Вы находитесь на странице: 1из 26

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Mtodos Computacionais de Engenharia Trmica


Exerccio prtico n6 Dimensionamento de um Depsito

Professor| Armando Coelho de Oliveira

Realizado por| em08203 Antnio Leite em08214 Francisco Figueiredo em08201 Jos Cunha

Dezembro de 2012

RESUMO
Realizou-se, com recurso a mtodos numricos, o dimensionamento de um termoacumulador elctrico. O sistema inclua ainda um misturador, para que gua quente fosse fornecida a temperatura constante. Do sistema estudado conhecia-se: a distribuio diria de uso de gua quente; as temperaturas da gua da rede, ambiente, de servio e mxima no termoacumulador; a potncia da resistncia do termoacumulador; e o coeficiente de perdas. Dever-se-ia determinar o volume do termoacumulador, sabendo que a resistncia apenas deveria estar em carga nas horas de vazio, usando um processo de integrao adequado. Determinou-se que o termoacumulador deveria ter um volume superior a cerca de 175L e, por uma anlise de vrias opes disponveis no mercado, seleccionou-se um volume de 200L. Terminou-se a anlise determinando o comportamento do sistema com o termoacumulador seleccionado.

NDICE
1. 2. 3. 4. a. b. 5. a. b. 6. a. b. 7. 8. NOMENCLATURA ......................................................................................................................................... 3 INTRODUO............................................................................................................................................... 4 OBJECTIVOS ................................................................................................................................................. 5 TEORIA ......................................................................................................................................................... 6 Anlise do sistema ................................................................................................................................... 7 Mtodos de integrao ........................................................................................................................... 8 ENUNCIADO E PROCEDIMENTO ................................................................................................................ 11 Dados do problema ............................................................................................................................... 11 Abordagem do problema ...................................................................................................................... 12 SUMRIO E DISCUSSO DE RESULTADOS ................................................................................................. 14 Interpretao no EES ............................................................................................................................. 14 Resultados obtidos e anlise ................................................................................................................. 16 CONCLUSES ............................................................................................................................................. 24 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................................................ 25

1. NOMENCLATURA
Edep Vdep Tdep cp Trede Energia total no depsito (J) Massa volmica (kg/m^3) Volume do depsito (m^3) Temperatura no depsito (oC) Potncia elctrica da resistncia (W) Caudal mssico no depsito (kg/s) Calor especfico a presso constante Potncia de perdas Temperatura da gua da rede Caudal mssico de gua da rede adicionada no misturador Caudal mssico consumido Temperatura da gua consumida KA Coeficiente de perdas Temperatura ambiente (oC) Tseg Tant Temperatura do ponto de integrao seguinte (oC) Temperatura do ponto de integrao anterior (oC)

2. INTRODUO
O presente relatrio relativo a um exerccio (n6) computacional realizado no mbito da cadeira de Mtodos Computacionais em Engenharia Trmica, lecionada pelo Prof. Armando Coelho de Oliveira. Pretendia-se dimensionar, por recurso a mtodos computacionais, um termoacumulador de gua, conhecendo-se a distribuio de consumo diria, potncia da resistncia elctrica, coeficiente de perdas e ainda as temperaturas mxima e mnima no depsito, de consumo, da gua da rede e ambiente. Era ainda imposta a condio de que a resistncia apenas fosse ligada nas horas de vazio (das dez da noite s oito da manh), para aproveitar o menor custo da energia. Estes equipamentos de acumulao de energia trmica tm grande aplicao no nosso quotidiano, sendo hoje em dia essenciais na habitao, sendo por isso importante conhecer o seu funcionamento e caractersticas mais importantes. Sendo os acumuladores com resistncia eltrica, dada a facilidade de implementao e regulao, os mais comuns mecanismos acumuladores de fluido trmico existentes, recorre-se tambm a outras fontes de energia, como o gs natural ou a biomassa. de registar ainda a actual tendncia para a utilizao de energia solar como mecanismo auxiliar de energia trmica (painis solares trmicos), permitindo-se assim uma reduo da factura energtica.

