Вы находитесь на странице: 1из 43

Texto Antonio Carlos Gomes da Costa Realizao e Coordenao Faa Parte - Instituto Brasil Voluntrio Produo Ktia Gonalves

Mori Maria Lucia Meirelles Reis Priscila Cruz Renata de Menezes Projeto grfico e ilustraes Celia Catunda Kiko Mistrorigo Reviso Ftima Couto

COSTA, Atonia Carlos Gomas da 8 Dicas de Voluntariado So Paulo: Faa Parte - Instituto Brasil Voluntrio,2004.

8 Jeitos de Mudar o Mundo


A maior reunio de chefes de Estado e governos, que aconteceu na sede das Naes Unidas em 2000, resultou na aprovao da Declarao do Milnio, um documento que rene as vrias metas estabelecidas nas conferncias mundiais que ocorreram ao longo da dcada de 90. Esta declarao deu origem aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM). Todos os pases que participaram, inclusive o Brasil, se comprometeram em cumprir os objetivos. Esta publicao apresenta 8 dicas de voluntariado que podem contribuir para que o nosso pas alcance os ODM. Esta uma forma de fazermos a nossa parte, de mudarmos a nossa realidade e a das pessoas que esto nossa volta e, assim, mudarmos o mundo. Conhea os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milnio:

As dicas a seguir podem ser relacionadas com um ou mais ODM. Do mesmo jeito que uma nica ao pode ter diversas conseqncias, um projeto de voluntariado pode contribuir ao mesmo tempo para o meio ambiente, a sade e a educao, por exemplo. 1

Construido Um Projeto de Voluntariado


O Faa Parte sugere as seguintes etapas para elaborar um projeto de voluntariado:

Convocao
Convidar, chamar, informar, conquistar o interesse e o apoio, integrar e comprometer os participantes num mesmo objetivo.

Diagnstico
Identificar quais so as reais necessidades daquela pessoa, grupo ou organizao social que receber a ao voluntria.

Planejamento
Por que fazer? O que fazer? Como e quando fazer? Quais os resultados esperados?

Ao
Colocar em prtica o que foi definido nas etapas anteriores e comprometerse apenas com o que possvel fazer.

Reflexo
Avaliar cada etapa do projeto e redirecion-lo, se for preciso.

Registro
Para que a experincia possa ser divulgada, ampliada e servir de exemplo.

Reconhecimento e Comemorao
Esta uma etapa que no pode ser esquecida: reforar o esprito de equipe estimula novas aes.

ndice

educao alimentar ...................................................... 9

preservao da natureza .............................................. 9

monitoria e reforo escolar .......................................... 13

preveno e combate s doenas................................. 19

comunicao ................................................................. 25

coleta seletiva e reciclagem de lixo ............................. 31

incentivo aos esportes ................................................. 45

gerao de renda .......................................................... 50

Nada melhor que uma boa refeio. Mas s encher a barriga no basta. Ento, o que uma boa refeio? A alimentao como um quebra-cabea. Para um quebra-cabea ficar completo, no adianta ter peas s de um tipo: precisamos de todas as peas. Quando deixamos de ingerir certos alimentos importantes para a nossa sade e o nosso crescimento, no estamos comendo direito. Por exemplo, se comemos s arroz, no recebemos muitos nutrientes essenciais que existem nos outros tipos de alimentos. A educao nutricional ensina como escolher os alimentos para ter uma alimentao saudvel e equilibrada. Por meio dela conhecemos os grupos de alimentos e a quantidade diria adequada de cada um deles. Voluntrios podem fazer muito para que o nmero de pessoas que passam fome diminua e para ajudar muitas outras a se alimentarem melhor.

Alimentos ricos em gorduras e acares Alimentos ricos em protenas alimentos reguladores alimentos ricos em carboidratos

A base da pirmide alimentar composta por alimentos ricos em carboidratos, que nos do energia, como cereais (milho, arroz, etc), massas e pes. Por estarem no maior grupo de alimentos, devem ser ingeridos em maiores quantidades durante o dia. Logo acima da base esto os alimentos reguladores, que so as frutas, verduras e legumes. So fontes de vitaminas, minerais e fibras e ajudam a regular as vrias reaes do nosso corpo. No terceiro nvel da pirmide alimentar esto os alimentos que so fontes de protenas e minerais. So constitudos de dois grupos: os de origem animal como ovos, leite e derivados e os de origem vegetal como feijes, ervilhas e nozes (amendoim, castanhas, etc.). Todos esses alimentos so importantes fontes de protenas e minerais. No topo da pirmide esto os alimentos que devem ser consumidos com moderao, pois alm de calricos, podem levar obesidade, a doenas cardiovasculares e diabetes, entre outras enfermidades. Neste grupo esto leos, manteiga e margarina, acar e doces. 10

Mulheres grvidas que no se alimentam adequadamente podem ter bebs com srios problemas de sade, alguns deles irreversveis. A alimentao interfere na produo de leite materno, que o alimento mais completo para o beb e o protege de doenas.

