Вы находитесь на странице: 1из 10

Avaliao da coordenao motora de escolares da rea urbana do Municpio de Umuarama-PR Brasil

Assessment of Body Coordination from Umuarama-PR Brazil urban area Students


Gorla JI, Duarte E, Montagner PC: Avaliao da coordenao motora de escolares da rea urbana do municpio de Umuarama-PR Brasil. R. bras. Ci e Mov. 2008; 16(2): 57-65. RESUMO: O presente estudo teve como principal objetivo avaliar a coordenao corporal de crianas da rea urbana do Municpio de Umuarama-PR. A amostragem foi constituda por escolares em faixa etria compreendida entre 6 a 8 anos e 11 meses totalizando 283 crianas divididas por faixa etria e sexo. Foi aplicada uma bateria de testes de habilidades motoras composta por 4 testes KTK , propondo medir a capacidade de coordenao corporal. O tratamento estatstico contemplou os clculos da mdia, do desvio padro e o teste t de Student, para vericar possveis diferenas signicativas entre os sexos e idade e com o protocolo original de KIPHARD E SCHILLING(12). De acordo com os resultados, vericou-se uma diferena signicativa a nvel de p<0,05 em todas as idades nos testes de equilbrio sobre a trave e transferncia lateral quando comparados com o protocolo original de KIPHARD E SCHILLING(12). Em relao as comparaes entre os sexos, ocorreu diferena signiticativa apenas na idade de 7 anos e 11 meses no teste de Salto monopedal. Quanto as classicaes, utilizando o protocolo original, nosso estudo revelou uma quantidade de 10 % de crianas com ndices regulares e baixos para nveis de coordenao corporal. PALAVRAS-CHAVE: Coordenao Corporal, Escolares, Habilidades Motoras. Gorla JI, Duarte E, Montagner PC: Assessment of Body Coordination from Umuarama-PR Brazil urban area Students. R. bras. Ci e Mov. 2008; 16(2): 57-65. ABSTRACT: The present study had as main objective to assess body coordination in UmuaramaPR, Brazil urban area students. Students of 6 8 years and 11 months of age adding up 283 children divided in age and gender composed the sample. It was applied a test battery of motor skills, arranged in 4 tests - KTK, proposing to measure the body coordination capacity. The statistic treatment contemplated the mean calculations, from standard deviation to the Student T test, to verify possible signicant differences between the gender and age and with KIPHARD AND SCHILLING(12) original register. According to the results, it was veried a signicant difference around p<0,05 in al ages in balance on the bar tests and lateral transference when compared to KIPHARD AND SCHILLING(12) original register. In comparisons between gender signicant difference occurred only at the age of 7 years and 11 months in the jumping in one foot test. About the classications, using the original register, our study revealed a total of 10% of the children with regular and low indices to body coordination levels. KEYWORDS: Body Coordination, Students, Motor Skills.

Jos Irineu Gorla1 Edison Duarte1 Paulo Cesar Montagner2

Professores do departamento de Estudos da Atividade Motora Adaptada DEAFA Professor do departamento de Cincias do Esporte DCE Faculdade de Educao Fsica FEF Universidade Estadual de CampinasUNICAMP

Recebimento: 04/01/2008 Aceite: 26/02/2008


Correspondncia: Jos Irineu Gorla Rua General Osrio, 39 apt. 123 CEP. 13271-130 Valinhos-SP gorla@fef.unicamp.br

R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 57

16/06/2009 17:02:32

58

Avaliao da coordenao motora de escolares da rea urbana do Municpio de Umuarama-PR Brasil

Introduo
A coordenao motora tem sido alvo de diversos estudos, principalmente nas ltimas dcadas, dado o crescimento da importncia do domnio psicomotor para a autonomia do ser humano, especialmente durante as fases de crescimento e maturao. Inuncias genticas e ambientes tem sido consideradas por outros autores como, KREBS(13); PEREIRA et al.(21) e GALLAHUE(4), entre outros, cuja preocupao centra-se no atual estilo de vida das pessoas e nas consequncias que a falta de oportunidades de explorao dos movimentos naturais pode causar.