Figura 1 Esquema representativo de uma utilizao solar trmica

3. OBJECTIVOS
Atravs de uma anlise numrica do sistema, utilizando o software EES (Engineering Equation Solver), dimensionar um termoacumulador que consiga suprir as necessidades dirias, pelo seguinte processo: - Analisar o processo de integrao mais adequado; - Verificar qual o passo de integrao a utilizar; - Optimizar a capacidade do termoacumulador; - Optimizar o consumo energtico semanal.

4. TEORIA
Esquematicamente, o modelo estudado pode ser descrito da seguinte forma (Figura 2):

Figura 2 Esquema do sistema estudado

Um termoacumulador um mecanismo de armazenamento de energia trmica, sendo as suas caractersticas mais importantes a capacidade trmica e o isolamento imposto, em termos energticos. Obviamente que em termos prticos o caudal que debita a uma dada temperatura mais preponderante. No caso em estudo proposto um consumo a uma dada temperatura (constante). Para isso, existe uma vlvula termosttica (conforme representado na fig. 2) que mistura gua da rede com a do termoacumulador com o fim de a manter a temperatura constante. O funcionamento destas vlvulas automtico e regido pela termodinmica; ou seja, estas contm um fluido auxiliar que, com a sua dilatao trmica, regula o caudal da mistura. Neste caso, para simplificar a anlise, considera-se que a vlvula se comporta idealmente, mantendo a temperatura de consumo constante, sendo a mistura de caudais da rede com e do termoacumulador ideal e instantnea. No entanto, esta vlvula desactivada (no deixa passar gua da rede) quando a temperatura da gua do depsito inferior temperatura para a qual est regulada. O aquecimento da gua feito por uma serpentina, que no passa de uma material com uma elevada resistividade que, com a passagem de corrente elctrica, gera um fluxo de calor proporcional ao quadrado desta ( ).

Figura 3 - Imagem de uma serpentina real [2]

a. Anlise do sistema
Inicialmente fez-se uma anlise termodinmica ao problema. Para isso, dividiu-se o sistema em duas componentes, depsito e misturador (Figura 4).

Figura 4 - Esquema representativo

Baseado em [1], fez-se um balano energtico ao depsito: (1)

Sabendo que a massa a entrar igual que sai (dado existir apenas uma entrada e uma sada de gua):

(2)

Aplicando agora a conservao da massa ao misturador: (3)

E fazendo um balano energtico ao misturador: (4)

Manipulando matematicamente as equaes (3) e (4) e considerando os calores especficos iguais: (5)

Finalmente, substituindo a equao (5) na (2) e com alguma manipulao matemtica, chegamos seguinte expresso: (6)

que ser a equao caracterstica do nosso problema. de notar que esta expresso formalmente idntica equao (1), de balano do depsito, pelo que, quando a temperatura no depsito inferior temperatura regulada para a vlvula e esta deixa de funcionar, a passa a ser a .

b. Mtodos de integrao
Era necessrio conhecer a resposta temporal do sistema, tendo sido testados diversos mtodos de integrao, para ver qual se adaptaria melhor ao problema. Para as perdas calorficas do depsito foi indicado um coeficiente de perdas (KA). Na prtica, quando se pretende modelar um dado sistema normalmente supe-se um coeficiente de perdas que engloba toda a potncia trmica perdida por conduo, conveco e radiao; ou seja, vir em W.oC-1.

Para ter em conta este coeficiente foi necessrio modificar um pouco a equao caracterstica, substituindo por KA(T):

(7)

Sabendo que a derivada temporal da temperatura era funo do instante anterior e arbitrando condies de temperatura iniciais, testaram-se os seguintes mtodos: Mtodo de Euler explcito (mtodo de 1 ordem, sendo a convergncia fortemente dependente do passo de integrao): (8)

Mtodo de Euler Implcito (tambm de 1 ordem, sendo convergente no obstante do passo de integrao): (9)

Mtodo de Euler Melhorado (mtodo de 2 ordem que utiliza o declive mdio das tangentes no ponto anterior e o ponto atual para calcular o ponto seguinte): ( ) ) ) ) (10)

( (

) )

Mtodo de Euler Modificado (mtodo de 2 ordem que utiliza o declive da tangente no ponto mdio): (11)

( (

Mtodo de Crank-Nicolson (mtodo de 1 ordem, mas com preciso de 2 ordem): (12)

Mtodo de leapfrog (mtodo simples de 2 ordem de passo mltiplo): (13)

De seguida, escolhido o mtodo que mais se adaptava ao nosso modelo, variou-se o passo de integrao para ver o erro inerente a este. Definido j o modelo computacional a utilizar, optimizou-se o volume que conseguisse suprir as necessidades dirias de consumo. Para este processo, considerou-se que a resistncia apenas era ligada de madrugada. Depois de definida a capacidade do termoacumulador, foi feita uma anlise semanal do modelo para optimizar o tempo de actuao da resistncia.

