Вы находитесь на странице: 1из 17

Histria do Piano

Piano... Gravicembalo col piano e forte...

O piano foi inventado por um italiano, Bartolomeo Cristofori (1655-1731), no incio do sculo 18 mas s vingou no final desse sculo ao ser usado por grandes msicos como Carl Philipp Emanuel Bach, Mozart e Beethoven.

gravicembalo de Bartolomeo Cristofori (Florena, 1720)

A diferena principal do piano em relao ao cravo que era, ento, o mais difundido instrumento de teclado que o piano tinha controle de dinmica, ou seja, o executante poderia imprimir intensidade ao toque, variando do "piano", palavra italiana que significa "suave"; ao "forte", ou seja, o oposto. Da o nome do instrumento, "gravicembalo col piano e forte", que passou, posteriormente, a ser apenas conhecido como "piano". Durante o sculo 18, porm, quando o piano ainda estava sendo aperfeioado, duas nomenclaturas foram usadas para design-lo: "pianoforte" e "fortepiano"; e at hoje comum elas aparecerem quando a referncia a pianos antigos ou suas rplicas.

Rplica de um fortepiano Jean-Louis Dulcken (Munique, c. 1795)

Portanto quando voc ouve os termos "pianoforte" ou "fortepiano", estes esto referindo-se a um mesmo instrumento: o antigo piano, ainda de sonoridade frgil, sem pedais e de tessitura mais estreita. H apenas uma exceo: na Itlia, ainda comum as pessoas usarem o termo "pianoforte" como sinnimo de piano, seja ele moderno ou antigo. O PIANO E FORTE O CRAVO, a ESPINETA e o CLAVICRDIO lutam para se fazer ouvir contra orquestras e salas cada vez maiores e com mais pblico. Numa poca em que os construtores de instrumentos de cordas com teclas lutavam para melhorar as performances mecnicas e acsticas, no admira que por vezes surgissem inventos parecidos oriundos de locais completamente distintos. Foi o que aconteceu com Bartolomeo Christofori em 1707, Marius de Paris em 1716 e Christoph Schroter em 1717. Em 1716 o construtor Marius de Paris realizou 3 modelos experimentais de mecanismos com martelos que pretendia aplicar ao cravo. As suas novas propostas foram, nesse ano, apresentadas Academia de Cincias mas aparentemente nunca nenhum instrumento foi construdo com esses novos sistemas, provavelmente porque um mecanismo com martelos, para ser eficaz, requer uma estrutura bastante diferente da do cravo ou do CLAVICRDIO, visto que necessita de cordas mais pesadas e muito mais tensas.

Um instrumento que j existia na poca e que tinha capacidade de suportar a energia do martelo era o DULCIMER, instrumento muito simples, com uma estrutura muito resistente, suportando cordas metlicas de ao, pesadas e muito tensas. No DULCIMER o executante que segura os martelos nas mos atacando as cordas directamente. Toca-se como se fosse um xilofone. Christoph Schroter, organista alemo, declarou que a ideia de um mecanismo com martelo lhe ocorreu depois de ouvir um enorme DULCIMER. Esse novo mecanismo era substancialmente diferente do sistema do cravo. A aco desenvolvia-se em torno de um eixo, com o martelo executando um movimento de rotao mais enrgico do que o movimento vertical do saltarelo. Este sistema teve duas variaes: uma com o martelo por cima das cordas e outra com o martelo por baixo das cordas.

Maquinismos de Christoph Schroter. Um com ao de baixo para cima e outro de cima para baixo. O primeiro serviu de base para o sistema actual.