Boas idias para promover a boa alimentao


Agora hora de descobrir onde e quem pode ser ajudado com essas informaes. Ser que na escola, na rua, na creche do bairro, todos esto comendo direito? Para ajudar, voc pode... Elaborar e distribuir folhetos orientando sobre o que uma boa alimentao e incentivando a amamentao, alm de conversar com as famlias explicando os benefcios de uma alimentao balanceada. Buscar parcerias que ajudem a enriquecer a merenda escolar. Formar um grupo de mes ou merendeiras que ensinem o melhor aproveitamento dos alimentos, evitando desperdcios. Organizar uma horta comunitria que pode, entre outras coisas, enriquecer a merenda escolar.

11

Para saber mais


www.objetivosdomilenio.org.br/fome www.cren.org.br

O progresso na cidade de Progresso, Rio Grande do Sul, tem se confirmado na Escola Municipal Baro de Caxias. Depois de uma pesquisa realizada na prpria comunidade, a escola constatou uma grande carncia alimentar, desnutrio e alimentao inadequada. Um plano de trabalho foi criado e pais, alunos e professores, juntamente com a atendente do posto de sade da cidade, organizaram um mutiro para a fabricao de uma alimentao alternativa. Essa multimistura, feita a partir de vrios ingredientes baratos, foi distribuda para famlias de baixa renda e tambm foi usada no preparo da merenda escolar.

A experincia da Escola Municipal Orlandino Lopes da Paixo, de Jucuruu, Bahia, foi despertar o interesse da comunidade para o melhoramento da qualidade e da importncia da alimentao. No incio a escola contava com a merenda que recebia, toda industrializada, porm os alunos das turmas de 6 a 7 sries comearam a apresentar peas teatrais valorizando a riqueza da natureza em nossa mesa. Isso alertou a todos para o fato de que quanto mais natural, melhor ser o alimento. A escola mobilizou a populao e deu inicio ao cultivo de legumes e hortalias. Dessa forma, juntamente com a Secretaria de Agricultura do municpio, foi desenvolvida uma horta comunitria, que hoje serve tambm como fonte de renda dos que nela trabalham. A escola continua recebendo a merenda, mas inclui os prprios produtos frescos recebidos dos que participam no projeto. Com a motivao de serem amigos da escola, os produtores acabam se envolvendo muito e fornecendo algo mais, como aipim, leite e seus derivados, alm de sua mo-de-obra, quando necessrio.

12

O mundo tem passado por uma srie de transformaes: estradas, indstrias, usinas, cidades, mquinas e muitas outras que ainda esto por vir. Essas transformaes facilitam a nossa vida, mas, ao mesmo tempo, podem prejudicar o meio ambiente. O atual modelo de crescimento econmico gera enormes desequilbrios; apesar de a riqueza ter aumentado no mundo, ela nunca esteve to concentrada; ao mesmo tempo, a misria e a degradao ambiental aumentam a cada dia. Dessa forma, o desenvolvimento sustentvel vem ganhando importncia, pois busca o desenvolvimento econmico conciliado com a preservao ambiental e a reduo da pobreza. E os voluntrios, o que podem fazer para preservar a natureza?

13

O meio ambiente a fonte de tudo o que precisamos para viver. As pessoas que vivem na rea rural so as que mais sofrem quando ele destrudo, pois dependem da natureza para a sua subsistncia.

Quando pensamos em cuidar do local onde moramos, a primeira coisa que nos vem cabea cuidar da nossa casa. Entretanto, podemos ir alm: cuidar da nossa rua, do nosso bairro, da nossa cidade. Utilizar racionalmente a gua, reciclar, rearborizar nossas ruas, cuidar bem dos animais e proteg-los so algumas atitudes que podemos tomar e que muito contribuem para a preservao da natureza.

O nosso planeta quase todo coberto por gua, mas, infelizmente, por causa do desperdcio e da poluio, a gua doce e potvel est acabando. Ento, temos que usar a gua com responsabilidade, economia e respeito, assim garantimos o seu uso para todos. A poluio afeta a gua quando sujamos as fontes, nascentes e rios, ou at mesmo quando polumos a terra afinal, grande parte da nossa gua vem do subsolo.

14

Boas idias para preservar a natureza


Os voluntrios podem fazer muitas coisas, como por exemplo, plantar mudas de rvores no bairro ou na escola. Alm de deixarmos o ambiente mais agradvel e bonito, garantimos as novas rvores de amanh. Para ajudar, voc pode...

Pesquisar sobre a natureza da regio. Afinal, para plantar preciso saber o qu e onde e, em alguns casos, pedir licena prefeitura e aos moradores. Decidir por onde comear: plantar novas rvores na rua, no parque ou numa rea desmatada. Escolha rvores bonitas, resistentes e que no destruam a calada. Veja quem pode doar mudas e sementes. Cuidar do que foi plantado. Nos primeiros meses, a planta, como um beb, muito frgil. Ento necessrio acompanhar o seu crescimento e reg-la de vez em quando. Organizar um mutiro para limpar as margens de rios e lagos, e plantar rvores para prevenir a eroso. A poluio de um pequeno rio chega a um grande rio, que pode ser a fonte da gua que usamos.

