Вы находитесь на странице: 1из 96

Traduo: Jos Miguel Rodrguez Clemente Ilustraes: Amelie Glienke

Traduo Mecnica: Milla Nebias Reviso: Milla Nebias Formatao: Ana Rosa

Informaes sobre a srie O pequeno vampiro


01 - O Pequeno Vampiro - Lanado pelo grupo RS & RTS 02 - A Mudanca do Pequeno Vampiro - Lanado pelo grupo RS & RTS 03 - A Viagem do Pequeno Vampiro - Em reviso pelo grupo RS & RTS 04 - O Pequeno Vampiro no Stio - Em reviso pelo grupo RS & RTS 05 - O Grande Amor do Pequeno Vampiro - Em reviso pelo grupo RS & RTS 06 - O Pequeno Vampiro em Perigo - Na lista 07 - O Pequeno Vampiro na Vale das Lamentaes - Na lista 08 - O Pequeno Vampiro e a Crnica da Familia - Na lista 09 - O Pequeno Vampiro e o Paciente Misterioso - Na lista 10 - O Pequeno Vampiro na Toca do Leo - Na lista 11 - O Pequeno Vampiro e o Programa Misterioso - Na lista 12 - O Pequeno Vampiro - Surpresas Desagradveis - Na lista 13- O Pequeno Vampiro - A Grande Conspirao - Na lista 14 - O Pequeno Vampiro - A Excurso da Escola - Na lista 15 - O Pequeno Vampiro Feliz Natal - Na lista

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

As personagens:

Anton gosta de ler histrias emocionantes e assustadoras. Encanta-lhe especialmente as histrias de vampiros, cujo comportamento plenamente consciente.

Rdiger, O Pequeno Vampiro um vampiro, com pelo menos, cento e cinqenta anos. O fato de ser to pequeno tem uma razo simples: quando era criana se tornou em vampiro. Sua amizade com Anton comeou quando Anton
3

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

mais uma vez estava em casa sozinho. De repente ali estava o pequeno vampiro sentado no beiral da janela. Anton tremia de medo, mas o vampiro lhe assegurou que j tinha "comido". Na verdade, Anton tinha imaginado vampiros muito mais terrveis e, mas depois que Rdiger lhe confessou sua predileo por histrias de vampiros e seu medo do escuro, achou muito legal. Desde ento, a vida bastante montona de Anton tornou-se muito emocionante: O Pequeno Vampiro tambm trouxe um casaco para ele, e voaram juntos ao cemitrio e Cripta Schlottertein. Anton logo encontrou outros membros da famlia de vampiros.

Ana A Desdentada a irm mais nova de Rdiger. Ainda no nasceram seus dentes de vampiro, assim, ela a nica da famlia de vampiros que se alimenta de leite. "Mas no por muito tempo!" Ela diz. Ela tambm l histrias de horror.

Fort Lumpi, irmo mais velho de Rdiger, um vampiro muito irascvel. Sua voz, s vezes alta, s vezes estridente, mostra que ele est na adolescncia. A nica coisa ruim que nunca vai deixar essa situao difcil, porque ele se tornou um vampiro durante a puberdade.

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Os pais de Anton no acreditam em vampiros. A me de Anton uma professora, seu pai trabalha em um escritrio.

Tia Dorothee o vampiro mais sanguinrio de todos. Encontr-la depois do pr-do-sol pode ser mortalmente perigoso.

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

O guardio do cemitrio, Geiermeier, caa vampiros. Por isso, os vampiros mudaram seus caixes para uma cripta subterrnea. At a data, Geiermeier no havia sido capaz de encontrar a entrada para a cripta. O restante dos parentes do Pequeno Vampiro, Anton nunca conheceu pessoalmente. Mas ele viu, uma vez, seus caixes na Cripta Schlotterstein.

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Um Susto na banheira

Anton estava na banheira lendo Na morada do Conde Drcula quando bateram na porta da casa. Espero que no seja para mim!, pensou, e levantou a vista do livro. Ouviu quando sua me foi abrir a porta. Depois voltou pelo corredor e bateu na porta do banho. Para voc! disse ela. Estou lendo grunhiu Anton. Quem ? Um vampiro! Um vampiro? exclamou Anton sobressaltado. Esteve a ponto de deixar cair o livro na gua. Mas, na verdade, sua me s podia estar sendo irnica, j que, depois de tudo, ela no acreditava em vampiros. Apesar de que tinha conhecido recentemente a dois. Mais, igual a seu pai, ela tinha acreditado que ambos, com suas capas de vampiro cheirando a mofo, no eram mais do que dois meninos absolutamente normais que, simplesmente, tinham fuado muito fundo no ba da av. Que vampiro? perguntou Anton, agora com cautela. Rdiger respondeu ela. Anton se assustou. Se Rdiger estava em sua casa, algo horrvel tinha acontecido! Um momento! exclamou saindo da banheira. J vou! No corredor estava o pequeno vampiro. Seu rosto parecia cinza e enfraquecido, e seus olhos vermelhos ondulavam como se estivesse com febre. Tenho que falar com voc sussurrou. Anton tragou saliva. Aqui? disse passando a vista pela sala de estar onde estavam sentados seus pais. O vampiro lhe jogou um olhar suplicante. Tem que me ajudar sussurrou. Eu? balbuciou Anton. Sim, voc meu nico amigo. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
7

E... como? Vem ao quarto das bicicletas logo que puder dito isto, o vampiro deu a volta e desapareceu. J partiu? gritou a me. Tinha lhes preparado um suco. De todos os modos, no toma disse Anton, que agora tinha outras preocupaes. Como ia conseguir estar s sete da noite no quarto das bicicletas sem levantar suspeitas? Enquanto se vestia disse de passada: Tenho que ir l embaixo outra vez. Agora? disse a me. Mas seu cabelo est completamente molhado...! Tem algo que ver com esse seu estranho amigo? perguntou ela desconfiando de repente. No disse Anton. E aonde vai? Levar minha bicicleta ao poro. Sua bicicleta nova? Essa era a voz do pai. Quer dizer que a esqueceste l fora? Sim Anton que estava a ponto de rir bem alto porque, de todos os modos, a bicicleta estava, j fazia duas horas, no poro. E voc to tranqilo na banheira! repreendeu o pai. J vou disse Anton. Rindo ironicamente abriu a porta de casa e apertou o boto do elevador. Nossa! Tanto teatro por uma msera bicicleta! S faltava seu pai olhar da porta e gritar: No se esquea de fechar!. O elevador chegou e Anton entrou nele. Enquanto descia lhe veio mente como parecia o pequeno vampiro parecia esgotado, e quo atormentada parecia sua voz. De repente todo o bom humor desapareceu. O que que teria levado Rdiger a ir a sua casa e lhe pedir ajuda? Acaso o guardio do cemitrio tinha descoberto a
8

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

cripta dos vampiros e era Rdiger o nico sobrevivente? Com estes pensamentos, o corao de Anton comeou a pulsar mais depressa; isso significaria sem dvida, que tambm Anna, a irm pequena do Rdiger... No! Os vampiros no eram to fceis de! Nem sequer pelo Geiermeier, o guardio do cemitrio! Embora..., no fosse inofensivo, pensou Anton. Sabia por meio do Rdiger que Geiermeier tinha a ambio de chegar a ter o primeiro cemitrio sem vampiros da Europa. Anton tinha chegado ao corredor do poro. Abriu a porta e escutou... Nada! Com precauo, deu um par de passos e, ento, apertou o interruptor da luz: o corredor estava vazio, a porta que dava ao quarto das bicicletas, fechada. Continuou lentamente. Na frente do quarto das bicicletas permaneceu de p escutando atentamente. Ainda seguia sem mover nada. Tomou ar profundamente e empurrou para baixo o guido de ferro da porta. Um aroma familiar o golpeou: cheirava a mofo e ar de caixo! Rdiger? perguntou temeroso. Pssst se ouviu da escurido do quarto. Entre e feche a porta!

Dois Cripta proibida

Enquanto Anton fechava a porta atrs de si, pde ento, com a luz que entrava do corredor, reconhecer, precisamente, as bicicletas que estavam apoiadas na parede, assim como uma grande caixa sobre a qual se projetavam duas figuras sombrias. Ento tudo voltou a ficar escuro, e passaram-se um par de minutos antes que seus olhos se acostumassem penumbra procedente das duas pequenas janelas do quarto. Agora via que as figuras levavam capas e tinham plidos rostos de morto. Portanto, vampiros! O menor e fraco era, sem dvida, Rdiger... mas, quem podia ser o segundo vampiro, mais alto e forte, Rdiger? perguntou Anton inseguro. Sim! chegou a resposta. Por que no se senta? Me... me sentar? E onde? Aqui! Junto a ns, sobre o caixo! Caixo? Ento... A grande caixa era um caixo! Um terrvel pensamento percorreu Anton: ser que o caixo era para ele... depois de tudo, ele tinha lido muitas vezes como pessoas normais se convertiam em vampiros...
9

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Vem j! exclamou Rdiger impaciente. Com os joelhos tremendo, Anton andou at o caixo e se sentou justo na ponta. Acaso tem medo? riu Rdiger junto a ele. Eu... Claro que est com medo ouviu a segunda voz estrepitosa que para Anton parecia conhecida. que no sabe o que esperar! Eu..., tenho que voltar para cima em seguida murmurou. Acaso disse aonde ia? perguntou cortante Rdiger. Nnn..., no gaguejou Anton. Est bem a voz do Rdiger voltou a soar conciliadora. Ento vou esclarecer do que se trata. Fez uma pausa e escutou. Anton tentou jogar uma olhada ao vampiro grande, mas no pde distinguir nada preciso. Escuta! Embora tudo estava tranqilo, Rdiger fez cair sua voz at um sussurro. Sai de casa. Proibiram-me de ficar na cripta. Proibido de ficar na cripta? perguntou Anton sem compreender. Sim! No me permitido pisar nunca mais na cripta. No? Por que no lhe permitem voltar para casa? Porque tinha sou amigo dos seres humanos. Isso para os vampiros totalmente proibido! E como o souberam? perguntou Anton.
10

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Por minha tia Dorothee respondeu Rdiger. Esteve-me espiando durante semanas. Depois contou tudo na frente do conselho de famlia e este decidiu me banir da cripta. V infmia! disse Anton indignado. E onde vais viver agora? Bom..., disse Rdiger tossindo ligeiramente, em sua casa! Em minha casa? exclamou Anton assustado. Como pode pensar isso? Meus pais... Mas no na casa interrompeu Rdiger. No poro, naturalmente! Mas aqui pode entrar todo mundo! Anton assinalou as bicicletas que estavam junto parede. Todo mundo pode guardar aqui sua bicicleta. Rdiger fez um gesto de impacincia. Aqui no! Em seu poro! O que? exclamou Anton horrorizado. Mas que meus pais vo se dar conta em seguida. Tolices, disse o segundo vampiro, tem que ser inteligente! E se minha me for pegar algo no poro? Por exemplo. Ento vai voc! grasnou o vampiro grande. E se meu pai quer montar algo? Ento..., ento tem, simplesmente, que lhe dissuadir. Ligar a televiso... ou lhe trazer o jornal esportivo... Meu pai no l jornais esportivos disse Anton. Maldito seja! exclamou o vampiro. Ento leva outra coisa, burro voc no ! Que seja Anton trocou rapidamente de atitude para no lhe irritar ainda mais. Seria Lumpi o segundo vampiro? Realmente s Lumpi, o irmo do Rdiger, era to irascvel. Anton sentia um medo horrvel quando recordava seus antigos encontros com ele! E o... caixo? Tambm tem que ir? dirigiu-se ao Rdiger com voz tremente. Claro, o caixo o mais importante! Onde vou dormir se no nele? exclamou Rdiger. Ou voc acha que o arrastamos da cripta at aqui por prazer? No murmurou. S disse por qu... nosso poro est muito cheio. Pois ento teremos que achar um lugar! declarou Rdiger ficando em p. Tambm o vampiro grande se baixou, deslizando, do caixo. Vamos j de uma vez? rugiu.
11

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

poro.

Um mo... um momento, disse Anton, que... no tenho a chave do E onde est? A... vamos. No sabia que... Ento v peg-la! exclamou o vampiro grande indignado. E depressa! Sim disse Anton e foi para a porta dando tropees. Trs Jogo com armadilhas

Sem acender a luz, Anton atravessou o corredor e subiu as escadas do poro at o elevador. Qual motivo daria a seus pais para ir de novo ao poro? Ou devia entrar ema casa s escondidas para pegar a chave? Mas j tinha estado muito tempo fora e, se no voltasse logo, era certo que eles desceriam para ver o que ocorria! Possivelmente deveria achar uma desculpa. Sim, essa era a melhor idia! Aliviado entrou no elevador e subiu. Anton? perguntou sua me quando ele abriu a porta de casa. Sim? disse ele com a voz mais alegre do que foi capaz. Vem aqui! Onde esteve por tanto tempo? Eu...? No poro. Alm disso, encontrei um colega do colgio. Seja, seja disse seu pai zombeteiro. No poro, n? Claro que no! Na escada. E quem era? perguntou a me. Andreas. Acreditava que voc no gostava dele. Humm..., sim disse arrastando a palavra. Alm disso, me convidou para jogar monoplio. Posso ir l embaixo jogar? Agora? exclamou a me. Mas s so pouco mais de sete horas!

12

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Pensava nos vampiros, que j estavam a quase dez minutos esperando! E se o segundo vampiro fosse realmente Lumpi... seguro que teria um tremendo ataque de raiva por faz-lo esperar! Grande convite, e voc tm que levar seu jogo resmungou o pai. Por qu? disse Anton. Ele no tem nenhum. E onde vive esse Andreas? perguntou a me. N... n... no segundo andar. A me o olhou examinando durante um momento e logo disse: Mas as oito subir! Claro exclamou Anton mordendo a lngua para no tornar a rir; pois ento... Nas pontas dos ps, foi at o porta-chaves, tirou do gancho a do poro e a colocou no bolso da cala. J estava na porta de casa quando seu pai gritou: No vai levar o jogo? Ah, sim, sussurrou, na... naturalmente. Correu rapidamente ao seu quarto. Onde ele tinha visto o jogo na ltima vez? Na escrivaninha? Em vo, procurou de cima a baixo nas quatro gavetas. Na prateleira tampouco estava, e no roupeiro s encontrou lbuns de selos e revistinhas em quadrinho. Por ltimo, sua vista foi dar na pilha de jogos. Os levaria ento! Colocou a caixa embaixo do brao e saiu para o vestbulo. At mais tarde! exclamou fechando a porta da rua atrs dele. Quatro Portadores de caixes - At que enfim! Anton foi recebido no quarto de bicicletas pelo vampiro mais alto. Voc levou um sculo! Eu..., antes tive que contar a meus pais aonde ia. E? exclamou Rdiger. O que voc disse? Que ia at a casa de um amigo. Ora... amigo! zombou o vampiro mais alto. Melhor, nos ajude a carreg-lo! E o jogo? perguntou desolado Anton. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
13

Que jogo? O vampiro examinou a caixa que estava sob o brao do Anton. Deixa isto comigo, agarrou a caixa e a fez desaparecer debaixo da sua capa. Ei! protestou Anton olhando para Rdiger em busca de ajuda. Entretanto, este s encolheu os ombros. Venha, vamos! bramou o maior vampiro. Agarra! Voc na frente e Rdiger atrs! E voc? perguntou Anton enquanto levantava o caixo. Eu manterei a porta aberta! O caixo pesava mais do que ele tinha imaginado, e Rdiger tampouco era o mais forte! Ofegando, alcanaram a porta do poro de Anton. O que foi? perguntou o maior vampiro observando com sarcasmo como Anton e Rdiger esfregavam os dedos doloridos. Co... como conseguiram trazer o caixo at aqui? perguntou Anton. Lumpi o trouxe respondeu Rdiger. E, alm disso, sozinho! exclamou Lumpi. V sussurrou Anton. Ento efetivamente Lumpi era o Forte. Cheio de respeito o olhou de soslaio. Brigar com o Lumpi podia ser muito perigoso! No vai abrir de uma vez? resmungou Lumpi. Em... em seguida disse Anton tirando apressado do bolso a chave do poro. Com mos trmulas a introduziu no cadeado; a porta se abriu chiando. Lumpi empurrou o caixo dentro do quarto e fechou a porta atrs deles. De... devo acender a luz? gaguejou Anton. A luz? soprou Lumpi. Est louco? Mas se no vemos absolutamente nada! Eu sim! declarou Lumpi, e comeou a jogar para o lado as caixas que estavam no centro do quarto. Cuidado! gritou Anton. Isso so garrafas de vinho! Muito tarde; produziu-se um rudo de cristais e comeou a formar um grande atoleiro no cho. No importa, declarou, j secar. E aonde vamos colocar meu caixo? Atrs, entre os trastes! ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
14

Entre os trastes? exclamou indignado Rdiger. Claro que sim! Ali chama menos a ateno! Ns... ns no temos trastes disse Anton. Meu pai pe... todos os meses o poro em ordem. O que?! gritou Rdiger. E voc s diz isso agora? E se me encontra ao faz-lo? Anton far algo para impedi-lo disse Lumpi golpeando afavelmente Anton no ombro. No certo? N...? Sim sussurrou Anton, que ficou muito mal pensando no que o esperava nas prximas semanas. Eu, hummm..., vou recolher as tesouras colocou a mo na caixa e deu um grito. Ai, meu dedo! Lumpi se aproximou interessado: Deixe-me ver! E com voz mais rouca pela excitao exclamou: Sangue? Sss..., sim, hummm..., no disse Anton metendo rapidamente na boca o dedo que sangrava intensamente. j... j se cortou. Vampiros E..., sangue! Sabia que os vampiros se alimentam de sangue e em algum lugar tinha lido que podem cheirar uma gota de sangue a metros de distncia! No..., no amos colocar o caixo? perguntou distraindo a ateno. Alm disso, devo subir em seguida... dedo! Isso pode esperar respondeu primeiro Lumpi. Quero ver seu A... aqui balbuciou Anton. O corte estava l, mas j no sangrava. Lumpi cheirou os dedos um a um. Nada murmurou. Enfurecido, deu uma volta. Vamos! ordenou para Rdiger. Vamos colocar de uma vez o caixo no lugar! Tenho fome! No deveriam acender a luz? perguntou Anton. Quem sabe o que ainda poderia ser quebrado! Por minha parte... resmungou Lumpi. Anton acendeu a luz e ficou de p atemorizado: Lumpi tinha um aspecto to horrvel que ficou com os cabelos arrepiados; branco como leite, com uma boca grande e vermelha como sangue, suas presas saiam como as de uma fera. O que foi? exclamou Lumpi. No vai nos ajudar? ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
15