Apesar do esprito inventivo de Christoph Schroter, no se conhece nenhum instrumento construdo por ele, aparentemente por falta de apoio do seu rei. Apesar disso, em Dresden no ano de 1724 foram construdos alguns que usavam o mecanismo concebido por Schroter. Parece que em 1728 o alemo construtor de rgos Gottfried Silbermann tambm constri instrumentos com um mecanismo que pretendia ser um aperfeioamento do de Schroter. No entanto esse mecanismo tornava as teclas de toque muito rijo em comparao com o cravo. Bach ter condenado esse instrumento por ser muito difcil de tocar apesar de o considerar de sonoridade agradvel. Estes primeiros instrumentos no dispunham ainda de sistema de "escape". O "escape" um sistema que permite que o martelo se afaste da corda logo aps a pancada deixando que esta vibre livremente. Os crditos do 1 instrumento completo e eficaz vo para Bartolomeo Christofori, de Pdua. Uma publicao datada de 1711 apresentava um desenho do mecanismo por ele inventado em 1707 e aplicado num instrumento a que deu o nome de PIANO E FORTE. Esse instrumento foi exibido em 1711 e tinha uma caixa parecida com a do cravo, em forma de asa, mas muito mais resistente para que pudesse suportar as cordas de ao, pesadas e tensas. Em 1720 Christofori completa o primeiro modelo "comercial". O mecanismo desse PIANO E FORTE j mostrava importantes melhoramentos em relao ao modelo de 1707: Tinha sido acrescentado o sistema de "escape", um sistema que regulava a queda do martelo e um abafador por cada tecla. No tinha pedal. Era um mecanismo que permitia tocar desde o mais suave pianssimo at ao fortssimo, da o nome que lhe foi atribudo. Christofori faleceu em 1731 e no deixou outros seguidores alm de Gottfried Silbermann, que copiou e deu seguimento s suas invenes. O mais talentoso seguidor de Silbermann foi um jovem de nome Johann Andreas Stein, que tomou como base os desenhos de Schroter e criou aquele que passaria a chamarse o mecanismo de tipo alemo ou vienense. A grande poca do desenvolvimento do PIANO E FORTE aconteceu entre o meio do Sc XVIII e o fim do Sc XIX. Foi tambm nessa fase que se comeou a reduzir o tamanho,

tentando passar do formato do tipo asa ou cauda, para os formatos verticais ou de mesa. Em 1745 C. E. Friederici construiu o primeiro PIANO vertical e cerca de 1758 o primeiro PIANO de mesa. Este novo tipo (o de mesa) tinha uma caixa rectangular parecida com a do clavicrdio e as cordas eram colocadas no sentido do maior comprimento, paralelas ao teclado. Ao longo desse perodo o nome PIANO E FORTE evoluiu para PIANOFORTE e depois para PIANO. Em 1775 j havia construtores de PIANOS na Alemanha, em Inglaterra, Frana e Amrica.

O PIANO DE MESA Em 1765 Johannes Zumpe, ele tambm aluno de Silbermann, constri em Londres o seu primeiro piano de mesa, com o formato muito prximo do clavicrdio mas tambm com o chassis reforado para as cordas de ao e equipado com o novo tipo de mecanismo com martelos, abafadores, sistema de escape e pedal. Em apenas 10 anos John Broadwood em Londres, Sebastian Erard em Paris e Beherend em Filadlfia, entre outros, apresentam tambm os seus modelos de PIANOS de mesa. Mas sendo todos eles de volume de som bastante mais fraco do que nos modelos de cauda. Se no considerarmos o aumento do nmero de teclas e outros melhoramentos de menor importncia, para se falar da evoluo do PIANO de mesa teremos que nos virar para os Estados Unidos da Amrica, onde este tipo de instrumento foi rei quase durante 100 anos. Em 1825 Alpheus Babcock, de Boston, inventou o chassis inteiramente de ferro e fundido numa s pea. Este ter sido eventualmente o mais importante melhoramento ao longo de todo o Sc XIX. S com o novo chassis foi possvel concretizar o desejo j antigo de aumentar o tamanho e a espessura das cordas e consequentemente o volume de som. Os antigos quadros de madeira no poderiam suportar a tenso das maiores cordas. O famoso construtor de Boston, Jonas Chickering, aperfeioou o chassis de Babcock e acabou por conseguir registar a