O desmatamento e a falta de rvores causam srios impactos ao meio ambiente com destaque para as alteraes climticas, a diminuio da biodiversidade, a degradao do solo e o comprometimento da rede hidrogrfica. O clima do mundo afetado pela destruio das florestas, pois elas regulam a temperatura, os ventos e as chuvas. As chuvas resultam, alm de outros fatores, da evaporao da gua que transpira das plantas. Quanto menos rvores, menos chuva teremos. Isso leva falta de gua e ao aquecimento global.

15

Os voluntrios tambm podem orientar a comunidade sobre a necessidade de todo mundo economizar gua. Cada um deve fazer a sua parte. Pesquisar sobre a gua na sua comunidade: de onde ela vem, como so as reservas e quais as suas condies. Descobrir o que causa o desperdcio de gua em cada lugar, em cada casa, e buscar solues. Professores e alunos podem debater o assunto em sala de aula e tirar dvidas. Mudar os hbitos dentro de casa; fazer economia, aprendendo a usar a gua de modo eficiente e estimular os outros a fazer o mesmo.

A ECONOMIA DE GUA DENTRO DE CASA LOUA No deixar a gua correndo enquanto ensaboa os pratos. Encher a pia com gua para lavar e enxaguar rapidamente. BANHO Ser rpido no chuveiro, nada de enrolar. Fechar a torneira enquanto se ensaboa ou lava a cabea. TORNEIRA Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, etc. VAZAMENTOS Verificar se existem vazamentos de gua dentro e fora da casa. Nenhuma torneira deve pingar! AO REGAR Sempre regar as plantas de manh cedo ou no final da tarde. Isso evita que a maioria da gua se evapore.

16

Para saber mais


www.sosmatatlantica.org.br www. clickarvore.com.br www.ibama.gov.br www.rededasaguas.org.br www.objetivosdomilenio.org.br/meioambiente

A Escola Terra Mater, de So Bernardo do Campo, So Paulo, organizou muitos projetos em decorrncia do Ano Internacional da gua Doce. Um dos projetos teve por objetivo investigar as causas da contaminao da gua no crrego do Jardim Silvina, em So Bernardo do Campo. A nascente do rio est situada a poucos metros do lugar onde vive a populao ribeirinha. Nesse pequeno percurso o rio recebe lixo e esgotos residenciais e industriais, e as conseqncias so graves: mau cheiro, enchentes, doenas... Atuando junto com a SOS Mata Atlntica e outras instituies, um grupo de alunos voluntrios e professores participa ativamente desse projeto. Quinzenalmente, os alunos analisam no laboratrio da escola a gua coletada no rio e enviam os dados para uma universidade. O projeto de adoo do rio conta com o apoio e a colaborao da comunidade local, dos alunos e suas famlias e da equipe de professores da escola, e pretende mobilizar uma ao de limpeza do rio e preservao da sua nascente, conscientizando os moradores, comerciantes e industriais. Tambm ser realizado o plantio de rvores nas margens do rio.

17

Em Amaraji, Pernambuco, a Escola Estadual Antnio Alves de Arajo, juntamente com as escolas municipais, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Conselho Sustentvel, participou do Projeto Verde, com o objetivo de reflorestar o municpio. Os voluntrios iniciaram o reflorestamento das margens do rio Amaraji. Pouco tempo depois do plantio, houve uma pequena enchente que arrastou a maioria das mudas, mas a escola no desistiu e deu continuidade ao projeto, reiniciando o plantio nas margens da nascente do rio. Paralelamente a esse trabalho, os alunos identificaram outras necessidades do municpio. J se empenharam na questo da reciclagem do lixo e na questo da gua. As turmas do 3 ano elaboraram o projeto Povo Limpo Povo Desenvolvido e o encaminharam Cmara de Vereadores, para ser transformado em lei municipal. Caso a lei seja aprovada, a escola vai liderar os trabalhos de conscientizao da comunidade a respeito das questes da limpeza e da reciclagem, envolvendo todas as escolas do municpio, com o respaldo da Prefeitura e da Cmara Municipal.

18

Uma pesquisa realizada pela Unesco mostrou que o Brasil um dos pases do mundo que tem um dos maiores ncides de rerovao de alunos. Este , sem dvida, um grave problema da educao brasileira, afinal, a reprovao tambm pode provocar evaso escolar. Transformar essa realidade no fcil, mas possvel. Grupos de voluntrios podem ajudar alunos a alcanarem sucesso na escola sendo monitores e organizando grupos de estudo e reforo escolar. Todo mundo pode aprender, no importa quanto tempo leve ou quantas vezes seja preciso ensinar.

19

Boas idias para monitoria e reforo escolar

No h o que discutir: todos tm direito educao de qualidade. Entretanto, no bem isso que acontece, pois muitas pessoas no chegam a completar o ciclo bsico. Ser voluntrio e contribuir para que os alunos obtenham sucesso na escola uma forma de diminuir a evaso, a repetncia e a ainda aprender muito. Voc pode... Formar um grupo de voluntrios que possam dar aulas de reforo em diferentes matrias. Cada um escolhe ensinar aquilo que mais gosta e tem facilidade. Cumprir o combinado e escolher horrios que sejam convenientes para todos. Isto essencial para que esta ao tenha bons resultados. Convidar um professor para ser o orientador do grupo, pois, durante os estudos, os voluntrios podem ter alguma dvida sobre a matria, e ele a melhor pessoa para ajudar. Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentiv-los a freqentar um curso de alfabetizao. Identificar os alunos que esto faltando muito s aulas e incentiv-los a freqentar a escola. Fazer e manter uma biblioteca bem alegre e acolhedora, mostrando que a leitura um prazer.