A prevalncia de crianas com desordem da coordenao durante o crescimento (uma gura que raramente baseada em estudos epidemolgicos e sujeito de diculdades denicionais) cerca de 5-10% da populao. A descrio de desordem da coordenao durante o crescimento pela Associao Psiquitrica Americana sugere que a desordem diagnosticada se h, primeiro, um srio prejuzo motor ou performance signicativamente abaixo dos seus parceiros de mesma idade e, segundo, uma interferncia com vivncia diria, com o prejuzo tendo consequncias funcionais. Usando os critrios acima, WRIGTH e SUGDEN (29), encontraram 16% de uma populao fortuita tendo desordem da coordenao durante o crescimento, com 12% das crianas vivenciando prejuzo moderado, cautelosamente descrita como de risco, e 4% descrita como sendo seriamente prejudicada e necessitando de cuidado imediato.

J anteriormente, KIPHARD (11), preocupou-se com o que chamou de insucincia de coordenao na idade escolar, evidenciando a necessidade de se procederem estudos que indicassem a extenso de problema para se poder propor aes pedaggicas que permitissem retornar o movimento coordenado, sustentado por uma base que pode ser estabelecida passo GUBBAY(8) e LORD & HULME(16) a passo, durante as primeiras fases do noticiaram problemas sensoriais, com LASZLO desenvolvimento motor. & BAIRSTOW(14) particularmente realando WRIGTH e SUGDEN(29), usando os problemas de percepo de movimento, critrios da Associao Psiquitrica Americana enquanto SMYTH & GLENCROSS(25) no Manual Estatstico e de Diagnstico de sugeriram que crianas com desordem da Desordens da Sade Mental (DSM-IV) utilizam coordenao durante o crescimento so o termo Desordem da coordenao durante decientes na velocidade de processar o crescimento para descrever crianas com informao de percepo de movimento um prejuzo marcante no desenvolvimento mas no na velocidade de processar da coordenao motora que no explicvel informao visual. VAN DELLEN e GEUZE(27) por retardo mental ou uma desordem fsica descobriram que crianas com desordem conhecida. O diagnstico feito somente se da coordenao durante o crescimento so esse prejuzo interferir nas atividades rotineiras lentas mas no descuidadosas no processo de da vida diria ou com trabalho acadmico. seleo de resposta; este sustentado tambm As manifestaes desta desordem receberam por RSBLAD e VON HOFSTEN(22), que muitos ttulos tais como desenvolvimento relataram tanto lentido quanto variabilidade desqualicado, dispraxia, disfuno de resposta em uso de criana com desordem perceptomotora e diculdades de movimento da coordenao durante o crescimento de com o termo inapto sendo o mais prevalente. informao visual em movimentos braais A extenso a que os descritores acima dirigidos a uma meta. diferem um critrio de heterogeneidade das DWYER & MACKENZIE(3) concluram diculdades experimentadas por tais crianas. Parece que o ttulo desordem da coordenao que crianas com desordem da coordenao durante o crescimento o menos pejorativo e durante o crescimento diferem das sem atualmente o mais comumente adotado por desordem em sua habilidade de lembrar autores nesta rea, como demonstrado por padres visuais em um curto lapso temporal edio especial da Adapted Physical Activity mas a memria imediata no diferencia Quarterly, que se concentrou completamente as crianas. MON-WILLIAM, WANN e (20) descobriram que diculdades em pesquisa da desordem da coordenao PASCAL oftlmicas sozinhas no podem explicar durante o crescimento.
R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 58

16/06/2009 17:02:32

Gorla JI, et a l .