patente em 1840. A maioria dos construtores de Boston optaram pelo chassis de ferro fundido. No entanto em Nova Iorque, mais influenciados pelo estilo alemo, rejeitaram este novo invento argumentando que a sonoridade se tornava demasiado metlica, principalmente nas notas mais agudas. Sabe-se agora que esse timbre tinha a ver com uma deficincia das ligas metlicas ento disponveis e no com outros factores. Na Exposio Mundial de Nova Iorque, em 1855, a firma americana Steinway and Sons fez sensao apresentando um piano de mesa com 85 teclas (7 oitavas), chassis de ferro fundido de um novo formato mais resistente para poder suportar o esforo das cordas tambm mais engrossadas das notas graves. As cordas eram montadas em posio cruzada o que permitia que num chassis dum determinado tamanho se montassem cordas mais compridas. Este modelo no fez sensao apenas por ser capaz de produzir mais volume de som e ter maior extenso de voz mas principalmente por ter sido ultrapassado o problema da sonoridade metlica e estridente nos agudos. Depois do sucesso do modelo da Steinway todos os construtores americanos passaram a usar teclados de 85 teclas com chassis metlico de cordas cruzadas, o que veio a ser o novo standard na construo de pianos. Actualmente todos os pianos tm essas caractersticas mas, o teclado standard passou para 88 teclas. Apesar do sucesso que se lhe reconhece, a Steinway and Sons no criou um produto "acabado". Antes do final do sc. XIX ainda iriam aparecer importantes melhoramentos. O piano de mesa da Steinway tinha uma caracterstica importante que viria a ser completamente modificada apenas 10 anos depois pelo construtor americano Frederick Mathushek. Nos pianos de mesa o cepo das cavilhas ( pea de madeira onde so cravadas as cavilhas metlicas que servem para esticar as cordas fazendo a afinao ) era inicialmente colocado nas "traseiras" da caixa, do lado oposto ao teclado. Essa caracterstica dificultava imenso o trabalho do afinador visto que num instrumento daquelas dimenses era muito difcil ter uma mo no teclado e outra na zona do cepo. Frederick Mathushek inverteu todo o sistema e colocou as cavilhas logo junto ao teclado sem alterar o timbre do instrumento. Este melhoramento considerado um dos mais

geniais da evoluo do piano de mesa. Depois de 1867, ano da Exposio de Paris, os lderes da industria americana, confrontados com o sucesso do piano vertical na Europa, dedicaram-se ao desenvolvimento deste tipo de instrumento que apresentava a enorme vantagem de ocupar bastante menos espao. Os ltimos pianos de mesa americanos foram fabricados no ano de 1880.

O PIANO VERTICAL Depois de C. E. Friederici em 1745 e das experincias de Stein e outros, parece que s em 1780 aparece outro piano vertical, pela mo de Johann Schmidt de Salzburgo. Em 1800, nos Estados Unidos, John Isaak Hawkins constri tambm um piano vertical com as cordas paralelas, sistema de escape, sistema de controle da descida do martelo ( atrape ) e outras novidades (no tinha pedal). Apesar do mecanismo bastante avanado, no fez sucesso por ter uma sonoridade muito desagradvel. O atrape ( do francs - attraper - segurar) - Este sistema impede que o martelo ao cair transmita impulso tecla, o que seria sentido pelo executante. Em 1807 William Southwell, de Londres, aparece com um pequeno piano vertical em que as cordas eram montadas na diagonal mas colocadas totalmente para cima do teclado e no atrs deste, como era habitual. Tinha apenas uma extenso de voz de 6 oitavas, de F a F. A popularidade do piano vertical na Europa disparou em 1826 quando um construtor de nome Wornum, desenvolveu um mecanismo que combinava preciso com durabilidade. Esse novo mecanismo permitia repetir a mesma nota com maior velocidade. Ignace Pleyel, de Paris, adoptou e aperfeioou esse mecanismo, que passou a chamar-se a ostentar o seu nome. O sucesso foi to assinalvel que se tornou extremamente difcil vender pianos de mesa na Europa. O mecanismo Pleyel actualmente usado em todos os pianos verticais, tendo sido introduzido apenas um melhoramento importante: no fim do sc. XIX os abafadores passaram a ser

