Вы находитесь на странице: 1из 23

7 caractersticas do andar do cristo Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Meus amados irmos em Cristo Jesus a paz do Senhor! Estaremos apresentando um estudo importantssimo sobre as sete caractersticas do andar do Cristo. Vamos acompanhar.

Veja o que o Senhor Jesus pode nos fazer:

1. Andar por f (2 Co 5.7)

(Nm.13:25,27,28,30,31,33 ;Js.14:7-11)

Calebe tinha quarenta anos quando recebeu uma palavra de vitria em sua vida e para sua descendncia. E essa palavra se cumpriu s quando ele tinha oitenta e cinco anos. ele se sentia forte e robusto (v.11) Sabe o que manteve Calebe vivo esses anos todos.

A.) O sentimento de vitria em seu corao. Calebe sabia que Deus ia cumprir a palavra. Calebe sabia que Deus no era homem para mentir.

B.) Perseverana em seguir o caminho do Senhor.

Calebe sabia que enquanto ele tivesse responsabilidade em seguir o caminho do senhor, Deus tinha responsabilidade de cumprir a promessa em sua vida. Quando voc tenta superar a sua misso com sentimento e viso distorcida, voc desiste de perseverar. Voc desiste de Deus, das pessoas, do casamento, da famlia, de viver. por isso que Paulo desafia aos Corntios ande por f e no por vista. Quando voc tem f, seus sentimentos so de perseverana, de esperana, de fora, de nimo como de Calebe. Jesus disse no mundo tereis aflies, mas tenha bom animo, isto tenha sentimento de f, de valentia, de perseverana, de esperana que a sua viso ser corrigida nas circunstncias. Muitos s conseguem movimentar em suas misses s quando tm vontade. Mas aqueles que anda por f, e persevera nos caminhos do Senhor, mesmo sem vontade avana superando as suas misses (Hb 10.35 - 39).

Visto que andamos por f e no pelo que vemos. Andamos por f e no por vista. Eu aprendo que quando andamos com os passos de Jesus nos andamos muito mais do que quando andamos olhando para as coisas, a Bblia ao declarar sobre diz que o justo vive pela f, a nossa vida f s estamos aqui hoje porque temos f seja uma pequena f mais temos.

Quem sabe se voc est com uma enfermidade no seu corpo, ou est com um problema que aos seus olhos no tem soluo. No se esquea que Cristo est caminhando com voc s basta voc olhar com os olhos d f e ver que Ele est contigo e declarar junto com Ele a sua vitria, pois Ele anseia em dar o seu veredito, pois para Ele tudo possvel.

2. Andar no Esprito (Gl 5.16)

Os Cristos tm o Esprito de Cristo e a esperana da glria dentro deles (Cl1:27). Aqueles que andam no Esprito demonstram sua santidade diariamente, em cada momento. Isso acontece quando o Cristo conscientemente escolhe por f depender do Esprito Santo para guiar cada pensamento, palavra e ao (Rm 6:11-14). A falha de depender da direo do Esprito Santo resulta em um Cristo que no est vivendo de acordo com a misso e posio que salvao providencia (Jo 3:3; Ef 4:1; Fp 1:27). Podemos saber se estamos andando no Esprito se as nossas vidas demonstram o fruto do Esprito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio (Gl 5:22-23). Estar cheio (andar) do Esprito o mesmo que permitir que a Palavra de Cristo (a Bblia) habite em ns ricamente (Cl 3.16).

O resultado gratido, cnticos de louvor e gozo (Ef 5:18-20; Cl 3:16). Os Filhos de Deus sero guiados pelo Esprito de Deus (Rm 8:14). Quando os

Cristos escolhem a no andar no Esprito, por isso pecando e O entristecendo, Deus j providenciou uma forma de restaurao atravs da confisso do pecado (Ef 4:30; 1 Joo 1:9). Andar no Esprito seguir a liderana do Esprito. essencialmente andar com o Esprito, permitindo que Ele guie seus caminhos e conforme a sua mente. Em resumo, do mesmo modo que temos recebido a Cristo atravs da f, por f Ele nos pede que andemos com Ele, at que sejamos levados ao cu e escutemos Muito bem! (Cl 2:5; Mt 25:23).