10

5. ENUNCIADO E PROCEDIMENTO
a. Dados do problema

Figura 5 - Esquematizao do problema

O sistema recebe gua da rede a 15C e o consumo efectuado a uma temperatura entre os 45 oC e os 50oC. Sendo a temperatura do depsito normalmente superior a este intervalo, esta era regulada atravs de uma vlvula termosttica ideal (conforme foi explicado anteriormente), regulada para 50 oC, pela mistura com gua fria da rede. Para temperaturas inferiores a 50 oC, mas ainda assim superiores a 45oC, o caudal de sada da vlvula ser totalmente proveniente do depsito. A distribuio diria do consumo est representada na Figura 6:

Figura 6 - Distribuio diria do consumo

11

A resistncia elctrica tem uma potncia de 2kW, sendo o seu controlo do modo on/off. H, no entanto, uma restrio adicional de utilizao da resistncia, apenas podendo ser utilizada nas horas de vazio, isto , das 22 at s 24 e das 0 s 8 horas.

b. Abordagem do problema
Caderno de encargos: Padro de consumo (ver Figura 6) Resistncia desliga entre as 8 e as 22 horas. Resistncia desliga quando T>=79,5C (por forma a garantir que nunca ultrapassa os 80C). Resistncia liga quando T<=46C (para no baixar dos 45C). Abaixo dos 50C a vlvula termosttica no deixa passar gua da rede. Volume mnimo possvel Consumo reduzido em funo das restantes variveis

Processo de dimensionamento:

Tendo em conta que o aquecimento da gua no termoacumulador s poder ser feito em perodo de vazio, ou seja, at s oito da manh, temos que garantir que a essa hora a gua se encontra temperatura mxima possvel. Como entre as sete e as oito da manh h um consumo de energia do depsito que supera a energia que a resistncia tem capacidade de introduzir na gua do depsito durante o mesmo perodo, temos de garantir que a gua do depsito se encontra temperatura mxima s sete da manh e temos de manter a resistncia ligada entre as sete e as oito da manh para garantir que a diminuio da temperatura da gua durante esse perodo a mnima possvel. Sabemos, pois, que a temperatura s oito da manh vai ser necessariamente inferior temperatura mxima.

Tendo isto em conta, ser necessrio calcular qual o volume do depsito que permite, partindo da temperatura mxima s sete da manh e mantendo a resistncia ligada entre as sete e as oito da manh, satisfazer as necessidades de consumo at s dez da noite, hora em que recomea o perodo vazio (em que a resistncia pode ser ligada) e a partir da qual no h consumos de energia do depsito que superem a potncia que a resistncia consegue introduzir na gua do depsito.

12

Para optimizar o consumo energtico, preciso analisar a expresso da equao (6). Nesta podemos ver que a nossa varivel de entrada a potncia da resistncia elctrica que, como consequncia, vai ter um efeito na temperatura de sada da gua. Vemos tambm que essa energia introduzida pela resistncia elctrica armazenada na gua e perdida de duas formas: atravs do consumo de gua que obriga sada de gua a uma temperatura superior que entra e atravs de perdas por dissipao. As primeiras perdas no so controlveis uma vez que resultam do cumprimento da funo do depsito. J as segundas, por dissipao, sabemos que so proporcionais temperatura da gua do depsito. Como tal, para minimizar estas perdas, podemos manter o depsito temperatura mais baixa possvel. Para isso basta aquecer o depsito o mais tarde possvel tendo em conta que este dever estar disponvel temperatura mxima s sete da manh.