colocados abaixo dos martelos, o que os torna muito mais simples e eficazes. No entanto no incio do sc. XX muitos fabricantes ainda colocavam os abafadores por cima dos martelos. Na Alemanha o fabrico de pianos verticais comeou a aumentar cerca de 1835, ao mesmo tempo que diminua o nmero de pianos de mesa. Estes deixaram de ser construdos em 1860, Vinte anos mais cedo que nos Estados Unidos. Os pianos alemes do fim do sc. XIX eram maiores e muito mais pesados do que os pianos franceses e ingleses. Enquanto nestes dois ltimos pases se continuava a construir pianos com chassis de madeira os alemes, influenciados pelos americanos, j os construam em ferro, com cordas cruzadas e com 3 cordas por cada nota. J atrs se referiu que o sistema de cordas cruzadas permite que, na mesma caixa, estas sejam mais compridas do que no antigo sistema de cordas verticais e paralelas. Esses pianos tinham mais e melhor sonoridade e robustez do que os seus contemporneos. Tinham tambm uma sonoridade muito aperfeioada mas o toque ( sensibilidade do teclado ) era bastante inferior ao dos melhores pianos de mesa americanos. Apesar disso nessa poca os pianos verticais alemes monopolizavam o mercado europeu. No fim do Sc XIX os construtores americanos de pianos verticais usavam mecanismos mais complexos, mais caros e de toque menos agradvel do que os alemes. A pouco e pouco todos eles copiaram o sistema mais vantajoso. Apesar da notvel evoluo do piano vertical este continua a apresentar alguns problemas de difcil soluo, tanto a nvel mecnico como acstico. O facto das astes dos martelos estarem em posio quase vertical dificulta a recuperao da posio de repouso. O movimento de retorno do martelo no se faz totalmente por aco da gravidade mas sim auxiliado pela aco de uma mola e de uma fita de tecido. Por outro lado o sistema de escape um mal necessrio. Como este tambm depende de uma mola, contribui para que o toque se torne menos agradvel. A tecla, ao ser mais curta do que no piano de cauda, tambm tem menos flexibilidade, o que torna o toque menos dinmico. No entanto no deve entender-se que o piano vertical uma

inveno infeliz. Actualmente, nos modelos de boa qualidade, os defeitos que ainda persistam esto bastante minimizados. Se deixarmos de lado os modelos mais pequenos, de sonoridade menos cheia, pode dizer-se que a generalidade das marcas apresenta produtos muito aceitveis e de grande durao. O sucesso do piano vertical deve-se diminuio de dois factores importantssimos, embora ambos com influncia directa na qualidade: tamanho e preo. Em plena revoluo industrial, a mquina a vapor abriu as portas produo em grande srie a custos mais reduzidos, permitindo fazer face crescente procura. Pleyel, juntamente com Sebastien Erard, beneficiou de um golpe de oportunidade. Os seus aperfeioamentos no mecanismo do piano vertical coincidiram com o incio da construo de prdios de apartamentos. No incio do sc. XIX a cidade de Paris estava de tal modo congestionada que a alternativa foi construir daquela forma, com pequenas divises e com escadas onde dificilmente caberia um piano de cauda ou de mesa. Quando a crise da falta de espao comeou a afectar outras cidades europeias os potenciais compradores de pianos verticais aumentaram de nmero e os construtores alemes e ingleses optaram por seguir as pisadas de Pleyel e de Erard. A marca Pleyel ainda hoje existe embora tenha sido vendida pelos herdeiros em 1934 e tenha passado j por vrios proprietrios. O mesmo aconteceu marca Erard. Desde 1971 ambas esto associadas Schimmel, fundada na Alemanha em 1885. A japonesa Yamaha, fundada em 1887, tambm est associada a esse fabricante. Nos E. U. A. s cerca de 1880 que comeam a crescer os primeiros prdios de apartamentos, o que justifica o atraso de popularidade do piano vertical.