Sss... sim balbuciou Anton. Eu gostaria detrs daquela caixa! declarou Rdiger. No pode ser disse Anton. Essa a caixa das batatas. Est fixa parede. Ento, junto caixa precisou Rdiger. Lumpi empurrou o caixo at a parede e olhou ao redor procurando por algo. Descobriu um monto de fitas de madeira com as quais o pai do Anton queria revestir a parede da cozinha. Homem! exclamou. Justo o que precisava! Apoiou-os inclinados contra a parede de forma que o caixo desapareceu detrs deles. E agora bramou devo comer algo logo ou se no vou desmaiar! Vem, Rdiger? Anton se sobressaltou. Mas a fome do Lumpi no parecia referir-se a ele, pois estava j na janela do poro e abria a veneziana metlica. Com um forte salto foi para cima e subiu. Rdiger o seguiu. Deixa a janela aberta! De acordo? zombou Lumpi estendendo os braos sob sua capa. Sim disse Anton. Ouviu os vampiros se elevavarem no ar. Depois se fez o silncio. No terei sonhado tudo isto?, pensou Anton. Mas ali, junto parede, estavam as fitas de madeira, e detrs estava o caixo do Rdiger! Aflito, dirigiu-se para a porta, apagou a luz e voltou a colocar o cadeado. Pode contar que viriam pssimas semanas pela frente! Cinco Sombrias perspectivas Os pais do Anton continuavam sentados diante da televiso. Bom, que tal foi? exclamou o pai. Bem disse Anton, que gostaria de ir para o quarto, saindo pela porta da sala de estar. Estava morto de cansao. E que tal o monoplio? Anton ficou parado. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
16

Tambm bem disse bocejando. Trouxeste-o de novo? Sim. Que estranho! disse o pai. Podia jurar que passou pela porta sem o monoplio. J o levei ao meu quarto. Certo. E voc pode me explicar como ele est aqui em cima da televiso? Em cima da televiso? disse Anton assustado. Sim, senhor exclamou o pai. O que diz agora? Eu..., no o encontrei antes sussurrou Anton. E..., ento... Sim? ... ento..., levei os jogos reunidos. E onde esto agora? Esqueci-me. O pai soprou indignado. voc... Estupendo! exclamou. Se todos fizessem com suas coisas igual a

Nesse momento comeou o telejornal. O rosto do pai adquiriu em seguida uma expresso de ateno e fez um gesto negativo em direo ao Anton que significava que agora tinha que calar-se. Posso ir? perguntou Anton com uma raiva mal contida. O pai no respondeu, mas a me ficou em p e colocou um brao no ombro do Anton. Anda, v! disse amavelmente. Eu tambm vou no corredor disse ela. J conhece seu pai quando comea o telejornal. Primeiro me espreme como a um limo! disse Anton indignado. E logo no tem nada mais importante que fazer do que ver o telejornal! que gosta de saber o que est ocorrendo no mundo! Ora! reclamou Anton. Mas todo dia sempre a mesma coisa! Sempre h guerra em algum lugar, os polticos no adiantam um passo em suas negociaes... Deveria preocupar-se melhor com o que acontece ao seu redor! E com o que deveria preocupar-se, segundo sua opinio? perguntou sorrindo a me.
17

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Comigo, por exemplo, estou furioso com ele explicou Anton. Ele se interessa mais com o telejornal do que conosco! Mas ele no sempre assim disse a me tranqilizando-o. Durante o fim de semana quer inclusive revestir de madeira a cozinha. O que? gritou Anton assustado. Acreditava iria fazer isto nas frias! verdade, sim respondeu a me. Mas agora, entretanto, quer comear este fim de semana. Eu..., ento, irei ajud-lo disse rapidamente Anton. Possivelmente conseguiria manter ao pai afastado do poro. Isso muito amvel por sua parte disse a me. E agora, v dormir, de acordo? Boa noite sussurrou Anton. Hoje tera-feira, pensou na cama. Portanto, ainda tenho trs dias at sbado. De todas as formas, falaria com Rdiger no dia seguinte! Possivelmente os dois juntos encontrariam uma soluo. Seis Resmungo matutino O dia seguinte foi turvo e chuvoso. Por volta das seis comeou a escurecer. O pai de Anton nunca chegava a casa antes das sete, e sua me estava sentada em seu quarto e corrigia redaes, e, como ela tinha deixado claro, no queria ser incomodada. A ocasio para ir ao poro e ver o Rdiger era, portanto, propcia! Em silncio, Anton percorreu o corredor, tomou a chave do poro e abriu a porta de casa sem fazer rudo. Depois desceu de elevador. No tropeou com ningum e o corredor do poro tambm estava deserto. Um aroma de mofo que ele nunca tinha sentido antes veio ao nariz; Ser que vinha do Rdiger? Na frente da porta do poro que tinha o letreiro do Bohnsack ficou parado escutando com ateno. Rdiger? sussurrou golpeando a madeira. Sou eu, Anton. Nenhuma resposta. Ser que Rdiger j teria sado voando? Mas para isso ainda havia muita claridade! Pois, enquanto o sol no se pusesse, os vampiros no podiam abandonar seus caixes. Rdiger? perguntou desta vez mais forte.
18

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Novamente tudo permaneceu em silncio. Possivelmente Rdiger no tinha retornado ao poro e tinha passado a noite em algum outro lugar? Mas no, ele tinha que dormir em seu caixo! Anton bateu na porta outra vez. Ao no obter de novo nenhuma resposta, abriu a porta e entrou. Na penumbra, viu que a janela estava fechada. Portanto, Rdiger tinha que estar no caixo! Com precauo, rodeou as fitas de madeira e observou o caixo detrs delas. A tampa estava fechada e s o aroma de mofo indicava que estava ocupado. No interior do caixo ressonou agora um gemido apagado, um rudo, um rangido, e pouco depois a tampa se levantou lentamente. O rosto cor cinza do Rdiger emergiu. Os olhos estavam ainda fechados; s a boca estava aberta para um enrgico bocejo, com o qual Anton pde ver as poderosas presas. Rdiger? sussurrou. O pequeno vampiro se levantou precipitadamente. Quem est a? grasnou. N..., eu gaguejou Anton. Ah, voc disse aliviado o vampiro sentando-se. Aconteceu algo? Sim..., quero dizer, no respondeu Anton. Quer dizer, meu pai vai usar as fitas de madeira. Que fitas? gemeu o vampiro. Quais vo ser! Estas daqui! assinalou Anton as fitas de madeira. E, alm disso, todas as ferramentas esto no poro. O vampiro se sentou na borda do caixo e soluou. E o que eu tenho que ver com isso? Ser que voc no compreende? a voz do Anton fez um falsete. Se vier ao poro ir te encontrar! Ah, j dormitado, o vampiro esfregou os olhos. E tudo isto com o estmago vazio! disse queixoso. Temos que pensar algo! exclamou Anton. Ento pomos outra vez as fitas de madeira no lugar props o vampiro. E o caixo? perguntou Anton. O que fazemos com ele? Se no estivesse to cansado...! disse o pequeno vampiro quase chorando. No posso pensar absolutamente.
19

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

fitas!

Hoje quarta-feira! exclamou Anton. No sbado vai recolher as O vampiro voltou a cabea para a parede e soluou.

J o compreendi, disse. Mas com o estmago vazio no sirvo para nada... E, alm disso, voc alterou meu plano dirio exclamou de repente indignado. Eu leio sempre no caixo antes de me levantar! Com um gesto ofendido, recostou-se no caixo, jogou a mo debaixo do travesseiro e tirou uma vela, fsforos e um livro. Sem dignar-se a dirigir um olhar para Anton, acendeu a vela, colocou-a na borda do caixo e abriu o livro. Anton ficou de p desconcertado e olhou fixamente para o vampiro, que, totalmente imperturbvel, lia A vingana da Drcula. Isso significava que queria lhe passar todo o trabalho? Pois no seria mais que jogo sujo...; instalar-se no local preparado e confiar que ele, Anton, tirasse do caminho todas as dificuldades! Isso no tem nada que ver com a amizade! exclamou Anton muito zangado. Psst! bufou o vampiro Quando me interrompem durante a leitura posso ser terrvel! Zangado, Anton mordeu os lbios. E agora? Passou a vista pelo quarto e refletiu. Devia colocar de novo as fitas de madeira em seu lugar original? Mas, ento, com o que iam ocultar o caixo? E por que tinha que estar o quarto to endiabradamente ordenado! Outras pessoas tinham um monto de trastes no poro onde podia se esconder sem dificuldade o caixo do Rdiger! E se o caixo fosse coberto com um lenol grande? Mas ento seu pai iria querer saber o que havia debaixo. No, isso tampouco serviria. S ficava a possibilidade de impedir totalmente o pai de ir ao poro! Agora vou disse. E no volte to cedo! exclamou o vampiro. Pelas manhs estou insuportvel! Nisso tem razo grunhiu Anton enquanto saa. Sete speras desculpas

20

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Sbado era o dia em que Anton gostava de dormir at tarde. Quando se levantava por volta das dez ou das dez e meia, seus pais, na maioria das vezes, j tinham tomado o caf da manh e j haviam sado para as compras. Ento s o prato do Anton estava sobre a mesa da cozinha com pezinhos e um ovo cozido sob o aquecedor. Entretanto, nesse sbado Anton se levantou muito cedo. Acendeu a luz e jogou uma olhada no quarto. Ser que ainda estava no poro com seu pai? E seu pai no acabava de querer abrir a tampa do caixo...? Claro que no! Devia ter sonhado tudo, pois ele estava na cama e ainda estava de pijama! Olhou no despertador: sete e quinze! At seus pais estavam dormindo! Suspirando, Anton se tampou com a manta at o queixo. Seguro que no ia se voltar a dormir; estava muito nervoso! Teria xito seu plano? E se no? Tomou seu novo livro, Gargalhadas da cripta, e tentou ler. Mas aquilo que se contava ali sobre o terror da cripta lhe parecia absolutamente ridculo comparado com o que esperava ele essa manh, e assim, deixou o livro de lado. Deveria, possivelmente, tomar o caf da manh? Levantou-se e foi ao banho. Observou sua cara no espelho. Tinha um aspecto bastante plido... mais ou menos como o de seus pais alguns domingos, quando tinham estado muito tempo em uma festa! Pegou o sabo e esfregou a pele at que ficou corada. Depois se vestiu e foi para a cozinha. Encheu a cafeteira, ps a chaleira de leite no fogo e comeou a cozinhar os ovos. Uma vez que colocou a mesa do caf da manh, pensou se ainda faltava algo. Ah, sim, os pezinhos! Esperou os ovos ficarem prontos, ento correu at a padaria e comprou seis pezinhos. Bom, se isto no causasse impresso a seus pais...! Foi para a porta do quarto e chamou. Sim? perguntou a me sonolenta. O caf da manh! exclamou Anton. Passaram-se um par de minutos. Ento apareceu sua me na soleira. De verdade voc fez o caf da manh? perguntou. Claro! disse Anton como se no fosse nada de mais. E agora vem! Os ovos vo ficar frios! Sim..., em seguida, disse a me, tenho que despertar a seu papai. Deve j levantar-se; definitivamente, hoje vai arrumar a cozinha! Um calafrio percorreu Anton. Como se tivesse esquecido disso...! O que? J est tudo preparado? exclamou o pai com assombro mal simulado quando entrou na cozinha. Sentou-se, pegou o ovo e o agitou. Duro como uma pedra, no? ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
21

Anton ps um rosto ofendido. Voc acha que eu no sei cozinhar um ovo? E o caf? dirigiu-se o pai me. Que tal est? Bom disse a me. Anton resmungou: Cozido automaticamente. Inclusive pezinhos! o pai agarrou um e lhe deu uma dentada. J no reconheo meu filho! E tudo isto por qu? perguntou depois de um momento olhando-o. Fizesse alguma travessura? Eu? exclamou Anton desarmado. No. Foi mal nas provas? No. Enquanto passava manteiga no pozinho, o pai no deixou de olhar Anton nos olhos. Algo, no obstante, tem que haver disse. Anton titubeou. Eu..., perdi a chave do poro disse ento. O que voc fez...? exclamou o pai. Perdeste a chave do poro? E como vou pegar as fitas de madeira e as ferramentas? No..., no sei sussurrou Anton tentando parecer o mais aflito possvel. E como a perdeste? Andando de bicicleta. E quando? Ontem. Procuraste-a ao menos? No, disse Anton, j tinha escurecido. Ento v procur-la agora mesmo! exclamou indignado o pai. Como pode ser to desatento? J estou a caminho respondeu Anton. Deixe-o, ao menos, tomar o caf da manh tranqilo disse a me. A chave do poro nem to importante assim! De toda maneira, j no tenho mais fome sussurrou Anton. Ficou parado na porta. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
22

Vai..., vai comear a colocar o revestimento? perguntou com precauo. E como, sem ferramentas? resmungou o pai. No, espero voc! No elevador, Anton cantou to forte quanto podia. Uma sensao de triunfo o enchia: seu plano tinha dado certo! Ningum tinha descoberto que a chave do poro estava guardada no bolso de sua cala! E se voltasse tarde com a chave j no valeria a pena, seu pai ir ao poro. Alm disso, seus pais iriam ao cinema a noite. E amanh, domingo, vinham seus avs de visita; e ento seu pai, tambm no, iria ao poro! Enquanto seguia cantando, Anton pegou o caminho para a casa de seu amigo Ol, onde jogaria monoplio at o meio-dia... naturalmente com o jogo de Ol!

Oito Visita tardia

Eram oito e meia. Anton estava em sua cama escutando msica. Pouco antes seus pais haviam partido, como sempre com pressa. A habitual pergunta do Anton Quando iro voltar? tinha respondido o pai: Por volta da meia-noite. Para Anton estava muito bem! Provavelmente, seus pais pensavam que no gostava de ficar sozinho...; o qual, normalmente, era correto, embora, naturalmente, no quando havia um bom filme na televiso. Por exemplo, um policial to bom como o desta noite; virou para um lado e pegou a revista com a programao, que estava diante de sua cama; e, alm disso, com seus atores favoritos! Deram golpes na janela. Surpreso, Anton levantou a cabea. As cortinas ainda no estavam fechadas e pde distinguir uma figura que estava na frente da janela. Seria Rdiger? Ou sua irm pequena, Anna? Notou como seu corao pulsava mais depressa. Chamaram de novo e ento ouviu a voz do Rdiger: Anda depressa! Correu para a janela e a abriu. De um salto, o pequeno vampiro entrou no quarto. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
23

Buff! ofegou. Quase me apanham! Quem? perguntou Anton. Tia Dorothee. Espiando por toda parte. O que...? gritou Anton. Tia Dorothee? Por um acaso ela sabe onde eu moro? Claro disse o vampiro, e reprimindo a risada acrescentou: Mas de que eu vivo aqui no tem a menor idia! Anton estava branco como leite. Como assim sabe onde vivo? Como? disse o vampiro rindo. que sempre me seguia voando antes de ser proibido de entrar na cripta. Assustado, Anton o olhou fixamente. No havia dito o pequeno vampiro uma vez que Tia Dorothee era a pior de todos...? Se viesse de noite a sua janela e chamasse, e se ele, ento, abrisse sem ter idia... E o que... o que quer ela? gaguejou. Sem dvida alguma, saber onde est meu caixo! O vampiro espreitava para fora na escurido; esfregou seus dedos ossudos rindo. Esta vez eu estou preparado para ela! E... vai voltar? perguntou com medo. Hoje certo que no disse o vampiro. E Am... amanh? O vampiro encolheu os ombros. O principal que no encontre meu caixo. Indignado, Anton mordeu os lbios. Voc a pessoa mais egosta que eu j encontrei! exclamou ento. Voc disse pessoa? contraps o vampiro de forma irnica. Pois ento, o vampiro! exclamou Anton. Em qualquer caso, no tem corao e a amizade no conta para voc! Mas em lugar de sentir-se extraordinariamente adulado. ofendido, o vampiro parecia

Ah..., isso os outros vampiros tinham que ouvir! suspirou. Eles afirmam sempre que eu sou muito bom!
24

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Irritado, Anton deu a volta. exceo de seus prprios problemas, no parecia interessar a mais nada ao vampiro, e inclusive a possibilidade de que sua sanguinria tia pudesse lhe pegar! De qualquer modo... no um verdadeiro amigo! disse. No? exclamou o vampiro. E se tivesse vindo te buscar para a reunio dos vampiros? Para... o que? perguntou Anton. Para a reunio dos vampiros disse o vampiro tirando-a capa. Debaixo levava outra mais gasta. Ou por acaso seus pais esto em casa? No disse Anton. Mas, o que uma reunio de vampiros? Ah, disse o vampiro fazendo um amplo movimento, isso voc mesmo tem que ver e acrescentou diligente: Vem, agora vamos lhe converter em vampiro! Anton esteve a ponto de gritar. Ser que j no sabia pelos seus livros de que maneira se convertia os seres humanos em vampiros? Instintivamente protegeu o pescoo com as mos. Mas o vampiro s riu. Mas no como voc est pensa! O que vamos fazer pint-lo! Me pintar? perguntou Anton sem compreender. Claro que sim! Tm creme para crianas? Um batom? Sss... sim disse Anton, no banheiro... Ento, vamos! Nove O segundo rosto do Anton

No banheiro, o pequeno vampiro arremessou para Anton a capa. Depois deu um par de passos para trs e o examinou. Venha..., temos que ver suas calas jeans declarou ele criticando, nenhum vampiro usa calas jeans! Ento, o que? perguntou Anton. O vampiro levantou a capa de modo que Anton pudesse ver suas meiascalas de l negros. 25 ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Algo assim, disse, feito a mo. Mas eu no tenho meias-calas murmurou Anton. No? disse o vampiro. E o que usa no inverno? Ceroulas largas, disse Anton, brancas. Ih! chiou o vampiro. Sabe uma coisa? Eu vou te dar os meus! Os seus? disse Anton espantado. Levando em conta a surrada meia-cala do vampiro, isso era a ltima coisa que gostaria de fazer! Mas o vampiro j havia comeado a tir-la. Alm disso, tenho outros dois debaixo disse. O que...? exclamou Anton incrdulo. Outros dois? Pois sim, disse o vampiro lhe entregando as meias-calas, pelos buracos... Anton retirou as calas jeans e as colocou em cima da banqueta. Espe... espero que esteja bom sussurrou enquanto colocava os ps nas meias-calas. Seguro, disse o vampiro, so do Lumpi. Ainda isso! J no era s ter que usar esta coisa horrvel, mas agora tambm tinha que contar com o aborrecimento do Lumpi! Alm disso, a l arranhava deploravelmente. Tal... talvez eu devesse ficar em casa, props temeroso. Mas o vampiro no queria saber nada disso. Quer perder esta oportunidade nica? exclamou. Nnnn... no, disse Anton, s que... vo muitos vampiros? Todos! Por isso temos, tambm, que nos vestir mortalmente bem! isso? Mo... mortalmente? gaguejou Anton. O que... o que quer dizer com

