vai depender do grupo. Quando temos uma famlia fazendo interessante que cada um fale sobre a impresso que teve do texto, mas no se deve obrigar ningum a falar, somente se assim desejar. Faa uma prece ao terminar e solicite que a gua seja fluidificada. Em mdia as reunies duram entre 30 e 60 minutos.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 20/05/2008

Iniciei a prtica do Evangelho no Lar h 03 semanas e percebi uma dificuldade de inteirao de meus filhos adolescentes. Na ltima reunio, alm do evangelho, li um trecho do livro "Violetas na Janela" e explanei sobre o captulo lido, pecebi um maior interesse por parte de meus filhos. Posso manter esta dinmica? Nas trs reunies senti o impulso de colocar as mos sobre a cabea de minha filha (no o fiz), como devo proceder? Obrigada e Muita Paz!
Resposta:

Pode-se ler outros livros alm do Evangelho, contudo, importante que se leia uma pequena passagem. Um pargrafo j suficiente. importante falar um pouco sobre a mensagem do Cristo, mas no precisa ser cansativo. Quanto a vontade de impor as mos sobre os filhos eu acho que existe uma opo melhor, visualize esse amor sendo doado pelo seu corao, essa energia seguir o fluxo da sua vontade e ajudar seus filhos.
Assunto: Evangelho no lar Pergunta: Data : 19/06/2008

necessrio que crianas menores de 3 anos participem das reunies?


Resposta:

No podemos obrigar uma criana de trs anos a ficar parada durante 30 minutos ouvindo o Evangelho. Existem pequenos livrinhos com histrias sobre Jesus para crianas, seria interessante ler para elas antes de dormir.
Assunto: manifestaes no dia do Evangelho Pergunta: Data : 23/06/2008

ol, H quase um ano estamos fazendo o evangelho no lar. Sabemos que no devem ter manifestaes durante o trabalho, afinal um momento de educao e estudo. Porm, esse fim de semana, passei muito mal. Costumo ser muito disclipinada com minha mediunidade, mas umas horas depois do evangelho, senti meu corpo amolecer, um calor subir, fiquei tonta achei que ia desmaiar que tinha baixado a presso ou algo assim. Chamei minha me e ela, como bem mais "aberta" que eu acabou tendo uma manifestao. Tive muito medo, apesar de depois de muita orao conseguirmos ficar bem. Ser que fizermos algo errado, ou nos desprotegemos de alguma maneira, to dificil eu sentir alguma coisa no sendo no centro esprita. Como voc pode me orientar a respeito, caso isso venha ocorrer novamente. Obrigada, Aline
Resposta:

A manifestao (incorporao) no lar deve ser evitada, contudo, existem casos, como o relatado, onde se torna necessrio a interveno de um mdium mais experiente (sua me) para amenizar a situao. A harmonizao do ambiente antes da reunio (relaxamento) e a prece de abertura so muito imoportantes. Ao abrir a reunio solicite a proteo dos espritos amigos. O caso que relatou mostra algum tipo de fragilidade da sua parte, por algum desequilbrio seu o irmozinho acabou se aproximando e afinizando. Obsessores e espritos enfermos se aproximam de mdiuns, eles normalmente sentem atrao por eles, se o mdium estiver equilibrado eles no conseguem se aproximar "mais do que devem". O equilbrio emocional, espiritual e fsico so muito importantes para o mdium se proteger contra as investidas do astral inferior. Na minha coluna existe uma srie de artigos que fala sobre mediunidade, aconselho a leitura.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 07/08/2008

Tenho de usar toalha branca ou pode ser outra cor,fiz muito tempo parei tem problema retornar ha fazer.
Resposta:

Pode ser com ou sem toalha. O importante realizar sempre no mesmo dia da semana e hora. Medite sempre sobre a mensagem, no necessrio ler muito texto e sim REFLETIR MUITO sobre as mensagens do Mestre Jesus.
Assunto: Sensibilidades durante o culto do lar Pergunta: Data : 10/09/2008

Fao o culto do lar s segundas-feiras com um de meus filhos. Nesta passada, na hora da oro final, meu filho comeou a passar mal, dizendo que parecia estar saindo do seu corpo, sentindo um pouco de frio e com dormncia em determinadas partes do corpo. Tentei acalm-lo, embora tambm tenha ficado preocupada, mas ele realmente, estava muito nervoso e com medo, pois nunca havia sentido aquilo antes. Segundo ele, continuou tendo as sensaes durante a noite toda, e s ao amanhecer, tinha voltado ao normal. Como nunca aconteceu isto antes, achei que pudesse ser alguma aproximao, tipo passe. Poderia me ajudar a entender o que ocorreu? J fazemos culto h mais de um ano, sempre sentimos muitas vibraes, mas este dia foi indito. Obrigada.
Resposta:

Ol, provavelmente o seu filho mdium, por isso ele deve estudar e quando tiver idade suficiente (no sei se ele tem) frequentar um grupo de aprimoramento medinico . Depois ele deve decidir se ir utilizar ou no sua sensibilidade em favor do prximo, caber a ele escolher, mas deve estudar para entender o que sente. Sua mediunidade no deve ser desenvolvida, aprimorada ou "tratada" com passes dentro de casa, ele deve aprender com mdiuns mais experientes a lidar com suas sensaes, alm de estudar sobre o mundo espiritual. Escrevi uma srie de artigos sobre mediunidade, acredito que ajudar a responder algumas de suas perguntas.
Assunto: obsesso Pergunta: Data : 03/11/2008

Que a luz do Divino Mestre esteja entre vs. Tenho um amigo espiritual que me persegue h vria encarnaes e que me deseja muito mal, segundo ele mesmo ja revelou em vria sees espritas, no ncleo em que frequento( Casa de Jaragu - Recife/PE). gostaria de saber o que posso fazer para ajud-lo, alem das preces que fao, com muitos pedidos de perdo. Mas sinto que esse meu amado irmo precisa muito mais que um pedido de perdo da minha parte. Em todas as minhas oraes, sempre peo para que ele encontre a luz e o amor de Jesus. O que posso fazer mais para que esse meu querido irmo possa encontra o amor, a luz e ajuda espiritual? Preciso viver minha vida e levar adiante as misses que eu vim responsvel nessa nova oportunidade...que a paz de Deus esteja entre todos ns. Assim seja. Abraos.
Resposta:

No caso de obsesses complexas o escudo do obsediado a f, suas armas o amor e a pacincia e a fora capaz de modificar o obsessor o exemplo. Atravs da mudana interior do obsediado o obsessor passa a no ter mais acesso e influncia e, aos poucos, acaba se convencendo que no existe fora que vena o amor e a f. Pacincia, F, Amor e Exemplo.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 21/11/2008

Que a paz de Deus esteja entre ns, sempre. Amados irmo, com as graas do mestre divino, h anos realizamos o evangelho no lar em nossa humilde casa. Somos todos da familia material espiritas. Gostaria de saber o que podemos fazer pra ajudar nossa familia no momento da reunio, pois tudo s acontece no momento em que a iniciamos, isso seja o que for, de uma simples visita a algo mais bobo possivel. J avisamos que no horario no admitimos brincadeiras, telefones, televiso, zoadas de tipo nenhum...mas parece que as coisa so esperadas para esse momento. H algo alem dos nossos olhos que no conseguimos v. Nossa famlia passa por problemas espirituais muito graves (debitos nossos )e queremos e tentamos de todas as formas no pararmos com o que iniciamos. Nos ajudem de forma clara, e se for possvel, de forma em que todos possam ajudar tbm. Muito obrigada e que o Menino Jesus se faa presente na vida de todos ns.
Resposta:

Tenha f e acredita na sua prpria fora de vontade, seja disciplinado, mas ao mesmo tempo tenha pacincia com possveis interrupes. Solicite aos amigos espirituais que o ajudem na medida do possvel, inspirando principalmente compreenso e determinao. Se interromperem contra a sua vontade ento continue aps resolver o problema, mantendo sempre a serenidade e paz que diferenciam os cristos de corao.
Assunto: mediunidade Pergunta: Data : 07/01/2009

Boa Tarde, Eu estou muito preocupada j tem algum tempo que eu no consigo mais fazer as minhas oraes. Eu tenho mediunidade desde criana e aprendi a controlar, mais de uns 3 anos para c eu no consigo mais completar as minhas oraes e sempre que eu comeo a estudar as coisas acabam dando errado. J procurei ajuda e todos dizem que depende de mim. Mais eu no consigo.Voce pode me ajudar? Obrigado
Resposta:

A mediunidade pode ser aprimorada, mas o seu exercicio constante que traz o controle. Se voc optar por no utiliz-la de forma correta em favor do prximo, uma escolha, mas esteja certa de que muito importante para um mdium frequentar um centro srio. bem provvel que esteja obsediada. Procure um centro srio e faa um tratamento espiritual presencial, cadastre-se tambm no tratamento espiritual a distncia realizado por nosso site.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 08/01/2009

Moro s, como devo proceder com relao ao Evangelho no Lar??


Resposta:

Ol, Nesse caso faa a leitura em voz alta e depois pare por algum tempo refletindo sobre a mensagem, no precisa refletir em voz alta, somente pare alguns minutos e tente levar a mensagem lida para o seu dia-a-dia.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 05/08/2009

moro com monha esposa e minha filha, mas nunca existe horario p/ fazermos a leitura. posso fazer sozinho ? grande abrao.estou fazendo tratamento a distancia na FRATERNIDADE FRANCISCO DE ASSIS.
Resposta:

Sim, no h problema. Mas quando elas puderem faa o possvel para que participem.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 22/08/2009

Que a paz esteja com todos ns. Gostaria de saber se posso fazer o evang no lar sozinha, e como devo comear e terminar. E se tem problema em acender vela e uma vez acesa deve queima-la at o fim e quanto ao inseo se a problema tambm. Muito obrigada
Resposta:

O mais importante realizar o evangelho toda semana, sempre no mesmo dia e hora. A vela e o incenso no so necessrios, mas pode ser utilizada se assim voc preferir.
Assunto: Evangelizao Pergunta: Data : 17/09/2009

Saudaesestou estudando o Estudo do Evangelho a distancia Fraternidade Francisco de Assis e como material estou

usando Sabedoria do Evangelho (Carlos Torres Pastorino) ao ouvir o adio em mp3 fiquei um pouco perdido pois tenho apenas A Bblia Sagrada e a escrita diferente. Gostaria de saber que Evangelho usar para acompanhar as palestras da Narc. Que a paz do Cristo estejam com todos.
Resposta:

Ol, A srie de livros do Carlos Pastorino no mais editada. Voc pode buscar informaes na internet ou buscar em um sebo, existe um sebo online chamado estante virtual, www.estantevirtual.com.br, ele permite buscar em sebos cadastrados. Nas aulas da Fraternidade existe um campo que indica a passagem do Evangelho que est sendo lida, indicando o Evangelista, o captulo e o pargrafo.
Assunto: evangelho Pergunta: Data : 26/09/2009

Como evitar maus pensamentos? Posso fazer preces para encarnados e tambem para os desencarcados quando estiver fazendo o evangelho nolar? Desde ja agradeo. E que DEUS nos abenoe. Claudio de Aguiar
Resposta:

Ol, para controlar os seus pensamentos necessrio um movimento interior de modificao, seus hbitos devem se modificar, voc deve rever as amizades e a postura que est tomando diante da vida, se responsvel para com seus compromissos morais e espirituais, se realiza a caridade, etc. Orar para encarnados e desencarnados no necessariamente o livrar dos maus pensamentos, pois como falei anteriormente, a modificao deve vir de dentro para fora, os seus pensamentos no so somente culpa daqueles que o acompanham, pois se est vinculado a espiritos de baixo padro vibratrio porque com eles voc se afiniza. Como indicado no tratamento espiritual realizado pelo Grupo PAS voc deve fazer da prece o hbito dirio, do Evangelho Semanal no Lar o hbito semanal e da leitura edificante a busca por respostas.
Assunto: obssesso Pergunta: Data : 11/10/2009

ol meus queridos irmos, quero iniciar o evangelho no lar, por causa de espiritos que obssediam minha familia, principalmente minha filha de 5 anos, queria saber se quando iniciar o evangelho esses espiritos vo se afastar dela pois eles no deixam ela ter sossego durante a madrugada ela no consegue dormir. eles se afastando, no voltam mais? ou outros viro? pode esses espiritos serem enviados por alguem encarnado que tem ligaes com a magia negra?pois quanto mais fao limpeza espiritual em minha casa, nunca est limpo eles sempre aparecem na madrugada. abraos fraternos
Resposta:

Sim, existem irmos que infelizmente se associam a falanges de obsessores e exercem a mediunidade mercenria, podendo tambm se vincular a magia negra. Mas no leve tudo para esse lado, nunca sabemos se realmente isso que est acontecendo. Sua filha ou algum da familia pode ter fortes vnculos com esses espritos, que antes de tudo so os maiores sofredores. O Evangelho no Lar ajudar e muito a limpeza do ambiente, a mais poderosa higienizao que uma famlia pode realizar em seu lar, contudo, somente o amor sincero pode realmente anular esse tipo de problema, aprenda acima de tudo a

amar, ame mesmo aqueles que lhe perseguem e assim estar no somente lendo o Evangelho, mas vivendo-o. No adianta proteger somente o lar, voc deve se imantar de energias positivas. Realize um tratamento espiritual com nosso grupo e siga as instrues que sero enviadas, isso ajudar muito. Tenho certeza que com pacincia e vontade tudo se harmonizar. Freqente tambm um centro esprita, participe das palestras, receba passes e beba gua fluidificada, se possvel realize um tratamento de desobsesso no local que escolher. Quando for possvel matricule sua filha na Evangelizao Infantil, quase todos os centro possuem esses grupos, creio que tambm ser muito til.
Assunto: evangelio no lar Pergunta: Data : 16/10/2009

Ol, moro com a minha me, av, irm e minha filha pequena. j tentei realizar o evangelio no lar mas tinha que faze-lo sozinha, pois minha famlia no participa, alm disso ficam entrando e sado da cozinha (onde realizava a pratica) toda hora, pegam coisas fazem barulho, enfim fica muito dificil. Gostaria de saber se posso fazer o evangelio no meu quarto sozinha com a minha filha, e se h algum problema quando ela est dormindo? Obrigada!
Resposta:

No h problema, o importante realizar sempre no mesmo dia e hora.


Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 22/10/2009

Ol, bom dia! que a apz de Jesus estaja presente no corao de todos ns. Todos os dias turo um temo para leituras edificantes e crists, vou iniciar o evangelho no lar sozinha, pois a principio meu esposo no adepto. Gostaria de saber se mesmo com a presena da espiritualiade amiga, poder acontecer alguns sintomas de mediunidade comigo, j que no tenho nenhum mdium a mais por perto apenas eu. Sou espirita j faz um bom tempo! obrigada..e parebns pelo lindo trabalho que vc faz e controi aqui..muita paz para vc! e mais uma vez obrigada.
Resposta:

No devem acontecer fenmenos medinicos na reunio de Evangelho no Lar, no o local apropriado para isso. Realize a reunio com a prece sincera e a vontade de aprender com os lindos ensinamentos do Mestre. Mas se no se sentir bem durante mais de 2 reunies consecutivas ento converse com o responsvel pelo local que frequenta e realize um tratamento espiritual.
Assunto: HORARIO PARA CULTO DO EVANGELHO Pergunta: Data : 07/11/2009

O culto pode ser realizado em qualquer horrio mesmo, isto , at de madrugada??? Paz e luz!
Resposta:

Sim, mas importante que ele seja realizado toda semana no mesmo dia e hora.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 14/01/2010

ol!! gostaria de saber se eu fizer sozinho o evangelho no lar terei que ler obrigatoriamente o evangelho em voz alta ou posso fazer mentalmente? e se fizer s mentalmente ter algum problema para os demais espritos presentes escutar? muita paz!!!
Resposta:

Ol, Voc pode ler para voc mesmo, como fazemos quando estudamos e no entendemos muito bem um trecho.

Isso ajudar a compreender melhor o tpico e refletir, contudo, voc pode realizar a leitura mental sem problemas.
Assunto: evangelho no lar Pergunta: Data : 20/02/2010

J fiz evangelho em casa anos atras, das pessoas que moram comigo ninguem participava, uma amiga sempre vinha ler o evangelho comigo, com algumas semanas, meu marido comeou a implicar terrivelmente e por vergonha,pois ele no disfarava sua contrariedade deixei de convidar minha amiga e fiquei fazendo s. A implicancia continuou, pois ele culpava o ritual do evangelho por tudo o que acontecia, dai eu fazia sozinha tracada em meu quarto e ele continuava fazendo confuso, brigando, xingando at Chico Xavier pra se ter noo. Eu esperava ele dormir, pra poder tentar, ele acordava e xingava, me maltratava com palavras crueis, ficava assustada, ento desistir pra fazer o gosto dele e vre de tinha um minuto de paz. As vezes lia o evangelho quando ele no esta em casa. Coisa que fao at hoje, no sei se da algum resultado em termos de limpeza do ambiente. Queria uma opinio.Sei q
Resposta:

Ol, no temos como indicar a melhor forma de resolver o problema, contudo, tenha f, mantenha-se firme no seu propsito e no desista. Ore para o amigo espiritual que lhe acompanha os passos e solicite a inspirao necessria para ajud-la a realizar o evangelho semanal no lar. Tenho certeza que ele lhe ajudar.
Assunto: Pergunta: Data : 25/02/2010

Oi,gostaria de saber caso ocorra algum tipo de incorporao ou se algum passar mal durante o evangelho,o que se faz? Se pode ser feita oraes especificas a determinados espiritos durante o evangelho..exemplo pode ser feita orao do Dr. Bezerra de Menezes de So Francisco..etc...?? obrigada
Resposta:

Ol, No h problema em realizar oraes a espritos elevados. Se um esprito se ligar ao mdium sem o consentimento dele durante a reunio do evangelho todos devem ficar em prece contnua e uma das pessoas deve solicitar em voz alta que o protetor espiritual do lar ou do mdium interceda para "desconectar" o mdium do esprito obsessor. Algumas vezes isso pode demorar, por isso importante manter-se em prece contnua e solicitar o auxlio dos amigos espirituais. Esse tipo de situao mostra o desequilbrio que esse mdium se encontra, sendo necessrio frequencia em um centro esprita srio para participar das palestras, receber passes e beber gua fluidificada. Procure tambm o responsvel e solicite assim que for permitido o seu ingresso no grupo medinico, para estudo e afinamento da mediunidade. Se o mdium se harmonizar, estudar e aprender a controlar sua faculdade medinica isso no mais se repetir.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 23/03/2010

Ol fao o evangelho no lar s q moro com a minha me pq a minha casa ainda no est pronta est em construo e noto q a minha me no gosta muito de fazer o evangelho mas no quer me falar e sinto q qdo ela no est muito afim no flui muito bem Pq qdo fao sozinha tudo parece se esclarecer pra mim O q fazer diante disso ???? Posso fazer evangelho na casa dela num dia da semana e em outro dia da semana fazer dentro da minha casa pois a minha casa no mesmo ptio e ai fao sozinha ???? exemplo tera fao na casa da minha me e quinta na minha casa Posso ???? O q fazer
Resposta:

Ol,

Realize o Evangelho Semanal da forma que prefirir, o importante realiz-lo no mesmo dia e hora.
Assunto: Como mim Livro disso? Pergunta: Data : 24/03/2010

bom Gostaria de saber porque todas as vezes em que eu sentava a mesa para fazer o evangelho no lar, era to grande a angustia e falta de vontade que apos realizar ainda varias vezes o evangelhos no lar acabei por desistinto de tal pratica. Hj so a minha mulher pratica, pois eu deixei de fazer por mim sentir to mal. Acho que tem algo ou alguem que no quer deixar eu fazer.Sera isso?
Resposta:

muito provvel que voc esteja obsediado. Se estamos ligados a espiritos obsessores e tentamos incluir em nossa rotina atividades espiritualmente saudveis ento eles fazem de tudo para nos atrapalhar. Aconselho a voc trs coisas: 1 - Prece Diria ao acordar e adormecer, faa da forma que prefirir. Como sua esposa parece j estar mais envolvida nas questes espirituais voc pode realizar a prece junto com ela e depois comear a fazer sozinho. 2 - Empenhe-se em participar do Evangelho Semanal, faa disso um objetivo na sua vida. No dia da sua realizao inicie o dia com uma prece mais demorada, pea ajuda aqueles que te amparam, converse com Jesus e solicite que te fortalea o corao. Quando iniciar a reunio com sua esposa participe da prece de abertura e preste muita ateno a cada palavra do Mestre e no se envorgonhe de ler vrias vezes. 3 - Inicie a frequencia a um Centro Esprita Srio e solicite um tratamento de desobsesso ou realize um tratamento espiritual a distncia em nosso site. Inicie agora uma caminhada que lhe trar muita paz no corao.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 21/04/2010

Em primeiro lugar o meu agradecimento por suas instrues. L desde o inicio e tirei vrias duvidas que tinha. Porm, como sei o quanto essa prtica importante e, como vc disse, no existe restries quanto a religio, no caso de pessoas no espritas,a quem se pedir a orientao, no incio do Culto antes de se abrir o Novo Testamento?Deus continue te iluminando e fortalecendo.
Resposta:

A Jesus, o divino amigo, a quem devemos todos os preciosos ensinamentos do Evangelho.


Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 29/04/2010

Boa noite, Gostei do artigo e esclareci muitas dvidas. S tenho uma que no conseguir entender. Estudo o evangelho aos domingos no mesmo horrio inicio com o pai Nosso, fao agradecimentos e peo a proteo dos espiritos de luz. Quando finalizo fao uma prece p/ o meu anjo e as outras de agradecimento. Estou fazendo corretamente? Que Deus lhe abene!!
Resposta:

O mais importante meditar sobre os ensinamentos de Jesus e colocar um copo de gua prximo para receber a ajuda dos amigos espirituais. Se voc realiza a prece e reflete sobre as mensagens de Jeus ento est no caminho certo.
Assunto: O evangelho no lar me salvou.. Pergunta: Data : 07/05/2010

Bom dia .

Queridos irmos. Quero compartilhar com vocs uma alegria que aconteceu comigo. E fazer-lhes uma pergunta. O acontecido: Moro sozinha sou esprita, meu evangelho feito nas sextas-feiras de 21:00 as 21:30 . Em uma destas sexta-feira estava em casa aguardando o horrio para o evangelho, quando percebi um vulto branco passando varias vezes por min. Com muita freqncia senti a necessidade de falar: ?estou aguardando o horrio vou j fazer?, me sentia muito feliz em saber que estava prximo do evangelho. Fis o evangelho no horrio e me senti aliviada, como se estivesse cumprido uma misso. Quando acordei no sbado, abri a porta da rua de minha casa e me deparei com um carro destrudo na causada fiquei assustada pois na causada de minha casa tem um poste, o caro bateu de vs no poste a pancada foi to forte que o poste fastou do lugar e quebrou minha causada. Por pouco ele no entrou na minha casa e invadiu minha sala pois a porta da diretamente para rua com um pequenino terrao. Meu primeiro pensamento foi o evangelho. Pois no houvi nenhum barulho, os vizinhos disseram que a pancada foi muito forte, o acontecido foi de sexta para sbado e que o rapaz teve pequenos ferimentos. Pergunto a vocs. O evangelho teria me salvado de um desastre maior. ? Que Deus esteja com vcs. Um forte abrao Leila
Resposta:

A frequncia semanal e a alegria com que voc realiza o Evangelho Semanal no Lar criam uma "aura" de paz, envolvendo-o de energias positivas que a protegem de diversas formas. No podemos afirmar que o Evangelho no Lar a salvou porque inmeros amigos encarnados que se dedicam a realizao do Evangelho Semanal e da solidariedade sofrem perdas e acidentes, contudo, sempre que h a possibilidade de se evitar incidentes a espiritualidade atua com muito mais receptividade e facilidade em locais com a atmosfera positiva. O vulto pode ter acontecido para que os amigos espirituais deixassem claro que voc est amparada por aqueles que te amam e tudo fazem para ajud-la e que voc no est sozinha no Evangelho Semanal. O Evangelho pode no evitar um acidente com o corpo fsico, mas com certeza pode salvar o seu Esprito.
Assunto: evangelho do lar Pergunta: Data : 17/05/2010

Eu fazia, o evangelho do lar , durante uns meses, mas por motivo de esquecimento ou desinteresse, parei de realizalo,algumas vezes tenho vontade de faze-lo ,mas em dias diferentes.se eu quiser voltar a realiza-lo , tem que ser no dia que eu fazia.
Resposta:

No, voc pode adequar o horrio a sua rotina semanal, estabelecendo um novo dia e hora, mas esse deve ser seguido semanalmente.
Assunto: prece Pergunta: Data : 20/05/2010

Ol, gostaria que endicasse uma prece para eu rezar antes de comear a fazer o Evangelho no Lar. obrigado.
Resposta:

livro.