O PIANO DE CAUDA O formato em forma de asa ou cauda parece ter sido usado pela primeira vez em 1521 e tem sido sempre o formato preferido dos construtores preocupados em produzir

instrumentos de teclas e cordas de alta qualidade, por ser capaz de produzir mais e melhor som que os outros formatos. Este formato o que usava nos cravos e pianofortes. o que permite um melhor relacionamento entre o executante e as cordas. O facto de ser um sistema "tudo em linha" torna mais natural o funcionamento do mesmo, sem necessidade de recorrer a artifcios de menor eficcia. Ao contrrio do que acontece no piano vertical, o teclado, os martelos, atrapes, abafadores e cordas trabalham num alinhamento perfeito, tudo na horizontal e sem necessidade de transferncias de energia para outras direces. Todos os retornos acontecem por fora da gravidade, sem necessidade de quaisquer molas, excepto no caso do escape, que usa uma mola muito simples e que passa quase despercebida. Tal como o cravo, tambm o piano de cauda teve que resistir aos "sofrimentos" infligidos por alguns inventores j tocados pelo esprito da "one man band" e dos actuais sintetizadores. Numa publicao de 1796 aparece a descrio de um piano construdo pela fbrica Still Brothers da Bomia. Segundo essa descrio a dita mquina tinha formato de cauda, com cerca de um metro de altura e 2,5 metros de comprimento ( enorme ! ), 230 cordas, 360 tubos e 105 efeitos tmbricos. Tinha tambm dois teclados e 25 pedais que serviam para controlar os efeitos sonoros. Esse instrumento pretendia imitar flautas de vrios tipos, alades, fagote, assobio, clarinete, corne ingls e outros. Dispunha ainda de tringulos, pratos, diversas peles, etc. So conhecidas tambm as "pianolas" americanas do incio do sc. XX, que funcionavam com um sistema mecnico de ar comprimido ou de manivela que fazia a leitura em rolos de papel perfurado e os pianos de teatro, com efeitos bizarros e que eram utilizados para acompanhar os filmes de cinema mudo. Os msicos srios rejeitaram estas e outras propostas, certamente interessantes pelo ponto de vista de inventor, mas menos relacionadas com a verdadeira expresso artstica. Para por em aco um conjunto de cordas de ao, compridas, grossas e muito tensas foi necessrio aumentar a velocidade e a resistncia dos mecanismos existentes. A grande intensidade de som dum piano de cauda depende da interaco entre o mecanismo e as cordas e entre as cordas e

o tampo harmnico. O tampo harmnico do piano equivale ao tampo de uma guitarra ou violino, tem como funo aproveitar o movimento da corda para ele prprio se movimentar pondo em movimento uma maior massa de ar do que a corda s por si, produzindo maior impacto no tmpano e no ouvido interno. Durante anos alguns mestres alemes e ingleses trabalharam no assunto mas um dos primeiros construtores a resolver o problema e fabricar um produto satisfatrio foi o j referido Sebastien Erard, de Paris, cerca de 1775. O seu piano de cauda tinha chassis de madeira e s uma outra verso datada de 1823 aparece reforada por um conjunto de 6 barras de ferro longitudinais. Outro dos construtores com sucesso foi o ingls John Broadwood que apresenta o seu primeiro piano de cauda em 1781. Parece que o chassis de ferro fundido numa s pea aparece em 1820 pela mo dos construtores Allen & Thom, de Londres. Tal como no piano de mesa e no vertical o desenvolvimento foi contnuo e envolveu um grande numero de fabricantes e de novas ideias. Algumas delas foram aplicadas simultaneamente em todos os tipos de pianos. Entretanto Johann Andreas Stein e a sua filha Nannette Stein - Streicher, dedicaram-se ao aperfeioamento do maquinismo de Schroter por terem constatado que os pianofortes por ele construdos a partir de 1780 foram os preferidos por Mozart, Beethoven e outros. Talvez a principal razo fosse a de que esse sistema tinha um toque mais elstico que os pianos de Christofori e produziam uma sonoridade mais agradvel, menos agressiva, lembrando vagamente os clavicrdios. No mecanismo de Stein o martelo percorria uma distncia maior desde a posio de repouso at corda e a flexibilidade da aste do martelo diminua a violncia da pancada. Esses dois elementos, flexibilidade e sonoridade, deram-lhes a supremacia na Alemanha, ustria e Itlia durante muitos anos. Em 1821 Pierre Erard, sobrinho de Sebastien, regista em Inglaterra uma patente a que deu o nome de "duplo escape". Este novo sistema permite uma maior velocidade de repetio da nota. A grande fama do nome Erard deve-se a essa inveno muitas vezes, erradamente, atribuda a Sebastien. Em 1838 Pierre d de novo nas vistas com um novo sistema de fixao das cordas: o capo tasto. Actualmente tambm usada por todos os fabricantes, o capo tasto apenas uma