26

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

De tal forma que ningum te reconhea, nem mesmo suspeite! Vamos comear pelo cabelo! pegou a escova e a passou to grosseiramente pela cabea do Anton que este deu um grito. Ai! Alm disso, est sujando toda a capa! Como pode ser isto? disse o vampiro. Tem piolhos? Bem, estupendo; ento a capa parecer muito usada!... Assim; e agora o rosto! Onde est o creme para crianas? No armrio respondeu Anton levando a mo a seus cabelos que pareciam um espanador. O vampiro tinha encontrado, enquanto isso, o creme infantil e ps no rosto de Anton uma espessa camada. E agora, s esfregar! Primeiro ter que saber! resmungou Anton esforando-se para espalhar por igual a firme e branca massa. J suficiente, declarou o vampiro, e agora o p! Ao dizer isto, levantou a caixa de p e espalhou com fora no rosto de Anton. Enquanto Anton ofegava, ele esfregava as mos gritando entusiasmado: Extraordinariamente chique Anton! ...E agora, os lbios! Onde est o batom? Na gaveta de abaixo gemeu Anton com voz afogada. O vampiro tirou o batom da gaveta e o observou com rosto extasiado. Hummm, disse, vermelho sangue! Sustentou-o sob o nariz e o cheirou. Mas em seguida seu rosto adotou uma expresso de asco e, cheio de desdm, exclamou: Ora! Doce como um caramelo!... Bom , disse depois, nem para comer. Com rpidos traos, comeou a pintar os lbios do Anton. Com gotas de sangue ou sem elas? perguntou. Voc, o que me recomenda? Com elas - respondeu o vampiro, e deu um par de toques comissura dos lbios do Anton - assim parece mais autntico. Pelo menos, para meninos vampiros. Ou acaso cr que nossos pais vo voando atrs de ns para nos limpar a boca? riu de si mesmo. Agora s faltam as olheiras afirmou. Olheiras tambm? exclamou Anton. J sentia muito calor debaixo do creme! Claro disse o vampiro para que parea realmente morto. Mas..., com o que podemos fazer? Com o lpis de olho contraps Anton. Ali, na segunda prateleira! ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
27

O vampiro tirou o lpis e cercou os olhos do Anton com traos negros. Irreconhecvel! exclamou. E..., se cair? perguntou Anton. O que vai! disse o vampiro. Se no se aproximar de ningum...! E... isso certo que no disse Anton, que no podia evitar pensar em Tia Dorothee e todos outros horrveis parentes do pequeno vampiro. Est bem! disse satisfeito o vampiro que se separou dele dando um passo atrs. Pode olhar! Com os joelhos frouxos, Anton se levantou do beirada da banheira aonde tinha estado sentado todo o tempo e se olhou no espelho. A imagem que oferecia superava inclusive suas piores previses: uma horrvel mscara branca como a cal o olhava fixamente; a boca vermelha de sangue convertiase em uma careta diablica e dois olhos que saam de escuras cavernas o olhavam espreitando. Isso..., isso sou eu? gaguejou. Contente? riu sarcasticamente o vampiro. Assim ningum te reconhecer! Nem sequer Anna! acrescentou reprimindo a risada. Anna tambm estar l? exclamou Anton. Claro! J te est esperando! Anton tossiu ruborizado. Eu..., tenho tido enormes dificuldades disse rapidamente para distrair a ateno do vampiro meu pai quer ir de todos os modos ao poro! Ah!, sim? disse o vampiro com bastante indiferena. No sbado certo que no vou poder impedi-lo. No poderia voltar para a cripta... ? J veremos disse o vampiro possivelmente haja novidades. Oxal gemeu Anton. E agora vamos voar! declarou o vampiro indo para a janela. No me atrevo disse Anton. No? riu o vampiro lhe dando uma cotovelada amistosa no flanco. Ento faa como eu. Sabe como eu supero? Fecho os olhos e me ponho a voar! Voc tambm tem medo? exclamou Anton surpreso. Agora j no respondeu o vampiro elevando-se do batente na noite.
28

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Eu..., eu tampouco disse Anton; fechou os olhos e... voou.

Dez Vo no Vale da Amargura

Um vento suave inflou a capa de Anton e sulcou seu cabelo que estava penteado grosseiramente. Estendeu seus braos e... flutuou no ar. Vem! zombou Rdiger soltando a capa. A festa comeou j faz muito tempo. Subiu com poderosos movimentos e Anton teve dificuldades para segui-lo. Espera! exclamou. No consigo ir to depressa. Jogou um medroso olhar para baixo: as casas pareciam de brinquedo e sua prpria casa, onde tinha deixado acesa o abajur do escritrio, no era mais que um diminuto quadrado claro. O vampiro diminuiu a velocidade de seu vo. No te enjoar...? disse rindo ironicamente. No sussurrou Anton rapidamente ao ver na luz da lua a expresso brincalhona. Rdiger fez um gesto de satisfao. Alm disso, teria sido ruim, opinou, porque ainda temos que voar cinqenta quilmetros! Tanto? exclamou Anton. Voc acha que cem vampiros podem celebrar uma reunio no meio da cidade? Cem? perguntou Anton espantado. E onde se renem? Nas runas do Vale da Amargura. No Vale da Amargura? exclamou Anton. No dizem que por ali andam lobisomens? O vampiro reprimiu uma risada. Voc acredita nesses contos? Pois claro, disse Anton, tambm crescem vampiros.
29

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

O que...? bufou Rdiger. Atreve-te a pr os vampiros e os lobisomens no mesmo nvel? No, no disse rapidamente Anton. S que..., a maioria das pessoas no acredita nem em vampiros nem em lobisomens. que so idiotas disse com desdm o vampiro. Naturalmente, no houve nunca lobisomens. uma inveno dos vampiros. Dos vampiros? Naturalmente! Era o modo mais singelo de afastar os bisbilhoteiros curiosos! Anton fez uma cara to surpresa que o vampiro teve que rir. Ocorreu-lhe a idia a nossa tatara-tatara-tatara-vampiro, Elizabeth a Gulosa. Estava farta de ter as pessoas sempre rondando nas reunies dos vampiros. as pessoas no tinham medo dos vampiros? perguntou Anton. Sim. Mas sabiam que os vampiros em suas festas nem comem nem bebem. Isso, acrescentou o vampiro rindo sarcasticamente, isso j ocorreu antes. Que estranho! sussurrou Anton. Em nossas festas a comida e a bebida so sempre o mais importante. O vampiro negou com um gesto. Os seres humanos no tm nem idia de vida social. Anton arranhou o queixo refletindo. Ento, os vampiros que se renem esta noite nas runas j comeram tambm... Claro disse o vampiro. V escapando um suspiro de alvio dos lbios de Anton. Isso eu no sabia. De repente estava alegre por ir festa! E o que aconteceu com os lobisomens? perguntou. Muito singelo disse o vampiro. Naquela poca ainda havia lobos por toda parte. Elizabeth a Gulosa s teve que estender o rumor. Dizendo que os lobos que rondavam as runas eram na realidade seres humanos especialmente maus que se convertiam depois do pr-do-sol em bestas ferozes. Ningum mais se atreveu a passar pelas runas e os vampiros puderam celebrar em paz suas festas! E segue havendo lobos l at hoje? perguntou Anton temeroso. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
30

No riu o vampiro. Mas o Vale da Amargura mantm at hoje sua m fama. Alm disso, os vampiros no deixam de ser culpados pela reduo dos nmeros de lobos no passar das dcadas. Como pode ser? Bom, pois..., nos maus tempos, tempos de fome em certa medida... Anton notou como ficava plido. Ser que o vampiro tinha que lhe recordar constantemente de seus atrozes costumes culinrios? Ateno! exclamou excitado o vampiro. O Vale da Amargura! Com a plida luz da lua viu de cima uma muralha escura, sombria e ruinosa, em uma clareira. Era uma extensa construo da qual s havia ficado ainda em p os muros exteriores. O edifcio principal, pelo contrrio, parecia bem conservado, ao menos no que Anton podia distinguir. Est to escuro... sussurrou. Os vampiros no necessitam luz respondeu Rdiger. Mas no salo da festa h luzes acesas. Perseverante, voou para a torre do castelo e aterrissou nas ameias. Aqui? perguntou Anton surpreso. Tinha aterrissado junto ao vampiro e olhava temeroso para a escada meio em runa que conduzia ao interior da torre. Sempre chegamos de cima informou-lhe o vampiro. De qualquer maneira..., quase sempre. Saltou sobre a plataforma e pisou no ltimo degrau. Espera! exclamou Anton, baixando atrs dele com os joelhos trmulos. Onze Recebimento desconfiado

31

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Ainda refletia a luz da lua sobre os quebradios degraus e este mostrava a Anton onde podia pr os ps. Mas depois da primeira curva se fez completa escurido. Medindo com as pontas dos ps, procurava o caminho e mais de uma vez teve que segurar-se ao frio muro da torre para no cair. Pareceu passar uma eternidade at que, finalmente, apareceu sobre um patamar um dbil resplendor. Ali estava o vampiro. Anton olhou angustiado ao redor. Tudo causava uma impresso horrenda e lgubre: a escada meio ruda que conduzia ainda para a profundidade; os muros da torre, brilhantes pela umidade, com suas gretas e brechas nas quais, com segurana, alojavam-se centenas de morcegos, e o escuro corredor que conduzia ao interior das runas. Venha! disse o vampiro tomando-o brandamente pelo brao. Vamos! Aonde? perguntou lentamente Anton. Ao salo da festa disse o vampiro. No ouve a msica? Sabine a Horrvel toca o rgo!
32

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Comeou a andar pelo corredor e arrastou consigo Anton. Agora percebia tambm Anton os longnquos sons do rgo, solenes como em uma igreja. E isto quem est tocando a Sabine a Horrvel? maravilhou-se. Pois claro disse o vampiro; cheio de entusiasmo acrescentou: Ns os vampiros amamos a msica! Chegaram a um grande pavilho vazio sobre o qual caa a luz da lua atravs de seus cristais quebrados. Entulhos e pedras cobriam o cho. Em seguida chegaremos disse sussurrando o vampiro. Seu plido rosto tinha adquirido uma expresso tensa e seus dentes golpeavam um contra o outro com um atroz tilitar. Em frente a eles se estendia um pavilho ainda maior. Mortalhas negras penduradas nos ocos das janelas e em candelabros que havia nas paredes, e onde existiam velas negras acesas. aqui sussurrou o vampiro; na sombra da porta se desprendeu uma escura figura dirigindo-se para eles. Era um vampiro fraco com um rosto deformado pelas cicatrizes. Olhou desconfiado com seus olhos piscando e bufou: Quem so vs? O pequeno vampiro fez uma reverncia. Eu sou Rdiger von Schlotterstein e este aqui assinalou Anton meu amigo. Seu amigo? tambm vampiro? Claro que sim! Entretanto, parece to humano...! Anton notou como lhe corria um calafrio pelas costas. estrangeiro esclareceu o pequeno vampiro. Estrangeiro? Sim, da Itlia. h vampiros ali? Pois claro! Ali h uma vila como esta..., mais ou menos parecida; est cheia de vampiros. E como se chama a estirpe? investigou o fraco vampiro. A estirpe? disse Rdiger ganhando tempo. Chamam-se Bohnsackio os Multicfalos. Os Multicfalos? perguntou o outro. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
33

Sim. Pelo muitos que so. E seu amigo, como se chama? Este Antonio Bohnsackio o Lgubre. Anton riu s escondidas. Antonio Bohnsackio..., isso soava bem; muito melhor de todos os modos que Anton Bohnsack. Bem disse o vampiro fraco pondo um rosto indeciso. - Nunca deixo de aprender. Refletiu e, ento, inclinou-se de repente e farejou a capa do Anton. Pela primeira vez seu rosto clareou. Humm... murmurou delicioso aroma de caixo! Examinou mais uma vez Anton dos ps a cabea, mas agora muito mais amistoso. Tudo em ordem bramou. Pode entrar! Anton e Rdiger trocaram um olhar de alvio. J iam entrar, quando o vampiro fraco agarrou Anton pelo ombro. Um momento! Anton se voltou tremendo. Sim? Como o clima em sua terra? ento. O clima? perguntou Anton assustado. Bo..., bom gaguejou

Possivelmente v visitar-lhes declarou o vampiro deixando cair sua mo. Aqui no vou me livrar nunca de meu reumatismo! Dizendo isto, colocou-se de novo junto porta e olhou indiferente por cima do Anton e Rdiger para o longe, no interior da sala. Doze O prazer do baile

Na soleira, Anton ficou parado e respirou o ar. O aroma de mofo era to forte que durante um momento acreditou que teria que sair correndo dali. Alm disso, cheirava a cebolas e ovos podres. O pequeno vampiro sorvia o ar a grandes baforadas. Ah! suspirou. Como cheira bem! Anton tossiu timidamente. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
34

No se pode ventilar isto um pouco? murmurou. O que...? bufou Rdiger. Ventilar? Voc est nas mo dos vampiros bons! e depois de ter olhar ao redor cuidadoso e temeroso, sussurrou: Que ningum te oua dizer isso! Se no, descobriro que voc no um vampiro!... Alm disso, logo vai se conceder o grande prmio ao aroma acrescentou. Premio ao aroma? perguntou Anton sem compreender. Sim. Ao vampiro que tenha o aroma mais forte! Nesse momento se reiniciou a msica de rgo e em seguida se levantaram os vampiros das mesas e foram por casais ao centro do pavilho.

Vem disse o pequeno vampiro. Vamos danar tambm! No..., ns? gaguejou Anton. Vamos, vem! Tomou o brao do Anton e o levou. Enquanto isso mostrava sua dentadura de fera e inclinava amigavelmente a cabea para todos os lados. 35 ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Voc a garota sussurrou. Coloque as mos sobre os meus ombros, inclina a cabea para trs e me olha como se estivesse apaixonado! Eu? balbuciou Anton indignado. A garota eu? Sim, homem! Isso o que passa mais inadvertido. Os meninos vampiros parecem, sem exceo, todos iguais. Anton tragou saliva, mas, vista dos muitos vampiros que os olhavam j curiosos, pareceu-lhe que o melhor era seguir as indicaes do Rdiger. Por conseguinte, jogou para trs a cabea e olhou sonhador para o teto enquanto Rdiger o fazia girar em crculo at que o deixou tonto. Sinto-me mal lamentou. Mas Rdiger quo nico fez foi sujeit-lo ainda mais forte. Dana de sonho! disse com voz apagada. Sim? disse confundido Anton. A dana! Seriamente disse o vampiro rindo para si mesmo. Voc dever ver, ao contrrio, Lumpi! Ah, sim? exclamou ento uma voz rouca. O que h comigo? Um grande vampiro se separou da multido e foi at eles com passos lentos e pesados. Era Lumpi! Anton empalideceu. Descobria agora que era ele... No h nada com voc disse rapidamente Rdiger. Mas voc falou de mim! exclamou Lumpi com voz oculta. Eu s disse que ali estava Lumpi esclareceu Rdiger, a quem, com a pressa, no parecia ocorrer nada mais razovel. E por qu? grunhiu Lumpi. Por que... disse Rdiger olhando para Anton em busca de ajuda. Meu amigo da Itlia quer seu autgrafo. Um autgrafo? Lumpi olhou para Anton examinando-o das rbitas de seus olhos. E por que meu autgrafo? Rdiger levantou exaltado os braos. E ainda o pergunta? exclamou. Sua fama se estendeu at a Itlia! De verdade? disse Lumpi lisonjeado; seu rosto ficou de repente vermelho escuro. Rapidamente deu a volta e desapareceu entre os que danavam. Agora j sabem murmurou Rdiger. Quem? perguntou Anton. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
36

Minha famlia. Lumpi os informar que estou aqui. Isso mau? J veremos. Em definitivo, eu estou proibido de ir cripta... Mas proibio de cripta no proibio de baile disse ento altivo, e tomando Anton comeou a danar com ele de novo.

Treze O primeiro baile

Anton? Algum tocou sua capa e ele deu a volta assustado. Anna? Ela baixou os olhos envergonhada. Lumpi me contou que estavam aqui. Danamos? N..., eu... murmurou Anton olhando indeciso de Anna para seu irmo. J estou comprometido. Anna deu uma risadinha. Com o este aqui? Rdiger deu um passo para o lado. Por favor, deixo-lhe isso! Anna fez uma reverncia. Obrigado disse. Alm disso disse ento para Rdiger se eu estivesse em seu lugar, preferiria partir. E por qu? Se te vir Tia Dorothee... O pequeno vampiro encolheu os ombros com indiferena. Isto no a cripta grunhiu dando meia volta. A..., aonde vai? exclamou Anton. Mas o pequeno vampiro tinha desaparecido j de sua vista. E agora vai e me deixa sozinho murmurou.

37

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Mas eu estou aqui sorriu Anna. Dito isto, rodeou com seus braos o pescoo do Anton e se apertou contra ele. Anton sentiu como lhe comprimia o estmago... e isso certo que no era devido ao ar carregado! Enquanto danava, olhava extasiado: tinha os olhos fechados e cantarolando baixinho. Sua boca pequena, vermelha como uma cereja sorriu e seu rosto estava lavada, como se realmente vivo. Bastava lembrar-se do palet surrado para ver que era um vampiro. Mas era, afinal, enquanto ainda no tinha dentes de vampiro? Agora, ela abriu os olhos. formoso, no? sussurrou. Sss..., sim gaguejou Anton. E o que voc acha de mim? Voc? disse tragando saliva. Doce. Seriamente? exclamou tingindo-se ainda mais suas bochechas. Ai, Anton! ficou nas pontas dos ps e o beijou na boca. Anton ficou como se tivesse criado razes. Imaginou que todos os vampiros do salo estavam olhando-os. No podia compreender absolutamente que seguissem danando como se no tivesse ocorrido nada. No est zangado comigo? perguntou com cautela Anna depois de um momento. No murmurou Anton tmido. Ela suspirou aliviada. Sabe? Eu sempre sou assim exaltada declarou. Rdiger diz que deveria ser mais dona e senhora de meus atos. Mas eu no quero ser, absolutamente, uma senhora acrescentou com picardia. No mximo, uma dama! Enquanto ela falava, Anton passou rapidamente a lngua pela boca. Sentiu os lbios secos e planos e no havia neles a menor gota de sangue. O que te parece realmente a festa? perguntou Anna. A festa? disse Anton olhando inseguro ao seu redor. Parece-me algo antiquada. No certo? assentiu Anna. Eu queria que pusessem uma discoteca embaixo, nas masmorras. Mas os vampiros mais velhos se opuseram levantou a vista por volta do rgo e contraiu sua cara. Sempre esta msica de ratoeira protestou. Poderamos ir tomar um pouco de ar fresco props Anton, a quem, enquanto isso, tinha comeado a doer a cabea. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

38

Oh, sim! exclamou entusiasmada Anna. Passearemos luz da lua! Pegou-o pela mo com ternura e o levou para a sada.