20

. Era uma vez.. da de ajudar iverti U m a forma d nas contar e u q cri anas pe rias ir hist v u his trias. O preenso de textos m o c estimula a crianas. o das a e a imagin aneira umam , o Al m diss teno a elas e dara . d a s m aravilho

em a histria de Imagin zinho Vermelho sem a Chapeu u a da Branca de Neve co m Vov, o Porquinhos. Incentivem as os Trs s a participarem contan d o criana s, desenhando ou fazen do histria trinho. um tea
item a oportunidade para Aprove ar com as crianas e convers r que pequenas histrias mostra trazer grandes lies. podem

rios pode lunt O grupo de vo cas ou clssi us ar histrias as. inventar outr

21

Para saber mais


www.unesco.org.br www.consed.org.br www.undime.org.br www.mec.gov.br www.objetivosdomilenio.org.br/educacao

A Escola Municipal Octaclio Lino, de Altamira, Par, conhecendo bem a realidade de sua comunidade, sabe que a maioria dos pais de alunos no tem condies financeiras de pagar aulas de reforo para os filhos. Pensando nisso, implantou o projeto Avanar, que conta com o apoio voluntrio de alunos de 7 e 8 sries para dar aulas de reforo aos alunos de 1 a 4 srie que no conseguem acompanhar adequadamente o processo de ensino-aprendizagem. O esforo dos alunos voluntrios fora de seu perodo de estudo deu resultado: fez diminuir o ndice de reprovao e aumentar o interesse dos colegas mais novos pelo estudo. Os alunos tm a oportunidade de expor suas habilidades e experincias, criando, recriando, realizando atividades e desta forma, enquanto ensinam os alunos, tambm aprendem.

Desde 1990 o Colgio Madre Brbara, de Lajeado, Rio Grande do Sul, tem um projeto de reforo escolar para crianas das escolas da periferia da cidade que apresentam dificuldades de aprendizagem. O objetivo diminuir o grande nmero de repetncia e evaso nas sries iniciais. As alunas do 3 ano do curso normal so voluntrias e do aulas de reforo para essas crianas, fora do horrio da escola. Muitas delas so recuperadas ao longo do ano letivo, evitando a reprovao. J faz catorze anos que o colgio e suas alunas assumiram esse trabalho solidrio.

22

Prevenir doenas melhor do que combat-las. Existem vrias formas de preveno, como uma boa alimentao, consultas regulares ao mdico, exerccios fsicos e vacinas. Muitas doenas se espalham por falta de conhecimento das pessoas. Por isso, formar grupos de voluntrios para fazer campanhas de esclarecimento uma tima idia para prevenir e combater essas doenas.

23

Boas idias para preveno e combate a doenas


As campanhas de vacinao procuram mostrar s pessoas a importncia da preveno, mas, infelizmente, para algumas doenas no existem vacinas, e as formas de disseminao so muito rpidas. preciso ento que todas as pessoas saibam como se prevenir. Voc pode... Identificar as doenas mais comuns na sua comunidade, pesquisar sobre formas de preveno e iniciar uma campanha de esclarecimento; identificar profissionais que possam ajudar, como mdicos, enfermeiros, pesquisadores, assistentes sociais e professores. Procurar saber onde e quando as pessoas podem ser vacinadas e incentivlas a participar das campanhas de vacinao. Fazer apresentaes e distribuir panfletos explicando como se pode prevenir doenas. Pedir ajuda a uma grfica ou copiadora. Algum pode dar o papel, um a tinta, outro as cpias. O grupo de voluntrios pode conseguir muitos colaboradores. Caso no consiga ajuda, o grupo pode organizar um campeonato de futebol ou uma rifa, e o valor cobrado na inscrio ou no ingresso para assistir aos jogos pode ser usado para cobrir o custo dos panfletos. Fazer um levantamento sobre os servios de sade disponveis como farmcias populares, postos de sade, centros de atendimento, etc. Fazer visitas domiciliares para mostrar os locais que podem facilitar o aparecimento da dengue. Organizar palestras para a comunidade sobre temas como: planejamento familiar, preveno do cncer de mama e do colo de tero, gravidez de risco, importncia dos exames pr-natal e das vacinaes do beb, aleitamento materno e acidentes domsticos.

24

Aids significa Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. Trata-se de uma doena que atinge milhes de pessoas em todo o mundo. Pode parecer que a Aids est distante de ns, mas no est. Por exemplo, em 2004, o risco de contaminao aumentou entre as mulheres adolescentes de 13 a 19 anos. O nmero de gestantes portadoras do HIV tambm vem aumentando, mas j existe tratamento que evita a transmisso para o recm-nascido.

A malria atinge, todos os anos, cerca de 300 milhes de pessoas em todo o mundo. Mulheres grvidas e bebs correm grande risco, porque a malria pode provocar anemia nas mes e fazer com que os recm-nascidos nasam abaixo do peso, podendo at causar a morte do feto.