barra de lato colocada sobre as cordas, logo abaixo das cavilhas e que as pressiona contra o chassis evitando que acidentalmente mudem de posio por aco das pancadas mais violentas. Tambm melhora a sonoridade. um sistema mais simples do que os agrafes, tambm inventados por Pierre. Entretanto os construtores americanos tambm trabalhavam no assunto. Em 1825 a Loud Brothers apresenta um piano de cauda com 88 notas em vez das 85 do piano de mesa da Steinway & Sons. O tambm famoso Jonas Chickering patenteou o seu chassis de ferro para piano de cauda em 1843. S em 1859 (4 anos depois do seu piano de mesa) a Steinway apresenta o seu piano de cauda com chassis monopea reforado e cordas dispostas em posio cruzada. Depois da Expo de Londres em 1862, os construtores alemes e Austracos adoptaram a sistema americano enquanto os ingleses e franceses se mantiveram fieis s cordas paralelas e chassis reforado com barras de ferro durante mais alguns anos. Em Inglaterra os mestres carpinteiros conseguiram modificar o formato da cauda do piano eliminando os cantos angulosos para adoptar a forma arredondada que se usa actualmente. Em vez de tentar dobrar uma tbua para fazer as curvaturas, tarefa impossvel naquela poca, optaram por usar pequenas peas de madeira que eram coladas umas s outras logo no formato arredondado que se pretendia. O piano de concerto de hoje pode-se considerar um modelo de perfeio tecnolgica e acstica. Desde o final do sc. XIX que a pouco e pouco se foi libertando de todas as invenes menos felizes e se tornou numa reunio das melhores ideias dum grande nmero de mestres construtores. Actualmente a evoluo tem sido mais na rea da escola dos materiais de construo do que propriamente na evoluo dos sistemas, j muito aperfeioados. Tem a caixa construda em contraplacado do tipo martimo, isto , com as lminas todas da mesma espessura, sem ns ou unies em cada placa e colado com cola prova de gua. A construo em contraplacado torna-se mais slida do que em madeira do tipo "tbua". Algumas peas do mecanismo podem ser de plstico, sem qualquer influncia na qualidade do som. Usam-se tambm materiais modernos tais como os alumnios para os chassis do

mecanismo, parafusos inoxidveis, colas prova de gua, etc. O chassis de um piano de concerto moderno suporta uma tenso vizinha das 30 toneladas. O tamanho de um piano moderno de concerto ronda os 2.70 metros e tem 88 notas. A Ludwig Bosendorfer, de Viena, constri um modelo com 97 teclas, 2.90 metros de comprimento e a mdica quantia de 750 kilos. o Bosendorfer Imperial, por muitos considerado o melhor piano do mundo. Actualmente fabricam-se pianos de cauda com comprimento a partir de 1.50 metros. Para uma sonoridade cheia e interessante so necessrios pelo menos 1.70 metros. Para se fazer ouvir numa grande orquestra usam-se os maiores modelos, com comprimentos que podem chegar aos 2.90 metros.