Em nosso site existem inmeras preces e no Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo existem vrias preces no final do

Assunto: problemas Pergunta:

Data : 21/05/2010

de uns tempos para c, reparei que minha vida estava ficando muito difcil: problemas financeiros, problemas com minha me que mora conosco e tem 86 anos de idade, conflitos familiares com minha esposa e com as crianas, perda de sono nas madrugadas, etc. enfim, uma srie de coisas ruins acontecendo tudo ao mesmo tempo!!! nunca havia frequentando uma casa esprita nem tinha o hbito de ler o evangelho. a eu e minha filha de 15 anos resolvemos fazer o tratamento espiritual da fraternidade francisco de assis - casa de bezerra de menezes (minha esposa no pde fazer ainda, pois cuida das crianas menores enquanto ns fazemos - aps o trmino do nosso tratamento ela far tambm). passei a frequentar uma casa espirita em minha cidade poucas semanas depois do inicio do tratamento e reparei que a quantidade de problemas aumentou!!! alguns problemas cessaram, mas em compensao surgiram outros e outros ainda, como os financeiros, se agravaram. hoje tenho problemas que nunca imaginei que teria. o que pode estar acontecendo??? acredito que nossa casa estava impregnada de energias negativas e, ao fazermos o tratamento - estou na 7a. semana - estas energias esto se revoltando, tentando dificultar mais minha vida para que mude de idia. entendemos isto aqui em casa, e vamos at o fim, em breve iniciaremos tambm com a famlia, o evangelho no lar. abraos a voc e a todos os irmos espirituais.
Resposta:

O tratamento espiritual e a frequencia a uma casa esprita nunca podem prejudicar, mas o que pode acontecer uma interferncia por parte dos espritos obsessores vinculados a voc ou algum da sua famlia. Eles sabem que se voc conseguir frequentar o centro semanalmente e iniciar o Evangelho no lar em breve no podero continuar sua tarefa e por isso fazem tudo que podem para atrapalh-los. Mantenha-se firme, ore a Jesus para te dar foras e ajud-lo a no desistir, no tardar a receber a ajuda espiritual. Solicite no centro que est frequentando um tratamento de desobsesso.
Assunto: Bibliografia para o Evangelho no Lar Pergunta: Data : 30/05/2010

Boa noite! Realizamos o culto do Evangelho no Lar, todos os domingos a alguns anos. J a terceira vez que estamos lendo o "Evangelho Segundo o Espiritismo". Estamos com dvida ao saber se, aps terminarmos o ESE, podemos adotar outro livro para ser estudado no culto, ao invs do ESE. Aps terminado o estudo deste outro livro, retornaramos para o ESE, e assim sucessivamente. Ex.: ESE - outro livro, ESE - outro livro., ...
Resposta:

Ol, Voc pode utilizar o Novo Testamento e depois a srie Sabedoria do Evangelho, de Carlos Torres Pastorino, que no mais editado, mas pode ser obtido na internet, bastando pesquisar.
Assunto: DUVIDA Pergunta: Data : 02/06/2010

COMECEI HA POUCO TEMPO FAZER O EVANGELHO NO LAR, COM MEU MARIDO E MINHA FILHA DE 3 ANOS, LEIO O EVANGELHO MAIS NAO EXPLICO NADA, NAO ENTENDO SOBRE O QUE LEIO, ENTAO FICO LENDO ALGUNS INSTANTES PRECES E ENCERRO. ACHO QUE O TEMPO FICA +/- 20 MIN.TEM ALGO A MIM DIZER SOBRE ISSO. OBRIGADA.
Resposta:

Ol, compre o Evangelho Segundo o Espiritismo, pois ele possui inmeros comentrios sobre a passagem, ajudando nos comentrios e entendimento. Existem tambm livros que fazem um estudo dirigido do evangelho com comentrios, recomendo Boa Nova do Chico Xavier e Jesus e Atualidade do Divaldo Franco. Aconselho tambm a comprar livros de mensagens para leitura antes do Evangelho, como minutos de sabedoria, Orai e Vigiai e outros, existem vrios livros escritos por Chico Xavier com essa finalidade.
Assunto: Evangelho no lar Pergunta: Data : 15/06/2010

Na impossibilidade de fazer o Evangelho no mesmo dia da semana, prudente fazer de 15 em 15 dias? Como trabalho em regime de planto, dias alternados, se eu comear a fazer numa 2a feira, na outra semana estarei trabalhando. Pensei que seria melhor comear assim do que nunca comear a fazerme desculpando por no conseguir fazer toda semana.

Resposta:

Nesse caso realmente no h soluo, creio que a melhor opo fixar um dia para semanas pares e outro para semana mpares, se isso for possvel. Realize de uma forma que voc realize a reunio uma vez por semana.
Assunto: Evangelho no lar Pergunta: Data : 20/06/2010

No caso de sair de frias, como proceder? Como NO LAR, no h razo para faz-lo num hotel, no mesmo? Nesse Caso devo pedir uma licena ao plano espiritual? Desde j agradeo e MUITO pelos artigos que venho lendo e que me ajudam muito. Um abrao fraterno.
Resposta:

No caso de viagem voc pode realizar uma leitura no local que se encontra, no h problema, a paz, o amor e as vibraes positivas do evangelho so bem vindas em qualquer lugar, alm disso voc mantm a sintonia com Jesus e com os amigos espirituais que a acompanham. conveniente avisar ao plano espiritual sobre a sua deciso, porque se voc a realiza com regularidade ento existem amigos espirituais que se programam para participar.
Assunto: Pesadelos Pergunta: Data : 24/06/2010

Ola. Tenho tido pesadlos constantes quase que todos os dias, os quais sempre com ameaas de morte contra a minha vida, os quais me tornam praticamente um sonambulo, o meu sono realmene atormentado. Tenho orado diariamente, mais eles vo e veem constantemente. Estou em tratamento a distncia. Sempre orei diareamente pelas almas de amigos e parentes, isto errado?. Por favor me responda e me ajude.
Resposta:

Orar em favor dos que j partiram de forma alguma est errado, no certo ficar chamando por eles. possvel que voc esteja sobre forte obsesso, aconelho alm do tratamento a distncia a frequencia a um centro esprita srio, assistindo palestras para receber passes e beber gua fluidifada. Alm disso converse com o responsvel e solicite a participao no tratamento de desobsesso.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 03/07/2010

Ol!!! Vou comear a fazer o Evangelho no Lar, mas moro sozinha em uma cidade e minha me em outra, somos somente nos duas, pois meu pai faleceu a 6 anos e vou para casa dela apenas 2 vezes ao ms, como poderemos fazer?Poderei fazer sozinha?? Obrigada
Resposta:

Sim, no h problema. Voc tambm pode participar dos grupos de estudo do evangelho que existem em centros espritas.
Assunto: Evangelho no lar Pergunta: Data : 09/07/2010

Gostaria que voe me fornecesse o nome de alguns livros alm no Evangelho para que eu utilizasse no Evangelho do lar. Obrigada.
Resposta:

Para leitura antes do Evangelho no Lar temos inmeros livros de mensagem psicografados por Chico Xavier e Divaldo Franco, basta ir at uma livraria esprita e solicitar auxlio. Alm destes livros temo o "Orai e Vigiai" de Carlos Baccelli.
Assunto: Problemas!! Pergunta: Data : 13/07/2010

Boa tarde, Gostaria de saber como fao para participar de palestras em algum centro ,sou catlica mas sempre acreditei q o esprito permanece vivo depois da morte,tenho muitos problemas em casa em todos os sentidos e preciso muito de uma orientao.Vc poderia me ajudar??
Resposta:

Existe um site com uma lista abrangente de centros espritas em vrios pontos do pas, abaixo copio o endereo: http://www.nucleopazeamor.org.br/centros.htm
Assunto: Culto no lar Pergunta: Data : 24/07/2010

Ol! Comecei a 3 meses fazer o culto no lar com meu marido e minha filha de 16 anos. Nesta proxima segunda feira (que o dia que realizamos) estaremos todos viajando. Isso foi sem programar, por isso no houve um aviso aos nossos amigos espirituais que no haver reunio. Como devo proceder? Aguardo retorno. Obrigada
Resposta:

A prece a comunicao com todos aqueles que a acompanham, em casos como esse faa uma prece que a mensagem chegar aqueles que a amam e protegem do outro lado da vida.
Assunto: duvida Pergunta: Data : 02/08/2010

boa tarde! Eu frequentava um centro espirita(ceara de jesus),um lugar muito bom ,(no era frequentante assidua),relizava o evangelho em casa todas as semanas. Bom foi qd eu arrumei um emprego e meu namorado( estou com ele a 16 anos e temos uma filha de 14 anos, mas no moramos juntos)largou de mim por causa do trabalho ,fiquei 15 dias no emprego e pedi demisso, Depois disso fiquei muito triste comigo mesma ,com isso no realizo mais o evangelho do lar e no fui mas no centro, pois mesmo realizando td isso no me ajudou qd eu presizei,no vejo sentido na vida ,como alguem ppode viver sem trabalho pra realizar seus objetivos.
Resposta:

Ol, querida irm, no devemos frequentar um centro ou realizar evangelho no lar imaginando que nada de mal nos acontecer. Jesus, que foi a personificao do Amor Puro sofreu humilhaes atrozes e foi crucificado na cruz, o que nos espera com coraes cheio de dvidas e mazelas? Compreenda que a prece, o evangelho e a frequencia a um centro esprita so bases de sustentao que a preparam para as dificuldades e a sustentam durante as fases mais difceis da vida, mas eles no podem evitar as pedras do nosso caminho. Aconselho voc a retomar as atividades espirituais, pois elas sero de suma importncia para alcanar o equilibrio necessrio para continuar o seu caminho.
Assunto: espiritos em casa Pergunta: Data : 02/08/2010

Boa tarde! Eu moro na casa em que fui criada pelos meu avs. Eles morreram pois eram muito idosos,ento eu comprei a casa de meus tios e a casa agora minha,Tenho uma amiga( que confio muito nela ) que diz que meus avos e meu irmo que morreu e que tb morava na casa esto la,sinto que minha vida td atrapalhada e que no anda por causa da casa .O que eu fao pra saber se eles esta la mesmo e se estiverem o que fazer. obs Eu, meu marido e meu filho algumas vezes vemos vultos na casa>
Resposta:

No temos como afirmar que os espritos so dos seus familiares, contudo, pelo que informa existem espritos l. Inicie a frequencia a um centro esprita para assistir palestras e receber passes. Solicite no centro que o seu nome seja envolvido no tratamento de desobsesso. Alm disso faa da prece um ato comum ao acordar e adormecer e realize o Evangelho Semanal no Lar, sempre no mesmo dia e hora. Voc tambm pode se cadastrar em nosso site para receber tratamento espiritual a distncia.
Assunto: Idioma do Evangelho no Lar. Pergunta: Data : 08/08/2010

Ol, Hoje, comeo a fazer o Evangelho no Lar. Vou faz-lo sozinha. Moro na Sucia faz alguns anos. Adquiri o Evangelho Segundo o Espiritismo em Sueco, mas o tenho em Portugus tambm. Em qual idioma devo fazer o Evangelho no Lar, o Portugus ou o Sueco? A dvida apareceu quanto li no ser artigo que h espritos e familiares atendendo a reunio. Desde j, agradeo a orientao e ajuda. A Paz de Cristo a todos, Monica
Resposta:

Ol, tanto faz, faa no idioma que voc se sinta mais a vontade.
Assunto: Evangelho no lar Pergunta: Data : 16/11/2010

Gostaria de saber se tem algum site que posso baixar o Evangelho no lar. Obrigada.
Resposta:

O Evangelho Segundo o Espiritismo est disponvel em vrios sites para download. Basta procurar no Google.
Assunto: dias do evangelho no lar Pergunta: Data : 18/11/2010

meu esposo no aceita o" espiritismo "creio que seja por falta de conhecimento do kardexismo, tenho muita vontade de fazer o evangelho no lar, ele trabalha um dia sim um dia no ou seja em dias alternados, posso escolher dois dias da semana para fazer o evangelho sem que ele esteja em casa, at que um dia ele venha a aceit-lo, por exemplo em uma semana seria na 2 feira e em outra seria na 3 feira.Pois desta maneira acredito que o plano espirirtual iria auxilia-lo tirando o preconceito da mente dele e com o passar do tempo poderamos fazer o evangelho juntos eu meu esposo e meu filhinho, outra dvida posso fazer o evangelho com criana junto, pois tenho medo de atrair algum espirirto que no seja evoluido, me esclarea por favor! muito obrigada! fique com Deus!
Resposta:

No h problema em realizar em dias alternados devido a sua situao. No h problema em realizar o Evangelho com uma criana prxima, mas lembre-se da prece a Jesus, o divino amigo, pedindo que proteja a leitura que realizar do Evangelho.
Assunto: dvidas Pergunta: Data : 01/12/2010

ol, adianta fazer o culto no evangelho no lar s? Jesus disse "onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome eu estarei no meio delas" , por isso ainda no iniciei, pois sou sozinha. abs e obrigada
Resposta:

Sim, pois nunca estamos "sozinhos" ao realizar o Evangelho no Lar. Realize o evangelho no lar mesmo que esteja sozinha.
Assunto: namoro em crise Pergunta: Data : 14/12/2010

Ol...meu relacionamento ( namoro) nao est dando certo e por interseao de espiritos obcessores de ambas as partes...como podemos fazer pra lutarmos juntos contra isso e sermos felizes? existe uma maneira de conseguirmos reverter esta situao?
Resposta:

Prece, Evangelho Semanal no Lar, Frequncia Regular a um centro esprita srio, leitura edificante e prtica da caridade. Pratique o bem, estude ensinamentos saudveis, volte os seus pensamentos para o alto e voc no ser envolvida por obsessores. Tambm aconselho a envolv-los com muito amor nas suas preces dirias, pois voc no sabe o motivo dos laos que unem vocs, vibre em amor, pea a Deus por eles, solicite a compreenso. Aconselho tambm a leitura da srie de artigos que publicamos sobre obsesso.
Assunto: horario do evangelho no lar Pergunta: Data : 15/01/2011

ol boa noite! gostaria de saber se posso realizar o evangelho em horarios e dias diferentes,pois no momento estou sem morada fixa,gostaria de perdir muita orao a voces na minha area familiar e espiritual,muito obrigada!
Resposta:

Ol, sim, se existe uma restrio que impossibilite a realizao sempre no mesmo dia e hora ento no h problema, pois os espritos compreendem perfeitamente a situao. Cadastre-se no tratamento espiritual do Grupo PAS para receber o auxlio espiritual da equipe responsvel pelo projeto.
Assunto: Referente idades para reunies Pergunta: Data : 08/02/2011

Que a paz de Deus nosso Senhor esteja conosco, agora e sempre, que assim seja! Gostaria muito de saber sobre a partir de que idade podemos frequentar s reunies, pois meu filho tem 11 anos e muito presente espiritualmente. aguardo seu retorno.
Resposta:

Ol, nesse caso voc deve inscrev-lo na Evangelizao, quase todos os centros espritas possuem grupo de evangelizao. Para participar de atividades medinicas deve-se esperar at a maioridade, no leve uma criana para participar de

trabalhos espirituais, ela deve frequentar somente a evangelizao infantil para receber ensinamentos espirituais e passes.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 09/03/2011

Prtico evangelho no lar com a minha familia a anos no mesmo dia da semana e horrio (tera-feira as 23h00), gostaria de saber, no caso de um problema nesse dia da semana e horrio que no foi possivel realizar o evangelho, como poderei acertar ?? Posso fazer no dia seguinte e no mesmo horrio ou deixar na semana seguinte(terca as 23h00), sem alterar o que fao a anos as tera-feira-23h00. Perguntei no centro espirita em que vou, s me responderam que era importante realizar sempre no mesmo dia da semana e horrio. Como no fique satisfeito com a resposta e tambm fiquei preocupado, porque parecia uma resposta pronta, "realizar sempre no mesmo dia da semana e horrio", isso eu j sei, s que ocorreu um problema imprevisivel, e gostaria de como acertar com a equipe espiritual, no estou usando uma justificativa, gostaria de como proceder se ocorrer uma eventualidade sem que eu saiba. muito fcil responder uma frase pronta sem ter um pouco raciocinio. Lembrando que o acontecimento s foi uma nica vez pode ocorrer novamente sem que eu saiba. Nessa situao, o evangelho do lar no foi realizado devido h um imprevisto no dia da semana e hora como proceder???
Resposta:

Ol, faa uma prece explicando o acontecido e solicite permisso para realizar no dia e hora alternativo, tenho certeza que os espritos compreendero perfeitamente que imprevistos podem acontecer.
Assunto: evangelio no lar Pergunta: Data : 09/03/2011

gostaria de fazer o evangelho em minha casa mas moro com minha sogra e no mesmo quintal mora minha cunhada as duas so muito catolicas e no aceitam o espiritismo minha cunha ate que conhece um pouco mas minha sogra no aceita mesmo enta no sei onde posso fazer a leitura se tem que numa mesa ou pode ser dentro do meu quarto se poder me ajudarlhe agradeo.
Resposta:

Ol, voc pode realizar no local que for mais adequado, os espritos compreendem perfeitamente as dificuldades impostas pela situao.
Assunto: Duvida Pergunta: Data : 16/03/2011

Meu pai no aceita esse tipo de coisa, do Raionalismo crito e s vezes entra no meu quarto durante qq coisa eu esteja fazendo. Devo proibi-lo? O que fazer?
Resposta:

Ore a Jesus que a inspire e proteja, d o exemplo de pacincia e resignao, mostre respeito e ao mesmo tempo consolide dentro do seu corao o conhecimento da verdade que j adquiriu. Atravs do seu exemplo e da sua f voc se fortalecer e influenciar a todos. Sempre que estiver aflita, com dvida, feche os olhos e ore, pedindo a Jesus que lhe auxilie, depois abra o Evangelho Segundo o Espiritismo ou o Novo Testamento e leia, sempre me ajudou.. :)
Assunto: Dvida sobre o Evangelho no Lar. Pergunta: Data : 21/03/2011

Em minha casa realizamos o evangelho no Lar todos os domingos exatamente as 17:00 horas. Mas ultimamente tenho observado que eu e alguns membros de minha famlia temos tido dificuldades para dormir nas noites em que o praticamos. Sinto s vezes perturbao espiritual, a presena de espritos e agonia. Tenho uma filha que v desde pequena, espritos e isso tem ocorrido com freqncia, no estamos freqentado no momento nenhum centro Esprita. Hoje, minha filha me fez essa pergunta, sobre o fato dessa dificuldade est ocorrendo nesses dias. Ser que estamos fazendo algo errado? Usamos uma toalha branca e uma garrafa d'agua.