3. Andar em sabedoria (Col 4.4)

Veja as dez maneiras de andar em Sabedoria.

A. Passe tempo com a Palavra de Deus. "Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento a sabedoria o teu ouvido e para inclinares o corao ao entendimento [...] ento, entenders o temor do SENHOR e achars o conhecimento de Deus" (Pv 2:1,2,5).

B. Pea sabedoria.

"Se, porm, algum de vs necessita de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente e nada lhes nega; e ser-lhe- concedida" (Tg 1:5).

C. Reconhea o Senhor em todas as coisas. "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitar as tuas veredas" (Pv 3:6).

D. Ande em reverncia a Deus.

"O temor do SENHOR o princpio da sabedoria" (Pv 9:10).

E. D ouvidos a pessoas sbias.

"Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sbios, e aplica o corao ao meu conhecimento" (Pv 22:17).

F. Valorize a sabedoria acima de tudo.

"Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e no te esqueas das palavras da minha boca, nem delas te apartes. No desampares a sabedoria, e ela te guardar; ama-a, e ela te proteger" (Pv 4:5,6).

G. Ande em obedincia.

"Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo para os que caminham na sinceridade" (Pv 2:7).

H. Seja humilde.

"Em vindo a soberba, sobrevm a desonra, mas com os humildes est a sabedoria" (Pv 11:2).

I. Ame o seu prximo. "O que despreza o prximo falto de senso, mas o homem prudente, este se cala" (Pv 11:12).

J. Busque a sabedoria de Deus e no a do mundo.

"Mas vs sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justia, e santificao, e redeno"(1 Co 1:30).

4. Andar na verdade (3 Jo 4)

"No tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. Porque, noutro tempo, reis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Esprito est em toda bondade, e justia, e verdade)" (3 Jo 4; Ef 5.8-9). Constantemente a Bblia Fala do andar significando conduta, comportamento. Assim ela fala de andar de luz, no amor e na verdade.

O andar na verdade tem algo em comum com o andar fsico: se d um passo depois do outro. Nossos dias esto constitudos por uma sucesso de decises, palavras e atitudes que podem ser verdadeiras ou, pelo contrario, podem estar marcadas pela falsidade e hipocrisia. De opo em opo, de instante em instante, pouco a pouco se refaz a trilha em que uma pessoa se encontra no presente, seja na verdade ou na mentira.

Como andar na verdade? No basta ler ou citar a Bblia corretamente. Nossa vida forma um todo atravs do qual a verdade deve brilhar. Queremos realmente que a verdade, como um pouco de prumo, seja o padro de medida de rea de nossa vida? Queremos de fato nos livrar de toda falsidade e injustia? Ento, decidamos sempre pelo Senhor e por Seus interesses. Ele a luz que examina nossos atos e palavras. Ser que Ele aprova o que fazemos,

dizemos e pensamos? difcil admitir que sejam hipcritas e superficiais. Mas este o caminho da liberdade no qual seremos conduzidos pelo Esprito Santo.

5. Andar em novidade de vida ( Rm 6.1-18 )

a Bblia a mais atualizada regra de f e conduta para quem j aceitou andar em novidade de vida. Veja a seguir os 5 significados do andar em novidade de vida:

A. Novidade de vida andar unido com Cristo - v.5 Tudo com Jesus, amigo fiel e inseparvel. Ele me d a alegria da Salvao, me ensina o Caminho da vida eterna, est sempre comigo; ento devo alegr-LO, imitando-O e obedecendo a tudo o que Ele manda. Ou, porventura, ignorais que todos ns que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos ns em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com Ele na semelhana da sua

morte, certamente, o seremos tambm na semelhana da sua ressurreio.

B. Novidade de vida andar justificado do pecado - v.6-7

Jesus sofreu a condenao por meus pecados. Se Ele morreu no meu lugar estou justificado, cumpri a Lei; ento, porque aceitar as imposies do pecado e ser escravo? O Sangue do Cordeiro de Deus me purifica de todo o pecado! Sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destrudo, e no sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu est justificado do pecado.