Quatorze Espanto sob a luz da lua

Atravessaram o salo e acabaram em uma escada escura. A porta da frente estava entreaberta e dava apenas em um jardim cheio de ervas daninhas. A grama aqui foi cultivada at a altura do joelho e os arbustos cobriam as estradas h muito tempo. Anna pegou a mo de Anton e descansou a cabea em seu ombro. ..., a minha perna adormeceu, balbuciou Anton, que estava incomodando com o excesso de familiaridade de Anna. Ele abaixou-se e comeou a massagear sua perna. Eu amo a lua cheia, disse Anna dando fuga para a imaginao, e disse em voz alta: Voc v a lua? Ela s pode ser visto na metade, no entanto, redonda e bonita. Assim so muitas das coisas que nos enganamos em silncio, porque os nossos olhos no vem.

39

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Anton lhe lanou um olhar de suspeita. seu? perguntou. No, riu, mas no formoso? Quando brilha a lua sempre fico melanclica olhou Anton com seus grandes olhos e, lentamente, uma lgrima correu por sua bochecha. E por..., por que chora? perguntou Anton preocupado. Porque sou to feliz...! sussurrou e saiu correndo. Anna! gritou desconcertado Anton. Ningum respondeu. S entre as aveleiras se ouviu um leve rumor. Anna! gritou de novo. Esta vez respondeu uma voz: Estou aqui! Essa era a voz da Anna? No parecia muito grave? Uma horrvel impresso surgiu em Anton. Permaneceu sem se mover e conteve a respirao. Onde est? gritou a voz, agora j no havia dvida alguma: no podia ser Anna de maneira nenhuma! Mas quem seria ento? Vieram-lhe memria as histrias sobre lobisomens que Rdiger tinha contado... Algo despedia luz entre as matas. Sentiu de repente um desejo inexplicvel de estar ali e, sem pod-lo evitar, deu um par de passos lentos. Ento lhe agarraram pela capa por detrs. Anton! ouviu exclamar suplicante. Era Anna! Rpido! Para casa! Ali em cima, Tia Dorothee... Anton viu sair uma sombra de entre as matas que se aproximava deles a grande velocidade; mas j tinham alcanado a porta e a fecharam de repente atrs de si. Tremendo com todo o corpo, Anna se apoiou contra a porta fechada. Quase te apanha sussurrou ela. E teria sido minha culpa. Pensei que ela estivesse na festa disse Anton. Isso eu tambm pensava disse Anna em voz baixa. Seus lbios tremiam e seu rosto estava branco como leite. Anton no deve ficar sozinho nunca mais luz da lua! Nnn..., no disse Anton perplexo. Eu tampouco o desejo... ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
40

Sei disse ela envergonhada. Voltamos para a festa? E Tia Dorothee? perguntou Anton. Ela no pode fazer nada ali dentro esclareceu Anna. Por isso queria fortalecer antes. Fortalecer chama voc a isso? disse Anton indignado tocando o pescoo. Ela riu. Vem! Possivelmente j vo anunciar o prmio do aroma.

Quinze Quem despede o melhor aroma

Quando entraram no salo da festa, a msica de rgo tinha cessado. Os vampiros tinham voltado para suas mesas e olhavam fixamente, cativados para um vampiro pequeno e um pouco inclinado que estava de p sobre um pedestal no centro do salo. Elizabeth a Gulosa sussurrou Anna, que tinha encontrado dois lugares livres perto da entrada. Ao contrrio da maioria dos vampiros, que pareciam conceder pouca importncia a seu aspecto externo, Elizabeth a Gulosa estava extremamente arrumada: levava uma capa de seda negra sem manchas, seu cabelo cinza estava ondulado em elegantes cachos e em seus fracos dedos havia reluzentes anis. Queridos amigos! comeou a falar. Alegro-me que tenham vindo! E agora vamos comear nosso concurso Quem despede o melhor aroma?! A banca do jri est constituda nesta ocasio por: Magdalene a Bfida, Gnther o Bondoso e Elke a Infame. Rogo aos jurados que ocupem seus lugares. Os que tinham sido nomeados subiram ao estrado junto a ela. A de culos Magdalene sussurrou Anna. Pensa que tem as pernas mais bonitas entre todos os vampiros! Seriamente? disse Anton rindo sozinho. De debaixo da capa de Magdalene, que s chegava at os joelhos, saam duas curtas e grosas pernas que eram tudo, menos bem formadas.
41

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Por que ele se chama Gnther o Bondoso? perguntou Anton. No v quo magro est? riu Anna. to bondoso que sempre cede a preferncia a outros vampiros. Elke a Infame passava os outros dois em uma cabea. Para um vampiro era surpreendentemente boa pinta, conforme pareceu a Anton, mas a inveja e o cimes tinham causado profundas rugas em seu rosto. E agora rogo a todos aqueles que queiram tomar parte no concurso que venham aqui e se coloquem em fila! gritou Elizabeth a Gulosa. Em seguida se levantaram uns dez vampiros de seus assentos. Rogaria agora ao primeiro concorrente que se presente a vampirada reunida! Um atltico vampiro de crnio anguloso e completamente calvo subiu ao estrado. Eu sou Jorg o Colrico disse com voz chiada. Apontei-me ao concurso porque acredito que tenho um aroma particularmente aromtico! Deixe-me cheirar! disse com voz melosa Magdalene a Bfida farejando o ar ao seu redor. Gnther o Bondoso e Elke a Infame seguiram seu exemplo. Depois se olharam e assentiram. O seguinte! gritou Elizabeth a Gulosa. Um vampiro alto e magro vinha a seguir. Eu sou Hannelore o Impaciente disse com voz elevada de falsete. Minha especialidade o aroma de bosta de cavalo. Depois que o jri do concurso cheiro-o tambm, veio ainda um vampiro presunoso, com papada e focinho de porco, uma moa vampiro de bochechas afundadas, um vampiro com antolhos e um vampiro ativo desde tempos antigos que s podia falar vaiando, porque lhe faltavam todos os dentes, exceto as presas. Ento subiu ao estrado um vampiro alto de ombros largos. Meu nome Lumpi o Forte, exclamou para a sala inteira, e sou famoso por meu aroma de mofo! Anna tampou a boca com as mos. Mas se Lumpi no despede nenhum aroma..., murmurou, s cheira...

42

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Com gesto triunfal Lumpi se vangloriava sobre o estrado e se deixava cheirar. Completamente petulante zombou Anna. Depois de Lumpi se apresentar ao jri e ao pblico outros dois concorrentes. Com isso tinha terminado a primeira parte do concurso. Sabine a Horrvel se sentou novamente ao rgo e tocou enquanto os membros do jri se reuniam com Elizabeth a Gulosa para determinar o vencedor. Acha que Lumpi ganha? perguntou sussurrando Anton. Anna negou com a cabea. Nunca! Estive antes sentada junto a Hannelore a Impaciente. Em comparao com ela, Lumpi no absolutamente nada! E quem sabe que aroma tem os outros! Nesse momento Elizabeth a instantaneamente a msica silenciou. Gulosa levantou os braos e

Queridos amigos! gritou com voz trmula. O vencedor de nosso concurso de hoje, o vampiro que melhor aroma despede, ... aqui fez uma pequena pausa e olhou uma vez mais aos candidatos por ordem Jorg o Colrico! Produziu-se um clamoroso aplauso. Jorg o Colrico chegou tropeando cena e fez uma reverncia. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

43

E como prmio, uma manta gateada para o caixo! exclamou lhe entregando um pano negro. Agora Lumpi estar insuportvel sussurrou Anna. Mas se foi justo! disse Anton. Lumpi se acha sempre tratado injustamente esclareceu Anna e ento melhor no ficar em seu caminho. Vem melhor irmos! E Rdiger? perguntou Anton. J sabe encontrar sozinho o caminho de volta.

Dezesseis Vo de volta

E se agora me apanha Tia Dorothee? perguntou Anton quando saram para a plataforma da torre do castelo. Ah! disse Anna fazendo um gesto negativo. Ela ainda est a espreita no jardim. Ela se elevou no ar e Anton tambm desdobrou os braos e voou. Ar fresco! gemeu ele, inspirando profundamente. E meu muft elegante? perguntou Anna doda. No cheira meu perfume? Sim, sim disse Anton rapidamente. O autntico mau aroma era inequvoco, mas aqui, em cu aberto, apenas se notava. Hoje me perfumei muito, a propsito! declarou. E s para voc! Muito amvel da sua parte murmurou Anton. De verdade quer ir j para casa? perguntou Anna olhando Anton com olhos brilhantes. Por que no? perguntou surpreso. Bom, disse ela sorrindo, que ainda poderamos fazer algo. Por exemplo, eu sempre quis ir a uma discoteca. Uma discoteca! disse Anton com desdm. Mas isso aborrecido. Voc acha? perguntou Anna. Claro! disse Anton. Tudo s para lucrar! ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
44

Ento podemos ir nadar props Anna. Nadar luz da lua, isso muito romntico! Eu..., no tenho traje de banho disse Anton ruborizando. E o que? riu ela. Eu tampouco. Estou doente disse Anton espirrando para comprovar. Ora! grunhiu Anna. No tem vontades de nada. Me..., meus pais vo voltar logo gaguejou Anton. Est bem disse ela furiosa. Durante um momento seguiram voando em silncio um junto ao outro. Anton se zangou consigo mesmo. Sempre tinha que preocupar-se com o mau humor! Quer que te conte uma piada? perguntou finalmente. Se voc quiser disse indiferente Anna. Pois bem: Fritz vai comprar uma camisa para seu pai de aniversrio. Queria uma camisa, pede ao vendedor. Uma como a que estou vestindo?, perguntou este. No, responde Fritz, uma mais limpa! Ha, ha disse Anna sem alterar-se. Ao menos, pensou Anton, tinha dito algo. Febrilmente ficou em outra piada para contar. Um boxer vai passeando pela rua. Em cima dele, dois pisos mais acima, h um pastor alemo em um balco. Ei!, grita o boxer, Desa que poderemos sair juntos! Acaso estou louco?, responde o pastor alemo. voc cr que quero ficar com meu focinho como o teu? Anna teve que rir ironicamente. Mas ainda seguia olhando fixamente para frente. Conhece a piada do co-salsicha? perguntou Anton. Um homem est sentado no cinema com um co-salsicha. O co ri continuamente. Ento se volta uma senhora e diz: Tem voc um co curioso. Sim, responde o homem, eu tambm o acho estranho. Sabe voc? O livro de que tiraram o filme no tinha gostado absolutamente. Agora Anna riu em voz baixa tampando a boca com a mo. O gelo estava quebrado! S faltava Anton faz-la rir de tudo. E agora lhe ocorria tambm uma piada apropriada! Duas vacas pastam pacificamente em um prado. De repente, comea uma a tremer terrivelmente. O que est acontecendo?, pergunta a outra preocupada. Oh, no!, queixa-se a primeira. Ali vem outra vez a ordenhadeira das mos frias!. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

45

Isto foi muito para Anna. Olhou para Anton e ps-se a rir. Tambm Anton teve que rir e, assim, seguiram voando rindo e soprando. Esta eu tenho que contar para Lumpi! disse Anna. Anton sorriu adulado. Sabe mais? perguntou ela. Anton moveu negativamente a cabea. Mas eu sei uma! disse Anna. Vai uma mulher ao mdico. Doutor, conta-lhe ela seu problema, cada vez que tomo caf tenho uma espcie de espetada no olho direito! E o mdico lhe aconselha: Ento voc deve tirar a colher da xcara! Anton ofegou. Engraado! disse rindo. No to alto! disse Anna. Em seguida chegaremos cidade! Ante eles surgiram as primeiras casas. Veio memria de Anton que ainda tinha que falar algo importante com a Anna. Quanto tempo ainda ter Rdiger proibio de cripta? perguntou. Ela encolheu os ombros. Dois meses, trs meses. Depende do que definir o conselho de famlia. O que...? exclamou Anton. Isso era horrvel! Como ia manter seus pais tanto tempo afastados do poro? Tudo que eu desejo! queixou-se. Ele fica preguiosamente deitado no caixo, lendo histrias sobre vampiros, e me deixa sozinho descascando as batatas quentes. Tpico de Rdiger! riu ironicamente Anna. Mas voc tambm tem culpa; se no se deixasse utilizar por ele...! O que tenho que fazer ento? disse Anton indignado. Observar quando meu pai o encontrar? Naturalmente que no, disse Anna, mas tem que deixar claro que ele no pode ficar eternamente no poro de sua casa. A semana que vem h de novo reunio do conselho de famlia e possivelmente... Sim? exclamou Anton. ... possivelmente lhe levantem ento a proibio de cripta. Eu intervirei, de qualquer modo, a seu favor.
46

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Est voc est no conselho de famlia? perguntou Anton surpreso. Ela ps uma cara cheia de dignidade. Naturalmente, disse, ou voc acha que eu deixo de apresentar aos outros meus interesses? Tinham alcanado a casa do Anton. Em sua casa seguia ainda acesa o abajur do escritrio. Respirou aliviado; isso significava, seus pais no tinham retornado ainda. Aterrissou sobre o beiral da janela e levantou a folha que s tinha deixado encostada. Boa noite, Anna disse ele. Boa noite, Anton sorriu ela e no se esquea de tirar a maquiagem!

Dezessete Frango com arroz

A manh do domingo despertou Anton com um notvel zumbido na cabea e quando quis levantar-se a vista ficou turva. Sentou-se de novo em sua cama e refletiu: Tinha comido ou bebido ontem algo que no lhe havia feito bem? Mas na reunio dos vampiros no tinha tomado nada, e a comida de casa seguro que estava em ordem. Possivelmente ainda no tinha dormido o necessrio? Olhou o relgio: quase onze! Por certo, tinha dormido quase onze horas. Havia, acaso, dormido muito? Ou a noite de ontem tinha sido muito fatigante? Teria lhe feito mal possivelmente o aroma do salo da festa? Uma suave chamada na porta interrompeu suas reflexes. Anton, est acordado? era a voz de sua me. No! gritou colocando a colcha sobre a cabea. Ouviu a porta do seu quarto se abrir; depois, duas mos se meteram sob a colcha e lhe fizeram ccegas. No! soluou. Basta! Est acordado agora?
47

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Sua me estava sentada no bordo da cama e observava como saa de debaixo da colcha. Mas que aspecto tem! exclamou sobressaltada. Como? Tem os olhos completamente melados e sua pele est to marcada...! Sim...? grunhiu Anton. Ser que no tinha conseguido tirar toda a maquiagem? Ontem de noite, no espelho, os olhos s queriam se fechar e por isso passou o trapo molhado s um par de vezes pelo rosto. Olha que a coisa era resistente...! Te lave rapidamente! disse ela. As doze seus avs chegam para o almoo! Ah, sim! lembrou-se. E o que o que h? perguntou de passada a seu pai que estava sentado mesa da cozinha. Sua comida favorita: frango com arroz. E de sobremesa? Sorvete de baunilha caseiro. Humm...! disse Anton lambendo os lbios. Seguiam ainda tendo o sabor do batom nos lbios. Pouco antes das doze soou a campainha. Anton, enquanto isso, lavou-se e trocou de roupa; de qualquer maneira, no tinha posto as calas de tecido negros como queria sua me. Voc j sabe que a av... havia dito ela, mas Anton tinha permanecido obstinado e se ps suas calas jeans. A pestilenta capa do Rdiger e as meias-calas furadas tinham sido guardados em uma capa de travesseiro e colocado o mais fundo no armrio. A av do Anton era uma mulher pequena e gorducha como uma bola. Quando ria, via-se uma fila de iguais dentes brancos como prolas. Antigamente, Anton tinha admirado muito a sua av por seus dentes... at um dia em que dormiu na casa de seus avs e viu pela manh seus dentes em um copo de gua! O av do Anton no era muito mais alto. A maioria das vezes levava calas de suspensrios e camisas quadriculada. Hoje, entretanto, estava em seu melhor traje. Desembrulhou um ramo de tulipas e o entregou me. Ao Anton deu, como de costume, um pacote plano... Chocolate ao leite com nozes inteiras! Mas s para depois da comida! acautelou a av. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
48

Claro! disse Anton. Os avs penduraram seus casacos e depois tomaram lugar na sala de estar na mesa posta. Anton tem hoje uma cor to s...! elogiou a av. Anton riu ironicamente. Naturalmente, quase tinha arrancado a pele esfregando o rosto com sabo! Mas sempre essas calas jeans! protestou. No pode pr outras calas ao menos no domingo? Ai, vov, todos usam calas jeans! O av no! replicou ela. Posso servir? perguntou o pai. Para mim uma perna, por favor! disse a av. O que quer? Uma perna? Anton riu. A av o olhou de soslaio. Assim se chama, jovenzinho. Aqui se chama coxa declarou Anton. Para mim, por favor, uma parte de peito! pediu o av, e Anton teve que rir novamente. Rapidamente encheu de arroz o prato e se inclinou para ele como se fosse comer, enquanto ria por dentro at que ficou sem ar. Muito saboroso! fez-se ouvir o av. Como mais eu gosto de comer o peito quando est bem assado por dentro! Anton riu baixo. Diga-me, disse o av, j revestiu de madeira a cozinha? O pai do Anton, que nesse momento tinha a boca cheia de arroz, negou com a cabea. Anton perdeu a chave do poro. O que...? disse o av olhando para Anton indignado. Simplesmente assim, perdeu? J a encontrei grunhiu Anton. No fale com a boca cheia! corrigiu-o a av. E bem? dirigiu-se o av ao pai. Quando vais fazer a cozinha? No prximo fim de semana estou em um congresso, desde sextafeira at domingo. E no fim de semana seguinte tenho que descansar.
49

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

O que...? exclamou Anton entusiasmado. Isso era maravilhoso! Sabe uma coisa? disse o av. Ter que ter na prxima semana um dia livre e eu te ajudo! O que te parece isso? O pai ps cara de surpresa. No m idia disse ento. Anton, de todas as maneiras, no uma grande ajuda acrescentou. Como diz? exclamou Anton desarmado. Eu ia recolher do poro as pranchas e as ferramentas. Isso melhor eu mesmo fazer disse o pai. Ou seu av. Pode ser na quinta-feira, av? Sim assentiu o av. Est bem! todos pareciam contentes, menos Anton. Come jovenzinho! disse a av, que tinha notado que estava plido. Isso te d foras! Que seja murmurou Anton revolvendo seu arroz. Tinha-lhe tirado o apetite por completo!