13

6. SUMRIO E DISCUSSO DE RESULTADOS


a. Interpretao no EES

Figura 7 Representao do cdigo da optimizao de volume

Foram usados, na optimizao do volume, valores de massa volmica e de calor especfico obtidos a partir do programa EES. Desconhecendo-se a presso no interior do depsito, considerou-se para a determinao das propriedades a presso atmosfrica, o que, embora inferior ao valor real, ter uma influncia negligencivel sobre estas propriedades, tratando-se a gua lquida de um fluido incompressvel. No entanto, e como era de esperar, a variao destes valores no teve grande influncia nos clculos, pelo que na anlise semanal, por uma questo de diminuio do tempo de clculo, se consideraram valores aproximados (rho=1000 kg/m3, cp=4187 J/(kg.K)) Sendo os dados iniciais Trede, Tconsumo, Tamb as respectivas temperaturas do problema e t o passo de integrao. A varivel a optimizar o volume do depsito.

14

Procedeu-se ento elaborao de um cdigo no software proposto. Para o caso da resistncia, como no nos era dada uma parametrizao diria desta (visto ser uma restrio condicional, uma varivel booleana), teve-se de criar um subprograma para verificar a temperatura e a hora do dia para proceder aco da resistncia.

Figura 8 Esquema da converso tabelar do consumo

Como os dados do consumo eram fornecidos num grfico, procedeu-se sua representao tabelar para utilizar a expresso de interpolao do EES. Para a integrao temporal teve-se de criar variveis que permitissem saber qual o instante a calcular. Para isso criou-se a varivel linha. As expresses TableValue servem para ir tabela paramtrica (tabela no qual o processo de integrao se baseia), buscar os valores calculados na iterao anterior da respectiva varivel. Finalmente pelo mtodo de Crank-Nicolson (explicado anteriormente), calculamos iterativamente o valor da temperatura do instante a seguir, obtendo uma distribuio temporal da temperatura. O problema requeria uma restrio adicional (conseguir trabalhar abaixo de 50 oC) no entanto, para isso acontecer, o caudal no se iria misturar no misturador, viria directamente do depsito. Da a utilizao da sub-rotina para a desactivao da vlvula termosttica. 15

b. Resultados obtidos e anlise


Abaixo apresenta-se a distribuio diria da temperatura, variando o mtodo de integrao. Para este processo arbitrou-se uma capacidade de 200 litros e um passo de 60 segundos.

Variao da Temperatura com Variao do mtodo de Integrao


80 Temperatura (C) 75 70 65 60 55 50 0 2 4 6 8 10 12 Hora 14 16 18 20 22 24 Euler Exp CN Euler Imp Euler Melh Euler Mod Leapfrog

Figura 9 - Variao do mtodo de integrao

Nota-se que praticamente os 6 mtodos so eficazes para a descrio temporal do nosso modelo. Porm, se ampliarmos um pouco (para uma altura com variaes severas):
78,4 Temperatura (C) 78,3 78,2 78,1 78 77,9 4 4,2 4,4 Hora 4,6 4,8 5 Euler Exp CN Euler Imp Euler Melh Euler Mod Leapfrog

Figura 10 - Ampliao do Figura 9

Nota-se que tanto o mtodo de Leapfrog como o mtodo de Euler melhorado e o modificado (os mtodos de 2ordem) tm uma resposta um pouco tardia (dado a esta hora corresponder a uma zona no qual a resistncia funciona de um modo intermitente).

16

De entre os mtodos de 1 ordem, escolheu-se o mtodo de Crank-Nicolson, por ser o que o mais coerente com a realidade (analiticamente, a temperatura de perdas calculada como sendo a mdia da iterao actual com a anterior). De seguida; escolhido ento o mtodo de integrao a utilizar, variou-se o passo de integrao e obteve-se os seguintes resultados:

Evoluo diria da Temperatura com a variao do passo de integrao


80 75 Temperatura (C) 70 65 60 55 50 0 2 4 6 8 10 12 Hora 14 16 18 20 22 24 dt= 30 s dt= 60s dt= 120 s dt= 240 s dt= 480 s