C. Novidade de vida viver para Deus - v.8-11

Viver para Deus tornar-se inseparvel, meu maior prazer alegrar o corao do Pai e cumprir Seus Mandamentos. Ora, se j morremos com Cristo, cremos que tambm com Ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, j no morre; a morte j no tem domnio sobre Ele.Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim tambm vs considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

D. Novidade de vida viver debaixo da Graa - v.12-14

Graa favor imerecido, eu estava morto para Deus, mas aceitei o Seu favor, por meio de Jesus e passei a andar na novidade da abundante Graa de Deus. No reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeais s suas paixes; nem ofereais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justia. Porque o pecado no ter domnio sobre vs; pois no estais debaixo da lei, e sim da graa.

F. Novidade de vida ser servo da Justia - v.15-18

Servo a pessoa que serve a um senhor, bom ou mau; portanto quem serve ao Bom SENHHOR Deus anda em novidade de vida e portador da sua Justia em tudo o que fizer.

E da? Havemos de pecar porque no estamos debaixo da lei, e sim da graa? De modo nenhum! No sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obedincia, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obedincia para a justia? Mas graas a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de corao forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justia.

6. Andar em amor (Ef 5.2)

ANDAR EM AMOR O TEMA DA BBLIA Muitos cristos so derrotados na vida, porque no sabem Andar em Amor. Mt 5.43-47 - Ouvistes o que foi dito: Amars o teu prximo, e aborrecers o teu inimigo.

Eu, porm, vos digo; Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;

Para que sejam filhos do vosso Pai que est nos cus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desa sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardo havereis? No faz os publicanos tambm o mesmo?

E, se saudardes unicamente os vossos irmos, que fazeis demais? No fazem os publicanos tambm assim? Hoje em dia, as pessoas chamam Amor, a qualquer sentimento mais forte do que o normal. Na verdade o perfeito Amor o Amor do Tipo de Deus. O amor de Deus incondicional, no est dependente de uma resposta positiva: Eu amo-te, se, tu me amares tambm. No o amor de Deus diz: Eu amo-te, mesmo que tu me rejeites que fales mal de mim, que me persigas.

Rm 5:7,8 - Porque dificilmente algum morrer por um justo; pois poder ser que por um homem bom algum ouse morrer. Mas, Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores. Voc pode dar o seu dinheiro para ajudar um amigo; pode dar-lhe um carro, uma casa, etc, mas se der a sua vida, deu tudo o que tinha.

Durante a Segunda Guerra Mundial, aconteceu num Campo de Concentrao Nazi, que um prisioneiro de guerra fugiu. Quando as autoridades descobriram, foraram os companheiros da cela a dizerem como o prisioneiro tinha fugido. Mas, como ningum ousava falar, ento o oficial mandou fuzilar metade daqueles prisioneiros. A lista foi feita, e

entre os condenados estava um homem, que costumava maltratar os cristos que estavam com ele, na mesma cela. No dia seguinte, levaram todos os prisioneiros a assistir ao fuzilamento. Exclamou o oficial: Assim acontecer, a todos aqueles que tentarem fugir deste Campo, quando um destes cristos que estava na mesma cela, o interrompeu dizendo: Eu no fui condenado, mas se me permitido, eu tomo o lugar daquele homem que sempre me criticou por eu ser crente.

Assim aconteceu h 2.000 anos atrs. Jesus no era condenado, nem to pouco prisioneiro. Ele era livre, mas ns estvamos condenados, Ele tomou sobre si a nossa condenao e deu-nos a sua liberdade. Ele morreu em nosso lugar, desceu ao inferno no nosso lugar. Mas, ao ressuscitar Ele venceu o nosso opressor (o diabo). Hoje, todo aquele que recebe Jesus passa da condenao para a liberdade, da morte para a vida. Este o Tipo de Amor de Deus.

H um exemplo clssico de Andar em Amor, no Velho Testamento: 2 Re 6:8-23. Os srios tentavam destruir os israelitas sempre que podiam, e at armavam emboscadas contra eles. Quando os srios vinham para matar o profeta Eliseu, sem perceber foram levados para dentro das Muralhas da cidade. Sem perder tempo o rei perguntou ao Eliseu se j podia matar a todos, mas lemos nesta passagem que o Profeta fez algo muito estranho e contra os princpios naturais do rei.