Dezoito Esperando o crepsculo

No tem que ir treinar? perguntou na segunda-feira a me do Anton pouco antes das cinco da tarde. Sim disse Anton. Mas hoje comea mais tarde. Ah, sim? Quando? s seis. E por qu? por qu? no tinha pensado ainda em nenhuma desculpa apropriada. O treinador tem que ir ao dentista disse. Precisamente quando tinham treino? sua me sacudiu com incredulidade a cabea. Ento vais voltar para casa de noite... Bom, sim, disse Anton rindo por dentro, mas tampouco mau. Alm disso, Ol tambm vai.
50

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Ah, bom. Est bem a me voltou outra vez aos trabalhos de matemtica que ia corrigir. Anton foi para seu quarto e ficou lendo at pouco antes das seis. Ento agarrou do armrio sua sacola esportiva, tirou a capa com a roupa do Rdiger e as colocou junto com a roupa de ginstica. Naturalmente, no iria hoje ao treino, que, como sempre, foi das cinco as seis. Ficaria das seis at quinze para as sete na casa de Ol, como tinha combinado, e depois disso, logo que escurecesse, visitaria o pequeno vampiro no poro. A que hora volta? perguntou sua me quando ele se despediu. Pouco depois das sete. Na volta da casa de Ol, Anton tropeou, para susto dele, com a senhora Puvogel, uma vizinha do quarto andar a quem os meninos do prdio chamavam tia delator. Ela estava como sempre com seu asqueroso avental e na cabea o leno transparente de nylon sob o qual seus cabelos estavam colhidos com cachos. V, Anton disse ela rindo com hipocrisia. To tarde ainda fora? No tem nenhum medo do poro? No... grunhiu querendo escapar dela. Entretanto, ela o manteve fortemente agarrado pelo brao e zombou:

J se deu conta do mal que cheira do poro? No h quem o suporte! Fez uma pausa e ofegou. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
51

Se isto no melhorar, todo mundo dever ser obrigado a abrir seu quarto do poro para que se possa descobrir de onde vem o mau cheiro! Anton se assustou. ..., est permitido isso? gaguejou. Claro que sim disse ela. Em um caso como este... Ao dizer isto, ela soltou seu brao e seguiu subindo as escadas. V uma nojeira! ouviu-a ainda na escada pr o grito no cu. Anton ficou parado no corredor do poro at que tudo ficou em silncio. Depois se dirigiu silenciosamente porta de seu quarto, chamou e abriu. Dezenove Um vampiro triste

O aroma de mofo hoje parecia para Anton muito mais penetrante. Ou acaso o tinha contagiado a senhora Puvogel com seu bate-papo? Permaneceu de p junto porta pestanejando. Rdiger? disse em voz baixa. Trouxe sua roupa! Outra vez to cedo? saiu uma resposta pouco amistosa da profundidade do quarto do poro. Posso acender a luz? perguntou Anton precavido. No! chiou o pequeno vampiro. Por todos os diabos, no ter que acender a luz eltrica para me despertar! Um fsforo ondulou e Anton viu como o vampiro acendia a vela do bordo do caixo. Ainda no lavei os dentes resmungou tirando do caixo uma escova de dente vermelha com cerdas deformadas. Mas se no tem gua! disse Anton. E o que? disse o vampiro olhando-o sarcasticamente. Acaso necessito gua para escovar as gengivas? No, disse Anton, s pensava que... O que tem que pensar? grunhiu o vampiro enquanto voltava cabea com a escova de dente na boca.
52

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Anton tirou a capa e as meias-calas da sacola esportiva e as deixou sobre o bordo do caixo. O vampiro parecia no querer fazer caso nem a ele nem roupa. Est zangado? acabou perguntando Anton. Sim! grunhiu o vampiro. Por ontem? Sim. Anton refletiu. Porque estive danando com a Anna? No! Apesar das outras vezes era to precavido, o vampiro rugiu: Simplesmente porque voc se largou e eu estive te procurando por toda a runa, e ento fui dar nas mos de Tia Dorothee! OH! disse Anton, que podia compreender perfeitamente o susto do Rdiger. E o que? O disse a Elizabeth a Gulosa, a chefa dos vampiros, e esta me dirigiu uma admoestao. Uma admoestao? E por qu? Porque, conforme diz, uma falta de vergonha ir festa dos vampiros apesar da proibio de cripta. No sabia eu que, alm disso, tinha proibio de festa! acrescentou irritado. Ento, certamente, ainda no lhe levantaram a proibio de cripta se interessou Anton. Ao contrrio! exclamou o vampiro. Ainda me acrescentaram um incremento de dois dias de proibio de vo. Proibio de vo? disse Anton sem compreender. Sim. Devo procurar meus..., n..., mantimentos a p. No ouo mais que proibio, proibio, proibio! exclamou Anton, indignado. Proibida a cripta, proibida a festa, proibido voar... Isto uma ditadura! O pequeno vampiro encolheu com tristeza os ombros. O que quer que faa? disse. Te defenda! exclamou Anton. Mas o vampiro s sacudiu a cabea cansado. Entre os homens possivelmente resultasse, mas entre ns, vampiros, isso teria as mais terrveis conseqncias. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

53

Quais? perguntou Anton curioso. O vampiro lhe jogou um olhar abismal e sussurrou: Proibio de emprego. Proibio de emprego? repetiu Anton. E isso o que ? A morte por fome disse o vampiro com voz de sepulcral. Anton calou aterrorizado. Os mtodos de educao dos vampiros lhe pareciam realmente atrozes. As pessoas no podiam fazer outra coisa que alegrar-se de no ser um vampiro! Posso te ajudar de algum modo? perguntou compassivo. Os olhos do vampiro comearam a iluminar-se. Faria isso por mim? exclamou lambendo-se excitado. Anton advertiu como o sangue lhe golpeava as veias. A..., assim no, gaguejou, pensava... de outra forma. Imediatamente o rosto do vampiro voltou a escurecer. E como..., de outra forma? murmurou. Quer me ajudar a caar ratos? Nnn..., no disse rapidamente Anton. Realmente tinha uma capacidade nica para meter-se em apuros! O melhor ser que ponha em seguida os ps na estrada disse pesaroso o vampiro. Quem sabe quanto tempo me levaro meus..., n..., assuntos? Apagou a vela de um sopro e ficou em p. Boa sorte! disse Anton em voz baixa. De repente o vampiro lhe deu uma tremenda pena. Podia agora subir e agarrar simplesmente da geladeira a parte de queijo que gostava! Obrigado! bufou o vampiro subindo pela janela do quarto. Podeme fazer falta! Quando Anton fechou a porta do poro lhe veio memria que no lhe tinha contado nada ao pequeno vampiro do que se estava para acontecer para ele na quinta-feira. Mas depois se alegrou absolutamente de no dado um novo choque ao j abatido vampiro. E, alm disso, at ento ficavam ainda trs dias...

54

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Vinte Agitao no corredor do poro

Cantarolando sua cano favorita Havia uma vez um barquinho pequeno, Anton foi para sua casa na tera-feira. Haviam-lhe devolvido os ditados e Anton, que sempre tirava s um bem ou um aprovado, tinha tido um notvel alto! Por isso poderia pedir um livro, e j sabia qual: Histrias de vampiros para avanados. De um empurro abriu a pesada porta do edifcio e se dirigiu ao elevador. Ali ficou parado de repente: do poro provinha uma agitada confuso de vozes e s vezes uivava um co. Teria aquilo algo que ver com o Rdiger? Colocou-se no lance superior da escada do poro e escutou. Aqui tem que ser! resmungou uma voz de mulher. Exatamente aqui, onde a meu Susi lhe arrepia a pele! Uma voz de homem respondeu: Este o quarto dos Bohnsack! Dos Bohnsack? exclamou a voz de mulher. Ontem noite me encontrei com Anton quando se dirigia ao poro com uma grande bolsa! s escondidas, digo-lhe eu a voc, e quando lhe perguntei aonde ia ficou vermelho como um tomate! Tudo mentira! zombou Anton. Quando ocorreu isso? perguntou a voz do homem. s sete. Suspeitei em seguida. E voc notou aps este..., este..., aroma? No, isso j o tinha notado antes. Quando? Faz aproximadamente uma semana. A isto seguiu um selvagem uivo e a voz de mulher exclamou: V voc? Completamente louca fica minha Susi diante da porta do quarto! Nesse momento se abriu a porta do edifcio e entrou a me do Anton. Voc aqui? exclamou surpreendida ao ver o Anton na escada do poro. Como que ainda no subiu?
55

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

voc, senhora Bohnsack? perguntou a voz de mulher do poro. Sim! O que acontece? perguntou a me. Voc pode descer aqui! exclamou a voz do homem. Sabe do que se trata? dirigiu-se sua me sussurrando ao Anton. Nem idia grunhiu. No se sentia muito bem em sua pele. Tomara que sua me no levasse a chave do poro! Desceram as escadas do poro. Um co-salsicha gordo se dirigiu cambaleando para eles com latidos irados: era o cevado co mulherengo da senhora Puvogel. Est bem que venha em seguida o vagabundo! saudou a senhora Puvogel. Com a excitao o leno de nylon tinha soltado e agora os cachos lhe penduravam pela cabea em forma catica. me. O que voc disse? Vagabundo? perguntou estranhamente sua

por acaso no um vagabundo aquele que se desliza pelo corredor do poro com uma bolsa s sete da tarde? ps a senhora Puvogel gritando alto. A me jogou para Anton um olhar que significava j falaremos logo!, e depois disse: Por isso no tem voc direito de chamar de vagabundo a meu filho. Eu tampouco a chamo de... fofoqueira. Como diz? chiou a senhora Puvogel. Fofoqueira me chamou voc? Procurou palavras para descarregar sua ira. Entendeu-me voc mal disse a me com frieza. Eu disse que no a chamo de fofoqueira! A senhora Puvogel ficou sem fala. Enquanto isso, o porteiro, que at ento tinha permanecido de p calado junto senhora Puvogel, interveio na conversao: A senhora Puvogel me queixou que mau aroma que h no poro. E o que tenho eu que ver com isso? disse a me. A senhora Puvogel acredita que o aroma vem de seu quarto! De meu quarto? exclamou. Isso o maior absurdo que j ouvi! De meu quarto, que se limpa a cada duas semanas! J estou um pouco acostumada a seus falatrios, senhora Puvogel disse ento. Mas isto j realmente demais! A senhora Puvogel se ps completamente plida. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
56

E meu Susi? perguntou diminuda. Por que infalivelmente ladra diante da porta de seu poro? O que sei eu? perguntou a me medindo ao co com um olhar de desprezo. Certos ces encontram sempre algo para ladrar. Um peso saiu de cima de Anton! Que sua me tivesse advogado assim por ele...! Naturalmente, quereria saber o que ido fazer ontem s sete da tarde no poro. Mas para isso j lhe ocorreria alguma explicao plausvel! A senhora Puvogel ficou desinflada e tambm ao porteiro parecia o assunto muito penoso. Voc perdoe, por favor, disse me do Anton, mas eu, naturalmente, devo atender todas as reclamaes. Sem dizer uma palavra, a senhora Puvogel agarrou em braos ao cosalsicha e partiu murmurando. Vamos, Anton! disse a me. Seguro que no comeste nada ainda! Vinte um Os talharins so divertidos

E bem, perguntou a me na mesa da cozinha depois de colocar o talharim na mesa, o que que voc estava fazendo no poro s sete da noite? Anton enrolou com uma lentido incrvel um par de talharins no garfo. um segredo disse. Tambm um segredo o motivo pelo qual faltou ontem ao treino? Anton levantou assustado vista. Como sabia ela isso? Sim, surpreende-te! N? disse ela. Encontrei-me precisamente com a me de Ol e me contou que ontem estiveram em sua casa jogando monoplio. ..., sim murmurou Anton tmido. que ontem no tinha vontade de treinar. Correr sempre em crculo, levantar pesos... Mas voc sempre gostou de ir...! Isso era, definitivamente, certo. E Ol? Tampouco ele tinha vontade? perguntou a me. Anton refletiu. Provavelmente ela j sabia a verdade e por isso disse: ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
57

Faz meio ano que saiu da equipe. Muito bonito como me enganaste com sua histria do treinador que tinha que ir irremediavelmente ao dentista! A voz da me no soou absolutamente zangada, mas sim bem divertida. Eu s gostaria de saber como vais explicar esse vagar como um esprito pelo poro. Vagar como um esprito? Com essas coisas no se brinca! disse Anton cheio de dignidade. E o que que voc foi fazer no poro? Anton sacudiu a cabea. um segredo repetiu. Mas que eu sou muito curiosa! disse a me. No posso me inteirar disso? Sim. Na quinta-feira. Terei que esperar tanto? Bom, se voc o diz! Ela parecia tomar o assunto como uma brincadeira; e isso era, naturalmente, o melhor que podia acontecer para ele! Em quanto ela no suspeitasse, o vampiro, de certa forma, estava a salvo! E daqui at a quintafeira teria que ter desaparecido do poro de toda maneira. Assim ele poderia contar sua me com toda a tranqilidade do mundo que o segredo tinha sido um vampiro vivendo por uma semana no poro! Anton teve que rir agora por dentro ao imaginar a cara que ela poria ante tal revelao! Parece que comer talharins te diverte muito observou ela. Os talharins so divertidos disse Anton. No sabia? Em seu quarto, Anton se sentou na escrivaninha, abriu seu livro de leitura e comeou a fazer sua tarefa: Como os abderitanos semearam sal em um campo. Mas seus pensamentos voava sempre para Rdiger no poro, at que, finalmente, fechou o livro. De todas as formas tinha que falar hoje ainda com o Rdiger e deixar claro que no podia ficar mais tempo no quarto! Mas o que ia dizer a seus pais sobre por que tinha que voltar a descer ao poro? E se baixasse agora, as cinco, e depois chegasse tarde ao jantar?... Bom, isso podia lhe passar a qualquer..., ou no? Voltou a abrir seu livro. Em qualquer caso, ele no era to parvo como os abderitanos!

58

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Vinte dois Estmago vazio

Vou um pouco l embaixo! disse pouco antes das cinco. Por mim... respondeu a me. Mas no se esquea de que s seis e meia o jantar! Embaixo, Anton montou em sua bicicleta. Duas horas eram muitssimo tempo, mas logo iriam passar! Alm disso, levava consigo Gargalhadas da cripta e podia l-lo enquanto houvesse luz. Voltou s sete. Abriu sem rudo a porta de casa. No se via ningum e, assim, recolheu sua bicicleta rapidamente e a levou escada abaixo. O corredor do poro estava vazio e nada parecia ter trocado salvo o aroma de mofo, que havia se tornado ainda mais forte. poro. Deixou sua bicicleta e depois abriu a porta de seu prprio quarto do

O pequeno vampiro j estava acordado. luz da vela estava sentado no caixo e olhava de frente a Anton com olhos grandes e famintos. Mas apenas o reconheceu, sua cara adquiriu uma expresso decepcionada. Ora, voc! disse de mau humor. O cabelo lhe saa desordenado da cabea e seus dentes batiam com tanta rapidez como se tivesse calafrios. Rdiger! exclamou surpreso Anton. Est doente? Doente? disse o vampiro tentando rir. Meio morto de fome o que estou! que no agarraste..., nada? quis saber Anton. O vampiro lanou um olhar que puseram os cabelos de Anton arrepiados. Nem sequer um camundongo! gemeu apertando sua mo contra o corpo. Se voc soubesse quo vazio est meu estmago! Ao dizer isto, olhou para Anton com olhos brilhantes passando lentamente a lngua pelos lbios. Anton se assustou. Pareceu-lhe de repente como se o vampiro olhasse fixa e impertubavelmente seu pescoo! No..., no querer por acaso...? gaguejou retrocedendo. Quem sabia do que seria capaz um vampiro faminto! Mas o vampiro negou com a cabea e gemeu ainda mais alto. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
59

No pode nem correr? perguntou Anton compadecido. O vampiro se levantou, deu um par de passos cambaleantes e se deixou cair novamente no caixo. Se apenas no tivesse tanto enjo...! soluou. Tinha um aspecto to deplorvel que dava muita pena a Anton. Era de algum modo passvel carregar agora Rdiger com preocupaes extras? No devia, ao menos, esper-lo pegar algo? Anton notou que com s pensamento da comida favorita do vampiro lhe corria um suor frio pelas costas; mas sobrepondo-se a isso com orgulho disse: Eu... poderia te ajudar. E como? perguntou o vampiro. Anton titubeou. Eu no sou to mal caando coelhos. Seriamente? disse o vampiro. Seu sombrio rosto se iluminou. O podemos tentar! Em seguida saltou do caixo e correu janela do quarto. As perspectivas de comida lhe haviam, evidentemente, revitalizado de tal forma que podia mover-se novamente com absoluta normalidade. Anton quase se arrependia de ter oferecido sua ajuda. Voc, Rdiger comeou hesitante. Pelo do poro..., pois, meu pai..., e meu av... Mas o vampiro j tinha aberto a janela e subia para fora. Vem! exclamou! Ali h dois coelhos! Vinte Trs Desgraa para um artista

Anton o seguiu mal-humorado. Quando se tratava de seus interesses os do Anton o vampiro preferia se fazer de surdo! Agora se escondia na grama e olhava procurando a seu redor. Estavam bem aqui sussurrou. Melhor vamos! disse Anton jogando um olhar temeroso s janelas iluminadas da sala de estar que estava sobre eles. Se no, nos vo ver meus pais!
60