59

a diculdade que crianas com desordem tem com controle motor. GEUZE e KALVERBOER(7) relataram que crianas com desordem da coordenao durante o crescimento so inconsistentes em controlar aspectos temporais de seus movimentos e inexatos em tarefa com dedo. WANN(28) props que crianas com desordem da coordenao durante o crescimento demonstraram caligraa pobre porque os mecanismos bsicos para organizao deste tipo de habilidade so inadequados para os movimentos sosticados requeridos. Descobertas de WANN(28) receberiam apoio do trabalho de LASZLO E BAIRSTOW(14), que examinam conjuntamente processos bsicos para sustentar habilidades de tarefas mais especcas desempenhadas por crianas com desordem da coordenao durante o crescimento, ainda os mesmos autores, alegaram que melhoramentos para os processos bsicos decientes transferem positivamente para desempenhos aumentados de tarefas funcionais.

Muitos modelos tm sido propostos para explicar a sequncia de desenvolvimento, entre eles podemos citar SEAMAN & DEPAUW(23); HARROW(9); GALLAHUE(5); GALLARDO.(6) Dentre essas sequncias CLARK(2) identicou seis principais perodos que correspondem s mudanas qualitativas que ocorrem no desenvolvimento no decorrer da vida. Perodo reexivo (do nascimento at aproximadamente 2 semanas de vida); Perodo Pr-adaptado (termina aproximadamente at um ano de vida); Perodo das Habilidades motoras fundamentais (inicia-se por volta do primeiro ano e vai at aproximadamente seis ou sete anos de idade cronolgica); Perodo Habilidoso (surge a partir dos 11 anos em algumas crianas e vai at a idade adulta); Perodo de Compensao (perodo caracterizado pela necessidade de compensar as mudanas nas restries do organismo). (comportamento motor I)

Esta sequncia natural sofrer a inuncia do meio e particularmente das Escolas, a qual, a partir da oferta de atividades motoras, proporcionar uma execuo coordenada dos movimentos do ser humano, que possibilitar Coordenao corporal a execuo com economia e harmonizao. A partir da vida intra-uterina, a PEREIRA.(21) criana inicia um processo natural de Segundo LEE(15), as sinergias neurodesenvolvimento sequencial, do qual motoras iro constituir a base de toda a faz parte, para alm da percepo, a ao coordenada e intencional, que aparece coordenao corporal. na medida em que o estado de maturao Os estudiosos da rea acreditam evolui, ajustando-se segundo fatores de que as mudanas ocorridas durante o inuncia social e de orientao global e desenvolvimento so visualizadas atravs de especca, principalmente nos ltimos anos fases ou estgios. Esses conceitos surgiram da escolaridade primria. Acrescenta porm por inuncia da teoria cognitiva de Jean a necessidade de se realizarem estudos Piaget, que institui essas ideias para o experimentais que possam demonstrar desenvolvimento cognitivo. as causas dos possveis comportamentos A partir da teoria de estgios irregulares na resposta motora. HARROW(9) o GALLAHUE(4,5), Para GALLAHUE(4) o maior engano sobre o desenvolvimento foi caracterizado por conceito desenvolvimento da fase das habilidades alguns princpios: o da universidade, ou motoras especcas do ser humano a noo de seja, todos os indivduos passam pelos que essas habilidades so maturacionalmente mesmos estgios, pois estes so comuns a determinadas e pouco inuenciadas pelos toda espcie humana; o da intransitividade fatores ambientais. claro que a maturao em que os estgios so sequenciais e o de um fator importante para o desenvolvimento, desenvolvimento tem uma ordem que mas no deve ser vista como o nico fator. O no pode ser alterada, podendo o tempo desenvolvimento das habilidades especcas de permanncia em cada estgio variar do ser humano inuenciado tambm pela de indivduo para indivduo e de cultura prtica, pela motivao e pela instruo, sendo para cultura; e por m, o princpio de que esses fatores tambm desempenham um hierarquia, em que o estgio subsequente importante papel no grau em que as habilidades incorpora o anterior. se desenvolvem.
R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 59