2Re 6:22 e 23 - Pe-lhes diante po e gua, para que comam e bebam, e se vo para seu senhor.

E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam: e os despediu, e foram para seu senhor: e no entraram mais tropas de srios na terra de Israel. Diz a Bblia que, depois disto, no entrou mais tropa sria em Israel. Isto revela-nos o porqu de Eliseu ter tanto poder de Deus sobre ele. Eliseu andava em Amor, ele sabia que o Amor era mais importante, que a morte dos seus inimigos.

I Jo 4:7,8 - Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor de Deus, e qualquer que ama nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que no ama no conhece a Deus, porque Deus amor. Se Deus mais importante que os seus adversrios, ento os ame como Deus o ama, ore para que tudo v bem na vida dessas pessoas.

A algum tempo atrs, sucedeu a uma Pastora de determinada Igreja, ser continuamente criticada por outro Pastor. Este Pastor tinha graves necessidades financeiras, e no aceitava que as mulheres pudessem ser pastoras. Certo dia, esta Pastora, tirou uma oferta especial para ajudar a Igreja do dito Pastor. Desde ento, as crticas terminaram. Conta esta irm que, quando ela pedia alguma coisa a Deus, Deus logo lha dava, por qu? Porque ela Andava em Amor.

O Poder de Deus s ser manifesto onde e quando voc Andar em Amor.

O QUE ANDAR EM AMOR

A- Andar em Amor, um modo de viver, no qual Deus, tem prazer completo, e est bem descrito em I Co 13:1-7.

I Co 13:4-7 - O amor muito paciente e bondoso, nunca invejoso ou ciumento, nunca presunoso nem orgulhoso, nunca arrogante, nem egosta, nem to pouco rude. O amor no exige que se faa o que ele quer. No irritadio, nem melindroso. No guarda rancor e dificilmente notar o mal que outros lhe fazem. Nunca est satisfeito com a injustia, mas se alegra quando a verdade triunfa. Se voc amar algum, ser leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditar nele, sempre esperar o melhor dele, e sempre se manter em sua defesa. (Bblia Viva)

J pensou que um dia quando estivermos com Jesus, os Dons de Curas, Milagres, Profecias, etc, j no existiro, mas o Amor continuar por toda a eternidade, porque Deus Amor.

B- Andar em Amor perdoar sempre de corao as ofensas cometidas contra si.

A Bblia conta-nos em Mt 18:21-35, que um certo homem devia muito dinheiro ao rei, e quando foram fazer contas, o rei teve misericrdia, e perdoou-lhe toda a dvida.

Quando este homem saiu da presena do rei, foi ter com aqueles que lhe deviam pequenas quantias, e como no lhe podiam pagar, lanou-os na priso. Quando o rei soube disto entregou este homem aos carrascos, confiscou todos os seus bens, e toda a sua famlia foi vendida como escravos, at que pagasse toda a dvida. Mt 18:34-35 - E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, at que pagasse tudo o que devia.

Assim vos far, tambm, meu Pai celestial, se do corao no perdoardes, cada um, a seu irmo, as suas ofensas.

Algumas pessoas dizem: Eu perdo, mas no posso esquecer. Mas, quando Deus lhe perdoa alguma falta, voc fica como se nunca tivesse pecado. Ele no se lembra mais disso. Ns tambm temos que fazer o mesmo, i.., perdoar e esquecer o mal que nos fizeram. A razo de algumas pessoas sofrerem de artrite, lceras no estmago e at esgotamentos cerebrais, noites sem dormir, etc, porque elas se recusam perdoar. E porque no perdoam Deus tambm no lhes pode perdoar; por conseguinte, sofrem as maldies que o diabo lhes quiser pr. Ef 4:26-27 - No se ponha o sol sobre a vossa ira. No deis lugar ao diabo. Se algum o ofender perdoe-lhe nesse mesmo instante, no deixe passar um dia sem perdoar. Por qu? Porque est a dar lugar ao diabo, que vir a si com pensamentos errados acerca dessa pessoa. E medida que o tempo passa, rancor comea brotar do seu corao e a sua comunho com Deus fica cortada.