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

E aonde? disse excitado o vampiro. Ali..., ali acima gaguejou Anton indicando o parque de recreio protegido de olhares curiosos por altos matagais. Ser que ali h coelhos? perguntou desconfiado o vampiro. Claro que sim! disse Anton apesar de no estar to seguro disso. Com cautela, deslizaram sobre a grama. Quando tinham alcanado os matagais, Anton respirou aliviado. E onde esto agora os coelhos? perguntou o vampiro observando desinteressado os andaimes para subir. Anton apartou um par de ramos. Aqui, disse, este seu lugar favorito. Seriamente? disse o vampiro. Sua voz soou de repente completamente spera e seus olhos comearam a brilhar. De um salto desapareceu entre os matagais. Mas voltou em seguida. Sua cara estava arranhada e havia vrios buracos grandes em sua capa. Voc chama isto de coelhos? exclamou mantendo frente a Anton duas gordas aranhas. Uaaah! escapou ao Anton. No podia suportar por nada do mundo s aranhas. Rapidamente deu a volta, pois no queria presenciar como o vampiro devorava as aranhas! O vampiro ento o agarrou pela manga. Acha que eu como aranhas? exclamou as deixando cair ao cho com um gesto de repugnncia. Pelo que se v, v muitos filmes maus de vampiros! S pensava que... murmurou Anton. Ento teve uma idia. Poderia ir por ti farmcia! farmcia? perguntou o vampiro receoso. E por qu? Ali tm com..., conservas de sangue disse Anton. Mas o vampiro parecia no querer ouvir nada disso. Puff! Conservas! bufou o vampiro. Eu no como nada de latas! E como eu ia saber? disse Anton ferido. Nesse momento ouviram uns passos que se aproximavam do parque de recreio. A cara do Rdiger tomou em seguida uma expresso de expectativa. Um ser humano sussurrou. Seus dentes bateram excitados. Anton ficou gelado. Rdiger no se atreveria A...
61

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Ns amos s a caar Co..., coelhos! balbuciou. E se voc agora caar outra coisa, ento... Ento o que? grunhiu o vampiro. ... ento isso traio! Os passos estavam agora a sua altura. O vampiro tinha posto a descoberto seus dentes bicudos como agulhas e olhava fixamente na escurido dos matagais. Todo seu corpo tremia de excitao. No! suplicou Anton. O vampiro o olhou espumando de raiva. No se meta em meus assuntos! zombou. Se fizer isso, disse Anton com voz tremente, j..., j no serei mais seu amigo! Os passos se afastaram. Uma porta se abriu e fechou, e logo ficou tudo em silncio. Com um grito, o vampiro deu uma palmada diante de sua cabea. Uma ocasio assim! lamentou-se. Uma ocasio nica como esta! Chiando os dentes, olhou para Anton. Voc chama isto de ajudar? exclamou. Morrerei de fome, morrerei de fome miseravelmente! Mas agora vou seguir procurando sozinho! Decidido, alisou sua capa e deu meia volta para partir. E o que passa com o poro? exclamou Anton, mas o vampiro j no respondeu. Anton o viu desaparecer entre os matagais. Partiu triste para casa. No tinha adiantado nada e agora j s ficava a quarta-feira! So possivelmente agora s seis e meia? disse sua me quando ele abriu a porta de casa. No grunhiu. Na sala de estar j est passando o telejornal. E por que vem to tarde? Eu..., estive brincando de esconde-esconde. Tanto tempo? No. Mas meu esconderijo era to bom que at agora ningum me encontrou. A desculpa no era m e contra sua vontade teve que sorrir ironicamente.
62

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Eu no acho graa! disse a me de mau humor. Se isto ocorrer outra vez no volte de noite! Tampouco queria faz-lo, pensou Anton de caminho para seu quarto. Unicamente amanh. Vinte e Quatro Febre de caa

O relgio da torre da igreja deu oito e meia. Tiritando de frio, o pequeno vampiro saiu de entre os troncos das rvores depois dos quais tinha permanecido escondido desde fazia meia hora. Tinham passado por ali um par de pessoas, mas, por desgraa, no as apropriadas: ou foram em casal, o qual dificultava o ataque surpresa, ou cheiravam j de longe a alho.

Mas agora uma mulher s dobrou a esquina. Rapidamente, o vampiro se ocultou depois de uma coluna de anncios. Sapateando, a mulher se aproximava; uma mulher alta e fornida, conforme tinha visto o vampiro, e de seguro nada anmica! J quase tinha alcanado a coluna de anncios quando, ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

63

de repente, ficou parada. Um terror gelado percorreu ao vampiro. Teria notado algo? Vigiava a rua com precauo: a mulher estava s a poucos metros de distncia dele e lhe dava as costas. Seus loiros cabelos estavam sujeitos nuca por um alfinete e seu casaco s tinha um pescoo estreito e ajustado, de modo que o vampiro podia ver seu pescoo branco e imaculado. Suspirou e, como se o arrastasse uma fora magntica, encurvou os dedos e saiu de detrs da coluna. Nesse momento a mulher gritou: Rudolf! dando uma palmada. Um grande co pastor dobrou correndo a esquina e o vampiro apenas conseguiram de um salto ficar a salvo na sebe. Ali permaneceu sentado enquanto o co-pastor farejava os matagais, e, finalmente, como se o vampiro no tivesse sofrido j o suficiente, levantou a pata. Vem, Rudolf! disse a mulher. Agora vamos a casa. O vampiro observou furioso enquanto se afastavam. V a merda! praguejou tirando espinhos dos dedos. Embora seu estmago grunhisse penosamente, ele no se movia. A vida do vampiro era para morrer de risada, e no tinha nada do que se envergonhar de um par de lgrimas que lhe corriam pelo rosto! Olhe, ali algum chorando! ouviu dizer de repente a uma voz clara. Mas tem um aspecto ridculo respondeu uma segunda voz. Sim, como um vampiro disse a primeira voz rindo pela metade. Ante ele havia dois meninos, cada um com um comprido fortificao na mo em cujo extremo iluminava um farol de cores. Surpreso, o vampiro levou as mos ao rosto molhado. O que querem? perguntou movendo suas pernas que estavam rgidas. Os meninos comearam a rir. de verdade? perguntou o maior dos dois. Claro grunhiu o vampiro. Os meninos tinham no mximo oito anos... no era um bota de cano longo que merecesse muito a pena! No obstante, era melhor que nada absolutamente... Vamos juntos correr com os faris? perguntou muito amigvel de repente. Conheo um caminho completamente escuro no que seus faris iluminaro muito melhor ainda! ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

64

E onde? perguntou o menino menor. Onde? disse o vampiro ensinando seus espetos dentes. No cemitrio, naturalmente. Isso, temos que perguntar antes a nossos pais declarou o outro menino. Como isso? disse o vampiro. Sem os adultos muito mais divertido! De todas as formas, j esto vindo, disse o menino e chiou com voz excitada: Mame, papai, venham! Aqui h algo muito divertido! Um autntico... mas antes que tivesse terminado de diz-lo o vampiro tinha sado correndo dali. Sem voltar-se de novo, correu at o muro do cemitrio, saltou por cima e se deixou cair na erva tomando flego. Aqui, ao menos, estava a salvo! Quando o vampiro olhou a seu redor, sobreveio quase um sentimento de melancolia e, cheio de nostalgia, pensou nos belos tempos da cripta. No muito afastado, reconheceu o abeto sob o qual se encontrava o buraco de entrada. Como gostaria de jogar uma olhada cripta! Seguiriam estando os caixes nos lugares de antes? Ou se teriam estreitado depois de seu traslado? Dormiria agora Anna junto ao Lumpi? Realmente nada podia acontecer se olhasse... a esta hora os vampiros estavam fora! De repente, houve um rangido a seu lado e saltou dali uma figura em bata de trabalho de cujos bolsos apareciam estacas largas e bicudas. Era Geiermeier, o guardio do cemitrio, que ia para ele com uma risada diablica. At que enfim apanhei voc! exclamou ao mesmo tempo em que agarrava uma estaca do bolso e levantava o martelo que levava a mo. Espera jovenzinho, disse, agora sua vez! Aproximava-se cada vez mais... No! gritou Anton. No! Quando abriu os olhos estava em sua casa. Tinha sonhado? Anton ouviu a voz de sua me. O que ocorreu? Acendeu a luz. Na beirada da cama estava sentada sua me. Voc est mal? perguntou. No murmurou ele. S sonhei. Quer me contar isso.
65

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Negou com a cabea. Ento, durma bem! disse a me. Falaremos amanh disso.

Vinte e Cinco Carga pesada

Depois da comida no dia seguinte disse a me: Voc tem tido sonhos horrveis ultimamente! J acordei um par de vezes porque estava gritando dormido. E ento grita nomes muito estranhos... Tia Dorothee e Lumpi o Forte e Elke a Infame... Anton mordeu os lbios para no rir. De verdade? disse como se no tivesse nem idia. Sim e enquanto o olhava com ateno, disse: Estou preocupada, Anton. Eu tambm, tivesse preferido responder Anton..., mas isto, naturalmente, no podia ele admiti-lo. Por isso disse marcadamente despreocupado: Mas se isso completamente normal, mame! Voc acha? disse ela duvidando. Ou seus pesadelos so fruto de suas excurses noturnas? disse apreensiva de repente. O que..., o que quer dizer com isso? gaguejou Anton. Saberia algo de seu vo ao Vale da Amargura? Bem, disse ela, como pode, ocorre que voc os ltimos dias tem ficado fora at mais tarde que o habitual. Uma vez, inclusive, at as oito! Aconteceu assim murmurou Anton. E o que fez fora realmente? O que fiz? Brinquei de esconde-esconde. Tenho que acreditar nisso? Encolheu indiferente os ombros. E o que o segredo do poro? perguntou. Tem isso, possivelmente, algo que ver com seus pesadelos? No! Isso seguro que no! disse Anton rapidamente.
66

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Ento vamos ao poro agora? A..., agora? disse Anton assustado. E por qu? Porque quero procurar algo em uma revista. No pode ser amanh? Amanh necessito o artigo para o colgio. Anton refletiu. Eu poderia pegar a revista! Faria isso? Claro! disse como se fosse o mais natural do mundo. Mas no sei em que revista est. N..., no? disse Anton. Pois ento te trarei todas! Seriamente? a voz da me soou incrdula. Todo o monto? Bom, por que no? disse. Quando? Melhor agora mesmo. Assim, dez minutos depois Anton descia no elevador. Mesmo que diante de sua me tivesse agido como se no se importasse, agora podia dar gritos de raiva! E tudo era culpa somente do pequeno vampiro! Abriu a porta do quarto do poro e acendeu a luz. A tampa do atade estava fechada e debaixo dela ouviu-o roncar brandamente. Este se cuida bem!, pensou zangado. Ao fim e ao cabo s tem a mim, fazendo tudo por ele! O que mais teria gostado de fazer era sacudir com fora o vampiro e lhe gritar toda sua ira na cara! Permaneceu de p indeciso. No deveria, pelo menos, observ-lo uma vez? Tinha lido que os vampiros dormem durante o dia como, mortos. Por conseguinte, o vampiro no poderia advertir absolutamente o que ocorria com ele. Com precauo, agarrou a tampa do atade e a deslocou para um lado. Fizeram-se visveis os ombros do vampiro, logo a cabea. Anton estremeceu involuntariamente. Nunca tinha visto antes o vampiro to lvido! Seus olhos estavam frgeis e fixos na fronte, sem olhar. Suas bochechas estavam afundadas, e s sua boca, ligeiramente aberta e com as manchas de sangue seca, indicava que no estava completamente morto. Rdiger? disse em voz baixa. Nenhuma resposta.
67

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Rdiger? voltou a dizer. O vampiro no se alterava. S saa dele um forte aroma de mofo que quase cortava a respirao ao Anton. Br.! disse voltando a fechar a tampa. Em comparao, os ps de Anton, at em seus piores dias, cheiravam a perfume de lrio dos vales! Sem vontade, olhou a seu redor procurando as revistas. Ordenadamente amontoadas, estavam junto ao armrio das ferramentas. Quantas poderiam ser? Cinqenta? Sessenta? Cem? Agarrou as dez de cima. Pesavam mais do que tinha calculado. Diante da porta do poro teve que as voltar para pr no cho para fechar a porta. Depois voltou s levantar ofegando. As dez primeiras! disse quando sua me lhe abriu a porta da casa. Ai, Anton! riu. Est completamente vermelho do esforo! No deveria te acompanhar? Anton sacudiu vigorosamente a cabea.

Mas como um treino assegurou inquieto. Depois de ter subido e descido seis vezes tinha levado para cima todas as revistas. Esgotado, deixou-se cair em sua cama. Sentia seus braos como se tivesse estado uma hora levantando pesos e seus joelhos estavam brandos como o chiclete. A um bom amigo se conhece na necessidade, disse fazendo chiar os dentes. Este era o dito favorito da av, do qual ele ria freqentemente... esta vez vinha ao cabelo! Para distrair-se de seu aborrecimento, agarrou da prateleira Gargalhadas da cripta. Mas logo que comeou a ler uma pgina, dormiu. 68 ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Vinte e Seis Um plano cheio de perigos

Quando Anton despertou havia um silncio absoluto na casa. Olhou o relgio: quase seis! Isso significava que tinha dormido mais de trs horas! E isso precisamente hoje quando cada minuto era to importante! De um salto levantou da cama e foi para a porta. As seis sua me estava na maioria das vezes na cozinha preparando o jantar. Mas hoje estava tudo em silncio, no tilintava nenhuma loua, no soava o rdio..., teria ido? Sem fazer rudo, Anton abriu a porta. Tampouco ouvia agora nada e, assim, foi andando nas pontas dos ps pelo corredor. Ali no havia ningum. S em cima da mesa da cozinha havia uma nota:

Querido Anton, leu, fui ao escritrio de papai. Ali h hoje uma pequena festa. Por favor, faa voc mesmo o jantar e esteja de volta em casa o mais tarde s sete e meia. Telefonaremos s oito. Adeus. Mame.
Rendido, Anton deixou cair a nota. Tinha ocorrido um milagre! Seus pais estariam fora toda a noite e podia ficar na rua at que tivesse solucionado o assunto do Rdiger! Deu um salto no ar de alegria. Uma estranha sensao no estmago lhe fez recordar que ainda tinha que comer algo. Cortou uma fatia de po e a besuntou com muita manteiga. Alm disso, comeu uma grande fatia de queijo. Enquanto mastigava refletiu intensamente. Devia voltar a ver o Rdiger no poro? Possivelmente agora deixasse que falasse com ele. Mas rapidamente rechaou de novo esta possibilidade. S precisou imaginar-se como Rdiger estava sentado no caixo bocejando e lamentando-se de seu estmago vazio para convencer-se de que lhe devia ocorrer algo melhor! E se tentasse encontrar a Anna? Ela, seguro, que compreenderia seus problemas e lhe ajudaria a encontrar uma soluo! Ao pensar na Anna, Anton se sentiu em seguida muito melhor. Seu plano tinha s um inconveniente: o nico lugar no que estava seguro de encontrar a Anna era a cripta do cemitrio! Deveria, portanto, estar espreita perto da entrada e esperar que Anna sasse... Estremecendo, pensou-nos outros vampiros que sairiam precisamente por esse buraco. Mas tinha que assumir esse risco! E todo caso, penduraria no pescoo a corrente de sua me com o crucifixo de prata e esconderia um par de dentes de alho no bolso! 69 ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Olhou pela janela da cozinha: ainda havia claridade, mas logo comearia a escurecer, e ento teria que estar no cemitrio! foi. Tirou a corrente da caixa de jias, agarrou quatro dentes de alho e se

Vinte e Sete A porta aberta

Ante a porta do edifcio, Anton se encontrou com a senhora Puvogel. Levava na coleira o seu co-salsicha, que comeou a ladrar intensamente. A senhora Puvogel ps um rosto azedo e, sem responder saudao do Anton, passou rpido ao seu lado. Antes seu co era mais corts! gritou para ela. Por resposta, o co-salsicha uivou ainda mais forte e a senhora Puvogel, com um olhar temeroso para janela dos vizinhos, arrastou-o rapidamente at a entrada da casa. O mundo est realmente cheio de vampiros, pensou Anton, e os autnticos vampiros no so, no, os piores! Por sorte, a senhora Puvogel foi a nica pessoa conhecida que encontrou e, assim, chegou ao cemitrio sem ser incomodado. O cemitrio estava ali, em silncio e abandonado. No se via ningum e Anton, tranqilizado, desceu pelo caminho principal. Ali as sebes estavam podadas e as tumbas cuidadas..., justamente o contrrio parte traseira do cemitrio aonde se encontrava a cripta dos vampiros. Sobre uma tumba recente ao bordo do caminho se empilhavam flores e Ramos, e leu a inscrio: Alfred..., permanece entre ns! Anton riu ironicamente. Tratar-se-ia no caso do Alfred tambm de um vampiro? Subitamente sua risada silenciou ao olhar para a capela que havia ao final do caminho: a grande porta forjada em ferro estava aberta! Rgido de susto, Anton ficou parado. Notou como seu corao pulsava com maior rapidez e involuntariamente jogou mo a cruz no pescoo. Quem ou o que poderia encontrar-se na capela? Enquanto refletia ainda se devia dar a volta ou seguir adiante, saiu um homem, fechou a porta e a trancou com um grande cadeado. Geiermeier, o guardio do cemitrio! Penou Anton. O comprido rosto, o grande nariz e a bata de trabalho, da que realmente saam estacas de
70

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

madeira, s podiam pertencer ao Geiermeier. Seguro que sabia certamente que os vampiros s morrem se uma estaca lhes atravesse o corao. Agora Geiermeier tinha vislumbrado Anton. Sua cara tomou uma expresso desastrosa e com passo lento foi para ele. Era como um sonho e Anton notou como lhe vinha o suor frente. Em seguida levantaria Geiermeier o martelo... Mas, em lugar disso, olhou-o desanimado com seus olinhos de porco e perguntou com voz rouca: O que quer voc? seu flego cheirava to forte a alho que Anton conteve a respirao. Eu s..., s ia gaguejou. E enquanto retrocedia um par de passos: De todos os modos, queria partir em seguida para casa! Ah! Sim? disse o guardio do cemitrio; podia-se observar claramente que no acreditava em s palavra de Anton. Entretanto, foste na direo errada. Tirou uma estaca do bolso e, perdido em seus pensamentos, passou o polegar pela ponta. Em Anton correu um calafrio pelas costas. Ah..., agora quero ir a casa gaguejou; deu a volta e saiu correndo dali pelo caminho principal at a porta de entrada.

71

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

S ali se atreveu a voltar-se. Geiermeier o seguia, mas no parecia ter muita pressa. Na mo tinha um molho de chaves com o que assim o supunha Anton ia fechar ao porto. Rapidamente, Anton fechou atrs de si o porto e se apoiou tomando flego contra o muro do cemitrio, que ali na entrada era liso e branco. Um abeto o protegia dos olhares do Geiermeier e assim pde descansar e refletir um par de minutos. Comeava j a escurecer... J era hora para ele estar na cripta! E com Geiermeier lhe fechando o caminho pelo cemitrio, s havia uma possibilidade: tinha que subir pelo muro traseiro! No uma perspectiva muito agradvel, pensou Anton, pois esse caminho era o que os vampiros tomavam quando iam caar. E no caso de se encontrar com um vampiro antes de haver se escondido atrs de uma lpide que estivesse perto... Mas agora no havia mesmo o que fazer e, deste modo, correu at alcanar a parte cinza e desmoronada do muro. Olhou com ateno para todos os lados e como no observou nada suspeito subiu em um salincia do muro e saltou por cima.