16/06/2009 17:02:32

60

Avaliao da coordenao motora de escolares da rea urbana do Municpio de Umuarama-PR Brasil

ressalta que o MANOEL(18), comportamento motor vai se tornando mais eciente com o passar do tempo, sendo que esse fato deve-se a dois aspectos: a consistncia e a constncia. A consistncia est relacionada a um ganho no esquema do movimento, ou seja, nas primeiras tentativas esse esquema varia, mais com o tempo ele se torna estvel. Em seguida a criana passa a ter um ganho de constncia que est relacionado capacidade de utilizar esse mesmo esquema para as diversas situaes ambientais, que sero diferentes daqueles em que foram inicialmente adquiridas, levando a uma equivalncia motora. TANI(26) e outros, ao citarem FLEISHMANN e GUIFORD, armam ser possvel que as performances superiores so propiciadas pelos fatores da maturao, que optimizam a adaptao caracterizada pela reduo de energia utilizada. A coordenao corporal inuenciada pela capacitao do estmulo, atravs de mecanismos perceptivos, com mudanas que intervm no exterior. Podem, por um lado, dar lugar a atos motores globalmente harmonizados e, por outro, executar movimentos visivelmente excessivos, ou ento pobres e inexpressivos, os quais parecem exigir esforo, resultando sempre insucesso.
(12)

Para KIPHARD(11), SINGER E DICK(24), MITRA E MOGOS(19) e MEINEL(17), a anlise das capacidade condicionais tais como a fora, a velocidade, a exibilidade e a agilidade, permitir estabelecer uma relao com os aspectos perceptivo-coordenativos. Tais capacidades so consideradas como condicionantes da prestao motora com movimentos coordenados e com maior ou menor ecincia. O conjunto destas possibilitar a crescente melhoria de execues dos movimentos coordenados. JUNG e VILKNER(10) realizaram um estudo na Escola sobre coordenao. Os resultados obtidos a partir dos testes que realizaram foram considerados signicativos e importantes para a organizao dos procedimentos pedaggicos com contedos que utilizam atrativos motivantes e que permitam uma maior eccia. CRATY(2), abordou a percepo e o desenvolvimento motor salientando que a evoluo corporal coincide com os fatores cognitivos. A inteligncia solicitada para uma gradual melhoria do esquema corporal; ambos se coadunam, auxiliandose mutualmente.

Material e mtodo

A pesquisa foi realizada com uma amostra de 283 escolares de 6 a 8 anos e 11 meses, Para KIPHARD , podero ser reexo de de ambos os sexos, da cidade de Umuarama privaes ambientais que provocam a perda -PR, conforme descrito na Tabela 1. do domnio psicomotor, demonstrando As crianas participantes da pesquisa na apresentao de diculdades, aliadas a um comportamento retrado, tmido, foram escolhidas por classes. A coleta de ou hipercintico, que caracteriza o estado dados foi realizada na prpria escola por um grupo de avaliadores treinados de defeituoso de coordenao. acadmicos do curso de Educao Fsica A evidncia destes dois estados juntamente com o professor pesquisador. comportamentais (timidez ou retraimento Os escolares foram submetidos uma hipercinesia), propiciam o aparecimento de distrbios na coordenao de movimentos, bateria de testes de coordenao corporalpara alm de outras consequncias Teste KTK (trave de equilbrio, saltos desfavorveis escolarizao e ao convvio monopedais, saltos laterais e transferncia sobre plataforma) conforme preconizado social. por KIPHARD & SCHILLING.(12)
TABELA 1 Descrio da amostra segundo idade e sexo Idade (anos) 6 6.11 7 7.11 8 8.11 Total Sexo feminino 21 84 44 149 Sexo Masculino 11 77 46 134

R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 60

16/06/2009 17:02:33

Gorla JI, et a l .

61

Teste de Coordenao corporal KTK


O KTK um teste de rendimento motor. Para cada tarefa esto prescritos exerccios-ensaio, para que a criana possa adaptar-se tarefa e ao material do teste. Pelo grau crescente das diculdades em cada tarefa, pretende-se que a criana chegue gradativamente ao seu limite de rendimento.