Mt 18:21,22 - Ento Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, at quantas vezes pecar meu irmo contra mim, e eu lhe perdoarei? At sete? Jesus lhe disse: No te digo que at sete, mas, at setenta vezes sete. Jesus estava a dizer que, se for necessrio devemos perdoar 490 vezes por dia, isto , perdoar sempre sem esmorecer, porque assim que Deus faz tambm.

C- Andar em Amor no se envolver em contendas, discusses, guerrinhas.

Tg 3:16 - Porque onde h inveja, e esprito faccioso, a h perturbao e toda a obra perversa. Nisto no opera a justia de Deus. Toda a obra satnica existe, no meio destas coisas. H pessoas que perderam a cura e outras bnos por se envolverem em discusses e contendas. Como v, a Bblia ensina que onde h inveja e esprito faccioso DISCUSSES, GUERRINHAS, CONTENDAS, etc - a h toda a obra satnica. Se algum estiver envolvido nestas coisas tem as portas da sua vida abertas ao diabo, que ao entrar o rouba, e causa o mal que ele quiser. Discusses, Guerrinhas e Contendas, so a causa de algumas Igrejas sofrerem, tais problemas, que chegam a fechar; so a causa de muitas famlias se desfazerem, muitos casamentos acabarem em divrcios, muitos filhos se desviarem por maus caminhos; muitos empregados serem mal remunerados. 2Tm 2:24-26 - E ao servo do Senhor no convm contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;

Instruindo com mansido os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhe dar entendimento, para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laos do diabo, em que vontade dele, esto presos. Como se v nesta passagem, as pessoas envolvidas em Contendas esto amarradas por laos do diabo, que faz com elas o que ele (diabo) quer. O meu conselho : nunca se envolva em Contendas. E, se algum o provocar, AFASTE-SE ou NO RESPONDA. Uma Discusso, precisa sempre, pelo menos de duas pessoas. Se voc no participar, j no h discusso.

D- Andar em Amor no manipular, no apontar dedos e no falar vaidade.

Isaas 58:9 - Ento clamars, e o Senhor te responder; gritars, e ele dir: Eis-me aqui: se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade. Aqui, em Isaas 58:9, Deus diz que s ir responder s oraes do povo se ele: a) TIRAR O JUGO DO MEIO DE TI - parar de manipular outras pessoas, usando-se de influncias, dinheiro, sexo, etc. Deus no manipula ningum. S recebe Jesus quem quer, s segue os caminhos de Deus quem quer. Se Deus no manipula, logo, ningum tem o direito legal de faz-lo. b) DEIXAR O ESTENDER DO DEDO, no apontar os defeitos das outras pessoas.

Ex.: Ah, tu sabes que o Francisco fez isto As pessoas tm uma tendncia para ver o mal dos outros, mas no se lembram que todos ns falhamos. Mt 7:1-5 - No julgueis, para que no sejais julgados. Porque, com o juzo com que julgardes, sereis julgados, e, com a medida com que tiverdes medido vos ho de medir a vs E por que reparas tu no argueiro que est no olho do teu irmo, e no vs a trave que est no teu olho? Ou como dirs ao teu irmo: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu? Hipcrita, tira primeiro a trave do teu olho, e ento cuidars em tirar o argueiro do olho do teu irmo.

Se algum apontar dedos aos defeitos de algum, Jesus chama-o de HIPCRITA. c) DEIXAR DE FALAR VAIDADE, deixar de se vangloriar, intitulando-se de o maior, o melhor, a pessoa perfeita. Ex.: Ah, eu que percebo disto! No aquele! No h ningum melhor que eu, nestas coisas .