Vinte e Oito Os vampiros vm

Esse rinco do cemitrio sempre tinha infundido horror a Anton: a erva crescia ali quase at a altura do joelho e as lpides destrudas e as cruzes torcidas davam ao lugar um aspecto fantasmagrico. Hoje se sentia mais fraco que das outras vezes e com olhadas cheias de medo dirigia seu olhar para o alto abeto sob o qual se achava o buraco de entrada cripta. No se tinha movido ali algo? A boca do Anton ficou de repente completamente seca e ele se abaixou rapidamente atrs da lpide seguinte. Seu corao pulsava to forte que pensava que podia ser ouvido at do abeto, de cuja sombra surgia agora uma escura figura. Era um pequeno e gorducho vampiro que olhou a sua redor lenta e minuciosamente antes de desdobrar os braos sob sua capa e pr-se a voar. Anton suspirou aliviado, j que o vampiro tinha olhado cuidadosamente em sua direo um par de vezes! Ento apareceu uma segunda figura: um vampiro grande e fornido que se elevou em seguida no ar. Lumpi o Forte? Agora havia um sapateio na pedra sobre o buraco de entrada. Anton conteve a respirao. Um pequeno e enxuto vampiro, apoiado em uma 72 ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

fortificao, saiu coxeando da escurido do abeto com muito esforo. Anton o ouviu gemer em voz baixa. Ento, o vampiro guardou a fortificao sob a capa e empreendeu o vo. Quem poderia ser esse? Elizabeth a Gulosa? Sabine a Horrvel? Novamente se moveram os ramos do abeto e surgiu uma figura. Permaneceu de p e aspirou o ar, examinando. Anton notou como seu corao dava um salto e pulsava depois como enfurecido. A figura olhava para ele! Sim, j no havia nenhuma dvida de que o tinha percebido, pois agora se aproximava com passo lento... Era Tia Dorothee! Anton estava como paralisado de terror. Tremendo todo seu corpo, viu-a frente, a ele sem poder mover nem sequer um dedo. Ela estava j to perto que pde ver sua grande boca. No! gritou cheio de espanto. Por que no? ouviu a voz de Tia Dorothee. S di no incio. Depois formoso! Ela estendeu as mos para ele e Anton cheirou seu frio flego de tumba. No! gritou uma vez mais. Fica quieto! disse Tia Dorothee. Se no, vou morder a um lado e ter uma horrvel cicatriz. Anton sentiu que ia se deprimir em seguida quando, de repente, a pedra fez um rudo e uma voz clara e familiar exclamou: Tia Dorothee! O que faz a? Tia Dorothee ficou parada. Sim, o que acontece? disse surpreendida. Anton abriu os olhos e reconheceu a Anna. Uma agradvel surpresa lhe sobressaltou... Acaso no estava tudo perdido. Tia Dorothee, tem que l embaixo! ouviu Anna dizer. Abaixo? a voz de Tia Dorothee revelava desconfiana. E por qu? Vais ser recompensada! Recompensada? disse adulada Tia Dorothee. Porque descobri Rdiger? Sim! respondeu Anna. Mas ande pressa! E este aqui? perguntou Tia Dorothee lanando um olhar voraz para Anton. Desse cuido eu enquanto isso declarou Anna. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
73

Sim, ento... disse Tia Dorothee, olhou vida ao pescoo do Anton e voltou para buraco de entrada. Mas no o toque! gritou dali. Sem nenhum fundamento, pois, depois de tudo, Anna s bebia leite! Quando ela desapareceu, Anna agarrou ao Anton do brao. Vem, temos que ir! disse. E Tia Dor..., Dorothee? gaguejou Anton que ainda estava totalmente sobressaltado. Sim, por isso! exclamou Anna. Ela voltar em seguida e se voc ainda estiver aqui... No seguiu falando, mas sim atirou Anton atrs de si para o muro do cemitrio. Que a seguia sem vontade. Sua cabea retumbava e at agora acreditava sentir ainda o olhar de Tia Dorothee com a que lhe tinha deixado dbil e sem capacidade de resistncia. No podemos perder tempo disse Anna uma vez que tinham subido pelo muro do cemitrio. Tia Dorothee pode voar e ns s temos uma capa. A..., aonde vamos ento? perguntou Anton. O mais longe possvel respondeu Anna. At que Tia Dorothee tenha perdido a vontade de nos perseguir! Vinte e Nove Fugindo

E se nos escondemos? perguntou Anton. Onde? disse Anna. Em minha casa. Anna negou com a cabea. Tia Dorothee sabe onde vive. E no colgio? Em seu colgio? Anna parou e olhou a seu redor. Com especial ateno, observou o cu. E aonde nos vamos nos esconder ali? Em minha classe. que no est fechado o colgio? Anton no pde menos que rir ironicamente. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
74

Sim, disse, mas a chave de minha casa abre a fechadura. Seriamente? Anna riu. Eu sempre quis ver um colgio por dentro acrescentou. Vamos, pois! Pouco depois estavam diante do colgio do Anton. Na pequena construo anexa, em que vivia o porteiro, havia luz. Todo o resto estava s escuras. Eu irei frente sussurrou Anton. Passou por cima da cerca de madeira e Anna o seguiu. Passaram pelo ptio do colgio que, na escurido, parecia quase lgubre, e chegaram a um edifcio plano. Anton tirou um chaveiro do bolso enquanto Anna procurava com a vista Tia Dorothee. V-a? perguntou angustiado Anton. No sei respondeu Anna. A detrs voa algo, mas no sei se Tia Dorothee... Agora Anton tinha encontrado a chave correta e tinha aberto. Rapidamente se introduziram s escondidas no vestbulo e fecharam a porta atrs de si. Ento permaneceram quietos escutando atentamente. Ouve algo? perguntou Anton. Sim disse Anna em voz baixa. Algum ronda a fora. Anton no via nada, mas lhe ps nervoso. Tia Do..., Dorothee? gaguejou. Possivelmente... Transcorreram alguns minutos que para Anton pareceram uma eternidade. Ento disse Anna: Partiu. Era Tia Dorothee? perguntou Anton. Sim disse Anna. No ouviste seu chiar de dentes? Com a idia de que Tia Dorothee tinha estado precisamente s a poucos metros dele, a Anton lhe puseram os cabelos em p. Voc acha que se deu conta de que estamos aqui? perguntou. Seguro que no o tranqilizou Anna. Se no, no teria continuado seu vo. Ao Anton lhe tirou um peso de cima. Ao fim tinha desaparecido Tia Dorothee e podia falar tranqilo com a Anna sobre o Rdiger.
75

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Trinta Na classe do Anton

Mas Anna parecia interessar-se no momento em coisas completamente diferentes. Qual sua classe? perguntou agitada. A da esquerda ou a da direita? A da esquerda grunhiu Anton. Ela comeava a abrir a porta da classe. Vem, Anton! exclamou. Anna comeou ele tenho que falar contigo... Sim, sim, disse ela levianamente, depois. Agora tenho muita curiosidade. Ao resplendor da luz da lua correu pela habitao contando as cadeiras. Trinta e cinco! exclamou ela. Que socivel! Socivel? surpreendeu-se Anton. Parece-te bem que se possa intervir uma s vez em cada classe? Claro! disse Anna. Ento pode dormir o resto da classe sem que ningum se d conta. E nos exerccios escritos lhe pem um zero reps Anton. Anna ficou parada ante a mesa do professor. A quem pertence esta gigantesca mesa? perguntou. A minha professora respondeu Anton, para quem a visita durava j muito. V disse reflexiva Anna. Para que os meninos se assustem mais com ela, no certo? Encurvou-se e olhou nas gavetas. Mas se aqui no h nenhuma palmatria! exclamou decepcionada. As palmatrias j no esto permitidas esclareceu Anton. No? exclamou surpreendida Anna. Mas Lumpi conta sempre que... Hoje existem mtodos muito melhores disse Anton.
76

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Anna pensou e exclamou depois: Porretes? Notas respondeu Anton. Notas? Anna ps cara de perplexidade. E como funciona isso? Muito singelo disse Anton. No colgio lhe pem notas por tudo. Se tiver boas notas pode ir, como dizem sempre meus pais, a um colgio superior e aprender depois um bom ofcio e ganhar muito dinheiro. Em todo caso, se tiver ms notas... Mas isso injusto! exclamou Anna. Se a gente no pode estudar assim... Precisamente disse Anton. E que notas tem voc? perguntou Anna. Regulares. No poder depois ir a um colgio superior? J veremos disse Anton. Tambm teria que ter vontades disso. Anna olhou pela janela sumida em seus pensamentos. Ento o colgio no to estupendo como eu pensava disse. De repente lhe ocorreu algo: Onde est seu lugar? Aqui disse Anton assinalando uma mesa da penltima fila. E quem se senta a seu lado? perguntou Anna. No ser..., uma garota? Anton teve que rir. Um menino disse. Anna respirou aliviada. Mas sente-se em sua cadeira! pediu ela. E por qu? perguntou Anton enquanto se sentava. Porque eu gostaria de me sentar a seu lado sorriu. Agora como se fssemos companheiros de classe disse exaltada ao tomar assento junto ao Anton. Ento te veria todas as manhs no colgio, poderamos ir juntos pelo ptio e fazer pela tarde os deveres... Ao dizer as ltimas palavras sua voz tinha divulgado de repente triste e agora se passava a mo pelos olhos. Ai, Anton! suspirou olhando-o com olhos grandes e brilhantes. Anton voltou rapidamente a cabea. Podemos falar agora sobre o Rdiger? disse timidamente. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
77

Sobre o Rdiger? exclamou ela. Eu te sou completamente indiferente!

No disse rpido. No podia feri-la agora! Mas como ia encontrar as palavras apropriadas se Anna soluava copiosamente e ele mesmo tambm se sentia muito estranho? Anna disse titubeando. s pelas lminas de madeira. Pelas lminas de madeira? poro. Sim. Amanh meu av e meu pai vo pegar as lminas de madeira do

Do poro? perguntou Anna assustada. E Rdiger? Como vai levar o caixo cripta to rapidamente? A proibio de cripta j foi levantada, mas... Levantada? Anton acreditava no ter ouvido bem. A proibio de cripta est levantada de verdade? Soltou um galo com a voz por causa da alegria. Sim, disse Anna, esta noite. Pois isso ... ao Anton faltavam as palavras. Ento pode retornar esta noite cripta! E o caixo? objetou Anna. impossvel que possa lev-lo ele sozinho. Alm disso, seguro que agora saiu acrescentou. Ns dois poderamos levar o caixo! exclamou Anton. E se Rdiger voltar e seu caixo no estiver ali? disse Anna. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
78

Pregaremos uma nota janela do poro disse Anton. E como Anna estava calada olhando pensativa pela janela: Por favor, Anna! Olhou-o de soslaio e agora voltou a sorrir. Se voc me pedir assim posso dizer que no! Esteve a ponto de estender os braos e abra-la, mas lhe deu s amigavelmente tapinhas no ombro. estupenda! disse ele, sua voz soou rouca de repente. Voc acha? disse ela, e, apesar de que s os iluminava a luz da lua, pde, entretanto, reconhecer como seu rosto ficava muito vermelho. Por certo, disse ela levantando o nariz para examinar, h algo em sua classe que me arrepia! Sim? disse Anton. O no tinha notado nada alm do ligeiro aroma de mofo da Anna. Sim disse ela torcendo a boca. Um fedor absolutamente repugnante A... alho! A alho? murmurou Anton. Ento se lembrou dos dentes de alho que se guardou. Inseguro, jogou mo ao bolso e os tirou, fazendo gritar a Anna: No! Quer me assassinar? P... perdoa! gaguejou Anton. No pensava que... No conhece o velho dito dos vampiros: Vapor de alho, clica gstrica? exclamou Anna que tinha retrocedido at a mesa do professor. Rpido, atira-os fora! Anton abriu a janela e os atirou ao ptio. Eram contra Tia Do... Dorothee esclareceu. Voc acha que teriam servido de algo? disse Anna. Ao contrrio. S teriam posto a Tia Dorothee ainda mais furiosa. Anton estremeceu. E a cruz? perguntou assinalando a cadeia do pescoo. Anna negou: Nada mais que superstio. Em realidade s ajuda uma coisa. O que? perguntou Anton com interesse. Ser a gente mesmo vampiro disse Anna rindo de si mesma.

79

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Trinta e Um Apuros

Durante o caminho de volta Anton perguntou: E a proibio de cripta foi realmente levantada? Ainda lhe seguia parecendo um milagre. A princpio iriam prolongar mais quatro semanas esclareceu Anna. Sobre tudo minha av, Sabine a Horrvel, sustentava isso... como preveno para ns, outros meninos vampiros, dizia. Mas, depois de lhes contar fazia dias que Rdiger no tinha comido nada como devido e que vagava melanclico pelo lugar, eles temeram que pudesse, devido confuso, tender-se ao sol e ir-se extinguindo, e lhe permitiram retornar cripta. Voc cr que tivesse feito isso? perguntou perturbado Anton. Pensou na pinta to dbil e doentia que tinha o pequeno vampiro durante as visitas ao poro... No teria tomado o suficientemente a srio suas dificuldades? Mas Anna s riu. No se preocupe! disse. Tinha que exagerar algo. Com secreta admirao, Anton a olhou de soslaio. Se no tivesse ele a Anna...! Mas no estava ela to em perigo como Rdiger? E se eles lhe... quero dizer, voc tambm tem trato com seres humanos disse. Ora! disse despreocupada Anna. No me descobrem e enquanto tomava o brao do Anton sorriu. Mas amvel por sua parte que se preocupe por mim. Anton tossiu ruborizado. Anna sempre tinha que expressar seus sentimentos to cruamente! Com precauo, retirou seu brao e disse: Em... em seguida chegamos. Esto seus pais em casa? quis saber Anna. No disse Anton. E antes das dez seguro que no voltam... Mas iro chamar s oito! lembrou-se. Assustado, olhou seu relgio de pulso: j eram oito e dez! Ento tenho que subir rapidamente! exclamou. Quer me acompanhar? 80 ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Se puder... disse Anna sorrindo. Apenas tinham fechado a porta de casa atrs deles quando soou o telefone. A me de Anton estava ao aparelho. Ol, mame! disse esforando-se a falar como sempre apesar de que seu corao pulsava fortemente. Que onde estava eu s oito? Olhou para a Anna que se estava penteando ante o espelho do vestbulo. que tinha que estar precisamente ali onde podia escutar cada palavra? E alm nas histrias que ele conhecia os vampiros no se refletiam absolutamente no espelho! Estava no... banho disse. Anna se ps a rir. Que se estou sozinho... ? Naturalmente, mame! Que... quem acaba de rir? Era no rdio. Fez a Anna um sinal com a mo para que fosse para a sala de estar, mas ela permaneceu imperturbvel e continuou penteando-se. O que o que vou fazer agora? Vou para cama disse.

Trinta e Dois Anna voltou a rir.

No, gritou Anton ao telefone, aqui no h ningum. Isso um programa de piadas da rdio. Se j me lavei? Sim! Boa noite, mame!
81

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Pendurou e tomou flego. Quase descobre disse reprovando Anna. O que podia fazer se deu vontade de rir? defendeu-se ela. Deixou a escova e se voltou para ele. Estou bonita? Sss... sim disse. Vai ento agora... para cama? perguntou. No grunhiu Anton. Lstima disse ela. Eu teria gostado de provar como se est em sua cama. Ao dizer isto o olhou desejosa. Anton notou como lhe subiam as cores cara. De... deveramos agora recolher o caixo gaguejou. J? disse decepcionada. Se seus pais no vm at as dez... Por... possivelmente venham antes. Est bem sua voz soou ofendida. Se voc o diz. Anton tragou saliva. Havia tornado a fazer algo errado? Eu... tenho um livro para voc disse rapidamente para ficar de bem com ela. Para mim? Sim. Foi ao seu quarto e recolheu Gargalhadas da cripta. Com um olhar afligido observou o livro que s tinha lido at a metade e o deu. Obrigado! alegrou-se ela guardando-o sob sua capa. Era de verdade para mim? Sim murmurou ele. Ento recolhamos agora o caixo! disse. Anna disse enquanto desciam no elevador. Sim? verdade que os vampiros no se refletem nos espelhos? Ela baixou a cabea envergonhada. To mal me penteei? No, no, assegurou rapidamente Anton, s me interessava.
82

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Os vampiros so discriminados em todas as partes disse queixosa. No s por dormirmos em caixes infectados de vermes e tenhamos que ter mofadas capas! Alm disso, no podemos olhar no espelho quando queremos nos embelezar! Anton assentiu com o pensamento, pois quando se imaginava como estaria ela com calas jeans e pulver, o cabelo penteado e uma tez s... Notou como seu corao pulsava mais rapidamente e se alegrou quando parou o elevador e puderam sair. Mas voc gosta de mim assim...? perguntou ela timidamente. Cl... claro disse Anton. Era bom que a iluminao sobre a escada do poro fora to escura! Se no, ela teria visto como ficava vermelho. Anton abriu a porta que dava ao corredor do poro e apertou o interruptor da luz. O aroma de mofo estava ainda maior e teve que rir ironicamente ao pensar na senhora Puvogel com seu sensvel olfato. Logo poderia respirar profundamente! Este nosso quarto disse sussurrando apesar de que no se via ningum. Cheira-se Anna de riu si mesma. Anton abriu e entraram. Nada tinha trocado: as fitas de madeira apoiados na parede, o caixo do Rdiger detrs com sua tampa arremessada a um lado. No muito acolhedor disse Anna. No? disse Anton. E to solitrio. O pobre Rdiger! Como diz? exclamou indignado Anton. Tinha agentado um monto de molstias para que o pequeno vampiro tivesse um lugar onde refugiar-se e quo nico tinha que dizer Anna era o pobre Rdiger! queria que eu tivesse colocado um tapete vermelho, ou o que? disse zangado. Anna riu. No. Mas, sabe? Para um vampiro como Rdiger que sempre jazeu... n... vivido... em comunidade... Possivelmente tivesse devido me tombar a seu lado disse sarcstico Anton. Tinha arrancado um pedao de um carto e escreveu a lpis nela uma nota para o Rdiger: ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

83

Querido Rdiger: levantaram a proibio de cripta. Levamos de novo seu caixo cripta. "Anton.
Depois colocou a nota entre a grade de arame e a folha de cristal da janela do poro e a fechou por dentro. Est ofendido? perguntou Anna. S grunhiu. Anton disse ela doce. S queria dizer que eu... Ou seja, que eu no lugar do Rdiger tivesse preferido dormir em sua casa! Anton no deu nenhuma resposta, mas sim comeou a recolher as fitas de madeira. Quer que te ajude? perguntou Anna. Se pudesse agarrar comigo a tampa do caixo... Juntos levantaram a tampa. Pesava tanto que os ombros de Anton doam. Olhou preocupado para Anna. Como ia conseguir levar o caixo e a tampa at a cripta com a Anna, que era uma cabea e pouco mais baixa que ele? Mas Anna sorriu cheia de confiana como se pudesse ler seus pensamentos. Eu sou forte assegurou. Mais forte que Rdiger. Seriamente? disse incrdulo Anton. Como demonstrao, ela ps o caixo no meio. V-o? verdade! surpreendeu-se Anton. Isso eu no esperava. No certo? disse ela orgulhosa. Ela ia aos ps do caixo e Anton agarrava pela cabea. Com cuidado, levaram-no at a porta do poro.