As trs traves de equilbrio so colocadas paralelamente. Tarefa 2 Salto Monopedal Objetivo: Coordenao dos membros inferiores; energia dinmica/fora. Material: So usados 12 blocos de espuma, medindo cada um 50cm x 20cm x 5cm.

Execuo: tarefa consiste em saltar um Pelo exerccio-ensaio pode-se vericar ou mais blocos de espuma colocados uns se a criana compreendeu realmente a sobre os outros, com uma das pernas. tarefa. Em alguns casos, a demonstrao e instruo do teste precisam ser sub-divididas Tarefa 3 Salto Lateral em partes. Objetivo: Velocidade em saltos O KTK testa a dimenso de movimento domnio corporal geral de acordo com alternados. os resultados da anlise de fatores, que Material: Uma plataforma de madeira objetivam forte homogeneidade das tarefas (compensado) de 60 x 50 x 0,8cm, com do teste. Ele se presta para a determinao um sarrafo divisrio de 60 x 4 x 2 cm e um do desenvolvimento desta dimenso de Cronmetro. movimento em crianas de 4,5 a 14,5 anos. Execuo: A tarefa consiste em saltitar de A aplicao em adolescentes mais velhos um lado a outro, com os dois ps ao mesmo vivel, sendo utilizada a referncia dos tempo, o mais rpido possvel, durante 15 valores normativos para 13/14,5 anos para segundos. sua interpretao.

Procedimentos

Tarefa 4 Transferncia Sobre Plataforma

Para avaliar a capacidade de coordenao Objetivo: lateralidade; estruturao corporal utilizou-se do teste j mencionado espao-temporal. e analisado, composto de quatro tarefas, que Material: So usados para o teste, sero descritas a seguir: 2 plataformas de 25 x 25 x 5 cm e um cronmetro. Tarefa 1 Trave de Equilbrio Execuo: As plataformas so colocadas Objetivo: estabilidade do equilbrio em lado a lado com uma distncia entre elas de marcha para trs sobre a trave. 5 cm. Na direo de deslocar necessrio Material: Foram utilizadas trs traves uma rea livre de 5 a 6 metros. de 3 metros de comprimento e 3 cm de altura, com larguras de 6 cm, 4,5cm e 3 Resultados e Discusses cm. Na parte inferior so presos pequenos Os resultados das comparaes entre travesses de 15x1,5x5cm, espaados de as mdias e desvios-padro do estudo 50 em 50 cm. Com isso, as traves alcanam e do protocolo original de KIPHARD E uma altura total de 5cm. Como superfcie de (12) esto demonstrados na tabela SCHLLING apoio para sada, coloca-se frente da trave, 01, cuja discusso feita posteriormente uma plataforma medindo 25x25x5cm. sua apresentao.

R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 61

16/06/2009 17:02:33

62

Avaliao da coordenao motora de escolares da rea urbana do Municpio de Umuarama-PR Brasil

TABELA 1 Comparao da Mdia , Desvios-padro e teste t, com o protocolo original de Kiphard e Schiliing(12). Trave 6-6:11 49.90 +12.16 Kiphard 34.6 +13.1 tcal. 5.78 7-7:11 49.37 +11.1 Kiphard 41.3 +13.6 tcal. 6.33 8-8:11 31.5 +12.27 Kiphard 47.6 +13.8 tcal. 9.38 t signicativo a nvel de P<0,05 SM Salto Monopedal SL Salto Lateral TP Transferncia na Plataforma Idade Anos Teste de Coordenao Motora KTK SM SL 34.24 +10.65 36.27 +8.87 29.9 +13.3 34.7 +11.2 1.78 1.18 38.34 +11.1 41.88 +9.96 35.8 +12.8 39.8 +10.6 1.50 1.45 42.13 +11.65 43.5 +10.04 43.8 +13.6 47.0 +11.7 1.00 2.45 TP 28.0 +5.60 32.3 +6.3 3.49 31.0 +6.2 35.9 +6.3 5.67 31.47 +7.35 39.6 +6.1 8.83