E- Andar em Amor encobrir a transgresso dos outros

Pv 17:9 - O que encobre a transgresso busca a amizade Em Gnesis 9:20-26, a Bblia conta-nos que No despiu-se na sua tenda, embriagado, e que um dos seus filhos o viu, e contou a todos que o seu pai estava despido na sua tenda. Quando os outros filhos souberam, foram,

sem olhar para ele, com a cara virada para trs, e taparam a nudez de seu pai. Algumas pessoas descobrem as transgresses dos outros para que as suas prprias transgresses no sejam notadas. Mas, cobrindo as falhas dos outros, que Deus vai cobrir tambm as nossas.

F- Andar em Amor falar palavras de edificao com respeito s outras pessoas.

Ef 4:29 - No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas s a que for boa para promover a edificao, para que d graa aos que a ouvem. Esteja sempre de acordo com Deus; olhe para as outras pessoas como Deus olha; fale das outras pessoas o que Deus fala. Encubra a transgresso, fale palavras de edificao com respeito s outras pessoas. Fp 4:8 - Quanto ao mais, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo tudo o que puro tudo o que amvel tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, se h algum louvor, nisso pensai. Todos juntos, somos como um corpo. Se voc falar mal do seu irmo, est a falar mal de si mesmo. Antes de atirar barro, casa do seu vizinho, vai sujar as mos. Quando algum fala mal de outra pessoa, esse mal, contamina-o primeiro a ele. Mt 15:11 - O que contamina o homem no o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso o que contamina o homem. Se deixar o Amor de Deus controlar as suas emoes e todo o seu ser, ento clamar e Deus lhe responder, sempre. Andar em amor, a porta para um bom relacionamento com Deus, e para o poder de Deus na sua vida.

FAA O PROPSITO DE ANDAR SEMPRE EM AMOR.

7. Andar segundo os Seus mandamentos (2 Jo 6)

Joo escreve que se alegrou muito ao encontrar alguns daquela igreja e ver que estavam andando na verdade. Andar na verdade diz respeito sua maneira de vida, comportando-se em obedincia ao mandamento recebido do Pai. O mandamento que andemos na luz como Ele est na luz, para que vivamos segundo a Palavra de Deus, que "lmpada para os nossos ps e luz para o nosso caminho" (Salmo 119:105). Desde o incio do Seu ministrio, o Senhor Jesus ensinou aos seus discpulos "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" e "nisto todos conhecero que sois meus discpulos," no porque freqentam a igreja e cumprem com todos os seus rituais, mas "se vos amardes uns aos outros" (Joo 14:15, 13:35). Aqui temos o equilbrio que deve ser mantido: andar na verdade e amar os irmos na f. Se uma igreja no fizer isto, estar desequilibrada. possvel ser sentimental na igreja e prestar pouca ateno ao andar na luz; ou ser muito escrupuloso em obedecer toda e qualquer instruo encontrada no Novo Testamento, mas faltar em apoiar os irmos e irms com amor. Todos os apstolos salientaram que devemos andar em amor. maravilhoso ser "fundamentalista", mas se no estivermos andando em amor uns pelos outros, no somos de forma alguma fundamentalistas.

Tambm no podemos colocar o amor acima da verdade, porque se o fizermos, estaremos sacrificando a verdade. O amor andar segundo os Seus mandamentos. outra maneira de dizer a mesma coisa. Os mandamentos do Senhor so mais do que os "dez mandamentos": o crente elevado a um nvel superior onde deve produzir nesta vida, pelo Esprito (pois o fruto do Esprito), amor, alegria, paz, pacincia, amabilidade, bondade, fidelidade, mansido, e domnio prprio (Gl 5:22,23 - ). Se estas virtudes estiverem em ns e permanecerem em ns, estaremos andando conforme os Seus mandamentos. Se no, estamos vivendo em desobedincia, por mais meticulosos que sejamos no cumprimento do formalismo.

Que cada um de ns possamos andar nos retos caminhos do Senhor de forma digna da vocao pela qual fomos chamados (1Co7.20). Andar na verdade sinnimo de andar nos retos caminhos do Senhor; pois Jesus o caminho a verdade e a vida (Jo 14.6) Ele justo e fiel e assim que cada um de ns devemos ser.

Que Deus nos ajude a ser fiel at a morte para recebermos a coroa da justia. Amem!

Вам также может понравиться