84

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Trinta e Trs Trs sobre um caixo

No havia ningum, e, assim, colocaram o caixo junto porta e Anton voltou a jogar o ferrolho. De repente lhe fez um n no estmago: se precisamente agora viesse algum ao poro... Ou se de caminho se encontravam com algum... Anna interrompeu as reflexes dele ao levantar o caixo. Vem! sussurrou. Sem acender a luz, percorreram o corredor do poro e subiram as escadas at a porta do edifcio. Quando tudo esteve em silncio levaram o caixo para fora e o colocaram na sombra dos matagais. Por! disse Anton esfregando suas mos doloridas. J est esgotado? riu Anna, a quem no lhe notava absolutamente o esforo. Nnn..., no, disse, nem um pingo. Diante da Anna no fraquejaria! Pois vamos! disse ela agarrando de novo. Escolheram o escuro caminho por cima do ptio de recreio e chegaram rua sem ter encontrado ningum. Quase todos os carros estavam nos estacionamentos e no havia nenhuma pessoa nas proximidades. Esto sentados diante da televiso esclareceu Anton. J sei respondeu Anna. Enquanto dura a programao de noite intil para os vampiros sair a caa. E o que fazem nesse tempo? quis saber Anton. Anna riu para seus prprios. Voam ao redor das casas procurando uma entrada! Br.! disse Anton agarrando o pescoo. Quantas vezes ficava a janela aberta em sua casa! E quando pensava em Tia Dorothee... Vamos? perguntou Anna. Voltaram a levantar o caixo e o levavam pelo caminho quando de repente apareceu em frente uma figura. Era um homem que levava um passo singular e cambaleante. Olhou curioso para eles. Conhece esse? perguntou Anna. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.
85

Anton negou com a cabea. Esse est bbado disse. Lentamente, com passos vacilantes, o homem cruzou a rua e foi para eles. Anton notou como lhe tremiam as pernas. Deviam sair correndo e deixar o caixo? Mas o que ocorreria ento com ele? Anna parecia ter pensado o mesmo, pois sussurrou: Sentamo-nos simplesmente em cima! Assim no o ver! Saltou sobre o caixo e estendeu sua capa enquanto Anton se sentava junto a ela. O homem estava agora to perto que Anton podia cheirar o vapor a cerveja que despedia. Anna voltou para um lado a cabea e espirrou. O que, meninos, esto descansando? disse. Dem lugar ao tio! Anna e Anton intercambiaram um olhar de susto. Ou acaso isto no um banco? Inclinou-se para examinar o caixo, mas perdeu o equilbrio e caiu contra a madeira. Se no tivesse bebido tanto diria que isto um caixo murmurou olhando a Anna e Anton com olhos injetados em vermelho. Isto um banco ou no? balbuciou. Um Ba... banco disse Anton. Pois ento! Sentou-se pesadamente e tirou uma garrafa de cerveja do bolso. Sade! disse, e bebeu. Depois secou a boca da garrafa com o polegar e a estendeu para Anna. Toma! Bebe! No, obrigado! disse Anna. E voc? disse com brutalidade ao Anton. Espero que voc no seja to melindroso. Sss... sim gaguejou Anton. No... eu no gosto da cerveja. O que...? Voc no gosta da cerveja? surpreendeu-se o homem. Levou de novo a garrafa boca e bebeu. V uma coisa. Quando eu tinha sua idade... Mas, sim fumar? disse oferecendo cigarros ao Anton. Anton os desprezou com a mo. Tampouco? O homem ps uma cara de incompreenso. Ento, como quer aprender se no comear logo? que eu no quero aprender disse Anton.
86

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

O homem tinha terminado de beber sua garrafa de cerveja e a jogou nos matagais. Agora acendia um cigarro com dedos trementes. Quando conseguiu, jogou-se prazenteiramente para trs..., e caiu de costas com um forte estrpito. Pareceu to ridculo que Anna ps-se a rir. Psst! zombou Anton. Aos bbados no podemos irritar! O melhor ser que desapareamos antes que se levante! Agarraram o caixo e saram correndo. N, fica quietos! gritou o homem. Enganastes-me! Isso no era nenhum banco! Os pesos tm respaldo! Ainda viram como se levantava com dificuldade e dava um par de tombos em direo a eles, mas j estavam to longe que ele no lhes podia seguir.

Trinta e Quatro Sensaes variadas

Voc tambm beber cerveja quando for maior? perguntou Anna. Certo que no! respondeu Anton. E por que bebe tanto esse homem? por qu? Como podia explic-lo? Possivelmente tem problemas e quer esquec-los... Ah, j! disse Anna. Por fim apareceu o muro do cemitrio. Anton respirou aliviado. Suas mos estavam j quase insensveis e lhe doa as costas. Anna, pelo contrrio, levava, o caixo como se o fizesse todas as noites. Pode seguir? perguntou voltando-se para ele com um amvel sorriso. Sss... sim murmurou. muro. J no est longe disse. Ali diante podemos subir o caixo pelo

Meteu-se em um caminho estreito e Anton a seguiu... com sensaes muito variadas. Os espessos matagais em ambos os lados do caminho eram um esconderijo perfeito... para Tia Dorothee, por exemplo...
87

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Mas alcanaram sem contratempos Descarregaram o caixo e Anna sussurrou:

muro

do

cemitrio.

Eu subo em cima e voc empurra o caixo para mim. Ela j subia pelo muro, que era to alto ali que Anton logo que podia roar o bordo com os braos estirados. por que no usamos o muro traseiro? perguntou em voz baixa. Aquele est muito mais baixo. Isso muito perigoso esclareceu Anna. Pensa no Geiermeier. Desconcertado, Anton olhava alternadamente do caixo ao muro. Isso no o daria nunca! Empurra? perguntou Anna. Agarrou o caixo por debaixo e tentou subi-lo para cima. No possvel disse queixoso. Primeiro a tampa! sussurrou Anna. Anton agarrou a tampa e a empurrou para cima com todas suas foras. Tem-na? exclamou. No disse Anna, mas ento j era muito tarde: a tampa lhe escorreu das mos e caiu ao outro lado com um forte rangido. Ressonou um grito afogado.

Fe... feriste-te? gaguejou Anton. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

88

Sim chegou a resposta. Que... quer que te ajude? No! Enquanto ainda pensava o que devia fazer, Anna chegou subindo com muita dificuldade. Seu rosto estava cortado de lgrimas e tratava de estirar um p. Est... quebrado? perguntou assustado Anton. No grunhiu ela, e colrica agarrou a parte de abaixo do caixo e a colocou em cima do muro. Anton a olhou desconcertado. Sujeita! disse-lhe com brutalidade enquanto subia pelo muro. Empurro? perguntou vacilante. pea. Nem pensar! exclamou, e rapidamente arrastou para si a pesada Anton ouviu como ela colocava a tampa em cima. Est zangada comigo? perguntou. Sim disse, e, com voz mais rouca, acrescentou: Torpe! Mas no fiz de propsito! Ela no deu nenhuma resposta. Anna! Perdoa, por favor! Tampouco agora respondia. Teria comeado a andar ela sozinha com o caixo? Anton subiu a uma pedra e se levantou tanto que pde olhar por cima do muro. Distinguiu vagamente a Anna levando o caixo atravs da alta erva. Coxeava e ele ouviu como gemia em voz baixa. Anna! gritou. No v! Eu no queria te machucar! Mas ela seguia andando simplesmente. Anna! gritou de novo. Mas ento j tinha desaparecido entre as rvores. Anton se deixou deslizar pelo muro e ficou de p indeciso. Ento deu a volta e retornou correndo caminho a casa. Estranhamente... de repente j no pensava nos matagais nem nos possveis perigos que podiam espreitar atrs deles. Seguia vendo continuamente a Anna ante si, como ia coxeando com o pesado caixo atravs da erva sem voltar uma s vez para ele. E, alm disso, tinha uma estranha sensao no estmago como se tivesse comido uvas crespas e tivesse bebida gua depois. Engasgou-se: acaso eram... penas de amor? Tambm era curioso que no sentisse alivio algum apesar de que ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

89

por fim havia se livrado do caixo... Mas tinha se comportado como um elefante em uma loja de porcelanas e Anna agora estava indignada com ele o podia compreender bem! Entrou na casa, subiu pelo elevador e abriu a porta. Ali no havia ningum. Caiu na cama como um tronco. Espero que me perdoe! Pensou ainda, antes de dormir.

Trinta e Cinco Tudo em vo

Anton! De longe chegava a voz de sua me. Anton, levante-se! Sim grunhiu ele. Anton, so j sete e quinze! Esfregou os olhos e piscou. A luz que tinha acendido sua me o cegava e ao voltar-se agora para um lado lhe doa todo o corpo. Ai! lamentou-se. Est doente? perguntou preocupada a me. Doente? Isso era uma boa idia! Alm disso, realmente no se sentia muito bem. Fez uma careta de dor. Acredito que tenho gripe. Gripe? disse sua me tocando sua testa. Mas no est quente. Di-me tudo lamentou. Ento temos que tomar a temperatura! explicou; foi ao quarto de banho e voltou com o termmetro. Aqui! E sem truques! Que truques? perguntou ofendido Anton. Mas ela permaneceu sentada na beirada da cama olhando o relgio. Diga-me, voc no tem posta nenhuma roupa de noite! exclamou de repente. Nnn... no? disse Anton fingindo surpresa e estirando a manta at o queixo.
90

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

No disse ela assinalando a cadeira do escritrio. S te tiraste as calas e o pulver. Alm disso, como voltam a cheirar suas roupas? Desconfiada, aproximou-se o pulver do Anton ao nariz. Um... um pequeno fogo de acampamento disse rapidamente Anton. Fogo de acampamento? Sim. Ontem de noite. No parecia estar convencida, mas agora tinham acontecido os cinco minutos e observou lhe examine o termmetro. 37,1. No tem febre. A temperatura s est um pouco alta. Mas me sinto to mal... E quem vai cuidar de ti se ficar em casa? Papai est aqui. E o av. Papai? disse ela rindo. J foi para o escritrio faz muito tempo. Mas se hoje ia A... disse Anton detendo-se confundido. No..., no ia revestir com o av a cozinha? Sim. Mas surgiu algo enquanto isso. Anton notou como lhe subiam as lgrimas aos olhos e teve que morder a lngua para no gritar. Quase se mata para fazer desaparecer o caixo do poro... e ento, quando finalmente o tinha conseguido, surgia algo para seu pai, simplesmente! Uma infmia era isso; que sempre tivessem que carregar todo o peso sobre os ombros! To mau no ser disse sua me lhe acariciando a cabea. Todos estamos alguma vez doentes. Se s fosse isso!, pensou, e soluando se voltou para a parede. Te vou fazer um ch disse sua me. Mas depois tenho que partir. Ao ir-se ela, Anton ficou convexo na cama olhando fixamente a manta. Era um autntico azarado! Por outra parte... ao menos o caixo j no estava ali e se seus pais voltassem a necessitar de algo do poro podiam recolh-lo eles mesmos tranqilamente! Suspirou profundamente uma vez mais e depois se encolheu sob a manta. Pouco depois voltava a dormir.
91

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Trinta e Seis O segredo se areja

Quando sua me retornou ao meio-dia Anton estava sentado na cama. Colocou-se um par de almofadas nas costas e estava lendo. Ol, mame! sorriu. Mas se j tem muito melhor aspecto disse. Bom... disse timidamente. Que s tinha estado, simplesmente, morto de cansao, preferia que no descobrisse. O que que h hoje? quis saber. Depois das fadigas da noite passada tinha uma fome de lobo. Omelete de batatas respondeu a me. Mas ainda devo antes recolher batatas do poro. Ah, v! disse, e lhe sobreveio uma sensao de profunda satisfao... A partir de hoje o poro lhe era indiferente! Mas notou que ela o olhava espectador. No tem nada contra que v ao poro? perguntou. No disse. Por qu? Ela riu. Quando queria ver as revistas do poro voc no estava de acordo. que seu segredo j no est ali? Meu segredo? Contra sua vontade, Anton teve que rir ironicamente. Agora no ficava mais remedeio que esclarecer-se o a sua me. O vampiro partiu disse. O... o que? exclamou. O vampiro que estava vivendo no poro respondeu Anton. Voc com seus vampiros! prorrompeu ela agitando a cabea. Era to ruim seu segredo que no me pode dizer a verdade? No encontra voc suficientemente mau um vampiro que recebeu uma proibio de cripta? reps. Vampiros, vampiros! como sempre que saa este tema, sua voz ficava com um timbre nervoso. que no pode te ocupar alguma vez com outras coisas? ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

92

Sim disse rindo ironicamente. A semana passada peguei na biblioteca um livro sobre lobisomens. Ora! fez ela zangada saindo do quarto. Como era de esperar, no tinha acreditado em uma s palavra... melhor! Ouviu-a fechar a porta de casa. Ento houve um silncio durante um momento at que girou a chave na fechadura. Imediatamente depois sua me estava em casa. Na mo sustentava uma cesta de batatas..., e a escova de dente do vampiro. O que isto? perguntou observando com evidente repugnncia a escova, que s tinha acima e abaixo uma fila de cerdas ranosas. E... isso? gaguejou Anton. No o conheo. Algumas vezes era melhor faltar com a verdade! Brrr! disse sua me atirando-o ao cesto de papis. Seguro que o colocou algum pela porta! E l embaixo est cheirando muito mal! Tirou uma batata da cesta e a cheirou. Espero que no tenha passado para as batatas. Com isso, foi cozinha e Anton saltou rapidamente da cama e tirou a escova de dente de entre recortes de papel. Ento o guardou sob seu travesseiro e se apoiou comodamente contra ele. Avisa-me quando a comida esteja preparada? gritou.

Trinta e Sete Agradecimento noturno

Mas amanh volta a ir ao colgio! disse de noite sua me. Humm fez Anton esperando que sua voz se ouvisse o bastante queixosa. Naturalmente, a me no caiu. Se ainda estivesse realmente doente, estaria dormindo faz muito tempo opinou. Ah, sim? disse Anton olhando o relgio: quase oito! Em realidade, estava completamente acordado... em definitivo, tinha dormido at meio-dia! Mas o mais seguro era ir para seu quarto e ficar ali lendo at que tivesse sono. ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

93

Boa noite! disse. Boa noite! respondeu o pai do banheiro onde estava estendendo suas camisas. Durma bem! disse a me. Em seu quarto, Anton fechou as cortinas, colocou seu pijama e deitou na cama. Melanclico, pensou no livro sobre os lobisomens que tinha falado a sua me. Essa seria agora a leitura mais apropriada..., mas, por desgraa, estava no departamento de livros para adultos, que Anton no podia ainda fazer emprstimo. E Gargalhadas da cripta o tinha dado a Anna. Por conseguinte, no ficava mais remedeio que voltar a ler um de seus livros! Acabava de agarrar da prateleira Vampiros... as doze histrias mais terrveis quando chamaram brandamente da janela. Um forte medo lhe percorreu: Seria... Tia Dorothee? Em definitiva, ela sabia onde vivia... Nas pontas dos ps, foi janela e esquadrinhou pela fresta das cortinas. No beiral da janela estava sentado o pequeno vampiro sorrindo amigavelmente. Voc? disse surpreso. Tivesse contado com todos os vampiros possveis; com Tia Dorothee, com o Lumpi, com a Anna..., mas no com o Rdiger! Depois de tudo, Rdiger que acabava de passar uma proibio de cripta! Meus pais esto aqui! advertiu enquanto abria a janela e entrava o vampiro. E o que fazem? perguntou o vampiro olhando desconfiado porta. Vem a televiso. Telejornal. Ah, v! A cara do vampiro relaxou. Ento esto ocupados. No tem medo de que Tia Dorothee te pegue? perguntou Anton. Sim disse o vampiro. Mas eu venho pela Anna. Pela Anna? Anton notou como ficava vermelho. Sim. Disse que eu devia te agradecer. Agradecer? A cara de Anton ficou vermelha escuro. E por qu? Bom disse timidamente o vampiro. Por quo hospitalar foste me acolhendo em seu poro... Ah, por isso! disse Anton suspirando aliviado.
94

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Durante um momento tinha acreditado que Rdiger ia falar de seu desgosto com a Anna..., mas disso, felizmente, parecia no saber nada! Pois claro! esclareceu com fanfarronice. Voc em meu lugar teria feito o mesmo! Certamente! assentiu veemente o vampiro. Voc tambm pode vir sempre a minha casa... Fez uma pausa e olhou pensativo ao Anton. Quando for um vampiro, quero dizer... O que? exclamou horrorizado Anton. Vampiro? Um calafrio lhe correu as costas e inclusive o sorriso do Rdiger lhe pareceu ameaador. Tragou saliva. Eu no quero absolutamente ser um vampiro disse. No? disse surpreso o vampiro. Tampouco por... Anna? No respondeu Anton, zangando-se por que sua voz soasse to trmula. Alm disso, discutimos. Sei. Contou-lhe isso Anna? Sim. E devo te perguntar algo. A mim? Em seguida voltou a ficar vermelho! Tenho que te perguntar se ainda est zangado com ela. Anton quase tinha rido alto. Ele zangado com ela?

No! exclamou sentindo-se de repente como redimido. No estava absolutamente zangado com ela! ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

95

Seriamente que no? perguntou o vampiro. No! Pois bem! Com estas palavras, o vampiro se aproximou da janela e retirou as cortinas. Ali, no rinco mais exterior da janela, completamente envolta em sua capa, estava sentada Anna. Tudo em ordem, disse Rdiger. Voc pode entrar, mas sem barulho! Escorregando, ela se levantou e pulou para o quarto. Ol, Anton! Ela disse. Fim...

96

ngela Sommer-Bondeburg. A mudana do pequeno Vampiro. Srie Pequeno Vampiro 02.

Вам также может понравиться