25

Para saber mais


www.aids.gov.br www.saude.gov.br www.objetivosdomilenio.org.br/gestantes www.objetivosdomilenio.org.br/mortalidade

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Brasmadeira, em Cascavel, Paran, existe um grupo de alunos que discute com a comunidade sobre doenas sexualmente transmissveis principalmente Aids e drogas. Esse trabalho desenvolvido por meio de oficinas de sensibilizao. Em geral, as oficinas so divididas em trs momentos: inicialmente so realizadas dinmicas para apresentao, interao e auto conhecimento dos participantes; num segundo momento, abre-se espao para a discusso sobre Aids dados estatsticos, HIV, sintomas, transmisso, medicamentos e o uso correto dos preservativos masculino e feminino. No terceiro e ltimo momento da oficina, criado um espao para discusso e reflexo sobre o que foi apresentado. Durante este momento, sempre surgem temas como valores preconcebidos, mitos e lendas, tratamentos com portadores excludos socialmente e preconceitos. Diante da situao em que se encontrava a comunidade vizinha, com casos assustadores de dengue, a Escola Rural Joo Jaime Ferreira Gomes, de Acara, Cear, resolveu dar a sua contribuio, criando um projeto de preveno dengue por meio de um trabalho de esclarecimento s famlias. Organizou-se um mutiro com voluntrios da escola para a limpeza de recipientes na comunidade local e uma passeata na rua para sensibilizar as famlias. Na culminncia do projeto, foi realizado um evento com dramatizao teatral sobre o tema.

26

So muitos os problemas do mundo atual, mas tambm so muitos os meios de comunicao que podem ajudar a resolv-los: televiso, jornal, teatro, revista, internet, rdio, dentre outros. Comunicar-se interagir com as pessoas, trocar informaes e conhecimentos. Pelos meios de comunicao as pessoas orientam padres de comportamento e influenciam a maneira de uma comunidade pensar. Por isso, preciso agir com muita responsabilidade quando se vai transmitir uma mensagem. Os voluntrios podem contribuir muito para que informaes e cohecimentos sejam divulgados e trocados.

27

Boas idias para comunicao


O jornal um meio de comunicao muito eficiente e poderoso, que exige dedicao, criatividade e trabalho. Fazer um jornal, alm de servir sua comunidade, tambm uma tima maneira de praticar a leitura e a escrita. Para pr isso em prtica, voc pode... Formar um grupo com aqueles que gostam de escrever, criar, fotografar e pesquisar. Conversar com pessoas da comunidade para descobrir o que consideram importante e estimular sua participao, para fazer um jornal til e interessante. Visitar o jornal local, para conhecer todo o processo de criao de um jornal e convidar um jornalista para ser voluntrio e ajudar vocs. Selecionar o que dizer no jornal. Vocs podem publicar, por exemplo, as manchetes do dia, notcias do bairro ou da escola, anncios classificados, matrias sobre esportes, incentivo ao voluntariado, cultura e lazer, curiosidades, etc. No esqueam que a misso do jornal no consiste apenas em apontar os problemas, mas tambm em indicar solues e dar boas notcias. Revisar os textos. Os professores podem ajudar bastante nessa etapa. Afinal, um jornal lido por muitas pessoas, e no pode espalhar erros. Imprimir e distribuir o jornal no comrcio local, em escolas, prdios, creches, hospitais. Reservem espao no jornal para agradecer as colaboraes, caso recebam alguma ajuda: cpias, ilustraes, distribuio, etc. Outra opo fazer um jornal mural, que pode ser afixado em locais de boa visibilidade e grande circulao na escola, no bairro e no comrcio. A vantagem que com poucas cpias vocs atingem muitas pessoas.

28

Voc j ouviu falar em fanzine? um estilo de publicao cujo nome vem da juno das palavras em ingls fanatic (f) e magazine (revista). Chegou ao Brasil nos anos 70 como uma alternativa de mdia no comercial e como reao ao sistema poltico. Um grupo de voluntrios pode elaborar um fanzine como uma forma barata e criativa de transmitir mensagens e conhecimento. Numa nica folha de papel podem ser feitos desenhos e colagens, apresentaes de notcias, indicao de sites de pesquisa, de filmes, de livros, etc. Depois s fazer cpias e distribu-las.

Outra boa forma de se comunicar montar peas de teatro e apresentar em escolas, creches, casas de idosos, hospitais, etc. Formar um grupo de teatro com voluntrios uma tima oportunidade de cada um descobrir seus talentos e ao mesmo tempo levar divertimento e conhecimento para quem mais precisa.