Bibliografia: Pianos and their Makers - Alfred Dolge. Edio de 1911 Dicionrio de Musica - Arthur Jacobs. Edio de 1977 Msica no Tempo - James Galway Edio de 1982 Pierce Piano Atlas - Bob Pierce - Edio de 1997

Mais histria As origens do piano (instrumento de cordas percutidas) so mais recentes do que as do Cravo (instrumento de cordas beliscadas). Pelo menos no se conhece nenhum instrumento de cordas percutidas anterior Idade Mdia. O saltrio medieval pertence s duas famlias: do piano e do cravo. Originrio do Oriente, surge pelo sc. XII e compe-se de uma caixa de ressonncia triangular ou trapezoidal munida de sete a dez cordas que se beliscam com os dedos (donde a sua denominao que designava, para os gregos, todos os instrumentos tocados com os dedos e no com o plectro). Mas a partir da segunda metade do sc. XIV

imaginou-se percutir as cordas com pequenos martelos, estando o instrumento pousado numa mesa. Na mesma poca apareceu o echiquier: um saltrio munido de um teclado, cujas teclas accionam pequenos martelos. Mencionado por Guilherme de Machaut antes de 1377, o echiquier, muito difundido em Frana, na Inglaterra e na Espanha at ao sc. XVI o mais autntico antepassado do nosso piano. A partir do sc. XV, uma grande variedade de instrumentos procedendo do saltrio de cordas percutidas espalhou-se pela Europa sob a denominao de tympanon (muitas vezes tomado como termo genrico), doucemre. doucemelle, doulcimer, cymbalum, etc... Alguns utilizando varetas com a extremidade em forma de colher com que se percutem as cordas; outros so munidos de um teclado e de um mecanismo engenhoso graas ao qual o martelo recai sobre si, mesmo depois de ter percutido a corda, evitando, assim, abafar o som (princpio de escape que s foi reencontrado por rard dois sculos mais tarde). Do aperfeioamento destes instrumentos nasceu o Clavicrdio cuja primeira descrio precisa data dos finais do sc. XV. To antigo quando a espineta e os outros instrumentos da famlia do cravo, o clavicrdio no deve ser confundido com o piano. um outro instrumento, cujas cordas (dispostas paralelamente ao teclado) so feridas segundo um dispositivo que permite ao mesmo tempo dividi-las, estando cada corda destinada a vrias notas: o clavicrdio, diz-se ento que ligado. O elemento percutidor, pequena pea chamada tangente, est cravada sobre as caudas das teclas e percute num ponto determinado de diviso da corda. O mais antigo clavicrdio que se possui, data de 1543; est dotado de um teclado de quarenta e cinco teclas para vinte e duas cordas duplas (afinadas por pares a unssono); at ao sc. XVIII, poca da supresso das ltimas cordas ligadas o gebundenes Clavichord comportar menos cordas (ou pares de cordas) que teclas. O instrumento apareceu em Frana no sc. XVI com o nome de manicrdio que estava ainda em uso no sc. XVII. Muito difundido na Alemanha nos scs. XVII e XVIII, no foi suplantado pelo piano seno quando este pde compensar o inconveniente dum estorvo e dum peso acrescidos por um

aumento muito sensvel do volume sonoro. No seu Versuch ber die wahre Art das Klavier zu spielen (1753), C.P.E. Bach compara as qualidades do rgo, do cravo, do clavicrdio e do piano-forte, que ele nos apresenta como os instrumentos de acompanhamento mais difundidos do seu tempo. Sob o ponto de vista pedaggico, ele pensa que o clavicrdio tem maiores qualidades do que o cravo e o novo piano-forte: no clavicrdio, com efeito, a simplicidade da mecnica pe o intrprete em contacto directo com a corda; ela permite-lhe ligar melhor a expresso dedilhao e executar at um certo vibrato (Bebung). Hoje, no somos obrigados a partilhar esta preferncia; mas interessante observar a coexistncia, por meados do sc. XVIII, do cravo, do clavicrdio e do piano, que no ilustram, como muitas vezes se julga, as etapas sucessivas de uma evoluo ligada ideia de progresso. O inventor do piano verdadeiramente Bartolomeo Cristofori que construiu em Florena, por volta de 1710, o seu primeiro Gravicembalo col piano e forte. Os seus instrumentos utilizam uma mecnica que os aparenta mais ao actual piano do que ao clavicrdio. Mas, as realizaes de Cristofori no ultrapassaram as fronteiras da Itlia e foi ao saxnico Silbermann que coube o mrito de ter desenvolvido e propagado a fabricao do novo instrumento. Este, contudo, levou bastante tempo a obter a predileco dos msicos. J.S. Bach, em particular, era bem pouco favorvel aos instrumentos de Silbermann e parece que os seus contemporneos e os seus sucessores imediatos foram, se no hostis, pelo menos indiferentes.