Brasileira nas idades de 6 a 7 anos e 11 meses, sendo que o mesmo no acontece com a idade de 8 anos e 11 meses quando as mdias da populao alem foram constantemente superiores em todos os testes. Uma vez que no possuimos informaes acerca das condies de realizao do teste original de KIPHARD & SCHILLING(12) e nem das caractersticas da populao que realizou o teste num total de 1228 crianas, podemos superistimar que nossas crianas so mais ativas sicamente em relao a eles e que a Quando comparados pelas mdias de populao deste estudo realizava aulas de cada teste, observa-se uma superioridade em educao fsica 2 vezes por semana. quase todos os testes em favor da populao Verica-se uma diferena altamente signicativa entre o grupo de indivduos do Municpio de Umuarama-PR quando comparados com o protocolo original de Kiphard nos testes de Equilbrio sobre a trave e transferncia de plataformas em todas as idades conforme tabela 1. Talvez estas diferenas se justicam em funo das caractersticas de cada populao, uma vez que as condies climticas bem como hbitos alimentares e culturais so diferentes entre a Alemanha e o Brasil.
TABELA 2 Mdia, Desvios-padro e t de 6 6, 11 anos comparados entre sexo masculino e feminino do estudo. Teste de Coordenao Motora K.T.K. Trave SM SL Masc 46.66 +11.28 30.0 +9.58 32.58 +9.26 Fem 50.19 +12,72 36.66 +10,67 38.38 +8,12 tcal 0,825 1,84 1,81 t signicativo a nvel de P<0,05 ttab = 2.042 SM Salto Monopedal SL Salto Lateral TP Transferncia na Plataforma Sexo TP 28.25 +6.38 31,0 +4,42 1,26

Quando comparados os testes entre os sexos, percebe-se que nesta faixa etria de 6 anos no h diferenas signicativas nos resultados, isto pode ser explicado em funo do desenvolvimento das crianas nesta idade que conforme GALLAHUE(5)

o estgio de desenvolvimento fundamental ou seja as crianas no esto com seus padres motores denidos ou se encontram no estgio inicial e/ou elementar o que certamente ocasiona uma igualdade entre os sexos.

R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 62

16/06/2009 17:02:33

Gorla JI, et a l .

63

TABELA 3 Mdia, Desvios-padro e t de 7 7, 11 anos comparados entre sexo masculino e feminino do estudo Sexo Masc Fem tcal Trave 48.11 +10.8 50.53 +11.30 1.436 Teste de Coordenao Motora K.T.K. SM SL 36.65 +8.88 41.48 +9.86 40.16 +9.56 42.25 +10.09 2.622 0.48 TP 30.07 +5.55 31.85 +6.65 1.89

t signicativo a nvel de P<0,05 ttab = 1.960 SM Salto Monopedal SL Salto Lateral TP Transferncia na Plataforma Quando comparados as mdias entre os sexos/idade pode observar que no existem diferenas signicativas em relao aos testes. Apenas na idade de 7 anos e 11 meses observou-se uma diferena signicativa no Salto monopedal em favor dos meninos, o que provavelmente possa ser explicado pela maior resistncia de fora.

TABELA 4 Mdia, Desvios-padro e t de 8 8, 11 anos comparados entre sexo masculino e feminino do estudo Masc Fem tcal Trave 50.84 +13.47 53.38 +10.88 0.986 SM 42.43 +13.91 41.81 +8.82 0.25 SL 41.95 +10.09 45.11 +9.84 1.50 TP 31.28 +7.78 31.67 +6.94 0.25