Lemos sempre algumas oraes do livro: Evangelho Segundo Espiritismo. Escolhemos um texto para ler e debater a fim de melhorar nosso conhecimento. As vezes procuro nos Livros dos Mdiuns, No Evanglho Segundo Espiritismo, no Livro dos Espritos ou em outros textos, assuntos pertinentes a dvidas que so levantadas e a debatemos. Rezamos o Pai Nosso; Ave Maria; Prece de Critas, Orao de So Francisco de Assis,(cantada). Usamos tambm a prece de abertura do Evangelho e a de Encerramento. Estamos lendo tambm O Livro Violetas na Janela. Enfim fazemos desse momento, uma confraternizao em famlia com o objetivo de fortalecer os laos familiares e de evoluo espiritual. Obs: Estou muito confusa, pois minha irm freqenta Umbanda e foi dito pela me de Santo dela que nossa casa est repleta de Espritos inferiores e de parentes desencarnados e com isso nossa vida se encontra amarrada. No sei at onde acreditar nisso, apesar de saber, por textos lidos que esses espritos realmente podem perturbar o ambiente familiar. Gostaria de saber se essa reunio que fazemos em nossa casa pode nos ajudar quanto essa suposta infestao espiritual. Obrigada.
Resposta:

Ol, querida irm, na minha humilde opinio acredito que o Evangelho no Lar deve ser mantido, muito importante para a paz domstica. muito provvel que o ambiente estaria muito pior se no existisse a reunio e por esse motivo que desejam que vocs pensem que o melhor seria cancel-la. Tambm acredito que devam procurar um centro esprita para frequentar, pois existe algum motivo para essa abertura espiritual e quando voc frequentarem o centro sero amparados pela sua equipe de protetores que aos poucos faro a higienizao do ambiente espiritual. Explique no centro esprita o problema e solicite ser atendida pelo tratamento de desobsesso.
Assunto: Ajuda - O que fazer? Pergunta: Data : 24/03/2011

Estou passando por um problema delicado e gostaria de pedir conselhos sobre como devo proceder. Eu e meu esposo moramos na casa da me dele. Recentemente, me vinculei a Doutrina Esprita e, pouco depois, ele tambm (o que, para mim, foi uma grande felicidade, pois meu esposo tinha ideais ateus). Instrudos pelo Centro Esprita, passamos a realizar o Culto do Evangelho no Lar. Convidamos minha sogra a participar conosco, mas ela no aceitou. Minha sogra afirma acreditar em Deus, mas no segue nenhuma religio. Sem inteno de julgar, s para que entenda a situao: no ora, no procura trazer Deus para a vida dela. Vive em ociosidade fsica e moral, no prejudica, mas tambm no procura ajudar (nem a si prpria); no realiza atividades, permanecendo em casa o dia inteiro assistindo tv. Sei que no obrigatria a participao de todas as pessoas que residem no lar, mas achei que deveramos fazer o convite, pelo motivo de minha sogra ter me procurado recentemente, relatando problemas de cunho espiritual (ela quase foi agredida por um esprito malfazejo; ela o viu, inclusive, relatou-me ser um vulto profundamente negro - aconselhei que ela fosse ao Centro Esprita, mas ela recusou-se). Porm, aps a recusa, no tocamos mais no assunto. Realizamos o Evangelho no Lar dentro de nosso quarto e de portas fechadas. O problema que, sempre, no dia e horrio de o realizarmos, ela faz uma baguna inacreditvel. Bate portas, grita, coloca a tv em volume alto, enfim... Coisas que ela no faz normalmente em seu dia-a-dia pois, no geral, uma pessoa tranqila. O curioso que, logo aps o trmino, ela desliga a tv e fica quieta, geralmente recolhida em seu quarto. Portanto, no entendo a necessidade desse barulho todo durante o Culto. O que fazer, nesse caso?
Resposta:

Ol, ela est obsediada e o esprito deseja atrapalhar o evangelho no lar porque isso torna o ambiente espiritual da casa imprprio para realizar suas aes. Tenha pacincia, reforcem as oraes dirias, sempre em favor dela, solicitando a Jesus que a auxilie a encontrar paz e a encaminhar o irmo que est junto com ela.

Vocs tambm podem pedir auxlio ao centro esprita atravs da desobsesso.


Assunto: falta de meu filho Pergunta: Data : 09/04/2011

como q eu posso entender essa dor de nao ter mais meu filho aonde ele ta porque , ele nao ta mais comigo , eu sinto saudade falta , do meu menino a morte dele foi muito cruel meu filho nao merecia pagar pelos mal feitores q tiiraran a vida do irmao desse policial doi demais sem ele
Resposta:

Ol, querida irm, para entender esses tipos de acontecimento devemos retornar a eras remotas e desconhecidas na atual encarnao. muito importante para sua recuperao que perdoe, pois perdoando voc voltar a sentir paz e poder receber o auxlio dos amigos espirituais. Devemos acreditar tambm que Deus no nos castiga e que em qualquer acontecimento esto impressos o seu amor e misericrdia em favor do nosso crescimento espiritual. Quando a dor crescer ore a Maria e lembre-se do seu exemplo de renncia e bondade, ela foi a me daquele que mais amou em todas as eras e se resignou e perdoou aqueles que imolaram o seu filho at a morte. Jesus o exemplo de conduta e Maria o exemplo de me.
Assunto: Evangelho no Lar Pergunta: Data : 17/05/2011

Fao regularmente o culto do evangelho no lar toda quarta feira as 9:30. Lemos o evangelho, rezamos para vibrar e bebemos agua fluidificada no culto. Meu marido diz que estamos atraindo coisas ruins pois nossas filhas pequenas brigam muito e por vezes o ambiente fica muito agitado. No concordo pois pelo contrario acho que nossas vidas melhoraram bastante. Ele no quer mais participar e vai dormir. O que fao? Estou mesmo atraindo coisas ruina ele diz que no estou preparada mas no temos nehum tipo de manifestao em nossa reunio e sigo direitinho o roteiro do culto no lar.
Resposta:

Se est ruim com o culto no lar ento com certeza estaria muito pior sem ele. Procure um centro esprita e leve suas filhas para evangelizao, conheo exemplos de timos resultados, aconselho a voc frequentar tambm, geralmente tem palestra para os pais durante o horrio da evangelizao. Com a frequencia ao centro esprita vocs estaro envolvidas pela equipe espiritua do centro e podero ser auxiliadas cada vez mais. Solicite tambm um atendimento de desobsesso, isso ajudar muito. Enquanto procura um local para frequentar cadastre-se no tratamento espiritual a distncia realizado pelo Grupo PAS. No pare o Evangelho no Lar, pois os espritos trevosos fazem de tudo para passar a imagem que o Evangelho est piorando a situao. Durante o perodo mais difcil faa a leitura diria, ore a Deus e pea ajuda aos espiritos amigos, faa isso diariamente at a situao melhorar. Todos essas atividades juntas ajudaro a gradualmente harmonizar o seu lar.

Вам также может понравиться