De uma forma geral, pode considerar-se que a era do piano s comea por volta de 1765-1770 (poca das primeiras sonatas de Haydn): salvo muito raras excepes, todas as composies para teclado anteriores a esta poca eram destinadas ao rgo, ao cravo ou ao clavicrdio. A partir de 1773, o fabricante ingls John Broadwood aperfeioa consideravelmente a mecnica Cristofori Silberman e, em 1769 e 1823, o francs rard inventa a mecnica dita de escape, depois o duplo escape assente no princpio sobre o qual so construdos os pianos modernos. Esta mecnica permite uma maior preciso no ataque e torna possvel as repeties rpidas, evitando que os martelos funcionem como abafadores sobre as cordas. A bem dizer a ideia no era nova: certas variedades de tmpanos do sc. XVI e os instrumentos de Cristofori estavam, desde 1726, equipados com mecanismos anlogos. Mas a habilidade e a regularidade de funcionamento da mecnica de rard, tinha feito deste grande fabricante o verdadeiro criador, com Broadwood, do piano moderno. Os aperfeioamentos ulteriores no tinham sido mais do que aperfeioamentos de pormenor: inveno do piano vertical (Inglaterra, 1807), da armao metlica (Estados Unidos da Amrica, 1825), do princpio das cordas cruzadas (1832, U.S.A.), revestimento dos martelos com feltro, ampliao do teclado, etc. O piano compe-se essencialmente de uma caixa de ressonncia ou caixa de harmonia em pinheiro alvar, montada sobre um madeiramento chamado barrage. As cordas so esticadas sobre um cavalete colocado nesta caixa

e so fixadas num dos lados por um suporte de sustentao e no outro por um suporte com cravelhas; nos pianos mais antigos estes suportes eram de faia ou de cer, mas os pianos modemos so providos de uma armao de ferro fundido, duma s pea, substituindo os dois apoios de sutentao e a barrage. As cordas, triplas excepto no grave, exercem sobre a armao uma tenso na ordem das vinte toneladas! Cada uma das teclas (em tlia recoberta de marfim ou de bano para as teclas pretas) comanda um martelo e, simultaneamente, um abafador por intermdio de um mecanismo que seria moroso descrever. Os dois pedais, impropriamente chamados pedais suave e forte, tm funes de natureza muito diferente e podem ser empregados cada um deles em expresso de piano ou forte. a pedal da esquerda (que se indica na escrita por una corda) desloca ligeiramente toda a mecnica para a direita de maneira que cada martelo no percute mais do que uma ou duas cordas de um grupo: o som torna-se mais suave, menos timbrado. O pedal da direita levanta todos os abafadores: as cordas percutidas continuam ento a vibrar mesmo depois de as mos deixarem o teclado e, assim, vrias outras cordas vibram suavemente por simpatia. A extenso do piano actualmente sete oitavas e um quarto ou seja do L-7 (na primeira oitava de um jogo de rgo de 32') ao d7 (tubo de uma polegada e meia). Certos fabricantes prolongaram a extenso para o grave at ao F ou ainda at ao D=2. A msica para piano, de Haydn at aos nossos dias de tal maneira abundante e to bem conhecida, graas a uma infinidade de gravaes excelentes e de recitais quase dirios, que qualquer escolha de exemplos seria suprflua e, necessariamente, injusta. Assinalaremos apenas, o interesse histrico e documental do disco-recital de Wanda Landowska e Aldo Ciccolini (Columbia), reunindo interpretaes de cravo, de clavicrdio (o de Mozart) e de piano (forte-piano de 1790 e piano de Chopin) assim como gravaes das marcas Archiv e Hamonia Mundi em piano-forte antigo.

Вам также может понравиться