29

Para saber mais


www.comcultura.org.br www.objetivosdomilenio.org.br/todosjuntos

A Escola Estadual Governador Jnio Quadros, de Corumbata, So Paulo, desenvolve o projeto Cidadania e Participao Social com os alunos da 3 srie do ensino mdio. O objetivo do projeto despertar a conscincia crtica e estimular a participao poltica dos alunos, acompanhando o trabalho do Poder Legislativo Municipal e obtendo, dessa forma, uma viso de alguns aspectos da democracia participativa. Um grupo de alunos comparece s sesses da Cmara. Observam, analisam e, ao retornarem s salas de aula, preenchem relatrios, discutem os assuntos de interesse e levantam questionamentos. Essas informaes so repassadas aos outros alunos por um jornal mural e um programa de rdio. s vezes, os alunos convidam os vereadores para debaterem assuntos polmicos em pauta nas sesses. Este projeto , na verdade, um convite participao de todos na tarefa de formar brasileiros para o exerccio pleno da cidadania. A Escola de Educao Bsica professor Neri Brasiliano Martins, de Palhoa, Santa Catarina, vem vivenciando os benefcios do projeto Jornal Escolar Acelerado, que existe nesta escola desde 2000 em turmas de 5a srie. O projeto vem colaborando para a formao de um educando crtico, comprometido com valores ticos e morais. Com o projeto Jornal Escolar observa-se um avano da compreenso, do raciocnio lgico, de crtica social e da aplicao prtica dos conhecimentos adquiridos em aula. O aluno passa a ser agente e ator na construo da sua histria; ele tem voz e espao, e assim sente-se valorizado. O professor orienta o aluno para que ele mantenha o compromisso com a publicao da verdade dentro dos padres ticos e morais.

30

Imagine se todo dia que voc usasse uma roupa, tivesse que jog-la fora. Quantas camisetas teriam sido jogadas? E imagine se voc tivesse que guardar essas camisetas numa caixa. Logo a caixa estaria cheia, e voc precisaria de outras caixas. Agora imagine um ano de camisetas. Dois, trs anos. muito espao desperdiado. No mais fcil lavar e usar de novo? Agora imagine lixo no lugar de camisetas. assim que a reciclagem funciona. Voc no precisa jogar tudo fora: certas coisas podem ser reaproveitadas depois de passar por um processo de reciclagem. No caso de camisetas, este processo lavar e usar de novo. Com alguns materiais como vidro, metal, papel e plstico, necessrio separar e encaminhar cada um para empresas que transformam o que era lixo em produtos novos. O trabalho dos voluntrios muito importante para que cada vez mais as pessoas reciclem o lixo.

31

B oa s i d i a s pa r a r e c i c l ag e m d e l i x o
A coleta seletiva pode fazer parte do nosso dia-a-dia, trazendo benefcios para: diminuio da produo de lixo e desperdcio, economia de energia e matriaprima, menor poluio do ar, da gua, do solo, reduo do desmatamento, maior limpeza da cidade e gerao de renda. Voc pode... Formar um grupo de voluntrios e descobrir se no bairro j existe algum programa de coleta seletiva ou catadores de lixo reciclvel. Aprender a separar o lixo. Tudo o que for separado para reciclagem deve estar limpo, sem restos de produtos, rtulos e etiquetas. Veja a lista de materiais que podem ser reciclados.

RECICLVEL
PAPEL
Jornais e revistas Caixas e papelo Papel usado Impressos Fotocpia Latas de alumnio e ao Latas em geral Panela (sem cabo) e marmitex Chapas e ferragens Potes e garrafas Copos Vidros coloridos Embalagens de refrigerantes e alimentos Copinhos de caf e gua Sacos plsticos em geral Tubos e canos

NO-RECICLVEL
Fotografias Papis sanitrios Papis plastificados Papis e guardanapos sujos Carbono e etiqueta adesiva Canos Esponjas de ao Latas de aerosol e de tinta Latas com produtos txicos Vidros temperados e espelhos Cermicas e louas Lmpadas Misturas de papel, plsticos e metais Embalagens de biscoito Tomadas Esponjas/fraldas descartveis

PLSTICO

VIDROS

METAL

32

Lmpadas frias, pilhas e baterias de telefone celular no devem ser jogadas no lixo comum. Veja onde h na sua cidade um posto de coleta, informe e incentive as pessoas sobre a sua utilizao e importncia.

Arrumar um lugar para guardar o material reciclvel. Separar os materiais diferentes em recipientes diferentes, como uma caixa de papelo ou um saco plstico. Para facilitar, as latas de alumnio podem ser amassadas, os papis dobrados, as garrafas lavadas e as caixas desmontadas. Elaborar uma campanha e organizar a coleta seletiva na sua casa, no seu bairro, na sua escola. Imagine quantas rvores podem ser salvas s com o papel que for reutilizado ou reciclado. Outra opo de reciclagem criar objetos como brinquedos, esculturas, mveis com plstico, metais, etc.

Fique atento aos 4 Rs!

Reduzir - Repense seus atos e atitudes de consumo. Reduza a produo do lixo. Reutilizar - Nem tudo precisa ser jogado fora; as coisas podem ganhar um novo uso. Recusar - Evite usar produtos no-reciclveis. Reciclar - Faa do produto velho um produto novo. s separar e encaminhar.
33

Para saber mais:


www.akatu.org.br w w w. c e m p r e . o r g . b r www.sosmatatlantica.org.br www.reciclevidas.org.br www.recicloteca.org.br www.coopamare.org.br www.objetivosdomilenio.org.br/meioambiente