Figura 11 - Variao do passo de integrao

Podendo-se afirmar que, retirando o passo de 480 segundos; qualquer um dos outros mtodos poderia ser aceite. No entanto, se for feita uma ampliao:
78,4 78,35 78,3 Temperatura (C) 78,25 78,2 78,15 78,1 78,05 78 77,95 77,9 4 4,2 4,4 Hora 4,6 4,8 5 dt= 30 s dt= 60s dt= 120 s dt= 240 s

Figura 12 - Ampliao do Figura 11

17

Reala-se que tanto o passo de 120 como o de 240 segundos excessivamente incoerente com a realidade (visto tratar-se da mesma altura referida anteriormente). Logo, a deciso seria entre os 30 e os 60 segundos; no entanto, por questes de tratamento de dados, escolheu-se os 60 segundos. Agora, props-se a questo da optimizao do volume. Para isso, considerou-se ento que a resistncia seria ligada apenas no primeiro tero dirio (das 0 s 8 da manh), obtendo-se os seguintes resultados:

Evoluo da temperatura no depsito ao longo de um dia


85 Temperatura no depsito [C] 80 75 70 65 60 55 50 45 40 0 4 8 12 Tempo [horas] 16 20 24 150 L 200 L 300 L Restrio 175 L

Figura 13 - Optimizao do volume

A partir do grfico da Figura 13 verificamos que o volume mnimo que permite satisfazer as necessidades de consumo e as condicionantes de 175 litros. Com esta informao, fez-se uma pesquisa online para saber quais as capacidades disponveis no mercado nacional.
Tabela 1 - Dados tcnicos de diferentes termoacumuladores presentes no mercado [2],[3],[4]

VULCANO GAMA NATURAQUA HS150L Capacidade (litros) Potncia (kW) Temperatura de aquecimento (C) 150 2.2 70 HS200L 200 2.6 70 HS300L 300 3 70

TERMOBRASA AO INOX M-200SS 150 1.8 20 0 2.5 300 3.6 200 3 823 M-250SS 250 3 823

FAGOR

M-300SS 300 3 823

M-150ECO 150 1.8 65

M-200ECO 200 2400 75

18

Como se pode visualizar na tabela 1, apenas existem termoacumuladores com capacidades de 150 ou 200 litros. Para se ter a certeza de que a temperatura no baixa demasiado e para se ter alguma folga seria sempre conveniente escolher um cilindro com capacidade superior mnima. Por estas razes, escolheu-se os 200 litros (o que implicar um excesso de energia trmica).

Todos os resultados apresentados a partir deste ponto sero relativos a um cilindro com capacidade de 200 litros. Para verificar que a vlvula termosttica est a funcionar; determinou-se a evoluo do caudal mssico a sair do depsito:

Variao do caudal do depsito dirio


90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0 4 8 12 16 20 24 Tempo [horas]

Caudal [l/hora]

Caudal consumo Caudal depsito

Figura 14 - Variao diria do caudal do depsito

Nota-se que para as temperaturas de depsito mais elevadas (das 7 as 9); o caudal utilizado do depsito quase metade do total, sendo esse rcio crescente ao longo do dia tal como seria de esperar uma vez que a temperatura no depsito vai diminuindo o que vai exigindo cada vez menos gua da rede para atingir a temperatura pretendida de 50C. Verifica-se, tambm, que j perto das 21 horas o consumo todo proveniente do cilindro, o que indica que se atingiu uma temperatura inferior aos 50C e a vlvula termosttica deixou de misturar com gua da rede. Definido j o volume e o modelo a utilizar, procurou-se minimizar a perdas do depsito. Para isso, baixou-se a sua temperatura mdia, mantendo o mximo de tempo possvel a gua temperatura mnima admissvel no caderno de encargos. Para isso alterou-se o controlo da resistncia, como se pode ver na Figura 15. Da expresso da equao (2), e ignorando as perdas e considerando o consumo nulo, podemos calcular o tempo necessrio para aquecer o depsito entre os 46C (temperatura mnima admitida no modelo) e os 79,5C (temperatura mxima admitida no modelo).

19

Vemos que o tempo necessrio para aquecer a gua do depsito partindo da temperatura mnima admitida de quase 4 horas pelo que, para ter o depsito temperatura mxima s 7 da manh, devemos comear a aquec-lo s 3 da manh.