t signicativo a nvel de P<0,05 ttab= 1.980 SM Salto Monopedal SL Salto Lateral TP Transferncia na Plataforma A criana com diculdades nos movimentos, apresentam quase sempre problemas da aprendizagem. Na criana com desordem coordenativa, as relaes entre a motricidade e a organizao psicolgica no se vericam harmoniosa e sistematicamente, consubstanciando o papel da motricidade na preparao do terreno s funes do pensamento e da cognitividade. Compreendemos agora que a criana com desordem de coordenao apresenta um corpo pseudolesado no bvio, mas em termos de organizao cortical, o que a impede de fazer uso dos seus recursos de expresso, uma vez que os prprios pensamentos esto envolvidos na realizao de movimentos so expressos pelos movimentos. Dado que muitos processos cerebrais esto envolvidos na realizao de movimentos, muitas e diferenciadas desordens cerebrais podem causar uma pobre coordenao, como por exemplo: uma disfuno da integrao sensorial, uma decoordenao entre os dados tnicoposturais com a imagem do corpo, uma discrepncia entre os dados espaciais internos e externos (intra e extracorporais), um dct de planicao motora com alterao do tempo onde decorre a complexidade da ao, entre outros. A desordem coordenativa, consequentemente, uma inecincia na planicao das aes, independentemente de uma inteligncia normal e de motricidade adaptativa. O problema parece estar na interrelao entre a estrutura do intelectoe os prprios msculos efetores, entre o psiquismo, que organiza, controla e regula a ao e o motor que executa e materializa a ao. Esta integrao superior surge lenta e desconexa na criana com desordem coordenativa, da surgindo alteraes ou interrupes na sequncia e modulao das aes, pondo em risco a obteno de um m ou de um resultado previamente estabelecido, quer de ordem motora, quer de ordem emocional ou cognitiva.

R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 63

16/06/2009 17:02:34

64

Avaliao da coordenao motora de escolares da rea urbana do Municpio de Umuarama-PR Brasil

Concluso
luz da complexidade e relevncia que o componente do processo educacional coordenao corporal comporta, vericamos que a partir dos resultados obtidos estes nos auxiliem nas tomadas de decises e propicie orientaes na elaborao de novos programas de Educao Fsica. Os estudos de coordenao em escolares carece de mais pesquisas, visto a importncia desta para os indivduos em suas fases de crescimento e desenvolvimento, o que certamente tambm estar contribuindo para a sua formao motora global e tambm nos aspectos cognitivos e afetivos.

A criana com diculdades nos movimentos, apresentam quase sempre problemas da aprendizagem. Na criana com desordem coordenativa, as relaes entre a motricidade e a organizao psicolgica no Acreditamos que desta forma estaremos se vericam harmoniosa e sistematicamente, contribuindo e favorecendo discusses de consubstanciando o papel da motricidade forma mais rica, no s para programas de na preparao do terreno s funes do Educao Fsica em especco mas para todas pensamento e da cognitividade. as reas envolvidas no processo educacional.

Compreendemos agora que a criana com desordem de coordenao apresenta um corpo pseudolesado no bvio, mas em termos de organizao cortical, o que a impede de fazer uso dos seus recursos de expresso, uma vez que os prprios pensamentos so expressos pelos movimentos. Dado que muitos processos cerebrais esto envolvidos na realizao de movimentos, muitas e diferenciadas desordens cerebrais podem causar uma pobre coordenao, como por exemplo: uma disfuno da integrao sensorial; uma descoordenao entre os dados tnico-posturais com a imagem do corpo; uma discrepncia entre os dados espaciais internos e externos (intra e extracorporais); um dct de planicao motora com alterao do tempo onde decorre a complexidade da ao, entre outros.

Referncias bibliogras
1 2 3 4 5 6 7 8 9 Craty BJ. Perceptual and motor development in elefants and children . 2 ed New Jersy , Prentic-Hall, Inc, 1976. Crark JE. Motor development. Encyclopedia of human behavior, 1-4: M20-1, M20-11, 1993. Dwyer C. & McKenzie BE. Imairment of visual memory in children who are clumsy. Adapted Physical Activity Quarterly, 11: 179-89, 1994 Gallahue DL. Understanding Motor development in children. New York: John Wiley e Sons, 1982. Gallahue DL. Understanding Motor development, infants, children, adolescents. 2 ed. Indiana. Benchmark Press, 1989. Gallardo JSP, et al. Educao Fsica: contribuies formao prossional. 2 ed. Iju Ed. Uniju, 1997. Geuze RH, & Kalverboer AF . Inconsistency and adaptation in timing of clumsy children. Journal of Human Movement Studies, 13: 421-32,1987. Gubbay SS. Clumsy children in normal schools. The Medical Journal of Australia, 1: 233-36, 1975. Harrow AJ. Taxionomia do Domnio psicomotor. Porto Alegre, globo, 1983.