A Escola Municipal Joo Batista Pocci Jnior, de Registro, So Paulo, desenvolve o projeto Lixo Limpo, em parceria com o projeto Cidado Catador, da Prefeitura Municipal. Procuramos o coordenador do projeto Cidado Catador, que fez uma palestra para nossos alunos sobre a importncia da coleta seletiva de lixo. Depois disso, as crianas da 4 srie e seus professores iniciaram o trabalho de conscientizao da comunidade. Munidos de panfletos explicativos, informaram os moradores sobre a importncia da coleta seletiva de lixo e o modo como ela funcionaria, j que o bairro conta com um recolhimento semanal. Alm da panfletagem, os alunos realizaram tambm uma pesquisa de campo para saber se a reciclagem j fazia parte da rotina das casas, e qual a opinio dos moradores a esse respeito. A pesquisa foi encaminhada ao projeto Cidado Catador e serviu de referencial para a sua efetivao. Em Desterro do Melo, Minas Gerais, a Escola Municipal Professora Tita Tafuri desenvolveu o projeto intitulado Caro Cidado, Troque o seu Lixo por Po . Por meio deste projeto foi implantada a coleta seletiva nesta escola, e disseminada a idia na comunidade local. Os alunos vo s residncias levando panfletos e esclarecendo a importncia do projeto para a comunidade. As pessoas que levam seu lixo ao posto de coleta recebem, em troca, um vale-po. O lixo encaminhado para postos de reciclagem, onde vendido; com o dinheiro apurado, o po pago. O projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal e uma padaria local. Hoje a cidade est mais limpa, e as pessoas, mais conscientes. Este projeto obteve o reconhecimento da Cmara Municipal, que valorizou o trabalho da escola.

34

O exerccio fsico fundamental para a manuteno da sade e para a preveno de doenas. Praticar esportes uma forma divertida de exercitar o corpo e tambm a mente, pois ensina a importncia das regras, pacincia, liderana, persistncia e reconhecimento do direito dos outros. Alm disso, o esporte favorece a incluso social e aproxima pessoas e culturas. Como os grupos de voluntrios podem contribuir para que mais pessoas tenham acesso aos esportes e sintam-se estimuladas a praticar?

35

Boas idias para incetivar a prtica de esportes


Uma boa idia para o grupo de voluntrios ajudar aqueles que tm vontade de praticar esportes, mas ainda no sabem direito como fazer. Voc pode... Estudar as regras de cada esporte, afinal conhec-las facilita tanto ensinar quanto jogar. Organizar um campeonato. preciso ter juiz, espao e divulgao. Se quiser, o grupo de voluntrios pode usar o campeonato para arrecadar fundos para uma pequena reforma na quadra e para comprar novas bolas, tabelas, redes, peas, etc. Pedir a quadra da escola emprestada. Algumas escolas j esto abertas comunidade nos finais de semana. Montar uma escolinha com professores voluntrios ensinando diferentes esportes: skate, futebol, vlei, capoeira, natao, basquete, ginstica, xadrez, etc. Para ensinar, preciso ter muita pacincia e no esquecer de ningum. Organizar atividades fsicas em asilos, creches, outras escolas, etc. Divulgar na comunidade os benefcios da prtica de esportes e das atividades fsicas para a sade e para a qualidade de vida.

36

Para saber mais:


www.yahoo.com.br/esportes www.esporte.gov.br w w w. o b j e t i vo s d o m i l e n i o. o r g . b r /e d u c a c a o www.objetivosdomilenio.org.br/todosjuntos

A Escola Municipal Geralda C. Tiradentes, de Rolndia, Paran, est inserida numa comunidade de baixa renda, onde existem muitos jovens usurios de drogas. Com a inteno de evitar que os alunos fiquem na rua fora do perodo letivo e acabem tambm se tornando usurios de drogas, voluntrios da comunidade desenvolvem os seguintes projetos na escola a Rdio Moleca, na qual vrios alunos de 4a. srie praticam diversas atividades de reforo de uma maneira diferente: jogos de futebol de salo nos fins de semana para alunos e jovens inclusive os usurios de drogas, visando o resgate da auto-estima, tambm existe o coral da escola, disponvel a todos os alunos e pessoas de outras comunidades; aulas de ginstica rtmica, lideradas pela professora de Educao Fsica e ainda aulas de artesanato e de ingls. Todas essas atividades so desenvolvidas por voluntrios, alm dos projetos realizados em sala de aula, que visam uma maior interao com a comunidade, trabalhando a questo do meio ambiente e da cidadania. O Colgio Cenecista Marcos Olsen, da cidade de Caador, Santa Catarina, criou o projeto Esporte e Lazer Cidado, com a inteno de trabalhar vrias modalidades do esporte. Alguns tcnicos e alunos voluntrios construram um campo de futebol suo, uma minipista e um local para salto em altura e em distncia; e, para conseguir uma cobertura para a quadra, tambm participaram de uma gincana para arrecadar fundos. O projeto vai de vento em popa, e j conta com escolinhas de futsal, da qual participam crianas a partir de 4 anos de idade. A equipe cenecista tambm atende atletas de outras escolas pblicas e outros bairros da cidade. No nosso projeto no importa a cor, a raa e muito menos a situao social dos atletas. O mais importante so os valores que aqui so trabalhados.

37

Existem, no Brasil e no mundo, milhes de desempregados. Isso acontece por diversos motivos. Hoje, por exemplo, grande parte da fora de trabalho brasileira no est preparada para acompanhar as exigncias do mundo do trabalho, e acaba fazendo parte desse grupo. A falta de empregos contribui para os altos ndices de fome e pobreza. Como ajudar nossas comunidades a gerar renda? Realmente, no fcil solucionar esse problema, mas como voluntrios, podemos pensar em formas diferentes de trabalho e em capacitar jovens e adultos.