Figura 15 - Controlo da resistncia para optimizao do consumo

Os resultados desta alterao podem ser observados nas Figura 16 e Figura 17.

Energia consumida ao longo de um dia


16000 Energia consumida [Wh] 14000 12000 10000 8000 6000 4000 2000 0 0 4 8 12 16 20 24 Tempo [horas] sem optimizacao com optimizacao

Figura 16 - Efeitos da optimizao do controlo no consumo de energia ao longo de um dia

20

Energia consumida ao longo de um dia (ampliao)


10500 Energia conmsumida [Wh] 10000 9500 9000 8500 8000 7500 4 6 8 10 12 Tempo [horas]

sem optimizacao com optimizacao

Figura 17 - Ampliao da Figura 16

No perodo de um dia, a diferena no significativa. Contudo, se for feita uma anlise da evoluo ao longo de uma semana, os resultados podem ser mais pronunciados. Para conseguir produzir essa distribuio semanal no EES; foi necessrio acrescentar uma varivel que nos d a hora em cada dia (j que o consumo cclico durante estes).

Figura 18 - Esquema representativo da varivel "dia"

21

Distribuio da temperatura em cinco dias


85 80 75 Temperatura [C] 70 65 60 55 50 45 40 0 20 40 60 Tempo [horas] 80 100 120 com optimizacao Restrio

Figura 19 - Distribuio semanal das temperaturas

Da anlise do grfico acima representado (Figura 19), nota-se que a variao do controlo da resistncia no interfere com o desempenho do termoacumulador dirio e que se consegue que a temperatura aquando a utilizao matinal seja prxima da mxima admissvel (80 C).

Energia consumida ao longo de cinco dias


60000 50000 Energia [Wh] 40000 30000 20000 10000 0 0 20 40 60 Tempo [horas] 80 100 120 com optimizacao sem optimizacao

Figura 20 - Evoluo semanal do consumo energtico

22

Energia consumida ao longo de cinco dias (ampliao)


52000 Energia [Wh] 50000 48000 46000 44000 42000 100 105 110 Tempo [horas] 115 120 com optimizacao sem optimizacao

Figura 21 - Ampliao da Figura 20

Nestes ltimos grficos das Figura 20 e Figura 21 possvel verificar que a optimizao do controlo da resistncia permite uma poupana de aproximadamente 1 kWh em cada 5 dias.

23

7. CONCLUSES
Genericamente conclui-se, relativamente escolha da capacidade de um termoacumulador: - a capacidade dos termoacumuladores um factor crtico a ter em conta no dimensionamento destes; - a utilizao de uma vlvula termosttica um mecanismo eficiente de repartio de caudais, muito til para aplicaes industriais dado no necessitar de mecanismos de controlo auxiliares e que permite satisfazer as necessidades exigindo menos caudal ao cilindro; - as perdas nos termoacumuladores so outro factor a ter em conta no dimensionamento pois so proporcionais ao gradiente trmico existente entre o fludo contido no depsito e o exterior; - deve-se dimensionar um termoacumulador sempre em excesso para que este possa aguentar eventuais picos de utilizao do calor nele contido. Porm, o dimensionamento aqui efectuado, embora tenha sido feito por excesso, bastante limitado, uma vez que as condies ambiente e de consumo so rgidas, devendo num caso real recorrer-se a necessidades para diferentes dias e pocas do ano.

Mais particularmente conclui-se, para o caso em estudo: - deve-se recorrer, para suprir as necessidades do sistema, a um termoacumulador de 200 L; -este caso representa, atendendo s condies do e funcionamento, um gasto dirio de cerca de 9,6 kWh de energia; -com uma optimizao do controlo da resistncia, foi possvel uma poupana de 1kWh em cada 5 dias;

24

8. BIBLIOGRAFIA
[1] Incropera, Dewitt; 2008; Fundamentos de Transferncia de Calor e Massa; McGraw Hill 6 Edio; [2] www.vulcano.pt (consultado a 17 de Dezembro de 2012); [3] www.fagor.com/web/pt/ (consultado a 17 de Dezembro de 2012); [4] www.termobrasa.com (consultado a 17 de Dezembro de 2012);

25

Вам также может понравиться