10 Jung R, Vilkner HJ. Testes e exercios para controle das capacidades coordenativas , Horizonte, IV, (20) 53-62, 1987. 11 Kiphard EJ. Insuciencias del movimiento y de coordenacon en edad de 1 escuela primaria . Buenos Aires ,28p,1976. 12 Kiphard EJ, Schilling VF . Kper-koordinations-test fr Kinder KTK, Beltz Test Gmbh, Weinhein, 1974.

R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 64

16/06/2009 17:02:34

Gorla JI, et a l .

65

13 Krebs RJ. Teorias dos Sistemas Ecolgicos: Um paradigma para o desenvolvimento Infantil Santa Maria:Universidade federal de Santa Maria, Centro de Educao Fsica e Desportos, 1997. 14 Laszlo JI, & Bairstow PJ. Perceptual motor Behaviour: Developmental assessment and therapy. London:Holt, Rinehart and winston, 1985. 15 Lee WA. Neuromotor Synergies as a basis for coordenated intentional action. Journal of motor behavior, 16(2), 135-70, 1984. 16 Lord R, & Hulme C. Perceptual Judgement of normal and clumsy children. Develpmental Medicine and child Neurology, 29:250-57,1987. 17 Mainel K. Motricidade I Teoria da Motricidade Esportiva sob o aspecto pedaggico. Rio de Janeiro, ao Livro tcnico, 1984. 18 Manoel EJ. Desenvolvimento do comportamento motor humano: uma abordagem sitmica. Dissertao de Mestrado USP So Paulo, 1988. 19 Mitra G, Mogos A. O desenvolvimento das Qualidades Motoras no Jovem Atleta. Lisboa, Horizonte, 1982. 20 Mon-Williams MA, Wann JP, & Pascal E. Ophthalmic factors in developmental coordination disorder. Adapted Physical Activity Quarterly, 11: 170-78, 1994. 21 Pereira VR, Sobral F , Silva MJC. Privao ambiental e insucincias no controlo motor e aprendizagem. Pesquisa indita. Material no publicado, cedido pelo primeiro autor. Coimbr, Universidade de Coimbr , Portugal, 1997. 22 Rsblad B, & Von Hofsten C. Repetitive goal-directed arm movements in children with developmental coordination disorders: Role of visual information. Adapted Physical Activity quarterly, 11: 190-202, 1994. 23 Seaman JA, & De Pauw K. The new adapted physical education: a developmental approach. Palo Alto: Mayeld, 1982 24 Singer RN, Dick W. Ensinando Educao Fsica uma abordagem sistmica. Porto Alegre. Globo, 1980. 25 Smyth TR, & Glencross DJ. Information processing decits in clumsy children. Australian Journal of Psychology, 38 : 13-22, 1986 . 26 Tani G, et al. Educao Fsica Escolar: uma abordagem desenvolvimentista. So Paulo, EPU e EDUSP, 1988. 27 Van Dellen T, & Geuze RH. Motor response processing in clumsy children. Journal of child Psychology and Psychiatry,29: 489-500,1988. 28 Wann JP. Trends in the renement and optimization of ne-motor trajectories: obervations from na analysis of the handwriting of primary school children Journal of motor Behavior , 19:13-27, 1987. 29 Wrigth HC, & Sugden DA. The nature of developmental coordination disorder: Interand Intragroup Differences. Adapted Physical activity Quarterly, 13:357-71, 1996.

R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(2): 57-65

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 65

16/06/2009 17:02:35

Miolo RBCM Vol 16 n 2.indd 66

16/06/2009 17:02:35

Вам также может понравиться