38

B o a s i d i a s pa r a g e r a o d e r e n da
O papel dos voluntrios em cursos de gerao de renda e de formao de cooperativas essencial: podem ajudar na administrao, na divulgao e na mobilizao de novas pessoas que tenham interesse em participar. Voc pode... Conhecer as potencialidades tursticas, comerciais, artesanais, agrcolas da regio. Identificar pessoas com interesses comuns e estimular a formao de grupos ou cooperativas. Formar parcerias com escolas, organizaes sociais, empresas, Senai e Senac, pode ser uma maneira de conseguir recursos materiais, espao e instrutores. Ajudar a organizar cursos de iniciao profissional para jovens e adultos. Identificar pessoas que possam ensinar habilidades especficas, por exemplo:

Tapearia

Cabeleireiro Bonecas e bichos de pano

Arranjos florais

Informtica

Velas artesanais

Jardinagem

Fotografia

Bijuterias

Costura

Horticultura orgnica

Vdeo

Manuteno, reforma e pintura

Confeitaria

Piscicultura

Cermica

39

O esprito de solidariedade e democracia, segundo o qual todos so iguais nos direitos e deveres, vem trazendo uma nova chance para algumas pessoas. Em muitas comunidades em que o ndice de desemprego bastante alto, as pessoas esto se organizando em cooperativas para que juntas possam gerar trabalho e renda. Mas o que uma cooperativa? uma associao de pessoas com interesses comuns que se unem para se fortalecer social e economicamente, e administrada e controlada de forma democrtica. Um bom exemplo a Cooperativa das Costureiras do Jardim Horizonte Azul (Coopec), em So Paulo. Mulheres desempregadas de um dos bairros mais carentes de So Paulo resolveram se unir para lutar contra o desemprego. Formaram ento um grupo de costureiras. Foram atrs de recursos e conseguiram comprar equipamentos e alugar um espao para iniciar os trabalhos. Hoje, a cooperativa conta com 22 mulheres. Todas so scias do negcio e juntas decidem no que vo investir.

Para saber mais:


www.cooperativa.com.br www.coopamare.org.br w w w. o b j e t i vo s d o m i l e n i o. o r g . b r / f o m e w w w. o b j e t i v o s d o m i l e n i o . o r g . b r / m u l h e r

40

O projeto de Incluso Digital do Colgio Santa Cruz, de So Paulo, foi construdo solidariamente, com a participao de diversos segmentos da comunidade: alguns funcionrios que desejavam entrar em contato com computadores; a equipe da Ao Comunitria, que se empenhava em ampliar as frentes de trabalho voluntrio no Ensino Mdio; e os alunos, que sentiam falta de uma ao social voltada aos funcionrios do colgio, com os quais convivem cotidianamente. Dessa reunio de interesses e esforos surgiu, no incio de 2003, o primeiro curso bsico de computao, semestral, que conta com nove alunos monitores e atende dezesseis funcionrios. Na festa de confraternizao, os jovens aprendizes, convertidos em mestres nos 60 minutos das aulas, reconheciam a importncia dos encontros preparatrios, nos quais foram sensibilizados para questes afetivas e pedaggicas do ensino e orientados na produo do material didtico de apoio; e dos 30 minutos aps as aulas, dedicados ao registro das atividades e da evoluo dos alunos, realizado em um blog (espcie de dirio digital). O que elogiavam, contudo, era a troca de afeto. Nessa mesma festa os funcionrios receberam os certificados por eles mesmos confeccionados: j sabiam editar textos, criar apresentaes, enviar e receber mensagens. O que elogiavam, contudo, era o respeito no tratamento. Respeito, afeto, trabalho coletivo e solidrio. Resultado? O nmero de interessados no projeto dobrou neste segundo semestre.

A Escola Estadual Padre Cabral localiza-se na periferia de Macei, Alagoas. Nessa comunidade, as pessoas vivem da pesca na lagoa Munda e do trabalho numa indstria txtil, que, pelo avano tecnolgico, acaba tendo cada vez menos funcionrios. Por ser esta a situao da comunidade na qual a escola est inserida, o esprito solidrio indispensvel. A escola realiza ainda um ciclo de palestras educativas com ex-alunos voluntrios. Os alunos tambm participam de cursos que proporcionam renda sustentvel, como pintura em tecido, apicultura e cultura hidropnica. As parcerias so realizadas com outras escolas do bairro, a Secretaria de Sade, ONGs, o sindicato txtil e o batalho escolar. O esprito solidrio e o trabalho voluntrio so o sucesso da escola.

41

Agora que voc j conhece as nossas dicas, faa a sua parte e participe da construo de um mundo melhor.

Para saber mais


www.facaparte.org.br w w w. o b j e t i v o s d o m i l e n i o . o r g . b r

42

Faa Parte - Instituto Brasil Voluntrio Av. Paulista, 1294 - 19 andar 01310-915 So Paulo SP facaparte@facaparte.org.br www.facaparte.org.br

Вам также может понравиться